• Nenhum resultado encontrado

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E ORÇAMENTO COORDENADORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO SEÇÃO DE LICITAÇÕES E COMPRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E ORÇAMENTO COORDENADORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO SEÇÃO DE LICITAÇÕES E COMPRAS"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E ORÇAMENTO

COORDENADORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO SEÇÃO DE LICITAÇÕES E COMPRAS

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO N.º 13/2011 Protocolo n.º 60.380/2010

ABERTURA DA LICITAÇÃO

DIA 08/04/2011, às 14:00 HORAS (HORÁRIO DE BRASÍLIA)

1. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) torna público que fará realizar licitação, na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO, tipo menor preço global, que será regido pela Lei 10.520, de 17.07.2002, Decreto n.º 5.450, de 31 de maio de 2005 e, subsidiariamente, pela Lei 8.666, de 21.06.93, visando a contratação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva em estabilizadores, nobreak e banco de baterias.

1.1. No dia 08 de abril de 2011 (08/04/2011), às 14 (catorze) horas (horário de Brasília), no edifício Desembargador Marcello Caetano da Costa, anexo I da sede do TRE/GO, sito na Praça Cívica, nº 300, Setor Central, Goiânia/GO, será feita a abertura do certame, exclusivamente por meio de sistema eletrônico do Governo Federal que promove a comunicação pela Internet (Portal Comprasnet – www.comprasnet.gov.br).

I - DO OBJETO

1. O presente certame tem por objeto a seleção da proposta mais vantajosa à Administração, visando a prestação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva, com fornecimento de peças, em 02 (dois) estabilizadores, 01 (um) nobreak e 01 (um) banco de baterias, instalados nos Edifícios Anexos I e II do TRE/GO, conforme detalhado no Termo de Referência – Anexo I – deste Edital.

II - DA DESPESA

2. A despesa com a realização dos serviços objeto desta licitação correrá, no presente exercício, a cargo dos Elementos de Despesa 339039 – Outros Serviços de Terceiros e 339030 – Material de Consumo, Programa de Trabalho 02.122.0570.2272.0001 – Gestão e Administração do Programa.

(2)

III – DA PARTICIPAÇÃO NA LICITAÇÃO

3.1. Poderão participar deste certame as empresas especializadas no ramo que atenderem às condições deste Edital, inclusive quanto à documentação, e estiverem devidamente credenciadas na Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a qual atuará como órgão provedor do sistema eletrônico “Comprasnet”.

3.2. A licitante deverá manifestar o pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação do presente Edital, em campo próprio do sistema eletrônico, como requisito para participação no Pregão Eletrônico.

3.2.1. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e proposta sujeitará a licitante às sanções previstas neste edital.

3.2.2. Todos os custos decorrentes da elaboração e apresentação de propostas serão de responsabilidade exclusiva da licitante, incluindo as transações que forem efetuadas em seu nome no Sistema Eletrônico ou de eventual desconexão. O TRE/GO não será responsável, em nenhum caso, pelos custos de tais procedimentos.

3.3. A licitante, que deverá estar inscrita no sistema eletrônico “Comprasnet”, no site www.comprasnet.gov.br (o qual é de acesso livre - SICAFWEB), providenciará o seu credenciamento dentro do serviço “Pregão Eletrônico”.

3.3.1. O credenciamento far-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico.

3.3.2. O credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade legal do licitante ou de seu representante legal e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao Pregão Eletrônico.

3.4. O uso da senha de acesso ao sistema eletrônico é de inteira e exclusiva responsabilidade da licitante, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao TRE/GO, promotor da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

3.5. As licitantes ou seus representantes legais poderão realizar o cadastro no SICAF, junto a qualquer Órgão autorizado, em até, no mínimo, três dias úteis antes da data de realização do certame, sendo este prazo peremptório de acordo com o Decreto 4485/02.

3.6. A simples participação neste certame implicará:

3.6.1. A aceitação de todas as condições estabelecidas neste Edital;

(3)

3.6.2. A inclusão na proposta de preços de parcelas de quaisquer natureza, diretas ou indiretas, pertinentes à formação dos preços e/ou dos serviços;

3.6.3. A realização e/ou entrega do objeto licitado, por parte da empresa vencedora, pelo valor resultante de sua proposta de preços.

3.7. As licitantes participantes deverão cientificar-se do disposto no Art. 28 do Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005.

3.8. Não poderão participar da presente licitação:

3.8.1. Empresa concordatária ou em processo de falência, sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação;

3.8.2. Empresa suspensa de contratar com o TRE/GO.

3.8.3. Empresa que esteja declarada inidônea para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade.

3.8.4. Consórcio de empresa, qualquer que seja a sua forma de constituição.

3.8.5. Empresa cujos sócios sejam servidores do TRE/GO; 3.8.6. Empresa que tenha entre os seus empregados cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau, e de ocupantes de cargos de direção e de assessoramento, de membros ou juizes vinculados ao TRE/GO.

IV – DA PROPOSTA

4.1. A Proposta de Preços deverá ser formulada e enviada exclusivamente por meio do sistema eletrônico (Comprasnet), em formulário específico, contendo o VALOR GLOBAL ANUAL DOS SERVIÇOS, sendo obrigatório o preenchimento do item “Descrição Detalhada do Objeto Ofertado”, no qual deverão ser transcritas as especificações sucintas dos serviços objeto deste certame, conforme o Termo de Referência, Anexo I deste Edital.

4.2. A proposta deverá conter somente duas casas decimais. 4.3. No preço proposto já deverão estar incluídos todos os custos necessários para o cumprimento do objeto da licitação, bem como todos os

(4)

impostos, encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais, comerciais, taxas, fretes, seguros e quaisquer outros que incidam ou venham a incidir sobre o objeto licitado.

4.4. As propostas terão validade de 60 (sessenta) dias, contados da data de abertura da sessão pública estabelecida no preâmbulo deste Edital.

4.5. Decorridos 60 (sessenta) dias da data de abertura da sessão pública deste pregão, sem convocação para contratação, ficam as licitantes liberadas dos compromissos assumidos.

V – DO ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA

5.1. Qualquer elemento que possa identificar a licitante importa na desclassificação da proposta.

5.2. A proposta de preços deverá ser enviada exclusivamente por meio do sistema eletrônico, até a data e horário marcados para a abertura da sessão, quando, então, se encerrará automaticamente a fase de recebimento de propostas.

5.3. Até a data e a hora da abertura da sessão pública, as licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada.

5.4. A licitante se responsabilizará por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas, assim como os lances inseridos durante a sessão pública.

5.5. Incumbirá à licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do pregão eletrônico, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de qualquer mensagem emitida pelo sistema ou de sua desconexão.

VI – DA ABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA

6.1. A abertura da sessão pública deste Pregão, conduzida pelo(a) Pregoeiro(a), ocorrerá na data e na hora indicadas no preâmbulo deste Edital, no sítio

www.comprasnet.gov.br.

6.2. A comunicação entre o(a) Pregoeiro(a) e as licitantes ocorrerá exclusivamente mediante troca de mensagens em campo próprio do sistema eletrônico.

VII – DA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

7.1. O(a) Pregoeiro(a) verificará as propostas apresentadas e desclassificará, motivadamente, aquelas que não estejam em conformidade com os

(5)

requisitos estabelecidos neste Edital.

7.2. Somente as licitantes com propostas classificadas participarão da fase de lances.

VIII – DA FORMULAÇÃO DOS LANCES

8.1. Aberta a etapa competitiva, as licitantes classificadas poderão encaminhar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo imediatamente informadas do seu recebimento e respectivo horário de registro e valor.

8.1.1. Assim como as propostas, os lances serão ofertados, pelo VALOR GLOBAL ANUAL DOS SERVIÇOS OBJETO DESTE CERTAME.

8.2. As licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observando o horário fixado e as regras de aceitação dos mesmos.

8.3. Só serão aceitos os lances cujos valores forem inferiores ao último lance ofertado e registrado pelo sistema.

8.4. Prevalecerá o lance que for registrado em primeiro lugar, em havendo dois ou mais lances de igual valor.

8.5. Os lances apresentados e levados em consideração para efeito de julgamento serão de exclusiva e total responsabilidade da licitante, não lhe cabendo o direito de pleitear qualquer alteração, seja para mais ou para menos.

8.6. Durante a fase de lances, o(a) Pregoeiro(a) poderá excluir, a seu critério, lance cujo valor for considerado inexeqüível.

8.7. A etapa de lances da sessão pública será encerrada por decisão do(a) Pregoeiro(a).

8.8. O sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

IX – DA DESCONEXÃO DO PREGOEIRO

9.1. No caso de desconexão com o Pregoeiro, por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão do Pregão será suspensa automaticamente e terá reinício somente após comunicação expressa aos participantes no sítio

www.comprasnet.gov.br.

(6)

etapa de lances, se o sistema eletrônico permanecer acessível às licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízos dos atos realizados.

X – DA NEGOCIAÇÃO

10.1. Após o encerramento da etapa de lances, o(a) Pregoeiro(a) poderá encaminhar contraproposta diretamente à licitante que tenha apresentado o lance mais vantajoso, para que seja obtida melhor proposta, observando o critério de julgamento e o valor de referência, não se admitindo negociar condições diferentes das previstas neste Edital.

10.2. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelas demais licitantes.

XI – DA ACEITABILIDADE DA PROPOSTA

11.1. O(a) Pregoeiro(a) examinará a proposta classificada em primeiro lugar quanto à compatibilidade do preço em relação ao valor estimado para a contratação.

11.2. Não se considerará qualquer oferta de vantagem não prevista neste Edital, inclusive financiamentos subsidiados ou a fundo perdido.

11.3. Será rejeitada a proposta que apresentar valores irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços de mercado acrescidos dos respectivos encargos, exceto quando se referirem a materiais e instalações de propriedade da licitante, para os quais ela renuncie à parcela ou à totalidade da remuneração.

11.4. O(a) Pregoeiro(a) poderá solicitar parecer de técnicos pertencentes ao quadro de pessoal do TRE/GO ou, ainda, de pessoas físicas ou jurídicas estranhas e ele, para orientar a sua decisão.

11.5. Se a proposta não for aceitável ou se a licitante não atender às exigências habilitatórias ou deixar de encaminhar a proposta ajustada ao lance final e cópias dos documentos de habilitação não contemplados no SICAF, via fac-símile, no prazo previsto no subitem 13.1., o(a) Pregoeiro(a) examinará a proposta subsequente e, assim, sucessivamente, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta que atenda a este Edital.

11.6. Caso as propostas apresentadas por microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta detentora do melhor lance ou valor negociado, será assegurada preferência de contratação, respeitado o seguinte:

(7)

11.6.1. a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela detentora do melhor lance ou valor negociado, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto deste Pregão;

11.6.2. não ocorrendo a contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma do subitem anterior, serão convocadas as licitantes remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese desta Condição, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;

11.6.3. no caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem nos intervalos estabelecidos nesta Condição, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta;

11.6.4. a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após a solicitação do Pregoeiro, sob pena de preclusão;

11.6.5. na hipótese da não-contratação nos termos previstos nesta Condição, o objeto será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame;

11.6.6. o disposto nesta Condição somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte;

11.6.7. a licitante que se enquadrar como microempresa ou empresa de pequeno porte deverá apresentar declaração, dando conta de seu enquadramento como tal, conforme modelo anexo;

11.6.8. o Pregoeiro poderá solicitar documentos que comprovem o enquadramento da licitante na categoria de microempresa ou empresa de pequeno porte.

11.7. Constatando o atendimento das exigências fixadas neste Edital, a licitante detentora do menor preço global anual será declarada vencedora.

(8)

XII - DA HABILITAÇÃO

12.1. A habilitação das licitantes será verificada por meio do SICAF, nos documentos por ele abrangidos, e por meio da documentação complementar especificada neste Edital.

12.2. Para fins de habilitação, a licitante deverá apresentar, ainda, a seguinte documentação complementar:

12.2.1. declaração de que não possui em seu quadro de pessoal empregado com menos de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso e insalubre e de 16 (dezesseis) anos em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 (catorze) anos, nos termos do inciso XXXIII do art. 7º, da Constituição Federal de 1988 (Lei n º 9.854/99);

12.2.2. certidão negativa de falência e concordata e/ou recuperação judicial emitida pelo cartório distribuidor da sede da licitante;

12.2.2.1. se a certidão tratada no subitem anterior não indicar seu prazo de validade, a mesma será considerada vigente pelo prazo de 60 (sessenta) dias, contado da data de sua emissão;

12.2.3. registro ou prova de inscrição no CREA da Pessoa Jurídica e do Engenheiro Eletricista ou Eletrotécnico responsável técnico pela empresa;

1 2 . 2 . 3 . 1 a comprovação do vínculo do profissional com a licitante poderá ser efetuada por intermédio do Contrato Social, se sócio, ou, se empregado, da Carteira de Trabalho ou Contrato de Trabalho ou pela Certidão de Registro da licitante no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, se nela constar o nome do profissional ou por declaração de indicação da licitante com a anuência expressa do indicado.

12.2.4. No mínimo, um atestado/declaração de capacidade técnica, em nome da licitante ou de seu Responsável Técnico, expedido por pessoa jurídica de direito público ou privado, devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), que comprove a aptidão da licitante para desempenhar atividade pertinente e compatível com o objeto a ser contratado, qual seja: execução de manutenção em nobreak ou estabilizador trifásico de, no mínimo, 60 kVA.

12.2.5. Declaração dando conta que a licitante realizou vistoria aos locais onde serão prestados os serviços objeto deste certame, devidamente vistados por servidor do TRE/GO, conforme modelo – Anexo IV deste edital.

(9)

12.3. Em conformidade com a Lei Complementar n.º 123/2006, a comprovação de regularidade fiscal das microempresas e empresas de pequeno porte somente será exigida para efeito de assinatura do contrato.

12.3.1. Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal das microempresas e empresas de pequeno porte, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério do TRE/GO, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

12.3.2. A não-regularização da documentação da microempresa ou empresa de pequeno porte, no prazo previsto no subitem anterior, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas na Lei nº 8.666/93, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

12.4. Todos os documentos emitidos em língua estrangeira deverão ser entregues acompanhados da tradução para língua portuguesa, efetuada por Tradutor Juramentado, e também devidamente consularizados ou registrados no Cartório de Títulos e Documentos.

12.5. Documentos de procedência estrangeira, mas emitidos em língua portuguesa, também deverão ser apresentados devidamente consularizados ou registrados no Cartório de Títulos e Documentos.

12.6. Sob pena de inabilitação, os documentos encaminhados para habilitação deverão estar em nome da licitante, e, preferencialmente, com o número do CNPJ e respectivo endereço.

12.7. Se a licitante for matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz, e se a licitante for a filial, todos os documentos deverão estar em nome da filial, exceto aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz.

12.8. Para fins de habilitação, a verificação em sítios oficiais e entidades emissoras de certidões constitui meio legal de prova.

