• Nenhum resultado encontrado

Relatório Setorial nº073

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Setorial nº073"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Entidade Setorial Nacional Mantenedora

Associação Brasileira dos Fabricantes de Perfis de

PVC para Construção Civil

Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 550 - 11° andar, conjunto 111 I Itaim Bibi I Caixa Postal 146 I CEP 04571-000 I São Paulo I SP

http://www.afap.org.br

Entidade Gestora Técnica

TESIS – Tecnologia e Qualidade de Sistemas em Engenharia

Ltda.

Rua Guaipá, 486 | Vila Leopoldina | CEP 05089-000 | São Paulo | SP Tel./Fax: (11) 2137 9666

www.tesis.com.br tesistpq@tesis.com.br

Programa Setorial da Qualidade de Perfis de PVC para Forros

Relatório Setorial nº073

Emissão

Janeiro/2016

A Entidade Gestora Técnica é a responsável pelas informações contidas nesse Relatório Setorial 806/RS073

(2)

PGQ 2 - F - REFERÊNCIA:

DATA:

DOCUMENTO: ASSUNTO:

AFAP-PVC: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS FABRICANTES DE PERFIS DE PVC

PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

TESIS: TECNOLOGIA E QUALIDADE DE SISTEMAS EM ENGENHARIA

PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PERFIS DE PVC PARA FORROS

RELATÓRIO SETORIAL Nº 73

806/RS073

(3)

SUMÁRIO

1 HISTÓRICO ... 3

2 EMPRESAS AUDITADAS PELO "PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PERFIS DE PVC PARA FORROS" ... 3

3 NORMALIZAÇÃO ADOTADA PARA A CONSTATAÇÃO DA QUALIDADE DOS PRODUTOS AUDITADOS ... 4

4 CONSIDERAÇÕES FEITAS NESTE RELATÓRIO SETORIAL ... 4

5 APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO DO SETOR ... 6

5.1 DESCRIÇÃODOUNIVERSOAMOSTRALUTILIZADOPARAAELABORAÇÃODORELATÓRIO SETORIALNº 073 ... 6

5.2 RESULTADOSAPRESENTADOSPELASAMOSTRAS ... 6

6 PANORAMA GERAL DO SETOR DE PERFIS DE PVC PARA FORROS ... 10

7 EVOLUÇÃO DAS EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ... 11

8 INDICADOR DE CONFORMIDADE SETORIAL ... 12 ANEXO 1 - CLASSIFICAÇÃO DAS EMPRESAS

(4)

1 HISTÓRICO

Desde 1995, vem sendo implementado o Programa Setorial da Qualidade de Perfis de PVC para Forros através da ação da AFAP-PVC (Associação Brasileira dos Fabricantes de Perfis de PVC para Construção Civil).

A estrutura do Programa Setorial da Qualidade de Perfis de PVC para Forros está de acordo com o regimento do Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos – SiMaC do PBQP-H - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, conforme Portaria no 570 de 27/11/2012. A gestão técnica deste Programa é feita pela

entidade de terceira parte independente, empresa TESIS – Tecnologia e Qualidade de Sistemas em Engenharia Ltda., que é uma Entidade Gestora Técnica credenciada pela Coordenação Geral do PBQP-H e acreditada pela CGCRE de acordo com a NBR ISO/IEC 17065 sob o número OCP 0109 como Entidade Gestora Técnica de Programas Setoriais da Qualidade no âmbito do PBQP-H.

Atualmente, realiza-se o acompanhamento de marcas participantes e não participantes do Programa através de auditorias realizadas por entidade de terceira parte, que consistem de compra de amostras de perfis de PVC por técnicos da TESIS em revendas de materiais de construção em todo o país; bem como de coleta de perfis durante visitas não programadas de técnicos da TESIS às instalações fabris das empresas participantes e em credenciamento no Programa, para posterior execução de ensaios laboratoriais prescritos na Normalização Técnica do produto.

Os ensaios são realizados no LABORATÓRIO TESIS, que é um Laboratório de Ensaio Acreditado pela CGCRE de acordo com a NBR ISO/IEC 17025 sob o número CLR 0162, para a realização dos ensaios em perfis de PVC para forro, com exceção do ensaio da verificação da ausência de estabilizante a base de chumbo que é realizado no laboratório de Análises Químicas do IPT.

O objetivo deste Relatório é apresentar a situação do setor de fabricantes de perfis de PVC para forros em relação às exigências da NBR 14285:2014 - Perfis de PVC rígido para forros – Parte 1: Requisitos.

Este Relatório Setorial Nº 73 é válido até 01 de março de 2016.

2 EMPRESAS AUDITADAS PELO "PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE

PERFIS DE PVC PARA FORROS"

O Programa Setorial da Qualidade de Perfis de PVC para Forros controla atualmente a conformidade de perfis de PVC para forros produzidos por 20 empresas participantes do Programa (23 unidades fabris). Além disso, foram acompanhadas em revendas brasileiras uma série de marcas de empresas não participantes do Programa da Qualidade.

Além dos fabricantes de perfis de PVC para forros, participam do Programa duas empresas fornecedoras de matéria-prima, quais sejam: Braskem S/A e Solvay Indupa do Brasil S/A. As responsabilidades das empresas participantes do Programa Setorial da Qualidade estão definidas no documento SQ/IT036 - “Fundamentos do Programa Setorial da Qualidade de Perfis de PVC para Forros”. As condições que uma empresa em credenciamento deve atender estão estabelecidas no documento SQ/IT037 - “Condições para o credenciamento de empresas junto ao Programa Setorial da Qualidade de Perfis de PVC para Forros”.

(5)

3 NORMALIZAÇÃO ADOTADA PARA A CONSTATAÇÃO DA QUALIDADE DOS PRODUTOS AUDITADOS

A verificação da qualidade dos perfis de PVC está sendo feita com base na seguinte norma técnica brasileira: NBR 14285 – Perfis de PVC rígido para forros – Parte 1: Requisitos. A versão de 1999 da Norma Brasileira foi revista, e sua revisão foi publicada em 24/04/2014 com validade a partir de 24/05/2014.

Observa-se que a versão de 1999 da Norma Brasileira NBR 14285 foi revista, e sua revisão foi publicada em 24/04/2014 com validade a partir de 24/05/2014. As análises laboratoriais conduzidas nos perfis de PVC e apresentadas neste relatório correspondem às exigências existentes nas normas brasileiras desde sua primeira versão (1999), acrescidas de daquelas inseridas na versão de 2014, quais sejam: data de fabricação (mês e ano) na marcação indelével do perfil de PVC; transmitância luminosa, teor de dióxido de titânio e ausência de estabilizante à base de chumbo.

4 CONSIDERAÇÕES FEITAS NESTE RELATÓRIO SETORIAL

Para a elaboração deste relatório, foram adotadas as seguintes considerações: a) Produtos alvo

Os produtos alvo do Programa Setorial da Qualidade de Perfis de PVC para Forros são todos os modelos de perfis de PVC para forros com diferentes larguras e espessuras e com cores claras: branco, bege, creme, marfim e afins.

Os perfis de PVC com cores escuras e do tipo amadeiradas não fazem parte dos produtos alvo, pois neste momento são objetos de estudo de caracterização de suas propriedades e de exposição acelerada por 2000 horas em câmara de ultravioleta, com o objetivo de verificar se os requisitos mínimos prescritos na normalização brasileira vigente são aqueles necessários para avaliação do desempenho e durabilidade destas cores.

b) Auditorias Realizadas no trimestre de análise

O Programa Setorial da Qualidade de Perfis de PVC para Forros controla a qualidade de forros de PVC produzidos tanto por empresas que participam, quanto por empresas que não participam do Programa, ou que estão em processo de credenciamento.

As empresas participantes do Programa são auditadas em fábrica e/ou em revendas e a qualidade dos produtos fabricados por empresas não participantes do Programa é verificada através da compra de amostras em revendas de materiais de construção.

c) Requisitos Analisados

Os perfis de PVC para forros auditados de empresas participantes foram analisados em relação aos requisitos: estabilidade dimensional, resistência ao impacto, teor de cinzas, estabilidade de aspecto ao calor, planicidade, desvio de linearidade, transmitância luminosa, dióxido de titânio, ausência de estabilizante a base de chumbo e marcação indelével constantes na NBR14285.

No caso dos produtos de empresas que não participam do Programa, a verificação foi feita a partir dos requisitos mais críticos, quais sejam, resistência ao impacto, teor de cinzas, estabilidade dimensional e marcação indelével, sendo que no caso de reprovação em resistência ao impacto e/ou teor de cinzas, o requisito estabilidade dimensional não foi analisado.

(6)

d) Critério de Conformidade

Para que uma empresa participante seja considerada qualificada no período de análise considerado, é necessário que todos os seus produtos auditados estejam em conformidade com as seguintes especificações da NBR 14285, apresentadas na Tabela 1, a seguir.

Tabela 1 - Requisitos do Critério de Conformidade do PSQ especificados na NBR 14285

Propriedade Valor especificado

Estabilidade dimensional Retração  2,5% Resistência ao impacto Energia média de ruptura  8 J

Teor de cinzas  10%

Estabilidade de aspecto ao calor sem bolhas, sem fissuras, sem desagregação Planicidade | Variação |  0,6 mm

Desvio de Linearidade  1,5 mm/m

Transmitância luminosa Transmitância luminosa  2% Teor de dióxido de titânio Teor ≥ 1,5%

Tipo de estabilizante Ausência de estabilizante à base de chumbo (<0,1%) Marcação indelével Inscrição NBR 14285, nome ou marca do fabricante e data de fabricação (mês/ano)

e) Critério de Não-Conformidade

Foram consideradas "não-conformes" as marcas cujos perfis de PVC para forros não atendem a qualquer um dos seguintes requisitos, especificados na NBR 14285 e com potencial para identificar forros de má qualidade: estabilidade dimensional, resistência ao impacto, teor de cinzas e marcação indelével.

f) Critério adotado para classificação das empresas

São identificadas as empresas cujos produtos foram analisados durante um período de tempo que permita o julgamento de sua conformidade em relação às normas brasileiras de referência do Programa. Tal identificação é efetuada através da seguinte classificação, conforme Anexo 1:  Empresas Qualificadas: empresas que participam do Programa e que apresentam histórico de conformidade em todos os modelos de perfis de PVC com cores claras (branco, bege, creme, marfim e afins) em relação aos requisitos especificados na Norma Técnica Brasileira NBR 14285 e avaliados pelo Programa, quais sejam, estabilidade dimensional, resistência ao impacto, teor de cinzas, estabilidade de aspecto ao calor, planicidade, desvio de linearidade, transmitância luminosa, dióxido de titânio, ausência de estabilizante a base de chumbo e marcação indelével;

 Empresas Não-Qualificadas: empresas participantes do Programa Setorial da Qualidade que apresentaram reprovações eventuais de um ou mais modelos de perfis de PVC com cores claras em relação a qualquer um dos requisitos especificados na NBR 14285 e avaliados pelo Programa;

 Marcas Não-Conformes: marcas comerciais de perfis de PVC para forros com cores claras (branco, bege, creme, marfim e afins) de empresas participantes ou não do Programa Setorial da Qualidade que possuem histórico de fabricação de perfis de PVC para forros em não conformidade sistemática em pelo menos um dos seguintes requisitos de desempenho especificados na Norma Técnica Brasileira NBR 14285: estabilidade dimensional, resistência ao impacto, teor de cinzas e marcação indelével, sendo que a marcação não foi considerada isoladamente para a classificação como não conforme.

(7)

5 APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO DO SETOR

5.1 DESCRIÇÃO DO UNIVERSO AMOSTRAL UTILIZADO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO SETORIAL Nº 073

Este Relatório Setorial apresenta a situação do setor para 50 marcas de perfis de PVC para forros coletados mensalmente em fábrica e/ou em revendas, sendo 20 marcas produzidas por empresas participantes do Programa (23 unidades fabris) e 30 marcas produzidas por empresas não participantes do Programa. As marcas adquiridas totalizam 226 amostras de perfil de PVC para forros analisados no período em questão.

Vale observar que foram auditados todos os modelos de perfis de PVC para forro fabricados pelas empresas participantes (forros de largura 100mm, 150mm, 200mm, 200mm duplo, 250mm, etc.) com cores claras: branco, bege, creme, marfim e afins.

5.2 RESULTADOS APRESENTADOS PELAS AMOSTRAS

A seguir apresenta-se um panorama da situação do setor em relação à norma NBR 14285, através dos seguintes gráficos de análise:

Figura 1: apresenta o percentual de amostras de empresas participantes em cada faixa obtida de estabilidade dimensional, sendo que a exigência normativa é de que a variação longitudinal seja ≤ 2,5%.

Neste gráfico observa-se que:

- 100% das amostras (universo amostral de 25 amostras) de empresas PARTICIPANTES estão aprovadas (estabilidade dimensional ≤ 2,5%);

(8)

Figura 2: apresenta o percentual de amostras de empresas participantes e não participantes em cada patamar de teor de cinzas, sendo que a exigência normativa é de que o teor de cinzas seja ≤ 10%. Neste gráfico observa-se que:

- 100% das amostras (universo amostral de 73 amostras) de empresas PARTICIPANTES estão aprovadas (teor de cinzas ≤ 10%);

- 35% das amostras (universo amostral de 101 amostras) de empresas NÃO PARTICIPANTES estão aprovadas (teor de cinzas ≤ 10%).

Figura 2 – Panorama em relação ao requisito teor de cinzas

Figura 3: apresenta o percentual de amostras de empresas participantes e não participantes em cada energia média de ruptura, sendo que a exigência normativa é de que a energia média de ruptura (resistência ao impacto) seja ≥ 8J. Neste gráfico observa-se que: - 92% das amostras (universo amostral de 124 amostras) de empresas PARTICIPANTES estão aprovadas (resistência ao impacto ≥ 8J), sendo que dessas, 69% apresentam no mínimo 10J;

- 39% das amostras (universo amostral de 102 amostras) de empresas NÃO PARTICIPANTES estão aprovadas (resistência ao impacto ≥ 8J).

(9)

Figura 3 – Panorama em relação ao requisito resistência ao impacto

Os ensaios de planicidade, de desvio de linearidade e de estabilidade de aspecto ao calor são realizados somente em amostras de empresas participantes no Programa em periodicidades diferentes em função do histórico de aprovação dos modelos de perfis de PVC para forros. Assim sendo, a figura 4 a seguir apresenta o percentual de amostras aprovadas e reprovadas em relação aos requisitos planicidade, desvio de linearidade e estabilidade de aspecto ao calor, considerando o universo de 22, 20 e 18 amostras, respectivamente.

Figura 4 – Percentual de amostras de empresas participantes aprovadas e reprovadas em relação aos requisitos planicidade, desvio de linearidade e estabilidade de aspecto ao calor.

Figura 5: apresenta o percentual de amostras de empresas participantes em cada patamar de transmitância luminosa, sendo que a exigência normativa é de que a transmitância luminosa seja ≤ 2%.

Neste gráfico observa-se que 97% das amostras (universo amostral de 36 amostras) de empresas PARTICIPANTES estão aprovadas (transmitância luminosa ≤ 2%).

(10)

47% 28% 22% 0% 0% 3% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% 0% 1% 2% 3% 4% >=5% % d e am o s tr as TRANSMITÂNCIA LUMINOSA

Resultados das amostras em relação a TRANSMITÂNCIA LUMINOSA

total de 36 amostras de participantes

amostras aprovadas

amostras reprovadas

Figura 5 – Panorama em relação ao requisito transmitância luminosa.

Figura 6: apresenta o percentual de amostras de empresas participantes aprovadas no requisito ausência de estabilizante à base de chumbo.

Neste gráfico observa-se que 100% das amostras de empresas PARTICIPANTES estão aprovadas (ausência de estabilizante a base de chumbo).

Figura 6 – Panorama em relação ao requisito ausência de estabilizante a base de chumbo.

Figura 7: apresenta o percentual de amostras de empresas participantes em cada patamar de teor de dióxido de titânio, sendo que a exigência normativa é de que o dióxido de titânio seja ≥ 1,5%.

Neste gráfico observa-se que 100% das amostras (universo amostral de 28 amostras) de empresas PARTICIPANTES estão aprovadas (teor de dióxido de titânio≥ 1,5%).

(11)

Figura 7 – Panorama em relação ao requisito teor de TiO2.

6 PANORAMA GERAL DO SETOR DE PERFIS DE PVC PARA FORROS

Na tabela abaixo é apresentado o desempenho das empresas participantes e não participantes com relação aos requisitos normativos, considerando os percentuais de aprovação apresentados pelas empresas em relação a cada um dos requisitos.

Tabela 2: Percentuais de aprovação das empresas em relação aos requisitos normativos REQUISITO

PERCENTUAL GERAL DE APROVAÇÃO Empresas participantes Empresas não participantes Teor de cinzas 100% (20/20) 30% (9/30) Resistência ao impacto 85% (17/20) 43% (13/30) Estabilidade dimensional 100% (20/20) - Estabilidade de aspecto ao calor 100% (20/20) -

Planicidade 100% (20/20) -

Desvio de Linearidade 100% (20/20) -

Marcação indelével 85% (17/20) 17% (5/30)

Transmitância luminosa 95% (19/20) -

Teor de TiO2 100% (20/20) -

(12)

7 EVOLUÇÃO DAS EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA

A Figura 8 apresenta a evolução do percentual de empresas PARTICIPANTES do Programa em conformidade com a NBR 14285 em relação aos requisitos estabilidade dimensional, resistência ao impacto, teor de cinzas, estabilidade de aspecto ao calor, planicidade, desvio de linearidade, transmitância luminosa, ausência de estabilizante a base de chumbo, teor de dióxido de titânio e marcação indelével, considerando os trimestres de coleta dos perfis de PVC para forros com cores claras (branco, bege, creme, marfim e afins).

(13)

8 INDICADOR DE CONFORMIDADE SETORIAL

Apresenta-se na figura 9 a evolução do indicador de conformidade para o setor de perfis de PVC para forro com cores claras (branco, bege, creme, marfim e afins), a partir do modelo matemático empregado no cálculo do indicador de conformidade setorial também descrito a seguir, a partir das considerações abordadas no item 4.

100 100 P . P P . P (%) Ic rc r pc p         100 100 P . P P . P (%) Ic rc r pc p       

 Onde: Ic =64 %: Indicador de conformidade do setor;

Pp=70%: % da produção nacional relativa às empresas participantes;

Pr=15%: % da produção nacional correspondente às empresas não participantes; Ppc=88%: % da produção das empresas participantes em conformidade;

Prc=17%: % da produção das empresas não participantes em conformidade.

Figura 9: Evolução do indicador de conformidade do setor de perfis de PVC para forros

São Paulo,07 de janeiro de 2016.

Eng. Maíse Vasques Ribeiro Eng. Vera Fernandes Hachich

(14)

ANEXO 1

(15)

PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PERFIS DE PVC PARA FORROS

RELATÓRIO SETORIAL Nº 073

(período de validade: até 01 de março de 2016)

EMPRESAS PARTICIPANTES E SUA CLASSIFICAÇÃO NO PROGRAMA (ordem alfabética) Produtos alvo: Perfis de PVC para forro com cores claras (branco, bege, creme, marfim e afins)

Razão social CNPJ Marca

comercializada Classificação

ARAFORROS Ind. E Com. De Perfilados Ltda. AL: 00.321.975/0001-11 PRATIC LINE Qualificada ARAFORROS Ind. E Com. De Plásticos da

Amazônia Ltda. AM: 06.287.830/0001-28 PRATIC LINE Qualificada BAZZE Indústria de Perfis em PVC Ltda. RS: 10.973.413/0001-06 BAZZE Qualificada BIANCHINI Indústria de Plásticos Ltda. RS: 00.373.732/0001-27 PLASBIL Qualificada CONFIBRA Plásticos Ltda. SP: 11.863.715/0001-94 CONFIBRA Qualificada DURO PVC LTDA. GO: 00.426.978/0001-10 DURO Qualificada EPLAST do Nordeste Ltda. PE: 15.395.884/0002-89 EPLAST Qualificada ISDRALIT Indústria e Comércio Ltda. PR: 89.938.500/0006-97 ISDRALIT Qualificada LANAPLAST Indústria da Amazônia Ltda.

LANAPLAST Indústria Comercio de Produtos Plásticos Ltda.

AM:04.706.606/0001-06

AM: 04.706.606/0003-60 LANAPLAST Qualificada

NOVAFORMA Química e Reciclagem Ltda. ES: 03.845.190/0001-36 NOVAFORMA Qualificada PERFILIT Ind. Imp. Exp. De Perfis Técnicos

Ltda. PR: 06.176.758/0001-61 PERFIMAX Qualificada

PERFILPLAST Indústria e Comércio de Peças

Plásticas Ltda. PE: 01.067.879/0001-51 PERFILPLAST Qualificada PERFILYNE Indústria e Comércio de Perfis

Plásticos Ltda. RS: 02.180.351/0001-57 PERFILYNE Qualificada PERIN Plásticos Ltda. PR: 03.260.359/0001-96 PERIN Qualificada PIERINI Revestimentos Cerâmicos Ltda. SC: 81.766.156/0001-80 PIERINI Qualificada MULTILIT Indústria e Comercio LTDA

PLASFLEX Indústria e Comércio Ltda. PR: 81 067.860/0001-44 PR: 09.041.943/0001-37 PLASFLEX Qualificada

PLASMETAL Indústria e Comércio Ltda PA: 04.320.375/0001-90 PLASMETAL Qualificada POLIFORT Indústria, Comércio, Importação e

Exportação de Perfis e Peças Plásticas Ltda. PR: 08.263.902/0001-22 POLIFORT Qualificada NASATO Indústria de Plásticos Eireli. SC: 07.375.386/0001-65 REAL PVC Qualificada TWB Indústria e Comércio de Produtos

Plásticos Ltda. SP: 01.618.111/0001-29 TWB Qualificada WIGGA Revestimentos e Esquadrias em PVC

Ltda. RS: 07.562.528/0001-01 WIGGA Qualificada

Empresas Qualificadas: Empresas que participam do Programa e que apresentam histórico de conformidade em todos os modelos de perfis de PVC para forro com cores claras (branco, bege, creme, marfim e afins) em relação aos seguintes requisitos especificados na Norma Brasileira NBR 14285: Estabilidade dimensional, Estabilidade de aspecto ao calor, Resistência ao impacto, Teor de cinzas, Planicidade, Desvio de linearidade, Transmitância luminosa, Teor de dióxido de titânio, Ausência de estabilizante a base de chumbo e Marcação indelével.

Empresas Não-Qualificadas: Empresas que participam do Programa e que apresentaram reprovações eventuais de um ou mais modelos de perfis de PVC para forro com cores claras (branco, bege, creme, marfim e afins) em relação a qualquer um dos requisitos especificados na NBR 14285 e avaliados pelo Programa.

(16)

PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE PERFIS DE PVC PARA FORROS

RELATÓRIO SETORIAL Nº 073

(período de validade: até 01 de março de 2016)

RELAÇÃO DE MARCAS DE FORROS DE PVC NÃO CONFORMES

MARCAS DE FORROS DE PVC NÃO CONFORMES (ordem alfabética) ALKPLAST DAFERRO D’ITÁLIA ECOPLAST ECOPLAX FORROBRAS GOIAS PVC MAIS PVC MERIDIONAL MULTIPLUS PERMATTI PLASFORRO PLASNOG PVC CATARINENSE QUIMIPLAST* TIBRAS

* excluem-se da relação de não conformes, os perfis de PVC com marca Quimiplast oriundos das unidades fabris de Dourados, Campo Grande, Brasília e Três Rios, que apresentam em sua superfície a marcação indelével do local da produção: “Quimiplast DRS” (produção em Dourados), “QUIMIPLAST CGR” (Produção em Campo Grande), “QUIMIPLAST VB” (Produção em Brasília) e “QUIMIPLASTRIO” (Produção em Três Rios).

Marcas Não Conformes:

Marcas comerciais de perfis de PVC para forro com cores claras de empresas participantes ou não do Programa Setorial da Qualidade que possuem histórico de fabricação de perfis de PVC em não conformidade sistemática em pelo menos um dos seguintes requisitos de desempenho especificados na Norma Técnica Brasileira NBR 14285:

- Estabilidade dimensional - Resistência ao impacto - Teor de cinzas

- Marcação indelével não foi considerada isoladamente para a classificação como não conforme, ou seja, apenas quando a empresa apresentou algum requisito de desempenho além da marcação indelével em não conformidade, ela foi considerada não conforme.

Referências

Documentos relacionados

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

Como mencionado anteriormente, em Cuba a densidade de médicos por número de habitantes é de 6,72 para cada 1 mil habitantes, média considerada altíssima, tendo

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

Um aficcionado do seriado TBBT, que tem como um dos principais bordões a palavra Bazinga, comprou uma camiseta alusiva a essa palavra com a representação dos

A Formação EaD de Educação Ambiental já está nos últimos preparativos para lançar uma nova turma no dia 26 de feverei- ro, e o município de Lagoa Nova, no Rio Grande do

É objeto desta contratação a aquisição de GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, para alunos da rede de educação básica pública,