• Nenhum resultado encontrado

A PERSONAGEM FEMININA: A GAROTA DA CAPA VERMELHA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PERSONAGEM FEMININA: A GAROTA DA CAPA VERMELHA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A PERSONAGEM FEMININA: A GAROTA DA CAPA VERMELHA

Ana Carolina Mendes Camilo (G-CLCA – UENP/CJ) Fernanda de Cássia Miranda (Orientadora – CLCA – UENP/CJ)

Baseado na personagem feminina Chapeuzinho Vermelho, a nova releitura A Garota da Capa Vermelha, história contada pelos autores Sarah Blakley-Cartwright e David Leslie e adaptado para o cinema pela diretora do sucesso Crepúsculo, Catherine Hardwicke, este trabalho tem como objetivo, seguindo a linha de pesquisa já iniciada em A PERSONAGEM FEMININA: UMA NOVA ABORDAGEM NA LITERATURA DAS SAGAS ATUAIS, apresentar uma análise da personagem inserida nesta obra, em específico na literatura juvenil moderna, fazendo uma breve comparação com a personagem que mudou muito ao longo destes anos. Apresentando a nova Chapeuzinho, chamada de Valerie, que mora no vilarejo Daggorhorn e que vive amaldiçoada pelo lobo, que necessita de um sacrifício em toda lua cheia, quando ele se transforma e após anos sendo oferecido um animal ao lobo, o animal quebra a trégua e a partir daí começam os ataques contra os aldeões. Essa obra traz consigo o que há de novidade na lenda e seguindo as obras de ficção da modernidade onde os vampiros lutam contra lobisomens, o novo lobo aparece para mostrar que nem tudo é o que parece ser.

Palavras-chave: Personagem feminina, Chapeuzinho vermelho, nova versão, a garota da capa vermelha e Literatura infanto-juvenil.

ABSTRACT

THE FEMALE CHARACTER: THE RED RIDING HOOD

Based on the female character Little Red Riding Hood, the new reading The Red Riding Hood, story by author Sarah Blakley-Cartwright and David Leslie and made into a movie by the director of successful Twilight, Catherine Hardwicke, this study aims, following the line research already begun with the female character: THE FEMALE CHARACTER. A NEW APPROACH IN THE LITERATURE OF CURRENT SAGAS provide analysis of the

(2)

character inserted in this work, in particular in the modern juvenile literature, making a brief comparison with the character that has changed a lot over the years. Introducing the new Red, named Valerie, who lives in the village and lives Daggorhorn cursed by a wolf, which requires a sacrifice at every full moon, when he turns and after years of being offered an animal to the wolf, the animal breaks the truce and from there begin attacks on villagers. This work brings out what's new in the legend and following the fiction of modernity where vampires fight werewolves, the new lobe appears to show that not everything is as it seems.

Key words:Female character, Red Riding Hood, the new version, Red Riding Hood (movie) and juvenile literature.

Introdução

Chapeuzinho Vermelho (português brasileiro) ou Capuchinho Vermelho (português europeu) é um conto de fadas clássico, de origem europeia do século 14. O nome do conto vem da protagonista, uma menina que usa um capuz vermelho. O conto sofreu várias adaptações, mudanças e releituras modernas, tornando-se parte da cultura popular mundial é uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos.

As origens da historia de Chapeuzinho Vermelho vem de origem provavelmente anteriores ao século 17, quando o conto adquiriu a forma conhecida atualmente, com a versão dos irmãos Grimms. Chapeuzinho Vermelho era contada por camponeses na França, Itália e Alemanha, sempre com um caráter muito popular.

(3)

uma armadilha para a menina e termina sendo devorada, sem final feliz. Essa versão foi escrita para a corte do rei Louis XIV, no final do século 17, destinada a um público, que o rei entretinha com festas extravagantes e prostitutas, que pretendia levar uma moral as mulheres para perceberem os avanços de maus pretendentes e sedutores. Um coloquialismo comum da época era dizer que uma menina que perdeu a virgindade tinha "visto o lobo". O autor explica a moral da historia ao fim do conto nos seguintes termos:

“A partir desta história se aprende que as crianças, especialmente moças jovens, bonitas, corteses e bem-educadas, não se enganem em ouvir estranhos, E não é uma coisa inédita se o Lobo, desta forma, (arranjar) o seu jantar. Eu chamo Lobo, para todos os lobos que não são do mesmo tipo (do lobo da história), há um tipo com uma disposição receptiva - sem rosnado, sem ódio, sem raiva, mas dócil, prestativo e gentil, seguindo as empregadas jovens nas ruas, até mesmo em suas casas. Ai de quem não sabe que esses lobos gentis são de todas as criaturas como as mais perigosas!”

Interpretações

Ao longo dos anos, a cada releitura da obra, é despertada para uma nova interpretações, como algumas destas a seguir:

Despertar sexual

Chapeuzinho Vermelho tem sido visto como uma parábola da maturidade sexual. Nesta interpretação, o manto vermelho simboliza o sangue do ciclo menstrual, enfrentando a "floresta escura" da feminilidade. Ou a capa poderia simbolizar o hímen (versões anteriores do conto geralmente não afirmam que o manto é vermelho). Neste caso, o lobo ameaça a virgindade da menina. O lobo antropomórfico simboliza um homem, que poderia ser um amante sedutor, ou predador sexual. Isso difere da explicação ritual em que a entrada na idade adulta é biológica, não socialmente determinada. Essa conotação sexual é muito forte, porem velada, nos antigos contos medievais.

(4)

Ataques de lobos

O etólogo Geist Valerius da Universidade de Calgary , Alberta, EUA, escreveu que a fábula foi baseada em risco real de ataques de lobo na época. Ele argumenta que os lobos eram de fato perigosos predadores, e as fábulas serviam como uma advertência válida para não entrar em florestas onde era conhecido para que os lobos viviam, e estar a olhar para tal. Essa interpretação tem o respaldo dos muitos ataques de lobos frequentes em regiões campestres da França, nas quais a historia era frequentemente contada.

Os ciclos naturais

Em termos de mitos solares e outros ciclos de ocorrência natural, o capuz vermelho pode representar o sol brilhante que é, em última análise, engolido pela noite terrível (o lobo), e as variações em que ela é cortada da barriga do lobo representam o amanhecer. Nesta interpretação, há uma conexão entre o personagem Lobo Mau e Skoll , lobo do mito nórdico que vai engolir o Sol personificado em Ragnarök , ou Fenrir. Nesse mito nórdico, o Deus Thor se veste de mulher e é levado por Loki no lugar da deusa Fenrir, para enganar o o grande lobo Skoll. Existe um diálogo semelhante ao de Chapeuzinho e do Lobo Mau, comparando os olhos, o nariz e a boca da personagem.

Ritual

O conto tem sido interpretado como um ritual de puberdade, decorrentes de uma origem pré-histórica (às vezes uma origem decorrente de uma era matriarcal anterior). A menina, sai de casa, entra em uma liminar e passando pelo atos do conto, é transformada em uma mulher adulta pelo ato de sair da barriga do lobo. Ou ainda, como um renascimento, mas

(5)

como uma nova pessoa ao ser salva da barriga dele. Existindo um paralelo como a narrativa biblíca em que Jonas consegue ressurgir com vida de dentro da barriga de um Grande Peixe.

Os dois Caminhos

No começo da história a protagonista pode escolher entre um caminho longo e seguro e um caminho rápido e perigoso. Fica então evidente um arquétipo cristão de moralidade, na qual a menina escolhe um caminho que vai lhe levar de encontro a fera do lobo, ao invés de perseverar na segurança do caminho longo. Essa seria uma moral essencial das fábulas em geral, onde o protagonista é levado a fazer uma escolha entre a virtude o desafio, ou o vício e o aparente atalho que este parece oferecer.

A nova versão do século XXI

A Garota da Capa Vermelha, obra de Sarah Blakley-Cartwright e David Leslie Johnson, sendo adaptada para o cinema pela diretora de Crepúsculo, Catherine Hardwicke, a historia se passa com a protagonista Valerie (Amanda Seyfried no cinema), que vive uma garota que por vezes se sente inferior à irmã mais velha. Quando criança, era apaixonada por seu melhor amigo Peter (Shiloh Fernandez no cinema), o qual ela deixa de ver. Depois de muito tempo, ele reaparece e ela se vê apaixonada pelo melancólico forasteiro que agora ele é. Porém seus pais a prometeram em casamento com Henry (Max Irons no cinema), garoto rico que realmente a ama. Peter e Valerie até planejam fugir, porém descobrem que a irmã dela foi morta por um lobo lendário, que voltara para quebrar a paz. O padre Solomon - exterminador de lobisomens - comunica então que o Lobo é um dos habitantes do vilarejo. A garota então entra num dilema, pois desconfia que está entre suas duas paixões - Peter e Henry - é a verdadeira fera assassina.

(6)

A versão moderna mais conhecida

Uma menina conhecida como Chapeuzinho Vermelho, atravessa a floresta para entregar uma cesta de pães de mel para sua "Vovó" doente, mas a estrada se bifurca entre um caminho longo e seguro e um caminho mais curto e perigoso. A menina toma o caminho curto, na qual é vista por um lobo, geralmente chamado de Lobo Mau. Ele sugere que a menina volte e tome o caminho longo, por segurança. Chapeuzinho segue o conselho do lobo e volta atrás. Mas enquanto ela toma o caminho longo, o Lobo Mau segue pelo caminho curto, chega à casa da Vovó, e a devora completamente. Então, se veste com suas roupas e aguarda Chapeuzinho na cama da Vovó. Quando a menina chega, nota a aparência estranha de sua avó, e tem o famoso diálogo com o lobo:

Porque esses olhos tão grandes? Então ela é respondida: Ó minha querida, são para te enxergar melhor

Porque essas orelhas tão grandes? São para te ouvir melhor.

E porque essa boca tão grande? É para te comer!!!

Nesse momento, a "avó" (que era o lobo disfarçado), revela-se e devora Chapeuzinho, que grita assutada. Então, um caçador que passava por ali, ouve os gritos, e encontra o lobo dormindo na cama. O caçador então abre a barriga do lobo de onde saem Chapeuzinho e sua avó, ilesas.

Considerações finais

Chapeuzinho Vermelho é sem duvida, uma das personagens mais comentadas até hoje, na literatura infanto-juvenil. Sua historia enigmática e misteriosa é

(7)

modificando o estereótipo de menina meiga que apenas leva doces à avó enferma, sendo hoje considerada uma mulher de opinião forte, apaixonada e temerosa com seu futuro até então incerto.

Referências

BLAKLEY- Cartwright, Sarah e Johnson, David Leslie – A garota da capa vermelha. Tradução de Lígia Arata Guimarães Barros e Paulo Afonso. São Paulo: editora Moderna, 2011.

Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Red_Riding_Hood > Acesso no dia 09/09/2011.

Disponível em < http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/66075/ > Acesso no dia 09/09/2011.

Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Catherine_Hardwicke > Acesso no dia 09/09/2011.

Para citar este artigo:

CAMILO, Ana Carolina. A personagem feminina: a garota da capa vermelha. In: VIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓLETRAS - Estudos Linguísticos e Literários. 2011. Anais... UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – Centro de Letras, Comunicação e Artes. Jacarezinho, 2011. ISSN – 18089216. p. 97 – 103.

Referências

Documentos relacionados

Na nossa casa, a palavra doido não se falava, nunca mais se falou, os anos todos, não se condenava ninguém de doido.. Ou,

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

A adição de fibras curtas de aço na matriz de concreto submetido à temperatura elevada melhora consideravelmente o comportamento do mesmo após aquecimento, no tocante à sua

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito das variáveis doses de resíduos de culturas de inverno uniformemente distribuídos no solo, profundidades de atuação do sulcador de adubo

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

Após a receção das propostas apresentadas pelos concorrentes acima indicados, o Júri decidiu não admitir a concurso as Propostas do concorrente “Oficina da Inovação, S.A” por

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de