• Nenhum resultado encontrado

Fórum de Associações de Educação Teológica se reúne em Buenos Aires. Simpósio ASTE/2006 reflete sobre os Pentecostalismos Brasileiros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fórum de Associações de Educação Teológica se reúne em Buenos Aires. Simpósio ASTE/2006 reflete sobre os Pentecostalismos Brasileiros"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

2007

Fórum de Associações de Educação

Teológica se reúne em Buenos Aires

Simpósio ASTE/2006 reflete sobre

os “Pentecostalismos Brasileiros”

ASTE presente no THEOlogando

Internacional

A ASTE no FE Brasil

Dicionário Brasileiro de Teologia:

publicação no início de 2008

Dr. Odair Pedroso Mateus em nova

etapa do seu ministério

(2)

2007

boletim novembro

texto: Fernando Bortolleto Filho projeto gráfico: emblema•Marcos Gianelli marcos.gianelli@gmail.com ASTE - Associação de Seminários Teológicos Evangélicos rua rego freitas, 530 f.13 01220-010 são paulo, sp tel +11 3257 5462 fax +11 3256 9896 e-mail: aste@uol.com.br www.aste.org.br

Seções

Cursos, Simpósios, Conferências, Eventos . . . p.04 Revistas . . . p.05 Livros, Dissertações e Teses . . . . . . p.07 Aste Informa . . . . . . p.11

(3)

Homenagem

Saudades do nosso amigo

Dr. Antonia Gouvêa Mendonça

1922 - 2007

O Dr. Mendonça foi um grande amigo da ASTE;

ocupou a presidência por oito anos e sempre esteve

interessado nos projetos da Associação.

Na comemoração do 40º aniversário da ASTE, foi o

pregador do culto solene e preletor naquele simpósio

comemorativo.

(4)

Cursos, Simpósios, Conferências, Eventos

I Congresso de Teologia na Escola de Pastores

O Seminário Escola de Pastores, localizado em Niterói – RJ, realizou, de 28 a 30 de junho, seu I Congresso de Teologia. Os convidados especiais foram: Russel Shedd, Hernandes Dias Lopes e Eduardo Rosa Pedreira.

III Fórum de Ciências Bíblicas

Fórum promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil, com o tema central: O Desafio da Tradução da Bíblia –

Tradutores e Agências Unidos num Empreendimento Gigantesco, nos dias 8 e 9 de junho, nas dependências do

Museu da Bíblia em Barueri – SP. Três palestras foram apresentadas em cada dia. O Fórum já está criando uma tradição; é um evento de destaque para os interessados nos estudos bíblicos.

Religião e Sociedade na América Latina

Este é o nome do curso de extensão que a Fundação Memorial da América Latina, em São Paulo, está promovendo no segundo semestre de 2007 em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo. O curso está sendo realizado de agosto a dezembro, contando com especialistas em ciências sociais de diversas universidades de São Paulo.

www.memorial.sp.gov.br

Este livreto é uma

declaração teológica da

Rede Ecumênica em

Defesa das Pessoas com

Deficiência, do Conselho

Mundial de Igrejas

(5)

Revistas • Revistas • Revistas

Revista Horizonte

Revista de estudos de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Para consultar, entre no endereço abaixo:

http://www.pucminas.br/home/pagina.php?codigo=2206

Revista Tempo e Presença digital

Confira a Revista Tempo e Presença na internet:

www.koinonia.org.br/tpdigital

Conheça o Grupo Oracula e Revista Eletrônica Oracula

O Grupo Oracula articula professores, doutorandos e mestrandos da área da literatura bíblica, bem como da história da antiguidade, para estudo da apocalíptica judaica e cristã primitiva, com métodos da história da religião e da exegese bíblica.

O grupo se organizou como projeto temático FAPESP intitulado “Estruturas Religiosas Convergentes no Judaísmo e no Cristianismo do Primeiro Século, de 1999 a 2003.

Promoveu publicações especializadas sobre a temática e seminários de pesquisa nos quais estabeleceu intercâmbios e interação com pesquisadores de universidades estrangeiras (como Oxford, Yale, Amsterdan) e de universidades brasileiras (como Unicamp, UnB, UFRJ, UFES).

Das atividades de pesquisa do grupo resultaram dissertações de mestrado e doutorado orientadas pelo pesquisador líder, assim como na produção específica do grupo na pós-graduação e graduação.

Já estão disponíveis 6 números da Revista Eletrônica Oracula. Confira!

(6)

Este importante

trabalho coletivo

na área de

Pastoral,

publicado em

parceria: ASTE e

CETELA, estará

disponível no

início de 2008.

Uma coletânea de 36

sermões do Rev. Carlos

Eduardo B. Calvani

(7)

Livros, Dissertações e Teses

Dicionário Semântico do Hebraico Bíblico

O desenvolvimento de um projeto inovador tem sido acompanhado com grande expectativa por teólogos, antropólogos e pesquisadores dedicados ao estudo da Bíblia, em todo o mundo. Trata-se do Dicionário Semântico do Hebraico Bíblico (DSHB), concebido para ser utilizado de forma eletrônica, com acesso gratuito na Internet, e que está sendo desenvolvido simultaneamente em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e português. A iniciativa é apoiada internacionalmente pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) e, localmente, pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Lançado oficialmente em 2002, na Inglaterra, o projeto original Semantic Dictionary of Biblical Hebrew ganhou amplo apoio da comunidade acadêmica e passou a ser desenvolvido por um grupo de pesquisadores internacionais, com representação em todos os continentes. Cinco anos depois, mais de 30% do trabalho em inglês estão concluídos, reunindo perto de 2,5 mil verbetes.

Por sua importância e grandiosidade, a Sociedade Bíblica do Brasil resolveu encampar a iniciativa no Brasil e escolheu o acadêmico e teólogo Enio R. Mueller para coordenar a edição nacional.

Novas reedições em 2008:

Novas reedições em 2008:

Novas reedições em 2008:

Novas reedições em 2008:

Novas reedições em 2008:

Atualidade dos Pais da Igreja – A. Benoit

A Pessoa de Cristo – G. C. Berkouwer

História do Culto Protestante no Brasil – C. J. Hahn

Lançamento de um Hinário Wesleyano

O Hinário Wesleyano Mil Vozes é mais uma contribuição da FaTeo com a celebração do 300º aniversário de Charles Wesley. A primeira foi a realização da Semana Wesleyana 2007 com o tema “Mil Vozes para celebrar”, promovida pelo Centro de Estudos Wesleyanos, com a coordenação do prof. Luiz Carlos Ramos, da Coordenação de Liturgia da FaTeo, que resultou na produção do Hinário.

Os dois volumes do Hinário, publicados pela Editeo, são acompanhados com CDs e apresentam hinos com letra de Charles Wesley e música de Simei Monteiro. O primeiro volume tem hinos clássicos e o segundo hinos contemporâneos. Participam do vocal e do instrumental professores/as, alunos/as, funcionários/as e colaboradores/ as da FaTeo e da Universidade Metodista de São Paulo.

(8)

SIMPÓSIO ASTE 2006 – SALVADOR, BA

Paulo Garcia (d) e o preletor Gedeon Freire de Alencar

O Presidente da Aste - Manoel Bernardido

Pr. Djalma, do ITEBA, pregador de culto de abertura

(9)

Gerson Lacerda e o preletor Leonildo Silveira Campos

Nelson Kilpp (d) e o preletor Key Yuasa

SIMPÓSIO ASTE 2006 – SALVADOR, BA

Participações musicais no culto de abertura

Maria Betânia coordenando o painel com professores de instituições pentecostais

Gerson Linden (d) com o preletor Paulo Ayres Mattos

(10)

Livros, Dissertações e Teses

Revista

Revista

Revista

Revista

Revista

Simpósio 48

Simpósio 48

Simpósio 48

Simpósio 48

Simpósio 48

O Número 48 da Revista Simpósio

traz as palestras e os estudos

A OBRA

COLETIVA

MAIS IMPORTANTE

PUBLICADA PELA

ASTE EM SUA

HISTÓRIA

Disponível

no início

de 2008

(11)

ASTE Informa • ASTE Informa • ASTE Informa

ASTE presente no THEOlogando Internacional

No mês de outubro, de 24 a 27, ocorreu em São Paulo um grande evento teológico. THEOlogando Internacional foi o nome dado ao encontro, uma realização de Fonte Editorial, uma editora teológica de São Paulo.

Houve um espaço para divulgação de literatura teológica, e a ASTE esteve presente, apresentando suas publicações em um stand.

O encontro contou, nas palestras principais, com teólogos de grande expressão, como Leonardo Boff, J. Dominic Crossan, Rubem Alves, Milton Schwantes, Frei Betto e José Comblin. Pela manhã, eram apresentadas as palestras principais e, na parte da tarde, os participantes escolhiam temas de preferência, oferecidos em salas de comunicações. O evento ocorreu no Centro de Convenções Rebouças e contou com mais de 400 participantes.

Dr. Odair Pedroso Mateus em nova etapa do

seu ministério

O querido irmão, Dr. Odair Pedroso Mateus, Secretário Geral da ASTE de 1995 a 1999, atuou durante sete anos como Secretário Executivo do Departamento de Teologia da Aliança Mundial de Igrejas Reformadas – AMIR.

A ASTE no FE Brasil

Uma das importantes decisões tomadas na Assembléia Geral da ASTE de dezembro de 2006, em Salvador-BA, foi a de fazer parte oficialmente do Fórum Ecumênico (FE) Brasil.

O Fórum Ecumênico Brasil não pretende ser mais um organismo ecumênico, juridicamente constituído. O nome escolhido já o indica. Ele pretende ser um espaço de reflexão e compartilhamento. Igrejas e organismos ecumênicos participam do fórum, trazendo suas experiências e articulando ações com maior força e dinamismo. Já no ano passado, o Diretor Executivo da ASTE participou de reuniões do FE Brasil como convidado. Posteriormente, a ASTE recebeu o convite para participação efetiva como membro, o que se concretizou com a decisão da assembléia. Certamente essa participação nos enriquecerá, a partir do exercício do diálogo e comunhão. A partir de junho deste ano, o Dr. Odair deixa a AMIR, assumindo novos desafios, colaborando com o Conselho Mundial de Igrejas em duas frentes: lecionado no Instituto Ecumênico de Bossey e atuando como membro da Comissão de Fé e Ordem.

O número 57 da revista teológica da AMIR, Reformed World, é dedicada ao Dr. Odair, reconhecendo o seu excelente trabalho. Nós, da ASTE, desejamos ao amigo Odair um feliz período de trabalho nesta nova etapa de seu ministério.

(12)

ASTE Informa • ASTE Informa • ASTE Informa

Fórum de Associações de Educação Teológica se reúne em

Buenos Aires

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto ocorreu em Buenos Aires mais uma reunião do Fórum de Associações de Educação Teológica. Dela participaram (ver fotos):

500 anos de João Calvino

Enquanto as comunidades protestantes de todo o mundo começam a preparar seu testemunho e história para celebrar os 500 anos do reformador João Calvino, a Federação Suíça de Iglesias Protestantes (FSPC) lançou oficialmente o portal do Jubileu de João Calvino 2009. Em quatro idiomas, o portal interativo oferece informações sobre o 500º aniversário.

O projeto foi lançado na rede no dia 28 de setembro, quando a FSPC inaugurou a página oficial. O endereço www.calvin09.org dispõe de informação em quatro idiomas, inclusive em espanhol, sobre João Calvino, que incluem elementos interativos em relação ao 500º aniversário e um calendário que compila os eventos comemorativos em todo mundo. Também é possível baixar, gratuitamente, diferentes materiais para preparar o jubileu e documentos dos diferentes eventos. (notícia publicada pela ALC)

- José Duque (consultor ETE para América Latina)

- Fernando Bortoletto Filho e Manoel Bernardino de Santana Filho (Diretor Executivo e Presidente da ASTE)

- Guillermo Steinfeld e Welvi Enríquez (Secretário Executivo e Presidente da ASIT)

- Roberto Zwetsch (Secretário Executivo de CETELA) - Matthias Preiswerk (assessor e coordenador de SPT)

Foi uma reunião muito produtiva. Houve oportunidade para avaliação de nossas associações, com a assessoria do Dr. Matthias Preiswerk. Foi realizada uma importante reflexão sobre a questão da qualidade em educação teológica.

Para o futuro, o Fórum colocou importantes objetivos e propostas que serão divulgados oportunamente.

A reunião de Buenos Aires foi a quarta de uma série iniciada em 1997 no Chile, seguida por outra em 1999, em Matanzas, e outra em Medellín, em 2002.

