• Nenhum resultado encontrado

À GLÓRIA DO ARQUITETO DO UNIVERSO GRANDE LOJA UNIVERSAL DA MAÇONARIA AUTÔNOMA NO BRASIL GLUMS. Fide et Sapientia non armis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "À GLÓRIA DO ARQUITETO DO UNIVERSO GRANDE LOJA UNIVERSAL DA MAÇONARIA AUTÔNOMA NO BRASIL GLUMS. Fide et Sapientia non armis"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

À GLÓRIA DO ARQUITETO DO UNIVERSO

GRANDE LOJA UNIVERSAL DA MAÇONARIA AUTÔNOMA NO

BRASIL

GLUMS

“Fide et Sapientia non armis”

LOJA MAÇÔNICA... N

...

E S T A T U T O T Í T U L O I DA ORGANIZAÇÃO

Art. 1º - A Loja Maçônica... nº..., fundada em...de...do ano de ..., com Sede na cidade de..., Estado de..., constitui-se como Órgão gerador e aglutinador de Maçons que dela advirem ou a ela se incorporarem.

Art. 2º - A Loja Maçônica... nº... Entidade com Personalidade Jurídica de Direito Privado, é uma Instituição Maçônica, de caráter iniciático, filosófico, educativo e filantrópico, sem fins lucrativos.

Art. 3º - A existência da Loja Maçônica... nº..., é de tempo indeterminado

e composta de um número ilimitado de maçons do sexo masculino, maiores de 21 anos, com caráter moral ilibado.

Art. 4º - Mantém rigorosamente o caráter e tradição maçônica, fundamentada nos

Landmarks da Franco-Maçonaria ,nas antigas Grandes Constituições e Regulamentos Gerais da Ordem.

Art. 5 - A Loja Maçônica... nº..., usará denominações usos e costumes

da Maçonaria Universal.

Art. 6 - A Loja Maçônica... nº..., disporá ainda de Regimento Interno e/ou

outras regulamentações para o seu perfeito funcionamento.

Art. 7º - A Loja Maçônica...nº..., far-se-á representar na pessoa de seu presidente, ativa e passivamente, em juízo ou fora dele, e quando da impossibilidade do comparecimento do mesmo, será representada por outro Membro da Diretoria.

Art. 8º- Nenhum Membro da Loja Maçônica... nº..., responderá pessoal ou subsidiariamente pelas obrigações contraídas pela mesma, salvo nos casos de declarações expressas.

(2)

TÍTULO II DA DIRETORIA

Art. 9º - A Diretoria da Loja Maçônica... nº..., é composta de 9 Membros; e automaticamente quando de sua fundação, compor-se-á sua subdiretoria.

Art. 10 - A duração do mandato da Diretoria da Loja Maçônica ... nº..., é de 0l(um) ano, sendo permitida a reeleição.

Art. 11 - A Diretoria da Loja Maçônica... nº... é constituída pelos seguintes Cargos: Presidente (Venerável Mestre); 1º Vice-presidente (1º Vigilante); 2º Vice-presidente (2º Vigilante); Procurador (Orador); Secretário, Tesoureiro e Cobridor.

Art. 12 – A Diretoria da Loja é eleita, segundo o Regulamento Geral da Ordem e a legislação específica.

Art. 13 - Todos os Cargos serão exercidos sem qualquer remuneração.

TÍTULO III

DA RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA

Art. 14 – A Entidade deverá elaborar, mensalmente, um Balancete contendo a receita e a despesa, e também o saldo bancário que houver, para apreciação dos seus membros.

Art. 15 – Incorre em Responsabilidade Administrativa o Membro da Administração, que deixar de cumprir Normas e Preceitos Estatutários, inclusive as Deliberações da Administração Geral, quer por ação, quer por omissão, devendo ser imediatamente afastado de suas funções, durante os procedimentos apuratórios, independentemente das medidas judiciais e policiais cabíveis.

Parágrafo Primeiro - A Responsabilidade Administrativa poderá ser individual ou coletiva,

e compete à Administração da Loja, em 1a Instância, a apuração dos fatos quando se tratar de

Responsabilidade Individual, e nos casos de Responsabilidade Coletiva a competência é do Conselho Administrativo ou outro Colegiado com as mesmas atribuições, sendo vedada a participação dos envolvidos, salvo nos casos de apresentação de defesas.

Parágrafo Segundo - Nos casos de descumprimento aos preceitos estatuídos, poderá a Administração Geral, por meio de seus Colégios Competentes, decretar intervenção na Loja, bem como o afastamento dos que deram causa, e ainda a aplicação das medidas decorrentes.

Parágrafo Terceiro - O Julgamento e aplicação de penalidades será sempre efetuado pelo Tribunal Maçônico da Obediência.

Parágrafo Quarto: Verificar-se-á a Responsabilidade Administrativa sempre que ocorrer: a) malversação ou desvio de dinheiro ou de quaisquer outros bens;

b) irregular aplicação da dotação orçamentária; c) negligência ou desídia;

d) infligência total às finalidades sociais e morais, bem como as que atentem contra este Diploma Legal, Atos e Resoluções emanadas da Obediência por quaisquer de seus Colégios Competentes e/ou que contrariem as finalidades da Ordem Maçônica.

(3)

TÍTULO IV DO PATRIMÔNIO

Art. 16 – O Patrimônio da Loja Maçônica... n..., é constituido de

contribuições mensais, doações, bens móveis e imóveis, e outras subvenções legais, sendo tudo escriturado segundo usos e costumes da Ordem cumprida também a legislação do País.

Parágrafo Único: Constitui também patrimônio da Entidade, bens e materiais incluídos na Carga os quais deverão ser devidamente escriturados.

Art. 17 – Os bens imóveis somente poderão ser adquiridos, alienados, penhorados ou permutados, mediante autorização da Assembléia Geral da Entidade, que deliberará sobre Cláusulas contratuais e condições gerais.

Art. 18 - A Entidade manterá, obrigatoriamente, Contas Bancárias, e a movimentação será sempre por meio de cheques nominais, os quais deverão ser assinados sempre pelo Presidente e pelo Tesoureiro, ou substitutos legais, devendo ainda escriturar todos os bens que derem entrada na Entidade.

Parágrafo Único : Em caso de intervenção decretada, a conta bancária da loja passa a ser movimentada pêlos interventores.

TÍTULO V

DAS RECEITAS E DAS DESPESAS

Art. 19 – A receita da Loja Maçônica... n..., é constituída de Receitas

Ordinárias e Receitas extraordinárias.

Parágrafo Primeiro: Receitas Ordinárias, são as Mensalidades e Emolumentos. Parágrafo Segundo: Receitas Extraordinárias, são:

a) Taxas;

a) Recebimento de valores resultantes de contratos, concessões e/ou Convênios;

b) Contribuições de Pessoas Físicas ou Jurídicas, Públicas ou Privadas;

c) Demais valores não referidos nas letras anteriores.

Art. 20 – As Taxas e Mensalidades a serem praticadas pela Loja Maçônica... n...

serão sempre as que possam contemplar as diversas camadas sociais, obedecendo, obrigatoriamente, a parâmetros estabelecidos pela Potência Regularizadora, observando-se sempre os seguintes patamares a serem enviados à Obediência Regularizadora:

I – Taxa de Iniciação, 01 (um) Salário Mínimo;

II – Taxa de Elevação e Exaltação, 50% (cinqüenta por cento) do Salário Mínimo; III – Taxa de Filiação 25% (vinte e cinco por cento) do Salário Mínimo;

IV- Percapta Mensal, 3% (três por cento) do Salário Mínimo.

Art. 21 – Constituem despesas da Loja Maçônica... n..., as necessárias à

conservação e manutenção da Sede, as com o pessoal necessário ao seu perfeito funcionamento, as necessárias à aquisição de materiais de expediente, móveis e utensílios, impostos, taxas, contribuições e outras eventuais.

(4)

Parágrafo Único: As despesas somente poderão ser realizadas pela Administração, havendo dotação orçamentária para o seu devido cumprimento.

T Í T U L O V I DA ASSEMBLÉIA GERAL

Art. 22 - Assembléia Geral poder de deliberação máxima da Entidade será sempre convocada com antecedência mínima de 15(quinze ) dias, podendo, em caso de relevância e urgência, ser convocada com qualquer tempo.

Art. 23 - Tomarão parte nas Assembléias, apenas os Membros Ativos da Loja, segundo o Regulamento Geral da Ordem, usos e costumes.

Parágrafo Único: Em casos excepcionais, poderão outros membros tomarem parte nas Assembléias, sem contudo terem direito a voto.

Art. 24 - Compete à Assembléia Geral:

a) Eleição da Diretoria conforme o disposto na legislação específica;

b) Julgar recursos;

c) Conferir Títulos:

d) Deliberar sobre a compra e venda de imóveis;

e) Deliberar sobre Fusão, incorporação ou dissolução da Entidade.

Art. 25 - As Sessões da Assembléia Geral serão: a) Ordinárias;

b) Extraordinárias; e, c) Solenes.

Art. 26 - A Assembléia Geral será Convocada e presidida pelo Presidente, em caso de impedimento deste, pelo Membro designado pela Diretoria ou Órgão Superior.

