• Nenhum resultado encontrado

ANESTESIOLOGIA TRATADO DE. 9 a edição SAESP. Publicação da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo. Editores. Editores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANESTESIOLOGIA TRATADO DE. 9 a edição SAESP. Publicação da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo. Editores. Editores"

Copied!
79
0
0

Texto

(1)

TRA

TADO DE

SAESP

ANESTESIOLOGIA

ANESTESIOLOGIA

volume

2

SAESP

TRATADO DE

ANES

TESIOLOGIA

ANES

TESIOLOGIA

volume 1

Publicação da Sociedade de

Anestesiologia do Estado de São Paulo

EditorEs

Luiz Marciano Cangiani

Maria José Carvalho Carmona

david Ferez

Carlos othon Bastos

Leonardo teixeira domingues duarte

Luis Henrique Cangiani

Luiz Fernando dos reis Falcão

Maria Angela tardelli

rita de Cássia rodrigues

ANESTESIOLOGIA

ANESTESIOLOGIA

SAESP

TRATADO DE

9

a

edição

volume 1

editora dos

Editores

e

E

editora dos

Editores

e

E

(2)

TRATADO DE

ANESTESIOLOGIA

SAESP

(3)

Presidente

Rita de Cássia Rodrigues

Vice-Presidente

Maria José Carvalho Carmona

1º Secretário

Guilherme Antonio Moreira de Barros

2º Secretário

Rafael Priante Kayano

Tesoureiro

Felipe Souza Thyrso de Lara

Diretor de Pesquisa Científica

Victório dos Santos Junior

Vice-Diretor de Pesquisa Científica

Daniel Carlos Cagnolati

Diretor Científico

Luiz Fernando dos Reis Falcão

Vice-Diretora Científica

Chiara Scaglioni Tessmer Gatto

Diretor de Relações Internacionais

Fábio de Vasconcelos Papa

Vice-Diretor de Relações Internacionais

Márcio Mitsumoto

Diretor de Defesa Profissional

Guinther Giroldo Badessa

Vice-Diretora de Defesa Profissional

Paula Fialho Saraiva Salgado

Diretora de Eventos

Vanessa Henriques Carvalho

Diretor de Comunicação

Marcelo Vaz Perez

Diretoria da Sociedade de

Anestesiologia do Estado de São Paulo

SAESP 2020 - 2022

(4)

TRATADO DE

ANESTESIOLOGIA

9

a

edição

SAESP

SAESP

Publicação Oficial da

Sociedade de Anestesiologia

do Estado de São Paulo

Editores

Luiz Marciano Cangiani

Maria José Carvalho Carmona

David Ferez

Carlos Othon Bastos

Leonardo Teixeira Domingues Duarte

Luis Henrique Cangiani

Luiz Fernando dos Reis Falcão

Maria Angela Tardelli

Rita de Cássia Rodrigues

editora dos

Editores

e

E

(5)

   Tratado de Anestesiologia : SAESP. -- 9a. ed.

--      São Paulo : Editora dos Editores Eireli, 2021.       Vários editores.

      Vários co-autores.       ISBN 978-65-86098-32-7

      1. Anestesia 2. Anestesiologia 3. SAESP – Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo. 21-57182      CDD-617.96         NLM-WO 200

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

1. Anestesia : Medicina 617.96 Cibele Maria Dias - Bibliotecária - CRB-8/9427

Produção editorial: 3Pontos Apoio Editorial Ltda. Copydesk/Revisão: Equipe 3Pontos Apoio Editorial Ltda. Diagramação e Capa: Equipe 3Pontos Apoio Editorial Ltda. Ilustrações: Margarete Baldissara

© 2021 Editora dos Editores

Todos os direitos reservados à Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo. Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida, sejam quais forem os meios empregados, sem a permissão, por escrito, das editoras. Aos infratores aplicam-se as sanções previstas nos artigos 102, 104, 106 e 107 da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

ISBN: 978-65-86098-32-7

Editora dos Editores

São Paulo: Rua Marquês de Itu, 408 - sala 104 – Centro. (11) 2538-3117

Rio de Janeiro:Rua Visconde de Pirajá, 547 - sala 1121 – Ipanema. www.editoradoseditores.com.br

tratado dE anEstEsiologia – saEsP

Luiz Marciano Cangiani, Maria José Carvalho Carmona, David Ferez, Carlos Othon Bastos, Leonardo Teixeira Domingues Duarte, Luis Henrique Cangiani, Luiz Fernando dos Reis Falcão, Maria Angela Tardelli,

Rita de Cássia Rodrigues

Impresso no Brasil Printed in Brazil

1a impressão – 2021

  Este livro foi criteriosamente selecionado e aprovado por um Editor científico da área em que se inclui. A Editora dos Editores assume o compromisso de delegar a decisão da publicação de seus livros a professores e formadores de opinião com notório saber em suas respectivas áreas de atuação profissional e acadêmica, sem a interferência de seus controladores e gestores, cujo objetivo é lhe entregar o melhor conteúdo para sua formação e atualização profissional.

Desejamos-lhe uma boa leitura!

(6)

Luiz Marciano Cangiani

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Centro Médico Campinas. Membro do Conselho Editorial do Brazilian Journal of Anesthesiology. Editor-Chefe da Revista Bra-sileira de Anestesiologia (1995-2003). Anestesiologista do Hospital da Fundação Centro Médico Campinas e Hospital Santa Sofia, Campinas, SP. Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA. Membro Honorário da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernam-buco – SAEPE.

Maria José Carvalho Carmona

Professora Associada da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universida-de Universida-de São Paulo – FMUSP. Diretora da Divisão Universida-de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP. Editora-Chefe do Brazilian Journal of Anesthesiology.

David Ferez

Professor Adjunto da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Coordenador da Residência em Anestesiologia MEC/SBA do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Anestesiologista do Serviço Médico AMD do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ex-Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP (2002-2003).

Carlos Othon Bastos

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Integrado da Maternida-de Maternida-de Campinas. Professor da Disciplina Maternida-de Anestesiologia da FaculdaMaternida-de Maternida-de Medicina São Leopoldo Mandic, Campinas, SP. Ex-Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SA-ESP (2018-2020).

Leonardo Teixeira Domingues Duarte

Médico Anestesiologista na São Paulo Serviços Médicos de Anestesia – SMA. Coordenador da Anestesia no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia SMA/Hospital Sírio Libanês. Membro da Comissão Examinadora do Título Supe-rior em Anestesiologia (2010-2015).

(7)

Tratado de Anestesiologia – SAESP vi

Luis Henrique Cangiani

Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Centro Médico Campinas, SP. Membro do Comitê de Anestesia Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA. Membro da Comissão Científica da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP. Anestesiologista da Fundação Centro Médico de Campinas e Hospital Santa Sofia.

Luiz Fernando dos Reis Falcão

Professor e Vice-Chefe da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – EPM-UNIFESP. Diretor Científico da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP. Diretor de Relações Internacionais da Socieda-de Brasileira Socieda-de Anestesiologia – SBA. Council da World FeSocieda-deration Society of Anaesthesiologists (WFSA). Diretor de Operações e Responsável do CET do Grupo de Anestesiologistas Associados Paulista (GAAP). MBA pela Fundação Getúlio Vargas, Doutorado pela EPM-UNIFESP e Pós-doutora-do pela Universidade de Harvard.

Maria Angela Tardelli

Professora Associada da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Ex-Editora-Chefe da Revista Brasileira de Anestesiologia (2016-2018). Diretora do Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA (2019-2021). Ex-Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP (1994-1995).

Rita de Cássia Rodrigues

Professora Adjunta e Chefe da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva da Escola Pau-lista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP (2020-2022).

(8)

vii

Ademir Bonassa

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital do Campo Limpo, São Paulo-SP.

Adilson Hamaji

Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Supervisor de Anestesiologia e Analgesia Pós-operatória do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – IOT/HC-FMUSP. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do HC-FMUSP.

Adilson Toro Feitosa

Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – SBACV.

Adriana Erica Yamamoto Rabelo

Anestesiologista pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP. Anestesiologista do Grupo de Transplante de Fígado do Hospital de Base da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto – FUNFARME.

Adriana Lima Valério

Médica Anestesiologista do Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba-PR.

Adriel Franco de Mattos

Instrutor do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Centro Médico Campinas. Anestesiologista do Departa-mento de Anestesiologia e Terapia da Dor da Fundação Centro Médico Campinas e do Hospital Santa Sofia, Campinas-SP.

Adriene Stahlschmidt

Médica Anestesiologista do Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – SAM-PE/HCPA. Doutoranda em Ciências Médicas pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Airton Bagatini

Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento da Sociedade de Anestesiologia – SANE. Coordenador da Perspectiva Assistencial do Hospital Ernesto Dornelles, Porto Alegre-RS. Membro do Comitê de Segurança da Confederação Latino--americana de Sociedades de Anestesiologia – CLASA. Membro do Comitê de Qualidade e Segurança na Prática da World Federation of Societies of Anaesthesiologists – WFSA. Membro da Câmara Técnica de Anestesiologia do Conselho Federal de Medicina – CFM.

Alberto Vasconcelos

Doutor pela na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. MBA em Gestão em Saúde. Médico Aneste-sista do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, São Paulo-SP.

Alex Madeira Vieira

Intensivista Pediátrico e Anestesiologista. Médico Titular do Departamento de Anestesiologia do A. C. Camargo Cancer Center.

Alexandra Rezende Assad

Professora Associada de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense – FM/UFF. Aneste-siologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro – HUCFF/UFRJ.

Alexandre Fabricio Martucci

Mestre e Doutor em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual de São Paulo – FMB--UNESP.

(9)

Tratado de Anestesiologia – SAESP viii

Alexandre Peroni Borges

Chefe do Serviço de Radiologia da Próton Diagnósticos da Fundação Centro Médico Campinas. Membro do Colégio Brasilei-ro de Radiologia – CBR.

Alexandre Slullitel

Mestre em Ciências pela Faculdade Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP-USP. Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital do Campo Limpo, São Paulo-SP.

Ana Carla Giosa Fujita

Anestesiologista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP. Membro do Comitê de Anestesiologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA (2014-2016).

Ana Cíntia Carneiro Leão

Médica Anestesiologista do Instituto do Coração de Pernambuco. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP.

Ana Claudia Aragão Delage

Supervisora da Residência Médica de Anestesiologia da Universidade de Taubaté – UNITAU.

Ana Cristina Aliman Arashiro

Médica Anestesiologista e Intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB. Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.

Ana Luft

Anestesiologista. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA.

Ana Maria Malik

Professora Titular da Fundação Getulio Vargas – FGV. Coordenadora do GVsaúde.

Ana Maria Menezes Caetano

Doutora em Anestesiologia pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP. Professora da Disciplina Anestesiologia da Fa-culdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Gerente de Atenção à Saúde do Hospital das Clínicas, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH-UFPE.

André de Moraes Porto

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Centro Médico Campinas. Anestesiologista do Departamento de Anestesiologia e Terapia da Dor da Fundação Centro Médico Campinas e do Hospital Santa Sofia, Campinas-SP.

André Luiz Nunes Gobatto

Residência Médica em Clínica Médica e Medicina Intensiva pela Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Ciências pela

USP. Médico Intensivista e Preceptor da Residência de Medicina Intensiva do Hospital da Cidade, Salvador-BA.

Médico--assistente da Clínica Médica e Preceptor da Residência de Clínica Médica do Hospital São Rafael, Salvador-BA. Professor de

Clínica Médica e Medicina Intensiva da União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME e da Universidade Salvador, Campus Costa Azul – UNIFACS.

André Marques Mansano

Médico Intervencionista de Dor na Clínica Singular, Campinas-SP, e no Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE. Anestesiolo-gista. pela Associação Médica Brasileira – AMB. Doutor em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu da

Uni-versidade Estadual de São Paulo – FMB-UNESP. Fellow de Prática Intervencionista de Dor do World Institute of Pain – WIP.

Membro do Comitê de Educação do WIP.

André Prato Schmidt

Médico Anestesiologista do Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – SAM-PE/HCPA, do Serviço de Anestesia da Santa Casa de Porto Alegre – SCMPA e do Serviço de Anestesia do Grupo Hospitalar Conceição. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA. Mestre em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutor em Bioquímica pela UFRGS. Pós-doutorado em Anestesiologia pela Universidade de São Paulo – USP. Diplomado pela European Society of Anaesthesiology and Intensive Care – ESAIC.

(10)

Sobre os Autores e Co-autores ix

André Roberto Bussmann

Doutor em Anestesiologia pelo Programa de Pós-graduação em Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual de São Paulo – FMB-UNESP. Preceptor da Residência de Anestesiologia do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes. Tesoureiro da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Santa Catarina – SAESC (2016-2017).

