• Nenhum resultado encontrado

Enem, fantasias e verdades. Rommel Fernandes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Enem, fantasias e verdades. Rommel Fernandes"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

4

Jornada do Conhecimento 2014

Eu sou Rommel Fernandes, Diretor de Ensino do Bernoulli, e vou expor um tema interessantíssi-mo, que envolve o Enem. O exame ganhou importância nacional, na vida dos estudantes e nas nos-sas vidas. E, devido a isso, nós temos que entender as nuances do processo e suas características, para que possamos orientar os nossos alunos, para também saber executar os nossos trabalhos de planejamento e de instrução dentro da nossa escola.

O Enem foi criado em 1998, para avaliar o desempenho dos alunos de Ensino Médio, mas não valia vaga em faculdade. Com o passar do tempo, houve mudanças nas características do Enem, tanto na prova como em sua função, pois o exame passou a valer vaga na maioria das uni-versidades públicas do país, o que faz com que ele tenha essa força.

Mas o Enem tem outro propósito também, porque, mesmo valendo vaga, nós poderíamos utilizar o vestibular tradicional. O fato de ser uma prova só, um exame unificado, já é bem diferente de fazer vários vestibulares.

O que o Enem traz de muito positivo, além dessa valorização toda, é justamente desclas-sificar o vestibular tradicional, porque cada universidade tinha a sua banca, a sua equipe, sua comissão, que trabalhava e montava a prova. Por isso os vestibulares eram muito diferentes uns dos outros. Dessa forma, é como se o conhecimento tivesse dono. E o aluno ficava subordi-nado à composição dessa banca, à forma de pensar daquela banca para aquela instituição. No Enem, o processo único, existe uma banca que extrai desse banco de dados as questões da prova, então tudo é estatisticamente avaliado. Democratizar o acesso à universidade pública é a principal função do Enem.

Todas essas mudanças ocorreram no sentido de fortalecer, de orientar o aluno para o crescimen-to. E o nosso discurso de educadores ganha força. Devido à coerência do Enem, devido a sua abran-gência e sua força, tudo isso serve como matéria para convencimento do aluno. Porque o Enem tem conteúdo, mas mede muita habilidade.

O processo tem realmente que melhorar ainda, principalmente sendo um exame aplicado para mais de sete milhões de alunos. Ainda há provas e temas de redação que vazam, incoerências, questões ambíguas e textos muito longos, tornando a prova cansativa. Mas já é um ganho muito grande no sentido de democratizar.

Durante esses anos de Enem, o material que construímos mudou bastante, pois teve que incor-porar vários conteúdos ou direcionar melhor alguns conteúdos para que atendesse adequadamente às demandas.

Na prova exigem-se mais habilidades básicas do que conteúdo. Há conteúdo sim, mas ele é deslocado para as matérias mais importantes e básicas, que são geralmente ensinadas no Ensino Fundamental. E o Enem demonstra que não se sabe o básico, o que dá força aos educadores e mo-tiva os alunos. Isso porque o exame mostra que faltam ao aluno habilidades básicas que ele precisa desenvolver mais.

Mas é importante escolher bem a estratégia antes de executar. Não adianta tentarmos executar, trabalhar com o Enem, por exemplo, se não se sabe nem como a prova vai ser corrigida. Explicarei, então, como funciona a TRI (Teoria da Resposta ao Item). Na prova do Enem existe uma escala, e cada questão é posicionada nessa escala, pois ela é medida, é previamente pensada. É intrínseca à questão a sua dificuldade e ela foi testada. Resta, então, utilizar as questões para medir a habilida-de habilida-de um aluno específico. A habilidahabilida-de é traduzida numericamente habilida-de “menos três” a “mais três”. “Menos três” é um aluno pouco habilidoso e “mais três” é um aluno totalmente habilidoso.

Quando cresce a habilidade do aluno, aumenta a probabilidade de resposta certa, e tudo isso é cur-va característica do item. O item é uma questão. Então, para cada questão existe um gráfico desses. Assim, dentro de uma questão, quanto maior a habilidade do aluno, maior a chance de ele acertá-la. Uma prova boa é aquela composta por questões que conseguem separar os alunos. Então, existem

(5)

alunos que não resolvem a questão e existem alunos que resolvem a questão. Aí vem todo o trabalho estatístico para calcular a nota do aluno e, para isso, existe a Teoria da Resposta ao Item.

Quando o aluno erra de bobeira, ele não deve ser muito penalizado. E quando ele acerta no “chu-te”, não deve ser muito beneficiado. A teoria consegue fazer isso, através da matemática, atribuindo probabilidades. Consequentemente, o aluno que tem coerência, ou seja, que acerta todas as fáceis, algumas médias, e erra as mais difíceis, pode tirar uma nota maior do que aquele aluno que errou as fáceis, acertou algumas depois e errou outras, mesmo que a quantidade de questões que os dois acertaram seja a mesma. A nota desse segundo aluno despenca porque a TRI entende que houve “chute”.

Mas é importante dizer que o aluno não deve se lembrar da TRI na hora de fazer a prova. Esse processo é o antigo e clássico: é pegar a prova e tentar fazer o máximo. Mas o aluno tem que conseguir ler a prova inteira, pulando questões mais complexas se precisar, e voltando a elas posteriormente. Se o aluno não pular essas questões, pode ser que não consiga ler a prova inteira e, entre as questões que ele não leu e, consequentemente, não fez, pode haver questões fáceis. Assim, a coerência dele será prejudicada e ele será penalizado. Para a prova dele ter coerência, ele tem que ler a prova inteira, e errar realmente o que for mais difícil, e é isso que muda.

É importante ressaltar também o poder da redação, que é aquilo que pode definir a classificação do aluno dentro do número de vagas. O aluno tem que saber que para ser valorizado ele precisa de frases simples, porque para escrever bem não é preciso utilizar palavras muito difíceis, basta saber combinar as palavras simples.

Está claro que existe um problema de educação no nosso país, e é bom ter essa ré-gua única chamada Enem para medir isso, para termos consciência do problema. O mode-lo proposto pemode-lo Enem vamode-loriza a dedicação, o conhecimento e as habilidades dos alunos. Entretanto, como em qualquer sistema avaliativo, é preciso conhecer bem as características do exame para maximizar as chances de sucesso.

60% 15% 6% 4% 4% 1% 2% 1% 2% 4% 1%

Português / conteúdos 2009-2013

Leitura e interpretação de textos ou figuras

Literatura, artes e atualidades Estrutura textual e análise de discurso Variação linguística

Figuras de linguagem Relação intertextual Semântica

Norma culta x norma popular Funções da linguagem Gênero textual Gramática

(6)

6

Jornada do Conhecimento 2014 2% 3% 6% 3% 7% 7% 3% 23% 5% 6% 9% 1% 10% 8% 5% 1%

Química / conteúdos 2009-2013

Funções inorgânicas Reações inorgânicas

Cálculos químicos e estequiometria Propriedades coligativas Equilíbrio ácido-base Eletroquímica Radioquímica Química ambiental Funções orgânicas

Propriedades físicas dos compostos orgânicos Reações orgânicas

Bioquímica Soluções Termoquímica

Propriedades dos materiais Estrutura atômica

(7)

6% 6% 4% 4% 9% 10% 3% 13% 12% 22% 7% 4%

Física / conteúdos 2009-2013

Cinemática Dinâmica

Equilíbrio de corpos extensos Gravitação universal Energia Hidrostática Refração Ondulatória Termodinâmica Eletricidade Magnetismo Quantização da energia 3% 10% 34% 9% 15% 14% 10% 4% 0% 1%

Biologia / conteúdos 2009-2013

Botânica Citologia Ecologia Evolução Fisiologia Genética Microbiologia Zoologia Embriologia Histologia

(8)

8

Jornada do Conhecimento 2014 12% 11% 7% 4% 7% 4% 15% 18% 12% 1% 1% 5% 1% 1% 1% 1%

Geografia / conteúdos 2009-2013

Clima, solo e vegetação

Globalização e inovações tecnológicas Geopolítica e Guerra Fria

Indústria e organização do trabalho industrial Meio ambiente

Comércio e transporte Recursos naturais, água e energia Agricultura, estrutura fundiária e conflitos População e urbanização Categorias geográficas Geologia Regionalismo Urbanização Água Movimentos migratórios Cartologia 5% 1% 1% 14% 17% 5% 9% 3% 11% 9% 1% 8% 5% 3% 2% 1% 3% 1%

História / conteúdos 2009-2013

História Geral / Idade Antiga História Geral / Idade Média

História Geral / América Pré-colombiana História Geral / Idade Moderna História Geral / Idade Contemporânea História Geral / História da África Brasil / Colônia

Brasil / Crise do sistema colonial Brasil / Império

Brasil / República Velha

Brasil / Primeira República / Era Vargas Brasil / Era Vargas

Brasil / Período liberal democrático Brasil / Período militar

Brasil / Nova república Brasil / Povos indígenas Historiografia Outros

(9)

70% 20%

10% 0% 0%

Língua Inglesa / conteúdos 2010-2013

Interpretação de texto Interpretação de texto / vocabulário

Interpretação de texto / estudo de gênero textual Vocabulário Gramática 65% 15% 20% 0% 0%

Língua Espanhola / conteúdos 2010-2013

Interpretação de texto Interpretação de texto / vocabulário

Interpretação de texto / estudo de gênero textual Vocabulário

(10)

10

Jornada do Conhecimento 2014 19% 6% 6% 38% 25% 6%

Filosofia / conteúdos 2009-2013

Filosofia Antiga Filosogia Antiga / Filosofia Medieval Filosofia do Renascimento Filosofia Moderna Filosofia Contemporânea Outros 11% 50% 14% 7% 18%

Sociologia / conteúdos 2009-2013

Conceitos básicos Cultura Movimentos sociais Trabalho e sociedade Cidadania e democracia

(11)

Rua Diorita, 43 - Prado Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3029-4949

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Tratando-se de uma revisão de literatura, o presente trabalho utilizou-se das principais publicações sobre as modificações de parâmetros técnicos observados em corredores,

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

O presente trabalho tem por objetivo pesquisar dados do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), especificamente do Campus Canoinhas, sobre a gestão de patrimônio no tocante

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá