• Nenhum resultado encontrado

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA

É definida como uma redução abrupta da filtração glomerular, levando ao aumento de escórias nitrogenadas (ureia, creatinina), distúrbios do equilíbrio ácido-básico e alterações hidroeletrolíticas.

Padronização e uniformização dos critérios para a definição e classificação da IRA.

+ Esses critérios receberam o acrónimo de RIFLE: risk (risco, R), injury (Injúria, I), failure (falência, F), loss (perda mantida da função, L) e end-stage kidney disease (insuficiência renal terminal, E).

Os critérios diagnósticos incluem um aumento abrupto (em 48 horas) e absoluto da creatinina (< 0,3 mg/dL) ou um aumento percentual acima de 50% ou oligúria (débito urinário < 0,5 ml/kg/H) por mais de 6 horas.

AKIN (acute kidney injury) - A classificação para

IRA ficou, então, definida em três estágios de progressiva gravidade, correspondentes a R (estágio 1), I (estágio 2) e F (estágio 3).

As categorias L e E foram removidas do sistema de estratificação de gravidade e redefinidas como evolução

KDIGO - O sistema de estadiamento do AKIN foi

mantido, bem como o tempo de 48 horas para o aumento absoluto da creatinina, enquanto o tempo para o aumento percentual de 50% foi ampliado para 7 dias, semelhante ao RIFLE.

EPIDEMIOLOGIA

A IRA dialítica ocorre cm cerca de 5% dos pacientes em UTI, variando com as características de cada unidade.

Dados epidemiológicos mostram que a incidência da IRA dialítica pode ultrapassar 270 pacientes/milhão.

As formas menos graves de injúria renal aguda também tiveram aumento da sua incidência ao longo dos anos

A mortalidade na IRA persiste elevada, podendo chegar a 90% em algumas séries.

+ A mortalidade proporcional à gravidade do quadro, chegando a 85% nos casos de IRA dialítica em pacientes com insuficiência de múltiplos órgãos e sistemas.

Alguns pacientes não recuperam a função renal, tornando-se dialíticos.

ETIOLOGIA

As causas da IRA são classificadas de acordo com a porção anatômica mais afetada.

A doença renal pode ser causada por qualquer processo capaz de interferir em uma das estruturas e/ou funções do Rim.

(2)

Pré-renal

Corresponde a uma alteração funcional, reversível e sem representação histológica. Ocorre em situações de diminuição da pressão de perfusão renal e/ou de aumento da resistência vascular renal, levando a uma diminuição do ritmo de filtração glomerular com consequente acúmulo de escórias nitrogenadas.

1. Hipovolemia

Hemorragia, perdas gastrintestinais, queimaduras, tecido traumatizado, diuréticos.

2. Insuficiência cardíaca (síndrome cardiorrenal)

Insuficiência cardíaca congestiva, Infarto agudo do miocárdio, Tamponamento cardíaco, Embolia pulmonar

3. Vasodilatação periférica

Bacteremia (sepse), Medicações anti-hipertensivas.

4. Resistência vascular renal aumentada

Anestesia, Cirurgias, Síndrome hepatorrenal

5. Obstrução renal bilateral

Embolia, Trombose

Renal

Existe dano estrutural, ocasionado por fatores extrínsecos, os quais podem ser separados em: + Alterações isquêmicas, nefrotoxicidade, doenças de pequenos vasos e glomérulos, doenças de grandes vasos e nefrite intersticial aguda.

Quando a IRA não resulta primariamente de alterações vasculares, intersticiais ou glomerulares, costuma ser referida como necrose tubular aguda (NTA).

Pós-renal

Decorrente de eventos subsequentes à formação da urina e que levam à obstrução do fluxo urinário.

Essas anormalidades podem ser funcionais e/ou estruturais, congênitas ou adquiridas.

A obstrução renal também pode ser secundária a doenças extrínsecas ao trato urinário.

1. Obstrução uretral 2. Obstrução vesical

Hipertrofia prostática, Carcinoma de bexiga, Funcional: neuropatia ou agentes bloqueadores ganglionares.

3. Obstrução bilateral de ureteres

Cristais de ácido úrico ou sulfonamida, Coágulos, Debris piogênicos, Cálculos, Edema, Papilite necrotizante.