XIII - DO ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA VENCEDORA E DOCUMENTOS HABILITATÓRIOS

13.1. A proposta de preços ajustada ao lance final e os documentos de habilitação exigidos no subitem 12.2. deverão ser encaminhados ao(à) Pregoeiro(a), no prazo máximo de 60 (sessenta) minutos, contados da solicitação no sistema eletrônico, para os fax números (62) 3521-2260, 3521-2156 ou pelo

(10)

correio eletrônico slc@tre-go.gov.br.

13.2. Os documentos de habilitação não contemplados no SICAF, exceto os exigidos nos subitens 12.2.2., 12.2.3., 12.2.4. e 12.2.5., deverão ser encaminhados exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico.

13.3. Os documentos de habilitação não contemplados no SICAF deverão ser apresentados em documento original ou em cópia autenticada por cartório, podendo ser encaminhados via Sedex ou postagem similar, endereçados à Seção de Licitações e Compras do TRE-GO (Praça Cívica, n.º 300, edifício sede, CEP 74.003-010, Goiânia, Goiás), até as 18 horas do segundo dia útil imediatamente posterior ao encerramento da sessão ou protocolizados no Protocolo Central do TRE/GO, no mesmo prazo.

13.4. O original da proposta vencedora deverá ser encaminhado para o endereço constante do subitem 13.3. acima e atender ao que segue:

13.4.1. ser redigida em língua portuguesa, sem alternativas, opções, emendas, ressalvas, borrões, rasuras ou entrelinhas;

13.4.2. conter a identificação da licitante, com número do CNPJ, assinatura do seu representante, referência a esta licitação, número do telefone/fax da empresa, endereço, dados bancários e, se houver, indicação de endereço eletrônico (e-mail);

13.4.3. descrever de forma clara a prestação dos serviços de acordo com as exigências deste Edital.

13.4.4. apresentar o preço mensal e global anual para a prestação dos serviços já consideradas todas as despesas (tributos, transporte e outras incidentes direta ou indiretamente no objeto deste Pregão).

XIV – DO RECURSO

14.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, em campo próprio de sistema, manifestar sua intenção de recorrer.

14.2. O(a) Pregoeiro(a) fará juízo de admissibilidade da intenção de recurso manifestada, aceitando-a ou, motivadamente, rejeitando-a, em campo próprio do sistema.

14.3. A recorrente que tiver sua intenção de recurso aceita deverá registrar as razões do recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de 3 (três) dias, contados da aceitação, ficando as demais licitantes, desde logo, intimadas a apresentar contra-razões, também via sistema, em igual prazo, que começará a correr do prazo da

(11)

recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa dos seus interesses.

14.4. A falta de manifestação imediata e motivada da intenção de interpor recurso, no momento da sessão pública deste Pregão, implica decadência deste direito, ficando o Pregoeiro autorizado a adjudicar o objeto do certame à licitante vencedora.

14.5. Caberá ao(à) Pregoeiro(a) receber, examinar e instruir o recurso impetrado contra sua decisão e, caso não a reconsidere, fazê-lo subir, devidamente informado, ao Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, a quem caberá a decisão final.

14.6 O acolhimento do recurso implicará na invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

XV – DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

15.1. O objeto deste Pregão será adjudicado à licitante vencedora depois de atendidas as condições deste Edital.

15.2. Adjudicado o objeto deste certame à licitante vencedora, os autos devidamente instruídos serão encaminhados ao Diretor-Geral do TRE/GO para fins de homologação.

XVI – DOS ENCARGOS DO TRE/GO E DA LICITANTE VENCEDORA 16.1. Caberá ao TRE/GO:

16.1.1. permitir o livre acesso dos empregados da licitante vencedora, em suas dependências, para fins de realizar vistorias e/ou para avaliação a fim de detectar quaisquer sintomas ou problemas que impliquem posterior defeitos dos equipamentos;

16.1.2. prestar as informações atinentes ao objeto desta licitação que venham a ser solicitada pela licitante vencedora;

16.1.3. rejeitar a prestação do serviço, objeto deste Pregão, por terceiros, sem autorização.

16.1.4. acionar a licitante vencedora na hipótese de ocorrência de problemas nos equipamentos;

(12)

16.1.5. comunicar à licitante vencedora quaisquer alterações relativas ao objeto deste Pregão;

16.1.6. atuar, por meio de seu Chefe da Seção de Manutenção Predial e Sistemas Elétricos ou, nos seus impedimentos legais, de seu substituto eventual, como representante do TRE/GO na fiscalização dos serviços contratados.

16.2. Caberá à licitante vencedora:

16.2.1. Comparecer ao TRE/GO para assinatura do contrato de execução dos serviços, cuja minuta está anexa a este Edital, nas condições estabelecidas na proposta vencedora, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado do recebimento da notificação.

16.2.1.1. O prazo estabelecido no subitem anterior poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, quando solicitado pela adjudicatária durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado e aceito por esta Administração.

16.2..1.2. Caso a licitante vencedora à qual o objeto desta Licitação tenha sido adjudicado se recuse a assinar o contrato, sem prejuízo das sanções previstas em lei e neste Edital, serão convocadas as empresas remanescentes, na ordem de classificação no certame competitivo.

16.2.2. responder pelos danos causados à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo, quando da execução do objeto deste Pregão, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade o fato de o TRE/GO fiscalizar e acompanhar todo o procedimento;

16.2.3. assumir a responsabilidade por danos causados diretamente a equipamentos de propriedade do TRE/GO, quando estes tenham sido ocasionados por seus empregados durante a execução do objeto contratado;

16.2.4. informar ao Chefe da Manutenção Predial e Sistemas Elétricos do TRE/GO, ou ao seu substituto eventual, quando for o caso, a ocorrência de qualquer anormalidade e prestar os esclarecimentos julgados necessários;

16.2.5. arcar com as despesas decorrentes da não observância das condições constantes deste instrumento licitatório, bem como de infrações praticadas por seus funcionários, ainda que no recinto do TRE/GO;

16.2.6. manter, durante a vigência do contrato, em compatibilidade com as obrigações a serem assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas nesta licitação;

(13)

previdenciários e obrigações sociais previstos na legislação social e trabalhista em vigor, obrigando-se a saldá-las na época própria, vez que os seus empregados não manterão nenhum vínculo empregatício com o TRE/GO;

16.2.8. assumir a responsabilidade por todas as providências e obrigações estabelecidas na legislação específica de acidentes de trabalho, quando, em ocorrência da espécie, forem vítimas os seus empregados no desempenho dos serviços ou em conexão com eles, ainda que acontecido em dependência do TRE/GO;

16.2.9. assumir todos os encargos de possível demanda trabalhista, cível ou penal, relacionada a esse processo licitatório, originariamente ou vinculadas por prevenção, conexão ou continência;

16.2.10. assumir a responsabilidade pelos encargos fiscais e comerciais decorrentes da adjudicação deste Pregão.

16.3. A inadimplência da licitante, com referência aos encargos estabelecidos nos subitens anteriores, não transfere a responsabilidade por seu pagamento à Administração do TRE/GO, nem poderá onerar o objeto deste Pregão Eletrônico, razão pela qual a licitante vencedora renuncia expressamente a qualquer vínculo de solidariedade, ativa ou passiva, com o TRE/GO.

16.4. Deverá a licitante vencedora observar, também, o seguinte:

16.4.1. é expressamente proibida a contratação de servidor pertencente ao quadro de pessoal do TRE/GO durante a execução dos serviços, objeto da licitação;

16.4.2. é expressamente proibida, também, a veiculação de publicidade acerca deste Pregão Eletrônico, salvo se houver prévia autorização da Administração do TRE/GO;

16.4.3. é vedada a subcontratação de outra empresa para a execução dos serviços, objeto deste Pregão Eletrônico.

XVII - DO ACOMPANHAMENTO E DA FISCALIZAÇÃO

17.1. O cumprimento das obrigações decorrentes deste Pregão será acompanhado e fiscalizado, em todos os seus termos por servidor designado pela Seção de Manutenção Predial e Sistemas Elétricos do TRE/GO, que o representará.

17.2. O representante do TRE/GO anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com prestação dos serviços, objeto deste Pregão, determinando o que for necessário à regularização das falhas ou impropriedades observadas.

(14)

17.3. As decisões e providências que ultrapassarem a competência do representante do TRE/GO deverão ser solicitadas ao seu superior, em tempo hábil, para adoção das medidas convenientes.

17.4. A licitante vencedora deverá manter preposto, aceito pela Administração do TRE/GO, durante a vigência do contrato, para representá-la sempre que for necessário.

XVIII – DO CONTRATO E DA GARANTIA CONTRATUAL

18.1. Será lavrado termo de contrato, no qual constarão os direitos e obrigações das partes, de acordo com o estabelecido neste Edital e na proposta vencedora.

18.2. É parte integrante deste EDITAL a inclusa minuta do contrato.

18.3. A licitante vencedora deverá prestar garantia contratual no valor correspondente a 5% (cinco por cento) do valor total do contrato, podendo optar por uma das modalidades:

18.3.1. caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;

18.3.2. seguro-garantia; 18.3.3. fiança bancária.

18.4. No caso de rescisão do contrato por culpa da licitante vencedora não será devolvida a garantia, responsabilizando-se a licitante por perdas e danos causados ao TRE/GO, além de sujeitar-se a outras penalidades previstas na lei. XIX - DO PAGAMENTO

19.1. Após a indicação da empresa vencedora pelo(a) Pregoeiro(a) e devidamente homologado o certame pela Diretoria Geral, a Coordenadoria Orçamentária e Financeira, procederá a emissão da NOTA DE EMPENHO para a referida despesa e formalização do contrato pertinente.

19.2. O pagamento será efetuado nos termos do disposto no contrato, sempre após a realização dos serviços e por meio de Ordem Bancária para a

(15)

conta corrente da Licitante vencedora, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, mediante a emissão da pertinente Nota Fiscal/Fatura.

19.3. Será efetuada a retenção de tributos e contribuições, pela prestação de serviços em geral, inclusive obras, conforme artigo 64 da Lei 9.430 de 27.12.96, publicado no D.O.U. de 30.12.96. As pessoas jurídicas optantes pelo SIMPLES não estão sujeitas a retenção, desde que apresentem cópia do termo de Opção do Simples ou FCPJ (ficha de cadastro de pessoa jurídica) ou preencham a declaração de optante do SIMPLES.

19.4. Será retido o ISS, sobre o valor mensal, na porcentagem pertinente ao município em que estiver instalado o estabelecimento tomador dos serviços ou, na falta do estabelecimento no local, o percentual devido será o do domicílio órgão contratante, nos termos da Lei Complementar n.º 116/03.

19.5. O pagamento será efetuado de acordo com o CNPJ sob o qual será emitida a Nota Fiscal que deverá ser o mesmo cadastro habilitado na licitação.

19.6. A Licitante vencedora obrigar-se-á a manter-se em compatibilidade com as condições de habilitação assumidas na licitação durante todo o período da execução do contrato.

19.7. O TRE/GO poderá deduzir do montante a pagar os valores correspondentes a multas ou indenizações devidas pela licitante vencedora, nos termos deste Pregão Eletrônico.

19.8. Nenhum pagamento será efetuado à licitante vencedora enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação contratual, fiscal ou previdenciária, sem que isso gere direito a reajustamento de preços, atualização monetária ou aplicação de penalidade ao TRE/GO.

19.9. Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, desde que a licitante não tenha concorrido de alguma forma para tanto, fica convencionado que a taxa de compensação financeira devida pelo TRE/GO, será calculada, mediante a aplicação da seguinte fórmula:

EM = I x N x VP Na qual:

EM = Encargos moratórios;

N = Número de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento;

VP = Valor da parcela a ser paga.

I = Índice de compensação financeira = 0,00016438, assim apurado:

I=(tx) I TX= (6/100)/365 I= 0,0001648

(16)

XX - DO ACRÉSCIMO OU SUPRESSÃO

20.1. No interesse da Administração do TRE/GO e até o recebimento definitivo do objeto desta licitação, o valor inicial atualizado da contratação poderá ser aumentado ou suprimido até o limite de 25% (vinte e cinco por cento), com fundamento no art. 65, §§ 1º e 2º, da Lei n.º 8.666/93.

20.1.1. A licitante vencedora fica obrigada a aceitar, nas mes-mas condições licitadas, os acréscimos ou supressões que se fizerem necessários;

20.1.2. nenhum acréscimo ou supressão poderá exceder o limite estabelecido nesta condição, exceto as supressões resultantes de acordo entre as partes.

XXI - DAS SANÇÕES

21.1. A licitante vencedora, nos termos do artigo 7° da Lei nº 10.520/2002, garantido o direito prévio da citação e da ampla defesa, ficará impedida de licitar e contratar com a União e será descredenciada no Sicaf, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste Edital e das demais cominações legais se cometer uma ou mais das seguintes faltas:

21.1.1. deixar de encaminhar, quando solicitados pelo Pregoeiro(a), a planilha de custos e formação de preços e a proposta ajustadas ao lance final, bem como os documentos de habilitação nos prazos determinados neste Edital;

21.1.2. não assinar o Contrato, quando convocada dentro do prazo de validade de sua proposta;

21.1.3. deixar de entregar documentação exigida no Edital; 21.1.4. apresentar documentação falsa;

21.1.5. não mantiver a proposta;

21.1.6. comportar-se de modo inidôneo; 21.1.7. fizer declaração falsa;

21.1.8. cometer fraude fiscal;

21.1.9. atrasar na execução dos serviços, em relação ao prazo proposto e aceito.

21.2. Para os fins do subitem 20.1.6., reputar-se-ão inidôneos atos como os descritos nos arts. 90, 92, 93, 94, 95 e 97 da Lei nº 8.666/93.

(17)

21.3. Nos termos do artigo 87 da Lei n. 8.666/1993, nas hipóteses de inexecução total ou parcial do Contrato, garantido o contraditório e ampla defesa, poderão ser aplicadas à licitante vencedora as seguintes penalidades:

a) advertência;

b) multa compensatória de até 20% (vinte por cento) sobre o valor global deste contrato;

c) declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a CONTRATADA ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

21.4. Em conformidade com o artigo 86 da Lei n. 8.666/1993, o atraso injustificado na execução dos serviços objeto deste Contrato sujeitará a CONTRATADA, garantido o direito ao contraditório e ampla defesa, à multa moratória de 1,33% (um vírgula trinta e três por cento), por dia e por ocorrência, até o máximo de 20% (vinte por cento) sobre o valor total do contrato, observando-se:

a) o valor da multa deverá ser recolhido no prazo máximo de 15 (quinze) dias, a contar da notificação respectiva.

b) o atraso superior a 15 (quinze) dias poderá, conforme o caso concreto, caracterizar inexecução total ou parcial deste contrato.

XXII - DOS ESCLARECIMENTOS E DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL 22.1. Até 2 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá impugnar o ato convocatório deste Pregão mediante petição a ser enviada exclusivamente para o endereço eletrônico slc@tre-go.gov.br.

22.2. O(a) Pregoeiro(a), auxiliado(a) pelo setor responsável pela elaboração do Edital, decidirá sobre a impugnação no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

22.3. Acolhida a impugnação contra este Edital, será designada nova data para a realização do certame.

22.4. Os pedidos de esclarecimentos referentes a este processo licitatório devem ser enviados ao(à) Pregoeiro(a), até 3 (três) dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, exclusivamente para o endereço eletrônico slc@tre-go.gov.br.

(18)

22.5. As respostas às impugnações e aos esclarecimentos solicitados serão disponibilizadas para conhecimento dos fornecedores e da sociedade em geral no endereço eletrônico www.comprasnet.gov.br, por meio do link Acesso Livre > Pregões > Agendados.

XXIII - DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

23.1. Caso os prazos definidos neste Edital não estejam expressamente indicados na proposta, os mesmos serão considerados como aceitos para efeito de julgamento deste Pregão.

23.2. As licitantes não terão direito à indenização em decorrência da anulação do procedimento licitatório, ressalvado o direito do contratado de boa-fé de ser ressarcido pelos encargos que tiver suportado no cumprimento do contrato.

23.3. Este Tribunal reserva-se no direito de optar pela adjudicação à empresa colocada em segundo lugar, e assim, sucessivamente, se a primeira colocada não apresentar os documentos exigidos ou não atender às qualificações do presente edital, sujeitando-se a empresa que se recusou às penalidades legais cabíveis.

23.4. A presente licitação somente poderá vir a ser revogada por razões de interesse público, decorrentes de fato superveniente, devidamente comprovado, ou anulada, no todo ou em parte, por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante ato escrito e devidamente fundamentado.

23.5. Será lavrada ata dos trabalhos desenvolvidos a qual ficará disponível no Portal Comprasnet, podendo ser visualizada por meio do “Acesso Livre”, do referido sítio.

23.6. É facultada ao(à) Pregoeiro(a) ou à Autoridade Superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do procedimento licitatório, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública.

23.7. No julgamento da habilitação e das propostas, o(a) Pregoeiro(a) poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

23.8. Até a emissão da nota de empenho, poderá a licitante vencedora ser excluída da licitação, sem direito a indenização ou ressarcimento e sem prejuízo de outras sanções cabíveis, se o TRE/GO tiver conhecimento de qualquer fato ou circunstância superveniente, anterior ou posterior ao julgamento desta

(19)

licitação, que desabone sua idoneidade ou capacidade financeira, técnica, administrativa, garantidos a ampla defesa e o contraditório.

23.9. As licitantes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase desta licitação.

23.10. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subseqüente, no mesmo horário e local anteriormente estabelecidos, desde que não haja comunicação do Pregoeiro em contrário.

23.11. A obtenção do Edital poderá ser feita, por meio da internet, nos sítios: www.tre-go.jus.br e www.comprasnet.gov.br, sendo possível a realização de

download de todos os arquivos pertinentes.

23.12. São partes integrantes deste Edital os seguintes anexos: ANEXO I – Termo de Referência;

ANEXO II – Modelo de Declaração – Micro e Pequenas Empresas;

ANEXO III – Modelo da Declaração – Não emprega menor; ANEXO IV – Modelo de Declaração de Vistoria;

ANEXO V – Tabela de Preço Máximo; ANEXO VI – Minuta do Contrato. XXIV - DO FORO

24.1. As questões decorrentes da execução deste Instrumento, que não possam ser dirimidas administrativamente, serão processadas e julgadas na Justiça Federal, no Foro da Cidade de Goiânia/GO, Seção Judiciária de Goiás, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, cabendo atentar para as exceções previstas no art. 109, inciso I, da Constituição Federal.

Goiânia, 21 de março de 2011.

Flávia de Castro Dayrell Diretora Geral

(20)

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

1 OBJETO:

Contratação de empresa especializada para realizar manutenção preventiva e corretiva, com o fornecimento de peças até o limite estabelecido no item 8.2, em 2 (dois) estabilizadores, 1 (um) nobreak e 1 (um) banco de baterias instalados nos Edifícios Anexos 1 e 2 deste Tribunal, conforme Anexo I deste Termo de Referência.

2 OBJETIVO:

2.1 Garantir a operacionalidade dos equipamentos nas circunstâncias para os quais os mesmos foram projetados e instalados.

3 JUSTIFICATIVA:

3.1 A contratação dos serviços aqui descritos se justifica diante da necessidade de se manter em pleno funcionamento os equipamentos alimentados pelo nobreak e estabilizadores, garantindo a qualidade do fornecimento de energia elétrica.

4 LOCAIS DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS:

4.1 Edifício Anexo 1 do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás: localizado na Praça Cívica, n.º 300, Setor Central, Goiânia – GO;

4.2 Edifício Anexo 2 do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás: localizado na Rua 25-A, Área n. 03, Qd. 63-A, s/n, Setor Aeroporto, Goiânia - GO

5 ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS: 5.1 Manutenção Preventiva:

5.1.1 Executar, mensalmente, os serviços de manutenção preventiva nos equipamentos descritos no Anexo I, emitindo relatório, conforme a listagem abaixo:

Baterias:

 Inspecionar conexões (aperto, graxa, etc.), se necessário substituir;

 Leitura da tensão total da bateria;

 Leitura de cada elemento da bateria com equipamento em descarga e utilização de Fusistor;

 Limpeza geral dos elementos;

 Verificar o recipiente;

 Verificar conectores e buchas;

 Verificar válvulas de segurança;

 Verificar fixação de estantes;

(21)

 Verificar torque das interligações;

 Verificar condição física;

 Efetuar a equalização do banco de baterias a cada 6 meses;

 Efetuar a Equalização do banco de baterias sempre que houver substituição de algum elemento;

 Realizar medições de tensão e densidade do ambiente;

 Medir corrente de descarga das baterias a plena carga;

 Medir tempo de descarga das baterias a plena carga;

 Reaperto dos terminais das baterias;

 Emissão de relatórios; Nobreak e Estabilizadores:

 Vistoria geral por unidade;

 Vistoria (após desligamento) nas conexões elétricas, barramentos, etc;

 Reaperto geral das conexões mecânicas da unidade;

 Limpeza geral do equipamento;

 Verificação do bom estado dos ventiladores, disjuntores e demais peças mecânicas etc. (ruídos e vibrações);

 Verificação do estado dos capacitores AC e Eletrolíticos;

 Verificar se há ruídos e vibrações fora do padrão normal do equipamento;

 Verificar se há ruídos e vibrações fora do padrão normal do equipamento;

 Verificação do funcionamento dos TC´s e TP´s;

 Verificação dos Filtros LC;

 No religamento da unidade, observar o procedimento indicado pelo fabricante, com relação aos seguintes ítens;

 Níveis referenciais de tensão;

 Verificar a atuação das proteções de alarmes;

 Verificar o funcionamento de sinalização e do painel;

 Medir os níveis de tensão do barramento C.C. e saída;

 Recarregar as baterias se detectado sua necessidade;

 Ajuste das partes eletrônicas;

 Ajuste de disparo dos tiristores;

 Diagnosticar falhas no acionamento dos IGBTs;

 Medição da sinalização eletrônica de comunicação dos componentes;

 Efetuar ajuste do Nobreak, com e sem carga;

 Efetuar teste da chave by-pass, automático (Chave Estática);

 Efetuar teste da chave by-pass manual;

 Efetuar simulação de falta de energia, sem carga;

 Efetuar simulação de falta de energia, com carga;

 Medir tensão de entrada e saída do Nobreak, com e sem carga;

(22)

 Testar transferências entre inversor e chave estática;

 Ajustar a corrente de carregamento das baterias;

 Verificar o sincronismo interno do inversor;

 Verificar as condições do barramento do shunt;

 Verificar sincronismo com Grupo Motor Gerador;

 Verificar sequência de fases entre Rede, By Pass e Inversor;

 Verificar sentido de Rotação das Fases da Rede, By Pass e inversor;

 Calibração das tensões e correntes de alimentação, saída, retificador e barramento DC;

 Verificar o funcionamento dos equipamentos com carga;

 Verificar o funcionamento dos equipamentos na ausência de energia da concessionária;

 Verificar o funcionamento dos equipamentos via Grupo Gerador de Energia;

 Verificar o nível de carga das baterias e a autonomia estimada com a carga real;

 Verificar o nível de tensão com equipamento funcionando com a carga real;

 Verificar a temperatura dos cabos elétricos Equipamentos, QDE e QDS;

 Verificar o nível de distorção harmônica total da corrente e da tensão real;

 Verificar a temperatura dos elementos do QDE e QDS;

 Medir a potência do sistema de alimentação e saída dos equipamentos em KW, KVA, KVAR;

 Medir o F.P. da carga e dos equipamentos (Nobreak´s e Estabilizadores);

 Executar testes operacionais complementares (acionamento, transferência e desligamento).

5.2 Manutenção Corretiva:

5.2.1 A manutenção corretiva, sem necessidade de substituição de peças, deverá ser executada no prazo máximo de 12 (doze) horas a partir da abertura do chamado formal pela SEMSE;

5.2.2 Sendo necessária a substituição de peças, deverá a empresa contratada apresentar orçamento prévio para apreciação;

5.2.3 O prazo para fornecimento do orçamento prévio deverá ser de, no máxi-mo, 24h (vinte e quatro horas) após o chamado;

5.2.4 O prazo para início da execução dos serviços deverá ser de, no máximo, 24h (vinte e quatro horas) após aprovação do orçamento prévio e da devida autorização;

5.2.5 A Contratada deverá fornecer laudo que identifique as correções efetuadas.

(23)

5.3 Manutenção Corretiva de Emergência:

5.3.1 Deverá ser realizada quando ocorrerem problemas de funcionamento, assim entendido como qualquer defeito que venha interferir no bom funcionamento da instalação, atendendo às seguintes exigências:

5.3.1.1 Os chamados emergenciais deverão ser atendidos em até 2h (duas horas) após o recebimento, pela empresa, da solicitação do TRE-GO, não existindo limitações quanto ao número de chamados realizados;

5.3.1.2 A Contratada deverá fornecer laudo que identifique as correções efetuadas;

6 OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA:

6.1 Antes do início dos serviços, a Contratada deverá registrar no CREA-GO Anotação de Responsabilidade Técnica – ART referente aos serviços contratados;

6.2 Dispor de laboratório e instalações apropriadas para realização das manutenções e reparos em peças e equipamentos em Goiânia – GO;

6.3 Fornecer, nos serviços, todas as ferramentas e instrumentos de primeira qualidade indispensáveis à realização das manutenções objeto deste Termo de Referência;

6.4 Fornecer laudo que identifique os itens verificados e correções efetuadas, conforme itens 5.2 e 5.3;

6.5 Oferecer garantia de 3 (três) meses para serviços e a mesma garantia oferecida pelo fabricante para peças e componentes;

6.6 Indenizar o Contratante quando ocorrerem avarias ocasionadas, comprovadamente, por manuseio indevido, extravios e outras ocorrências que comprovem a sua culpa;

6.7 Responder por quaisquer danos pessoais ou materiais causados por seus empregados nos locais de trabalho;

6.8 Obedecer às normas de segurança do Ministério do Trabalho e Emprego, em especial a NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade);

6.9 Destinar profissionais de comprovada capacidade e habilitação específica para execução dos serviços ora contratados, devendo os mesmos se apresentarem devidamente uniformizados e identificados no local de trabalho;

(24)

6.10 Acompanhar e fiscalizar os serviços de seus empregados, através de profissional de nível superior, sob os aspectos quantitativo e qualitativo, anotando em registro próprio as falhas detectadas, comunicando as ocorrências de quaisquer fatos que, a seu critério, exijam medidas corretivas urgentes por parte do Tribunal;

6.11 Manter quadro de pessoal suficiente para atendimento dos serviços, sem interrupção, seja por motivo de férias, descanso semanal, licença, greve, falta ao serviço e demissão de empregados, que não terão em hipótese alguma qualquer relação de emprego com o Contratante, sendo de exclusiva responsabilidade da Contratada as despesas com todos os encargos e obrigações sociais, trabalhistas, fiscais e previdenciários;

6.12 Substituir, sempre que exigido pelo Contratante e independentemente de justificativa, qualquer empregado cuja atuação, permanência e/ou comportamento sejam julgados prejudiciais, inconvenientes ou insatisfatórios à disciplina do Órgão ou ao interesse do serviço público. 7 VIGÊNCIA DO CONTRATO:

7.1 A vigência do contrato será de 12 (doze) meses a partir da data de sua assinatura.

8 DA PROPOSTA:

8.1 Deverá constar na proposta o valor global para a execução dos serviços de manutenção preventiva e corretiva, incluídos todos os impostos, taxas, mão-de-obra, transporte, prêmios de seguro e de acidente de trabalho e emolumentos decorrentes da obrigação assumida, excluindo o TRE-GO de qualquer solidariedade;

8.2

Deverá, também, estar incluso na proposta da Contratada o fornecimento de peças até o valor acumulado de 3.000,00 (três mil reais) por ano, podendo ser utilizados somente com a autorização do Contratante e durante a vigência do contrato de manutenção.

9 CONDIÇÕES PARA HABILITAÇÃO:

9.1 A qualificação técnica da empresa será comprovada mediante:

9.1.1 Apresentação de atestados/certidões/declarações fornecidas por pessoa jurídica de direito público ou privado que comprovem ter a licitante ou o responsável técnico cumprido, de forma satisfatória e nos prazos contratados, a realização de serviços compatíveis com as especificações deste Termo de Referência, qual seja:

a) Execução de manutenção em nobreak ou estabilizador trifásico de, no mínimo, 60 kVA.

(25)

9.1.2 A empresa deverá comprovar o registro regular no CREA incluindo o responsável técnico, neste caso, Engenheiro Eletricista ou Eletrotécnico que deverá também estar devidamente registrado e habilitado junto ao CREA; 10 CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS:

10.1 A empresa deverá comprovar através de Certificado de treinamento ou Declaração fornecido pelos fabricantes dos equipamentos, qual seja, EquisulGPL e CS Indústria Eletrônica, que seu Responsável Técnico tem o conhecimento necessário e está apto a realizar os serviços de manutenção preventiva e corretiva descritos neste Termo de Referência;

11 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: 11.1 Visita técnica:

11.1.1 É obrigatória a visita técnica in loco das instalações e equipamentos para a qual a Seção de Manutenção Predial e Sistemas Elétricos fornecerá declaração de vistoria;

11.1.2 A visita técnica deverá ser agendada perante a Seção de Manutenção Predial e Sistemas Elétricos, por intermédio do telefone (62)3521-2259, no horário das 12h às 19h.

11.2 Pessoal a ser colocado em serviço:

11.2.1 A Contratada deverá dispor de pessoal com especialização comprovada para a execução de todos os serviços elencados neste Termo de Referência; 11.2.2 A Contratada deverá apresentar à Seção de Manutenção Predial e Sistemas Elétricos lista contendo os nomes dos seus empregados designados para execução dos serviços, com seus respectivos números de identidade, a qual deverá ser atualizada sempre que houver alteração;

11.2.3 Durante a execução dos serviços os empregados da Contratada deverão trajar uniforme e portar crachá de identificação;

11.2.4 Os serviços deverão ser realizados nos horários disponibilizados pela SEMSE, podendo ser durante o horário de expediente, caso a manutenção não implique em desligamento dos equipamentos, ou fora do horário de expediente, se a manutenção implicar em desligamento.

11.3 Demais informações:

11.3.1 Os equipamentos de proteção individual (EPI´s) porventura elencados em legislação específica como necessários e obrigatórios deverão ser fornecidos pela Contratada aos seus empregados envolvidos diretamente na execução dos serviços aqui descritos;

11.3.2 As dúvidas porventura existentes em relação a este Termo de Referência deverão ser dirigidas à Seção de Manutenção Predial e Sistemas

(26)

Elétricos - SEMSE, por intermédio do telefone (62) 3521-2259 no horário das 12h às 19h.

Goiânia, 19 de janeiro de 2011.

Eng. MSc. Luiz Fernando da Cruz CHEFE DA SEMSE

ANEXO I

RELAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

ITEM QUANTIDADE DESCRIÇÃO LOCAL

01 01

Estabilizador de 60KVA, CS Série

microcontrolados, modelo: CET 6001 TRI Edifício Anexo II

02 01 Estabilizador de 60KVA, CS Série

microcontrolados, modelo: CET 6001 TRI

Edifício Anexo I

03 01

Nobreak 60KVA, Equipsul GPL modelo:

Enterprise 12 pulsos Edifício

Anexo I

04 20

Baterias seladas 12V, 180 A/h,

estacionárias Edifício

(27)

ANEXO II

MODELO DE DECLARAÇÃO

MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE Ref.: PREGÃO n. xx/2010

..., inscrito no CNPJ n. ..., por intermédio de seu representante legal o(a) Sr(a)...,

portador(a) da Carteira de Identidade n. ... e inscrito(a) no CPF sob n. ..., DECLARA que detém a condição de microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos da Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006. ... (data) ... (representante legal) ANEXO III (modelo de declaração) Declaramos, sob as penas da lei, que:

a) estamos cientes da proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos, de acordo com determinação constitucional, artigo 7º, inciso XXXIII. Local, ... de ... de 2.010. ... (NOME e ASSINATURA) BANCO – AGÊNCIA: CONTA CORRENTE:

REPRESENTANTE LEGAL QUE ASSINARÁ O CONTRATO: NOME:

NACIONALIDADE: ESTADO CIVIL: DOCUMENTO DE IDENTIDADE Nº: CPF: Carimbo ou Indicação do CNPJ e Inscrição Estadual abaixo:)

(28)

ANEXO IV

MODELO DE DECLARAÇÃO DE VISTORIA DECLARAÇÃO

A Empresa____________________________________________________, CNPJ/MF nº _________________________, por intermédio do seu representante legal abaixo assinado, declara sob as penalidades da lei, para fins de participação na presente licitação, para contratação de empresa especializada para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva em estabilizadores,

nobreak e banco de baterias, que o Sr.

____________________________________________________________ efetuou em _______/_______/________, visita ao local onde serão prestados os serviços, visando subsidiar a elaboração da proposta.

Goiânia, _____ de ____________________ de ____________.

Assinatura, e nome do representante legal da empresa. Visto do servidor do TRE/GO que acompanhou a visita técnica.

Obs.: Esta declaração deverá ser apresentada em papel timbrado da licitante.

ANEXO V:

Tabela de Preço Máximo:

E m p r e s a s V a l o r G l o b a l A n u a l

P r e ç o m e n s a l R $ 3 . 0 4 7 , 5 0

P r e ç o a n u a l R $ 3 6 . 5 7 0 , 0 0

Preço estimado anual para materiais R$ 3.000,00

ANEXO VI :

(29)

MINUTA DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA, COM FORNECIMENTO DE PEÇAS, QUE ENTRE SI CELEBRAM O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS E A SOCIEDADE EMPRESÁRIA XXXXXXXXXXX.

Pelo presente instrumento, de um lado, o TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE GOIÁS, situado na Praça Cívica, n. º 300, Setor Central, cidade de Goiânia, Estado de Goiás, CEP. 74003-010, inscrito no CNPJ sob o n.º 05.526.875/0001-45, doravante denominado CONTRATANTE, neste ato representado por seu Presidente, Desembargador NEY TELES DE PAULA, portador da Carteira de Identidade número XXXXXXXXXXX, inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda sob o número XXXXXXXXX, e, de outro lado a sociedade empresária XXXXXXXXXXXX., inscrita no CNPJ sob o nº

XXXXXXXXXXXXXX, estabelecida na XXXXXXXXXX, CEP:

XXXXXXXXXXX, Telefax: (XX) XXXXXXX, email: XXXXXXX, site: XXXXX, que apresentou os documentos exigidos por Lei, daqui por diante denominada

CONTRATADA, neste ato representada pelo(a) Senhor(a)

XXXXXXXXXXXXXXXXX, portadora da carteira de identidade n. x.xxx.xxx – xxx-xx, inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda sob o número xxx.xxx.xxx-xx, têm, entre si, justo, avençado e celebram, de conformidade com o disposto nas Leis 8.666/1993 e 10.520/2002 e no Decreto 5.450/2005, com aplicação subsidiária das Lei 10.406/2002 e 8078/1992, o presente contrato de prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva, com fornecimento de peças, por execução indireta, mediante as seguintes cláusulas e condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva em 02 (dois) estabilizadores, 01 (um) nobreak e 01 (um) banco de baterias, com fornecimento de peças, conforme as descrições e

(30)

especificações constantes do Termo de Referência anexo ao presente instrumento.

CLÁUSULA SEGUNDA - DO LOCAL DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS Os serviços ora contratados serão executados nos Edifícios Anexo I e II do TRE/GO situados, respectivamente, na Praça Cívica, nº 300, Setor Central, e na Rua 25-A, área nº 03, qd. 63-A, Setor Aeroporto, ambos em Goiânia-GO.

CLÁUSULA TERCEIRA – DA DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

A presente contratação obedecerá ao estabelecido neste instrumento e em seu anexo, bem como ao estipulado no edital da licitação que lhe deu origem e na proposta firmada pela CONTRATADA em XX/XX/2011 constante às fls. XXXX do Procedimento Administrativo nº 60.380/2010 e dirigida ao CONTRATANTE, a qual, independentemente de transcrição, faz parte integrante e complementar deste instrumento, no que não o contrarie.

CLÁUSULA QUARTA – DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE

O CONTRATANTE se obriga a:

I. Proporcionar todas as facilidades necessárias à boa execução deste contrato,

II. Prestar as informações, atinentes ao objeto deste contrato, que venham a ser solicitadas pela CONTRATADA.

III. Providenciar, através da seção competente, a requisição dos serviços a serem executados.

IV. Permitir o livre acesso dos funcionários da CONTRATADA, nas dependências do TRE/GO, para fins de realizar a prestação dos serviços objeto deste

(31)

contrato, de acordo com o plano de segurança adotado na edificação;

V. Promover, por intermédio da Seção de Manutenção Predial e Sistemas Elétricos - SEMSE, o acompanhamento e a fiscalização dos serviços objeto do presente contrato, sob os aspectos quantitativo e qualitativo, dirimindo dúvidas e questões porventura não esclarecidas, anotando em registro próprio as falhas detectadas e comunicando as ocorrências de quaisquer fatos que, a seu critério, exijam medidas corretivas por parte da CONTRATADA.

VI. Paralisar e/ou solicitar a reexecução de qualquer serviço que não seja executado em conformidade com este contrato, norma técnica ou qualquer disposição oficial.

VII. Emitir ordem para iniciar a execução dos serviços contratados; VIII.Rejeitar a prestação dos serviços por terceiros.

IX. Comunicar à CONTRATADA quaisquer alterações relativas ao objeto deste contrato.

X. Verificar se o valor apresentado pela CONTRATADA dos componentes e peças a serem substituídos está compatível com os preços praticados no mercado, autorizando ou não a aquisição;

XI. Fiscalizar para que sejam cumpridas as obrigações assumidas pela CONTRATADA e mantidas todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação que deu origem a este contrato.

