• Nenhum resultado encontrado

Template 4 - FINAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Template 4 - FINAL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

41676

I M O I N V E S T , S A

Implementação de Plataforma de Gestão de Produtos Imobiliários Requisitos Funcionais

Versão 0.0 INTERNO

(2)

H I S T Ó R I C O D E R E V I S Õ E S

Data Versão Descrição Autor

29-10-2014 0.1 Criação do Documento We deal with it, g5 p2

30-10-2014 0.2 Criação do Documento We deal with it, g5 p2

(3)

Índice

1. INTRODUÇÃO...4 1.1. Objetivo do documento... 4 1.2. Âmbito... 4 1.3. Visão da Solução... 4 1.4. Soluções concorrentes... 5 1.5. Enquadramento Funcional... 6 1.6. Referências... 6 1.7. Pontos de Contacto... 6 2. REQUISITOS FUNCIONAIS...7

(4)

1. Introdução

1.1. Objetivo do documento

Este documento tem como propósito representar as necessidades de negócio inerentes à implementação da plataforma de gestão de produtos de gestão imobiliária clarificando o âmbito do projeto e o conjunto de funcionalidades esperadas que o sistema deverá suportar. Esta informação tem como principais destinatários os elementos da equipa de projeto.

1.2. Âmbito

O projeto de criação da plataforma de gestão de produtos imobiliários está relacionado com a estratégia da empresa para fazer face à competitividade no sector imobiliário.

Pretende-se que o novo sistema responda aos requisitos de informação provenientes da ImoInvest, S.A assim como as suas necessidades para gerir o negócio de venda de imóveis com os seus clientes numa escala global.

Os principais objetivos do projeto, na sua vertente funcional, são:

• Centralizar a informação criando um repositório que permita a criação, a partilha e a edição de ficheiros, por parte de toda a empresa, nomeadamente ficheiros relativos a clientes, imóveis e vendas;

• Um sistema que permita aos directores de departamento e à administração monitorizar e gerir o trabalho dos seus funcionários;

• Um sistema que tenha uma manutenção acessível, de aprendizagem rápida, para que não sejam necessários custos adicionais com formações ou técnicos especializados;

• Um sistema de backup incorporado que esteja constantemente activo e a fazer actualizações para que nenhuma informação seja perdida;

• Um website com um layout acessível para que seja fácil a apresentação dos imobiliários ao cliente • Layout do sistema acessível e intuitivo para poupar tempo na procura das funcionalidades do mesmo. Com a implementação desta solução pretende-se facilitar o trabalho dos empregados da empresa, tornar a informação mais acessível e atrair mais clientes devido à redução dos processos burocráticos e à disponibilização dos imoveis online.

1.3. Visão da Solução

As ferramentas de gestão de conteúdo web são objetos de forte interesse. Poucos projetos internet de expressão são encarados hoje sem recurso à uma solução que integre o maior número possível de funcionalidades de gestão de conteúdo. O sistema a desenvolver deve conter processos de negócio distribuídos por quatro áreas funcionais: Vendas e Marketing, Manufatura e Produção (Controlo de qualidade, produção de listas de imóveis), Finanças e Contabilidade e Recursos humanos. Estas áreas funcionais deverão estar muito bem coordenadas entre os vários departamentos. Estas áreas funcionais deverão ser transversais entre elas. O sistema deve ser de Knowledge Management para que suporte os processos de aquisição, criação, armazenamento, distribuição, aplicação e integração do conhecimento.

Dadas as suas funcionalidades essenciais, um sistema de Knowledge Management é a ferramenta ideal para gerir conteúdos na web.

(5)

O diagrama seguinte apresenta a visão de alto nível dos componentes da solução (módulos) e os pontos de contacto existentes.

Figura 1 - Visão Alto Nível da Solução

1.4. Soluções concorrentes

Devem ser apresentadas outras soluções que já existem no mercado e que poderão servir de base ao desenvolvimento da proposta do vosso sistema de informação:

Ao utilizar o sistema kms reparámos que este não cobre todas as necessidades da empresa. Sugerimos então que a IMOINVEST de futuro invista num sistema ERP ( Enterprise Resource Planning ) .

Este Sistema de Informação tem como vantagens:

- Suporte à coordenação dos relacionamentos entre clientes e organizacão; - Gestão melhorada das formas de relacionamento da empresa com os clientes; - Coordenação de todos os processos de negócio com os clientes;

- Melhoria nas decisões da empresa; - Maximização das receitas;

Com este sistema a Imoinvest atrai e retém os clientes mais rentáveis, fornecendo assim um melhor serviço aos clientes existentes, aumentando as suas vendas, e facilitando o seu trabalho, pois é mais facil vender a um cliente habitual do que a um novo cliente.