4. Extrauretral

Tumores: colo de útero, próstata, endometriose. Fibrose periureteral, Ligadura acidental de ureteres em cirurgia pélvica, Abscesso pélvico, Hematoma pélvico, Ascite, Gestação.

OBS: Entre as principais causas da IRA encontra-se a encontra-sepencontra-se, especialmente no contexto de choque séptico, com prevalência em tomo de 50%.

FISIOPATOLOGIA

Os rins são particularmente suscetíveis aos efeitos tóxicos de muitas substâncias e/ou medicamentos, uma vez que muitos desses compostos têm suas concentrações aumentadas à medida que o filtrado glomerular é reabsorvido pelos túbulos.

(3)

Quando a injúria está relacionada a deprivação de oxigênio ou nefrotoxicidade, acontece uma série de respostas das células epiteliais.

+ A lesão resulta em uma rápida perda da integridade do citoesqueleto e da polaridade celular.

+ Ocorre perda da borda em escova

+ Perda da polaridade com deslocamento das moléculas de adesão e de outras proteínas de membrana, como Na' K' ATPase e betaintegrinas, + Apoptose e Necrose

Segue-se descamação de células viáveis e inviáveis, originando regiões onde a membrana basal representa a única barreira entre o filtrado e o interstício peritubular, ocorrendo "vazamento" desse filtrado, especialmente quando a pressão intratubular encontra-se aumentada por conta de obstruções decorrentes de debris celulares que interagem com proteínas dentro da luz tubular.

Todo esse processo resulta na geração de mediadores inflamatórios e vasoativos, ocasionando piora da vasoconstrição e inflamação.

Os rins podem se recuperar de insultos isquêmicos ou tóxicos, porém, atualmente, reconhecem-se efeitos deletérios em longo prazo, mesmo com períodos curtos de isquemia

As células remanescentes, que permaneceram aderidas, passam por um processo de reparo com potencial para recuperar a função renal normal. O processo de recuperação consiste em uma sequência de eventos que inclui a disseminação celular e a migração para cobrir as áreas expostas de membrana basal, a de diferenciação celular e a proliferação para resultarem na integridade funcional do néfron.

Inflamação

Na IRA isquêmica, a patogênese é representada pela regulação anormal do fluxo sanguíneo local. A vasoconstrição pré-glomerular persistente pode contribuir; entretanto, a inflamação desempenha papel importante na redução do fluxo sanguíneo local para regiões do córtex e medula externa com consequências adversas na função tubular e na viabilidade.

Resposta imunológica

A resposta imunológica, inata e adaptativa, contribui de forma importante na fisiopatologia da lesão isquêmica.

O componente inato é responsável pela resposta precoce a infecção ou lesão e independente do estimulo externo.

Os receptores toll-like (TLR) reconhecem material do hospedeiro liberado durante a lesão.

Sabe-se que as células epiteliais tubulares expressam TLR capazes de reconhecer mediadores inflamatórios que podem ser filtrados em quantidades significativas na sepse.

Interações leucócito-endotélio

A isquemia/reperfusão promove urna maior expressão endotelial de integrinas, selectinas e imunoglobulinas, incluindo moléculas de adesão intercelular e molécula de adesão vascular.

O fluxo sanguíneo da medula externa está mais comprometido no rim isquêmico

As células endoteliais lesadas apresentam-se edemaciadas e com expressão aumentada de moléculas de adesão, e os leucócitos encontram-se ativados.

A maior interação leucócito-endotélio pode resultar em adesões célula-célula com obstrução física ao fluxo sanguíneo.

(4)

Essas interações ativam leucócitos e células endoteliais e contribuem para a geração de fatores locais, responsáveis por vasoconstrição, sobretudo na presença de outros mediadores vasoativos, resultando em fluxo sanguíneo renal comprometido e metabolismo celular tubular alterado.

Relação entre a expressão de ICAM e de citocinas pró-inflamatórias (TNF-alfa e IL-1).

As fases tardias da IRA são caracterizadas por infiltrado de macrófagos e linfócitos T, os quais predominam sobre os neutrófilos.

Contribuição tubular à lesão inflamatória

Após a lesão inicial ou o estímulo das células tubulares renais, várias cascatas de mediadores podem ser ativadas, elevando a produção local de quimiocinas, citocinas e componentes da matriz.

