• Nenhum resultado encontrado

EEC realiza Dia de Campo sobre Agroecologia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EEC realiza Dia de Campo sobre Agroecologia"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ano 22, nº 971

EEC realiza Dia de Campo sobre Agroecologia

Embrapa Clima Temperado 12 a 25/12/2016

A EEC realiza, todos os anos, dias de campo sob a temática da Agroecologia para dar alternativas ao agricultor familiar. A Progra-mação de pesquisa em Agroeco-logia é referência nacional e ganha expansão internacional, através de parceria com a FAO.

O Dia de Campo da Agroeco-logia, por tradição realizado pela UD alcançou a 13ª edição neste ano. Durante todo dia da quinta--feira (8), caravanas de diferentes partes do Estado percorreram os campos experimentais da EEC. A atividade contou com o apoio para sua realização, através dos técnicos da Emater/RS-Ascar, do

Fotos: Paulo Lanzetta

Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) e do Minis-tério do Desenvolvimento Agrá-rio (MDA). Dois especialistas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricul-tura (FAO) acompanharam a pro-gramação para conhecer as práti-cas em Agroecologia, possibilitar futuras ações com a unidade de pesquisas e fazer entrega de cer-tificado de reconhecimento como boa prática ao projeto Quintais Orgânicos de Frutas.

Os temas abordados no Dia de Campo da Agroecologia nesta edição atenderam ao enfoque: Al-ternativas para a Diversificação da

Agricultura Familiar, aonde foram mostradas tecnologias em alter-nativas energéticas, através do uso da energia solar para aquecimen-to e movimentação da água; em conservação do solo para evitar as perdas de solo e água por erosão hídrica; em variedades crioulas de abóbora como patrimônio genéti-co e cultural da agricultura fami-liar; em cultivares de feijão para a agricultura familiar; em forragei-ras de cultivo de verão como for-ma de estratégia de perenização de espécies; dentre outros temas.

Veja o Encarte Especial do Dia de Campo da Agroecologia

(2)

Linha Aberta nº 971, de 12 a 25/12/2016

Com o passar dos anos ou do tempo de serviço que lhes oferece a possibilidade de apo-sentadoria, profissionais da terceira idade se perguntam sobre parar ou continuar na carreira. Por conta do aumen-to na expectativa de vida e das necessidades de mercado, cada vez mais a resposta deste dilema é positiva e muitos per-manecem em seus empregos.

Diretora geral de três cen-tros educacionais em São Pau-lo, Tereza Vieira de Carvalho, 62, conta qual foi o principal motivo que a fez continuar na profissão. “Não consigo viver longe do trabalho, amo o que faço. Para mim, é um grande prazer lidar com pessoas, es-pecialmente no que diz respei-to à educação”, conta. Tereza comenta que o cansaço é natu-ral, mas que isso não atrapalha em nada seus planos. “Busco o equilíbrio. Procuro dormir e me alimentar bem, além de sempre me alongar. Acho que o equilíbrio da minha vida pessoal também é importante para manter o pique no traba-lho”.

“A idade está na cabeça de cada um. Se a gente parar, é aí que enferrujamos. Temos de ter coragem, mas claro, tam-bém sempre cuidando bem da nossa saúde. Passamos a entender e a respeitar alguns limites”.

Dia de campo institucional reúne

empregados na EEC e na Sede

Portas Abertas

Em conjunto com o Dia de Campo de Agroecologia, a UD realizou o primeiro Dia de Campo Institucional, com o objetivo de unir as diferen-tes linhas de trabalho da UD. A iniciativa que faz parte do Pro-grama Portas Abertas, reuniu os empregados da UD, no dia 8 na EEC e no dia 13 na Sede. A atividade contou com a presen-ça de mais de 80 participantes, entre empregados, bolsistas e estagiários.

Uma das participantes do Dia de Campo foi a técnica do Laboratório de Central Analíti-ca, Ana Paula Camargo. “Mui-tas vezes a comunidade interna

O prazer de trabalhar

na terceira idade

Fonte: JC Concursos

Fotos: Paulo Lanzetta

não tem entendimento sobre vários trabalhos desenvolvidos na UD. Achei importante ter um dia de campo institucional, para que diversos empregados e colaboradores, de diferentes áreas e setores, pudessem co-nhecer melhor esses trabalhos”, conta Ana Paula.