Reuniões Refeição

Em pé: Matthias Preiswerk, Roberto Zwetsch, Fernando Bortoletto Filho e Guillermo Steinfeld; sentados: José Duque, Manoel Bernardino de Santana Filho e Welvi Enríquez.

(13)

Simpósio ASTE/2006 reflete sobre os “Pentecostalismos

Brasileiros”

O Simpósio ASTE/2006 foi realizado em Salvador-BA, de 11 a 14 de dezembro. Desde 1998 a ASTE não realizava um Simpósio no nordeste. Cinco convidados apresentaram palestras com os seguintes temas:

- Leonildo Silveira Campos – Raízes históricas e sociais do Pentecostalimo - Gedeon Freire de Alencar – A matriz pentecostal brasileira

- Esequias Soares – Referenciais teológicos da Igreja Assembléia de Deus

- Paulo Ayres Mattos – A teologia do sacrifício na Igreja Universal do Reino de Deus - Key Yuasa – Referenciais teológicos da Congregação Cristã do Brasil

Houve oportunidade para uma visita ao ITEBA – Instituto de Educação Teológica da Bahia, uma instituição filiada à ASTE com sede em Salvador que comemorou, em 2006, 20 anos de atividades. O ITEBA, na verdade, foi a instituição que recebeu a ASTE em Salvador, com muito carinho e dedicação.

O Simpósio contou com 54 participantes. Na Assembléia da ASTE, que ocorre sempre juntamente com o Simpósio, foram recebidas mais três instituições filiadas.

Centro de Estudos Wesleyanos na internet

A página do Centro de Estudos Wesleyanos foi criada para facilitar o acesso as fontes primárias e secundárias da pesquisa wesleyana presentes na internet. Em todo mundo há iniciativas na área de Estudos Wesleyanos tendo em vista digitalizar diários, cartas, sermões, obras, comentários bíblicos, imagens, e editar estudos e revistas eletrônicas. Nunca foi tão fácil ter acesso a fontes primárias e secundárias - independente do próprio lugar de trabalho - para pessoalmente construir conhecimento, especialmente, para aqueles que possuem conhecimento das línguas inglesa e espanhola. Desejamos contribuir para uma ampla discussão sobre a relação entre o passado, o presente e o futuro de uma tradição espiritual e teológica rica, e, no mesmo momento, também devedora do cristianismo mundial.

Helmut Renders,

Editor da página na Internet do CEW www.metodista.br/cew

SBB destaca 2008 como o “Ano da Bíblia”

Uma informação e um ponto para reflexão

Das quarenta instituições filiadas à ASTE, vinte e uma são credenciadas pelo MEC, têm cursos autorizados ou estão em fase adiantada no processo de autorização.

A abertura para o credenciamento oficial dos cursos de teologia já tem mais de oito anos (parecer 241/99). Seria interessante realizar, em 2008, uma reflexão sobre o assunto entre as instituições filiadas à ASTE.

(14)

Teologia do

Antigo

Testamento

G. von Rad

2ª edição

História da

Igreja Cristã

W. Walker

3ª edição

(15)
(16)

história estatuto filiados publicações links interessantes novidades boletim on-line

www.

www.

www.

www.

www.

visite o site

da associação de seminários teológicos evangélicos

aste

aste

aste

aste

aste

.org.br

.org.br

.org.br

.org.br

.org.br

Referências

Documentos relacionados

Quadro Observação direta Manual Atividades de aula CD-Áudio Trabalhos de casa CD-ROM Testes formativos Leitor de CD Testes sumativos Livro de atividades Portefólio Dossiê

Por definição, explicações fundamentadas em premissas simples são mais plausíveis e satisfatórias que teorias segundo as quais é necessário postular eventos complexos

I – estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade da Educação de

I – estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade da

Apresentar declaração da(s) escola(s) na qual cursou todas as séries do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, comprovando a sua natureza jurídica (Administração

Devedor: MANOEL LUIZ DA SILVA - Protocolo: 4854934 - Natureza: Certidão da Dívida Ativa - Motivo: Endereço Não Localizado.. Devedor: MARCELLE DE MOURA JUNQUILHO - Protocolo:

OBS : Quando não for usar o aparelho por longo período de tempo, remova o cabo de força da tomada, puxando sempre pelo plugue, nunca pelo

O servodriver geralmente possui display, disponibilizando para o usuário as informações de Velocidade do Campo, Comandos de Velocidade, Comandos de Torque, Número de pulsos a