• Nenhum resultado encontrado

Prova Assist Adm - CODESP 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prova Assist Adm - CODESP 2012"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento

da Saúde Pública

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Nº. 001/2012

Organizadora:

TARDE

(2)

C

C

A

A

R

R

G

G

O

O

:

:

A

A

S

S

S

S

I

I

S

S

T

T

E

E

N

N

T

T

E

E

A

A

D

D

M

M

I

I

N

N

I

I

S

S

T

T

R

R

A

A

T

T

I

I

V

V

O

O

Texto

Eu sei, mas não devia Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.

A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.

A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.

A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.

A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.

A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.

A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.

A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.

A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.

A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.

(Marina Colassanti. Eu sei, mas não devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.)

01

O título do texto é construído a partir de uma

A) contradição. D) finalidade.

B) oposição. E) enumeração.

C) consequência.

02

A expressão que caracteriza ocorrência de linguagem informal no texto pode ser identificada em A) “A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos...”

B) “A tomar o café correndo porque está atrasado.” C) “E, aceitando a guerra, aceita os mortos…” D) “E a ganhar menos do que precisa.” E) “E a saber que cada vez pagar mais.”

(3)

03

A função do termo em destaque difere-se da dos demais em A) “... a não abrir de todo as cortinas.”

B) “… esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.” C) “… se acostuma a acordar de manhã sobressaltado…” D) “A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.” E) “A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.”

04

De acordo com a temática do texto, pode-se inferir que

A) a forma como se vive no cotidiano é satisfatória para a autora.

B) a aceitação das ações do cotidiano demonstram serenidade e prudência. C) os hábitos atuais denotam qualidade de vida acima de qualquer outro interesse.

D) a correria do cotidiano faz parte da sociedade moderna, trazendo benefícios individuais e não coletivos. E) de acordo com os parâmetros atuais da sociedade, a aceitação de atitudes e fatos incômodos é uma realidade.

05

No último parágrafo, a repetição da conjunção “porque” é substituída por “para”, demonstrando a(s) A) objetividade presente no texto de forma predominante.

B) incerteza acerca da vida cotidiana para a maioria das pessoas.

C) mudança do ponto de vista acerca das situações cotidianas apresentadas. D) finalidade da maioria das ações relatadas nos primeiros parágrafos do texto. E) causas pelas quais ocorrem as ações mencionadas nos parágrafos anteriores.

06

Em “E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.”, a expressão em destaque pode ser substituída, sem que haja prejuízo quanto ao sentido, por

A) já que. D) ao passo que.

B) embora. E) de maneira que.

C) não obstante.

07

Assinale a alternativa que apresenta as palavras corretamente separadas em sílabas.

A) in – te – i – ro / po – sso D) so – bre – ssal – ta – do / via – gem

B) acos – tu – ma / man – hã E) a – ce – i – tan – do / ne – go – ci – a – çõ – es

C) san – du – í – ches / tra – ba – lho

R

R

A

A

C

C

I

I

O

O

C

C

Í

Í

N

N

I

I

O

O

L

L

Ó

Ó

G

G

I

I

C

C

O

O

08

O triângulo a seguir tem área igual a 52 cm2. O valor de x é igual a A) 4 cm. B) 6 cm. C) 8 cm. D) 9 cm. E) 11 cm.

09

Numa caixa, encontram-se 20 bolas entre brancas e pretas, sendo algumas de plástico e outras de borracha. Considerando que dessas bolas 13 são de borracha, 12 são brancas e a possibilidade de se retirar uma bola preta de plástico é igual a 15%. Logo, então a probabilidade de se retirar uma bola branca de borracha é igual a

(4)

10

Considerando a relação entre os números de cada linha e cada coluna da tabela a seguir, descubra o valor numérico que substitui corretamente a interrogação no seu interior.

A) 23 B) 11 C) 15 D) 17 E) 6

11

Sejam os conjuntos A = {2, 4, 6, 7, x, 11, 12, 15, 18}, B = {4, 5, 7, 8, 9, 11, y, 14, 15, 16} e C = {4, 6, 9, 10, 11, 12, 13, z, 17}, cujos elementos estão dispostos em ordem crescente. Se a interseção desses 3 conjuntos possui 5 elementos, então a soma de x, y e z é

A) 29. B) 40. C) 34. D) 51. E) 36.

