• Nenhum resultado encontrado

Plano de aula

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de aula"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA IV

“O ENSINO DE

GEOMETRIA

ANALÍTICA POR

MEIO DO SOFTWARE

GEOGEBRA.”

Acadêmica: Thaisa de Oliveira Hönisch. Professora: Rosangela Ferreira Prestes.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

1. Coordenadas cartesianas 2. Distancia entre dois pontos 3. Ponto médio

4. Condições de alinhamento

5. Coeficiente angular

6. Equação fundamental da reta 7. Equação geral da reta

(2)
(3)

AULA 1:

OBJETIVO: Conhecer o Geogebra se familiarizar com o plano cartesiano, a fim de iniciar um estudo sobre pontos e suas distancias.

CONTEÚDOS: Plano cartesiano e Distancia entre dois pontos TEMPO ESTIMADO: 2h/aula

MATERIAL NECESSÁRIO: Software Geogebra, caderno e mapa de Santo Ângelo. DESENVOLVIMENTO:

 Abordagem do manual do software Geogebra: Barra de ferramentas 1º janela:

Mover: Serve para arrastar e largar objetos livres com o mouse. Com essa ferramenta, ao selecionar um objeto (clicando nele), pode-se: apagar o objeto pressionando a tecla Delete, ou mover o objeto usando as setas do teclado.

Girar em torno de um ponto: Para utilizar essa ferramenta, selecione primeiro o ponto que é o centro da rotação. Depois, pode rotacionar objetos livres em torno desse centro arrastando-os com o mouse.

2º janela:

Novo ponto: Para construir um novo ponto, clique na Zona Gráfica. As coordenadas do ponto são fixadas quando o botão do mouse é liberado. Clicando num segmento, reta, polígono, cônica, gráfico de função ou curva, você pode criar um ponto nesse objeto. Interseção de duas linhas: Os pontos de interseção de duas linhas podem ser criados de duas maneiras: Se selecionar duas linhas, todos os pontos de intersecção são criados (se possível). Se clicar diretamente sobre uma interseção de duas linhas, apenas um ponto de intersecção é criado.

Ponto médio ou centro: Clicando em dois pontos ou em um segmento obtém-se o respectivo ponto médio. Essa ferramenta também pode ser utilizada numa secção cônica (circunferência) para “criar” o respectivo centro.

3º janela:

Reta definida por dois pontos: Selecionando dois pontos A e B, cria-se a reta que passa por A e B. O vetor diretor desta reta é (B - A).

Segmento definido por dois pontos: Selecionando dois pontos A e B cria-se um segmento entre A e B. O comprimento do segmento aparece na Zona Algébrica. Segmento dados um ponto e o comprimento: Clicando num ponto A que é o extremo inicial do segmento, basta especificar o comprimento desejado no campo de texto da janela de diálogo que aparece. Esta ferramenta cria um segmento com comprimento a e

(4)

ponto final B, o qual pode ser rodado em torno do ponto inicial A usando a ferramenta Mover.

Semi-reta definida por dois pontos: Selecionando um ponto A e depois um ponto B cria-se a semi-reta de origem A passando por B. A equação da reta correspondente aparece na Zona Algébrica.

Vetor definido por dois pontos: Basta selecionar o ponto origem e depois o ponto extremidade do vetor.

Vetor aplicado num ponto: Selecionando um ponto A e um vetor v cria-se um novo ponto B = A + v, bem como o vetor de A para B.

4º janela:

Reta perpendicular: Selecionando uma reta r e um ponto A é possível criar a reta passando por A perpendicularmente à reta r.

Reta paralela: Selecionando uma reta r e um ponto A define-se a reta que passa por A paralelamente a r. A direção de tal paralela é a direção da reta r.

Mediatriz: Basta clicar num segmento s ou em dois pontos A e B para criar a mediatriz. Bissetriz: No Geogebra, uma bissetriz pode ser criada de duas maneiras:

• Selecionando três pontos A, B e C produz-se a bissetriz do ângulo que tem vértice B. • Selecionando duas retas (semi-retas ou segmentos de reta) produz-se as bissetrizes dos dois ângulos formados por tal par de objetos ou respectivos prolongamentos.

