• Nenhum resultado encontrado

Leia estas instruções:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia estas instruções:"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Leia estas instruções:

1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado.

2 Este Caderno contém 35 questões de múltipla escolha, dispostas da seguinte maneira: 01 a 10  Língua Portuguesa; 11 a 35  Conhecimentos Específicos.

3 Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que impeça a leitura, solicite imediatamente ao Fiscal que o substitua.

4 Cada questão apresenta quatro opções de resposta, das quais apenas uma é correta.

5 Interpretar as questões faz parte da avaliação; portanto, não adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais.

6 Para preencher a Folha de Respostas, fazer rascunhos, etc., use exclusivamente caneta esferográfica de tinta na cor azul ou preta.

7 Utilize qualquer espaço em branco deste Caderno para rascunhos e não destaque nenhuma folha.

8 Os rascunhos e as marcações que você fizer neste Caderno não serão considerados para efeito de avaliação.

9 Você dispõe de, no máximo, três horas para responder às questões e preencher a Folha de Respostas.

10 O preenchimento da Folha de Respostas é de sua inteira responsabilidade.

11 Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostas e este Caderno.

(2)
(3)

Língua Portuguesa

01 a 10

As questões de 01 a 10 referem-se ao texto reproduzido abaixo.

ANALFABETISMO FUNCIONAL

Alarmante! A dificuldade para interpretar textos e contextos, articular ideias e escrever está presente em seletos ambientes do mundo corporativo e da academia.

por Thomaz Wood Jr.

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que, mesmo capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

Uma variação do analfabetismo funcional parece estar presente no topo da pirâmide corporativa e na academia. Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada. Não se trata apenas de usar corretamente o vernáculo, mas de saber tratar informações e dados de maneira lógica e expressar ideias e proposições de forma inteligível, com começo, meio e fim.

Na academia, o cenário não é menos preocupante. Colegas professores, com atuação em administração de empresas, frequentemente reclamam de pupilos incapazes de criar parágrafos coerentes e expressar suas ideias com clareza. A dificuldade afeta alunos de MBAs, mestrandos e mesmo doutorandos. Editores de periódicos científicos da mesma área frequentemente deploram a enorme quantidade de manuscritos vazios, herméticos e incoerentes recebidos para publicação. E frequentemente seus autores são pós -doutores! O problema não é exclusivamente tropical. Michael Skapinker registrou recentemente em sua coluna no jornal inglês Financial Times a história de um professor de uma renomada universidade norte-americana. O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores. Pois a atividade causou tal revolta que o diretor da instituição solicitou ao professor torná-la facultativa. Os alunos parecem acreditar que, em um mundo no qual a comunicação se dá por mensagens eletrônicas e tuítes, escrever com clareza não é mais importante.

O mesmo Skapinker lembra uma emblemática matéria de capa da revista norte -americana Newsweek, intitulada “Why Johnny can’t write”. Merrill Sheils, aut ora do texto, revelou à época um quadro preocupante do declínio da linguagem escrita nos Estados Unidos. Para Sheils, o sistema educacional, da escola fundamental à faculdade, desovava na sociedade uma geração de semianalfabetos. Com o tempo, explicou a au tora, as habilidades de leitura pioraram, as habilidades verbais se deterioraram e os norte americanos tornaram -se capazes de usar apenas as mais simples estruturas e o mais rudimentar vocabulário ao escrever, próprios da tevê.

Entre as diversas faixas etárias, os adolescentes eram os que mais sofriam para produzir um texto minimamente coerente e organizado. E o mundo corporativo também acusou o golpe, pois parte de sua comunicação formal exige precisão e clareza, características cada vez mais difíceis de encontrar. Educadores mencionados no artigo observaram: um estudante que não consegue ler e compreender textos jamais será capaz de escrever bem. Importante: a matéria da Newsweek é de 1975!

(4)

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. Nas empresas, muitos profissionais parecem tentar tapar o sol com uma peneira de powerpoints, abarrotados de informação e vazios de sentido.

Na academia, multiplic am-se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br>. Acesso em 25 ago. 2014.

GLOSSÁRIO

MBAs: Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios). É um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executores na área de gestão de empresas.

Why Johnny can’t write: Por que Johnny não pode escrever.

01. Na discussão articulada no texto, depreende -se, como foco principal,

A) estabelecer correlação entre o Brasil e outros países, no que se refere ao analfabetismo funcional.

B) comparar o analfabetismo funcional no âmbito da academia com o analfabetismo funcional no âmbito das empresas.

C) criticar o analfabetismo funcional, independentemente da esfera social em que se desenvolva.

D) responsabilizar a escola pelo analfabetismo funcional tan to no âmbito da academia quanto no âmbito das empresas.

02. O problema abordado, no texto, centra-se, prioritariamente, A) no Brasil.

B) nos países que se situam nos trópicos. C) nos países cuja língua oficial é inglês. D) nos Estados Unidos.

03. Depreende-se do texto que o analfabetismo funcional A) pode ser imbatível.

B) precisa ser revertido. C) precisa ser investigado. D) pode ser aceitável.

04. No início do parágrafo 4, o período “O problema não é exclusivamente tropical” constitui -se como uma síntese dos parágrafos

A) 2, 3 e 4. B) 4, 5 e 6. C) 3, 4 e 5. D) 1, 2 e 3.

(5)

05. Considere o período final do texto:

Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais. No que se refere a esse trecho, é correto afirmar que se trata de

A) juízo avaliativo em relação à problemática focalizada no texto. B) opinião em divergência com os dados expostos anteriormente. C) sentença que se abre para tema ainda não abordado no texto. D) afirmativa que se centra parcialmente na problemática tratada.

06. Considere o trecho reproduzido a seguir:

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. [...].

Na academia, multiplicam -se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

As afirmações a seguir se referem às expressões e às palavras destacadas no trecho. I Imprimem tom avaliativo ao que é dito.

II Apresentam-se em registro de linguagem conotativo. III São inadequadas ao gênero do texto em foco. IV Exercem a mesma função sintática.

Das afirmações, estão corretas

A) I e II. B) II e III. C) III e IV. D) I e IV.

07. Considere o trecho:

O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores.

Se a expressão destacada for flexionada no plural, a opção que apresenta o período reescrito de acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros adminis tradores e advogados. Passava-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

B) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

C) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

D) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores.

(6)

08. Considere o trecho:

Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá -las de forma estruturada.

A opção em que as alterações na pontuação do trecho estão também de acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de in terpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

B) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

C) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las, de forma estruturada.

D) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba nos últimos cinco anos com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

09. Considere o trecho:

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que (1º), mesmo (2º) capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição (3º) limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora (4º) alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

As afirmativas a seguir referem -se aos elementos linguísticos des tacados no trecho. I O primeiro e o segundo elementos inter -relacionam partes de um período. II O segundo e o quarto elementos estabelecem a mesma relação de sentido. III O primeiro e o terceiro elementos não retomam informações anteriores. IV O terceiro e o quarto elementos inter -relacionam períodos.

Das afirmações, estão corretas A) II e III.

B) I e IV. C) I e II. D) III e IV.

(7)

10. Considere o trecho:

Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce (1º) a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam (2º) competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias.

As afirmativas a seguir referem -se aos verbos destacados no trecho. I Ambos apresentam sujeito explicitado no período.

II Ambos apresentam objeto explicitado no período.

III Em conformidade com a norma padrão, o primeiro verbo, no contexto em que ocorre, pode ser flexionado na terceira pessoa do plural.

IV Em conformidade com a norma padrão, o segundo verbo, no contexto em que ocorre, deve permanecer flexionado na terceira pessoa do plural.

Das afirmações, estão corretas A) I e IV.

B) III e IV. C) I e II. D) II e III.

(8)
(9)

C o n h e c i m e n t o s E s p e c í f i c o s

1 1 a 3 5

11. O solo possui características físicas e químicas. A principal característica física do solo é a textura, que está bastante relacionada com a utilização e a produtividade do solo. A textura diz respeito

A) às dimensões e características de profundidade do solo.

B) às dimensões e características químicas das partículas do solo. C) às dimensões e características das partículas primárias do solo. D) às dimensões e características de porosidade do solo.

12. Entre os sistemas mais comuns de classificação de terras, utilizados no mundo, a classificação da capacidade de uso de terras é uma das mais empregadas e pode ser definida como:

A) Avaliação de condições e parâmetros, de forma proporcional ao efeito destes na produção de uma cultura ou grupo de culturas.

B) Avaliação de terras com objetivos específicos, tentando estabelecer classes de terras em função da sua aptidão para usos definidos.

C) Avaliação quantitativa de todos os fatores que influenciam no desempenho de determinado tipo de uso da terra.

D) Avaliação de terras com objetivos gerais, representando uma metodologia para usos generalizadamente definidos.

13. O resultado da análise química de determinado solo apresentou as seguintes informações: Matéria orgânica: 2%; (H+Al): 1,8 cmolc/dm3; K: 0,20 cmolc/dm3; Ca: 3,0 cmolc/dm3; Mg: 2,0 cmolc/dm3; Na: valores muito baixos (desprezar para fins de cálculo); Al: 0,4 cmolc/dm3. Com base nessas informações, é correto afirmar que a CTC efetiva desse solo é

A) 5,6 cmolc/dm3. C) 7,4 cmolc/dm3. B) 8,4 cmolc/dm3. D) 3,7 cmolc/dm3.

14. As classes de capacidade de uso das terras são baseadas nas alternativas de uso e no grau das limitações: terras que comportam as mesmas alternativas de uso e apresentam limitações semelhantes são incluídas na mesma classe.

Tendo como referência a classe de terras próprias para culturas, pastagens e florestas, considere as afirmativas a seguir:

I

Inclui as terras produtivas, com declives suaves, facilmente trabalháveis, erosão ligeira, podendo apresentar pedras ocasionais (menos de 1% da área). Exigem práticas simples de conservação.

II

Inclui as terras de baixa produtividade ou, então, com alta produtividade, mas com outros problemas, tais como terras pedregosas, muito inclinadas ou severamente erodidas.

III

Inclui as terras de boa produtividade, planas e não sujeitas a erosão, que se caracterizam por serem excessivamente úmidas ou sujeitas a inundações frequentes ou, ainda, por serem muito pedregosas.

IV

Inclui as terras pouco produtivas, com declives fortes, erosão acentuada, solos rasos ou com bastante pedras. Terras cultivadas ocasionalmente ou em extensão limitada, sendo melhor aproveitadas com práticas intensivas de melhoramentos ou proteção. Das afirmativas, estão corretas

A) I e II. C) II e III. B) I e IV. D) II e IV.

(10)

15. Os latossolos vermelho-amarelos que podem ser classificados no terceiro nível categórico do SiBCS, como aqueles que apresentam pobreza nutricional, sendo necessárias adu bação e correção da acidez para o uso agrícola, são chamados de

A) Ácricos. B) Alumínicos. C) Distróficos. D) Distroférricos.

16. O monitoramento das condições climáticas e o ajuste adequado da deposição das gotas antes, durante ou após as pulverizações d os defensivos agrícolas são essenciais para se obter os resultados esperados do produto. Sobre a tecnologia de aplicação de agrotóxicos, considere as afirmações a seguir:

I Temperaturas baixas, baixa umidade do sol o e baixa umidade relativa do ar são condições adequadas a uma boa aplicação e absorção do produto pelas plantas. II A aplicação dos produtos deve ser feita quando as plantas apresentam as folhas mais

molhadas, devido ao orvalho ou após uma chuva. III

Pulverizações efetuadas com temperatura ambiente entre 15 -30° C e UR do ar acima de 55% apresentam melhores resultados do que as efetuadas com temperaturas muito baixas e baixa UR do ar.

IV

A velocidade e direção do vento são fatores muito importantes par a um bom resultado na aplicação do produto e para evitar danos às culturas sensíveis ou áreas vizinhas próximas.

Das afirmativas, estão corretas A) I e II.

B) I e III. C) II e IV. D) III e IV.

17. Um dos equipamentos mais utilizados por agricultores brasileiros para a aplicação de produtos fitossanitários é o pulverizador. Ap ós o uso desse equipamento, o agricultor deve A) secar o pulverizador costal e guarda-lo em local seguro e escuro, sempre de boca para

cima.

B) enxaguar, por fora, o equipamento e seus componentes, descartando a água utilizada em solo sem a presença de plantas.

C) aplicar toda a calda de pulverização, diluir a sobra da calda dez vezes e aplica -la em bordaduras e carreadores.

D) evitar desmontar os bicos de pulverização após a apli cação, para não causar perdas e danos aos seus componentes.

18. O conhecimento do hábito alimentar das pragas é importante para definir o manejo a ser implementado nas sementes ou grãos durante o período de armazenamento. Segundo esse hábito, dentre os itens apresentados a seguir, o que se classifica como praga primária é: A) Oryzaephilus surinamensis

B) Cryptolestes ferrugineus C) Rhyzopertha dominica D) Tribolium castaneum

(11)

19. Mane ar corretamente pastagens é uma das tarefas mais árduas ue os técni cos ou os produtores encontram numa fazenda de pecuária. De uma maneira geral, alguns objetivos pretendidos pelos produtores são difíceis de serem atingidos simultaneamente. Sobre o manejo de pastagens, considere os objetivos a seguir:

I Manter elevada, ao longo do tempo, a densidade populacional das espécies mais aceitáveis pelos animais, mesmo que sejam menos palatáveis.

II Equilibrar o fator produção e qualidade do pasto dentro de uma faixa razoável para ambos.

III Fornecer nutrientes em quantidade s uficiente para os animais desempenharem suas funções produtivas.

IV Explorar a área de pastagem ao máximo com taxas de ocupações altas e rentáveis. Os objetivos principais do manejo de pastagens estão presentes em

A) III e IV. C) II e III. B) I e II. D) I e IV.

20. Uma determinada amostra de lote de sementes forrageira foi analisada em laboratório e apresentou 90% de germinação. No entanto, o cálculo do valor cultural (VC) dessa amostra apresentou resultado de 27%. Com base nessas informações, é correto afirmar que o percentual de impurezas dessa amostra foi de

A) 70,0%. C) 24,3%.

B) 30,0%. D) 33,3%.

21. O capim elefante (Pennisetum purpureum) é uma das espécies forrageiras mais utilizadas na composição de pastagens e capineiras em todo o Brasil. Considerando suas características agronômicas, é correto afirmar que esse capim

A) não tolera altitudes maiores que 800 m do nível do mar.

B) adapta-se a diferentes tipos de solo, com exceção dos solos mal drenados. C) prefere temperaturas mais elevadas (entre 30 e 35 oC).

D) pode ser cultivado em terrenos com declives de até .

22. Uma das características do método de irrigação por superfície é A) não interferir nos tratos culturais.

B) não permitir a utilização de água com sólidos em suspensão. C) não depender de condições topográficas.

D) não requerer sistematização do terreno.

23. O tipo e as características do solo influenciam diretamente na eficiência da irrigação. Desse modo, é correto afirmar:

A) Solos com velocidade de infiltração básica maior que 60 mm/h devem ser irrigados por aspersão ou de forma localizada.

B) Nos casos em que os horizontes A e B são pouco espessos, deve -se preferir a sistematização, expondo os horizontes com baixa fertilidade.

C) Em solos com problemas de salinidade, deve -se preferir os métodos de superfície e subirrigação, o que melhora as características do solo.

D) O emprego de irrigação por aspersão ou localizada em solos com alta capacidade de retenção de água, em geral, propicia melhor eficiência.

(12)

24. evapora ão é o processo natural pelo ual há transforma ão em vapor da água da superfície do solo e dos cursos d’água, lagos e mares. Sobre este processo, é correto afirmar:

A) A redução da altitude, ou o aumento da pressão b arométrica, tem como consequência um pequeno aumento na evaporação.

B) Em ar parado, a diferença da pressão do vapor aumenta rapidamente, praticamente dobrando a evaporação.

C) A ação do vento e também a convecção térmica eliminam a turbulência que afasta o vapor das camadas em contato com a superfície da água.

D) O aumento da temperatura da água correlaciona -se diretamente com o aumento da taxa de evaporação.

25. Um dos maiores avanços no processo produtivo da agricultura brasileira foi a introdução do Sistema Plantio Direto (SPD), no Sul do Brasil, a partir do início da década de 1970. Seu objetivo básico inicial foi controlar a erosão hídrica. Sobre as principais alterações químicas do solo ocorridas em decorrência do sistema de plantio direto, considere as afirmativas a seguir:

I

A ausência de preparo do solo (práticas convencionais de aração e de gradagem) e a quantidade e qualidade, tanto dos resíduos das culturas de interesse econômico em rotação ou sucessão como das plantas de cober tura ao longo dos anos, acarretam um aumento gradual no teor de matéria orgânica, notadamente na camada superficial (0 a 10 cm).

II

No plantio direto, a calagem é uma prática dispensável, não havendo necessidade de se corrigir a acidez do solo, pois ela torna insol vel o alumínio. ssa elimina ão da acide pode ser atribuída, em parte, minerali a ão dos resíduos org nicos, lixivia ão de cátions de rea ão básica da camada arável e redu ão da erosão hídrica.

III

O não revolvimento do solo aumenta o contato entre os coloides e o íon fosfato, intensificando as reações de adsorção, mormente se a adubação foi na linha de semeadura. Além disso, a mineralização lenta e gradual dos resíduos orgânicos proporciona a formação de estruturas orgânicas de P mai s suscetíveis às reações de adsorção.

IV

m dos nutrientes cu a din mica é mais influenciada no S do ue no S é o nitrogênio. O aporte continuo de resíduos vegetais na superfície do solo e, por consequência, de resíduos de carbono e de nitrogênio – fato indispensável ao funcionamento do sistema – contribuem significativamente para a melhoria da qualidade do solo.

Das afirmativas, estão corretas A) I e IV.

B) I e II. C) II e III. D) III e IV.

26. A prática conservacionista de rotação de culturas aumenta A) a incidência de plantas daninhas.

(13)

27. Sobre o sistema de cultivo hidropônico, é correto afirmar:

A) Exige maior quantidade de água e nutrientes, já que não utiliza o solo, além de maior aproveitamento de insumos e mão de obra demandada durante as etapas do cultivo. B) Exige maior quantidade de mão-de-obra, pois aumenta o número de práticas agrícolas,

além de exigir pessoal treinado para o controle dos mecanismos automáticos.

C) É necessário que se faça a rotação de cultura, pois o cultivo seguido da mesma espécie no mesmo sistema hidropônico pode favorecer o aparecimento de doenças e pragas. D) Usa-se menor quantidade de agrotóxicos, pois, como não se emprega solo, os insetos e

micro-organismos de solo, os nematoides e as plantas daninhas não atacam, reduzindo a quantidade de defensivos a ser utilizada.

28. O cultivo de melão tem grande importância para a economia potiguar, sendo um dos seus principais produtos de exportação. Sobre a cultura do meloeiro, considere as afirmativas a seguir:

I

Adapta-se a diferentes tipos de solos, como Argissolos e Latossolos, mas não se desenvolve bem naqueles de baixadas úmidas, com má drenag em como, por exemplo, os Gleissolos e nos tipos muito arenosos e rasos como os Neossolos Quartzarênicos, Regossolos e Neossolos Litólicos.

