XXI SEMANA CULTURAL 2009

Loading.... (view fulltext now)

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

I. Definição

A Semana Cultural de 2009 será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de julho de 2009, entre 7 horas e 15 minutos e 12 horas e 30 minutos, para os alunos do Ensino Fundamental, e entre 7 horas e 15 minutos e 13 horas, para os alunos do Ensino Médio, e constará de atividades culturais e esportivas.

Em todos os dias, APENAS alunos e responsáveis poderão frequentar o ambiente escolar, e o cartão de acesso será necessário em TODOS os dias. Entrada ou saída de aluno na escola fora do horário somente poderá ocorrer mediante apresentação de autorização por escrito do responsável.

II. Divisões

Os alunos serão divididos em 5 classes:

 Classe A: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;  Classe B: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;  Classe C: 1ª série do Ensino Médio;

 Classe D: 2ª série do Ensino Médio;  Classe E: 3ª série do Ensino Médio.

III. Participação

Deverão participar da Semana Cultural todos os alunos de cada turma. As ausências provocam perda de pontos para a turma, exceto se o aluno faltoso não puder participar por determinação da Direção da escola. a) Em todos os dias, a turma deve dirigir-se a sua sala de aula, e um

professor fará a chamada entre 7h15 e 7h30. Após a chamada, começam as atividades do dia, conforme a programação geral. b) Para cada atividade desenvolvida, a turma receberá um certo número

de pontos. Será declarada vencedora a turma que, no final da Semana Cultural, totalizar maior número de pontos, dentro da sua classe, conforme o disposto no tópico II.

c) Os alunos do turno da tarde que não puderem participar das atividades da manhã deverão apresentar justificativa escrita à orientação, até o dia 12 de junho, sexta-feira.

d) A turma que tiver número de alunos insuficiente para participar de todas as atividades deve contatar as Orientadoras Nóra ou Marli.

IV. Competição

A XXI Semana Cultural do Centro Educacional Sigma será desenvolvida por meio das seguintes competições: Frequência, Mostra de Ciências (Ensino Médio), Maratona de Matemática, Maratona de Português, Maratona de Inglês, Gincana, Mostra de Artes, Competições Esportivas, Xadrez, Estande de Informática (Ensino Fundamental), Disputa Científica (Ensino Fundamental), Espaço Cultural, Caracterização da Turma, Doação de Sangue e Arrecadação de Donativos.

V. Inscrições

a) A turma deve inscrever previamente seus representantes para as seguintes competições:

 Maratonas de Português, de Matemática e de Línguas Estrangeiras: até três representantes em cada uma das maratonas;

 Mostra de Ciências: de três até cinco representantes;  Disputa Científica: até quatro representantes;  Estande de Informática;

 Competições Esportivas.

b) Maratona de Matemática, Maratona de Português, Maratona de Línguas Estrangeiras e Mostra de Ciências são provas excludentes (alunos inscritos para uma dessas provas não podem se inscrever em outra delas).

c) No dia 8 de junho, segunda-feira, será entregue a cada turma um bloco com as fichas de inscrições. No dia 12 de junho, sexta-feira, uma orientadora passará em sala de aula para recolher todas as fichas devidamente preenchidas.

VI. Frequência

a) A cada dia, às 7h15, um professor irá para a sala e fará a chamada. Não é atribuída presença para o aluno sem a caracterização. Não serão computadas as ausências do aluno que estiver suspenso ou que estiver representando a escola em algum evento, ou por determinação da Direção.

b) A pontuação à turma será atribuída da seguinte forma: 100% de presença implicam 50 pontos, a cada dia; cada ausência, justificada ou não, implica o decréscimo de um ponto.

VII. Maratona de Matemática

a) A avaliação será realizada no dia 1º de julho, quarta-feira, das 7h45 às 10h15, nas salas designadas. Não haverá tolerância em caso de atraso.

b) Serão atribuídos, de acordo com a qualidade da resolução, até 50 pontos correspondentes à tarefa.

VIII. Maratona de Português

a) A avaliação será realizada no dia 2 de julho, quinta-feira, das 7h45 às 10h15, nas salas designadas. Não haverá tolerância em caso de atraso.

b) Serão atribuídos, de acordo com a qualidade da resolução, até 50 pontos correspondentes à tarefa.