A atividade buscou valorizar o trabalho dos empregados, além disso possibilitou que os colegas de diferentes áreas pu-dessem interagir e conhecer o trabalho realizado em todas as áreas da UD. No dia 16 de mar-ço de 2017 será realizado o Dia de Campo Institucional na Es-tação Terras Baixas (ETB).

(3)

Linha Aberta nº 971, de 12 a 25/12/2016

Giro pela Unidade

09/12 - Dia de Campo Milho e Girassol

Cerca de 150 pessoas participaram do Dia de Campo do Milho e Girassol. O evento ocor-reu no município de Três de Maio/RS e contou com a participação de produtores, técnicos e estudantes dos cursos de agronomia e técnico em agropecuária. A pesquisadora Ana Clau-dia Barneche participou na estação Manejo do girassol para altos rendimentos, abordando temas como a escolha, manejo e uso da culti-var, além de manejo das pragas. O dia de cam-po foi promovido pela Emater-RS/Ascar, So-ciedade Educacional Três de Maio (Setrem), Cooperativa Cotrimaio e Sicredi em parceria com a Embrapa, dentre diversas instituições.

07/12 - Seminário Estadual ABC/RS

Os pesquisadores da UD Adilson Bamberg e Walkyria Scivittaro participaram do Seminá-rio Estadual do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pe-lotas (AEAPEL). A pesquisadora Walkyria fa-lou sobre as estratégias de redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) em Terras Bai-xas, já o pesquisador Adilson conversou sobre as estratégias para conservação do solo e da água com rotação e sucessão de culturas. O even-to foi realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Embrapa Clima Temperado, Universidade Fede-ral de Pelotas (UFPel) e AEAPEL, com o apoio de diversas instituições públicas e privadas.

06 e 07/12 - Pecuária Leiteira

Na terça-feira (6), ocorreu o Dia de Campo da Pecuária Leiteira em Tucunduva/RS, que reuniu cerca de 80 participantes. O pesquisador Jorge Fainé conduziu a estação sobre custo de produção do leite. Estas atividades fazem parte do projeto Pró-leite Noroeste conduzido em parceria com a Fundação de Capacitação e Desenvolvimento de Três de Maio (Funcap). Também na quarta-feira (7), foi realizado um dia de campo e seminário em Três de Maio/RS. O pesquisador Darcy Bi-tencourt ficou responsável pela estação de recria e o pesquisador Jorge Fainé atuou em parceria com o professor Rodrigo Pizzani da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) no tema de forrageiras leguminosas. À tarde, também foram apresentados resultados preliminares do projeto.

Divulgação

12 a 16/12- Visita internacional

A UD recebeu a visita da pesquisadora francesa Bénédicte Quilot-Turion, do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), em Avig-non, França. A visita teve a finalidade de iniciar o intercâmbio científico, entre a equipe do INRA e da UD, através de projeto aprovado no Edital Agropolis- Embrapa que objetiva a exploração da variabilidade genética de compostos fenólicos e triterpenos como material de defesa contra Mo-nilinia fructicola (podridão parda) em pêssegos. Na quinta-feira (15), a pesquisadora france-sa palestrou sobre as pesquifrance-sas que realiza, focadas em prunus, como pêssegos e damas-cos. Também apresentou o Instituto Francês e abordou alguns temas de pesquisa, como genética molecular, metabolismo de açúca-res e açúca-resistência de plantas a estaçúca-resse biótico.

(4)

Linha Aberta nº 971, de 12 a 25/12/2016

Especial Dia de Campo

Estiveram presentes no dia de campo agri-cultores de diversos municípios da Zona Sul do Estado, além disso representações de assenta-dos da reforma agrária, quilombolas, grupos de mulheres e jovens rurais das escolas agrícolas. A abertura foi conduzida pelo coordenador e pesquisador da EEC, Carlos Alberto Medei-ros, e fizeram uso da palavra o Chefe-geral da UD, Clenio Pillon, o técnico representando o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) Fábio Mayer e o gerente adjunto

regio-Fotos: Paulo Lanzetta

nal Pelotas da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel. Segundo Fábio Mayer (Capa) o dia de campo é um grande coletivo para a agricultura. “É um momen-to proveimomen-toso para troca de conhecimenmomen-tos”, disse. O chefe-geral da UD, Clenio Pillon completou: “é uma alegria ver que temos uma grande quantida-de quantida-de mulheres e jovens preocupados em alimentos melhores e mais saudáveis, buscando conhecimen-to sobre a Agricultura Familiar. A UD é um im-portante elo para esta troca de experiências e este evento é uma oportunidade para que isto ocorra”.

TEMAS

- Energia solar: uso no bombeamento de água para irrigação;

- Estruturação de sistemas apícolas com legumino-sas;

- Recuperação dos solos: uso de leguminosas em pomares;

- Cana-de-açúcar na agricultura familiar;

- A cultura do amendoim:sua importância para a agricultura familiar;

- Milhos crioulos: produção, processamento e con-sumo na agricultura familiar;

- Forrageiras, leguminosas e gramíneas para a produção de leite a pasto;

- Agrobiodiversidade: sementes de leguminosas mantidas por agricultores familiares;

- Leguminosas na alimentação humana e animal; - Leguminosas arbóreas na estrutura ção de siste-mas agroflorestais;

(5)

Linha Aberta nº 971, de 12 a 25/12/2016

Reunião com especialistas da FAO

Ao aproveitar a oportunidade das representa-tividades de organizações não-governamentais e de estatais, os especialistas da FAO, o oficial de programas da FAO/Brasil, da Unidade Regional de Gestão de Projetos para a Região Sul, Carlos Antonio de Biasi, e a oficial de Alianças e Parcerias da FAO/Chile, Duclair Sternadt Alexandre, fir-maram a intenção de encaminhamento das ações do projeto Guardiões de Sementes e do Forum da Agricultura Familiar para a plataforma de Boas Práticas Agropecuárias da FAO. Também houve a solicitação da contribuição da UD na composi-ção do programa do Seminário Regional da Agri-cultura Familiar da FAO a ser realizado em San-tiago, no Chile, no primeiro semestre de 2017; e ainda, foi articulado em conjunto com a FAO/ Chile a realização de treinamentos, entre pesqui-sadores e técnicos, no campo da Agroecologia. Durante a visitação dos especialistas foi fei-ta fei-também a entrega oficial do certificado de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentá-vel, dentro da plataforma da FAO sob a

temáti-ca Segurança Alimentar e Nutricional, ao projeto Quintais Orgânicos de Frutas, conduzido pelo engenheiro agronônomo Fernando Costa Go-mes, da UD. Essa plataforma faz parte do pro-grama de cooperação com a FAO, intitulado Pro-grama de Cooperação Internacional Brasil-FAO. Esse programa busca estratégias para o fortaleci-mento da Cooperação Sul-Sul, através de meca-nismos de desenvolvimento conjunto entre pa-íses emergentes em resposta a desafios comuns. A UD com essa inserção busca fortalecer as estratégias de cooperação internacional e mini-mização da fome e da pobreza, através de tra-balho de produção de frutas em base ecológica. Mais de 60 mil pessoas são beneficiadas no pro-jeto dos Quintais Orgânicos. O trabalho já obte-ve cinco premiações nacionais e esta indicação é mais um importante reconhecimento para toda a equipe. “A inserção do projeto nesta Plataforma permite socializar e divulgar suas atividades para mais públicos que se encontram em vulnerabili-dade social”, comentou Fernando Costa Gomes.

Fotos: Paulo Lanzetta

No Dia de Campo também foi inaugurado o Centro de Convivência da Estação Experimental Cascata (EEC)

Linha Aberta nº 971, de 12 a 25/12/2016

(6)

Linha Aberta nº 971, de 12 a 25/12/2016

Foram homenageados também aqueles que completaram 20, 30 e 40 anos de Embrapa. O pesquisador João Pedro Zabaleta, recebeu a ho-menagem por 20 anos de serviço à pesquisa. Os assistentes Darcy Megiato, Flavio Luiz da Silva e Telmo Luiz de Araujo completaram 30 anos de trabalho na UD. Os pesquisadores José Francisco Pereira e João Carlos Costa Gomes, junto ao técnico Valdo de Andrade receberam do G6 a homenagem pelos 40 anos de serviço.

Após as homenagens, os membros do G6 e das entidades parceiras como Associação dos Empregados e Sinpaf manifestaram-se. Por fim, foi exibido o vídeo de fim de ano, produzido pela equipe do Núcleo de Comunicação da UD.

A festa seguiu no Galpão da AEE, com almoço, animação da Banda Farroupi-lha, Show de Talentos e sorteio de brindes.

Especial Fim de Ano

Durante a reunião com os empregados, que faz parte do Programa Diálogos, o chefe-geral da UD, Clenio Pillon apresentou o balanço final de 2016 e apresentou as perspectivas para o ano que vem. Na manhã da sexta-feira (16), Pillon fez um reconhecimento aos empregados que pro-duziram alternativas para o maquinário uti-lizado na pesquisa da UD. O empregado José Carlos D’Ávila, da ETB, também conhecido como Zé do Álcool, desenvolveu o Secador de grãos e junto ao empregado Lori da Costa, também da ETB, produziu o Tronco para ma-nejo de animais. Já o empregado Leandro Boa Nova, da Sede, desenvolveu uma Roçadeira la-teral para pomares, um Aplicador de isca tóxi-ca para mostóxi-ca das frutas e uma Grade aradoura com sistema de levante hidráulico (adaptação ao sistema que antes era mecânico e manual).

Na reunião, também foram homenageados os empregados que concluíram 10 anos de serviço para a UD. Essa iniciativa deu-se pela primeira vez neste ano e a ideia é que permaneça sendo feita nos próximos anos. Os pesquisadores Dori Nava, Joel Cardoso, Lilian Sosinski, Márcia Vi-zzotto e Sandro Bonow, junto ao analista Cris-tovão Pereira completaram 10 anos de Embra-pa. As homenagens foram entregues pelo G6.

O Vídeo de Fim de Ano 2016, entitulado Embrapa Top

Hits, trouxe as músicas que “mais fizeram sucesso” na

UD no ano. Em clima de programa de rádio, as paró-dias abordaram, com bom humor, temas que fizeram parte do dia a dia de empregados e colaboradores.

Acesse em: http://bit.ly/videofimdeano2016 O vídeo foi produzido exclusivamente para circu-lação interna. Solicitamos que não compartilhem nas redes sociais e/ou divulguem externamente.

Da esq. p/ dir.: Zé do Álcool, Pillon, Leandro e Lori

Colegas homenageados por 10 anos de serviço

Costa, Valdo e Zé Pereira reconhecidos pelos 40 anos de casa

Fotos: Paulo Lanzetta

(7)

Linha Aberta nº 971, de 12 a 25/12/2016

Galeria de Fotos - Fim de Ano

Fotos: Paulo Lanzetta

(8)

Linha Aberta nº 971, de 12 a 25/12/2016

QUANDO? QUEM? ONDE? O QUÊ? 12/12 Ana Paula Afonso

Jair Nachtigal Porto Alegre/RS Reunião na SDR sobre agrotóxicos hortigranjeiros

12 a 15/12 Cesar Bauer Bento Gonçalves, Caxias do Sul

e Flores da Cunha/RS Coleta de amostras em pomares de videiras

13 a 14/12 Jamir da Silva

Jorge Schafhauser Rolante/RS

Seminário sobre manejo de pastagens e nutrição de gado leiteiro

14/12 Arione Pereira

Fernanda Quintanilha São Lourenço/RS Dia de Campo da Batata

EXPEDIENTE: O jornal interno Linha Aberta é editado pelo Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Clima Temperado, nas versões on-line e impresso.