Tangentes: As tangentes a uma cônica podem ser produzidas de duas maneiras:

• Ao selecionar um ponto A e uma cônica c produz todas as tangentes a c que passam por A.

• Selecionando uma reta g e uma cônica c produzem-se todas as tangentes a c que são paralelas à reta r.

Lugar geométrico: Esta ferramenta nos permite construir a trajetória de um ponto dependente de outro ponto A, por exemplo, selecionando um ponto B que depende de um outro ponto A e cujo lugar geométrico deve ser desenhado. Então, clique no ponto A para criar o lugar geométrico do ponto B.

5º janela

Polígono: Selecionando sucessivamente pelo menos três pontos, os quais serão os vértices do polígono. Depois, clique outra vez no primeiro ponto para fechar o polígono. A área do polígono é mostrada na Zona Algébrica.

Polígono regular: Selecionando dois pontos A e B, basta especificar o número n de vértices no campo de texto da janela de diálogo que aparece. Isto fornece um polígono regular com n vértices (incluindo A e B).

6º janela

Circunferência dados o centro e um ponto: Selecionando um ponto M e um ponto P define-se a circunferência de centro M passando por P. O raio de tal circunferência é a distância MP.

Circunferência dados o centro e o raio: Selecionando o centro M e inserindo a medida do raio no campo de texto da janela que aparece.

(5)

Compasso: Selecionando um segmento ou dois pontos, especifìca-se o raio. Depois, clica-se em um ponto que será o centro da circunferência.

Circunferência definida por três pontos: Selecionando três pontos A, B e C, define-se a circunferência que passa por estes três pontos. Se os três pontos pertencerem a uma reta, a circunferência degenera nessa reta.

Arco circular dados o centro e dois pontos: Para construí-lo, deve-se selecionar o centro M do arco circular. Depois, seleciona-se o ponto inicial A do arco e, finalmente, seleciona-se um ponto B que especifica o comprimento do arco.

7º janela

Elipse: Para construir tal cônica selecionam-se dois pontos que serão os focos da elipse. Depois, especifica-se um terceiro ponto que pertence à elipse.

Hipérbole: Para realizar essa construção, selecionam-se dois pontos que serão os focos da hipérbole. Depois, especifica-se um terceiro ponto que pertence à hipérbole.

Parábola: Basta selecionar um ponto e uma reta, a qual será a diretriz da parábola. 8º janela

Ângulo: Esta ferramenta cria:

• Um ângulo formando por três pontos cujo vértice é o segundo ponto selecionado, um ângulo entre dois segmentos, um ângulo entre duas retas, um ângulo entre dois vetores e todos os ângulos de um polígono.

Se o polígono for criado selecionando os seus vértices com orientação anti-horária, a ferramenta Ângulo produz os ângulos internos do polígono, caso contrário produz os correspondentes complementos para 360º.

Ângulo com amplitude fixa: Selecionando dois pontos A e B e especificando a medida da amplitude do ângulo no campo de texto da janela que aparece. Esta ferramenta cria um ponto C e um ângulo α, onde α é o ângulo ABC.

Distância, comprimento ou perímetro: Esta ferramenta fornece a distância entre dois pontos, duas retas ou entre um ponto e uma reta e mostra um texto dinâmico na Zona Gráfica. Também fornece o comprimento de um segmento, o perímetro de um polígono e o perímetro de uma circunferência ou de uma elipse.

Área: Esta ferramenta fornece o valor numérico da área de um polígono, de um círculo ou de uma elipse.

Declive: Fornece a declividade m de uma reta e mostra na Zona Gráfica um triângulo retângulo em que a razão entre a medidas dos catetos é o valor absoluto de m.

9º janela

Reflexão em relação a uma reta: Clique selecionando o objeto que pretende – se refletir. Depois, clique numa reta (semirreta ou segmento de reta) para especificar o espelho (reta de reflexão).

Reflexão com relação a um ponto: Com esta ferramenta é possível refletir um objeto por um ponto, selecionando o objeto que pretende refletir e depois clicando num ponto para especificar o espelho (ponto de reflexão).

(6)

Girar em torno de um ponto por um ângulo: Selecione o objeto que pretende rotacionar: depois, clique em um ponto para especificar o centro da rotação e finalmente, insira a amplitude do ângulo da rotação na janela de diálogo que aparece. Translação por um vetor: Selecione o objeto que pretende transladar. Depois, clique no vetor que define a translação.

10º janela

Seletor: No GeoGebra, um seletor é a representação gráfica de um número livre ou de um ângulo livre. Pode-se criar um seletor para qualquer número livre ou ângulo livre criados anteriormente exibindo esse objeto.

Relação entre dois objetos: Selecione dois objetos para obter informação sobre a sua relação.

11º janela

Ampliar: Clicando em qualquer lugar da Zona Gráfica, amplia-se a construção. Reduzir: Clicando em qualquer lugar da Zona Gráfica, reduz-se a construção.

Exibir / Esconder objetos: Quando ativa-se esta ferramenta, todos os objetos que podem ser escondidos são realçados. Desta maneira, pode-se facilmente exibir/esconder outra vez os objetos desativando a sua seleção antes de mudar para outra ferramenta. Exibir / Esconder rótulo: Basta clicar num objeto para exibir ou esconder o respectivo rótulo.

Apagar: Basta clicar em qualquer objeto que queira apagar. Pode-se utilizar o botão “Desfazer” caso tenha apagado acidentalmente o objeto errado.

Atividade:

1) Construa as figuras abaixo, após compartilhe com seus colegas no Facebook da Matéria:

a) Uma flor b) Um carro c) Uma casa d) Um barco

 Para mudar cor e outras propriedades, clique no botão direito do mouse, selecione “propriedades”, “cor” e escolha a cor de sua preferencia.  Clique em arquivo, opção Gravar como, Área de trabalho e Gravar.

Construção do sistema cartesiano regular  Clique em exibir e selecione a opção “eixos”.

 Clique exibir e depois em Malha. Será construído os eixos X e Y que se interceptam em um ponto 0, chamado de origem.

(7)

Todo ponto do plano está associado a um par ordenado no qual o primeiro elemento é sua abscissa (x) e o segundo é sua ordenada (y); (x,y).

x0 (0,y) y0 (x,0) Os pontos em que:

(x,y) é denominado 1º quadrante (-x,y) 2º quadrante

(-x,-y) 3º quadrante (x,-y) 4º quadrante

Esse método de localização de pontos com pares ordenados num sistema de eixos foi criado por René Descartes. Aliando a Álgebra à Geometria, ela possibilita o estudo das figuras geométricas, associando-as a um sistema de coordenadas. Desse modo, as figuras podem ser representadas por pares ordenados.

Exercícios:

1) Marque os pares ordenados no plano cartesiano: A=(0,-3) B=(0,1) C=(1,2) D=(-1,2) E=(-2,1) F=(2,1) G=(2,0) H=(2,-1) I=(1,-2) J=(-3,-2)

2) De quais quadrantes os pontos do exercício anterior estão?

3) Observando o mapa de Santo Ângelo e descreva as ordenadas os pontos marcados (com os pontos aproximados sempre para a coordenada mais perto Ex: 3,88 = 4; 3,66=3,5):

4) Marque as possíveis coordenadas de sua residência no mapa da Cidade:( , ) 5) Obtenha os valores de a e b para que os pontos A(a² - 8, 1) e B(4, b – 4)

Sejam respectivamente, ao eixo das ordenadas e ao eixo das abscissas: Distância entre dois pontos

Atividade 1:

 Clique na janela 2 e selecione a opção “Novo Ponto”.

 Clique em dois pontos da malha que estejam em mesma linha ou coluna, e conte a unidade de espaços entre os dois pontos.

 Clique na 8ª janela em “Distância, Comprimento ou Perímetro”, e selecione os pontos.

1) Observe que a distancia entre os pontos marcados é a mesma que o numero de unidades de espaço contado. _______________________________.

(8)

Atividade 2:

 Clique na janela 2 e selecione a opção “Novo Ponto”.

 Marque dois pontos quaisquer na malha de modo que ambos os pontos não estejam na mesma linha ou coluna, (Aparecerá automaticamente a esquerda da tela, o nome do ponto e as respectivas coordenadas).  Clicar na janela 3 e selecionar a opção

“segmento definido por dois pontos”, assim selecionando os pontos.

 Clique na janela oito opção “Distância, Comprimento ou Perímetro” e selecione o segmento construído.

Por meio deste segmento desenhado, vamos determinar a equação para o cálculo da distância entre os dois pontos:

 Ainda com a opção “segmento”, fazer um triângulo retângulo utilizando o segmento AB construído.

E assim aplicar teorema de Pitágoras, para descobrir à distância entre os dois pontos.  Para mudar cor e outras propriedades, clique no botão direito do mouse,

selecione “propriedades”, “cor” e escolha a cor de sua preferencia.  Clique em arquivo, opção Gravar como, Área de trabalho e Gravar.

Atividades:

Marcar três pontos A, B e C usando a ferramenta da 2º janela, opção “Ponto”. Traçar os lados do triângulo ABC, usando a ferramenta da 3ª janela opção “Segmento”.

Marcar os pontos médios M de AB, N de AC e P de BC, usando a ferramenta na 2ª janela opção “Ponto Médio ou Centro e selecione os segmentos”.

Traçar as medianas usando a ferramenta da 3ª janela “Segmento” clicando em A e medianas de BC, em B e medianas de AC e em C e medianas de AB.

Marcar o baricentro (ponto G) do triângulo usando a ferramenta na 4ª janela “reta perpendicular”.

Na 3ª janela opção “segmento”; partindo do ponto G, construa há todos os pontos, clicando em BC e no cruzamento das medianas, em BA e no ponto G e em AC e novamente no cruzamento G.

Na 1ª janela opção mover, pressionando um lugar qualquer da tela e fora do desenho em seguida arraste até selecionar toda a figura. Clicando no botão direito do mouse, selecione propriedades e em exibir rótulo, opção “nome e valor”, após “Enter”. Preencha os espaços abaixo, de acordo com os dados obtidos na figura construída. A = (... , ...) B = (... , ...) C = (... , ...) D = (... , ...) E = (... , ...) F = (... , ...) G = (... , ...)

(9)

AG = ... GF = ... AG = ... GF BG = ... GE = ... BG = ... GE CG = ... GD = ... CG = ... GD Exercícios:

1) Observando o mapa, qual a distancia entre a escola e a URI:

2) Uma pessoa percorreu com seu carro da Catedral Angelopolitana ao Ginásio para assistir a um jogo. Após o jogo ele voltou pelo mesmo caminho. Ao todo, qual a distancia que ele percorreu?

3) Dados os pontos A(-2,m) e B(1,3), determine m para que a distancia entre A e B seja de 5 unidades:

4) Qual o perímetro do triangulo formado pela URI, o Odão e a rodoviária?

5) Helena saiu do cinema e ao ir para sua casa andou 2 quadras para o norte, 5 para o oeste e virou 1 quadra novamente para o norte. Qual a distancia do cinema para a casa de Helena?

6) Determine o ponto P(m, 2m) equidistantes (distancias iguais) ao ponto A(-7, 0) e B(3,0):

AVALIAÇÃO: Verificação do processo de aprendizagem, no decorrer das atividades e em meio de perguntas, como forma de revisão.

AULA 2:

OBJETIVO: Utilizar o Geogebra para construção de gráficos, a fim de obter as formulas do ponto médio e de condição de alinhamento.

CONTEÚDOS: Ponto médio e condições de alinhamento TEMPO ESTIMADO: 3,5h/aula

MATERIAL NECESSÁRIO: Software Geogebra, caderno e mapa de Santo Ângelo. DESENVOLVIMENTO:

Ponto médio

Ponto médio é o ponto exatamente que divide um segmento em duas partes iguais.

(10)

 Clique exibir e depois em Malha

 Clique na segunda janela opção “ponto”; selecione 2 pontos quaisquer que não estejam na mesma linha ou coluna.

 Na terceira janela; opção “segmento”, e selecione os dois pontos escolhidos.  Na segunda janela opção “ponto médio ou centro”, em seguida selecione o

segmento.

 Após na terceira janela opção “segmento”, ligue todos os pontos em linha reta aos eixos X e Y, como mostra na figura anterior:

Observe que o ponto médio do segmento se localizou exatamente no ponto médio do eixo das ordenadas e das abcissas, destacadas pelos segmentos postos.