IX. Maratona de Línguas Estrangeiras

a) A avaliação será realizada no dia 3 de julho, sexta-feira, das 7h45 às 10h15, nas salas designadas. Não haverá tolerância em caso de atraso.

b) As Classes A, C e D terão questões de Espanhol e Inglês, enquanto que as Classes B e E terão questões de Inglês.

c) Serão atribuídos, de acordo com a qualidade da resolução, até 50 pontos correspondentes à tarefa.

X. Mostra de Ciências (Biologia, Física e Química)

a) Para se inscrever na Mostra de Ciências, cada turma deverá entregar uma ficha de inscrição e um documento-resumo.

b) O documento-resumo deverá conter as seguintes informações:  capa, contendo tema do trabalho e identificação da turma (nomes

completos, números, série e turma dos responsáveis);  objetivo do trabalho;

 introdução teórica;

 recursos, disponíveis no laboratório, de que a turma precisará (tomadas, torneira, janela, etc);

 procedimento experimental;  resultados que se esperam obter;  referências bibliográficas.

Atenção: Os resumos deverão ser digitados, conter no máximo 4 páginas e sua avaliação valerá até 10 pontos. Caberá à comissão julgadora avaliá-lo. A não-entrega do resumo acarretará desclassificação da turma e, consequentemente, pontuação ZERO.

d) Enfoque do trabalho:

Os trabalhos apresentados na Mostra de Ciências deverão seguir um dos padrões descritos abaixo.

 Padrão Demonstrativo

O trabalho desenvolvido pelo grupo utilizando o padrão demonstrativo tem como objetivo mostrar a funcionalidade de determinado aparato ou montagem, explicando sua utilidade prática, princípio de funcionamento e relevância no cotidiano. Além disso, o grupo deverá saber explicar os conceitos básicos envolvidos na teoria que descreve o funcionamento do equipamento.

C E N T R O E D U C A C I O N A L S I G M A

XXI SEMANA CULTURAL • 2009

(2)

 Padrão Experimental

O trabalho desenvolvido pelo grupo utilizando o padrão experimental tem como objetivo realizar um experimento, montado pelo grupo, em que se obtenham dados que possam ser analisados de maneira crítica, e que, por meio dessa análise, o grupo possa chegar a uma lei ou obter um princípio envolvido naquele experimento.

Obs. Para qualquer um dos padrões escolhidos, os equipamentos utilizados deverão ser confeccionados pelo grupo. Caso o grupo necessite utilizar equipamentos eletrônicos, como: multímetros, computadores ou qualquer outro equipamento que não seja confeccionado pelo grupo, este deverá pedir autorização por escrito à comissão responsável pela Mostra de Ciências. A comissão julgadora poderá arguir sobre o princípio de funcionamento de qualquer equipamento que esteja sendo usado pelo grupo.

Restrições: não será permitido o uso de animais sob quaisquer circunstâncias, bem como experimentos

que envolvam manipulação de sangue.

e) Mostra:

A exposição pública dos trabalhos e sua apresentação à Comissão Julgadora ocorrerão nos laboratórios de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. O julgamento obedecerá ao seguinte calendário:

trabalhos das 1as séries

3/7

trabalhos das 2as séries

2/7

trabalhos das 3as séries

1º/7

CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES

A montagem do material que ficará exposto deverá ser feita pelos alunos responsáveis às 7h30min do dia destinado à sua turma.

O trabalho deverá ser apresentado por todos os participantes do grupo à Comissão Julgadora, em horário que será divulgado com antecedência, e obedecendo ao calendário especificado; no caso de ausência de responsáveis no horário marcado, o grupo perderá o direito à apresentação e será desclassificado. Cada apresentação deverá durar, no mínimo, 10 min e, no máximo, 15 min. A essa prova serão destinados até 40 pontos conforme avaliação da Comissão Julgadora.

Durante o dia de apresentação, o grupo deverá manter pelo menos dois representantes junto ao trabalho exposto, para zelar por ele e para dar explicações aos visitantes. Constatada a ausência de pelo menos um representante por uma vez, o grupo será advertido; por duas vezes, o grupo perderá metade da pontuação destinada à Mostra de Ciências; por três vezes, perderá a pontuação integral e será desclassificado. Serão desclassificadas as turmas que:

 não apresentarem trabalho;

 não apresentarem resumo do trabalho ou receberem pontuação igual a zero na avaliação desse resumo;

 apresentarem trabalhos contendo erros de princípios científicos, segundo constatação da Comissão Julgadora;

 forem flagradas por três vezes sem nenhum representante junto ao trabalho exposto, no dia da apresentação.