Angela Maria Sousa

Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP. Professora Colaboradora da Disciplina Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Chefe da Equipe de Dor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP.

Angélica de Fátima de Assunção Braga

Professora Titular do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas – FCM-UNICAMP. Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Departamento de Anestesiologia da FCM-UNICAMP.

Anita Perpétua Carvalho Rocha e Castro

Médica Anestesiologista, área de atuação em Dor. Mestre e Doutora em Anestesiologia pela Universidade Estadual de Bo-tucatu.

Antonio Carlos Aguiar Brandão

Mestre e Doutor em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual de São Paulo – FMB--UNESP. Diretor e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. Membro da Comissão da Comissão de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA. Diretor Científico da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Minas Gerais – SAMG. Especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB. Instrutor do Curso de Vias Aéreas e Suporte Avançado de Vida em Anestesia da SBA.

Antonio Carlos Seguro

Professor Livre-docente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Res-ponsável pelo Laboratório de Investigação Médica – LIM 12 (Fisiologia Renal) da FMUSP.

Antonio Jarbas Ferreira Junior

Instrutor do Hospital de Base da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto – FUNFARME.

Antonio Jorge Barretto Pereira

Anestesiologista do Hospital São Rafael, Salvador-BA. Especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina In-tensiva Brasileira – AMIB.

Antônio Márcio de Sanfim Arantes Pereira

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Centro Médico Campinas. Anestesiologista do Departamento de Anestesiologia e Terapia da Dor da Fundação Centro Médico Campinas e do Hospital Santa Sofia, Campinas-SP.

Antonio Roberto Carraretto

Mestre e Doutor em Anestesiologia. Professor de Anestesiologia da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Respon-sável pelo Centro de Ensino e Treinamento do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes – HUCAM-UFES.

Antônio Tonete Bafi

Residência Médica em Medicina Intensiva na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Especialista em Medicina Inten-siva pela Associação de Medicina IntenInten-siva Brasileira – AMIB. Especialista em Tecnologia em Saúde pela UNIFESP. Doutoran-do em Medicina Translacional pela UNIFESP.

Antonio Vanderlei Ortenzi

Professor Doutor Colaborador do Departamento de Anestesiologia e Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Uni-versidade Estadual de Campinas – FCM-UNICAMP. Instrutor do Curso e Editor do livro Controle da Via Aérea, 2ª edição, da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA. Membro Honorário da SBA. Certificado de atuação na área de Tratamento da Dor pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia/Associação Médica Brasileira – SBA-AMB. Especialista em Acupuntura pela AMB-Colégio Médico de Acupuntura. Membro da Comissão de Sindicância de Processo Administrativo da SBA.

Arthur Halley Barbosa do Vale

Especialista em Anestesiologia pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital das Clínicas da Faculda-de Faculda-de Medicina da UniversidaFaculda-de Faculda-de São Paulo – HC-FMUSP.

(11)

Tratado de Anestesiologia – SAESP x

Arthur Vitor Rosenti Segurado

Especialista em Administração Hospitalar e Gestão da Atenção à Saúde pela Fundação Dom Cabral do Hospital Sírio-Libanês – HSL. Mestre em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP. Tutor da Pós-gradu-ação de Anestesia Regional do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Anestesiologista do Serviço Médico de Anestesia

do Hospital Sírio-Libanês– SMA-HSL.

Atsuko Nakagami Cetl

Anestesiologia pela Disciplina Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva do Departamento de Cirurgia da Universidade Fe-deral de São Paulo – UNIFESP.

Beatriz Lemos da Silva Mandim

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Doutora em Ciências da Saúde pela UFU.

Bruna Moraes Cabreira

Anestesiologista do A. C. Camargo Cancer Center.

Bruno Adler Maccagnan Pinheiro Besen

Doutorando em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Coordenador Médico da Unidade de Terapia Intensiva da Disciplina Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Bruno Emanuel Oliva Gatto

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Faculdade de Medicina do ABC – FMABC.

Bruno Erick Sinedino de Araújo

Médico-assistente do Departamento de Anestesiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Bruno Francisco de Freitas Tonelotto

Anestesiologista da São Paulo Serviços Médicos de Anestesia – SPSMA.

Bruno Martins Tomazini

Médico Pesquisador do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Médico Intensivista do Hospital Sírio-Libanês. Médico Pesquisador do Hospital do Coração. Membro do Comitê Científico da Brazilian Research in Intensive Care Network.

Bruno Melo Nóbrega de Lucena

Médico Plantonista da Unidade de Terapia Intensiva da Anestesiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Bruno Serra Guida

Médico Anestesiologista do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFSE-RJ). Instrutor Corresponsável do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Pasteur.

Caio Funck Colucci

Instrutor do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Centro Médico Campinas. Anestesiologista do Departamen-to de Anestesiologia e Terapia da Dor da Fundação Centro Médico Campinas e do Hospital Santa Sofia, Campinas-SP.

Carlos André Cagnolati

Corresponsável do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA da Clínica de Anestesiologia de Ribeirão Preto – CARP.

Carlos Eduardo Esqueapatti Sandrin

Instrutor do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Centro Médico Campinas. Anestesiologista do Departa-mento de Anestesiologia e Terapia da Dor da Fundação Centro Médico Campinas e do Hospital Santa Sofia, Campinas-SP.

Carlos Othon Bastos

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Integrado da Maternidade de Campinas. Professor da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, Campinas, SP. Ex-Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP (2018-2020).

(12)

Sobre os Autores e Co-autores xi

Carlos Rogério Degrandi Oliveira

Mestre em Clínica Médica pela Fundação Lusíada, Santos-SP. Membro da European Society of Anaesthesiology and Intensi-ve – ESAIC, OrphanAnesthesia Project Editorial Board Member-DGAI.

Carolina Baeta Neves Duarte Ferreira

Anestesiologista do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo – HU-UNIFESP. Preceptora da Residência Médica de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da UNIFESP. Mestre em Ciências Médicas pela UNIFESP. Membro da Co-missão Examinadora do Título Superior em Anestesiologia da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA.

Cássio Campello de Menezes

Anestesiologista do Serviço Médico de Anestesia do Hospital Sírio-Libanês – SMA-HSL. Corresponsável pelo Centro de Ensi-no e Treinamento em Anestesiologia do SMA-HSL.

Célio Gomes de Amorim

Professor Associado das Disciplinas de Anestesiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP.

Celso Augusto Martins Parra

Especialista em Anestesiologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC--FMUSP. Coordenador do Serviço de Anestesia do Hospital 9 de Julho, São Paulo-SP.

Celso Schmalfuss Nogueira

Professor Titular da Disciplina Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNI-MES). Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP (2006-2007).

César de Araujo Miranda

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Disciplina Anestesiologia da Faculdade de Me-dicina de Jundiaí – FMJ. Professor Voluntário da Disciplina Anestesiologia da FMJ. Coordenador da Anestesia e do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário da FMJ. Doutor em Ciências da Saúde pela FMJ.

Cesar Romão Martins

Especialista em Anestesiologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Especialista em Acupuntura pela Associa-ção Médica Brasileira de Acupuntura – AMBA, TSA/SBA.

Charles Amaral de Oliveira

Médico Intervencionista da Dor na Clínica Singular, Campinas-SP. Anestesiologista, área de atuação em Dor, pela Associação

Médica Brasileira – AMB. Fellow Prática Intervencionista de Dor do World Institute of Pain – WIP.

Chiara Scaglioni Tessmer Gatto

Anestesiologista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Christiane Pellegrino Rosa

Anestesiologista da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP. Anestesiologista e Membro do Grupo de Dor do Serviço Médico de Anestesia do Hospital

Sírio--Libanês – SMA-HSL. Mestre pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP-USP.

Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Certificado de atuação em Dor pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia/Associação Médica Brasileira – SBA-AMB.

Cintia Yuri Matsumura

Professora-assistente Doutora do Departamento de Anatomia do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Es-tadual de São Paulo – UNESP. Doutora e Mestre em Biologia Celular e Estrutural, área de concentração Anatomia, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Clarissa Duarte Sales Carvalho

Médica. Farmacêutica e Pesquisadora da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Claudia Carneiro de Araújo Palmeira

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Médica da Equipe de Controle da Dor da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

(13)

Tratado de Anestesiologia – SAESP xii

Claudia Cristiane Feracini Righeti

Instrutora do Serviço de Anestesiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universida-de Universida-de São Paulo – HCFMRP-USP. Mestre em Anestesiologia do pela FMRP-USP. Doutora em Anestesiologia pela FMRP-USP. Médica Anestesiologista do Hospital da Plástica de Ribeirão Preto.

Cláudia Lütke

Mestre em Cirurgia Vascular, Cardíaca, Torácica e Anestesiologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – EPM-UNIFESP. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Disciplina Anes-tesiologia, Dor e Terapia Intensiva da EPM-UNIFESP. Coordenadora do VAS – Via Aérea Segura, Grupo de Ensino e Pesquisa em Vias Aéreas, da Disciplina Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da EPM-UNIFESP.

Cláudia Maia Memória

Neuropsicóloga. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Colaboradora da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Claudia Marquez Simões

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Médica Supervisora do Serviço de Anestesia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP.

Claudia Regina Fernandes

Anestesiologista do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFC.

Clovis Tadeu Bueno da Costa

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto.

Cristiane Gurgel Lopes

Presidente do Comitê de Anestesia em Neurocirurgia e Neurociências da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA. Coor-denadora do Grupo de Estudos em Anestesia e Neurociências – GAN. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Geral de Fortaleza.

Cristiano Faria Pisani

Cardiologista/Eletrofisiologista. Médico-assistente do Serviço de Eletrofisiologia da Divisão de Cardiologia Clínica do Institu-to do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – INCOR/HC-FMUSP.

Daiane da Silva Oliveira

Especialista em Medicina Preventiva e Social pela Universidade de São Paulo – USP.

Daniel Carlos Cagnolati

Corresponsável do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Clínica de Anestesiologia de Ribeirão Preto – CARP.

Daniel de Carli

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Disciplina Anestesiologia da Faculdade de Medi-cina de Jundiaí – FMJ. Mestre em Ciências da Saúde pela FMJ. Doutor em Ciências da Saúde pela FMJ.

Daniel Dongiu Kim

Anestesiologista do Serviço de Anestesiologia Pediátrica – SAPE/Sabará Hospital Infantil. Instrutor Corresponsável pelo Cen-tro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Santa Casa de São Paulo – SCSP.

Daniel Ibanhez Nunes

Anelogista da Médico Anestesistas Reunidos – MARE. Anestesiologista do Hospital Santa Catarina.

Daniel Javaroni Machado Fonseca

Médico-assistente do Serviço de Anestesiologia do IC/HC-FMUSP.

Daniel Vieira de Queiroz

Chefe e responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro – HFSE-RJ. Diretor científico da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro – SAERJ (2021-2022). Presidente da Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA (2021).

(14)

Sobre os Autores e Co-autores xiii

Daniela Bianchi Garcia

Médica Anestesiologista do Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba-PR. MBA Gestão em Saúde.

Daniela Oliveira de Melo

Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo – USP. Especialista em Avaliação de Tecnologias em Saúde pelo Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pro-fessor Adjunto do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Daniere Yurie Vieira Tomotani

Médica Intensivista pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Coordenadora do Setor de Terapia Intensiva da Dis-ciplina Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da UNIFESP. Mestre em Tecnologia e Atenção à Saúde pela UNIFESP.

David Ferez

Professor Adjunto da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – EPM/UNIFESP. Coordenador da Residência em Anestesiologia MEC/SBA do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Anestesiologista do Serviço Médico AMD do Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ex-Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP (2002-2003).

Débora de Oliveira Cumino

Doutora em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP. Coordenadora do Serviço de Anestesiologia Pediátrica do SAPE/Sabará Hospital Infantil. MBA em Gestão em Saúde pelo Eisntein-Insper

Deise Martins Rosa

Membro do Comitê de Anestesia em Neurocirurgia e Neurociências da SBA. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Trei-namento em Anestesiologia do Instituto Nacional do Câncer do Rio de Janeiro– INCA-RJ. Chefe do Serviço de Anestesia do Hospital do Câncer II do INCA-RJ.

Derli Conceição Munhoz

Professora Doutora do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – FCM-UNICAMP.

Diogo Bruggemann da Conceição

Instrutor Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Integrado da Secretaria do Estado de Saúde de Santa Catarina – SES-SC. Membro do Comitê Científico da Latin America Society of Regional Anesthesia – LASRA. Mem-bro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anestesia Regional – NEPAR. Anestesiologista do Hospital Governador Celso Ramos, Florianópolis-SC.

Durval Campos Kraychete

Professor Associado IV do Departamento de Anestesiologia e Cirurgia da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Coordena-dor do Serviço de Dor da UFBA.