XII. Efetuar o pagamento à CONTRATADA, de acordo com as condições de preço e prazo estabelecidas nas cláusulas sétima e oitava deste contrato, relativamente aos serviços efetivamente prestados e aceitos pelo CONTRATANTE;

PARÁGRAFO ÚNICO - A ausência ou omissão da fiscalização não exime a CONTRATADA das responsabilidades previstas neste contrato.

(32)

CLÁUSULA QUINTA – DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA A CONTRATADA se obriga a:

I. Registrar no CREA-GO, antes do início dos serviços, Anotação de Responsabilidade Técnica – ART referente aos serviços contratados.

II. Dispor, em Goiânia-GO, de laboratório e instalações apropriados para realização das manutenções e reparos em peças e equipamentos.

III. Executar os serviços objeto deste contrato de acordo com as especificações e discriminações constantes do Termo de Referência em anexo, bem como em conformidade com o contido no presente instrumento e no Edital do Pregão Eletrônico nº XX/2011, observando-se:

a) os serviços deverão ser realizados nos horários disponibilizados pela SEMSE, podendo ser durante o horário de expediente do TRE-GO caso a manutenção não implique em desligamento dos equipamentos, ou fora do horário de expediente se a manutenção implicar desligamento.

IV. Iniciar a execução dos serviços contratados no prazo estabelecido na ordem de serviços emitida pelo CONTRATANTE;

V. Devolver ao CONTRATANTEpeças, materiais e acessórios que forem substituídos, por ocasião dos reparos realizados;

VI. Apresentar laudo circunstanciado que identifique os itens verificados e as correções efetuadas, conforme itens 5.2 e 5.3 do Termo de Referência em anexo;

VII. Garantir, pelo prazo mínimo de 03 (três) meses, os serviços prestados.

VIII. Fornecer a seus empregados máquinas, ferramentas, equipamentos e tudo mais necessário para a execução de todos os serviços previstos

(33)

nas ações de manutenção preventiva e corretiva, objeto deste contrato;

IX. Acatar imediatamente as instruções e observações que emanarem da fiscalização do CONTRATANTE, reparando, corrigindo, removendo e refazendo, às suas expensas, no total ou em parte, qualquer trabalho não aceito em que se verificarem vícios, defeitos ou incorreções resultantes da má execução e/ou dos materiais utilizados.

X. Obedecer às normas de segurança do Ministério do Trabalho e Emprego, em especial a NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade). XI. Manter quadro de pessoal suficiente para atendimento dos serviços sem interrupção, seja por motivo de férias, descanso semanal, licença, greve, falta ao serviço e demissão de empregados.

XII. Fornecer uniformes, crachás e equipamentos de proteção individual a sua equipe, orientando esta a, quando em serviço, utilizá-los;

XIII. Destinar profissionais de comprovada capacidade e habilitação específica para execução dos serviços ora contratados.

XIV. Acompanhar e fiscalizar os serviços de seus empregados, por intermédio de profissional de nível superior, sob os aspectos quantitativo e qualitativo, anotando as falhas detectadas em registros próprios, e comunicando as ocorrências de quaisquer fatos que, a seu critério, exijam medidas corretivas urgentes por parte do Tribunal.

XV. Substituir, sempre que exigido pelo CONTRATANTE qualquer empregado cuja atuação, permanência e/ou comportamento sejam julgados prejudiciais, inconvenientes ou insatisfatórios à disciplina do Órgão ou ao interesse do serviço público;

XVI. Não transferir a terceiros, no todo ou em parte, os serviços contratados.

(34)

XVII. Manter, durante todo o período de vigência do presente contrato, preposto na cidade de Goiânia, aceito pela CONTRATANTE, para representá-la sempre que for necessário.

XVIII. Manter, durante a vigência do contrato, todas as condições de habilitação e de qualificação técnica assumidas no processo licitatório.

XIX. Disponibilizar ao CONTRATANTE relação dos telefones fixos e celulares e endereços eletrônicos para contatos.

XX. Manter sempre atualizados, neste Tribunal, CNPJ, domicílio, endereço e telefones para contato.

XXI. Manter sigilo sobre todo e qualquer assunto de interesse do TRE-GO ou de terceiros de que tomar conhecimento em razão da execução do presente objeto, devendo orientar seus funcionários neste sentido.

XXII. Indenizar o CONTRATANTEsempre que ocorrerem avarias ocasionadas, comprovadamente, por seu dolo ou culpa.

XXIII. Responder por quaisquer danos pessoais ou materiais causados por seus empregados nos locais de execução dos serviços, bem como por aqueles provocados em virtude dos serviços executados e/ou da inadequação de materiais e equipamentos neles empregados;

XXIV. Assumir inteira e exclusivamente as responsabilidades técnica e civil, no que concerne à segurança patrimonial e do pessoal envolvido nos serviços, inclusive em casos de acidentes, independentemente da atuação do CONTRATANTE.

XXV. Arcar com todos os tributos fiscais e parafiscais, inclusive os encargos sociais e previdenciários, exigidos pelos governos federal, estadual e municipal, bem como por entidades governamentais, autarquias e associações de classe, que incidam ou venham a incidir sobre o presente contrato ou a execução dos

(35)

serviços contratados, inclusive os respectivos ônus;

XXVI. Arcar com as despesas decorrentes da não observância das condições constantes deste instrumento, bem como de infrações praticadas por seu empregados, ainda que no recinto do TRE-GO.

§ 1º. Os empregados da CONTRATADA não terão, em nenhuma hipótese, qualquer relação de emprego com o CONTRATANTE.

§ 2º. O descumprimento de quaisquer das obrigações descritas nesta cláusula configurará, conforme o caso, inexecução total ou parcial deste contrato.

CLÁUSULA SEXTA – DAS PENALIDADES E DOS RECURSOS

Por força do presente instrumento, observado o estabelecido na Lei e 10.520/02 e no Decreto 5.450/2005, estabelece-se que:

I. Nos termos do artigo 7° da Lei n.º 10.520/02 c/c o artigo 28 do Decreto n. 5.450/2005, garantido o direito ao contraditório e à ampla defesa, a CONTRATADA ficará impedida de licitar e de contratar com a União, e será descredenciada no SICAF, pelo prazo de até 05 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste contrato e das demais cominações legais, nos seguintes casos, observado o prescrito no parágrafo primeiro da presente cláusula:

a) apresentação de documentação falsa;

b) retardamento da execução do objeto contratual; c) falha na execução do contrato;

d) fraude na execução do contrato; e) comportamento inidôneo; f) declaração falsa;

Referências

Documentos relacionados

Comparando- se os dois solos, observa-se que os maiores conteúdos de matéria orgânica foram encontrados para o Argissolo, sendo o maior conteúdo verificado para

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Desse modo, após análise das relações entre os alunos durante as brincadeiras no recreio, levantamos algumas hipóteses que apontam para a não interação entre o alunado

Nesse sentido, após análise das relações entre os alunos durante as brincadeiras no recreio, levantamos algumas hipóteses que apontam para a não interação

O estudo se configura como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Está orientado para a observação, registro e análise da experiência do ensino de Educação Física

—Uso de um único cabo HDMI para conexão de áudio com uma TV com função ARC (Audio Return Channel) Se você usar uma TV com suporte para função HDMI e ARC (Audio Return Channel),

2 X-HM81-K Sistema Micro 100 W, com ligação a iPod/iPhone/iPad, rádio por internet, DLNA, leitor de CD, Airplay, Wi-fi, preparado para.. Bluetooth, entrada USB e AUX, Sintonizador

A fim de continuar a ser capaz de melhor atender às necessidades de seus clientes, tendo em conta a evolução contínua do mercado e a ampliação da gama de produtos, a Pioneer DJ