• Nenhum resultado encontrado

Conheça o seu colégio. Ensino Fundamental ii 6º ao 8º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conheça o seu colégio. Ensino Fundamental ii 6º ao 8º ano"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Conheça o seu colégio

Ensino Fundamental ii

6º ao 8º ano

(2)

Não nascemos prontos!

“...o mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende

muito do tipo de filho que nós vamos deixar para o mundo...”

"A gente não nasce pronta e vai se gastando;

agente nasce não-pronta e vai se fazendo."

O grande desafio humano é resistir á sedução do

repouso, pois nascemos para caminhar e nunca para nos

satisfazer com as coisas como estão. A insatisfação é

um elemento indisponível para quem, mais do que repetir,

desejar, criar, inovar, refazer, modificar, aperfeiçoar.

Assumir esse compromisso é aceitar o desafio de

construir uma existência menos confortável, porém

ilimitadas e infinitamente mais significante e gratificante.

Livro:

Não

nascemos

prontos

(3)

Equipe Colégio Anglo Cerquilho

Direção:

Prof. Elaine Mazzer da Rocha Coordenação Pedagógica:

Profª. Leda Maria Cisotto Calegare Profª. Shirleynne O. Dorighello Seus Professores:

Biologia – 8º ano - Paula Nehring Ciências - 6º e 7º anos – Paula Nehring

Desenho Geométrico – Rafael Cancian de Arruda Educação Artística – João Armando Fabbro Educação Física – Diogo Gil do Amaral

Espanhol – Fabiana de Oliveira Lins Kitegroski Estudo da língua – Rhaysa Ricci Correa Física – 8º ano – Alessandro S. Rocha Geografia – Raphael S. Martins

História – Aparecida Conceição de Oliveira (Cida) Inglês – Ana Maria Denardi

Leitura – Vanessa Regina Caldana Arruda

Matemática - 6º , 7º e 8º anos - Maria Letícia Alves Técnica de redação – Aparecida Fidelis Mazzer

Secretárias:

Simone Ferreira Beitum dos Santos Marcileide Alves de Ataíde

Recepção:

Mariana Ferreira da Silva

Limpeza:

Maria do Socorro Moura de Oliveira Cecília Fernandes

Cantina:

(4)

Calendário Escolar

O Calendário Escolar, além de sua função tradicional de marcar cronologicamente as atividades que ocorrerão durante o ano letivo, tem a finalidade de registrar o compromisso que cada aluno tem com o trabalho que será desenvolvido no Colégio. Assim, o aluno deve participar de todas as atividades previstas.

Todas as atividades colocadas no calendário são obrigatórias. São

exemplos dessas atividades: Semana de provas , Comemorações Cívicas, Trabalhos Culturais, Semana de Provas, datas festivas, etc.

O Calendário Escolar está sujeito a alterações. Por exemplo, datas de Trabalho Cultural (TC) podem ser alteradas em virtude de mudanças ocorridas nos lugares onde devem ser realizadas as visitas. Nos TCs, principalmente, o Colégio fica bastante sujeito à organização das instituições que recebem os alunos. Apesar disso, quase a totalidade das atividades marcadas são cumpridas sem alteração.

É de responsabilidade da direção/coordenação qualquer mudança no Calendário.

Trabalho Cultural – TC

Uma forma de realizarem-se atividades pedagógicas fora do ambiente escolar é o Trabalho Cultural (TC) que, entre outras qualidades, além de oferecer subsídios ao processo de ensino – aprendizagem do conhecimento escolar de uma ou de várias disciplinas – possibilita uma ligação entre teoria e prática dos conceitos desenvolvidos e uma maior integração professor-aluno, colégio-aluno, aluno-aluno, aluno-ambiente e aluno-sociedade. Todo TC contém um roteiro de trabalho dos alunos, elaborado pelo professor responsável pela atividade, e insere-se no plano de curso da disciplina sendo, portanto, complementação do trabalho desenvolvido em sala de aula.

(5)

Horários

As aulas começam às 7h00 e terminam às 12h15.

Os intervalos são: das 8h30min às 08h50min e das 10h20min. às 10h45min.

