• Nenhum resultado encontrado

Caro Aluno, É com grande satisfação e alegria, que o recebo nesta disciplina CROMOTERAPIA, do curso de Naturopatia EAD. Esta modalidade de ensino nos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Caro Aluno, É com grande satisfação e alegria, que o recebo nesta disciplina CROMOTERAPIA, do curso de Naturopatia EAD. Esta modalidade de ensino nos"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Caro Aluno,

É com grande satisfação e alegria, que o recebo nesta disciplina CROMOTERAPIA, do curso de Naturopatia EAD. Esta modalidade de ensino nos permite uma interação diferenciada em relação ao curso presencial. Os detalhes da disciplina são mais trabalhados de uma forma individual e direcionados às suas dúvidas, respeitando o seu tempo e sua administração pessoal.

Procuramos trabalhar em uma linguagem clara e acessível, porém científica sanando suas dificuldades e atendendo aos seus comentários.

Esta disciplina é composta por quatro módulos de 20 horas cada um incluindo a parte de estudo dirigido, que serão estudados dentro de um cronograma e em um crescente de informações.

A Cromoterapia é uma ciência muito antiga, que tem suas características próprias e que procura ser voltada para a saúde de forma integral, tratando do ser humano holisticamente (totalidade). Para estudá-la é preciso responsabilidade e consciência de que seu uso não se limita a aplicação das cores, mas a compreensão sobre seu uso, e métodos de aplicação. Estudaremos de forma mais responsável e adequada para que ao final de cada módulo você esteja preparado para fazer um uso adequado das mesmas. Aproveitando ao máximo de sua eficácia.

Bem vamos ao que interessa. Os módulos serão divididos em: Modulo 1: - O que é Cromoterapia?

- Histórico - Sobre as cores - Fundamentos - Postulados básicos - Aura e Chacras - Aplicação das luzes

- Texto científico para leitura e conclusão do módulo - Avaliação do módulo

(2)

Modulo 2: - Os chacras - As cores

-Sistema Nervoso - Aplicação básica -Texto para leitura -Avaliação do módulo

Modulo 3: - Anatomia

- Utilização da sequência cromoterápica em cada sistema anatômico - Texto para Leitura

- Avaliação do modulo

Modulo 4: -Patologias e tratamentos -Leitura de texto e atividade

-Atividades de finalização de curso - Referências bibliográficas

Para que sua assimilação sobre o assunto seja mais efetiva, no decorrer das aulas, irei sugerir leituras de textos atuais, pesquisas, solicitando resumos de artigos, comentários de frases, participação em fóruns, chats, que serão definidos posteriormente, assim como um trabalho final e uma avaliação.

Estaremos interagindo sempre que necessário.

Desejo um bom estudo, uma boa integração com a disciplina e uma assimilação dos conteúdos, ampliando a abrangência do seu conhecimento e uma boa aplicação. Pois um bom terapeuta em Naturopatia busca fazer o bem com técnica, disciplina, ajudando na promoção da autocura, autoconhecimento, buscando elevar a autoestima de quem nos procura.

Um abraço,

(3)

MÓDULO 1- O QUE É CROMOTERAPIA?

Faça uma reflexão antes de continuar a leitura, para comparar seus conhecimentos antes e depois. Escreva em um caderno de atividades seu conceito inicial, para depois fazemos uma atividade.

Segundo René Nunes (1997), “Cromoterapia é o conhecimento da ação e função terapêutica da cor aplicada aos processos regenerativos da matéria física.”

Já para Marcio Bontempo (1992), “Cada uma das cores emite uma vibração diferente que interfere no campo energético de cada ser humano influenciando suas reações físicas e emocionais.”

“Define-se Cromoterapia como a ciência que utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção”. (BALZANO).

Essa restauração é realizada a níveis energéticos, utilizando-se de recursos naturais (energia solar, elétrica, física, orgânica, mental e ou ambiental) para o fortalecimento do ser humano.

Há ainda uma definição de Reuben Amber (1983), que diz que “A cromoterapia é a ciência que emprega as diferentes cores para alterar as vibrações do corpo, que resulta em saúde, bem estar e harmonia”.

E você? Provavelmente deve ter respondido é a terapia através das cores. Acertei?

Também não se pode esquecer quem possa ter respondido que a Cromoterapia pode ser aplicada em ambientes, o que é muito estudado na área de saúde, e mesmo nas roupas que cada um veste.

Então vamos refletir um pouco sobre estas respostas, pois todas estão certas, mas convém agirmos com a cautela necessária nestes entendimentos, pois para criar-se uma opinião a este respeito é necessário compreender o que significam cada uma destas respostas. Vamos antes a um breve histórico.

(4)

HISTÓRICO.

A Cromoterapia é usada há mais de 5.000 anos por culturas da antiguidade tais como: Atlantes, Egípcios, Gregos, Chineses e Tibetanos, como tratamento de saúde.

Na China e na Índia a cor era mais relacionada à Mitologia e à Astrologia. Na Grécia muitos filósofos-médicos foram absorver o conhecimento da ciência médica no Antigo Egito, com os sacerdotes-médicos, pois a Cromoterapia estava intimamente ligada ao Egito assim como a própria medicina.

Segundo pesquisas do Dr. Paul Galioughi, autor do livro “La Médicine des Pharaons” (A medicina dos faraós), relata como os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores, utilizando-se de flores e pedras preciosas.

Em 1877, surge o primeiro livro focalizando a cor como terapia. No ano seguinte, o Dr. Babitt, em sua obra, confirma que cada cor e cada tonalidade desperta no ser humano uma reação física, emocional ou psicológica.

A utilização das cores em tratamentos de saúde é relativamente recente. Nos últimos 50 anos é que a Cromoterapia vem se desenvolvendo mais organizadamente, graças a evolução da tecnologia e da ciência. Foi na antiga União Soviética que houve pioneirismo nesta área, e seus cientistas utilizavam de forma regular as cores como um método de tratar problemas orgânicos e emocionais. Hoje pode ser considerada parte importante da medicina alternativa, em razão de sua simplicidade, facilidade de aplicação e eficácia

Existem algumas personalidades na Ciência da Cromoterapia, que levaram esta terapia de forma mais articulada e que levou ao desenvolvimento pelo qual hoje é reconhecida.

JOHN OTT - Médico e Diretor do Instituto Sarasota - Flórida/USA, que pesquisou o efeito das cores sobre tumores cancerosos. Autor do livro “Health And Light”; DINSHAH GHADIALI - Médico indiano, residente em New Jersey/USA, que estruturou a Cromoterapia em bases científicas. Autor de uma Enciclopédia, em 3 volumes, sobre

a utilização das cores nas doenças;

NIELS FINSEN - Médico em Copenhague, Dinamarca. Autor do livro “Propriedades Actínicas da Luz do Sol”. Fundou o Instituto da Luz para a cura de pacientes com tuberculose. Realizou curas surpreendentes em cerca de dois

(5)

mil pacientes com a aplicação da Cromoterapia, recebendo o Prêmio Nobel, em 1903; RENÉ NUNES - Jornalista, Conferencista e Professor, de Brasília - Brasil (falecido em 1995), que se dedicou à pesquisa e aplicação da Cromoterapia em mais de dez mil pacientes, obtendo grande índice de recuperação. Autor de diversas obras, das quais cito “Cromoterapia Técnica”. Foi o grande divulgador da Cromoterapia como ciência médica, energética e espiritual no Brasil e no exterior.

Na atualidade a cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral da World Health Organization-OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradiconais da OMS, Dr. Robert Bannerman.

SOBRE AS CORES

As cores exercem uma influência específica, cada uma a seu modo, nas pessoas, nos animais e nas plantas. Experiências já demonstraram a sensibilidade das plantas, aos sons e as cores. Existem duas teorias para entender o efeito das cores, uma delas é que seria resultado de interferência do campo vibratório da cor no campo energético sutil ou aura dos seres vivos. Mas a mais aceita é a que explica os efeitos das cores como resultados que elas provocam no sistema nervoso.

O estimulo colorido depois de captado pelos olhos, é conduzido ao cérebro e ali produz transformações bioquímicas que resultam em sensações psíquicas e somáticas. Esta teoria segue o caminho da ciência moderna, mas é incompleta, pois não explica diversos mecanismos bioquímicos complexos, relacionados aos efeitos das cores, como também não explica os efeitos apresentados por animais, plantas e por pessoas com os olhos vendados submetidas a projeções fortes de focos luminosos coloridos.

O ser humano tem uma ou mais cores de sua preferência, que se sentem atraídos por ela porque se identificam com seus atributos e sua influencia. Elas possuem na alma a mesma tônica vibratória daquela cor e a buscam mesmo inconscientemente. Assim como aquelas cores que a pessoa sente aversão ao que ela transmite.

