• Nenhum resultado encontrado

Presentes: 3) Relacionamento ABAPI X INPI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Presentes: 3) Relacionamento ABAPI X INPI"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA E DO CONSELHO DA A.B.A.P.I. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AGENTES DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL, REALIZADA NO DIA 22 DE OUTUBRO DE 2009 (QUINTA -FEIRA), NO ESCRITÓRIO VEIRANO ADVOGADOS, À AV. DAS NAÇÕES UNIDAS, 12.995, 18º ANDAR, NA CIDADE DE SÃO PAULO COM VÍDEO CONFERÊNCIA PARA O ESCRITÓRIO VEIRANO ADVOGADOS DO RIO DE JANEIRO, À AV. PRESIDENTE WILSON, 231 / 23º ANDAR.

Presentes:

Por São Paulo: Presidente Claudia Luna Guimarães, Procuradores adjuntos: Carlos Vicente da Silva Nogueira, Rodrigo Affonso de Ouro Preto, 2ª. Secretária Eliana Jodas Cioruci, que redigiiu a presente ata, Conselheiros: Helio Fabbri Jr., Lilian de Melo Silveira, pela Abapisul, esteve presente a Diretoria Maria Inez Araújo de Abreu. Por Rio de Janeiro: Diretora de Comunicação Elisabeth Siemsen do Amaral, Diretor de Relações Institucionais Ricardo P. Vieira de Mello, 1ª. Secretária Renata Lisboa de Miranda de Souza Santos, Conselheiros Herlon Monteiro Fontes, Márcia M. Gitahy Freire, Paulo Roberto da Costa Figueiredo,

Justificaram a ausência: Rodolfo Martinez y Pell Jr., Gabriel Pedras Arnaud, João Marcelo Assafim, Marcelo Martins de Andrade Goyanes, Fabiano de Bem da Rocha, Tatiana Campello Lopes, Samia Amim Santos, Valdir de Oliveira Rocha Filho, Aureolino Pinto das Neves, Eduardo Colona Rossmann, Filipe da Cunha Leonardos, Gabriel Di Blasi Jr, Hissao Arita, Eduardo Conrado Silveira

A reunião teve início às 15.30 hs, com especial agradecimento pela Sra. Presidente ao Conselheiro Valdir Rocha, pelo oferecimento das dependências e instalações do escritório Veirano Advogados, o que permitiu uma maior participação dos membros da Diretoria e do Conselho. A partir deste momento, seguiu-se a pauta da reunião conforme segue:

1) A aprovação da ata da reunião de 17/09/09: foi observado que nas justificativas dos ausentes, foram citados repetidas vezes nomes de Diretores e Membros do Conselho. Em vista de decisões adotadas na reunião de Setembro, a referida ata foi registrada em Cartório. Em razão do problema verificado a Sra. Presidente solicitou à Secretária Eliana J.Cioruci que verificasse com Dr. Gabriel Leonardos se havia a necessidade de ser retificada a ata, para novo registro.

2) Revisão dos salários e dos benefícios dos funcionários da ABAPI (Vales Refeição e Alimentação) – houve a manifestação de vários membros da Diretoria sobre o aumento salarial, bem como sobre a necessidade de ser observada a quantia mínima determinada pelo Sindicato ao qual os funcionários da ABAPI são sujeitos, no que se refere ao Vale Refeição e Vale-Alimentação. Sendo certo que a) os valores pagos pela ABAPI são maiores dos que os estipulados pelo Sindicado; b) não existe a obrigatoriedade de pagamento dos dois benefícios. Assim, a decisão dos membros da Diretoria foi a seguinte: Aumento Salarial: Daniela 25%, Cecília e Andréa 10%. Quanto aos benefícios: Vale-refeição: R$15,00/dia; Auxilio Alimentação: R$80,00.

(2)

A Presidente Claudia Luna esclareceu que em vista dos consecutivos contatos com Ademir Tardelli do INPI, foi informada que o INPI estava apto para a realização do exame de agentes no dia 21.11.2009. Contudo, apesar de ter conseguido lugar para a realização das provas em todos os Estados, o INPI não conseguiu, até o momento, local na Capital do Estado de São Paulo, em vista do grande número de candidatos. Pediu, desta forma, auxilio a ABAPI. Em vista do interesse da ABAPI na realização deste exame, caberia à Associação conseguir um lugar, às suas custas, para a realização deste exame, sendo que a posição deveria ser informada ao INPI até o dia 23.10.2009, pois do contrário não haveria o tempo hábil para a divulgação já em próxima RPI. Os membros da Diretoria e do Conselho concordaram. Vários membros se mobilizaram imediatamente para obtenção destes lugares, inclusive, sem custos para a ABAPI, destacando-se o Presidente do Conselho Helio Fabbri Jr. e o Procurador Adjunto Carlos Vicente Nogueira.

Relatório da reunião realizada em 29/09 entre a Dra. Claudia Luna e o Dr. Jorge Ávila – não abordado na reunião.

Relatório sobre a Petição despachada pela ABAPI na Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal, versando sobre a extinção da profissão de Agente da Propriedade Industrial. Conforme informação da Presidente Claudia Luna, referido processo se encontra sob a responsabilidade do Procurador Marcelo Goyanes com a colaboração do Vice Presidente Antonio Ricci. Em vista da ausência de ambos, o andamento será exposto em próxima reunião.

4. Ato contínuo, a Sra. Presidente informou que a ABAPI recebeu da Japan Patent Attorneys Association, pedido para manutenção de uma relação cooperativa para obtenção de informações sobre honorários no mundo, tendo encaminhado um questionário que solicita seja distribuído aos associados.

Vários membros se manifestaram, sendo que o Conselheiro Paulo Figueiredo sugeriu que, primeiramente, a Japan Patent nos forneça estas informações.

Dra. Claudia considerou que já foi sugerida, por diversas vezes, a criação de uma tabela de honorários mínimos a ser adotada pelos associados, sendo que nunca se chegou a qualquer consenso. Por analogia, considerou que desta vez não teríamos nenhum retorno. Paulo Figueiredo sugeriu que a ABAPI informe que o Brasil atua no sistema de livre concorrência. Helio Fabbri entendeu que ABAPI deve passar o tema para apreciação dos associados. Após votação entre os membros presentes, foi decidido que a ABAPI, na pessoa da sua Presidente, irá transmitir o email aos Associados, pedindo que os mesmos respondam até o dia 30.11.2009. Se até o dia 30.11 não houver manifestação, a ABAPI responderá que o Brasil exerce o sistema de livre concorrência e que a Associação não possui uma tabela sugestiva de honorários.

5) Procuradoria: Apresentação dos Pareceres da Procuradoria

001-2008 – O procurador adjunto Rodrigo A.Ouro Preto procedeu a leitura informando que o Denunciado não é membro da ABAPI, não estando assim sujeito ao Código de Ética da Associação. Assim, a Procuradoria considera que o caso deve ser arquivado na ABAPI. Por outro lado, em vista do regular cadastramento como Agente de Propriedade Industrial, o mesmo deve observar

(3)

os preceitos do NA 142/09, razão pela qual a Procuradoria entende que cópia dos autos deste processo deva ser remetida ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial para que se adotem as providências pertinentes.

A Diretoria e Membros do Conselho aprovaram o parecer. Assim, deverá ser o mesmo encaminhado à Comissão de Ética para a adoção das providências conforme previsto em Estatuto.

001-2009 – o Procurador Adjunto Carlos Vicente Nogueira procedeu a leitura de seu parecer, esclarecendo que o processo envolve dois associados. Considerou que a denuncia deverá ser acolhida em parte, aplicando aos denunciados pena de advertência prevista no Código de Ética Profissional dos Associados, com a expressa recomendação de suspensão da campanha publicitária inquinada no prazo de dez dias por estar em desacordo com os Arts. 5º. e 6º. do Código de Ética Profissional dos Associados e o Art. 15 do Código de Conduta Profissional do Agente da Propriedade Industrial.

Os membros da Diretoria e do Conselho concordaram com a solução, porém, com a ressalva de que referido parecer não deveria conter posição da ABAPI a respeito da eventual violação dos direitos sobre a marca do denunciante. Em vista desta orientação Dr. Carlos informou que verificaria junto com o Procurador Marcelo Goyanes esta alteração e que passaria para nova aprovação da Diretoria.

02/2009 (Dr. Fabiano de Bem da Rocha) - Considerando que os Denunciados não são membros da ABAPI, não são sujeitos às sanções previstas no Código de Ética da Associação. Assim, a Procuradoria considera que o caso deve ser arquivado na ABAPI. Por outro lado, a ABAPI tem o dever de proteção da ética no exercício das atividades relacionadas à Propriedade Industrial e na defesa dos consumidores, razão pela qual a Procuradoria entende que deverá ser enviado oficio ao INPI a fim de que instaure processo administrativo para que sejam adotadas adote as providências pertinentes.

Processos 04 e 05/2009( Dra. Tatiana Campello) – em virtude do horário e considerando a complexidade do assunto, os pareceres serão apresentados na última reunião do ano.

5. Andamento dos trabalhos do Sistema de Jurisprudência (Dra.Renata Lisboa); Renata Lisboa informa que já possui mais de duas mil decisões cadastradas, razão pela qual já considera prudente colocar o sistema à disposição dos associados. Juntamente com a Secretária Daniela fez conferência aleatória, sendo detectadas algumas falhas no sistema de pesquisa por “filtro” . A Sra Presidente sugere que o sistema seja colocado à disposição dos associados na condição de teste. Dra. Renata pede autorização para estabelecer um contrato com Fernando, mediante um contrato de experiência para manutenção, esclarecendo que na forma como atualmente está estabelecido n contrato existente será difícil o gerenciamento, caso o sistema apresente algum problema neste período de teste. Claudia Luna demonstrou não se sentir confortável em liberar novas verbas já que nada, até o momento, reverteu em benefício dos associados. Tanto a Sra. Presidente como a representante da Abapi Sul Maria Inez, se posicionaram no sentido de colocar o programa para teste dos

(4)

associados sendo que os problemas apresentados serão apresentados à Diretoria. A Presidente orientou Renata Lisboa para transmitir um email a ela e à Diretora de Comunicação para liberação do programa para teste.

6) ABAPISUL: participação da Dra. Maria Inez Araújo de Abreu – Maria Inez esclareceu que será realizado pela ABAPISUL em conjunto com a Universidade Federal do Paraná, o Workshop “Propriedade Industrial no âmbito dos Procuradores Federais”. Trata-se de um curso destinado exclusivamente aos Procuradores Federais e integrantes da Advocacia Geral da União e associados da ABAPI. No caso de funcionários de associados da ABAPI será exigido o prévio credenciamento como Agente de Propriedade Industrial.

Maria Inez apresentou especial agradecimento à Renata Lisboa pelo sucesso e apoio ao curso preparatório, que teve ampla participação. Lembrou que dos 31 participantes 25 não eram associados.

8) Filiação: Foram aprovados a filiação de Moraes & Gonçalves Advogados/SC , Marcelo Manoel Barbosa/SP Roger Kneblewski/SP bem como o reingresso dos associados: Eliane Otaviano Ramos e Jean Carlo Rosa

9) Diretoria de Comunicação: Balanço do XXVII Encontro de Profissionais. A Diretora de Comunicação Elisabeth Siemsen informou ter ocorrido uma grande participação com 104 inscritos e 53 apartamentos ocupados. Os participantes vieram de vários Estados, contando também com representantes do Paraguai. As atividades acadêmicas foram elogiadas. Em termos financeiros, houve um saldo negativo aproximado de R$6.000,00 . A Presidente Claudia Luna considerou compensador o investimento, em vista dos elogios que foram obtidos e da ampla participação nestes encontros, que são decorrentes de um trabalho lento de divulgação e conhecimento da Associação. Conselheiro Herlon pediu a palavra sugerindo que os encontros sejam mais acessíveis sob o aspecto financeiro de modo a proporcionar uma maior participação.

A Diretora de Comunicação informou há pouco havia liberado o Boletim e que houve dificuldade de colocá-lo no ar.

10) Assuntos Gerais.

a) Dr. Herlon pede a palavra e manifestou o voto de pesar pelo falecimento da genitora da Presidente que agradeceu informando que foi um momento vivido em âmbito familiar.

b) Oficio a ser direcionado ao INPI: Em reunião de Junho foi decidido que seriam enviados ofícios individuais ao INPI para cada tema sem solução.

Em vista do oficio enviado pelo Dr. Ricardo, para considerações da Sra. Presidente foi observado que não será viável o envio de ofícios por tema, visto que algumas

pendências não ensejam justificativas. Desta forma foi decidido que:

a) a minuta do oficio será aprimorada. Será transmitida a minuta para que os Diretores e membros da Diretoria ofereçam sugestões; a Secretária Eliana Cioruci elaborará email que será passado para apreciação da Sra. Presidente;

(5)

b) será enviado um oficio por Diretoria.

Em vista do adiantado da hora, a Sra. Presidente encerrou a reunião agradecendo novamente o Conselheiro Valdir Rocha e o escritório Veirano pelo oferecimento das instalações e a presença de todos.

Referências

Documentos relacionados

O Dir/LNA comentou sobre o projeto STELES: a construção começou e as peças estão sendo feitas no LNA; também estão sendo promovidos projetos menores como a reforma do

O objetivo destas reflexões traduz-se como uma tentativa de mostrar a influência da religião na vida do ser humano. Assim como outros construtos sociais a religião

Assunto: Solicitação de afastamento integral, para no período de 01/03/2010 a 31/07/2010, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens na função, realizar

Por mero acaso, o rato estava a passar naquele lugar e, mal ouviu os queixumes do leão, aproximou-se (verbo “aproximar-se” no pretérito perfeito do modo indicativo) para o

Assunto: Realização de pesquisa no Centro de Documentação da Cinemateca Brasileira e na Biblioteca do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), para

Também sustenta que, nos termos em que formulado o pedido, direcionado ao INSS, a União (Fazenda Nacional) não possui legitimidade passiva para figurar no polo passivo da ação,

«A commissão, reconhecendo sem esforço que o cobre não é tão peri- goso como se pretendeu, não pôde deixar de ter em conta os accidentes que elle pôde produzir; e pois lhe

O motivo da vacância se deu pelo fato do professor Renato progredir para a categoria dos professores Associados e neste sentido não poder atuar mais como representante da