Formas de comunicação

As comunicações deverão ser realizadas através do aplicativo classApp. Através desse meio serão agendadas as avaliações, passeios, reuniões e esclarecimento de dúvidas e outras informações pertinentes ao cotidiano escolar.

Para falar pessoalmente com professores, coordenação ou direção os horários deverão ser agendados na recepção do Colégio. Dessa forma será possível oferecer um atendimento de qualidade.

Materiais extras

A lista de materiais solicitada no início do ano letivo refere-se aos materiais de uso diário do (a) aluno (a) em sala de aula.

Outros materiais que serão utilizados em aulas diversificadas, em laboratório, aulas de culinária e papelaria (como cartolina, EVA, tinta, e outros) serão de responsabilidade dos (as) alunos (as) e solicitados no decorrer do ano mediante o desenvolvimento das atividades.

Além disso, é de responsabilidade do aluno a aquisição das folhas de Tarefa Mínima (TM) para a entrega das atividades solicitadas pelos professores.

Sistema de Avaliações Trimestrais

A cada trimestre, os alunos recebem uma nota denominada Média Trimestral (Mt) entre zero e dez . A nota mínima satisfatória, por trimestre, é seis.

Será avaliado no decorrer do trimestre o desenvolvimento de habilidades cognitivas, procedimentais e atitudinais dos alunos da seguinte forma:

(6)

1. Prova Interdisciplinar (PI): Avaliação contendo uma redação e 50 (cinquenta) testes de múltipla escolha envolvendo as habilidades desenvolvidas no trimestre. Estas questões serão distribuídas conforme a tabela abaixo:

Biologia (8º ano) - 4 Ciências (6º ao 7º ano) -8 Des. Geom. (6º ao 8º ano) - 2 Espanhol (6º ao 8º ano) - 4 Física (8º ano) - 4 Geografia (6º ao 8º ano) - 4 História (6º ao 8º ano) -4 Inglês (6º ao 8º ano) - 4 Leitura (6º ao 8º ano) - 4

Língua Portuguesa (6º ao 8º ano) - 8 Matemática (6º ao 8º ano) – 12 Redação

Representa aproximadamente 33,3% na composição das médias de todas as disciplinas avaliadas. Valor: 0 a 10.

2. Prova Específica (PE): Avaliação de caráter dissertativo contendo questões referentes ao conteúdo acumulado de cada disciplina dada no trimestre. Representa aproximadamente 33,3% na composição da média trimestral. Valor: 0 a 10.

(7)

Atividades (Ativ.): no mínimo, duas notas de: trabalhos em grupo, exposição de pesquisas, exercícios, entre outras realizações em sala de aula durante o trimestre. Valor: 0 a 4,0.

Reelaboração: Resumo da aula dada indicada pelo professor.(considerada como atividade)

Refeitura: Além da correção feita em sala pelo professor o aluno deverá refazer as provas em casa verificando com atenção a forma correta de desenvolver as questões.

Prontidão: Conceito obtido pelo aluno por estar pronto para a aula, tendo sempre em mãos o material necessário, aulas anteriores reelaboradas, tarefas das aulas anteriores feitas, dúvidas escritas no caderno, atenção e participação na aula. Sendo assim, o aluno inicia o trimestre com 4,0 (quatro pontos) na média e passa perdê-lo se não estiver pronto para a aula, o que fica a critério do professor. Valor: 0 a 4,0.

Critérios adotados na prontidão:  Comportamento: valor -0,5  Tarefa: valor -0,5

 Trabalho ou pesquisa: valor -1,0  Material escolar: valor -0,25

Organização: Nota obtida pelo aluno por estar com a sua pasta de tarefas e

reelaborações das aulas completa, devidamente organizada a cada disciplina. Valor: 0 a 2,0.

onde: Atividade = 4,0

Prontidão = 4,0 Organização = 2,0

(8)

Tem-se, portanto, a média trimestral composta da seguinte forma:

MT = PI+PE+NF 3

Algumas disciplinas do currículo escolar poderão ter a PE e/ou a PI substituídas por atividades realizadas em sala de aula, visto que possuem perfil diferenciado das demais e exigem, por isso, modo de avaliação exclusivo. São elas: Arte e Educação Física.

Média trimestral é igual a Nota fator

onde: Atividade = 6,0

Prontidão = 4,0

Cálculo da nota anual

A nota anual é obtida pela média ponderada das notas do 1º, 2º e 3º trimestres, com os respectivos pesos: 1, 2 e 3.

6 T T T NAnual123

Recuperações

Recuperação paralela (trimestral)

O aluno que obtiver nota inferior a 6,0 (seis) no 1º e ou 2º trimestre terá a oportunidade de frequentar estudos de recuperação, após o término do trimestre, que está previsto no calendário escolar. Terá oportunidade de frequentar a recuperação paralela do 3º bimestre, o aluno que obtiver nota trimestral ou nota anual inferior a 6,0 (seis).

(9)

Após as aulas de reforço o aluno será avaliado com uma prova dissertativa. A nota de recuperada será a média aritmética entre a nota trimestral e a da prova de recuperação.

Caso a média não seja recuperada, mantém-se a nota trimestral.

Recuperação final

Terão direito à recuperação final os alunos que obtiverem nota anual superior a 4 e inferior a 6 em, no máximo, três componentes curriculares (disciplinas).

Esta recuperação será composta de dois instrumentos de avaliação: um

trabalho feito em sala de aula e uma prova dissertativa. A nota da recuperação

será a média aritmética dessas duas notas:

2

rec anual final

N

N

N

Será aprovado o aluno que obtiver Nrec maior ou igual a 6,0

OBS.: Aos alunos em recuperação, será obrigatória a freqüência às aulas de reforço, tendo que assinar a lista de presença sob responsabilidade do professor.

Perda de qualquer avaliação escolar

Caso o aluno, ao longo do ano, venha a perder alguma prova específica o responsável deverá pedir à secretaria num prazo de 72 horas, com pagamento de taxa

e um atestado médico comprobatório, uma segunda chamada da avaliação, a qual será submetido à direção/coordenação para deferimento. Lembrando que esse

procedimento só é deferido quando realmente há uma comprovação de real impossibilidade por parte do aluno em realizar a avaliação na data prevista em calendário. A coordenação pedagógica se reserva ao direito de entrar em contato com

o médico para consultas antes de deferir ou não o pedido. Independente do tipo de avaliação perdida, a prova substitutiva sempre terá formato dissertativo.

(10)

 Atestado médico que comprove impossibilidade de comparecimento à Escola na data e horário da avaliação perdida;

 Pagamento de taxa R$ 30,00 (Trinta reais) para 2ª chamada / por prova. As provas submetidas serão realizadas conforme calendário.

Ficará com nota zero o aluno que não realizar a segunda chamada. É responsabilidade do aluno seguir os procedimentos acima.

A alteração de nota será feita da seguinte forma:

Prova específica – será realizada prova substitutiva, de acordo com o

calendário.

Prova Interdisciplinar – será obtida através da média aritmética das PEs do

trimestre dividida por dois.

Atividade – será resolvida de acordo com a orientação do professor.

Alunos com necessidades especiais

Alunos que apresentam necessidades especiais deverão trazer laudo médico até 60 dias contados a partir do primeiro dia de aula.

Caso o aluno não apresente o laudo até a data estipulada, perderá o direito a avaliações e à composição das notas trimestrais diferenciadas.

As apostilas

O Colégio Anglo tem como linha condutora no desenvolvimento dos conteúdos, o apoio das apostilas Anglo. Tal procedimento traz muitas vantagens para você aluno.

Ao folhear este material, você perceberá que ele é composto de uma parte teórica e outra de exercícios subdividida em duas: Exercícios Propostos e Tarefa de Casa. Na parte teórica encontra-se um resumo do conteúdo (teoria da matéria) que será trabalhado com você em aula, além de textos importantes, tabelas, gráficos, cronologias, gravuras e outros dados essenciais. Na parte de exercícios encontram-se questões para que você possa fixar o conteúdo trabalhado e refletir sobre ele.

Em geral, aconselha-se que você utilize as apostilas da seguinte forma: Antes de você ir à aula, tome ciência do assunto que será desenvolvido; para isso, leia o resumo das aulas, destaque as palavras desconhecidas, faça perguntas

(11)

sobre o que você leu, levante hipóteses. Organize todo o material necessário para a aula (apostila, cadernos, lápis, borracha, régua, dicionário, etc). Durante a aula, preste muita atenção nas explicações do professor, anote o que julgar importante e o que o professor pedir. Mantenha o caderno limpo e organizado! Faça todos os exercícios com garra. Pergunte suas dúvidas.

Em casa, reveja suas anotações sobre a aula, refaça os exercícios que julgou difíceis. Faça as tarefas de casa com afinco.

Plantão de estudo

Além de dar aulas, o professor do Anglo também orienta o estudo de sua matéria. Quando surgem dúvidas, o aluno será encaminhado para o plantão, realizado no período da tarde.

O aluno indicado para o plantão levará para casa um comunicado solicitando a sua presença nos dias e horários marcados.

Durante as aulas, o professor estará avaliando o seu aluno e no momento oportuno será dispensado.

Além de tirar suas dúvidas e reforçar seus conhecimentos, aluno poderá frequentar o Plantão de estudos para fazer suas tarefas, trabalhos em equipe e estudar para as avaliações, sempre supervisionados e orientados pelos monitores do Colégio.

Este plantão estará disponível aos alunos a partir de fevereiro, no período da tarde, das 14h30min às 17h, com uma lista de presença para os alunos do fundamental II.

O que o Anglo quer do aluno

(12)

A falta a uma aula poderá significar a não assimilação de um curso inteiro. É necessário comparecer a todas as aulas. Se você faltar, terá que estudá-la com um colega que participou. Ainda assim, tendo dúvidas localizadas, procure o professor

e/ou o plantonista. Se você não tomar essas providências, entenderá menos da

aula seguinte e rapidamente o acompanhamento dessa matéria pode tender a zero.

B. Pontualidade

Deu o sinal de início da aula, o professor fecha a porta e começa a aula. Ninguém pode interrompê-la. É terminantemente proibido abrir a porta para entrar atrasado ou sair antes do término da aula.

C. Aula bem assistida

Tenha sempre atenção à fala do professor e dos colegas. Faça os exercícios com dedicação. Coopere nas atividades em grupo. Corrija atenciosamente todos os exercícios.

D. Estude em casa

Aula dada = Aula estudada no mesmo dia

Conforme orientação dada pelo professor, resolva sempre a tarefa de casa, além de tomar conhecimento das aulas posteriores, conforme descrito no item anterior referente às apostilas. Em caso de dúvidas, consulte o professor e os

plantonistas.

E. Recomendações

Traga sempre consigo em aula: Apostila Caderno em uso; Agenda; Estojo com lápis, régua, caneta esferográfica, canetas coloridas, borracha, etc.

Não traga objetos alheios ao ambiente escolar como: brinquedos, celular, equipamentos eletrônicos e outros.

(13)

Seja educado dentro e fora da sala de aula, bem como na frente do colégio.

Regras disciplinares

 O aluno deverá evitar ao máximo chegar atrasado na escola, mas quando ocorrer, o mesmo deverá solicitar a autorização por escrito na secretaria da escola e aguardar no pátio até o início da segunda aula.

 Para que o atraso não se torne um hábito para o aluno, os pais serão comunicados pelo colégio caso esse fato persista.

 A saída antecipada deve ser evitada ao máximo. Em último caso, o responsável deverá encaminhar pedido por escrito (assinado) à coordenação.

 O aluno deverá entrar na sala de aula sempre antes do professor, obedecidos os sinais.

 O aluno não poderá ficar fora das aulas.

 Os professores e colegas deverão ser respeitados, favorecendo o bom andamento das aulas.

 É proibido realizar outra atividade que não a determinada pelo professor.

 É proibido o uso de celular e equipamentos eletrônicos  Uso obrigatório do uniforme.

 Não é permitida a entrada de alunos na sala dos professores.  Não é permitido comer em sala de aula.

 A saída da sala de aula só ocorre com a autorização explícita do professor.

 A escola não se responsabiliza por objetos deixados em salas de aula ou qualquer de suas dependências.

(14)

O não cumprimento dos deveres e a incidência em faltas disciplinares poderão

acarretar ao aluno as seguintes medidas disciplinares:

I. Advertência verbal;

II. Retirada do aluno de sala de aula ou atividade em curso e encaminhamento à diretoria para orientação;

III. Comunicação escrita dirigida aos pais ou responsáveis;

IV. Suspensão temporária de participação em visitas ou demais programas extracurriculares;

V. Suspensão por até 5 dias letivos;

VI. Suspensão pelo período de 6 a 10 dias letivos;

VII. Transferência compulsória para outro estabelecimento.

Procedimentos

As medidas disciplinares deverão ser aplicadas ao aluno em função da gravidade da falta, idade do aluno, grau de maturidade e histórico disciplinar, comunicando- se aos pais ou responsáveis.

O que o Colégio espera dos pais

Estudar é uma atividade diária, que requer dedicação e muito empenho. É utilizar-se dos recursos mentais para compreender, adquirir novas experiências, aprender. É frequentar a escola e examinar cuidadosamente as matérias trabalhadas na sala de aula, tentando levar tais conhecimentos para a vida diária.

Mas o maior investimento é a presença, a participação, a contribuição, se inteirando da rotina escolar dos filhos. Isso é dever de casa dos pais, obrigação dos pais. Além disso, existem outros comprometimentos da família que devem aparecer, a fim de despertar o mérito intelectual dos estudantes, como:

(15)

- Observar frequência, aproveitamento escolar e disciplina;

- Criar um ambiente favorável ao aprendizado – é comum a criança estudar enquanto a família assiste televisão, o que tira a concentração do estudante;

- Orientar os filhos na hora das tarefas, participar, mas sem dar as respostas, sem fazer as mesmas para eles;

- Brigas e discussões constantes também atrapalham a concentração do aluno, deixando-o ansioso e inseguro;

- Problemas de saúde, ingestão de medicamentos e noites mal

dormidas podem causar sonolência e apatia. Jovens e crianças precisam de, no

mínimo, nove ou dez horas de descanso por noite.

- A falta de uma biblioteca dentro de casa, a fim de possibilitar o incentivo à leitura, bem como de se fazer pesquisas escolares, também prejudica;

- Lançar elogios pelo cumprimento das tarefas, por mínimas que sejam, torna a criança ou o adolescente feliz, dando-lhe maior confiança;

- Participar de reuniões na escola e dispor de tempo para observar todos os comunicados e atividades realizadas pela escola

- Ter interesse pelas coisas que o filho faz na escola, seja nas provas, apresentações de trabalhos, atividades esportivas ou artísticas;

- Evitar pressões com notas, o que pode atrapalhar ainda mais o estudante.

O fundamental é acreditar na capacidade do aluno, incentivando-o a se

Referências

Documentos relacionados

É, sempre, assíduo e pontual. Traz, sempre, o material necessário para as aulas. Está, sempre, atento e concentrado nas aulas. Participa, sempre, nas atividades das aulas

Ter o PD aprovado é condição necessária para que o aluno se inscreva na disciplina COR708: Pesquisa para Dissertação de Mestrado e passe à classificação de

Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram de seu porto, e, como os navios, partir para as próprias conquistas e aventuras.. Mas, para isso, precisam ser preparados e amados,

$ HQWUHYLVWD VHPLHVWUXWXUDGD UHDOL]DGD FRP D ,UPm Mônica revelou uma relação de 74 espécies de uso medicinal cultivadas na ACEBEV, distribuídas em 33

O
 conceito
 de
 água
 com
 qualidade
 é
 relativo
 pois
 depende
 do
 uso
 a
 que
 se
 destina,
 sendo
 por
 isso
 importante
 o
 estudo


Tendo em vista a Súmula Vinculante nº 04 do Supremo Tribunal Federal durante a vigência da Convenção Coletiva de Trabalho, a base de cálculo para a incidência do adicional

Assim, podendo-se observar como o humor tem um papel importante nas nossas vidas, e como o riso é uma estratégia bastante viável para trabalhar a saúde mental nas mais diversas

Em função da comunidade fitoplanctônica responder rapidamente às mudanças das condições do ambiente, decorrentes da influência antrópica ou natural, pode ser