II

O sistema radicular do meloeiro é, normalmente, superficial, concentrando -se a 30 cm de profundidade, porém, em s olos profundos e bem arejados atinge profundidades acima de 1 m. Por isso, deve-se dar preferência a terrenos com boa exposição ao sol, escolhendo-se os solos férteis, com 80 cm ou mais de profundidade.

III

O meloeiro é pouco exigente quanto à fertilidade do solo. No que diz respeito à reação do solo, capacidade de troca de cátions e saturação por bases, comporta -se melhor em solos que apresentem faixa de pH entre 4,5 e 6,0, boa capacidade de troca de cátions e saturação por bases de 30% a 45%.

IV

No preparo do solo, durante a gradagem, deve -se promover o máximo possível de destorroamento do solo, evitando-se deixar os torrões que atrapalham a fixação das gavinhas e, ainda, aumentam a área de contato do fruto com a superfície do solo, expandindo, portanto, a formação da "mancha de encosto".

Das afirmativas, estão corretas A) II e III. C) III e IV. B) I e II. D) I e IV.

29. O aparecimento de deformações do cacho, o surgimento de poucos frutos, atrofiados, e o empedramento de frutos da banana ‘Ma ã’ são sintomas típicos da deficiência do nutriente

A) Fe. C) S.

B) B. D) Zn.

30. Sobre o cultivo do feijoeiro, é correto afi rmar:

A) O feijoeiro é mais suscetível à deficiência hídrica durante o estádio final de formação das vagens, sendo a fase de maturação das vagens o período crítico.

B) Baixa temperatura acompanhada de alta umidade relativa do ar, toxidez nutricional e ventos fortes têm maior influência no pegamento e retenção de vagens.

C) Temperaturas baixas reduzem os rendimentos, por provocar abortamento de flores que, por sua vez pode também resultar em falhas nos órgãos reprodutores.

D) Em relação ao fotoperíodo, o feijoeiro, por suas características, pode ser classificado como “planta de dias”.

(14)

31. A lagarta-do-girassol (Chlosyne lacinia saundersi) é a praga mais importante dessa cultura. Sobre essa praga, é correto afirmar:

A) As lagartas atacam folhas e caule e, em caso de ocorrência severa, podem inviabilizar completamente a produção.

B) As lagartas vivem isoladas por cerca de 60 dias e são de coloração verde com pêlos (cerdas) claros.

C) A fase de pupa dura 30 dias, ocorrendo depois a emergência dos adultos que são mariposas acinzentadas com manchas pretas.

D) As mariposas fazem a postura nos frutos e, em pouco mais de 30 dias, eclodem as lagartas novamente.

32. O mandarová é uma das pragas de maior importância para a mandioca, pela ampla distribuição geográfica e alta capacidade de consumo do inseto, especialmente nos últimos ínstares larvais. Sobre as ações e características desse inseto, considere as afirmativ as a seguir.

I A lagarta pode causar severo desfolhamento, o qual, durante os primeiros meses de cultivo, pode reduzir o rendimento e até ocasionar a morte de plantas jovens. II A lagarta prefere as partes superiores da planta e, desde o início, é vista

facilmente, devido ao tamanho grande e à coloração preta. III

Quando completamente desenvolvidas, as lagartas apresentam um colorido bem característico: são tipicamente de cor preta, podendo também aparecer exemplares amarelo-escuros.

IV

A lagarta passa por cinco fases e dura aproximadamente de 12 a 15 dias, período em que consome, em média, 1.107 cm² de área foliar, sendo que 75% dessa área é consumida no 5º ínstar.

Das afirmativas, estão corretas A) I e II.

B) I e IV. C) II e III. D) III e IV.