(6)

1.5. Enquadramento Funcional

Cenário Atual Cenário Futuro Evolução Esperada

A informação necessária para realizar a venda de imóveis é enviada por email de forma não estruturada. Desta forma o processo criado não é eficiente bem como pode gerar problemas de qualidade e atualidade da informação.

A informação está sempre disponível a todos os funcionários de acordo com os acessos permitidos de forma a tornar mais fácil, rápida e estruturada a transmissão de informação, bem como a devolução de uma resposta ao cliente.

Otimização do tempo gasto nos processos, informação organizada de forma estruturada e com qualidade, acessível em qualquer lugar.

1.6. Referências

Designação Ficheiro

Relatório de Estudo Inicial – Ata da reunião

Disponível no ISEGI Online Apresentação institucional – ImoInvest, Investimentos Imobiliários S.A

1.7. Pontos de Contacto

Nome Entidade Função Email

Guilherme Bento We Deal With It Gestor de Projeto r2014476@isegi.unl.pt António Passanha We Deal With It Consultor Analista r2014557@isegi.unl.pt Joana R. Andrade We Deal With It Consultora Analista r2014483@isegi.unl.pt João Boavida We Deal With It Consultor Analista r2014484@isegi.unl.pt João Galante We Deal With It Consultor Analista r2014486@isegi.unl.pt Mafalda Ferreira We Deal With It Consultora Analista r2014495@isegi.unl.pt

(7)

2.Requisitos Funcionais

ID WDWI-1

Designação Motor de busca

Descrição O sistema permitirá, consoante o nível de acesso, a consulta de informação de um vasto conjunto de imóveis.

Observaçõe

s Se for o broker a fazer a busca, aparacerá informações essenciais à venda e não àcontabilididade. –exemplo figurativo.

Prioridade 1

ID WDWI-2

Designação Ficha de Imóvel

Descrição O sistema permitirá a criação de uma ficha, por imóvel, com o seguintes campos:  Subtipo de Imóvel;  Assoalhadas;  Quartos;  Casas de Banho;  Área Total;  Garagens;  Chão;  Características;  Estado;  Localização;  Valor;

Adicionando, a ficha deverá conter ainda photosoots do Imóvel, descrição do imóvel e descrição da localização.

Observaçõe s

Prioridade 1

ID WDWI-3

Designação Perfis na plataforma

Descrição O sistema deve permitir a criação de 3 tipos de perfis com as respectivas funcionalidades: 1. Broker:

 Acesso às ficha de imóvel;  Controlo mensal de atividade;  Histórico de approaches e Vendas;  Taxa de Sucesso;

2. Colaboradores(consoante o seu departamento. Ex. Contabilidade):  Valor patrimonial dos Imóveis;

 Especulações Bolsistas;

 Investimentos(externos e internos); 3. Administrador:

(8)

 Brokers no Ativo;

 Taxa de Sucesso (Geral);

 Imóveis(Vendidos, Em Processo, Adquiridos)  Informação de Departamentos; Observaçõe s Prioridade 1 ID WDWI-4 Designação WebSite

Descrição Criação de um website, parcialmente independente da Aplicação Empresarial, com um layout acessível para facilitar a apresentação dos imóveis aos clientes.

Observaçõe s

Prioridade 1

ID WDWI-5

Designação Motor de Busca (2)-WebSite

Descrição Motor de Busca, especificamente, direccionado para os clientes.

Observaçõe s

WDWI-4*; Imagem anexo 1

Prioridade 1

ID WDWI-6

Designação Janela de Log-In

Descrição Criação de um plataforma online que incorpora a aplicação empresarial.

Janela de Log-In e Sign In, para todos os intervenientes(Clientes, Brokers, Colaboradores, Administradores).

 Log-In de Pessoas não estranhas ao serviço compatível com o da Aplicação Empresarial. (Bases de Dados Interligadas)

 Log-In de Cliente dá acesso apenas às informações básicas de transações.

Observaçõe

s WDWI-4*

Prioridade 1

ID WDWI-7

Designação Brokers

Descrição Informação técnica e pessoal dos Brokers de modo que o cliente se sinta próximo do Broker ao conhecê-lo.

(9)

Observaçõe

s WDWI-4*

Prioridade 1

ID WDWI-8

Designação SIR | CI

Descrição Criação de um Input(Conhecimento Externo) na Aplicação Empresarial proveniente do SIR.

Observaçõe

s Em anexo segue um ficheiro informativo sobre o SIR. Prioridade 1

ID WDWI-9

Designação SIG

Descrição Sistema que permite o desenho de mapas, neste caso aplicado à localização dos Imóveis. Funcionalidades:

 Localização geográfica;

 Ficha de imóvel;

 Broker responsável ;

 Pontos de interesse;

 Comercio local;

 Monumentos;

Observaçõe s

Sistema aplicado para orientação geográfica por parte dos Brokers e dos Clientes. Presente na Aplicação Empresarial e no WebSite.

Prioridade 1

ID WDWI-10

Designação Repositório

Descrição • Criação de um repositório que permita a criação, a partilha e a edição de ficheiros, por parte de toda a empresa, nomeadamente ficheiros relativos a clientes, imóveis e vendas, de forma a centralizar a informação, tornando-a assim mais acessível.

Observaçõe s

Prioridade 1

ID WDWI-11

(10)

Descrição • Criação de um sistema de backup incorporado que esteja constantemente activo e a fazer actualizações para que nenhuma informação seja perdida;

Observaçõe s

Prioridade 1

ID WDWI-12

Designação Móvel

Descrição Criação de Versão Móvel do site para facilitar o acesso, por parte dos clientes. Observaçõe

s WDWI-4*

Prioridade 1

ID WDWI-13

Designação Monitorização

Descrição Criação de um sistema que permitisse aos Administradores controlar quem consultou, as horas a que foi consultada a informação, o IP de acesso e a informação que foi consultada. Observaçõe s Prioridade 1 ID WDWI-14 Designação Live

Descrição Edição remota e conjunta de documentos( Ex. OneDrive) para uma maior partilha de informação ao minuto. Observaçõe s Prioridade 1 ID WDWI-15 Designação Chat

Descrição Criação de um chat no website, que permita ao cliente expor as suas dúvidas e interesses.

Observaçõe

s WDWI-4*

Prioridade 1

ID WDWI-16

Designação Sistema de Avaliação

Descrição Criação de um sistema de avaliação qualitativa do WebSite(versão móvel incluída), por meio de um questionário.

(11)

s

Prioridade 1

Legenda:

WDWI-4*: Funcionalidade a aplicar no WebSite criado.

Anexos

Motor de Busca

Motor de Busca

Procurar

Procurar

Digite palavras chave…….

Subtipos

Área Total

Assoalhadas

Quartos

Valor

Localização

Anexo 1- Imagem Figurativa do Motor de Busca WDWI-5.

(12)

Anexo 2

Apresentação

O Ci SIR é um serviço exclusivo da Ci (Confidencial Imobiliário) que agrega informação fogo a fogo sobre a atividade comercial de uma pool de mais de 100 promotores e mediadores imobiliários, desenvolvendo micro-estatísticas de oferta e vendas. Desta forma gera indicadores sobre os preços de transação, taxas de revisão, taxas de desconto e tempos de absorção, à escala local, por segmento e tipologia.

Cada empresa recebe um relatório personalizado, em benchmark com o Mercado. Toda a informação é tratada com respeito pelas regras de confidencialidade e de sigilo estatístico, impedindo o reconhecimento dos dados de uma empresa em particular. Somente acedem aos relatórios as empresas aderentes da pool.

Sub-Sistemas SIR

O SIR comporta dois subsistemas essencais:

- o SIR - Mercado de Compra e Venda - acompanha a dinâmica de oferta e de venda de imóveis residenciais, sendo a única base de dados em Portugal com informação sobre preços de venda,

- o SIR - Mercado de Arrendamento - cobre o mercado de arrendamento residencial, acompanhando a dinâmica de contratação, produzindo estatísticas de rendas contratadas, entre outros parâmetros.

Os agentes podem aceder a um dos sistemas, ou a ambos, conforme o seu interesse. Relatório de Mercado SIR

Elabore de forma automática e personalizada com o logótipo da sua empresa, um estudo sobre o mercado imobiliário da freguesia que deseje. Personalize a análise Ci-SIR com o seu comentário de mercado.

O estudo ideal para apresentações na sua empresa, para reunir com clientes e para impressionar os seus parceiros de negócio.

Cobre o mercado de compra e venda e o mercado de arrendamento residencial, com: - Valores e rendas de oferta, por gama e tipologia,

- Preços médios de venda e rendas médias contratadas, - Taxa de desconto e tempo de absorção,

- entre outros indicadores exclusivos SIR. Aceda a um exemplar demo na barra lateral.

O Relatório de Mercado SIR é de acesso limitado aos Agentes que integram ambos os subsistemas SIR: o SIR - Mercado de Compra e Venda e o SIR - Mercado de Arrendamento.

Cobertura geográfica

Algarve, Área Metropolitana de Lisboa e Área Metropolitana do Porto. Como aderir

O acesso ao SIR é exclusivo para operadores do mercado como promotores, mediadores, consultores ou banca.

Fonte:

(13)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

When comparing the three liquors it becomes clear that the treatments were successful and led to the improvement of the BDS process. While it is true that

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Para eficiência biológica, de forma geral, utiliza-se a comparação de produtividades entre sistemas (monocultivo e cultivo consorciado), sendo avaliados a partir de

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá