• Nenhum resultado encontrado

Estratégias em Tecnologia da Informação. Posição e Vantagem Competitiva Aplicações integradas Aplicações Web

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estratégias em Tecnologia da Informação. Posição e Vantagem Competitiva Aplicações integradas Aplicações Web"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Capítulo 09

Posição e Vantagem Competitiva

Aplicações integradas

Aplicações Web

(2)

 Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica.

 Os professores da disciplina irão focar alguns dos tópicos da bibliografia assim como poderão adicionar alguns detalhes não presentes na bibliografia, com base em suas experiências profissionais.

 O conteúdo de slides com o título “Comentário” seguido de um texto, se refere a comentários adicionais ao slide cujo texto indica e tem por objetivo incluir alguma informação adicional aos conteúdo do slide correspondente

 Bibliografia básica:

 OLIVEIRA, Djalma P. Rebouças.. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas. 28ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 LAUDON, Kenneth.; LAUDON, Jane.. Sistemas de Informação Gerenciais. 7ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

 TURBAN, E. e RAINER Jr., R.K. & POTTER, R.E. Administração de tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

 WEILL, Peter e ROSS, Jeanne W. Governança de TI: Tecnologia da informação. 1ª ed. São Paulo: M. Books, 2006.

 POLLONI, Enrico Giulio F.. Administrando sistemas de informação: Estudo de Viabilidade. 1ª ed. São Paulo: Futura, 2003.

(3)
(4)

 Uma Vantagem competitiva é uma vantagem em relação aos concorrentes em alguma medida como custo, qualidade ou velocidade que leva ao controle de um mercado e lucros maiores que a média.

 A vantagem competitiva na economia digital é ainda mais importante do que na velha economia.

 A economia digital não mudou o negócio principal das empresa, na verdade, as

tecnologias simplesmente oferecem

ferramentas que podem aumentar o sucesso das organizações por meio de suas fontes tradicionais de vantagem competitiva.

 Isto mostra o quanto a TI pode contribuir com a empresa para obter vantagem competitiva.

(5)

 O novo foco da informatização é “para fora”.

Maketing, Vendas e Atendimento ao Cliente Engenharia e

Pesquisa

Procurement (Compras), Distribuição e Logística

Manufatura e Produção Contabilidade, Finanças e Gestão Fornecedores e Outros Parceiros de Negócio Limite da Empresa Extranets Intranets Consumidores e Clientes do Negócio Intranets A Internet

(6)

 A vantagem competitiva não pode ser compreendida observando a empresa como um todo. Ela tem origem nas inúmeras atividades que uma empresa executa.

 Uma forma sistemática para o exame de toda estas atividades e do modo como elas interagem é necessária para a análise das fontes da vantagem competitiva.

 A cadeia de valores (ou sistema de atividades) é o instrumento básico para tal.

 Ela desagrega uma empresa em suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes potenciais de diferenciação.

 Uma empresa ganha vantagem competitiva executando as atividades estratégicas de forma mais barata ou melhor que os concorrentes.

(7)

 Cadeia de valor: é uma ferramenta para identificar potenciais fontes de vantagem competitiva.

 A cadeia de valor divide os processos organizacionais em atividades distintas que criam valor para o cliente.

 Aquelas atividades que agregam valor são uma fonte de força ou de vantagem competitiva desde que atendam às exigências de ter valor, ser única, insubstituível, inimitável (pilares da Vantagem Competitiva Sustentável).

 A cadeia de valor está fundamentada nas atividades primárias e de apoio.

(8)

 Modelo de cadeia de valor empresarial. Clientes Distribuidores Empresa Fornecedores Fornecedores dos fornecedores CAde Infraestrutura Recursos Humanos Tecnologia Seleção de Fornecedores Logística de suprimentos Operações Vendas e Marketing Serviço Logística de distribuição Cadeia de valor da empresa Atividades de suporte Atividades primárias

(9)

 Exemplos de sistemas de informação para as atividades primárias e de suporte em uma empresa e de seus parceiros de valor que poderiam agregar margem de valor aos produtos e serviços da empresa.