Os mediadores locais, subsequentemente, podem levar à amplificação da lesão direta ou indiretamente pelo aumento do influxo de células pró-inflamatórias (macrófagos, PMN, células T).

A produção de citocinas (TNF-alfa, IL-6, IL-1 beta, TGF beta) e quimiocinas pode aumentar a resposta pró-inflamatória, levando a lesão intersticial irreversível e perda da função renal.

Fractalquinas (quimiocinas) são produzidas pelas

células epiteliais renais e têm a função combinada de quimiocina e molécula de adesão.

+ Induzem adesão e migração de leucócitos, facilitando a lesão celular induzida por monócito.

Hormônio estimulante de melanócito (MSH)

+ Citocina anti-inflamatória endógena, protege contra lesão após IRA isquêmica.

MSH atua diretamente nos túbulos renais, onde se liga ao receptor melanocortina, inibindo a

ativação de genes que causam inflamação e lesão citotóxica.

O epitélio tubular também pode modular a atividade dos linfócitos T. CD40 é expresso por células do túbulo proximal e atua como receptor para CD154.

+ Quando células tubulares humanas são expostas a CD 154, ocorre ligação com CD40 que, por sua vez, estimula o fator ativador do receptor de TNF

CD28 representa outra importante molécula

coestimuladora para a ativação e a proliferação de células T induzidas por endotoxinas.

+ O bloqueio da sinalização do CD28 pode levar a uma diminuição dos níveis de TNF e maior expressão de lL-10, uma citocina anti-inflamatória.

QUADRO CLÍNICO

Alguns têm sinais ou sintomas diretamente relacionados aos rins (p. ex., hematúria) ou aos sintomas extrarrenais associados (edema, hipertensão, uremia).

Muitos pacientes, entretanto, são assintomáticos.

Alterações hidroeletrolíticas

Sódio e água: hiponatremia é uma complicação

frequente, em geral, decorrente do aumento relativo ou absoluto de água livre.

A hipernatremia é menos comum, podendo ser encontrada em quadros de perdas de fluidos hipotônicos (sucção nasogástrica, diarreia, diabete insípido), aumento de perdas insensíveis (queimados) ou administração de fluidos hipertônicos.

Potássio: a hipercalemia é o distúrbio eletrolítico

(5)

Sua cardiotoxicidade, entretanto, não se correlaciona estritamente com a magnitude do nível sérico, podendo ser agravada pela acidose, hipocalcemia e interações medicamentosas. As principais alterações são representadas por onda T pontiaguda e simétrica, alargamento do complexo QRS, achatamento ou desaparecimento da onda P, arritmias ventriculares e fibrilação ventricular.

Equilíbrio ácido-básico

A acidose metabólica ocorre como resultado do acúmulo de fosfatos, sulfatos e ácidos orgânicos e também da incapacidade do rim em regenerar bicarbonato e excretar ácidos.

Pode causar alterações do sistema nervoso central com rebaixamento do nível de consciência, depressão miocárdica e resposta inadequada a aminas vasoativas.

Uremia

Síndrome composta por:

Distúrbios neurológicos- irritabilidade, sonolência, confusão mental, convulsões, coma Cardiovasculares - pericardite, tamponarncnto pericárdico, arritmias)

Pulmonares - congestão pulmonar, pleurite

Digestivas - inapetência, náuseas, vômitos, gastrite, úlceras pépticas e enterocolites

Hematológicos - anemia, alterações da função de neutrófilos e linfócitos e defeitos plaquetários, predispondo a infecções e hemorragias

DIAGNÓSTICO E EXAMES COMPLEMENTARES Avaliação clínica

Começa pela obtenção de dados da história do paciente, trazendo informações a respeito de

doenças preexistentes: diabete melito, hipertensão arterial sistêmica, cardiopatias, hepatopatias.

Pesquisa de acometimentos agudos, como infecções, desidratação, descompensações hemodinâmicas, uso de medicações e investigação sobre potencial uropatia obstrutiva.

Avaliação laboratorial

Creatinina e taxa de filtração glomerular: para

que ocorra aumento dos níveis de creatinina, a taxa de filtração glomerular deve estar reduzida em torno de 70%.

A creatinina sérica não constitui parâmetro fidedigno nas disfunções renais precoces.

Aumentos muito rápidos de creatinina sérica podem ser decorrentes de rabdomiólise.

Ureia: principal produto do catabolismo proteico

e primariamente excretada pelos rins.

Quando existe diminuição do fluxo sanguíneo renal, a reabsorção tubular de ureia pode atingir valores ao redor de 90%.

Aumento dos níveis de ureia sem uma correlação direta com a função renal: sangramento gastrintestinal, uso de corticosteroides, estados de hipercatabolismo e aumento de ingesta proteica.

Eletrólitos plasmáticos:

1) Sódio: hipo ou hipematremia, 2) Potássio: hipercalemia;

3) Fósforo: hiperfosfatemia em torno de 5 a 8 mg/dL

4) Cálcio: hipocalcemia

5) Magnésio: hipermagnesemia geralmente assintomática.

Índices urinários: o índice com maior grau de

(6)

de excreção de sódio - tipicamente menor do que 1% na IRA pré-renal (indicio de retenção de sódio) e cerca de 3% na NTA.

A fração de excreção de ureia teria um melhor desempenho, principalmente nos casos em que houvesse uso de diuréticos, sendo seu valor menor do que 35% nos quadros pré-renal e maior do que 35% na NTA

Outro índice também utilizado é a osmolaridade urinária.

Sedimento urinário:

1) PH: tende a ser maior nos quadros pré-renais;

2) Densidade: nos quadros de IRA, ocorre perda da capacidade de diluição e concentração;

3) Glicosúria: pode representar dano tubular intenso na ausência de hiperglicemia; 4) Sangue: a excreção de mioglobina, como

nos casos de rabdomiólise, e a excreção de hemoglobina, como em certos casos de anemias hemolíticas

5) Proteinúria: quando mínima, pode caracterizar quadros pré-renais e obstrutivos; nefrites intersticiais podem ser responsáveis por valores ao redor de 2 g/dia

6) Leucocitúria: nas pielonefrites;

7) Eosinofilúria: nefrite intersticial aguda; 8) Cristalúria: em casos de lise tumoral

intensa e toxicidade de sulfas e antivirais.

Relação creatinina urinária/creatinina plasmática

A concentração de creatinina no filtrado é igual ao plasma e aumenta progressivamente à medida que a água, mas não a creatinina, é reabsorvida; a secreção de creatinina também pode ter uma contribuição modesta para a elevação do índice.

Diagnóstico por Imagem

O procedimento mais simples é a ultrassonografia, que traz informações a respeito do tamanho renal, das características do parênquima (ecogenicidade) e da presença de hidronefrose.

+ Na suspeita de doenças vasculares, a realização de ultrassonografia com Doppler pode trazer informações dos fluxos em veias e artérias renais. Exames contrastados devem ser evitados na vigência de IRA.

Estudos mostram que em pacientes com clearance de creatinina < 30 mL/min o gadolínio não deverá ser utilizado, pois pode desencadear uma síndrome grave caracterizada por fibrose pulmonar, cutânea ou renal, denominada fibrose sistêmica nefrogênica que, geralmente, é fatal e ainda sem tratamento.

Biópsia renal

Está indicada quando a causa da IRA permanece desconhecida, suspeita-se de doenças sistêmicas, na vigência de manifestações clínicas extrarrenais, proteinúria maciça ou persistente, hipertensão arterial grave na ausência de hipervolemia, oligúria prolongada por mais de 4 semanas, anúria na ausência de uropatia obstrutiva, suspeita de necrose cortical ou de nefrite intersticial por agentes necessários ao tratamento do paciente.

Novos biomarcadores da injúria renal aguda

Devem ser capazes de discernir os subtipos de IRA (pré-renal, renal e pós-renal), identificar as possíveis etiologias (isquemia, toxinas, sepse), predizer a gravidade da lesão (estratificação de risco e prognóstico para guiar terapia), monitorar o curso da IRA e monitorar a resposta ao tratamento.

(7)

São necessários mais estudos para validar a sensibilidade e a especificidade desses novos marcadores.

 Neutrophil Gelatinase-Associated Lipocalin (NGAL)

 Cistatina C

 Kidney lnjury Molecule- (KIM-1 )

PREVENÇÃO

Em relação à necrose tubular renal pós-isquémica, a melhor abordagem preventiva é justamente evitar seu desenvolvimento.

+ Identificação de pacientes sob alto risco para IRA, a otimização da volemia e a manutenção hemodinâmica, além de evitar ou reduzir o uso de agentes nefrotóxicos

A minimização da lesão pode ser conseguida por meio da correção da volemia, da identificação de doenças obstrutivas e da restauração da pressão arterial adequada para a perfusão renal.

TRATAMENTO

O tratamento da injúria renal baseia-se fundamentalmente na correção do fator desencadeante.

Medidas gerais

-renais que estejam associados com ou ocasionando a IRA e corrigi-los assim que identifica- dos. + - diariamente. de suporte nutricional adequado. + Evitar que o desenvolvimento e a manuten estabelecimento precoce de tratamento.

Quando houver desenvolvimento de IRA ol

agudas como hipercalemia,

-renal: o tratamento consiste ba

-renal: deve ser tratada com o

pr feita em horas a poucos dias.

IRA renal: o tratamento depende da etiologia.

O tratamento de vasculites e glom complexo e baseia-se no uso de imunossupressores e corticoides.

Nefrite Intersticial aguda -

(8)

- deve ser inicialmente tratada com

Diuréticos

Altas doses de diuréticos, principalmente de alça, são frequentemente administradas em pacientes com IRA na tentativa de controle volêmico adequado

São capazes de manter débito urinário satisfatório, porém sem impacto na recuperação renal e/ou sobrevida do paciente.

Não devem ser utilizados por tempo prolongado e em doses excessivas, pois os distúrbios potenciais (alterações eletrolíticas, alcalose) podem representar situações de risco ao paciente

Fenoldopam

Agonista do receptor tipo 1 de dopamina que tem efeitos hemodinâmicos renais

As diretrizes do KDIGO não recomendam seu uso para prevenir ou tratar IRA.

Peptídeo natriurético atrial (ANP)

Pequenos estudos sugerem um potencial uso na prevenção e tratamento da IRA, mas não há evidência suficiente para tal recomendação.

TRATAMENTO DIALÍTICO

O tratamento dialítico baseia-se na transferência de solutos e líquidos através de membranas semipermeáveis.

Em todas as modalidades de terapia de substituição renal, uma solução balanceada atuará como um veiculo para a depuração do sangue.

+ A diálise será capaz de remover solutos anormalmente elevados e corrigir distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos.  Edema tratamento conservador;  H conservador;  A tratamento conservador;  U (encefalopatia e pericardite) A escolha

Em ambiente de UTI, diante da instabilidade hemodi Reserva-se o uso da o e da o mofiltro. REFERÊNCIA

Clínica médica, volume 3: doenças hematológicas, oncologia, doenças renais. 2 ed. Barueri,SP: Manole, 2016.

Referências

Documentos relacionados

A insuficiência renal pode ocorrer através do coração insuficiente, não havendo um fluxo adequado de sangue para o rim, ocasionando uma isquemia renal aguda (RADOSTITS et

A transição contínua para economias mais fundamentadas no conhecimento, aliada à crescente competição dos países não membros da OCDE, aumentou a confiança dos países da OCDE

O projeto de rede contendo quatro panagens apresentou melhor performance de arrasto de fundo, visto que obteve valores superiores de área de fundo varrida e de volume

Para isto, utilize o extensivo conjunto de ferramentas de CEP do MINITAB, que inclui gráficos de Pareto, Cartas de Controle (dados contínuos, atributos e multivariada) e muitas

Entretanto, visto que, naquele momento, a ação caia aproximadamente um centavo por segundo (fl. 1.082), e visto que a ordem stop loss do Reclamante foi registrada

Requer o Conselho Seccional do Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil o controle de ato da Corregedoria-Geral da Justiça daquele Estado da Federação que restringe o

Você não deve usar Aldazida® se tiver insuficiência renal aguda (diminuição da função dos rins), diminuição significativa da função renal, anuria (menos que 100 ml de

Lesão renal associada a acidente ofídico tem sido descrita com praticamente todas as serpentes, porém casos de IRA são mais freqüentes após acidentes por Vipe- ra russelli, na Ásia,