Ed Carlos Rey Moura

Professor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Edela Puricelli

Doutora pela Universidade de Düsseldorf, Alemanha. Professora Titular do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Fa-culdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Docente do Programa de Pós-graduação strictu sensu em Pediatria e Atenção à Saúde da Criança e ao Adolescente pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA.

Eduardo Helfenstein

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto. 2º Tesoureiro da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP (2018-2019). Membro da Comissão Ensino e Treinamento da SAESP.

Eduardo Henrique Giroud Joaquim

Diretor do Departamento de Anestesiologia A. C. Camargo Cancer Center. Docente da Disciplina Anestesiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – EPM-UNIFESP. Mestre em Medicina pela UNIFESP. Especialista em Terapia Intensiva.

(15)

Tratado de Anestesiologia – SAESP xiv

Eduardo Manso de Carvalho Andrade

Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital São Francisco, Ribeirão Preto-SP.

Eduardo Motoyama de Almeida

Médico-assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP. Membro da Equipe de Anestesiologia para Transplante de Órgãos do Aparelho Digestivo do HC-FMUSP.

Eduardo Ren Nakashima

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Centro Médico Campinas. Anestesiologista do Departamento de Anestesiologia e Terapia da Dor da Fundação Centro Médico de Campinas e do Hospital Santa Sofia, Campinas-SP.

Eduardo Tadeu Moraes Santos

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Centro Médico Campinas. Anestesiologista da Fun-dação Centro Médico Campinas e do Hospital Santa Sofia, Campinas-SP.

Elaine Aparecida Felix

Professora Titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – SAMPE/HCPA.

Eliane Cristina de Souza Soares

Professora-assistente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Anestesiologista da Rede Mater Dei de Saúde, Belo Horizonte-MG. Fellowship em Anestesia Obstétrica pelo Mount Sinai Hospital, University of Toronto.

Elio Ferreira de Oliveira Júnior

Instrutor do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Geral Roberto Santos, Salvador-BA. Médico Anestesiologista do Hospital Emec da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana.

Eloisa Bonetti Espada

Certificado de atuação na área de Dor pela Associação Médica Brasileira – AMB. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP. Médica-assistente do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Émerson Carlos

Membro do Serviço Anestesia e Analgesia de Araraquara – SAARA. Mestre em Anestesiologia pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP. Professor-assistente I do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA. Especialista em Gestão em Clínicas de Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês – HSL.

Enis Donizetti Silva

Presidente do Conselho da Fundação para Segurança do Paciente. Presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP (2014-2015). Presidente da Medicina de Pacientes Graves – MPG.

Érica Baptista Vieira de Meneses

Professora de Ética Médica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Especialista em Ciências Criminais pela Univer-sidade Federal da Bahia – UFBA e em Direito Médico, Bioética e Biodireito pela UniverUniver-sidade Católica do Salvador – UCSAL. Mestranda em Direito Público com ênfase em Ciências Criminais pela UFBA. Presidente da Comissão de Direito Médico e da

Saúde da OAB-BA (2019-2020). Servidora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Estela Regina Ramos Figueira

Médica Supervisora do Serviço de Cirurgia de Vias Biliares e Pâncreas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP. Professora Livre-docente de Cirurgia da FMUSP.

Estevão Bassi

Médico Intensivista Diarista da Unidade de Terapia Intensiva das Emergências Cirúrgicas do Hospital das Clínicas da Facul-dade de Medicina da UniversiFacul-dade de São Paulo – HC-FMUSP. Médico Intensivista Diarista da UniFacul-dade de Terapia Intensiva do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, São Paulo-SP. Especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB.

(16)

Sobre os Autores e Co-autores xv

Evelinda Trindade

Médica. Doutora em Avaliação de Tecnologias da Saúde/Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Mestre em Microbiologia e Imunologia pela Faculdade de Medicina da Université de Montréal, Canadá. Especialista em Avaliação de Tecnologias em Saúde pela International Society for Technology – Assessment in Health Care – ISHTAC. Presidente do Núcleo de Avaliação de Tecnologias da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP. Coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias da Saúde da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Fabiana Ajnhorn

Especialista em Anestesiologista. Especialista em Pediatra. Mestre em Pediatria pelo Programa de Pós-graduação em

Pe-diatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Fabiana Mara Scarpelli de Lima Alvarenga Caldeira

Professora-assistente I da Universidade de Taubaté – UNITAU. Supervisora da Residência Médica de Anestesiologia do Hos-pital Municipal de São José dos Campos. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospi-tal Municipal de São José dos Campos.

Fábio Augusto Schiavuzzo

Anestesiologista. Sócio e Diretor Executivo da Takaoka Anestesia.

Fabio Escalhão

Instrutor do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Centro Médico Campinas. Anestesiologista do Departamen-to de Anestesiologia e Terapia da Dor da Fundação Centro Médico Campinas e do Hospital Santa Sofia, Campinas-SP.

Fábio Luís Ferrari Regatieri

Médico Anestesiologista e Intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB. Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Geral de Itapevi e do Hospital São Camilo da Pompeia, São Paulo-SP.

Fábio Tanzillo Moreira

Especialista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB. Médico Intensivista do Centro de Terapia Intensiva

Adulto do Hospital Israelita Albert Einstein.

Fabíola Prior Caltabeloti

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB. Médica Diarista da Unidade de Terapia Intensiva da Anestesio-logia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP. Médica Plantonista da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês – HSL.

Fabrício Dias Assis

Médico Intervencionista da Dor na Clínica Singular, Campinas-SP, e no Hospital Israelita Albert Einstein. Anestesiologista,

área de atuação em Dor, pela Associação Médica Brasileira – AMB. Fellow de Prática Intervencionista de Dor do World

Ins-titute of Pain – WIP. Membro do Board of Examination do WIP. Presidente do Capítulo Brasileiro do WIP.

Felipe Chiorini Machado

Doutorando em Ciências Universidade de São Paulo – USP, com linha de pesquisa em Dor. Especialista em Acupuntura pela Associação Médica Brasileira – AMB. Coordenador do Grupo de Dor do Hospital Beneficência Portuguesa. Médico--assistente do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Felipe Henning Gaia Duarte

Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM.

Pós-douto-rado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Médico Titular da Equipe de Endocrinologia do A.

C. Camargo Cancer Center.

Felipe Pinn de Castro

Anestesiologista do Serviços Médicos de Anestesia (SMA) do Hospital Sírio-Libanês/Hospital Samaritano Higienópolis/Hospi-tal Alemão Oswaldo Cruz. Coordenador do Núcleo de Coagulação da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP. Membro do Comitê Transfusional do Hospital Samaritano Higienópolis, SP.

Felipe Porto Rangel

Anestesiologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP. Doutorando do Programa de Anestesiologia da Fa-culdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.

(17)

Tratado de Anestesiologia – SAESP xvi

Felipe Souza Thyrso de Lara

Mestre em Clínica Médica. Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Santa Casa de Santos.

Coordenador de Residência Médica em Anestesiologia da Santa Casa de Santos.

Fernanda Bono Fukushima

Professora-assistente Doutora da Disciplina Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual de São Paulo – FMB-UNESP. Especialista em Dor e Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira – AMB.

Fernanda Salomão Turazzi Pécora

Assistente do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC--FMUSP. Anestesiologista do Corpo Clínico do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, São Paulo-SP.

Fernando Antônio de Freitas Cantinho

Instrutor Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento Dr. Rodrigo Gomes Ferreira do Hospital Federal do Andaraí, Rio de Janeiro-RJ. Especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB. Membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras – SBQ.

Fernando Antonio Nogueira da Cruz Martins

Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital do Campo Limpo, São Paulo-SP.

Fernando Augusto Tavares Canhisares

Especialista em Medicina Preventiva e Social com foco em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde.

Anestesiologis-ta-assistente da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Fernando Bliacheriene

Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Supervisor da Anestesia Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Fernando Cássio do Prado Silva

Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Santa Genoveva, Uberlândia-MG. Coor-denador-geral da Comissão de Residência Médica do Hospital Santa Genoveva, Uberlândia-MG. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.

Filomena Regina Barbosa Gomes Galas

Especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB. Livre-docente em Medicina, área de Anestesiologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Professora Associada da Disciplina

Anestesiologia do Departamento de Cirurgia. Supervisora da Unidade de Terapia Intensiva Cirúrgica e do Serviço de

Anes-tesiologia Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – INCOR/ HC-FMUSP.

Flávio Francisco Vitale Neto

Instrutor Associado do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Integrado de Campinas. Anestesiologista da Maternidade de Campinas.

Flávio Geraldo Rezende Freitas

Médico intensivista pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Professor Adjunto da Disciplina Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva da UNIFESP. Coordenador do Setor de Terapia Intensiva da Disciplina Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da UNIFESP. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional da UNIFESP.

Flávio Takaoka

Doutor em Anestesia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo –FMUSP. Coordenador da Residência em Anestesia do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

Florentino Fernandes Mendes

Professor Associado Doutor de Anestesiologia do Departamento de Clínica Cirúrgica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFSCPA. Mestre em Farmacologia pela UFCSPA. Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da UFCSPA.

(18)

Sobre os Autores e Co-autores xvii

Francisco Ricardo Marques Lobo

Professor Adjunto da Disciplina Anestesiologia da Faculdade Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP. Responsável pelo Serviço de Anestesiologia do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Responsável pelo Serviço de Anestesia em Cirurgias de Grande Porte e Transplante de Fígado do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital de Base da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto – FUNFARME. Membro da Comissão Científica da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP. Mestre em Ciências da Saúde pela FAMERP. Doutor em Ciências da Saúde pela FAMERP.

Franklin Sarmento da Silva Braga

Professor Doutor do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Cam-pinas – FCM-UNICAMP.

Franz Schubert Cavalcanti

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Maternidade de Campinas. Professor Doutor em Medicina.

Gabriel Alann Gayo Souto

Médico Anestesiologista do Instituto de Ginecologia da Universidade Feral do Rio de Janeiro – UFRJ. Instrutor do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro – HFSE-RJ.

Gabriel Costa Osanan

Professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Doutor em Obstetrícia pela UFMG. Membro da Comissão Nacional Especializada de Emergências Obstétricas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO.

Gabriel José Redondano Oliveira

Coordenador do Departamento de Anestesia do Hospital Vera Cruz, Campinas-SP.

Gabriela Tognini Saba

Médica-assistente da Divisão de Anestesia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Univer-sidade de São Paulo – HC-FMUSP. Pós-graduanda do Programa de Pós-graduação em Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória da FMUSP.

Gastão Fernandes Duval Neto

Professor Doutor do Departamento de Cirurgia Geral da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da UFPEL.

George Miguel Góes Freire

Certificado de Atuação na área de Dor pela Associação Médica Brasileira – AMB. Médico-assistente do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Getúlio Rodrigues de Oliveira Filho

Professor Doutor de Anestesiologia do Departamento de Cirurgia Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Giane Nakamura

Doutora em Anestesiologia pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP. Médica Titular do Departamento de Aneste-siologia do A.C. Camargo Cancer Center.

Giovanne Santana de Oliveira

Doutorando da Disciplina Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Médico-assis-tente da Divisão de Anestesiologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Univer-sidade de São Paulo – INCOR/HC-FMUSP. Coordenador da Residência Médica em Anestesiologia do Hospital São Luiz, São Paulo-SP.

Glória Maria Braga Potério

Professora Livre-docente do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – FCM-UNICAMP. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Departamento de Anestesiologia da FCM-UNICAMP.

Guilherme Antonio Moreira de Barros

Professor Associado da Disciplina Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina de Botucatu da Univer-sidade Estadual de São Paulo – FMB-UNESP. Chefe do Departamento de Anestesiologia da FMB-UNESP.

(19)

Tratado de Anestesiologia – SAESP xviii

Guilherme Benfatti Olivato

Médico Intensivista da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Leforte, São Paulo-SP. Médico Intensivista da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Municipal Moyses Deutche – Hospital do M’Boi-Mirim, São Paulo-SP

Guilherme de Oliveira Firmo

Professor Assistente I da Universisade de Taubaté – UNITAU. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anes-tesiologia do Hospital Municipal de São José dos Campos.

Guilherme Haelvoet Correa

Mestre em Ciências da Saúde pela Santa Casa de São Paulo – SCSP. Anestesiologista no Hospital e Maternidade Santa Joana, São Paulo-SP.

Guilherme Martins de Souza

Médico Intensivista da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Leforte, São Paulo-SP. Especialista em Clínica Médica pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Guilherme Moura

Gerente Médico do Departamento de Qualidade e Segurança da da São Paulo Serviços Médicos de Anestesia – SPSMA. Co-ordenador do Serviço de Anestesia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, São Paulo-SP. CoCo-ordenador do Serviço de Anestesia do Hospital e Maternidade Metropolitano, São Paulo-SP. Coordenador do Núcleo de Qualidade e Segurança da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP.

Guilherme Oliveira Campos

Mestrando em Anestesiologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual de São Paulo – FMB--UNESP. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital São Rafael, Salvador-BA. Mé-dico Anestesiologista do Hospital Cárdio Pulmonar, Salvador-BA.

Gustavo Felloni Tsuha

Membro do Serviço Anestesia e Analgesia de Araraquara – SAARA. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Clínica de Anestesia Ribeirão Preto – CARP. Especialista em Neurocirurgia e Neurointensivismo pelo Centre Hospitalier Universitaire de Grenoble – CHUG. Instrutor do Centro de Treinamento em Vias Aéreas – CTVA. Membro Núcleo de Via Aérea Difícil da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo – SAESP. Membro Núcleo de Controle das Vias Aéreas da Sociedade Brasileira de Anestesia – SBA.

Gustavo Machado Colli

Instrutor do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribei-rão Preto da Universidade de São Paulo – HC/FMRP-USP.

Gustavo Meurer

Instrutor do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Integrado da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Cata-rina – SES-SC.

Gustavo Tadeu Olivetti

Anestesiologista da São Paulo Serviços Médicos de Anestesia – SPSMA. Corresponsável do Centro de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA e do Serviço Médico de Anestesia do Hospital Sírio-Libanês – SMA-HSL, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Samaritano

Hazem Adel Ashmawi

Mestre e Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Professor Livre-docente da Disciplina Anestesiologia da FMUSP.

Heleno de Paiva Oliveira

Anestesiologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP. Doutor pela FMUSP.

Helga Cristina Almeida da Silva

Professora Adjunta e Médica Neurologista da Disciplina Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva Universidade Estadual de São Paulo – UNIFESP. Coordenadora do Centro de Estudo, Diagnóstico e Investigação de Hipertermia Maligna – CEDHIMA--UNIFESP. Membro do Grupo Europeu de Hipertermia Maligna.

(20)

Sobre os Autores e Co-autores xix

Heliantho de Siqueira Lima Filho

Radiologista do Serviço de Radiologia Proton da Fundação Centro Médico de Campinas.

Henrique Tadashi Katayama

Médico Anestesiologista do Hospital do Servidor Público Estadual do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo – HSP/IAMSPE.

Hugo Ítalo Melo Barros

Anestesiologista Pediátrico. Membro do Serviço de Anestesiologia Pediátrica – SAPE/Sabará Hospital Infantil.

Igor Lopes da Silva

Instrutor do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Faculdades Integradas Padre Albino.

Indara Mattei Dornelles

Especialista em Anestesia Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Instrutora do Curso Suporte Avan-çado de Vida em Anestesia da Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA. Médica Anestesiologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Isabela Alarcão Maxta

Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Ivani Rodrigues Glass

Instrutora do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Ser-gipe – HU-UFS. Doutora em Ciências da Saúde. Médica Anestesiologista do HU-UFS.

Izabel Cristina Rios

Professora Livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Coordenadora do Núcleo Téc-nico e Científico de Humanização do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC--FMUSP.

Jean Carlo Tibes Hachmann

Nefrologista do Serviço Especializado de Nefrologia do Hospital da Fundação Centro Médico Campinas. Nefrologista mem-bro da Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN.

Joana Lily Dwan

Anestesiologista da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

João Alexandre Rezende Assad

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC. Membro Titular da Sociedade de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – SBHCI.

João Manoel Silva Junior

Doutor e Mestre em Ciências Médicas. Diretor do Departamento de Anestesiologia do Hospital do Servidor Público Estadual

do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo – HSP/IAMSPE. Médico Intensivista do Depar-tamento de Anestesiologia Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP e do Hospital Israelita Albert Einstein.

João Paulo Jordão Pontes

Diploma Europeu de Anestesia e Terapia Intensiva. Instrutor Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em

Anes-tesiologia do Hospital Santa Genoveva, Uberlândia-MG.

João Valverde Filho

Anestesiologista e Membro do Grupo de Dor do Serviço Médico de Anestesia do Hospital Sírio-Libanês – SMA-HSL. Corres-ponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento do SMA-HSL. Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Certificado de atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de Anestesiologia – AMB/SBA.

João Victor Barelli

Especialista em Anestesiologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC--FMUSP.

(21)

Tratado de Anestesiologia – SAESP xx

Joaquim Edson Vieira

Professor Associado, MS-5, da Disciplina Anestesiologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da

Univer-sidade de São Paulo – FMUSP.

Joel Avancini Rocha Filho

Médico Supervisor da Anestesia para Transplante de Órgãos Abdominais do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP. Doutor em Ciências Médicas pela FMUSP.

Joel Gianelli Paschoal Filho

Instrutor do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Santa Casa de Santos.

José Abelardo Garcia de Meneses

Médico Anestesiologista. Conselheiro do Conselho Federal de Medicina – CFM (1994-1999). Presidente do Conselho Re-gional de Medicina do Estado da Bahia – CREMEB (2011-2016). Corregedor do CREMEB. Professor Convidado da Escola Superior de Advocacia da OAB-BA e dos cursos de Pós-graduação em Direito Médico, Bioética e Biodireito da Universidade Católica de Salvador – UCSAL, da Faculdade Baiana de Direito e do Complexo de Ensino Renato Saraiva.

José Américo Sartori

Membro do Serviço Anestesia e Analgesia de Araraquara – SAARA. Instrutor do Centro de Ensino e Treinamento em Aneste-siologia do Hospital de Base da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto – FUNFARME.

José de Oliveira Siqueira

Professor Doutor do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP.

Jose Eduardo Bagnara Oroz

Mestre e Doutor em Anestesiologia Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual de São Paulo – FMB--UNESP. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas.

José Fernando do Amaral Melleti

Responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Disciplina Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí – FMJ. Professor Titular da Disciplina Anestesiologia da FMJ. Doutor pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP.

José Luiz Gomes do Amaral

Professor Titular Livre-docente da Disciplina Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – EPM-UNIFESP. Presidente da Associação Paulista de Medicina – APM.

José Maria Leal Gomes

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Municipal de São José dos Campos.

José Mariano Soares de Moraes

Responsável Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Chefe do Serviço de Anestesiologia do Hospital Monte Sinai, Juiz de Fora-MG. Professor Adjunto de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da UFJF.

José Norberto Ayres de Freitas

Professor de Farmacologia e Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Santos.

José Otávio Costa Auler Júnior

Professor Titular da Disciplina Anestesiologia Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo – FMUSP. Diretor da FMUSP (2014-2018).

José Reinaldo Cerqueira Braz

Professor Titular e Emérito do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual de São Paulo – FMB-UNESP.

José Ricardo Brizzi Chiani

(22)

Sobre os Autores e Co-autores xxi

José Roberto Nociti

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital São Francisco, Ribeirão Preto-SP. Dire-tor Científico da Cooperativa dos Anestesiologistas – COOPANEST de Ribeirão Preto.

Judymara Lauzi Gozzani

Editora-chefe da Revista Brasileira de Anestesiologia (2004-2009). Mestre em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Doutora em Medicina pela UNIFESP.

Juliana Soares Ribeiro

Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ. Anestesista pela Beneficência Portuguesa de São Paulo. Especia-lista em Dor pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC-FMUSP.

Juliano Aragão Bozza

Anestesiologista do Centro de ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Vera Cruz, Campinas-SP.

Juliano Pinheiro de Almeida

Médico da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP. Especialista em

Anestesio-logia. Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação da Disciplina Anestesiologia da Faculdade de Medicina da

Uni-versidade de São Paulo – FMUSP. Especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB.

Julio Cesar Mercador de Freitas

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – SAMPE/HCPA.

Julius César Bonifácio Baranauskas

Anestesiologista do SMA. Coordenador da Anestesia do Hospital Samaritano, São Paulo-SP.

Jyrson Guilherme Klamt

Livre-docente da Disciplina Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP-USP. Professor Adjunto da Disciplina Anestesiologia da FMRP-USP. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treina-mento em Anestesiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – HC/FMRP-USP.

Karina Gordon

Médica Anestesiologista do A. C. Camargo Cancer Center.

Lais Helena Navarro e Lima

Professora-assistente Doutora do Departamento de Especialidades Cirúrgicas e Anestesiologia da FMB-UNESP.

Leandro Fellet Miranda Chaves

Corresponsável pelo Centro Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de

Juiz de Fora – HU-FMJF. Professor da Disciplina Anestesiologia da FMJF. Médico Anestesiologista do Hospital Albert Sabin,

Juiz de Fora-MG. Médico Anestesiologista do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, Juiz de Fora-MG.

Leandro Gobbo Braz

Professor Associado do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual de São Paulo – FMB-UNESP.

Leonardo de Andrade Reis

Instrutor Associado do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Casa de Saúde Campinas. Diretor da Latin Ame-rica Society of Regional Anesthesia – LASRA.

Leonardo Figueiredo Camargo

Mestre em Nefrologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – FCM-UNICAMP. Dou-torando em Nefrologia pela FCM-UNICAMP. Especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN. Ne-frologista-assistente do Serviço de Transplante Renal do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas – HC--UNICAMP. Nefrologista-assistente do Serviço de Transplante Renal do Hospital da Fundação Centro Médico Campinas.

Leonardo Henrique da Cunha Ferraro

Professor Adjunto da Disciplina Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Coor-denador do Curso de Especialização em Anestesia Regional da UNIFESP. CoorCoor-denador do Programa de Ultrassom Point of Care da UNIFESP. Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Anestesia Regional do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.

(23)

Tratado de Anestesiologia – SAESP xxii

Leonardo Teixeira Domingues Duarte

Médico Anestesiologista na São Paulo Serviços Médicos de Anestesia – SMA. Coordenador da Anestesia no Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia SMA/Hospital Sírio Libanês. Mem-bro da Comissão Examinadora do Título Superior em Anestesiologia (2010-2015).

Leopoldo Muniz da Silva

Professor Doutor em Anestesiologia pela do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual de São Paulo – FMB-UNESP. Coordenador Científico/Qualidade dos Hospitais São Luiz e Rede D´Or/

CMA. Supervisor do Programa de Residência Médica em Anestesiologia do Instituto D’or de Ensino e Pesquisa – Hospital

São Luiz, São Paulo-SP.

Letícia Alarcão Maxta

Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM. Médica Titular da Equipe de Endocrinologia do A. C. Camargo Cancer Center.

Letícia Lopes Vieira

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento do Hospital Celso Pierro da Faculdade de Medicina da Pontifícia Uni-versidade Católica de Campinas – PUC-Campinas.

Ligia Andrade da Silva Telles Mathias

Mestre em Farmacologia no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo – USP. Doutora pela Faculdade

de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Coordenadora da Disciplina Anestesia e Professora Titular da

Facul-dade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP. Coordenadora da Anestesia do Hospital e MaterniFacul-dade Pro Matre Paulista. Presidente da Latin America Society of Regional Anesthesia – LASRA. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Anestesiologia.

Loraine de Oliveira Fernandes

Médica de Medicina Intensiva da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e do Hospital de Base da Fundação Facul-dade Regional de Medicina de São José do Rio Preto – FUNFARME.

Lucas Lopes Coelho

Anestesiologista da São Paulo Serviços Médicos de Anestesia – SPSMA. Instrutor do Curso de Aperfeiçoamento em Aneste-sia Regional do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Anestesiologista com área de Atuação em Dor pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia/Associação Médica Brasileira – SBA/AMB.

Luciana Cavalcanti Lima

Doutora em Anestesiologia pela FMB-UNESP. Professora da Faculdade Pernambucana de Saúde. Anestesiologista do Institu-to de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP.

Luciana Chaves de Morais

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Instrutora Associada do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Instituto Dr. José Frota.

Luciana Paula Cadore Stefani

Professora Adjunta do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Vice- Coordenado-ra do progCoordenado-rama de Pós-gCoordenado-raduação em Ciências Médicas da UFRGS. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória do Hospital de Clínicas de Porto Alegre – SAMPE-HCPA.

Luciano Cesar Pontes Azevedo

Professor Livre-docente da Disciplina Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Orientador da Pós-graduação da USP e do Hospital Sírio-Libanês – HSL. Médico Intensivista do HSL.

Luciano de Andrade Silva

Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia Centro Médico Campinas. Anestesiologista do Hos-pital da Fundação Centro Médico Campinas e do HosHos-pital Santa Sofia, Campinas-SP.

Lucila Muniz Barreto Volasco

Anestesiologista da o São Paulo Serviços Médicos de Anestesia – SPSMA. Médica-assistente do Serviço de Terapia de Dor do Serviço Médico de Anestesia do Hospital Sírio-Libanês –SMA-HSL. Anestesiologista do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, São Paulo-SP.

Referências

Documentos relacionados