12

Quatro amigas desejam adoçar os seus respectivos sucos utilizando, cada uma delas, um adoçante diferente das demais. De quantas maneiras elas poderão fazer a escolha, se dispõem de 6 tipos diferentes de adoçantes?

A) 240 B) 360 C) 120 D) 180 E) 270

13

Três amigos – Antônio, João e José – são casados, suas esposas são irmãs e se chamam Ana, Maria e Rita, não necessariamente nessa ordem. Sabe-se que João é casado com a mais nova das irmãs e que Antônio não é casado com Maria. A mais velha das irmãs não é casada com José. Maria não é a mais nova e Ana não é a esposa de João. A irmã caçula, a do meio e a primogênita são, respectivamente,

A) Maria, Rita e Ana. D) Rita, Maria e Ana.

B) Rita, Ana e Maria. E) Maria, Ana e Rita.

C) Ana, Maria e Rita.

14

A soma dos 3 primeiros termos de uma progressão geométrica, cuja razão é 0,5 e o quinto termo é 5, é igual a

A) 140. B) 150. C) 120. D) 130. E) 100.

15

A figura apresentada é formada por 2 quadrados, sendo que o menor tem lado igual a 2 cm e o maior tem lado igual a 6 cm. A área da região em negrito no interior da figura totaliza

A) 16 cm2. B) 14 cm2. C) 20 cm2. D) 18 cm2. E) 12 cm2.

S

S

A

A

Ú

Ú

D

D

E

E

P

P

Ú

Ú

B

B

L

L

I

I

C

C

A

A

16

Sobre as medidas de frequência em epidemiologia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Para descrever o comportamento de uma doença numa comunidade, ou a probabilidade (ou risco) de sua

ocorrência, são utilizadas as medidas de frequência de morbidade.

( ) A incidência (ou taxa de incidência) expressa o número de casos novos de uma determinada doença, durante um período definido, numa população sob o risco de desenvolver a doença.

( ) A prevalência mede a proporção de pessoas numa dada população que apresentam uma específica doença, ou atributo, em um determinado ponto no tempo.

A sequência está correta em

A) F, F, V B) V, F, V C) V, V, F D) V, V, V E) F, V, F

19 21 20

9 ? 16

(5)

17

“_________________ é a transferência de um agente etiológico animado de um reservatório ou fonte de infecção para um novo hospedeiro suscetível. Pode ocorrer de forma direta ou indireta.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

A) Pandemia B) Imunidade C) Erradicação D) Transmissão E) Reservatório

18

Sobre os sistemas de vigilância, analise.

I. Devem ser adequados, periodicamente, às condições da estrutura e grau de desenvolvimento e complexidade tecnológica do Sistema Nacional de Saúde.

II. Devem ser úteis também para a identificação dos fatores de risco e das populações vulneráveis à exposição ao risco, de forma a tornar mais efetiva as medidas de controle.

III. Os sistemas de vigilância constituem elo de ligação entre o subsistema de serviços de saúde e o de pesquisa do Sistema Nacional de Saúde.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

A) I, II e III. B) I, apenas. C) II, apenas. D) III, apenas. E) I e II, apenas.

19

Sobre o sistema de notificação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Historicamente, a notificação compulsória tem sido a principal fonte da vigilância epidemiológica a partir da qual, na maioria das vezes, se desencadeia o processo de informação – decisão – ação.

( ) É necessário notificar a simples suspeita da doença. Não se deve aguardar a confirmação do caso para se efetuar a notificação.

( ) O levantamento epidemiológico é um estudo realizado com base nos dados existentes em registros dos serviços de saúde ou de outras instituições.

A sequência está correta em

A) F, V, F B) V, F, V C) V, V, V D) F, F, V E) V, V, F

20

“As doenças ______________________ não são moléstias de notificação compulsória no país, o que representa um fator de dificuldade para sua vigilância e para a implementação de adequadas medidas de _______________.” Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente a afirmativa anterior.

A) virais / prevenção D) infecciosas / prevenção

B) crônicas / prevenção E) crônico-degenerativas / controle

C) bacterianas / controle

21

Acerca dos objetivos principais da análise situacional dos Distritos Sanitários (DS), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Identificar os diversos grupos populacionais existentes no território do DS e respectivas características biológicas, ambientais, demográficas, sócio-econômicas, culturais e políticas, avaliando o grau de exclusão social (discriminação negativa) a que estão sujeitos.

( ) Identificar os principais fatores determinantes dos problemas descritos. ( ) Estabelecer os métodos e estratégias de controle dos agravos à saúde. A sequência está correta em

A) V, V, V B) V, F, V C) F, V, F D) F, F, F E) V, V, F

22

“Entende-se por ____________________________ um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

A) universalidade D) vigilância epidemiológica

B) assistência à saúde E) descentralização político-administrativa

(6)

23

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão, estando a carga tabagística diretamente relacionada à chance de desenvolver a doença.

( ) A sensibilidade é a capacidade de um exame detectar determinada moléstia quando presente em um indivíduo.

( ) São antroponoses as enfermidades nas quais o homem é o único reservatório, hospedeiro e suscetível, ou seja, estão limitadas ao ser humano no atual estado de evolução.

A sequência está correta em

A) V, F, V B) V, V, F C) F, V, F D) F, F, V E) V, V, V

24

Sobre a vigilância sanitária, é INCORRETO afirmar que A) não é confundida com a certificação de produtos.

B) o saber é uma das dimensões críticas da vigilância sanitária.

C) conforma um campo singular de articulações complexas entre o domínio econômico, o jurídico e o médico- sanitário.

D) suas ações abrangem várias categorias de objetos de cuidado, partilhando competências com órgãos e instituições de outros setores que também desenvolvem ações de controle sanitário.

E) suas ações configuram a mais complexa forma de existência da saúde pública, cuja abrangência se estende atualmente com o alargamento do campo dos interesses difusos, cujo conceito gira em torno da noção de qualidade de vida.

25

Relacione corretamente as colunas a seguir. 1. Caso-índice.

2. Infectividade. 3. Sintoma.

( ) Evidência objetiva de doença.

( ) Capacidade do agente etiológico de se alojar e multiplicar no corpo do hospedeiro. ( ) Primeiro entre vários casos de natureza similar e epidemiologicamente relacionados,

sendo, muitas vezes identificado, como a fonte de contaminação ou infecção. A sequência está correta em

A) 2, 1, 3 B) 3, 2, 1 C) 1, 3, 2 D) 3, 1, 2 E) 1, 2, 3

C

C

O

O

N

N

H

H

E

E

C

C

I

I

M

M

E

E

N

N

T

T

O

O

S

S

L

L

O

O

C

C

A

A

I

I

S

S

26

Natividade, cuja colonização foi datada inicialmente nas primeiras décadas do século XIX, caracteriza-se pelas seguintes informações, analise-as.

I. Antes de sua emancipação, em 1947, viveu a condição de município por curto período no século XIX.

II. Migrou o foco de sua produção do café para a pecuária no decorrer do século passado, produzindo, ainda, arroz, milho e feijão.

III. Possui clima temperado quente, estando localizado no noroeste fluminense, na divisa com o estado de Minas Gerais.

IV. Comemora no aniversário de emancipação do município, em julho, o Dia do Natividadense Ausente com apresentação teatral em homenagem à cultura local.

Estão corretas apenas as afirmativas

A) I e II. B) III e IV. C) II e IV. D) I, III e IV. E) II, III e IV.

27

Sobre os pontos turísticos de Natividade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Local muito visitado, a Igreja Católica Central tornou-se, neste século, Santuário Diocesano. ( ) O Sítio dos Milagres localiza-se na estrada que liga Natividade à Porciúncula.

