• Nenhum resultado encontrado

DIÁLOGOS EM MARIENBAD RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E CINEMA Ponta Delgada, 29 de Setembro a 1 de Outubro de 2011 PARTICIPANTES. (ordenação alfabética)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIÁLOGOS EM MARIENBAD RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E CINEMA Ponta Delgada, 29 de Setembro a 1 de Outubro de 2011 PARTICIPANTES. (ordenação alfabética)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

D

IÁLOGOS EM

M

ARIENBAD

— R

ELAÇÕES ENTRE

L

ITERATURA E

C

INEMA

Ponta Delgada, 29 de Setembro a 1 de Outubro de 2011

PARTICIPANTES

(ordenação alfabética)

Abílio Manuel Hernandez Ventura Cardoso / Universidade de Coimbra

Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde é director do Colégio das Artes. Membro do Centro de Lite-ratura Portuguesa. Tem na história e na estética do cinema, no film noir, nas articulações cinema / literatura e cinema / arquitectura, e na lite-ratura modernista de expressão inglesa as suas principais áreas de inte-resse académico e de investigação.

Entre as suas muitas publicações nestes domínios, destacam-se: “Cinema e Arquitectura: a pele e a pedra, o corpo e a cidade”, a aguardar publicação nas actas do Congresso Internacional CinemArchitecture (Faculdade de Arquitectura do Porto, 2008); “O Imaginário do mito no cinema: Edipo Re, de Pier Paolo Pasolini”, in Mito clássico no imaginário ocidental, coord. Maria de Fátima Silva et al.. Coimbra, Ariadne Editora, 2006; “Niente è più possibile ormai: o sagrado e o profano em Medeia, de Pier Paolo Pasolini” in Som e imagem no ensino dos Estudos Clássicos, org. J. Ribeiro Ferreira e P. Barata Dias. Coimbra, Instituto de Estudos Clássicos, 2002; “Subjectividade, desejo e morte no film noir americano”, in Crime, detecção e castigo: estudos sobre literatura policial, org. por G. Vilas-Boas e Mª de Lurdes Sampaio. Porto, Granito Editores, 2001; “Da palavra e do silêncio: o diálogo impossível em ‘The Sisters’, de James Joyce”, in ars interpretandi: diálogo e tempo. Porto, Fundação Eng. António de Almeida, 2000; “Viaje a la luna, de Federico García Lorca: la

(2)

pulsión de la escritura bajo el deseo del filme”, Semiosfera: Humanidades / Tecnologías, nº 8 (1999), 89-99; “De Ítaca a Dublin: a odisseia da palavra em Ulysses de James Joyce”. Dissertação de doutoramento. Universidade de Coimbra, 1991.

António Apolinário Lourenço / Universidade de Coimbra

Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Membro do Centro de Literatura Portuguesa, onde coordena o grupo de investigação ‘Literatura sem Fronteiras’, em cuja esfera este colóquio se inscreve. É professor de Literatura Espanhola e coordenador da área de Estudos Espanhóis.

Entre os livros que publicou, destacam-se Identidade e alteridade em Fernando Pessoa e Antonio Machado (1995, traduzido para espanhol em 1997), Eça de Queirós e o Naturalismo na Península Ibérica (2005) e Fer-nando Pessoa (2009). Coordena a colecção “Biblioteca Lusitana” da edi-tora Angelus Novus, na qual editou uma edição anotada e comentada da Mensagem de Fernando Pessoa (2008).

Catarina Gaspar da Costa Maia / Universidade de Coimbra

Licenciada em Estudos Artísticos, variante de Cinema, pela Uni-versidade de Coimbra (2007). Fez o curso de especialização em Estudos Fílmicos e da Imagem na mesma universidade (2008). Integra o Grupo 6 — Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Projecto “A Crítica Cinematográfica em Portugal”. Actualmente prepara o seu doutoramento em Estudos Fílmicos com uma tese sobre “A moral no cinema de João César Monteiro”.

Publicou: “Que é o teu nada comparado ao estupor que nos espera: Ritos sacrificiais na génese do cinema de João César Monteiro”, Penetrarte (2005), “O Medo e o desejo do efémero na performance con-temporânea”, (2006), “Meu Deus, dai-nos sempre poetas assim obs-curos!”, Sinais de Cena (2008), “O Eterno retorno: Memória e identidade

(3)

em Non, ou a Vã Glória de Mandar”, SCRIPT (2009), disponível em

http://www.ccbi.ubi.pt/script/index.php, e “Será o riso a enterrar-te: o humor na obra de João César Monteiro”, Drama (2010).

Clara Rowland / Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar no Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da mesma instituição. Desenvolve o seu tra-balho nas áreas da Literatura Brasileira e da Literatura Comparada. Concluiu o doutoramento em Estudos Comparatistas em 2009 com a tese A Forma do Meio: Livro e Narração na Obra de João Guimarães Rosa, que será publicada em 2011 pela UNICAMP. Coordena actualmente um projecto

de investigação sobre as relações entre escrita e cinema no Centro de Estudos Comparatistas.

Darlene Sadlier / Universidade de Indiana, EE UU

Professora Catedrática do Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Indiana. Foi directora do Departamento entre 1996 e 2000, e directora do Curso de Português entre 1979 e 1996 e de 2000 em diante. Os seus vários estudos, publicados sob a forma de livro ou de artigo científico, testemunham um particular interesse pela cultura e pela literatura portuguesas e brasileiras.

Da sua produção científica mais recente fazem parte: Brazil Ima-gined, 1500 to the Present (2008), Nelson Pereira dos Santos (2003), An Introduction to Fernando Pessoa: Modernism and the Paradoxes of Authorship (2009 [1998]), Latin American Melodrama: Passion, Pathos and Enterteinment (2009, como organizadora do volume), Fernando Pessoa (1997, como organizadora do volume monográfico do Indiana Journal of Hispanic Studies — o n.º 9 — dedicado a Pessoa). Os artigos e capítulos de livros da sua lavra vão além das três dezenas.

(4)

Francisco Darío Villanueva Prieto / Universidade de Santiago de Compostela

e Real Academia Española

Doctor en Filosofía y Letras por la Universidad Autónoma de Madrid. Rector de la USC entre 1994-2002. Doctor honoris causa por siete Uni-versidades de Reino Unido, Suecia, USA, Argentina y Perú. Profesor en las Facultades de Ciencias de Comunicación y de Filología de la USC. Pre-sidente de honor de la Sociedad Española de Literatura General y Com-parada. Director del consejo científico de la Biblioteca Virtual Miguel de Cerventes. Académico de número de la Real Academia Española de la que es Secretario.

Libros últimos: Theories of Literary Realism (199), Valle-Inclán, novelista del Modernismo (2005), La poética de la lectura en Quevedo (2007), Imágenes de la ciudad: Poesía y cine de Whitman a Lorca (2008), El Quijote antes del cinema (2008) Las fábulas mentirosas. Lectura, rea-lidad, ficción (2008).

Campos de investigación: narratología, realismo, fenomenología lite-raria, literatura comparada, precinema, cine y literatura.

James Otis Naremore / Universidade de Indiana, EE UU

Chancellors’ Emeritus Professor dos Departamentos de Comunicação e Cultura, Literatura Inglesa e Literatura Comparada da Universidade de Indiana. Foi Professor Convidado da Universidade de Hamburgo (Lite-ratura Inglesa) e da Universidade de Chicago (Estudos Fílmicos e dos Media). A sua prestigiada condição de docente e de investigador traduz-se numa copiosa bibliografia (mais de uma centena de artigos científicos, capítulos de livros e recensões críticas; mais de uma dezena de livros, nos quais figura como autor ou como organizador e colaborador), nos muitos e variados cursos leccionados, e ainda na orientação ou co-orientação de mais de uma trintena de teses de doutoramento dedicadas aos domínios dos estudos fílmicos e / ou literários.

(5)

Das suas publicações em livro, destaque para duas ou três bem recentes: Sweet Smell of Success (2010), More than Night: Film Noir in Its Contexts (2008, com tradução para chinês em 2009), On Kubrick (2007, com tradução para o russo e para o italiano em curso de publi-cação).

João Botelho / Cineasta — ArdeFilmes

Nasceu em Lamego, 1949. Frequentou a Escola de Cinema do Con-servatório Nacional e foi cineclubista no Porto e em Coimbra, cidade onde dirigiu o CITAC — Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra. A sua ligação ao cinema, enquanto forma de expressão, ocorre tanto pela via da crítica (colabora em publicações várias, como a Gazeta da Semana e M, revista que fundou), quanto pela da realização, sendo hoje um cineasta reconhecido no espaço europeu, com presença regular no Fes-tival de Veneza e obra premiada.

Contadas as curtas e as longas-metragens, ultrapassa a vintena o total dos seus filmes, entre os quais figuram Conversa Acabada (1981), sobre Pessoa e Sá-Carneiro, e A Corte do Norte (2009), que parte do romance homónimo de Agustina Bessa Luís e registou uma Menção Hon-rosa no Festival Internazionale del Film di Roma. O seu novo filme é uma muito aguardada adaptação do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa/Bernardo Soares.

Manuel Portela / Universidade de Coimbra

Professor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É membro do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Foi Director do Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, entre 2005 e 2008. Publicou em 2003 a obra O Comércio da Literatura: Mercado e Repre-sentação, um estudo sobre o mercado literário inglês no século XVIII. É autor de dezasseis volumes de tradução, incluindo as primeiras edições

(6)

portuguesas de Cantigas da Inocência e da Experiência (1994; 2007) e Milton (2009), de William Blake, e de A Vida e Opiniões de Tristram Shandy, de Laurence Sterne (2 vols, 1997-98), pela qual recebeu o Grande Prémio de Tradução. Tem artigos publicados nas revistas Text (University of Michigan Press), Leonardo (M.I.T. Press), Comparative Critical Studies (University of Edinburgh Press), European Journal of English Studies (Routledge), Cadernos de Literatura Comparada (Uni-versidade do Porto), Biblos (Universidade de Coimbra), Cibertex-tualidades (Universidade Fernando Pessoa), Inimigo Rumor (7 Letras/ Angelus Novus) e Relâmpago (Fundação Luís Miguel Nava).

Nos últimos anos tem investigado a digitalização da literatura, tendo criado diversos programas de ensino no domínio das humanidades digitais: «Cultura Digital e Estudos Literários», «Arquivos e Edições Elec-trónicas», «Literatura e Média na Era Digital», «Introdução aos Novos Média» e «Poesia Cinética». É autor e web-designer do sítio DigLitWeb: Digital Literature Web <www.ci.uc.pt/diglit> (2005-2010).

Maria Leonor Sampaio da Silva / Universidade dos Açores

Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores. As suas principais áreas de inte-resse académico, na esfera do ensino como na da investigação, situam-se nos campos da cultura contemporânea e dos estudos visuais: estudos cul-turais e teoria da imagem e da representação, nomeadamente fotografia colonial. No âmbito da sua acção no DLLM, foi responsável pela Secção de Estudos Anglo-americanos, é coordenadora do curso de 2.º ciclo em Tra-dução e Assessoria Linguística, directora do Gabinete de TraTra-dução e Con-sultoria Linguística, e consultora da Direcção Regional da Educação para as Acções de Formação na área do Inglês. Tem publicado, em revistas da especialidade, artigos científicos relacionados com os seus domínios de actuação académica. Integra o CHAM — Centro de História Além Mar,

(7)

uma unidade de I&D da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade

dos Açores.

Osvaldo Manuel Silvestre / Universidade de Coimbra

Professor Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Cul-turas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Tem lec-cionado cadeiras nas licenciaturas em Línguas e Literaturas Modernas e Estudos Portugueses e Lusófonos, na área da Teoria da Literatura, em que se doutorou, e ainda na licenciatura em Estudos Artísticos (Estética, Arte e Multimédia, Introdução aos Novos Média, Análise de Filmes). Também lecciona, no actual Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, uma cadeira opcional de Antropologia e Literatura, em co-regência com Luís Quintais. Na pós-graduação leccionou cadeiras de Teoria da Literatura e de Literatura de Língua Espanhola (um curso sobre «Os Mundos de Borges»). Dirigiu a licenciatura de Estudos Portugueses e Lusófonos entre 2006 e 2009. É membro do Centro de Literatura Por-tuguesa da Universidade de Coimbra.

Publicou ensaios e livros sobre questões de teoria, estética, lite-raturas de língua portuguesa, literatura comparada, artes e crítica cul-tural.

Paulo Meneses / Universidade dos Açores

Professor Auxiliar do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores. Director do Departamento desde 2004, foi coordenador do curso de mestrado em Estudos Literários e director do Comunicação Social e Cultural. É membro do Centro de Lite-ratura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Com um percurso aca-démico centrado na esfera da literatura portuguesa medieval e tardo-medieval, desde sempre se interessou por áreas de conhecimento particu-larmente relevantes para o campo dos estudos literários, como a da teoria da literatura (narratologia em especial), a da teoria da linguagem e da

(8)

linguística textual. Mais recentemente, tem vindo a interessar-se pelas ‘extensões’ do fenómeno literário, considerado territórios seus convi-zinhos como os do cinema e do jornalismo.

Sob a forma de livro, capítulo de livro ou artigo científico, publicou sobre temas afins às áreas de interesse acima identificadas.

Pedro Serra / Universidade de Salamanca

Professor Titular da Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca. Membro do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e do grupo de investigação Seminario Discurso, Legitimación, Memoria da Universidade de Salamanca, onde integra uma equipa de tra-balho sobre “Post-mitologías. Cultura material em la España contem-poránea”. Coordena o curso de graduação em Estudos Portugueses e Bra-sileiros.

Tem na literatura portuguesa moderna e contemporânea, nas lite-raturas e culturas comparadas portuguesa e espanhola, e no docu-mentarismo e literatura as suas principais esferas de interesse académico e científico.

As suas publicações contemplam a organização, em colaboração com Osvaldo Manuel Silvestre, do volume Século de Ouro. Antologia Crítica da Poesia Portuguesa do Século XX (2002), a autoria de Um Nome Para Isto. Leituras da Poesia de Ruy Belo (2003) e de Carlos de Oliveira e o Fim na Filologia (2004), a organização do volume Modernismo & Primitivismo (2006), e a edição crítica, em colaboração com Ana María García Martín, de O Hissope. Poema Herói-Cómico (2006).

Referências

Documentos relacionados

 Navegando por territórios antes desconhecidos, os gregos perceberam que as criaturas imaginárias criadas pela mitologia grega não eram reais e que também não existiam deuses

Para análise das características gerais e ocorrência de possíveis interações medicamentosas todos os pacientes internados durante o período de estudo, com prontuário

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to