(6)

Segundo Toni Gandra, “é o tratamento, e a cura do corpo físico através da harmonização do corpo etérico com o emprego da cor”. O corpo humano, sendo composto de energias coloridas, para prepará-lo e ajustá-lo, seria necessário o uso de cores ou energias coloridas idênticas, utilizando-se o conjunto de cores do espectro cromático do Sol, ou seja: Vermelho – Laranja –Amarelo - Verde – Azul – Anil (índigo) e Violeta, que podem ser projetadas com funções: regeneradora, calmante, estimulante, isolante, cauterizadora, lubrificante, coagulante, anti-séptica, analgésica, absorvente, diluidora, antinfecciosa. A pessoa que queira aplicar ou trabalhar com as cores deve, em primeiro lugar, estar em pleno equilíbrio físico, mental e espiritual.

A cromoterapia procura expor o ser humano a determinada cor e sua influencia com o objetivo de modificar alguma característica de sua personalidade. Exemplificando um pouco esta questão,pois em breve cada cor será estudada de forma mais profunda e especifica, toma-se a aplicação de uma cor azul, que inicialmente produz calma e tranqüilidade, em uma pessoa irritadiça, explosiva e nervosa, sendo esta uma característica da pessoa, o uso de roupas azuis tende a diminuir estes problemas, ao passo que a cor vermelha pode agravá-los.

Experiências demonstram que pessoas expostas ao vermelho vivo apresentam elevação de pressão arterial e aceleração da respiração e das batidas cardíacas devido ao efeito que a cor produz sobre o sistema nervoso central, estimulando-o através do ramo simpático do sistema nervoso. A cor azul tem efeito oposto agindo sobre o ramo parassimpático, produzindo ação calmante e tranqüilizante, fazendo com que a pressão arterial, a respiração e a frequência cardíaca diminuam.

Os efeitos e as influências das cores são muitos e variados e merecem um estudo especial, para facilitar o entendimento será estabelecida uma ordem didática e o estudo será feito cor a cor. Para este estudo futuro serão usadas as cores divididas em primarias e secundarias, sendo as primarias azul, amarelo, vermelho, que seriam cores puras, ou seja, nenhuma mistura consegue compo-las e as secundárias que podem ser feitas de mistura de outras como o preto, cinza, marrom e violeta. O branco não é utilizado, pois não é uma cor em si, mas a soma de todas as cores, possuindo assim

(7)

um efeito neutro, sem significado especifico na cromoterapia, apesar de que no dia a dia o branco representa assepsia, ou seja limpeza.

O preto que não é uma cor, mas a total ausência dela é citada, pois produz uma enorme influência sobre os seres humanos.

FUNDAMENTOS

A cromoterapia esta fundamentada em três ciências: A medicina: que trabalha a arte de curar

A Física: que estuda as transformações da energia, sua origem no aspecto eletromagnético e seus elementos, como comprimento de onda, freqüência e velocidade.

A Bioenergética: que demonstra a existência do corpo bioenergético, analisando a energia vital.

O ser humano é uma energia condensada, tanto que a ciência medica já faz diagnósticos medindo a ressonância magnética do corpo humano. A cromoterapia é uma medicina espiritual e tem um enfoque totalmente cientifico, embora esteja ainda despertando para o seu verdadeiro sentido.

Para René Nunes, como medicina espiritual, sua perspectiva terapêutica terá sempre a abrangência da relação Espírito/matéria, em que todos os males do corpo físico, só se definirão como um problema depois de atingir pela via mental psíquica, a parte espiritual. É por isso que o cromoterapeuta tem o conhecimento no seu nível de trabalho de toda a parte físico-orgânica. A sua relação com a parte espiritual e a consequente parte energética que reúne os componentes do todo físico/espiritual. O funcionamento desse sistema começa a partir do nascimento com a alimentação material que a criança absorve nos seus três primeiros anos de vida, tendo na energia ambiental, a alimentação energética específica e na educação que recebe, a sua alimentação psicossocial básica.

A doença tem sua origem na desarmonia entre o nível mental (físico) e o espiritual, cuja repercussão se dá no nível material.

(8)

A energia vital para René Nunes dá origem e mantém o ser humano em contato com a vida e sua natureza, a característica da energia vital é a preservação e conservação da vida. Tem um nível de equilíbrio muito sensível e suscetível, a influência dinâmica do seu meio ambiente. Ela representa a união de quatro energias a magnética, solar, telúrica e espiritual.

A magnética é de absoluta predominância sobre tudo que existe no planeta, é a energia da relação sideral planetária.

A solar completa a ação da magnética tornando-se responsável pela ativação da vida. De tudo que existe e determinante da formação e fixação em nível protéico e mineral de todos os seres vivos.

A telúrica é a energia responsável pelo suporte e manutenção de toda a vida orgânica, alimenta e realiza todas as funções do solo no ecossistema.

A espiritual que determinará o tempo natural da vida, destinando-se a realizar as funções vegetativas.

Existe também ainda a energia do ambiente que é a repercussão natural da condição do ser grupal e que irá determinar a relação física, mental, energética com o seu meio ambiente, ela não é uma energia formadora, mas sim condicionadora produzida e dinamizada pela atividade sócio comportamental do indivíduo no seu próprio mundo pessoal e particular. Pode ser positiva ou não de acordo com os condicionamentos e posturas mentais dos seus componentes geradores.

A doença representa o desequilíbrio em três níveis básicos:

No primeiro nível que é o espiritual, ou seja, na energia vital e na aura

No segundo nível que é o energético que são os campos energéticos, linha magnética, chacras e as cores

E o terceiro nível que é o físico, orgânico, que representa o mental, a educação a religião, o conhecimento e estudo da funcionalidade do corpo orgânico.

A doença do sistema é causada por um desequilíbrio da energia ou uma obstrução de seu fluxo.

(9)

POSTULADOS BÁSICOS

Amber (1983) cita alguns postulados básicos para entendimento da cromoterapia que são extremamente aplicáveis e permitem um grande entendimento e que devem estar muito claros para o terapeuta, uma vez que sua aplicação se dará de forma mais eficaz a partir desta compreensão.

- Os raios coloridos podem ou não ser visíveis ao olho humano sendo aplicáveis ao corpo fisicamente, através de uma exposição efetiva aos próprios raios luminosos ou mentalmente, através de técnicas de sugestão (visualização ou meditação)

- Todos os objetos têm frequências peculiares de vibrações.

- Todos os órgãos têm frequências peculiares de vibrações na saúde

- A doença é uma função alterada como resposta natural do corpo a um esforço excessivo. A função alterada não passa de uma mudança de frequência, o aumento ou a diminuição de uma vibração, provocada por um fator de pressão seja químico, mecânico ou térmico. Os germes são uma das centenas destes fatores. Por isso todas as doenças têm frequências peculiares de vibração.

- A aplicação da frequência correta mudará a função alterada, porque o corpo tende a voltar a seu padrão original se tiver oportunidade

- As células fazem a escolha seletiva dos raios e das vibrações bem como rejeitam os raios e as vibrações que não precisam.

A partir da compreensão destes postulados torna-se mais fácil o uso da cromoterapia, com parâmetros mais científicos.

Agora vamos a um pouco de prática.

A partir de tudo o que foi lido até o momento faça um texto de

duas páginas no mínimo, comparando o seu conceito inicial sobre

cromoterapia (lembra que pedi para você anotar em seu caderno de

atividades) e o que mudou. Como você a percebe agora, qual foi o

conceito que mais se adequou a sua pessoa como cromoterapeuta,

comente.

(10)

AURA

Segundo Brenan (1987), a aura pode ser descrita como um corpo luminoso que cerca o corpo físico e o penetra, e emite sua radiação própria. O campo da energia humana é a manifestação da energia universal intimamente envolvida na vida humana. Os pesquisadores criaram modelos teóricos que dividem a aura em diversas camadas, que por vezes denominaram de corpos, que se interpenetram e cercam um ao outro em camadas sucessivas, cada corpo se compõe de substancias mais finas e as vibrações mais altas à medida que se afasta do corpo físico.

OS CHACRAS

São órgãos pertencentes ao corpo etérico, responsável não só pela comunicação, mas, sobretudo pela reciclagem das energias para o corpo físico.

São centros magnéticos vitais, rodas de energia às quais envolvem o corpo etérico. Assemelham-se a aparelho de captação e expulsão, em forma de pequenas rodas, em vórtices (como um furacão). Possuem um diâmetro entre cinco a seis centímetros, ligados uns aos outros e denominados de Centro de Força por onde é feita a maior parte da alimentação energética do corpo físico.

Abrir os chacras e aumentar o fluxo de energia é importante, pois quanto mais energia deixarmos fluir, mais sadios seremos. A “doença” do sistema é causada por um desequilíbrio da energia ou uma obstrução no seu fluxo.

Quando funciona normalmente, cada chacra está Aberto e gira na direção dos ponteiros do relógio, a fim de metabolizar as energias. Cada giro promove a entrada da energia do campo universal para o chacra.

Quando o chacra gira num movimento contrário aos ponteiros do relógio a corrente flui para fora do corpo, interferindo no seu metabolismo. Nessas condições o chacra está Fechado às energias que entram.

Trabalharemos no próximo módulo com oito chacras principais, que refletem as condições energéticas do corpo físico e orgânico.

(11)

APLICAÇÃO CROMOTERÁPICA COM LUZES

Todos os processos podem ser feitos através de mentalização ou em meditação, porém para uma aplicação material, orgânica a anatômica é preciso que os instrumentais sejam físicos, afinal as doenças mesmo que representem um desequilíbrio energético, são físicas. Então vamos lá...

APLICAÇÃO COM LÂMPADAS:

Fixas:

Pode-se montar uma cama especifica com os focos de luz fixos nas cores adequadas relacionadas a cada chacra, então teremos uma abrangência orgânica maior, mas somente relacionada ao chacra em si e seus órgãos correspondentes e não especificamente para as patologias, onde poderão ser usadas as lâmpadas manuais e as lanternas com as lâminas específicas. As lâmpadas serão colocadas a 30 cm de distância do corpo e irão trabalhar uma abrangência maior, podendo-se deixar acesa a luz equivalente ao chacra em sua cor, ou duas ou mais, dependendo do objetivo do trabalho. É interessante que se deixe acesa uma lâmpada por vez para que se equilibre cada chacra a partir do básico em direção ao coronário (será estudado no próximo módulo), por um período de 5 a10 minutos cada um. Para um bom resultado no nível de equilíbrio deve ter uma frequência de uma a duas vezes por semana. Para esta aplicação é sensato criar um ambiente propício, com uma musica suave ambiente, e conforto com uma temperatura agradável na sala de aplicação, para um bom resultado no relaxamento e no processo de equilíbrio energético.

Lanternas com as lâminas na cor (que podem ser a pilha ou elétricas) ou lâmpadas coloridas no soquete.

Para esta forma de aplicação existem “kits cromoterápicos” que são vendidos já prontos e que podem ser comprados com todas as lâminas já nas cores. Prontos para serem usados. Pode ser também que você consiga montar o seu kit, é só ter

(12)

discernimento e responsabilidade com a qualidade das cores nas lâminas coloridas que serão aplicadas. As lâmpadas já são vendidas nas cores. Bem até o final do curso você saberá se adequar.

Já para esta aplicação, ela é utilizada sobre cada chacra especificamente com as cores específicas do que irá ser tratado, para equilíbrio ou patologias e deverão ser seguidas as regras que serão apresentadas em cada situação. Se por acaso você resolver adquirir uma lanterna com um cristal na ponta não se esqueça de reduzir o tempo de aplicação pela metade, pois o cristal é um potencializador de energia.

Bem chegamos ao final deste módulo, então vamos à atividade: Leia o texto:

“Terapias alternativas de saúde x Alopatia: tendências entre acadêmicos de medicina”

http://www.fen.ufg.br/revista/revista3_2/terapias.html Acesso em 25.10.2011

Faça uma resenha crítica sobre o texto mencionando sua opinião sobre a pesquisa relatada no mesmo. Envie para o e mail. (mínimo duas páginas).

Referências

Documentos relacionados

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

As falhas aqui indicadas a respeito da ausência de um diagnóstico fidedigno do ambiente sobre o qual se pretende implantar e operar o empreendimento de mineração

Although Knight-Piesold considers that Maximum Design Earthquake for the Pebble dam design to be the Maximum Credible Earthquake, an examination of Table 3.1 of the report reveals

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

Parâmetros utilizados no cenário C.C.T.F.: aposentadoria aos 65 anos e horizonte de vida de 95 anos; renda constante ao longo do tempo; hipóteca de 20% de 12 salários mensais e

Por meio dos relatos feitos pelos(as) colaboradores(as) deste estudo, investigamos os significados sociais de “saber ler” e de “saber escrever; identificamos as práticas sociais