Clientes Distribuidores Empresa Fornecedores Fornecedores dos fornecedores Sistemas de gerenciamento do relacionamento com clientes CAde Infraestrutura

Sistemas eletrônicos de programação e de mensagens

Recursos Humanos

Sistemas de planejamento de força de trabalho e Sistema de ponto eletrônico

Tecnologia

Projetos assistidos por computador (CAD)

Seleção de Fornecedores

Sistemas computadorizados de colocação de pedido

Logística de suprimentos Sistemas automatizados de armazenagem Operações Sistemas de usinagem assistidos por computador Vendas e Marketing Sistemas automatizados de colocação de pedido Serviço Sistemas de manutenção de equipamentos Logística de distribuição Sistemas automatizados de programação de pedidos Cadeia de valor da empresa Atividades de suporte Atividades primárias Sistemas de compras de insumos e seleção de fornecedores

(10)

Suporte à Vantagem

Estratégica

Suporte à Decisão Gerencial

Suporte às Operações do Negócio

Sistemas de Informação

 A Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ajudar as empresas:

 Interconectando a empresa

 Lidando com a globalização

Fazendo Business Process

Reengineering

 Ganhando vantagem competitiva

(11)
(12)

 Muitas empresas vêm implementando sistemas integrados (ERP), sistemas para gerenciamento da cadeia de suprimentos (MRP II) e sistemas de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), por serem eles instrumentos eficazes na conquista da excelência operacional e no aprimoramento da tomada de decisão.

 No entanto, justamente por serem tão eficazes em alterar o funcionamento da organização, sua implantação apresenta inúmeros desafios e oportunidades.

 As aplicações integradas não exigem apenas as mudanças

tecnológicas profundas, mas também alterações fundamentais no funcionamento da empresa.

 Os processos de negócios mudam radicalmente, assim como a cultura e a estrutura organizacional.

(13)

 As aplicações integradas também produzem “custos de mudança”.

 Se você adotar uma aplicação integrada de um único fornecedor, como SAP, Oracle ou outros, será muito dispendioso substituí-la e, assim, sua empresa tornará dependente desse fornecedor para manter e atualizar seus produtos.

 Será necessário também dedicar algum tempo ao gerenciamento dos dados.

 As aplicações integradas baseiam-se em definições de dados válidas para toda a organização, logo, é necessário entender exatamente como a empresa usa esses dados e como eles podem ser organizados em um sistema integrado.

 Dá muito trabalho além de ser custoso fazer com que aplicações integradas funcionem adequadamente. Todas as pessoas da empresa precisam ser envolvidas.

(14)

 Hoje em dia, muitas empresas experientes estão buscando maneiras de extrair ainda mais valor de suas aplicações integradas.

 Uma destas maneiras é torná-la mais flexíveis e mais capazes de integrar com outros sistemas.

 Os principais fornecedores de software integrado vêm criando o que denominam soluções integradas, suítes integradas ou suíte de negócios eletrônicos, para fazer com que seus sistemas integrados, de gerenciamento da cadeia de suprimentos e de gerenciamento do relacionamento do cliente funcionem de maneira mais sintonizada,

podendo também conectar-se aos sistemas de clientes e

fornecedores.

 O mySAP (da SAP) e o e-Business Suíte (da Oracle) são exemplos disso.

(15)
(16)

 A internet (“a Net”) é uma rede massiva que conecta redes de computadores de empresas, organizações, órgãos do governo e escolas no mundo inteiro, de forma rápida, transparente e pouco dispendiosa.

É baseada em Internet Protocol (IP) que corresponde ao conjunto de regras utilizadas para enviar e receber pacotes de uma máquina para outra pela internet.

 A internet provocou uma mudança muito radical na forma de pensar em sistemas e na integração de informações.

 Ela se tornou de fato uma ferramenta profissional e pessoal indispensável e por este motivo, as aplicações baseadas em Web cresceu e continua crescendo.

 A disseminação da tecnologia de pacote de dados 3G em telefonia celular contribuiu muito para acelerar mais ainda este processo.

(17)

 A Web é um sistema com padrões aceitos mundialmente para armazenar, recuperar, formatar e exibir informações por meio de uma arquitetura baseada em cliente/servidor.

 Lida com todos os tipos de informações digitais, incluindo texto, hipermídia, gráficos e som. Usa interfaces gráficas do usuário, de modo que é muito fácil utilizá-la.

 Os softwares mais conhecidos e difundidos atualmente para desenvolvimento de aplicações baseados em Web são:

 Java, HTML, PHP, ASP e .Net (dot net)

 Exemplos de aplicações, serviços e utilização de soluções baseadas em Web:

 Telefonia VoIP

 e-Commerce (Comércio eletrônico), e-Business, e-Learning

 Leilões eletrônicos, conferência eletrônica, Mensagem instantânea

(18)

 Comércio eletrônico (CE ou e-commerce) descreve o processo de compra, venda, transferência ou troca de produtos, serviços ou informações via redes de computador, incluindo a Internet.

 Há quem se refere a uma definição mais ampla de CE, chamando de

E-Business, pelo fato de que e-commerce não é apenas a compra e venda de bens e serviços (Comércio), mas também o atendimento a clientes, colaboração com parceiros empresariais, transações eletrônicas dentro de uma organização e realização de e-learning.

 E-Learning é um tipo de aprendizado à distância em que professores e alunos não se encontram face a face, com suporte da Web o qual pode ser feito dentro de salas de aula tradicionais ou em salas de aula virtuais.

(19)

 Os tipos de e-commerce mais conhecidos são:

Business-to-business (B2B): é um e-commerce em que os vendedores e compradores são empresas.

Business-to-costumer (B2C): é um e-commerce em que os vendedores são empresas e os compradores são indivíduos.

Costumer-to-costumer (C2C): é um e-commerce em que um indivíduo vende produtos e serviços a outros indivíduos.

Government-to-citiznes (G2C): neste caso uma entidade do governo oferece serviços aos seus cidadãos via tecnologia CE.

Government-to-business (G2B): neste caso uma entidade do governo realiza negócios com outros governos, bem como com empersas via tecnologia CE.

(20)

 A tendência para que sistemas de informação e aplicações migrem para a plataforma Web é intensa.

 Todo Gestor de TI deve e precisa sempre levar em consideração esta tendência, pois ela poderá refletir fortemente nas de negócio em um planejamento estratégico.

 Caberá à área de TI, em seus planejamentos táticos e projetos orientados às macroestratégias alinhar tais tecnologias com as necessidades de negócio a serem atendidas.

 Cada vez mais, aplicações governamentais contribuem para a troca de informações através da Web.

 A Nota Fiscal eletrônica (NFe) é um exemplo.

 A internet ainda é visto como um lugar onde há muito a se explorar em relação a negócios e interação empresarial.

Referências

Documentos relacionados

Se quisermos, ao menos, erguer o corpo F, que pesa 200 libras, à altura da linha BA, havendo apenas força para levantar 100 libras, é preciso puxá-lo ou rolá-lo ao longo do

A promulgação da Lei 11.638/07 teve, principalmente, o objetivo de atualizar a legislação societária brasileira para possibilitar o processo de convergência das práticas

As pesquisas sobre o desenvolvimento moral, fundamentadas em Kohlberg, geraram a elaboração de alguns instrumentos de avaliação do juízo moral e da competência moral,

Para ter acesso ao relatório conclusivo dos trabalhos reali- zados pela Comissão Institucional de Saúde Mental (Cisme) da UFMG, o usuário deve entrar no site da Pró-reitoria

realizado por uma relação de interação com o outro (o teórico). O pesquisador afirma algo se baseando em outro dizer. No enunciado que segue após esse dito, ou seja, quando se tem:

Segundo estes autores, o valor das aplicações digitais para as organizações é incrementado quando estas plataformas estão conectadas e integradas com outros

O Plano Regional da Água correspondeu à primeira oportunidade para efectuar um diagnóstico integrado sobre os recursos hídricos dos Açores em geral, e relativamente à água

Cabo elétrico flexível formado por condutores de cobre eletrolítico estanhados, tempera mole, classe