Parágrafo Único: As Sessões da Assembléia Geral serão instaladas: a) Em sessão ordinária, anualmente, para eleição;

b) Em sessão extraordinária, sempre que ocorram fatos, fora da alçada da diretoria; c) Em sessão solene, para conferir títulos e honrarias.

Art. 27 - Nas sessões solenes das assembléias, poderão tomar parte, membros de outras entidades, desde que haja prévia deliberação para tal.

(5)

T Í T U L O VII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 28 -- As atribuições dos Diretores, direitos, obrigações, denominações dos Membros, e outras disposições, constarão do Regimento Interno da Entidade, que funcionará como parte integrante deste Diploma Legal, com perfeita validade jurídica.

Art. 29 - A Entidade poderá promover, bem como participar de Simpósios, Congressos, Ciclos, Palestras, e outras atividades culturais, para o aprimoramento de seus membros, como também deverá possuir o Estandarte da Loja.

Art. 30 - A Loja Maçônica... nº..., funciona sob dependência e direta obediência à GLUMS, acatando a Constituição, Regulamento Geral da Ordem e demais leis emanadas dos órgãos superiores.

Art. 31 – É devido pela Entidade, a remessa mensal, para a Potência Regularizadora, do montante correspondente a 3% (três por cento) como Percapta inerente a cada membro ativo.

Parágrafo Primeiro: Do montante relativo às Taxas de Iniciação, Elevação e Exaltação, a Loja deverá remeter, à Administração Central, no prazo máximo de 48 horas, salvo motivo de força maior, os valores previstos no Artigo 20.

Parágrafo Segundo: Os valores estipulados no parágrafo anterior, poderão ser alterados a juízo da Administração Central.

Art.32 – É lícito a qualquer dos órgãos superiores da potência, requisitar da administração da loja, livros e/ou outros documentos relativos à sua vida funcional, inclusive a escrituração financeiro/contábil.

Art.33 - Os casos omissos do presente Estatutos serão dirimidos pela Diretoria em reunião especialmente convocada para esse fim.

Art.34 - A Loja Maçônica... n..., fiel aos preceitos da Maçonaria Universal, disporá de um Regimento Interno e/ou outras regulamentações para o seu perfeito funcionamento, como parte integrante deste Diploma Legal.

Art.35 - Em casos excepcionias poderá a Loja suspender temporariamente suas atividades e durante seu período de adormecimento, os bens que possuir passarão à Administração Geral da GLUMS, que deles se tornará depositária até o reerguimento ou dissolução da Loja.

Art.36 - Em caso de decisão da dissolução da Loja Maçônica... nº..., seu patrimônio, depois de saldados todos os seus débitos, será incorporado ao patrimônio GLUMS.

Parágrafo Primeiro : Só poderá ser proposta a dissolução da Loja Maçônica que contar com menos de três membros ativos em seu quadro.

Parágrafo Segundo: Ocorrendo o previsto no parágrafo anterior, os membros que ficarem são os substitutos legais da administração podendo praticar todos os atos necessários ao seu funcionamento, inclusive, bloquear e movimentar contas bancárias e mover ações judiciais e policiais cabíveis.

(6)

Art. 37 - O presente Estatuto somente poderá ser registrado após a sua devida aprovação pela Administração Geral.

Art. 38 - O presente Estatuto somente poderá sofrer alterações, por meio de emendas, decorrido o tempo de 03(três) anos, mediante proposta fundamentada e devidamente aprovada pela Administração Geral da GLUMS.

Parágrafo Único: Em Nenhuma hipótese, nem mesmo em votação de Assembléia Geral Ordinária ou Extraordinária, poderá ser modificada a essência e/ou o propósito deste artigo.

Art.39 - O presente Estatuto entra em vigor na data de sua aprovação pela Assembléia Geral.

Aprovado pela Assembléia Geral em ... (local) , Estado de ... aos... dias do mês de de .

Observações:

1. A Seguir as assinaturas dos Diretores.

2. Este Modelo de Estatuto é para ser seguido por todas as Lojas da Obediência.

3.Somente serão autorizados registros, após a aprovação pelo Conselho Administrativo. 4.Atos decorrentes, como registros e outros, são de responsabilidade dos membros fundadores, salvo decisão em contrário.

Referências

Documentos relacionados

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Consta na R.3/M.3.444: USUFRUTO VITALÍCIO em favor de Celso Donisete Honório e sua esposa Sonia Maria Marchezini Honório. 04; pelo lado esquerdo com o

O aerossol de São Paulo tem recebido considerável atenção nas últimas décadas, concernente a influencias das condições meteorológicas na poluição do ar e identificação

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

The objectives of this article are as follows: (1) to describe the assessment protocol used to outline people with probable dementia in Primary Health Care; (2) to show the