• Nenhum resultado encontrado

SSOC3 fund historicos teoricos metod SSoc teleaula1 roteiro sexta sabado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SSOC3 fund historicos teoricos metod SSoc teleaula1 roteiro sexta sabado"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ROTEIRO DE ATIVIDADES DISCIPLINAR - SEX e SAB Data da aula: 26/02/2011

Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/1

Semestre: 3º série

Disciplina: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II

Professor EAD: Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Ma. Laura Marcia Rosa dos Santos

Tema da aula:

1 - O “Mundo da Cultura” dentro da Autocracia Burguesa Conteúdo abordado:

Aborda os conteúdos situados na primeira parte do Capítulo I, páginas 12 – 53 do PLT. Nele, você observará marcadamente questões voltadas para discussões no âmbito da formação cultural e suas possibilidades dentro de um processo ditatorial burguês. A autocracia que se consolidou no País pode ser assim chamada pela característica de poder ilimitado e absoluto, perceptível diante do caráter de aniquilamento de qualquer característica democrática que pudesse estar presente no período anterior, principalmente entre o final da década de 1950 e o início da de 1960.

Objetivos específicos de aprendizagem para o tema abordado:

• Definir o que o autor do texto estudado chama de autocracia burguesa e como este conceito perpassa o texto.

• Identificar as justificativas que surgem para que o processo da ditadura militar seja chamado de contrarrevolução preventiva.

• Perceber qual é o fio condutor apresentado neste texto, com o objetivo de “costurar” a constituição da história brasileira.

• Compreender os aspectos identificados como pontos fundamentais do mundo cultural inserido e “controlado” nesse contexto.

Metodologias de ensino:

Teleaulas (horário de transmissão ao vivo e atividades presenciais), interação via web e atividades a distância.

(2)

Centro de Educação a Distância

Atividades presenciais relacionadas à Teleaula:

A compreensão do tema 1 dá-se por meio da leitura do livro-texto e dos textos complementares, do caderno de atividades, da teleaula e das discussões sobre o conteúdo. Serão propostos exercícios em grupo de três pessoas, que corresponde as questões 4, 6, 8, 10.

Questão 4

(ENADE, 2008). Observe as imagens e leia os textos referentes aos movimentos políticos ocorridos no ano de 1968, para responder à questão.

Imagem 1

Confl ito entre estudantes e policiais, na Rua Maria Antônia, São Paulo, em outubro de 1968. (Caderno Mais, Folha de São Paulo, 4 maio de 2008, p. 4.)

Imagem 2

Confronto entre policiais e estudantes, em Paris, ao fi m da ocupação da Sorbonne, em 1968. (Caderno Mais, Folha de São Paulo, 4 maio de 2008, p. 5)

Texto 1

“Está ressurgindo entre as novas gerações um encanto especial pela magia e pelo sortilégio do

(3)

presente no passado. [...]. Mas as coisas não são tão simples assim: olhar para trás pode ser bom e pode ser ruim. Sem dúvida é positivo [...]. Mas, por outro lado, há o risco de achar que se pode reeditar 1968. Em uma palavra, que se pode pegar aquela experiência e repetir. Corre-se o risco de idealizar o passado, de confundir tempo verbal com tempo real, achando que existe na história um pretérito perfeito ou mais-que-perfeito. Como se sabe, nem na vida, nem na história, o passado pode tomar o lugar do presente ou do futuro. E 1968 é uma bela lição, mas não é exemplo.

Que essas advertências, porém, não tentem tirar de 1968 seu carisma e seus méritos; que não nos façam esquecer seu inesgotável legado político, cultural e comportamental. [...]. O que não se discute é a certeza de que algumas das questões atuais germinaram naqueles tempos: o direito das minorias, a importância da causa feminina, a preocupação ecológica, o valor da ética na política, a necessidade de uma causa, um projeto, uma razão de vida. Afinal aqueles jovens que pretendiam fazer a “Grande Revolução” acabaram derrotados politicamente, mas vitoriosos culturalmente. Suas pequenas revoluções nos costumes e comportamentos, na arte e no sexo se fazem sentir até hoje.” (GARCIA, M. A.; VIEIRA, M. A., 1999).

Texto 2

“Era maio. O tempo estava muito bonito, é verdade. Não conhecíamos AIDS nem degradação climática, nem provações da globalização e do desemprego. Éramos prometeicos. Tudo parecia possível. O futuro nos pertencia. Mas é preciso recordar, também, o que era a sociedade dos anos 1960, o autoritarismo da França de De Gaulle, da Alemanha da época [...]. A geração do pós-guerra queria apenas tomar suas vidas nas próprias mãos e libertar-se da camisa de força de uma sociedade muito conservadora. [...]. Em 1968, lutávamos em nome de alguma coisa. Para alguns, era a Revolução Cultural Chinesa; para outros, era Cuba, e, para nós, os anarquistas, era a Guerra Civil Espanhola, os conselhos operários de 1917 [...]. Todos os derrotados da história eram nossos heróis. Lutar pela liberdade em nome da Revolução Cultural Chinesa - havia uma contradição terrível

encerrada nisso. Nós nos demos conta disso mais tarde. Hoje, felizmente, esse tipo de falso modelo não existe mais. Não se grita mais “Viva Mao!”, “Viva Cuba!” ou “Viva Che!”. Os alter-mundialistas [movimento antiglobalização], por exemplo, se contentam em dizer que um outro mundo é possível. Mas qual? E como chegar lá? É difícil determinar. Em todo caso, 1968 não deve ser visto como modelo. Retenham simplesmente que existem momentos históricos em que alguma coisa explode - um desejo de fazer avançar, de transformar a sociedade -, e que isso pode funcionar.”

(Daniel Cohn-Bendit, Folha de São Paulo, 2008).

A partir das imagens 1 e 2 e da interpretação dos testemunhos de Zuenir Ventura (texto 1) e de Daniel Cohn-Bendit (texto 2), caracterize dois significados dos movimentos políticos de 1968.

Questão 6

Nas páginas 50 e 51 do Livro-Texto, o autor fala da necessidade que a política cultural da ditadura deveria ter de agir em duas frentes para atingir seus objetivos. Discuta com mais dois colegas e relate as respostas que definiram sobre quais são elas e quais eram os objetivos dessas frentes.

(4)

Centro de Educação a Distância

O que surge no Livro-Texto, segundo o próprio autor, como sendo considerado o “mundo da cultura”? Qual a relação desta definição com autores marxistas? Discuta com mais dois alunos

e elabore sua resposta.

Questão 10

Surge na página 43 do Livro-Texto a afirmação de que “há dois componentes fundamentais que percorrem o processo global da ditadura”. Discuta com mais dois colegas quais são e como podem ser seus objetivos. Em seguida, elabore um texto apresentando suas respostas.

Importante!

• Cada grupo devera registrar os pontos importantes discutidos durante a realização da tarefa.

•. Cabe ao professor tutor presencial orientar os grupos e as duplas, esclarecendo as possíveis dúvidas e acompanhar o processo de realização do trabalho.

Atividades a distância

Este momento está designado as ATIVIDADES que devem ser realizadas pelo estudante em horários diferentes das teleaulas.

As atividades 1 (p. 19), 2 (p. 20), p. 3 (p. 20), 5 (p. 22), 7 (p. 22), 9 (p. 23) serão desenvolvidas individualmente, seguindo as orientações do caderno de atividades.

Questão 1

Analise as afirmativas que se seguem, relativas às particularidades da autocracia burguesa na sociedade brasileira.

I. Aconteceu durante a República Velha, desenvolvendo-se no período de industrialização

pesada no País.

II. A chamada Revolução de 1930 é um marco inicial desta revolução burguesa do Brasil. III. O “golpe de abril” apresenta-se como uma contrarrevolução preventiva, pela sua defesa

contra os movimentos de massa iniciados no final da década de 1950 e início da de 1960.

IV. No Brasil, o desenvolvimento capitalista coincidiu com a expansão da democracia, no

início da década de 1960 até a de 1980.

V. É uma forma de governo caracterizada pelo poder absoluto e autoritário do Estado,

representado pela “burguesia militar”. Estão corretas, apenas, as afirmativas

a) I e IV. b) I e V. c) II e III. d) II e V. e) III e V. Questão 2

“Com Goulart à cabeça do Executivo, espaços significativos do aparelho do Estado foram ocupados por protagonistas comprometidos com a massa do povo [...]”. Explique com

(5)

contribui para

o que ficou conhecido como “contrarrevolução preventiva”.

Questão 3

Observe as imagens a seguir, produzidas no período da “autocracia burguesa” ou “ditadura militar” brasileira e marque o item que corresponde corretamente à verdade sobre elas:

Figura 1: Imagens sobre a ditadura militar.

Fonte: Blog Professor Varetinha. <http://professor varetinha.blogspot.com/2010/06/futebol-e-politica-naamerica-do-sul.html>. Acesso em: 18 nov. 2010.

a) As imagens dizem respeito à crise vivenciada pela autocracia burguesa a partir do início

dos anos de 1980, ressaltando a insatisfação popular com o regime.

b) As imagens declaram questões sociais que influenciaram para a derrocada do regime

da autocracia burguesa, quando os governantes militares tomam o poder e abrem luta aos estudantes da época.

c) Estas imagens são apresentadas resgatando o movimento nacionalista e de resgate da

valorização do nacionalismo que ocorreu no Brasil, na década de 1970, quando do fortalecimento e busca de justificação dos governos militares de então e sua apropriação do

mundo da propaganda e da cultura.

d) São imagens que demonstram claramente a realidade vivida pela população brasileira e

suas opções aos acontecimentos do ano de 1968, quando da caracterização das questões políticas e coercitivas do governo militar.

e) Tais imagens nada têm a ver com as questões políticas, sociais e culturais do ambiente

da autocracia burguesa que se instalou no Brasil, na década de 1960.

Questão 5

(UFMS). Entre meados dos anos sessenta e início dos anos oitenta do século XX, o Brasil viveu

um período conhecido como regime militar. Alguns aspectos que caracterizaram a sociedade,

a política e a economia brasileira nesse período foram:

(01) A urbanização acelerada da população, alterando-se o perfil agrário até então preponderante e aumentando em proporções gigantescas a demanda por infraestrutura (moradia, água, energia etc.) e serviços urbanos, nem sempre atendidos satisfatoriamente.

(6)

Centro de Educação a Distância

(02) A ampliação dos meios de transporte e comunicação, por meio dos quais se viabilizou o contato com as áreas mais distantes do País, objetivando a integração nacional.

(04) A modernização e o crescimento econômico, acompanhados de uma ampla política de distribuição de renda.

(08) A democratização da vida pública, implicando respeito à Constituição e a realização de eleições diretas para os poderes Legislativo e Executivo.

(16) O incentivo à vida cultural que culminou, principalmente nos anos setenta, com uma extensa produção no teatro, no cinema e na música popular brasileira, mesmo entre os produtores que contestavam o regime.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

Questão 7

(UFMG). Observe esta charge:

Cau Gomez. Hoje em Dia, 26 maio 2000. Fonte: Hoje em Dia, 26 maio 2000. Nessa charge, pretende-se:

a) Caracterizar a impunidade das forças repressivas no Brasil nas suas ações arbitrárias,

impetradas nas favelas de grandes cidades, contra o crime organizado, liderado por agentes do narcotráfico.

b) Denunciar as ações das forças militares brasileiras, apoiadas pelas agências

multinacionais monitoradoras da economia do País, contra os movimentos estudantis dos anos 90 deste século.

c) Enfatizar a constante repressão do Exército às manifestações populares, estampando

os violentos conflitos com os indígenas nas comemorações dos 500 anos do Brasil.

d) Generalizar as situações de repressão no País, associando-as à colaboração do Brasil

com países sul-americanos, no enfrentamento aos movimentos contrários às ditaduras militares nos anos 70 do século passado.

e) Nenhuma das anteriores corresponde a uma “leitura” da imagem. Questão 9

(U.Católica Dom Bosco - MS). “A crescente radicalização política do movimento popular e dos trabalhadores, pressionando o Executivo a romper os limites do “pacto populista”, levou o conjunto das classes dominantes e setores das classes médias - apoiados e estimulados por agências governamentais norte-americanas e empresas multinacionais - a condenar o governo Goulart. A derrubada do governo contou com a participação decisiva das forças armadas, as quais - a partir de meados de abril de 1964 - impuseram ao país uma nova ordem político-institucional com características crescentemente militarizadas.” (Toledo. In: Koshiba, p. 350)

(7)

a) Por estudantes e por setores da Igreja Católica.

b) Por forças progressistas que receavam a implantação de um regime socialista

autoritário no Brasil.

c) Pelas oligarquias agrárias do Nordeste, aliadas aos industriais sulistas. d) Por militares, por grupos conservadores e por setores políticos da UDN.

e) Pela classe média urbana, insatisfeita com o baixo salário e com a inflação galopante.

Atividades avaliativas:

Para realizar esta atividade, você deverá prestar atenção ao Livro-Texto.

O que surge no Livro-Texto, segundo o próprio autor, como sendo considerado o “mundo da cultura”? Qual a relação desta definição com autores marxistas? Discuta com mais dois alunos

e elabore sua resposta.

- Para completar a atividade, você deverá construir um texto com o máximo de uma lauda, apresentando as respostas do grupo para os questionamentos acima.

O texto deverá ser digitado em espaçamento 1,5 e parágrafo 1,25. ATENÇÃO

1. A cada aula serão propostas algumas atividades avaliativas para compreensão do tema, valendo alguns pontos que comporão a nota dos trabalhos.

2. Desenvolva as atividades propostas a fim de concluir o trabalho no tempo previsto. 3. Ao final da sétima teleaula, você deverá postar no ambiente virtual moodle a atividade avaliativa do tema 1, do tema 2, do tema 3, do tema 4, do tema 5 e do tema 6.

4. Faça estas atividades individualmente.

5. Em caso de dúvida, converse com o professor tutor presencial.

6. A atividade avaliativa referente ao Tema: O “Mundo da Cultura” dentro da Autocracia Burguesa. Vale 0,25.

Bibliografia Básica:

NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil Pós-64. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2007. (LIVRO PRINCIPAL)

IAMAMOTO, M. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

FALEIROS, V. de P. Estratégias em Serviço Social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007

Bibliografia Complementar:

Lourenço, Elaine. História Nova do Brasil: revisitando uma obra polêmica. Rev. Bras. Hist., 2008, vol.28, no.56, p.385-406. ISSN 0102-0188. Disponível em:

(8)

Centro de Educação a Distância

Sales, Jean Rodrigues. Entre o fechamento e a abertura: a trajetória do PC do B da

guerrilha do Araguaia à Nova República (1974-1985). História, 2007, vol.26, no.2,

p.340-365. ISSN 0101-9074. Disponível em: http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/ Revista Tempo Social

Vasconcelos, Cláudio Beserra de. As análises da memória militar sobre a ditadura:

balanço e possibilidades. Estud. hist. (Rio J.), Jun 2009, vol.22, no.43, p.65-84. ISSN

0103-2186. Disponível em: http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/ Revista Tempo Social

Cronograma de aulas:

Disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (moodle), no início do semestre, com indicação de datas e disciplinas de forma coerente com o Caderno de Atividades.

Data da Prova do Bimestre: 16/04/2011 Data da Prova Substitutiva: 20/06/2011 Data da Prova de Exame: 15/07/2011

Data de entrega do Desafio de Aprendizagem: 11 – 16/04/2011

Referências

Documentos relacionados

Embora as propriedades magnéticas destas ligas no contexto atual sejam desfavoráveis à sua utilização num espectro alargado, é de salientar a estabilidade com a temperatura,

29 Figura 3 – Ferida de um felino após desbridamento com ozonioterapia (Oitavo dia de tratamento)... 30 Figura 4 – Progressão da lesão por mordedura em um felino durante

Feijó sustentando então o parecer, que como um dos membros da commissão de poderes, havia dado, disse em seu ultimo discurso na sessão de 2 de Junho, « Quo muito glorioso lhe

Assim, nesta comunicação pretendemos aprofundar a análise realizada numa divulgação anterior, cruzando os resultados relativos às perceções dos estudantes

generosa, constatamos que na realidade não se trata de espécies distintas e sim um evidente dimorfismo sexual: 1 os élitros nos machos são dorsalmente brilhantes e lateralmente

Keywords : TRADEIT project; Bakery; Strategic Research and Innovation Agenda... do qual o Instituto Politécnico

Os dados para o estudo foram coletados entre março de 2019 e novembro de 2019. Procurou-se manter equilíbrio entre as faixas etárias e sexo, além de, aferir um resultado mais

O processo de modernização da sociedade brasileira, intensificado nos anos 1960 e 1970 trouxe conseqüências diretas para a família tradicional, desestabilizada nos