A desmontagem dos trabalhos deverá ser feita a partir das 12h do dia da apresentação da turma, impreterivelmente. A Escola não se responsabiliza pelos materiais e equipamentos deixados sobre as bancadas ou abandonados, após a apresentação na Semana Cultural.

XI. Disputa Científica

a) Somente as turmas do Ensino Fundamental participarão desta prova. Cada turma inscreverá quatro representantes.

b) A prova será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de julho (conforme o cronograma abaixo), das 8h15 até no máximo às 11h55, com vinte minutos de intervalo.

8º e 9º ano 3/7

6º e 7º ano 2/7

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS TAREFAS

c) O local da disputa científica será a Sala de Ginástica.

d) Serão atribuídos, de acordo com a realização de cada tarefa em tempo hábil e considerando a qualidade da resolução das tarefas, 50 pontos, no máximo.

e) A resolução das tarefas desta prova será feita em conjunto pelos representantes da turma (apenas os quatro inscritos). Tais tarefas podem ser teóricas ou experimentais sobre o conteúdo abordado em cada série.

f) Serão 5 tarefas para cada ano, com o valor máximo de 10 pontos para cada tarefa, conforme a tabela a seguir:

1 Os demais 2 5ª 4 4ª 6 3ª 8 2ª 10 1ª PONTOS COLOCAÇÃO Tabela de Pontuação

g) Equipes que não apresentarem seus representantes para as tarefas ficarão com nota zero na prova.

XII. Espaço Cultural

a) Os alunos disporão de um palco com aproximadamente 60 m², com serviço de som e tomadas. A turma poderá usar o número de alunos que julgar necessário e só poderão participar da apresentação alunos da turma com trabalhos feitos por eles mesmos.

b) Em cada dia, o palco deverá estar pronto para a primeira apresentação às 7h40. Cada turma terá um tempo máximo de 10 min e mínimo de 5 min para a apresentação.

c) O horário de apresentação será sorteado no auditório do colégio, dia 17 de junho, quarta-feira, 16h, em reunião com os professores responsáveis. Um representante de cada turma deverá participar dessa reunião.

d) A Comissão Julgadora atribuirá uma nota de 0 a 50 (zero a cinquenta) para a apresentação; para tanto, considerar-se-ão:  caracterização (roupas e adereços);

 valor artístico;  criatividade;  harmonia;

 adequação ao tema da Semana Cultural.

XIII. Gincana

a) As tarefas da Gincana do Ensino Fundamental terão lugar no gramado em frente ao maior estacionamento da escola, com início às 8h15 min de cada dia, quando será exigida a presença de um representante da turma para o recebimento das tarefas. As tarefas para o Ensino Médio acontecerão no mesmo horário e com idêntica exigência, no gramado situado em frente ao refeitório da escola. b) As competições entre as equipes obedecerão ao seguinte

calendário:

b1) Para o Ensino Médio

 dia 1º de julho — equipes das primeiras séries;  dia 2 de julho — equipes das segundas séries;  dia 3 de julho — equipes das terceiras séries;

b2) Para o Ensino Fundamental, haverá atividades para todas as equipes nos dias 1º, 2 e 3 de julho.

c) Os organizadores da Gincana poderão informar, na véspera, tarefas que se refiram, eventualmente, a objetos que devam ser trazidos de casa. Nenhuma tarefa exigirá que os participantes deixem o recinto da Escola.

Quadro de Pontuação da Gincana

20 11ª à 13ª 25 7ª à 10ª 30 4ª à 6ª 35 3ª 40 2ª 50 1ª PONTOS COLOCAÇÃO

(3)

XIV. Xadrez

a) Cada equipe poderá ter dois jogadores, que podem revezar-se durante a competição, sendo proibido fazê-lo durante a partida.

b) Cada participante deve trazer um tabuleiro com as respectivas peças. c) Uma tabela com detalhamento dos jogos será divulgada aos

participantes até o primeiro dia da competição. Faltar a qualquer partida acarretará derrota por ausência, independentemente dos motivos da falta.

d) A competição se dará nos dias 1º, 2 e 3 de julho, das 8h15 às 12h30 (no primeiro dia) e das 7h45 às 12h (no segundo e terceiro dias), na sala de estudos.

e) Ao final do tempo previsto para uma rodada, as partidas que estejam empatadas (considerando o posicionamento e número de peças) serão desempatadas em partidas com duração de 5 minutos para cada jogador.

f) A competição se realizará em concordância com as regras da FIDE (Federação Internacional de Xadrez).

g) A participação efetiva na disputa garantirá à turma 10 pontos. A equipe que não participar de duas ou mais rodadas será considerada não-participante. Outros 40 pontos serão alcançados de acordo com a classificação final do torneio segundo a tabela:

Pontuação do xadrez 5 8ª 10 7ª 15 6ª 20 5ª 25 4ª 30 3ª 35 2ª 40 1ª PONTOS COLOCAÇÃO XV. Mostra de Artes

Pintura de Painel (Ensino Fundamental e Médio) a) A atividade de pintura será realizada no dia 1º de julho, quarta-feira,

em local determinado pela Comissão Organizadora.

b) Cada turma poderá apresentar até três alunos na atividade. Não é necessária a inscrição prévia dos concorrentes.

c) Os alunos deverão apresentar o trabalho, sobre um tema apresentado pela Comissão Organizadora, em papel que será fornecido pela escola (cartolina 40 cm x 50 cm).

d) O material para a execução do painel deve ser providenciado pela turma e não poderá ser tinta spray (aerossol) ou tinta a óleo. e) Os alunos terão duas horas para produzir o painel.

f) Os alunos que não estão participando do painel de pintura não poderão permanecer na porta da sala, onde estará sendo realizada a atividade, nem interferir dando sugestões aos colegas. A equipe fica responsável pela limpeza do seu espaço. A turma que não obedecer aos critérios citados perderá pontos.

g) As pinturas serão organizadas em uma exposição, dia 2 de julho, quinta-feira.

h) A apresentação da pintura assegura à turma 10 pontos. O julgamento atribuirá de 0 a 40 pontos, a serem acrescentados.

Mostra Fotográfica (Ensino Médio)

i) A turma deverá inscrever uma ou duas fotografias em cores, nos moldes discriminados a seguir, tomadas no recinto da Escola, durante as manhãs dos dias 1º, 2 e/ou 3 de julho.

j) As fotografias deverão ser inscritas no dia 3 de julho, sexta-feira, até o horário limite das 16 horas, por qualquer aluno representante da turma. A entrega das fotografias inscreve automaticamente a turma. k) No início da manhã do dia 1º de julho, quarta-feira, será divulgado o

tema do concurso, em cartazes afixados em murais da escola; a interpretação do tema integra a prova.

l) As fotografias inscritas deverão ser apresentadas em papel fotográfico colorido comum, brilhante, tamanho 10 cm × 15 cm, sem margens, sem montagem, sem moldura. O descumprimento de cada um dos quesitos provocará a perda de 3 pontos.

m) Será permitida a utilização de qualquer equipamento (máquinas, objetivas, filtros) e iluminação, inclusive flash.

n) Não deverão ser inscritas fotografias com trucagens de ampliação, montagens, colagens ou edição eletrônica; fotografias porventura inscritas nessas condições serão eliminadas, quando constatada a fraude, em comparação com os negativos ou arquivos digitais originais, que podem ser exigidos pela Comissão Julgadora. A turma responsável pela inscrição de fotografia fraudada será desclassificada da Mostra Fotográfica.

o) A inscrição de fotografias assegura à turma 10 pontos; a avaliação da Comissão Julgadora acrescentará de 0 a 40 pontos, observados os critérios de:

 criatividade (de 0 a 10)  expressão (de 0 a 20)  técnica (de 0 a 10).

XVI. Informática

a) O estande de Informática é restrito aos alunos do Ensino Fundamental.

b) Na ficha de inscrição, deverão constar os seguintes itens:  responsável pelo estande;

 título do trabalho;

 série e turma dos alunos que farão a apresentação.

c) Os alunos representantes da turma no estande deverão, além de prestar informações sobre o tema escolhido, esclarecer aos visitantes e à comissão julgadora as ferramentas tecnológicas para a apresentação.

d) Cada grupo poderá dispor de até 15 minutos para apresentação do trabalho aos membros da comissão julgadora. A montagem da bancada será de responsabilidade do grupo e poderá ser iniciada até 30 minutos antes da apresentação.

e) A esta prova, serão destinados 5 pontos pela participação e até 45 pontos de acordo com os critérios a seguir:

10 pontos Clareza e domínio de conteúdo durante a explicação para a

comissão julgadora e demais alunos visitantes do estande.

5 pontos Originalidade do tema.

5 pontos Criatividade na utilização dos recursos disponíveis.

15 pontos Recursos tecnológicos: recursos multimídia, animações

gráficas, apresentações em PowerPoint®, home pages,

programas de autoria dos próprios alunos, etc.

5 pontos Programação visual da bancada (faixas, cartazes, panfletos,

material paradidático).

5 pontos Organização da bancada durante a apresentação.

PONTUAÇÃO

OBS.: A comissão julgadora do estande de Informática poderá ser integrada por quaisquer professores, coordenadores, orientadores ou diretores do colégio, uma vez que a avaliação técnica de utilização e aproveitamento do computador (hardware e softwares) foi feita durante o período pelo professor de informática durante as aulas.

f) A turma deverá ser representada por, no mínimo, 3 alunos durante a montagem e apresentação do estande. O material de apresentação deverá ser integralmente preparado pelos componentes da turma. g) No caso de ausência de algum dos três componentes necessários à

apresentação do grupo durante a avaliação da comissão julgadora, o grupo perderá metade da pontuação atribuída ao trabalho.

h) Serão desclassificadas as turmas que, durante a mostra:  não apresentarem trabalho;

 forem flagradas por duas vezes sem pelo menos um dos três participantes necessários à apresentação.

i) O desmonte do estande deverá ser feito após o término do tempo destinado à apresentação da turma.

(4)

j) O estande de Informática será composto por quinze computadores, disponibilizados três a três, para cada turma participante da apresentação naquele momento, de acordo com o descrito na alínea d. k) Caso o grupo detecte algum problema em um dos computadores em que fará a apresentação, deverá comunicar o problema imediatamente ao professor de informática para a substituição do computador, durante os 30 min reservados para a montagem do trabalho.

l) A escola não se responsabiliza por material deixado no estande após o desmonte da apresentação.

m) O sorteio da escala de apresentação será feito na semana anterior à Semana Cultural, pelo professor responsável, com a presença dos responsáveis de cada turma.

V. Caracterização da turma

a) A caracterização da turma, constituída exclusivamente de uma camiseta, deverá estar de acordo com as normas da escola e com o tema proposto pela Comissão Organizadora. A caracterização não deverá conter alusões ao uso de drogas, referências a pessoas públicas, motivos pornográficos ou motivos religiosos.

As camisetas podem ostentar sinais, textos e marcas de patrocinadores, desde que não se refiram ou mesmo façam alusão a partidos políticos, a candidatos a cargos eletivos, a fabricantes ou distribuidores de produtos cuja venda é proibida para menores de idade ou a outras escolas e cursos. O descumprimento dessas limitações implicará a perda de pontos ou, até, a desclassificação da Semana Cultural.

 Tema:

REINVENTANDO AS INVENÇÕES

b) As turmas deverão apresentar, até o dia 12 de junho, sexta-feira, a arte-final da camiseta, para prévia verificação, sendo da competência da Comissão Organizadora sua liberação para a impressão. Em caso de inadequação, a Comissão estipulará nova data-limite, para a apresentação de nova arte-final. Cada prazo que não for cumprido implicará a perda de 5 pontos.

c) A arte-final deverá ser entregue, num envelope, em papel de formato A3 ou A4, aos professores Josino e Eli (ensino médio) ou Iomar e Nóra (ensino fundamental) à tarde, nos horários de plantão. O desenho NÃO será devolvido!

d) A camiseta não poderá ser de cor cinza. A camiseta da turma terá de apresentar impressa, em ambas as mangas, a identificação da turma. Essa identificação deverá ter a forma de dois quadrados com o mesmo centro, com os lados de medidas iguais a 6,0 cm (externo) e 4,0 cm (interno) e apresentar-se nos moldes do lay-out a seguir:

Lay-out de exemplo para a 3ª Z.

A figura acima está disponível como arquivo digital, na página da escola, junto ao regulamento da XXI Semana Cultural. É obrigatório que a impressão seja fiel ao formato e às dimensões acima representadas.

e) O restante da vestimenta é de livre escolha do aluno, desde que esteja de acordo com as normas da escola. Não pode haver alusão a comportamento violento, e os adereços não podem representar armas ou qualquer artefato inadequado para o ambiente escolar.

f) Serão atribuídos 50 pontos, no máximo, à caracterização, assim distribuídos:

 20 pontos referem-se à criatividade, originalidade, expressividade, acabamento e adequação ao tema. A avaliação desses itens levará em conta apenas a camiseta. O uso individual ou coletivo de acessórios (chapéu, boné, maquiagem, colete, pulseira, saia, bermuda, etc.) é livre. Contudo, caso a caracterização dependa desses acessórios, a pontuação será prejudicada.

 Não há necessidade de a camiseta estampar um slogan, uma frase, ou uma referência qualquer à letra que denomina a turma. Contudo, é essencial que a ideia transmitida (apenas pela camiseta) esteja de acordo com o espírito do tema.

 10 pontos para cada dia de evento, desde que todos os alunos da turma estejam, ao final da chamada (7h30), completa e adequadamente caracterizados. Cada aluno flagrado, a qualquer momento, sem a caracterização ou com a camiseta adulterada (desfiada, desbotada) implicará perda de cinco pontos.

f) Apenas os alunos da turma poderão trajar a respectiva camiseta. Em caso de flagrante da presença de pessoas que não pertençam à turma usando a camiseta que a carateriza ou acompanhando um aluno da escola, a turma poderá perder todos os pontos relativos ao item caracterização.

h) As turmas entregarão, na manhã do dia 1º de julho, quarta-feira, uma camiseta na sala de professores do prédio verde. Apenas a camiseta será avaliada. O descumprimento do prazo poderá implicar a perda de até 5 pontos.

XVIII. Competições Esportivas

a) Cada turma constituirá duas equipes, uma masculina e outra feminina. As equipes só poderão ser formadas por jogadores da mesma turma, salvo autorização em contrário da Comissão Organizadora.

b) Durante a competição, as equipes terão de estar uniformizadas. Será obrigatório o uso de uniforme completo, composto das seguintes peças:

 short ou calça de agasalho adequadas para o esporte e idênticos. Não serão permitidos tecidos como brim, jeans, etc;

 camisas numeradas e idênticas;  tênis e meia.

O descumprimento deste item poderá acarretar a desclassificação da equipe e consequente perda da partida.

Os uniformes dos times serão utilizados apenas durante os jogos, sendo vedada a circulação de alunos trajados com eles em quaisquer áreas que não sejam as das quadras.

O uniforme usado nas competições esportivas tem de seguir o que está estabelecido em “Caracterização da turma”, alínea a: não deverá conter alusões ao uso de drogas, referências a pessoas públicas, motivos pornográficos ou motivos religiosos. As camisetas podem ostentar sinais, textos e marcas de patrocinadores, desde que não se refiram ou mesmo façam alusão a partidos políticos, a candidatos a cargos eletivos, a fabricantes ou distribuidores de produtos cuja venda é proibida para menores de idade ou a outras escolas e cursos. O descumprimento dessas limitações implicará a perda de pontos ou, até, a desclassificação da Competição Esportiva.

Não será permitido que os jogadores usem, durante as partidas, brincos, anéis, colares, piercings ou qualquer outro objeto que, a juízo do árbitro ou do professor responsável, coloque em risco os demais atletas. Não será aceito o uso de protetores.

As unhas dos atletas de handebol, de basquetebol e de futsal deverão estar muito bem aparadas.

c) Ao optar por tomar parte em qualquer competição esportiva, o aluno tem por obrigação conhecer as regras oficiais do esporte em que está inscrito.

(5)

d) Durante o mês de abril, por meio de votação colegiada, na qual cada turma tem um voto, as turmas de cada série determinarão, para a série em questão, um desporto masculino e outro feminino. As opções estão listadas a seguir. Para o 6º ano do Ensino Fundamental, o desporto será Futsal, tanto masculino quanto feminino.

Basquetebol

 Número mínimo de atletas por equipe: 5 jogadores.  Número máximo de atletas por equipe: 10 jogadores.

 A partida terá dois tempos, cada tempo com duração de 10 minutos corridos, sem intervalo entre eles.

Futsal

 Número mínimo de atletas por equipe: 5 jogadores.  Número máximo de atletas por equipe: 10 jogadores.

 A partida terá dois tempos, cada tempo com duração de 10 minutos corridos.

 Não haverá intervalo entre os tempos, apenas troca de lado.  Serão observadas as demais regras oficiais do desporto.

Handebol

 Número mínimo de atletas por equipe: 7 jogadoras.  Número máximo de atletas por equipe: 12 jogadoras.

 A partida terá dois tempos, cada tempo com duração de 10 minutos corridos.

 Não haverá intervalo entre os tempos, apenas troca de lado. Voleibol

 Número mínimo de atletas por equipe: 6 jogadoras.  Número máximo de atletas por equipe: 12 jogadoras.  A partida terá um set de 25 pontos.

 Haverá troca de lado quando uma equipe atingir 13 pontos. e) As disputas serão em sistema de eliminatória simples. As datas e

horários das partidas são aqueles determinados por sorteio, no dia 26 de maio, terça-feira, 15h. Caso necessário, as equipes farão mais de um jogo por dia. Na oportunidade, serão fixadas normas e datas para inscrição das equipes. Se houver necessidade, as partidas poderão ocorrer no período da tarde.

f) Serão excluídos da competição esportiva os alunos colocados diretamente para fora da partida, pelos árbitros e pelo professor coordenador de quadra, por atitude de agressão e/ou desrespeito (atitude anti-desportiva). Cada aluno excluído implicará a perda de, pelo menos, 5 pontos para sua equipe. Estas penalidades podem ser estendidas, a critério da Comissão Organizadora, até toda a pontuação.

g) Cada equipe possuirá um capitão ou capitã, que será responsável pela equipe perante a Comissão Organizadora e árbitros. Ao capitão ou capitã cabe especialmente a tarefa da inscrição da equipe e cumprimento dos horários determinados. Caso necessária a substituição desse aluno(a), ela deverá ser comunicada à Comissão Organizadora, e a equipe deverá aguardar a autorização do árbitro. h) Qualquer dúvida em relação ao regulamento ou em relação às regras

poderá ser esclarecida pelos professores Carlos, Eduardo, Shirley e Tammy.

i) As equipes participantes da disputa de uma dada modalidade obtêm 20 pontos. Os 30 pontos restantes serão distribuídos conforme discriminado a seguir:

 1º lugar ... 30 pontos;  2º lugar ... 25 pontos;  3º e 4º lugares... 20 pontos;  5º a 8º lugar... 15 pontos.

j) Qualquer equipe que tiver perdido um jogo por ausência, em qualquer modalidade e em qualquer etapa da competição, receberá zero ponto na modalidade.

XIX. Doação de Sangue

a) Cada turma deverá providenciar pessoas que se disponham a doar sangue. A doação deve ser feita no período de 25 de maio de 2009 a 3 de julho de 2009, em qualquer instituição especializada de Brasília.

b) No dia 3 de julho de 2009, das 8h às 16h, um aluno representante da turma deverá entregar, na sala de Coordenação da Semana Cultural (sala de professores do prédio verde escuro), comprovantes de

doação, carimbados e assinados em nome da instituição coletora.

c) Não terá validade documento de crédito de sangue ou reprodução em fotocópia, mesmo que autenticada. Após a Semana Cultural, os interessados poderão resgatar os originais com a Coordenação.

d) A pontuação será atribuída à turma segundo a quantidade de doadores, de acordo com a seguinte tabela:

 Ensino Fundamental 0 0 20 1 30 2 50 3 ou mais PONTOS QUANTIDADE DE DOADORES  Ensino Médio 0 0 10 1 20 2 30 3 40 4 50 5 ou mais PONTOS QUANTIDADE DE DOADORES Arrecadação de Donativos

As turmas devem entregar seus donativos das 8h às 12h, nos dias 1º e 2 de julho, de acordo com a seguinte tabela:

2/7, quinta-feira 1ª 2ª e 3ª 1º/7, quarta-feira 6º ao 9º DIA SÉRIE

As turmas que entregarem de acordo com a tabela acima terão prioridade no atendimento. As turmas que estiverem fora do dia estarão

sujeitas a aguardar uma disponibilidade.

Alimentos

e) Deverão ser entregues em embalagens fechadas os alimentos, em tipo e quantidade discriminados abaixo.

f) Caso a equipe doe alimentos não-constantes da lista, serão consideradas doações voluntárias e não entrarão na contagem dos pontos.

g) A equipe receberá 30 pontos ao concluir todos os itens pedidos na lista a seguir: 5 kg 5 kg Sal 10 kg 10 kg Café 10 kg 20 kg Farinha de Mandioca 20 kg 20 kg Fubá 30 kg 30 kg Açúcar 15 pacotes 10 pacotes Milharina 10 latas 10 latas Óleo 15 latas 5 latas Leite em Pó 35 kg 30 kg Macarrão 50 kg 40 kg Feijão 150 kg 70 kg Arroz QUANTIDADE (ens. médio) QUANTIDADE (ens. fundamental) RELAÇÃO DOS ALIMENTOS

h) O aluno responsável pelos donativos terá de conferir o recibo na hora da entrega. Não serão aceitas reclamações, em hipótese alguma, após a entrega do recibo.

Roupas

i) Serão aceitas roupas de qualquer tipo, em bom estado de uso, exceto peças íntimas e meias.

j) As roupas devem ser embaladas em sacos plásticos (roupas de adultos em saco preto e roupas de crianças em saco azul) com 10 peças em cada saco.

k) Não serão aceitas roupas sujas e/ou rasgadas.

l) A equipe receberá dez pontos se trouxer a quantidade mínima de 150 peças.

m) As turmas que entregaram roupas durante a Campanha do Agasalho de 2009 deverão apresentar o recibo referente, para que o número de peças já doadas possa ser descontado.

Brinquedos

n) Os brinquedos devem estar completos e em perfeito estado de uso. Brinquedos do tipo jogo devem ser entregues acondicionados em sacos plásticos. Não serão aceitos brinquedos que deem a ideia de violência (armas, espadas, estilingues...). Fica a critério dos professores Ton ou Mário a validação dos brinquedos.

o) A equipe receberá um total de 10 pontos se trouxer a quantidade mínima de 50 brinquedos.

(6)

XXI. Professores Responsáveis

 Maratona de Matemática: Carlos Sérgio;  Maratona de Português: Deolinda;

 Maratona de Línguas Estrangeiras: Denise Nery;  Mostra de Ciências: Marcos Kanso;

 Disputa Científica: Sandra Enoe;  Espaço Cultural: Reynaldo;

 Esportes: Carlos, Eduardo, Shirley e Tammy;  Xadrez: Eli;

 Painel: Margarete;

 Fotografia e Doação de Sangue: André Frattezi;

 Gincana: Ranieire (Ensino Fundamental) e Felipe (Ensino Médio);  Arrecadação de Donativos: Mário.

XXII. Recursos

Caso alguma equipe julgue ter sido prejudicada durante as atividades, deverá procurar o professor André Frattezi (sala de professores do prédio verde). O representante da equipe deverá preencher um formulário próprio e assiná-lo. O recebimento dos recursos encerra-se no dia 3 de julho, sexta-feira, às 16h30.

XXIII. Pontuação Final e Nota

a) Os pontos marcados pela turma, em cada competição, serão totalizados ao final da Semana Cultural e convertidos em parte da nota de todas as disciplinas no terceiro período, de acordo com a seguinte tabela (D.A. SERÁAMÉDIADASDEMAISAVALIAÇÕES):

1,5 + D.A. X ú 800 1,2 + D.A. 700 ñ X < 800 1,0 + D.A. 600 ñ X < 700 0,7 + D.A. 500 ñ X < 600 0,5 + D.A. 400 ñ X < 500 D.A. zero ñ X < 400 CÁLCULO DA NOTA DO PERÍODO (4º período) TOTAL DE PONTOS MARCADOS

PELA TURMA NA SEMANA (X)

b) O aluno cuja frequência seja inferior a 2 dias de atividades (apenas nos dias 1º, 2 e 3 de julho) não terá direito ao fator de ajuste de notas especificado na alínea a.

c) O aluno cuja frequência seja inferior a 2 dias de atividades deverá apresentar justificativa por meio de atestado médico para a Orientação. Neste caso, o aluno não receberá a pontuação.

d) O aluno cuja frequência seja inferior a 2 dias de atividades e não apresentar justificativa por meio de atestado médico terá a nota do terceiro período calculada multiplicando-se as DEMAIS AVALIAÇÕES (D.A.) pelo fator 0,9 (noventa por cento).

e) O aluno que sofrer sanção disciplinar durante o período da Semana Cultural terá a nota do terceiro período calculada multiplicando-se as DEMAIS AVALIAÇÕES (D.A.) pelo fator 0,9 (noventa por cento). f) Os alunos da equipe campeã de cada Classe receberão medalhas

comemorativas.

g) Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora (Coordenação).

Imagem

Referências

temas relacionados :