Chefe-Geral: Clenio Pillon. Chefe Adm.: José Dias Vianna Filho. Chefe TT: João Carlos Costa Gomes. Chefe P&D: Jair Nachtigal. Edição: Cíntia Franco (CONRERP 3040/ RS). Diagramação: Cíntia Franco e Letícia Eloi Pinto (estagiária). Circulação: Equipe NCO. Redação: Cristiane Betemps (MTb 7418/RS) e Letícia Eloi Pinto (estagiária). Colaboração: Ana Paula Camargo, Carmem Pauletto e Eliz Regina Rickes. Fone: (53) 3275-8113. E-mail: cpact.pauta@embrapa.br.

12/12 - Luiz Fernando Jackson 13/12 - Carlos Tavares

14/12 - Sergio Bonemann 15/12 - João Jorge Aires 15/12 - Santiago Cuadra 15/12 - Cintia Franco

16/12 - Carlos Rogero Garcia 16/12 - Amanda Barros 19/12 - Denilson Anthonisen 19/12 - Omar de Souza 20/12 - Rogerio Jorge 21/12 - Cleber Dutra 22/12 - Mara Longo 22/12 - Daniel Lima 24/12 - Gilmar dos Santos 25/12 - Fernando Oliveira

Pé na estrada

Fonte: SGP

Fonte: SCS

Propostas para o Prosa Rural são aprovadas

Agenda

13/12 - Dia de campo

institu-cional - Sede

14/12 - Dia de Campo sobre

Agrobiodiversidade - Encruzilha-da do Sul/RS

16/12 - Festa de Final de Ano -

Galpão da AEE

17/12 - Dia do Bioma Pampa

- Mercado Público de Pelotas/ RS

Além das propostas para o Dia de Campo na TV, a UD também foi contemplada com temáticas que vão compor a grade de pro-gramação radiofônica do Prosa Rural de 2017. Foram seleciona-dos os três assuntos propostos: Bem-estar dos animais faz

au-Comunicação

Aniversários

Parceria com o Clube Brilhante

Benefício

mentar a produtividade do reba-nho leiteiro, Como aumentar o teor de sólidos no leite e Implan-tação e manejo de Sistemas Agro-florestais. No início de 2017, a Embrapa Informação Tecnológi-ca irá divulgar as datas de produ-ção e veiculaprodu-ção dos programas.

O Presidente do Clube Bri-lhante e pesquisador da UD, Luis Eduardo Antunes, informa que empregados e colaboradores com vínculo com a UD (estagiários, bolsistas e terceirizados) podem ter acesso ao Clube. Isto porque a UD possui um título de sócio be-neficiário (Nº 6495).

São três modalidades disponí-veis, incluindo dependentes. As opções de mensalidades são as seguintes: Sócio Contribuinte no valor de 121 reais, Associado

Pro-prietário a 101 reais e Associado Individual, no valor de 50 reais. Para a associação, é necessário levar uma cópia da identidade do titular, CPF, certidão de casamen-to ou união estável, certidão de nascimento dos filhos, compro-vante de residência e declaração da Embrapa (obtida no SGP ou SCS) comprovando o vínculo.

Os interessados podem ter mais informações, diretamen-te na secretaria do clube na Rua Pinto Martins, 349.

Referências

Documentos relacionados

Mais
 ainda,
 numa
 perspectiva
 didáctica,
 bastante
 pertinente
 para
 este
 projecto,
 a


Por fim, a revista Strada aposta fortemente nas relações públicas, definidas por Kotler e Armstrong (2004) como ferramenta para a «criação de um bom rela- cionamento com o

Para a validação do código Ecoterra foi considerado como georreferenciamento padrão de latitude e longitude a precisão de milésimo de minuto para que, por meio de

Sabe-se que a produtividade e a satisfação dos colaboradores esta ligada a sua qualificação profissional e treinamentos recebidos no ambiente de trabalho ou em cursos apoiados

Dada a relevância que o estado nutricional tem no prognóstico da doença, mostra-se fulcral a avaliação do risco nutricional nos doentes com CHC e o acompanhamento

A autora sugere que a utilização de informação recolhida pelos estudantes de enfermagem na Wikipédia não deve ser desencorajada, porque “Wikipedia does have a role

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de