33. A seleção recorrente é um método de melhoramento de plantas, cujo ciclo envolve basicamente quatro fases. Uma delas é a seleção de progenies, sobre a qual é correto afirmar:

A) Baseia-se em médias ou totais de parcelas, sendo que a seleção pode ser truncada ou combinada. A seleção truncada é somente para um caráter, e a combinada, para mais de um caráter. A intensidade de seleção varia de 10 a 20%.

B) Realiza-se em ensaios envolvendo repetições e locais, por meio de delineamento experimental apropriado. Em milho, é comum o uso do látice, sendo utilizadas de 200 a 400 progênies, das quais uma parcela é constituída por 20 a 25 plantas.

C) Consiste na retirada de uma pequena quantidade de semente de cada progênie selecionada, que depois é reunid a em um único recipiente e homogeneizada. Essas sementes constituirão as linhas de plantas macho (fornecedoras de pólen).

D) Consiste em destinar parte das sementes para os ensaios de avaliação, armazenando cuidadosamente a outra parte (semente remanescent e) para ser utilizada no campo de recombinação, na próxima safra, caso essa progênie seja selecionada.

(15)

34. O sistema de produção de sementes em vigor no Brasil classifica o material produzido em diferentes categorias. Uma das categorias de sementes em qu estão é a semente básica, que pode ser definida como

A) aquela que mantém sua pureza varietal e identidade genética e que é produzida sob controle da entidade certificadora.

B) aquela produzida sob responsabilidade do melhorista e mantida dentro de suas características de pureza genética.

C) aquela produzida sob a responsabilidade do obtentor ou de uma instituição por ele autorizada.

D) aquela produzida de acordo com normas estabelecidas pela entidade certificadora e, depois, disponibilizada aos produtores .

35. A fusariose, causada pelo fungo Fusarium subglutinans, é a doença mais importante da cultura do abacaxi no Brasil, sendo encontrada em quase todas as regiões produtoras. Sobre a fusariose, considere as afirmativas a seguir.

I A fusariose ataca praticamente todas as partes da planta, com destaque para a inflorescência, a infrutescência e o material propagativo (filhotes e rebentões).

II A doença é pouco comum em plantas jovens, pois não se observa contaminação decorrente do plantio de mudas infectadas.

III Os sintomas nos frutos doentes são a exsudação de goma no centro do frutilho atacado e apodrecimento da polpa.

IV A doença dificilmente ocorre nas mudas dos tipos coroa, filhote e rebentão, pois estas tendem a ficar imunes à infecção q uando ainda estão aderidas à planta -mãe.

Das afirmativas, estão corretas A) I e II.

B) I e III. C) II e IV. D) III e IV.

Referências

Documentos relacionados

Além do diagnóstico, como o tratamento invasivo da doença renovascular (angioplastia, cirurgia e “stents”) nem sempre resulta em sucesso total em decorrência da duração

Acredito que com isso podemos entender como funcionava, brigávamos o tempo todo, eu estava errado o tempo todo, sentia raiva e ciúmes o tempo todo (ela tinha muitos

A interpretação gráfica ficará restrita aos dois primeiros eixos, uma vez que os demais eixos apresentam contribuições muito baixas ou nulas para a variância

Se o nome do host do equipamento foi registrado no servidor DNS ou WINS, você pode inseri-lo.. Clique em [Configurações

Definitivamente, após verificação da sua conformidade com as especificações contidas na proposta apresentada e/ou no edital e seus anexos, no prazo máximo de

http://al.sesi.org.br/licitacoes-e-editais. O edital de licitação e seus anexos poderão ser solicitados pelo e-mail licitacao@al.senai.br ou pelo Portal da

MPO do FEHIDRO. 24 2855 Não- reembolsável Prefeitura Municipal de Rafard Implantação da Setorização em zonas de pressão da rede de distribuição de água, bem como

O uniFLOW permite fazer as duas coisas - as impressoras locais podem ser usadas para imprimir trabalhos pequenos, mas os trabalhos grandes podem ser encaminhados para uma fila