( ) A Fazenda São José foi uma das primeiras edificações e localiza-se na Estrada da Barra. ( ) Muito visitadas, as fazendas Mutuca e Taboca estão localizadas no distrito de Ourânia. A sequência está correta em

(7)

28

“O Fórum de Porciúncula recebeu, em 21 de agosto de 1976, o nome de _________________________ em homenagem ao desembargador que, por muitos anos, foi promotor público de _________________________, residindo em Porciúncula.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. A) Alencar Fonseca Ramos / Carangola

B) Cézar Pinheiro Mota / Varre-Sai

C) Edésio Barbosa da Silva / Natividade do Carangola D) Leopoldo Muylaert Júnior / Itaperuna

E) Waldemar Schuwartz Vieira / Campos dos Goytacazes

29

Segundo o historiador Edésio Barbosa da Silva, a origem do nome Porciúncula, considerada correta, está concentrada no(a)

A) homenagem da Estrada de Ferro Leopoldina ao então presidente do estado, Dr. Tomás de Porciúncula. B) referência à tribo indígena existente primitivamente na região – os porciunculis –, oriunda da raça goytacazes. C) espanhol porcilgar que significa local primitivo, termo muito empregado pelo desbravador José de Lannes. D) termo em latim “porci-úncula” que significa “unha de porco”, pois a região era líder na criação deste animal. E) expressão comumente utilizada para se referir aos primitivos habitantes oriundos da região de Porcius, na França.

30

Associe as colunas, relacionando a produção econômica com suas respectivas trajetórias em Porciúncula. 1. Algodão.

2. Arroz. 3. Indústrias. 4. Pecuária leiteira.

( ) Há registros de grande produção, principalmente em várzeas do Caeté e Vargem Alegre. ( ) Apogeu efêmero, já tendo a Usina Braz de beneficiamento.

( ) Teve como precursor José Arantes Junqueira, que trouxe espécies de Leopoldina. ( ) Várias iniciativas, como na Fazenda da Barra, mas nenhuma prosperou continuamente. A sequência está correta em

(8)

RESULTADOS E RECURSOS

1. Material a ser utilizado: caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Os objetos restantes devem ser colocados em local indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e devidamente identificado.

2. Não é permitida, durante a realização das provas, a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lápis, borracha, corretivo. Especificamente, não é permitido que o candidato ingresse na sala de provas sem o devido recolhimento, com respectiva identificação, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio digital, etc.

3. Durante a prova, o candidato não deve levantar‐se, comunicar‐se com outros candidatos e nem fumar.

4. A duração da prova é de 03 (três) horas, já incluindo o tempo destinado à entrega do Caderno de Provas e à identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento do Cartão de Respostas (Gabarito).

5. Somente em caso de urgência pedir ao fiscal para ir ao sanitário, devendo no percurso permanecer absolutamente calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista através de detector de metais. Ao sair da sala no término da prova, o candidato não poderá utilizar o sanitário. Caso ocorra uma emergência, o fiscal deverá ser comunicado. 6. O Caderno de Provas consta de 30 (trinta) questões de múltipla escolha. Leia‐o atentamente.

7. As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas (A a E) e uma única resposta correta.

8. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Provas corresponde ao cargo a que está concorrendo, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) que lhe foi fornecido, estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto ou tenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal.

9. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

10. O candidato poderá retirar‐se do local de provas somente a partir dos 90 (noventa) minutos após o início de sua realização, contudo não poderá levar consigo o Caderno de Provas, sendo permitida essa conduta apenas no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término.

11. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala somente poderão sair juntos. Caso o candidato insista em sair do local de aplicação das provas, deverá assinar um termo desistindo do Processo Seletivo e, caso se negue, deverá ser lavrado Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo coordenador da unidade.

‐ As provas aplicadas, assim como os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no site www.consulplan.net, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas escritas.

‐ O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 02 (dois) dias úteis, a partir do dia subsequente à divulgação, em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Processo Seletivo no site www.consulplan.net.

‐ A interposição de recursos poderá ser feita somente via Internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, com acesso pelo candidato ao fornecer dados referentes à sua inscrição apenas no prazo recursal, à CONSULPLAN, conforme disposições contidas no site www.consulplan.net, no link correspondente ao Processo Seletivo.

Referências

Documentos relacionados

Essa escassez certamente dificulta a qualificação de um perfil da produção sobre a disciplina e seu ensino durante o século 20 e inviabiliza, até certo ponto, a tentativa de

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi