• Nenhum resultado encontrado

Como se trabalha com PROJETOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como se trabalha com PROJETOS"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

TV

TV

TV

TV

TV E

EE

EESCOLA

SCOLASCOLASCOLASCOLA

35

“P

ENTREVISTA: MARIA ELIZABETH DE ALMEIDA

Como se

Como se

Como se

Como se

Como se

trabalha com

trabalha com

trabalha com

trabalha com

trabalha com

PROJETOS

PROJETOS

PROJETOS

PROJETOS

PROJETOS

É preciso, antes de tudo, não confundir atividade temática

com projeto. Deve-se também negociar e conquistar os alunos

para o tema do trabalho. Eles são sujeitos da aprendizagem.

Os professsores, seus parceiros.

rojeto é um design, um esboço de algo que desejo atingir. Está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. A todo momento você pode rever a descrição inicialmente prevista para poder levar avante sua execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade

enfrentada”, define Maria Elizabeth de Almeida, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP, ex-professora de Matemática do ensino fundamental e médio,

especializada, desde 1995, na

capacitação de professores para o uso de computador em

educação. Ela trata aqui de alguns conceitos essenciais para o trabalho por projetos, no qual se considera o aluno sujeito da aprendizagem – ativo e autônomo para criar, para construir e representar o conhecimento. Aponta competências

desenvolvidas nesta prática, que tende à interdisciplinaridade. Mas avisa: “Se fizermos do projeto uma camisa de força para todas as atividades escolares, estaremos mais uma vez engessando a prática pedagógica.” A entrevista, concedida a nosso editor,

Claudio Pucci, foi realizada a distância, em troca de mensagens pela Internet. FO T OS: P A ULO PEPE

(2)

36

TV

TV

TV E

TV

TV

EE

EE

SCOLASCOLASCOLASCOLASCOLA

ENTREVIST

A

TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA

TV ESCOLA: Os PCN dizem que o profes-sor deve saber do interesse dos alunos em pesquisar determinado tema e estabelecer com eles uma espécie de contrato sobre o que será feito. E se eles não quiserem pes-quisar, por exemplo, a questão dos animais em extinção? Está certo, os alunos preci-sam ser ativos, desenvolver autonomia, mas a professora não pode deixar de dar esse conteúdo, tem que se ater ao currículo. Como ela faz?

Maria Elizabeth de Almeida: Maria Elizabeth de Almeida: Maria Elizabeth de Almeida: Maria Elizabeth de Almeida:

Maria Elizabeth de Almeida: Propomos que ela possa negociar com os alunos, tentar conquistá-los para o tema ou, en-tão, desistir mesmo, porque corre-se o ris-co de não oris-correr aprendizagem alguma. Temos exemplos de práticas bem-sucedi-das nesse sentido e também de outras cuja pressão do professor por um tema fez com que os alunos perdessem o inte-resse. Imagine um projeto definido no final de 1997 para ser desenvolvido no segun-do bimestre de 1998, com xxxxx aulas sobre a Copa do Mundo. É evidente que essa ati-vidade não era efetivamente projeto e sim atividade temática, porque os alunos ti-nham um roteiro a seguir e tudo estava definido previamente. Aí, no meio do su-posto projeto, o Brasil perdeu a Copa. Como ficou o interesse dos alunos? Foi um ótimo momento para o professor re-pensar a sua prática e tomar consciência de que não estava trabalhando com proje-to. Que precisaria ter ouvido seus alunos para saber o que realmente era significati-vo para eles e permitir inclusive mudanças de rumo no decorrer do trabalho.

TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA

TV ESCOLA: Em um dos programas da sé-rie PCN na Escola / Projetos, um arquiteto, acho, diz que projeto é a receita de um bolo mais a fotografia desse bolo. Como você define projeto, professora? E o que é proje-to em Educação?

Elizabeth: Elizabeth: Elizabeth: Elizabeth:

Elizabeth: Vejo projeto mais como um de-sign, um esboço de algo que desejo atin-gir. O projeto está sempre comprometido com ações, mas é algo aberto e flexível ao novo. A todo momento você pode rever a descrição inicialmente prevista para poder levar avante sua execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interes-ses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada.

TV ESCOLA TV ESCOLATV ESCOLA

TV ESCOLATV ESCOLA: Isso certamente exige um bom jogo de cintura do professor. E uma boa dose de criatividade. Mas ele precisa ser também organizado e capaz de uma disciplina que sustente esse vaivém de planejar, replane-jar, não é?

Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth: O professor precisa ter clareza

de sua intencionalidade e também do que o aluno está se propondo a desenvolver. Sua intencionalidade sustenta esse vaivém que se realiza por meio da reflexão sobre os ca-minhos que estão sendo percorridos e pela comparação entre os resultados obtidos e os previstos inicialmente, de modo a identi-ficar se há necessidade de replanejar e o que está sendo descoberto nesse proces-so, que conceitos novos emergiram etc.

TV ESCOLA: A metodologia de projetos TV ESCOLA: A metodologia de projetosTV ESCOLA: A metodologia de projetos TV ESCOLA: A metodologia de projetosTV ESCOLA: A metodologia de projetos não foi inventada agora. O que há de não foi inventada agora. O que há denão foi inventada agora. O que há de não foi inventada agora. O que há denão foi inventada agora. O que há de novo? Mudaram só os princípios, a ideo-novo? Mudaram só os princípios, a ideo-novo? Mudaram só os princípios, a ideo-novo? Mudaram só os princípios, a ideo-novo? Mudaram só os princípios, a ideo-logia pedagógica?

logia pedagógica?logia pedagógica? logia pedagógica?logia pedagógica?

Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth: A idéia de projeto é a mesma e

traz implícitos os conceitos de cidadania e democracia. Quando se trabalha com pro-jetos, usando o computador para represen-tar o conhecimento em construção, tem-se um novo potencial devido à possibilidade de poder registrar e acompanhar todo o processo de desenvolvimento. A qualquer momento esse processo pode ser revisto, reelaborado, estudado, modificado. Com isso o professor tem maiores evidências so-bre o desenvolvimento do aluno, suas

difi-Professora da Faculdade de Educação da PUC-SP e professora convidada da Universidade Mackenzie, formou-se em Matemática pela Unesp de Bauru, SP, onde nasceu. Sua mãe também era professora. Fez toda a escola básica em escolas públicas. Trabalhou sempre em sala de aula, no ensino fundamental, médio ou superior. É professora desde os 18 anos, quando deu aula em classes de alfabetização de uma escola da periferia de Bauru.

Após concluir a graduação, especializou-se em Informática. Deu aulas na Unimep, de Piracicaba, SP, na área de Matemática Aplicada à Informática e na Universidade Federal de Alagoas, onde começou a trabalhar com formação de professores para o uso do computador.

No Nordeste, conviveu com uma realidade totalmente diferente da que conhecia. “A proximidade com pessoas que viviam em condições muito precárias, e mesmo assim conservavam a alegria e a confiança em dias melhores, mudou minha visão de vida, de Brasil e de educação”, diz a professora. Em novembro de 2000, ela doutorou-se com a tedoutorou-se O computador na escola: contextualizando a formação de professores.

O PROFESSOR

PRECISA TER

CLAREZA DO

QUE O ALUNO

SE PROPÕE A

DESENVOLVER

(3)

TV

TV

TV

TV

TV E

EE

EESCOLA

SCOLASCOLASCOLASCOLA

37

culdades e descobertas, podendo intervir para favorecer maior aprendizagem, forne-cer informações significativas para o traba-lho em execução, questionar o aluno de modo a desestabilizar as certezas inade-quadas, propor desafios etc.

TV ESCOLA TV ESCOLATV ESCOLA TV ESCOLA

TV ESCOLA: Você está vinculando o com-putador, estreitamente, à questão da demo-cracia e da cidadania. E quem não tem com-putador? Fala também do computador como recurso eficaz para o professor con-trolar o que acontece. Como conciliar de-mocracia e controle? E como controlar, quando os computadores estão nas mãos dos alunos?

Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth:

Elizabeth:

Elizabeth: Os conceitos de cidadania e democracia são inerentes ao trabalho com projetos, quer esteja-se utilizando ou não o computador. Não estamos falando em controle, mas em acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno e na promoção de desafios que possam ajudar o aluno a aprender. Não dá para controlar o aluno quando ele é o sujeito da aprendi-zagem e tem liberdade para criar, repre-sentar e construir conhecimento. A idéia de controle é incompatível com a de aprendizagem por projetos, em que os alunos são sujeitos da aprendizagem e os professores são parceiros dos alunos.

TV ESCOLA TV ESCOLATV ESCOLA TV ESCOLA

TV ESCOLA: Qual a vantagem de se traba-lhar por projeto? O conhecimento não pode ser construído sem projeto?

Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth:

Elizabeth:

Elizabeth: Trabalhar com projetos tem sen-tido porque parte das questões de investigação. O aluno vai desenvolver estu-dos, pesquisar em diferentes fontes, bus-car, selecionar e articular informações com conhecimentos que já possui para compre-ender melhor essas questões, tentar resol-vê-las ou chegar a novas questões. Esse processo implica o desenvolvimento de competências para desenvolver a autono-mia e a tomada de decisões, as quais são essenciais para a atuação na sociedade atual, caracterizada por incertezas, verda-des provisórias e mudanças abruptas.

TV ESCOLA TV ESCOLATV ESCOLA TV ESCOLA

TV ESCOLA: Você não acha temeroso cons-truir um ideário pedagógico com base em incertezas e verdades provisórias? A Edu-cação pode viver ao sabor do momento?

Deve-se investir numa espécie de pedago-gia da vertigem, que faz as pessoas se sen-tirem pequenas, frágeis, insuficientes, em meio a tantas mudanças?

Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth: A vida e a ciência são

permea-das de incertezas e verdades provisórias. Aprender a trabalhar com isso na escola significa aprender a conviver e não apenas sobreviver. Mas realmente não podemos ficar ao sabor do momento, precisamos do conhecimento acumulado ao longo da evolução da nossa civilização, vamos em busca dele para compreender o presente e propor alternativas para a melhoria de qualidade de vida e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É o co-nhecimento que a humanidade já possui que nos ajuda a dar esse salto, mas ele não pode ser transmitido aos alunos de forma descontextualizada, porque o aluno não consegue atribuir-lhe significado. En-tão, a partir de situações problemáticas do presente, o aluno é desafiado a buscar in-formações e a articulá-las com conheci-mentos que já possui, para compreender essa problemática e propor situações que possam resolvê-la. É evidente que existem múltiplas soluções para tais problemas, o que leva o aluno a lidar com diferentes pontos de vista – favorecendo-lhe a com-preensão sobre a relatividade e complexi-dade das situações da vida e da ciência – bem como a aceitar a idéia de que as mu-danças são inerentes à própria vida.

TV ESCOLA TV ESCOLATV ESCOLA

TV ESCOLATV ESCOLA: O projeto deve, necessaria-mente, integrar conteúdos de mais de uma área temática? Ou: o projeto é sempre inter ou multidisciplinar? Dê, por favor, um exem-plo, professora.

Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth: Um projeto pode partir de uma

questão relacionada com uma única área de conhecimento e, em seu desenvolvi-mento, ir se abrindo e articulando concei-tos de outras áreas. Pode também ocorrer o inverso. Iniciar com uma questão abran-gente e pouco a pouco ir afunilando em um determinado conceito. Certa vez ob-servei um trabalho de uma professora de Português que tinha a intenção de desen-volver estudos sobre o tema Linguagem Publicitária. No dia anterior ao início desse assunto em suas aulas, ocorreu uma gran-de enchente na cidagran-de gran-de São Paulo que

afetou sobremaneira a vida das pessoas. Então, a professora teve o saber de identi-ficar no contexto a emergência de um tema de interesse para seus alunos. Ela propôs então a eles desenvolver um proje-to de criação de um produproje-to útil para a si-tuação de enchente e fazer a respectiva campanha publicitária. Ora, essa professo-ra, soube propor um tema que era do interesse de todos naquele momento, os alunos se apropriaram da idéia e se aventuraram no desenvolvimento do proje-to com a maior empolgação. O computa-dor foi usado na campanha publicitária dos produtos hipoteticamente criados.

TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA

TV ESCOLA: Você está considerando Lín-gua Portuguesa e LinLín-guagem Publicitária como duas áreas temáticas? Se está, nes-se exemplo a professora parte de duas áre-as e continua náre-as duáre-as. Não há afunilamen-to nem abertura e articulação, no sentido da inter ou multidisciplinaridade.

Elizabeth: Elizabeth: Elizabeth: Elizabeth:

Elizabeth: Esse projeto iniciou-se em uma área – Língua Portuguesa, cuja intenção da professora era trabalhar com o tema Linguagem Publicitária – e se expandiu para outras áreas, envolvendo professores de diferentes disciplinas. Os alunos fize-ram levantamentos históricos e estatísticos a respeito das enchentes da cidade de São Paulo ao longo dos anos e descobri-ram que esse fato é recorrente e sem uma ação mais abrangente por parte das

auto-“

O PROJETO

PODE SER

MODIFICADO A

QUALQUER

MOMENTO, DE

ACORDO COM

A NECESSIDADE

(4)

38

TV

TV

TV E

TV

TV

EE

EE

SCOLASCOLASCOLASCOLASCOLA

ENTREVIST

A

ridades. Alguém comparou-a com a seca do Nordeste. Também foram orientados pelo professor de Artes na criação de ma-quetes de seus produtos. Enfim, tendo como ponto de partida um fato do contex-to, houve um estudo que permitiu compre-ender a existência de enchentes na cidade de São Paulo, levou à proposição e res-pectiva publicidade de produtos para uso nessas emergências, favorecendo a repre-sentação de idéias em uma nova lingua-gem para os alunos. No final, cabe ao pro-fessor, retomar os conceitos implícitos nessa representação, de modo a permitir a compreensão sobre esse tipo de lingua-gem, aprofundando o conhecimento do tema que originou o projeto. A interdiscipli-naridade se deu na ação de trabalhar com um conhecimento tal qual ele ocorre no cotidiano, articulando as disciplinas que emergiram no desenvolvimento do traba-lho, para ampliar a compreensão sobre a enchente e criar soluções alternativas para o problema.

TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA

TV ESCOLA: Como os projetos podem aju-dar a enfrentar e superar o bicho-papão da Matemática? E como o computador pode favorecer essa superação?

Elizabeth: Elizabeth: Elizabeth: Elizabeth:

Elizabeth: O exemplo que acabei de dar foi explorado pelo professor de Matemáti-ca para trabalhar com vários conceitos matemáticos. Ora, a Matemática não sur-giu isolada da vida. Ela foi isolada ao longo de sua evolução, o que favoreceu uma sé-rie de elaborações e novos conceitos. Só que, nesse processo de aprofundamento no interior da disciplina, perdeu-se o signi-ficado dos conceitos, o que hoje precisa ser recuperado no processo educacional. Para isso basta articular Matemática e rea-lidade. Parece simples, porém não o é, porque os professores também não foram preparados para tal.

TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA

TV ESCOLA: O professor pode dar conta dos conteúdos previstos no currículo trabalhan-do só por projeto?

Elizabeth: Elizabeth: Elizabeth: Elizabeth:

Elizabeth: Será que é possível cobrir todas as áreas e conteúdos do currículo por projetos? Se fizermos do projeto uma ca-misa de força para todas as atividades es-colares, estaremos mais uma vez enges-sando a prática pedagógica. A

metodolo-gia de projetos traz um grande potencial para se romper com o isolamento das dis-ciplinas, mas isso não significa que tudo tenha que ser somente com projetos. Há momentos em que o professor precisa dar uma aula interativa, fornecer informações ao aluno, mas o que importa é que isso se faça com vistas à aprendizagem significati-va para o aluno.

TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA

TV ESCOLA: O projeto não é sempre mais demorado?

Elizabeth: Elizabeth: Elizabeth: Elizabeth:

Elizabeth: Essa idéia é equivocada. Tenta-se colocar o projeto como algo Tenta-sempre grandioso e que envolve a escola como um todo. Neste ano tivemos vários temas que foram escolhidos sem a participação de professores e alunos para que eles executassem como se fosse um projeto: Brasil 500 anos, Olimpíadas etc. Será que os professores e os alunos foram sujeitos de aprendizagem desde a concepção des-ses projetos ou foram executores de algo definido a priori?

TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA TV ESCOLA

TV ESCOLA: É possível o projeto de uma única aula?

Elizabeth: Elizabeth: Elizabeth: Elizabeth:

Elizabeth: O projeto implica em romper com o tempo e o espaço da sala de aula. A tecnologia permite a expansão da sala de aula para além do tempo

limi-tado da presença física e torna essa idéia de tempo do encontro presencial como um momento significativo, mas não único. Meus alunos do curso de Pe-dagogia estão trabalhando com proble-mas por meio de interações a distância e afirmam que esta prática os força a aprofundar mais os estudos e a perma-necer a semana toda trocando informa-ções e elaborando suas produinforma-ções. O espaço semanal de nossa aula presenci-al é para represenci-alimentar o virtupresenci-al.

TV ESCOLA TV ESCOLATV ESCOLA

TV ESCOLATV ESCOLA: Como se usam os vários re-cursos disponíveis num projeto? Livros, TV, computador...

Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth: De acordo com o objetivo

pe-dagógico e a potencialidade de cada re-curso. Num mesmo projeto podem ser ar-ticulados vários recursos, da entrevista pela Internet ao livro e TV. Posso entrevis-tar um especialista em situação real, mas se isso não for possível utilizo a Inter-net para nossa interação. Um vídeo pode ser um excelente recurso em um dado momento, desde que seu uso esteja con-textualizado na atividade. Da mesma for-ma, o computador é muito útil quando usado para pesquisa, comunicação e prin-cipalmente para representação do conhe-cimento e troca de informações.

TV ESCOLA TV ESCOLATV ESCOLA

TV ESCOLATV ESCOLA: O que você considera repre-sentação do conhecimento?

Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth:

Elizabeth:Elizabeth: Significa descrever

explicita-mente o significado de um conceito, as articulações entre informações, quer se-jam palavras, gráficos, imagens, anima-ções, enfim qualquer mídia que mostre o que a pessoa pensa sobre determinado conceito, fato, acontecimento etc. Um programa de computador, um texto, um site ou uma home page traz descrito o pensamento de quem o elaborou. Por isso é importante permitir que o aluno re-presente o seu conhecimento, de modo que ele possa identificar o que sabe e o que precisa buscar para aprofundar esse conhecimento. Do mesmo modo, o pro-fessor pode identificar as dificuldades e descobertas do aluno e intervir em seu processo para provocar o desenvolvi-mento. Aí reside a maior potencialidade do uso do computador em educação.

Referências

Documentos relacionados

4 - Valores da Refl ectância Bidirecional (em fração, de 0 a 1) versus o comprimento de onda central da banda obtidos para a vegetação na imagem sem correção atmosférica e

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

CONCLUSÕES E PROPOSTAS PARA TRABALHOS FUTUROS Nesta dissertação, foi apresentada uma avaliação do desempenho das funções de proteção aplicadas em transformadores de potência,

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

¢ll', ™pe• oÙ m£qon œrga qalassopÒrwn ¡li»wn ka• buq…hj oÙk o‧da dolorrafšoj dÒlon ¥grhj, Leukoqšhj œce dîma baqÚrroon, e„sÒke pÒntou ka• s ka•