• Nenhum resultado encontrado

DIRETO DA REDAÇÃO. VITÓRIA RESIDENCE News. Seja Bem Vindo Felipe. Novo Musicoterapeuta. Deixe-nos ajudá-lo a cuidar de quem cuidou de você

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETO DA REDAÇÃO. VITÓRIA RESIDENCE News. Seja Bem Vindo Felipe. Novo Musicoterapeuta. Deixe-nos ajudá-lo a cuidar de quem cuidou de você"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

VITÓRIA RESIDENCE News

Recanto do Idoso Vitoria Residence

Ed iç ão :

F

ev

er

eir

o/

2

01

5

Deixe-nos ajudá-lo a cuidar de quem cuidou de você

DIRETO DA REDAÇÃO

A partir do dia 04 de fevereiro teremos um novo

terapeuta fazendo parte de nossa equipe.

Trata-se do Felipe Hartwig Vieira, ele é

musicoterapeuta formado pela FMU e estará no

lugar da Roberta Barsotti, que foi alcançar

novos voos.

O Felipe estará atendendo semanalmente em

to-das as unidades, realizando a terapia com

música em grupo.

Desejamos ao Felipe Boas Vindas!!

Olá amigos do Vr NEWS,

É com grande alegria que trazemos até você uma nova edição do nosso jornal mensal.

Neste mês onde o país esta em festa devido ao Carnaval, não poderíamos deixar nossos idosos de fora. Por isso acompanhe as datas dos nossos “Bailes de Carnaval” e se puder venha ca-ir na folia com a gente.

No mais trazemos diversas informações sobre o forte verão e como se prevenir e prevenir nossos idosos de doenças indese-jadas, como a desidratação.

Desejo a todos um excelente mês...

Paulo Lima

Seja Bem Vindo Felipe

(2)

No verão, devido às altas temperaturas, o organismo diminui o metabolismo basal para manter a temperatura corporal através da transpiração.

Portanto, para evitar situações de mal-estar, é aconselhada a ingestão de alimentos leves e de fácil digestão. Alimentos muito gordurosos, pesados, que contenham muito sal e/ou açúcar devem ser substituídos por frutas, ver-duras e legumes.

Dê preferência a carnes magras, aos carboidratos integrais e gorduras vege-tais. Faça pequenas refeições ao longo do dia e prefira alimentos naturais. Não fique muito tempo sem se alimentar para evitar o consumo exagerado nas próximas refeições.

Recomenda-se que a ingestão de líquidos esteja entre 30 a 40ml por quilo de peso, este consumo pode ser feito através de sucos naturais, água e água de coco! Fique atento aos sinais da desidratação, como sede e urina escura.

Procure sempre respeitar seu organismo e estar atento aos alimentos que o prejudiquem!

DICA DAS MARIAS

Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta.

Apesar de suas tentativas de ser gen-til, a ruiva atraente parece ter raiva dele.

Abrangendo os anos agitados do pri-meiro amor, casamento e família, A

Escolha nos faz confrontar a questão

mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?

Livro: A Escolha Autor (a): Nicholas

Sparks

Editora: Novo Conceito

Como sobreviver ao Verão

C

A

RN

A

V

A

L

V

R

Venha participar com a gente....

Unidade Juca: 10/02

Unidade Major: 11/02

Unidade Meiji: 13/02

(3)

Página 3

DESIDRATAÇÃO & CONFUSÃO MENTAL

Ao nascermos 90% do nosso corpo é constituído de água.

Na adolescência isso cai para 70%

Na fase adulta para 60%

Na Terceira Idade que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água

Os principais responsáveis pela confusão mental em idosos são: diabetes descontrolado, infecção urinária e desidratação. Cons-tantemente os idosos sem sentir sede, deixam de tomar líqui-dos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos, angina (dor no peito), coma e até morte.

Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem. Há sensores de água em várias partes do organis-mo. São eles que verificam a adequação do nível. Quando ele cai, aciona-se automaticamente um “alarme”. Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo “pede” água. A informação é passada ao cérebro, com isso, sentimos sede e saímos em busca de líquidos.

Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas. Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água.

Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Além disso, para a desidratação ser gra-ve, eles não precisam de grandes perdas, como diarreias, vômitos ou exposição intensa ao sol. Basta o dia estar quente e o verão ou a umidade do ar baixar muito como tem sido comum nos últimos meses. Nessas situações, perde-se mais água pela respiração e pelo suor. Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.

Dicas importantes – Os idosos devem tornar voluntário o hábito de beber líquidos. Bebam toda vez que houver uma oportunida-de. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água de coco, lei-te. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é, ingerir algum líquido a cada duas horas, – Os familiares devem oferecer constantemente líquidos aos idosos, isso é vital. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejei-tando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadi-ços, fora do ar, atenção. É quase certo que esses sintomas se-jam decorrentes de desidratação. Líquido neles e rápido para um serviço médico.

(4)

Click do Momento...

Se refrescando no Verão

Unidade JUCA

Amizade é tudo...

Amigas inseparáveis

As três Marias da Unidade Major:

(5)

Página 5

05

Sr. Olympio—Unid. Juca

16

Ana Paula—Cuidadora Juca

16

Dª Alcinda—Unid. Juca

16

Dª Rosicler—Unid. Juca

27

Sr. Pedro—Unid. Juca

Referências

Documentos relacionados

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

8 Pagamento: Uma vez finalizado o Leilão o Arrematante deverá (i) pagar o valor do lote arrematado (equivalente ao valor do Lance vencedor) ou, a importância equivalente ao

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento

Intervalo de ínicio da câmara úmida h Figura 1 – Supressão da esporulação de Botrytis cinerea por isolados de Clonostachys rosea em folhas de morangueiro, submetidas a

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção