• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE EXTENSÃO: GESTÃO DO MERCADO DO LUXO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE EXTENSÃO: GESTÃO DO MERCADO DO LUXO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CURSO DE EXTENSÃO: GESTÃO DO MERCADO DO LUXO

Dia/Horário: Sábados das 9h às 18h

Local: Brasília

Carga Horária: 96 horas (10 encontros) Coordenação: Cláudio Diniz

CRONOGRAMA – 2015

Aula Data Descrição

01 15/08 A origem do Luxo e sua Evolução: Conceitos e Paradoxo Planejamento no Luxo

02 29/08 Empreendedorismo e Inovação de Negócios de Luxo

03 12/09 Como Encantar o Consumidor de Luxo

04 26/09 Tendências e Oportunidades no Mercado de Luxo no Brasil

05 03/10 Excelência no Atendimento no Segmento de Luxo Captação e treinamento de profissionais para o mercado de luxo

06 24/10

Antropologia no Consumo de Luxo: Entendendo o consumidor de Luxo

07 07/11 Psicologia do Consumidor de Luxo Inteligência Emocional no Luxo Criatividade no Luxo

08 28/11 Construindo Valor Digital no Luxo

09 05/12 Branding

(2)

Objetivo:

Esse curso tem como objetivo entender como funciona o mercado do luxo no Brasil, um Mercado que está gerando R$20 bilhões por ano; o porque esse mercado está sendo tão atrativo, atraindo um numero consideravel de marcas de luxo internacionais para o Brasil; entender as mudanças que estão ocorrendo do luxo tradicional para o luxo contemporâneo; o que leva um consumidor a comprar produtos ou serviços de luxo; entender o luxo como atividade professional, gerar networking entre os participantes do curso.

Público-alvo:

Empresários, Diretores, Gerentes e Profissionais que trabalham em Marcas de Luxo e Premium; Profissionais de Joalheria, Relojoaria, Marketing, Design, Moda, Administração, Economia, Jornalismo e todos os profissionais ou estudantes que queiram entender as técnicas de gestão do luxo.

Conteúdo

 O Mercado do Luxo no Brasil: Tendências e Oportunidades;  A Origem do Luxo e sua Evolução: Conceitos e Paradoxo;  O Perfil do Consumidor de Luxo;

 Como Construir uma Marca de Luxo;

 Como vender Produtos e Serviços para um Consumidor de Luxo;  Gestão de Marketing Digital aplicado ao Mercado de Luxo;

 O Comportamento dos Novos Ricos;

 A Importância da Imagem Pessoal no Luxo;  Criatividade no Luxo;

 Inteligência emocional no Luxo;  Psicologia do Consumidor de Luxo;  Design e Arquitetura no Luxo;  Excelência no Atendimento;

 Comunicação nas Marcas de Luxo;  Como fidelizar um Consumidor de Luxo;  Visão de Negócios;

 Visita técnica as marcas de Luxo.

Coordenador: Claudio Diniz

Especialista no mercado de Luxo, com mais de 15 anos de experiência na área, autor dos livros: O Mercado do Luxo no Brasil: Tendências e

Oportunidades, editora Seoman e The Luxury Market in Brazil, editora Palgrave Macmillan. Cláudio Diniz tem MBA em Gestão do Luxo pela FAAP, tendo concluído estudos na área no London College of Fashion e na Essec Business School. Coordenador da comissão de luxo da Câmara de Comércio França Brasil, coordenador e professor do MBA em Gestão do Mercado de Luxo, além de ser o CEO da Maison du Luxe. Ministra palestras sobre o mercado do Luxo em todo o país. Possui vários artigos e entrevistas publicados em jornais, revistas, sites, radio e participação em programas de TV.

(3)

Corpo docente:

Airys Kury é graduado em Administração de Empresas e Gastronomia.

Com sólida experiência como diretor de eventos de luxo em empresas de grande porte no mercado financeiro, consultoria e tecnologia. Estruturação e gerenciamento de áreas, liderança, foco no cliente, orientação para resultados, planejamento estratégico, marketing de relacionamento, liderança de equipes e desenvolvimento de talentos.

Andréa Naccache é psicanalista, autora do livro Criatividade Brasileira, editora

Manole (uma pesquisa com o chef Alex Atala, os designers Fernando e Humberto Campana e o estilista Jum Nakao, e participação de João Bôscoli, Paulo Borges e Charles Watson). Participação em trabalhos com o filósofo Gilles Lipovetsky e o psicanalista Jorge Forbes.

Dr. Arthur Grisanti Mausbach é doutor pela escola de arte e design mais

tradicional do mundo, o Royal College of Art de Londres. um arquiteto

graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Brasil (FAU). Artur trabalha como educador desde 1999, ensinando design e arquitetura na Universidade de São Paulo e outras.

Michel Alcoforado possui mestrado em Antropologia Social na Universidade

de Brasília, com especialização em Antropologia do Consumo pela University of British Columbia. Consultorias para agências especializadas em pesquisa de mercado, comportamento do consumidor e tendências de consumo. Cursa seu Doutorado em Antropologia do Consumo com foco em produtos, serviços e marcas de luxo. Artigos em diversos jornais e revistas.

Dr. Miguel Hemzo é doutor em marketing pela FEA-USP, MPhil em marketing

pela London Business School, mestrado em marketing pela FEA-USP. Vinte anos de experiência acadêmica como professor da USP e palestrante de Marketing de Luxo, Administração de Marketing, Comportamento do

Consumidor, Marketing de Relacionamento, Pesquisa de Mercado e Sistema de Informações de Marketing, Marketing Global, Administração Estratégica, Comunicação e Propaganda.

Laércio Xavier é Graduado em Administração de empresas, tem mais de 20

anos de experiência no universo do luxo. Atuou em várias marcas de Luxo em New York: Louis Vuitton, Montblanc, Swarovski e Asprey of London.

Foi diretor da Piaget da 723 Fifth Avenue. Retornou ao Brasil em 2012, para assumir a operação da abertura em São Paulo, da primeira boutique da Van Cleef & Arpels na América Latina.

Romeo Bonadio Júnior atua há 15 anos nas áreas de marketing,

comunicação, merchandising e varejo de luxo. Foi executivo da Louis Vuitton, ocupando diversos cargos gerenciais em diferentes países (Brasil, França e

(4)

Estados Unidos). Esta vasta experiência na Louis Vuitton foi fundamental para seu conhecimento aprofundado do mercando de luxo global. É fluente em inglês, francês, espanhol e português, formado em propaganda e marketing e possui um diploma de MBA Executivo na ESPM, Escola Superior de

Propaganda e Marketing.

Sonia Helena dos Santos - Foi por 9 anos Coordenadora Acadêmica e

Residente do MBA em Gestão do Luxo da FAAP. Graduada em Administração

de Empresas, com pós-graduação em Recursos Humanos pela PUC-RJ, com Certificação em Criatividade pela Creative Education Foundation em Buffalo - New York. Professora da graduação e Pós-graduação da FAAP, onde Ministra as disciplinas Criatividade, Recursos Humanos, Clima e Cultura

Organizacional, Formação de Equipes e Mobilização para Mudança.

Willy Arthur é CEO e sócio fundador da agência Magnifi.co Estratégia &

Criação. É graduado em Design e tem MBA Gestão em Marketing, Atua há 10 anos no mercado e tem experiências nas áreas de criação e estratégia focada no consumidor, Presta consultoria e participa do planejamento estratégico na direção de ações de marketing, e no acompanhamento de novos projetos de mídias sociais.

Disciplina: TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES DO MERCADO DO LUXO NO

BRASIL

Objetivos: Ter uma visão de como funciona o mercado de luxo no Brasil; Ter uma visão de como ocorre a distribuição dos produtos de luxo no Brasil; Ter uma visão da radiografia geográfica do luxo no Brasil; Desmembrar os principais segmentos do mercado de luxo.

Ementa: Conceito de Luxo; Visão do Mercado de Luxo no Mundo, nos Bric’s e no Brasil; O Perfil do Consumidor de Luxo; O Comportamento dos “Novos ricos”; Excelência no Atendimento; O Luxo como Experiência; O Poder e a Riqueza de algumas Cidades no Brasil; Tendências e Oportunidades nos segmentos de Luxo; As chances de ser tornar um milionário no Brasil; Como entrar para o Mercado do Luxo no Brasil.

Disciplina: A ORIGEM DO LUXO E SUA EVOLUÇÃO: CONCEITOS E

PARADOXO

Objetivos: Apresentar e refletir sobre os aspectos históricos do luxo e sua evolução por meio de diversas contextualizações culturais e temporais.

Ementa: As origens do luxo; A evolução do luxo; O conceito de luxo e suas variações; Implicações das características do luxo no desenvolvimento de estratégias de negócios.

(5)

Disciplina: PLANEJAMENTO DO LUXO

Objetivos: Refletir e analisar as decisões de marketing, aplicada às características específicas do mercado do luxo.

Ementa: Por que o marketing em luxo é diferente dos outros marketings? Conheça seu público-alvo: como escolher; Posicionando sua oferta: competências e diferenciais competitivos; O produto intangível do luxo é maior que os produtos tradicionais; Comunicar em luxo também é educar; Multicanais: a sinergia entre pontos virtuais e reais; Como estabelecer preço para uma experiência?

Disciplina: ANTROPOLOGIA DO LUXO

Objetivos: O objetivo principal é fornecer aos alunos uma visão geral sobre um importante fenômeno da vida social nas sociedades contemporâneas: o Luxo. Por meio da análise de campanhas publicitárias, eventos históricos e cases reais de pesquisas antropológicas voltadas ao entendimento do comportamento do consumidor, pretende-se discutir de que forma a Antropologia do Luxo pode ser utilizada para interpretar o tema de maneira inovadora. Durante o encontro, buscaremos introduzir e estimular o olhar dos alunos para que, através de conceitos centrais a Antropologia, possam analisar o mundo do luxo nos diversos contextos culturais em que se inserem para consigam compreender como estilos de vida diversos podem impactar as estratégias de marketing e comunicação das marca.

Ementa: Compreender os elementos formadores do fenomeno do Luxo, identificar as especificidades da sociedade brasileira, entender o conceitos centrais a antropologia do luxo (distinção, trickle down system, mercado cultural etc.), distinguir os elementos influenciadores do comportamento do consumidor de marcas de luxo, entender as etapas e o desenvolvimento dos processos de compra, percebendo as influências sofridas pelo consumidor. Reconhecer estratégias, relevância e abrangência do tema, bem como suas filiações teóricas específicas.

Ementa: Estudo da identidade da marca; Estratégia de marketing de um produto novo; O design do produto novo; O design da embalagem do produto a ser lançado; Um estudo da semiótica do produto novo; Justificativa do nome do produto que será lançado; Escala de valores de inovação do projeto; Definição de target do cliente alvo; Estratégia de distribuição do produto; Análise dos concorrentes e dos produtos já existentes.

(6)

Objetivos: Compreensão do mercado e da concorrência; Identidade, Engajamento e Comprometimento com a atividade e com o segmento; Significado e importância do termo "Serviço"; Sucesso em Vendas e Serviços. Ementa: Atendimento vs. Vendas; Atendimento vs. Qualidade; Inteligência Emocional; Padrões de qualidade de desempenho de serviços; A Importância de conhecer o cliente e como lidar com as exigências e demandas desse mercado; Processo de autoconhecimento e de autodesenvolvimento.

Disciplina: CAPTAÇÃO E TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS PARA O

MERCADO DE LUXO

Objetivos: Fazer com que os alunos tenham um embasamento de todo processo de contratação e Treinamento de um profissional para uma marca de luxo.

Ementa: Regras de captação de profissionais; Regras de entrevistas com candidatos; Manuais de treinamento.

Disciplina: BRANDING

Objetivos: Proporcionar conhecimento dos processos e procedimentos da gestão Marcas através do Composto Mercadológico, analisando e aplicando os vários conceitos de Branding no desenvolvimento de produtos/serviços em todo seu ciclo de vida e apresentação ao mercado alvo.

Ementa: Gerenciamento (branding) e a comunicação de marcas; Os componentes da marca: identidade, personalidade e diferenciação da concorrência; Definições sobre: top of mind e brand equity; O valor de uma marca e seus atributos.

Disciplina: A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM PESSOAL NO LUXO

Objetivos: Possibilitar que os alunos tenham um aprendizado de como agir em reuniões, compromissos sociais. Comportamento e gestos dos executivos de sucesso.

(7)

Ementa: Fundamentos da Etiqueta Social e Empresarial. Postura, comportamento; A Elegância dos Gestos; Apresentações; Pontualidade; Tratamento; Comportamento profissional focado na delicadeza e refinamento; Vestimentas para o trabalho (dress code); Negócios e Refeições.

Disciplina: PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR DE LUXO

Objetivos: Iniciar os alunos no senso crítico da psicanálise sobre o comportamento das marcas, dos consumidores, dos executivos de luxo e da comunicação publicitária, ensinando a eles alguns primeiros critérios clínicos que ajudam a discernir entre o luxo luxuoso e criativo, e o produto de marca renomada com tendência à banalidade e ao empobrecimento – para inclusive, saber-se quando uma marca toma decisões que, inadvertidamente, podem conduzir ao seu declínio.

Ementa: Um raio x do consumidor do Luxo; O que leva um consumidor a comprar produtos de Luxo; Símbolos para identificar o consumidor do Luxo; Como pensa o consumidor do Luxo; Como analisar o consumidor do Luxo; Exemplos de consumidores do Luxo; Como atrair o consumidor do Luxo.

Disciplina: CRIATIVIDADE NO LUXO

Objetivos: Preparar os alunos para identificar o processo de nascimento do luxo, como diferente de um processo produtivo e de marketing que posiciona produtos caros no mercado. Dar parâmetros para que os alunos como gestores de projetos e produtos de luxo, possam respeitar, cultivar e garantir o nascimento do luxo, nas mãos de seus criativos.

Ementa: Neste curso, discutiremos como nasce o luxo, não em sua forma industrial ou na gestão do processo produtivo, mas nas mãos dos criativos que dão qualidade de excelência e luxo a seus produtos. As condições de trabalho, as circunstâncias econômicas e emocionais da produção de luxo serão analisadas, algumas das questões filosóficas que permeiam a vida do criativo de luxo serão destacadas, a partir da experiência de quatro brilhantes criativos brasileiros: o chef Alex Atala, do restaurante DOM, considerado o quinto melhor do mundo pela Restaurant Magazine em Londres, os designers Fernando e Humberto Campana, celebrados mundialmente por seu trabalho, especialmente premiados nas Feiras do Móvel de Milão, e Jum Nakao, único

(8)

designer de moda brasileiro já selecionado para apresentar suas obras entre os maiores nomes da história, pelo Museu da Moda de Paris.

Disciplina: DESIGN E ARQUITETURA NO LUXO

Objetivos: Apresentar os fundamentos socioculturais e produtivos da arquitetura e do design e a sua relação com o conceito de luxo. Apresentar exemplos de arquitetura e design, objetos, mobiliários e acessórios destinados a públicos específicos de alto padrão. Promover a reflexão sobre mudanças de comportamento e gosto, através da compreensão do contexto e da analise de tendências socioculturais. Apresentar um panorama histórico do desenvolvimento do design como linguagem e sua relação com a sociedade, produção cultural e industrial. Refletir sobre o desenvolvimento do conceito de luxo relacionando com exemplos na arquitetura e design. Investigar processos de mudança de paradigmas devido à questão ambiental. Apresentar os conceitos de gosto, conforto, linguagem e identidades culturais, especificamente relacionados com o design e a arquitetura. Investigar os aspectos simbólicos e pragmáticos do luxo na arquitetura e design, ilustrando com exemplos e referências de edifícios, interiores, automóveis, barcos, e outros produtos destinados a públicos exclusivos.

Ementa: A disciplina será ministrada sob a forma de aulas teóricas expositivas. Os tópicos, apresentados na sequência abaixo serão trabalhados em sala de aula e referenciais complementares sobre os mesmos serão disponibilizados através da bibliografia específica de cada tema. Fundamentos socioculturais do luxo no design e arquitetura. Gosto, conforto, regionalidade, identidade, estereótipos, moda, arte e cultura material. A linguagem da arquitetura do luxo. Edifícios, interiores, móveis, cozinhas. A linguagem do design do luxo. Edifícios, interiores, automóveis, barcos.

Disciplina: CONSTRUINDO VALOR DIGITAL NO LUXO

Objetivos: Oferecer uma visão ampla de todo o processo de marketing em ambientes digitais, aplicado às características específicas do mercado.

(9)

Ementa: O luxo e os negócios digitais; evolução e panorama do marketing digital de luxo global e no Brasil; o cliente de luxo digital; criando uma equipe de marketing digital no luxo; estratégias de marketing digital no luxo; criando a experiência de luxo em ambientes digitais; criando o plano de ação de marketing digital; analise dos principais cases de sucesso em marketing digital.

VISITAS TÉCNICAS AS MARCAS DE LUXO

Objetivo: Tem a finalidade de dar uma visão aos participantes do curso de como funciona as marcas de luxo.

1.1 OBJETIVOS ALCANÇADOS AO FINAL DO CURSO

1.1.1 Objetivo Geral

- Desenvolver competências para o gerenciamento de iniciativas voltadas ao Mercado do Luxo fundamentadas em uma cultura centrada na exclusividade, na excelência e no requinte.

1.1.2 Objetivos Específicos:

- Conhecer a cultura do luxo, de modo a orientar suas referências e indicadores de padrão de qualidade para a avaliação de produtos e serviços de alto desempenho.

- Identificar os fenômenos que influenciam o comportamento do consumidor de luxo no Brasil e no mundo.

- Promover uma comunicação direcionada ao mercado do Luxo.

- Desenvolver as habilidades necessárias para a capacitação de equipes para o alto desempenho, bem como para a gestão do relacionamento no Mercado de Luxo.

- Adquirir as competências necessárias para a prática da excelência no atendimento e a promoção da felicidade por meio de eventos, produtos e serviços de Luxo.

- Conhecer as práticas e estratégias das principais marcas de luxo do mundo, identificando aspectos relativos aos processos de venda e relacionamento com os clientes.

(10)

Início: 15/08 Término: 12//12

Investimento: 6 parcelas de R$1.500,00 (sendo a primeira no ato da matrícula e a segunda no dia 5 de setembro).

Desconto de 10% na mensalidade, para inscrições efetuadas até o dia 20/07

Referências

Documentos relacionados

 Dependendo do perfil do investidor, se júnior ou major, suas possibilidades de mobilizar recursos para investir em pesquisa mineral dependerão mais ou menos do impacto dos

Johan Cruyff , atualmente se dedica a ajudar crianças por meio de projetos.. sócios

No fim do artigo chegou-se à conclusão que o consumo conspícuos está na base do consumo de bens e serviços de luxo, associados a uma determinada marca, como forma dos seus

O marketing em relação ao Masstígio baseia-se numa análise refinada, e numa coerência perfeita entre todas as fases de construção desse conceito, da fase

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Contudo, as discretas diferenças observadas nas medidas do QVC entre os grupos de estilo de aprendizagem, particu- larmente quanto à percepção do desenvolvimento pessoal, interessam

As diferenças seriam: diferenças físicas e intelec- tuais entre livros e documentos de ar- quivo (livros são preparados para se- rem descritos e divulgados, sendo uni- dades com