• Nenhum resultado encontrado

DAO - Passo a Passo - Versão Final - Relatório

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DAO - Passo a Passo - Versão Final - Relatório"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

CRIANDO A BASE DE DADOS

01. Abra o pgAdmin;

a. Clique duas vezes, para conectar o servidor

02. Depois da senha informada, clique com o botão direito em DataBases e escolha New Database...(estaremos criando assim o nosso Banco de Dados), o nome do banco será: agendabd, depois confirme a criação através do botão OK.

03. O Banco de dados foi criado e agora estará presente na lista de Databases, ele aparecerá com um X vermelho, para que o X se apague basta clicar sobre o banco desejado.

04. Iremos agora criar a tabela contato.

05. Utilize o sinal de (+) para expandir o conteúdo relacionado ao banco criado.

06. Clique com o botão direito do mouse sobre a opção Tables e escolha New Table..., confirme a criação pressionando OK.

07. Podemos criar os Campos da seguinte forma: Depois da tabela criada escolher a aba Columns e criar os campos que serão utilizados na tabela.

(2)

08. Uma outra maneiras de criarmos os campos da tabela contatos é: a. Expandir (+) a tabela

b. Clicar com o botão direito do mouse sobre Columns e escolher New Column..., informe o nome do campo e o tipo de dado e depois confirme no botão OK.

Obs.: Pode-se usar a linguagem SQL para criar diretamente as tabelas e seus conteúdos. 09. A tabela contato será composta pelos seguintes

campos:

 id – serial (PK)

 nome – character varying – 30  endereco - character varying – 40  telefone - character varying – 11  email - character varying – 40  sexo - character varying – 1

10. Depois dos campos criados, determinar a chave primária.

a. Clique com o botão direito do mouse em Constraints, escolha New Object e depois New Primary Key

11. De o nome para a Chave e depois escolha a aba Columns, escolha a coluna, pressione o botão adicionar e depois Ok, pronto a chave estará criada.

(3)

12. Clique sobre o ícone indicado abaixo para visualizar o conteúdo da tabela selecionada.

13. A janela deverá abrir em branco. Agora poderemos inserir os valores na tabela. O campo serial é autoincremento, não será permitida a inserção de informaçãoes.

(4)

O MECANISMO DO JDBC - JAVA DATABASE CONNECTIVITY

Abaixo serão explicados os conceitos e práticas necessárias para dar início ao desenvolvimento de um sistema baseado no JDBC.

JDBC

É uma API que reúne conjuntos de classes e interfaces escritas na linguagem Java na qual possibilita se conectar através de um driver específico do banco de dados desejado. Com esse driver pode-se executar instruções SQL de qualquer tipo de banco de dados relacional.

Para fazer a comunicação entre a aplicação e o SGBDs é necessário possuir um driver para a conexão desejada. Geralmente, as empresas de SGBDs oferecem o driver de conexão que seguem a especificação JDBC para caso de algum desenvolvedor querer utilizar.

Driver

Além de atuar como uma interface entre os SGBDs e as aplicações, também pode ser considerado como um tradutor que ajuda na definição das mensagens binárias trocadas com um protocolo de um SGBD.

Pacote java.sql

Esse pacote oferece a biblioteca Java o acesso e processamento de dados em uma fonte de dado. As classes e interfaces mais importantes são:

Classe Interface DriverManager Driver Connection Statement ResultSet PreparedStatement A classe DriverManager

Cada driver que se deseja a usar precisa ser registrado nessa classe, pois oferece métodos estáticos para gerenciar um driver JDBC.

Interface Connection

Representa uma conexão ao banco de dados. Nessa interface são apresentados os métodos mais utilizados.

Método close

Geralmente é inserido dentro do bloco finally para realizar sempre a sua execução, pois esse método serve para fechar e liberar imediatamente um objeto Connection.

Método isClosed

Serve para verificar se o objeto Connection está fechado.

Método createStatement

É usado para criar um objeto Statement que executa instruções SQL ao banco de dados.

Método prepareStatement

É usado para criar um objeto que representa a instrução SQL que será executada, sendo que é invocado através do objeto Connetion.

setAutoCommit

Esse método aceita como parâmetro um valor booleano (true ou false), no qual consegue definir se todas as instruções executadas serão gravadas (comitadas). Por padrão, quando finalizada uma instrução de INSERT, UPDATE ou DELETE a operação de gravação (commit) é executada automaticamente sem a necessidade de invocar o método setAutoCommit. Agora, para instruções de SELECT, a gravação dos dados ocorre quando o conjunto de dados associados é fechado, ou seja, quando invocado o método close.

rollback

Usado para retornar uma transação, sendo muito usado dentro de blocos catch em caso de alguma operação gerar erro.

(5)

A interface Statement

Nesta interface são listados os métodos executeQuery e executeUpdate que são considerados os mais importantes referente a execução de uma query.

 executeQuery - Executa uma instrução SQL que retorna um único objeto ResultSet.

 executeUpdate - Executa uma instrução SQL referente a um INSERT, UPDATE e DELETE. Esse método retorna a quantidade de registros que são afetados pela execução do comando SQL.

Interface ResultSet

Representa o conjunto de resultados de uma tabela no banco de dados. Esse objeto mantém o cursor apontando para a sua linha atual de dados, sendo que seu início fica posicionado na primeira linha.

Além disso, esse objeto fornece métodos getters referentes aos tipos de dados como: getInt, getString, getDouble, getFloat, getLong entre outros. Com esses métodos são possíveis recuperar valores usando, por exemplo, o nome da coluna ou número do índice.

(6)

DESENVOLVENDO UMA APLICAÇÃO UTILIZANDO INTERFACE GRÁFICA E

ACESSO A DADOS (DAO)

01. Criar uma Aplicação Java chamada prjAgendaContatos.

02. Clicar com o botão direito do mouse em prjAgendaContatos, Novo e escolher Form jFrame. a. Nome da Classe: TelaAgendaContatos

b. Pacote: visao

03. Depois do Form criado, adicionar um jPanel (Painel), sobre o Formulário aberto.

04. Alterar a propriedade Border do Painel para Borda com Título, e na propriedade Título escrever: Agenda de Contatos, altere também a propriedade Fonte para Verdana, tamanho da fonte 12.

(7)

05. Adicionar ao Painel 6 Labels (jLabel) e 6 Campos de texto (jTextField)

(8)

07. Altera a propriedade referente ao nome de cada objeto.

a. Clicar com o botão direito do mouse no objeto e escolher, alterar nome da variável

para

08. Fazer a alteração dos nomes para todos os objetos do tipo Campo de Texto. a. jTextField1 -> txtId b. jTextField2 -> txtNome c. jTextField3 -> txtEndereco d. jTextField4 -> txtTelefone e. jTextField5 -> txtEmail f. jTextField6 -> txtSexo

09. Adicionar fora do Painel (diretamente no jFrame), um campo de texto (txtPesquisa) e um Botão (jButton para btnPesquisa).

(9)

10. Abaixo do Painel Agenda de Contados, adicionar um novo Painel para que nele sejam adicionados os botões que iremos utilizar na aplicação.

a. Alterar os nomes dos botões para: btnNovo, btnAlterar, btnExcluir, btnSalvar e btnSair

(10)

Criando uma conexão entre o Formulário e o Banco

01. Para que o projeto reconheça a uma conexão com o banco, devemos adicionar o Driver do banco que utilizaremos, nesse caso a biblioteca a ser escolhida será Driver JDBC do PostgreSQL, feito isso escolher a opção Adicionar Biblioteca.

02. Caso a Biblioteca não esteja disponível na listagem, deverá se baixada através do site:

https://jdbc.postgresql.org/download.html

03. Para adicionar ao projeto a biblioteca baixada, clique com o botão direito do mouse sobre Adicionar JAR/Pasta e depois selecionar a biblioteca especifica.

04. Depois da conexão concluída, crie no prjAgendaContatos, um pacote chamado dao, dentro desse pacote criar a Classe Java chamada CriaConexao.

(11)

06. Vamos criar agora a Classe Contato da nossa aplicação, essa classe deverá ser criada dentro de um novo pacote chamado de modelo.

(12)

07. Depois da Classe Contato criada, iremos criar a Classe Banco no pacote dao, essa classe será responsável por armazenar as instruções SQL para as funções de Inserir, Excluir, Alterar e Consultar os dados no banco.

08. Instrução ADICIONAR – Classe Banco

09. Inserindo código no botão Novo;

a. Clicar com o botão direito do mouse sobre o objeto que se deseja adicionar o código, escolher a opção Eventos, depois Action e depois actionPerformed.

b. Irá aparecer a janela abaixo, observe se o código a ser adicionado está na posição correta dentro do evento.

(13)

10. Adicionando Código ao botão Salvar

a. Clicar com o botão direito do mouse sobre o objeto que se deseja adicionar o código, escolher a opção Eventos, depois Action e depois actionPerformed.

b. Adicione o código abaixo ao botão Salvar

c. Insira as informações no formulário e pressione o botão Salvar

Obs.: Como o campo id é auto incremento, devemos desmarcar a propriedade EDITABLE, localizado na caixa de propriedades. Altere também a propriedade background para diferenciar dos demais campos

(14)
(15)

REALIZANDO A VALIDAÇÃO DOS CAMPOS NOME E TELEFONE Crie o Método verificarDados() e LimparDados() na área de código:

Observe as alterações nos métodos para que seja feita a validação de forma correta:

(16)

Realize as alterações nos botões abaixo:

Devemos desabilitar todos as caixas de texto no momento da inicialização da Agenda.

CRIANDO MENU Adicionar a aplicação o Menu com os subitens conforme indicado abaixo:

(17)

A aplicação permitirá através da barra de menus a realização de dois tipos de pesquisa, uma por código (id dos contatos) e pelo nome dos contatos cadastrados.

Na Classe Banco adicione os métodos responsáveis pelas consultas: Por Código:

Por Nome:

Na Classe TelaAgendaContatos, localizado no pacote Visão adicione os seguintes eventos aos botões: Consulta por Nome:

(18)

Consulta por Código: (No momento que a consulta por código for selecionada as opções Excluir e Alterar deverão ser habilitadas).

Na classe Banco desenvolva os métodos Excluir e Alterar. Excluir:

(19)

Na TelaAgendaContatos, localizado no pacote Visão, adicione os códigos aos botões: Excluir:

(20)

VISUALIZANDO OS DADOS NO TABLE

1. Na classe Banco crie o método para getLista, para que seja retornada a pesquisa através do botão Pesquisar. 2. Após a digitação do código observe a solicitação de importação das bibliotecas. Será necessária a importação

da biblioteca import java.util.List, serão oferecidas duas bibliotecas, fiquem atentos para a biblioteca que deverá ser selecionada.

Adicione as linhas de código abaixo, para que não seja necessário fazer a referência aos campos da tabela manualmente.

3. Depois do código adicionado; Clicar com o botão direito do mouse no table e ir até as propriedades, depois procurar pela propriedade Model.

4. Clicar ... e escolher Código Personalizado.

a. Cada elemento que aparecer nas linhas da coluna serão baseados no Modelo criado via código. b. Escrever tmContato (que faz referência ao modelo

criado)

(21)

5. Criar o Método mostraPesquisa() na classe TelaAgendaContatos para a exibição das informações na Tabela.

(22)

6. Crie o código do botão Pesquisa(btnPesquisa)

Selecionando um item na tabela e exibindo nas Caixas de Texto

1. Crie na TelaAgendaContatos um método para selecionar a linha no JTable.

2. Na tela do projeto vá até as propriedades do JTable, e na opção Código procure por Código de Pós-Inicialização.

(23)

3. Após a inserção das linhas de código, será necessária a importação de bibliotecas no projeto, vá até a janela de código e importe as bibliotecas necessárias.

Após essas etapas concluídas será possível selecionar um item na tabela e o mesmo será exibido nas caixas de texto.

EXCLUINDO E ALTERANDO UM REGISTRO DA TABELA

01. Na classe Banco desenvolver o método para Remover Item, para o Alterar utilizaremos o já criado.

02. Na Classe TelaAgendaContatos, desenvolver os métodos abaixo (alterarContato e excluirContato): Adicionar os botões

(24)

03. Agora faça a chamada dos métodos nos botões (btnExcluirTabela e btnAlteraItem):

(25)

GERANDO RELATÓRIOS

01. Para que sejam criados relatórios usando o NetBeans devemos baixar o plugin na página do NetBeans, no endereço: http://plugins.netbeans.org/PluginPortal/, selecionar o plugin do iReport.

02. Em seguida, devemos abrir o programa e realizar a instalação do plugin, seguindo os passos abaixo:

03. Quando for concluída a instalação do plugin, ele pedirá para atualizar e depois reiniciar o programa. 04. O relatório deverá ser gerado a partir das ferramentas instaladas pelo plugin.

05. Crie um pacote chamado relatório e salve dentro dele o seu relatório.

06. Utilize a Opção ReportWizard, clicando no nome do projeto com botão direito do mouse, siga os passos obedecendo as solicitaçãoes.

07. Crie um Menu na aplicação para chamar o relatório.

08. Na classe BANCO, localizada no pacote dao, desenvolver a rotina para chamar o relatório criado.

09. Desenvolver o código do Menu Relatório, opção Contatos. 1

2

3 4

(26)
(27)

DESENVOLVENDO O LOGIN

Esse formulário aparecerá no centro da tela, sem borda. As caixas de texto terão as cores alteradas conforme receberem o foco do cursor, ao pressionarmos Enter, o cursor mudará de caixa de texto e o Enter também acionará o botão Acessar.

1. Adicionar um Formulário jFrame;

2. Adicione 3 Labels (Usuário, Senha e a Imagem); 1 Campo de Texto para o usuário (txtUsuario); 1 Campo de Senha (txtSenha) e 2 botões: Acessar (btnAcessar) e Cancelar (btnCancelar).

3. Para sublinha a letra especifica no botão, clique sobre o botão escolhido, vá até a caixa de propriedades e na propriedade mnemonic digite a letra escolhida.

4. Para adicionar as imagens nos botões e no label, utilize a propriedade icon.

CENTRALIZANDO O FORMULÁRIO

5. Clicar com o botão direito do mouse sobre o jFrame e escolher a opção Propriedades; Selecionar o botão Código e realizar as seguintes alterações: Na opção Política de Tamanho de Form, escolher GERAR CÓDIGO DE REDIMENSIONAMENTO e depois marcar a opção GERAR CENTRALIZADO.

Depois dessas alterações o formulário aparecerá no centro de tela, após a execução.

RETIRANDO A BORDA DO FORM

6. Na caixa de propriedades, procure a propriedade undecorated e marque-a.

(28)

ALTERANDO AS CORES DA CAIXA DE TEXTO E DA FONTE DURANTE A EXECUÇÃO

Obs.: As propriedades referentes as cores podem ser alteradas em tempo de estrutura também.

ADICIONANDO OS CÓDIGOS AOS EVENTOS Botão Cancelar

Evento KeyPressed do txtUsuario (Para ativar o evento, podemos clicar com o botão direito do mouse sobre a caixa de texto, escolher a opção Eventos, depois Key e depois Keypressed)

Para os demais objetos seguir o mesmo padrão.

Botão Acessar - Antes de desenvolver o código do botão acessar, devemos criar as classes Login e Acesso no pacote modelo e as validações necessárias na classe Banco, localizadas no pacote dao.

(29)

Adicionar o código nos eventos do botão Acessar, devemos chamar o método criado. Evento ActionPerformed

Evento KeyPressed

DESENVOLVIMENTO DAS CLASSES LOGIN E ACESSO

(30)

Agora adicionar os Eventos ValidarLogin() e EntradaAcesso() na classe Banco, localizada no pacote dao.

Criar as tabelas login e acesso no Banco de Dados (pgadmin): As tabelas serão compostas pelos seguintes campos:

Tabela: login

Tabela: acesso

ALTERNANDO A ORDEM DA EXECUÇÃO DAS TELAS

1. Clicar com o botão direito do mouse no Projeto, escolher propriedades. 2. Será aberta a janela abaixo:

3. Escolha a categoria Executar; e depois clique sobre o botão procurar da Classe Principal e selecione a classe a ser executada, e depois Ok.

(31)

Referências

Documentos relacionados

Foram incluídos pa- cientes de ambos os gêneros, com ida- de ≥18 anos, que utilizaram ventilação mecânica não invasiva devido ao quadro de insuficiência respiratória secundária

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Dessa distância, é impossível errar, e a criatura tomba sobre a mesa. Um burburinho junto à porta indica que você foi observado, e o que quer que estivesse espiando você,

a) conforme estabelecido pela Portaria Conjunta Nº 1 Capes/CNPq, de 12/12/2007, os bolsistas CAPES, matriculados em programas de pós-graduação no país, poderão receber

§ 1º As reuniões ordinárias do Conselho Técnico da DRI, previstas no calendário, deverão ser convocadas por seu Presidente, mediante comunicação escrita aos demais membros e

Your Excellency end Jesus Christ the Redeemer They are who teach me in this school of love The Virgin Mother and our Master Teacher Holy Cross, Holy Doctrine. The Santo

 Foi criado o Fundo Azul, que irá funcionar no âmbito de competências da Ministra do Mar, com a natureza de património autónomo e o objetivo de se constituir como um mecanismo de