Concluindo assim o Teorema de Tales:

M=( Xm, Ym ) Xm=xa+xb 2 Ym=

ya+yb 2 Atividade:

Determine o ponto médio entre A=(-4,1) e B=(-2,5).

Diga uma semelhança entre o segmento AC e o segmento CB:____________________

Num triangulo é denominado baricentro o ponto de intersecção dos pontos médios de seus três lados: que é dada pela formula:

Xm=xa+xb+xc 3 Ym=

ya+yb+yc 3

 Clique na 5ª janela, opção “Poligono”. Marque 3 pontos não alinhados e clique no primeiro ponto novamente na malha.

 Clique na segunda janela, opção “Ponto Médio ou Centro”, e selecione os pontos AB, BC e CA.

 Na 3ª janela, em “Reta Perpendicular”; e selecione ponto D e segmento AB , ponto E´ segmento BC e o ponto F com o segmento´

´

CA .

 Na segunda janela opção “Ponto”, e construa um ponto G, na intersecção das retas formadas.

(11)

 Na primeira janela, opção “Mover”, pressione um dos pontos do triangulo e o mova, observando o que acontecera.

Verificando assim que o baricentro não precisa necessariamente ser interno ao triangulo, também pode ser externo ou estar no próprio ponto médio.

Exercícios:

1) Dado os pontos A(5,1) e B(7,-9), determine o ponto médio M( xm, ym ) do segmento AB´

2) Uma pessoa se localiza no ponto P1 e outra no P2 e querem se encontrar; para ambos não cansarem, decidiram andar de forma igualmente até se encontrarem no meio do caminho. Qual é a coordenada do ponto que ira ocorrer este encontro?

3) Determine as coordenadas de B sabendo que M(-1,-1) é o ponto médio de ´

AB com A(-1,1)

4) Qual o baricentro do triangulo formado pela URI, Odão e a Catedral Angelopolitana?

5) Dois vértices do losango ABCD é A(2,4) e C(6,4), e a distancia AB =4,47.´ Calcule as coordenadas dos pontos B e D:

Condições de alinhamento

É possível verificar se três pontos são distintos dois a dois, estão alinhados? Então vamos estudar agora qual esta condição.

 Clique exibir e depois em Malha

 Clique na segunda janela opção “ponto”; selecione os pontos (1,2), (3,4) e (7,8).  Na segunda janela e selecione

“Segmento definido por Dois Pontos”, prolongue uma reta de A até C, outra de A que pare alinhado com o ponto B, construindo o ponto D, e outro do ponto D alinhado com C, obtendo ponto E..  Após, com a mesma ferramenta, ligue os

pontos B e D, e os pontos C e E.

 Na 8ª janela clique em “ângulo”, e após BDA e CEA’.

 Clique na 8ª janela opção “Distancia, Comprimento ou Perímetro”, e selecione todos os segmentos.

Os triângulos retângulos ABD e ACE, que são semelhantes. Assim decorre a proporção EA´´

DA

=

´

CE

´

BD

,

que pode ser

(12)

Desenvolvendo essa expressão, obtemos: ( x3−x1 )( y2−y1 ) - ( x2−x1 ) (

y3y1 ) = o

Que pode ser escrito da forma

E assim se tem a formula podendo identificar se os pontos são alinhados ou não. Atividade:

(13)

Verifique se os pontos A=(1,5), B=(3,2) e C=(6,-2) estão alinhados. No Geogebra:

No calculo: Exercicios:

1) Verifique se os pontos ABC estão alinhados ou não: a) A(2,5) B(3,7) e C(5,11)

b) A(3,9) B(3,6) e C(3,10)

c) A(2,6) B(5,6) e C(9,6) d) A(4,5) B(8,7) e C(1,1)

2) Determine o valor de k para que A(k,7), B(2,-3) e C(k,1) sejam os vértices de um triangulo ( para que ABC sejam um triangulo, basta não estarem alinhados, sendo assim determinante d≠0):

3) Determine uma relação entre as coordenadas de um ponto P(x,y) para que ele esteja alinhado com A(2,3) e B(5,4):

4) Observe no mapa e descubra se o Odão e os pontos P1 e P2 são colineares (alinhados) ou não:

5) Para que o ponto P(x,y) esteja alinhado a A(5,3) e B(-2,1) que condições são necessárias para que:

a) o ponto pertença ao eixo x: b) o ponto pertença ao eixo y:

AVALIAÇÃO: Verificação do processo de aprendizagem, no decorrer das atividades e em meio de perguntas, como forma de revisão.

AULA 3:

OBJETIVO: Através de o software Geogebra construir um gráfico, a fim de obter as formula do determinado conteúdo.

CONTEÚDOS: Coeficiente angular e equação fundamental da reta. TEMPO ESTIMADO: 3,5 h/aula

MATERIAL NECESSÁRIO: Software Geogebra, caderno e o mapa de Santo Ângelo. DESENVOLVIMENTO:

Coeficiente angular.

Sejam A( xa , ya ) e B( xa , ya ) ponto distintos de uma reta r não paralela ao eixo y. a medida α , é a inclinação da reta, denominada coeficiente angular da reta.

 Construção da reta r dados dois pontos distintos A e B.

 Construa dois pontos distintos A e B. Somente para facilitar a análise e visualizações futuras, (sugestão: construir os pontos no 1º quadrante de maneira que A esteja mais próximo dos eixos que B).

(14)

 Logo em seguida, clique na janela 3 e selecione a opção “reta definida por dois pontos”, clique em A depois em B e terá a reta que passa por A e contém B.

 Cálculo do coeficiente angular da reta: Clique na janela 8 e selecione a opção “declive”. O Geogebra automaticamente dará o valor de m na pasta dos objetos dependentes.

 Cálculo do ângulo β criado entre a reta e o eixo x.

 Clique na janela 8 e selecione a opção “Ângulo”. Após clique na reta e no eixo x, e obterá o valor do ângulo.

QUESTÔES:

 Criar uma formula para a distância: Se m = tg

Tg = COCA

Tg = YbYa

XbXa

* Determine a inclinação da reta formada pelos pontos A=(0,1) e B=(-3,4).

Exercícios:

1) Determine o coeficiente angular da reta r que passa pelos pontos A(2,3) e B(4,9) 2) Observe o mapa de Santo Ângelo e determine o coeficiente angular da reta

formada pelos ponto da sua residência ao Odão:

3) Seja r uma reta determinada pelos pontos A(k,4) e B(0,1), com coeficiente angular m=3. Obtenha o valor de k

4) Obtenha o coeficiente angular da reta s eu passa pelo cinema e pelo hospital 5) Sendo a reta AB com um coeficiente angular de 45°, (cateto adjacente= 4 e´

A(2,1). Determine as coordenadas do ponto B Equações da Reta Equação fundamental da reta

Sob o ponto de vista algébrico, sabemos que por dois pontos distintos passa uma única reta. Da mesma forma, um ponto A( x1,y1) e a declividade m determinam uma reta r. Considerando A(x, y) um ponto genérico dessa reta, é possível determinar sua equação a partir dos números x1, y1 e m que é chamada equação da reta r, a qual o GeoGebra nos fornece automaticamente. Uma equação do tipo: y - y1 = m ( x - x1), aparece então na pasta de objetos dependentes.

Exercícios:

6) Determine a equação fundamental que passa pelo ponto P(-2,1) e tm coeficiente angular m=-3

7) Sabendo que a inclinação da reta que passa pelos pontos A(k,2) e B(-1,3) é de 45° determine o valor de k

8) Observe no mapa e responda qual a equação da reta que passa pelo cinema e pela rodoviária:

(15)

9) Qual a equação da reta que passa pelo hospital e pelo ginásio e ache mais dois pontos que pertençam a essa mesma reta.

10) Qual a formula fundamental da rua que passa pela frente da URI

AVALIAÇÃO: Verificação do processo de aprendizagem, no decorrer das atividades e em meio de perguntas, como forma de revisão.

AULA 4:

OBJETIVO: Compreender os gráficos e a diferença das formulas da reta, a fim de explorar as equações das retas.

CONTEÚDOS: Equação geral e reduzida da reta. TEMPO ESTIMADO: 2h/aula

MATERIAL NECESSÁRIO: Software Geogebra, caderno quadro, giz e o mapa de Santo Ângelo.

DESENVOLVIMENTO:

Equação geral da reta  Clique exibir e depois em Malha

 Clique na segunda janela opção “ponto”; selecione 1 ponto qualquer.

 Na nona janela e selecione “Reflexão em Relação a um ponto”; escolha outro ponto qualquer, e em seguida selecionando o ponto anterior.

 Clique no ponto B’ e B no botão direito do mouse selecione “propriedades”, exibir rótulo selecione “nome e valor”

Podemos obter a equação geral de uma reta r conhecendo dois pontos não coincidentes de r: A( xa , ya ) e B ( xb , yb )

Para isso, usa-se a condição de alinhamento de A e B com um ponto genérico P(x,y) de r.

 ax+by+c=0 Em que:

 a, b e c são números reais;

 a e b não são simultaneamente nulos.

QUESTÃO:

Qual a equação geral da reta em que você escolheu?

Exercícios:

1) Obtenha a equação geral da reta r que passa pelos pontos A(-1,3) e B(3,2) 2) Verifique se o ponto P(3,2) pertence à reta s, cuja equação é x-3y+3=0

(16)

3) Obtenha a equação geral da reta s, que passa pelos pontos A(3,1) e B(2,4), e determine os pontos de intersecção da reta r com os eixos x e y.

4) Qual a equação da reta que passa pelo ginásio e pela rodoviária:

5) Qual a equação da reta que passa pelo Museu municipal e pela Catedral

Angelopolitana:

Equação reduzida da reta Q(0,q) q= ordenada em que a reta passa no eixo y Já vimos que uma reta r que passa pelo ponto P( x0 ,

y0 ) e tem coeficiente angular igual a m é y - y0 = m(x - x0 ). Podemos então isolar y obtendo

y = mx + y0 - m x0

Fazendo q = y0 - m x0 (coeficiente linear = faz a intersecção da reta com o eixo y).

Temos y = mx + q que é denominada equação reduzida da reta

Exercícios:

6) Escreva na forma reduzida a equação da reta que passa pelo ponto A(2,5) e tem coeficiente angular m=-1

7) Qual a equação da reta que passa pelo hospital e o museu

8) Deter o coeficiente linear e o angular da reta de equação 6x-5y-30=0

9) Sendo y=10, qual o valor de x para que pertença a mesma reta que passa pelo ginásio e pelo cinema:

10) Que valor de y sara a coordenada quando a reta 6x-5y-30=0 encosta o eixo x: AVALIAÇÃO: Verificação do processo de aprendizagem, no decorrer das atividades e em meio de perguntas, como forma de revisão.

Formulário:

DISTÂNCIA ENTRE

DOIS PONTOS PONTO MÉDIO BARICENTRO

CONDIÇÕES DE ALINHAMENTO

(17)

COEFICIENTE ANGULAR EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DA RETA EQUAÇÃO GERAL DA RETA EQUAÇÃO REDUZIDA DA RETA

(18)

Referências

Documentos relacionados

No que diz respeito à insuficiência de médi- cos por habitantes na Atenção Primária à Saúde (APS), a maior carência ocorre nos municípios da Região Nordeste, onde 49,3%

Deve conhecer perfeitamente este Manual de Procedimentos ou “Bússola”, e o papel de cada ministério da Equipe de Serviço; assim como o Esquema do Curso

Pretendeu-se com este trabalho, investigar o que é necessário para se desenvolver um ensino em Educação Física que considere os valores morais como fundamentais para a

Para isso trabalhamos a subjetividade com nosso publico alvo associando a temática do programa a sua vida pessoal, através da enquete no facebook em que o

Efeito de distúrbios antrópicos no sucesso de forrageio de ambas as espécies A presença de pescadores e animais domésticos durante o forrageio de cada espécie nos

Enfim, de modo nada romântico, o narrador conclui essa discussão entre a consciência e a fome submetendo a sabedoria, a razão e o sublime Logos ao estômago, para não

O dólar valorizado pressiona os preços internos, dado a presença de 25% (aproximadamente) de importados (insumos e bens finais) na economia brasileira. A valorização

e temática de uma carta topográfica produzida/publicada há mais de quarenta anos, é possível concluir que não é prudente utilizar material antigo como fonte de