• Nenhum resultado encontrado

AS CRUZADAS. História do Cristianismo I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS CRUZADAS. História do Cristianismo I"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

AS CRUZADAS

História do Cristianismo I

(2)

AS CRUZADAS

Antecedentes

 Os séculos XI ao XIII marcam o auge do feudalismo com o reconhecimento dos direitos dos grandes nobres, a diminuição dos conflitos, a valorização da cavalaria, crescimento demográfico.

 Essas mudanças foram possibilitadas por vários fatores, tais como: fim das invasões, melhorias climáticas, desenvolvimento e/ou redescoberta de técnicas agrícolas, incorporação de novas terras (arroteamentos) destro da própria Europa, intensificação do comércio, crescimento da vida urbana, fortalecimento da Igreja.

(3)

AS CRUZADAS

Antecedentes

 A melhora das condições gerais da produção agrícola fez surgir pela primeira vez na Idade Média os excedentes de produção que eram apropriados pela nobreza laica e religiosa através de pesados tributos. Mesmo assim, registrou-se um grande crescimento populacional.

 A Europa começou a parecer pequena: os nobres que desejavam mais terras; os camponeses que tinham aumentar a produção para garantir sua sobrevivência; os comerciantes, principalmente italianos, cobiçavam o rico comércio com o Oriente.

(4)

AS CRUZADAS

Antecedentes

 Observem o gráfico no próximo slide.

 Vejam que a população cresce até que no século XIV há uma depressão. Este problema foi fruto de muitos fatores, dentre eles, a uma grande epidemia de Peste Bubônica, a chamada Peste Negra, que matou aproximadamente 1/3 da população européia; as guerras, como a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra; as revoltas camponesas; e a fome ocasionada pela perda de colheitas e falta de mão-de-obra.

(5)

AS CRUZADAS

Antecedentes

(6)

AS CRUZADAS

Antecedentes

 Jerusalém era Terra Santa tanto para cristãos, quanto por judeus e muçulmanos. A cidade era considerado como centro do mundo nos mapas da época, das mãos dos “infiéis”.

 Com a Expansão Islâmica, a Palestina tinha sido tomada pelos muçulmanos.

 A conquista dos turcos, em 1065, foi a origem dos problemas. Os turcos hostilizavam os peregrinos.  No século XI, com a pressão populacional dentro da

própria Europa, apareceu a oportunidade de tentar recuperar Jerusalém das mãos dos árabes.

(7)

AS CRUZADAS

Antecedentes

 O papa Urbano II recebeu em março de 1095 uma carta do Imperador Bizantino Alexis I Komnenos pedindo auxílio contra os muçulmanos (*turcos seljúcidas*) que tinham conquistado boa parte da Anatólia (*Ásia Menor*).

 Em novembro do mesmo ano, durante o Concílio de Clermont, o Papa conclamou a Cristandade a retomar à Terra Santa.

 O movimento ficou conhecido como Cruzada, porque os que se engajavam levavam o símbolo da cruz em sua roupa.

(8)

AS CRUZADAS

Antecedentes

(9)

AS CRUZADAS

Antecedentes

 Uma Cruzada é por princípio um movimento armado convocado pela Igreja com o intuito de recuperar terras que os cristãos acreditavam serem suas.

 Uma Cruzada – guerra santa – poderia ser movida contra os infiéis (*muçulmanos*) ou hereges.

 A Reconquista na Península Ibérica é uma Cruzada.

 No século XIII, o papa Inocêncio III convocou uma Cruzada contra os hereges cátaros no Sul da França.

(10)

AS CRUZADAS

Antecedentes

 Além da motivação religiosa, as Cruzadas foram animadas por outros interesses:

• Empurrar o excedente populacional (nobres e camponeses) para o Oriente, aliviando a pressão demográfica dentro da Europa;

• canalizar a violência dos cristãos contra “alvos legítimos”, no caso, os “infiéis”;

• era a oportunidade para os cavaleiros conseguirem fama e fortuna, talvez até um feudo;

• os comerciantes italianos viam as Cruzadas como uma grande possibilidade de ganhos comerciais.

(11)

AS CRUZADAS

Rumo à Jerusalém

 Quem participasse das Cruzadas recebia o perdão de seus pecados. Oferecer-se para sair em Cruzada também poderia implicar na anulação de penas por crimes cometidos.

 Um dos efeitos imediatos das Cruzadas foi o crescimento do antijudaísmo dentro da Europa. Os judeus passaram a ser alvo do furor dos cruzados, que viam neles também infiéis.

 Em muitos lugares, só a proteção dos grandes prelados salvou as comunidades judaicas do extermínio.

(12)

AS CRUZADAS

 Houve oito cruzadas contra os muçulmanos e houve outras não reconhecidas pela Igreja.

 A primeira das cruzadas “extra-oficiais” foi a Cruzada de Pedro, o Eremita, que, atendendo ao chamado de Urbano II, partiu à frente de 5000 camponeses e mendigos rumo a Jerusalém.

 Atingiram Constantinopla em 1096 e foram aconselhados pelos bizantinos a retornar.

 Como não tinham esta intenção, e estavam causando desordens na cidade, os bizantinos os transportaram até a Ásia Menor onde foram massacrados pelos turcos.

(13)

AS CRUZADAS

 Houve oito cruzadas contra os muçulmanos e houve outras não reconhecidas pela Igreja.

 A primeira das cruzadas “extra-oficiais” foi a Cruzada de Pedro, o Eremita, que, atendendo ao chamado de Urbano II, partiu à frente de 5000 camponeses e mendigos rumo a Jerusalém.

 Atingiram Constantinopla em 1096 e foram aconselhados pelos bizantinos a retornar.

 Como não tinham esta intenção, e estavam causando desordens na cidade, os bizantinos os transportaram até a Ásia Menor onde foram massacrados pelos turcos.

(14)

AS CRUZADAS

 Outra dessas Cruzadas populares foi a famosa “Cruzada das Crianças”, de 1212, que teve um ramo francês e outro alemão.

 Inspirada por pregadores populares, ela terminou se tornando uma grande tragédia.

(15)

AS CRUZADAS

 As crianças francesas se dirigiram a Paris, onde sem o apoio do Rei, receberam oferta de armadores. Agora, tinham os navios para poderem ir “libertar Jerusalém”. Alguns barcos afundaram, e os sobreviventes foram vendidos em mercados de escravos do Egito. Em sua homenagem foi construída a Igreja dos Santos Inocentes em Paris.  Os Cruzados alemães foram direção à Roma mas a

nobreza e a igreja, temendo revoltas, insuflou a população contra as crianças que, de santos, passaram a ser vistos como inspirados pelo diabo. A maioria foi morreu, poucos voltaram para casa.

(16)

AS CRUZADAS

 Mapa da I Cruzada.  Os muçulmanos chamavam os cristãos de “francos”, pois a maioria dos primeiros cruzados era francesa.

(17)

AS CRUZADAS

 Por ordem as Cruzadas oficiais foram:

 1ª Cruzada (1096-99): Composta por grandes senhores, partiu sob os auspícios de Urbano II. Tomou dos muçulmanos uma parte da Ásia Menor e Jerusalém onde se fundaram reinos cristãos sob o modelo feudal.

 Os cristãos promoveram massacres indiscriminados na cidade, não pouparam os inimigos muçulmanos, nem outros cristãos, nem judeus.

 Fundaram-se nesse momento as Ordens dos Templários e Hospitalários.

(18)

AS CRUZADAS

 As terras conquistadas pelos cristãos foram organizadas segundo o modelo feudal francês.

 O mais importantes desses reinos era o de Jerusalém.

 As Ordens de Cavalaria tiveram papel importante na região, mas os ataques dos muçulmanos recomeçaram.  Uma nova Cruzada foi

(19)

AS CRUZADAS

 2ª Cruzada (1147-49): Congregou vários príncipes europeus, entre eles o Imperador Conrado II e o Rei Luís VII da França. Marcada pelos desentendimentos, foi um grande fracasso.

 Sob o comando de Saladino, curdo nascido no Egito, os muçulmanos recuperaram praticamente todos os territórios nas mãos dos cristãos. Por fim, em 2 de outubro de 1187, Jerusalém foi tomada.

 O nobre Balian de Ibelin, nobre francês responsável pela defesa da cidade, conseguiu negociar com Saladino a liberação de boa parte da população cristã. Os judeus foram protegidos por Saladino.

(20)

AS CRUZADAS

 3ª Cruzada (1189-92): Uma das mais conhecidas, a “Cruzada dos Reis” reuniu o Imperador Frederico, Barba Ruiva (*faleceu na Terra Santa*), o Rei Filipe Augusto da França e o Rei Ricardo Coração de Leão da Inglaterra. Do outro lado os muçulmanos eram comandados por Saladino.

 O conflito entre os gênios militares (*Saladino de um lado e Ricardo do outro*) deu aura romântica à esta Cruzada de batalhas sangrentas, negociações diplomáticas e traições. Não conquistou a Terra Santa, mas conseguiu para os cristãos o direito à peregrinação.

(21)

AS CRUZADAS

 4ª Cruzada (1202-04): convocada pelo Papa Inocêncio III, foi ditada por interesses comerciais dos venezianos e da nobreza por terras, abandonou o objetivo de conquistar a Terra Santa e a capital dos Bizantinos. Fundou-se então o Império Latino de Constantinopla.

 5ª Cruzada (1213/1217-21): Liderada pelo Rei André II da Hungria, o Duque Leopoldo IV da Áustria, atacou o Egito antes de se dirigirem para Jerusalém. Contou com auxílio de um sultanato turco. Francisco de Assis participou da expedição com o objetivo de pregar aos muçulmanos. Alguns franciscanos foram martirizados no Egito.

(22)

AS CRUZADAS

 6ª Cruzada (1228-29): Liderada pelo Imperador Frederico II que, ao invés de guerrear, negociou a liberação de Jerusalém e outros lugares sagrados cristãos para a peregrinação.

 Frederico tinha enviado tropas para a 5ª Cruzada, mas evitou participar diretamente, porque estava envolvido em lutas dentro da Europa. Como prometeu várias vezes e não partiu para a Cruzada, foi excomungado pelo papa Gregório IX.

 Hábil diplomata, conhecedor de várias línguas, e com um exército em caso de emergência, o Imperador conseguiu impressionar os muçulmanos. Em 1244, os turcos desfizeram o tratado.

(23)
(24)

AS CRUZADAS

 7ª Cruzada (1248-54): Luís IX, rei da França, tenta conquistar o Egito. Toma Damieta em 1249 mas seu exército é dizimado pelo tifo e o rei é feito prisioneiro.

 Seus vassalos tiveram que reunir grande soma para resgatá-lo. Depois de libertado retorna ao seu país.

 8ª Cruzada (1270): Nova tentativa de Luís IX que acaba morrendo de tifo na Tunísia. Por causa de sua piedade e martírio Luís IX foi canonizado.

(25)

AS CRUZADAS

 9ª Cruzada (1271–1272)?

 Nem sempre a contagem das Cruzadas é a mesma em todos os livros. A 5ª e a 6ª Cruzadas podem ser consideradas como uma só por causa da participação de Frederico II, ou a 7ª e a 8ª uma única porque foram lideradas por Luís IX.

 Assim, a 9ª Cruzada, liderada por Eduardo, Príncipe Herdeiro da Inglaterra, é vista como parte da 8ª. As tropas atacaram a Terra Santa, conseguiram algumas vitórias, mas recuaram por não terem condição de tomar Jerusalém. Um assassino tentou matar o príncipe, que quase morreu na Palestina.

(26)
(27)

AFINAL, PARA QUE SERVIRAM AS

CRUZADAS?

 As Cruzadas não conseguiram o reconquistar a Terra Santa, mas trouxeram muitas mudanças para a Europa:

• Crescimento do comércio.

• Permitiram um maior intercâmbio com o Oriente de onde vieram novos produtos agrícolas (cana-de-açúcar, arroz), técnicas de cultivo e de produção de tecidos.

• Os maiores beneficiados com a dinamização do comércio no Mediterrâneo foram os italianos de Gênova e Veneza.

(28)

PARA QUE SERVIRAM AS

CRUZADAS?

• Crise do Feudalismo → fracassos militares, o endividamento e a morte de muitos nobres permitiu o avanço do poder real e o enfraquecimento dos laços de servidão.

• Enfraquecimento dos poderes universais (*imperador e papa*) → fortalecimento do poder dos reis.

• A intensificação do intercâmbio cultural com o Oriente (Islã e Bizâncio) → além de trazer novas (e velhas) idéias para a Europa, auxiliou no “refinamento” da sociedade européia.

(29)

PARA QUE SERVIRAM AS

CRUZADAS?

• Fundação de várias Ordens Militares, algumas delas, como a dos Cavaleiros Teutônicos, existem ainda hoje.

• Os Teutônicos atuaram no

leste Europeu → na

evangelização e na expansão dos interesses comerciais da Liga Hanseática.

• Intolerância religiosa → a agressão dos cristãos acirrou a rivalidade com os muçulmanos que, por sua vez, começaram a diminuir a sua tolerância em relação aos cristãos.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, de acordo com o conceito de inovação ambiental, podemos agrupá-las em três dimensões: produtos/ serviços, processos e mercado (posição e paradigma), como por

 Como muitas das actividades no Árctico são actualmente condicionadas pelo gelo do mar, a diminuição da extensão de gelo do mar poderia ser um estímulo para o..

A CPL, IP tem desenvolvido esforços no sentido de promover mecanismos de motivação dos seus colaboradores, diversos dos que decorrem da aplicação da Lei no que se refere à

Associação Ajudar Outros  Pinturas faciais, moldagem de balões, apresentação do stand, pinturas de desenhos, “cantinho da leitura” com livros para crianças até os 12

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

R: O monoteísmo, ou seja, a crença em um único Deus. Dário também criou uma ____________ para todo território persa, o dárico, que facilitou o comércio. 17- Cite a