• Nenhum resultado encontrado

DescriçãodaaplicaçãoVyew3.0

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DescriçãodaaplicaçãoVyew3.0"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Vyew – ferramenta de colaboração

1. O que é o Vyew?

O Vyew é uma aplicação colaborativa, distribuída de forma gratuita. Esta permite a realização de Web-conferências, além de possuir também um vasto conjunto de utilidades para o trabalho em grupo.

2. Utilidades

. Apresentações anfitriãs (Host Presentations) – upload de powerpoints e PDF’s para a realização de Web-conferências;

. Revisão de documentos – para que várias pessoas possam rever documentos e imagens é permitida nesta aplicação que se faça o upload dos mesmos, ficando desta forma disponíveis tanto online como offline.

. Trabalho síncrono e assíncrono – discussão em tempo real ou permissão para que a mesma se realize em tempos diferentes, tendo em conta a disponibilidade dos indivíduos.

. Escrever/Anotar – disponibilização de um conjunto completo de ferramentas de desenho e ferramentas de comentários/discussão.

. Comunicar de forma gratuita por teleconferências, VOIP, WebCam e chat. . Partilha de desktop – permite partilhar com outras pessoas o seu desktop. Esta funcionalidade é muito útil para reuniões, onde se verifica um número elevado de participantes.

. Captura instantânea da imagem do ecrã – é permitido tirar fotos do monitor e inseri-las no decorrer das reuniões.

. Publicar – são vários os sítios onde se podem publicar as versões dos documentos, mas estes só podem de leitura. Por outro lado, a publicação é permitida em sites, blogs, emails, entre outros.

3. VyewBook

As reuniões e encontros são guardados de forma automática e têm lugar dentro de um espaço chamado VyewBook. Este é a sala de reuniões online e lá encontram-se disponíveis conteúdos multimédia, páginas diversificadas e ferramentas de desenho. Normalmente esta sala encontrasse disponível para todos os participantes.

A VyewBook apresenta uma lista de ferramentas de comunicação disponíveis. Todo o conteúdo criado é inserido no Vyew, é salvo de forma contínua no sistema e pode ser acedido em qualquer momento pelos utilizadores com acesso às salas.

(2)

4. Comunicar dentro do Vyew

Teleconferência, VOIP (utilizando microfone e auscultadores), WebCam e chat. 5. Criar uma nova reunião

. Aceda à sua conta.

. Em “MyHome” aceda a New Vyewbook/Meeting.

. Uma vez dentro da nova Vyewbook, o utilizador renomear a sala clicando Book > Rename Book.

(3)

. Dentro do VyewBook, a barra de ferramentas destinada às ferramentas de

comunicação está disponível do lado direito (uso da webcam, VOIP, chat e acesso ilimitado a chamadas de conferência).

. À esquerda encontrará ferramentas que lhe permite desenhar, sublinhar, inserir texto, inserir notas (post-its), fazer linhas, círculos, rectângulos, colocar stamps ou apagar objectos.

(4)

. No campo superior esquerdo surge-lhe a opção de abrir novo VyewBook, MyHome e Desktop Share.

6. Inserir conteúdos numa sala VyewBook

A aplicação reconhece ficheiros com vários tipos de formatos: . Microsoft Office - .doc; .ppt; .xls; .docx, .pptx; .xlsx’

. Open Office - .odt; .odf; .ods; .odp . Textfiles - .txt; .rtf

. Adobe PDF - .pdf

. Images - .jpg; .png; .gif; .bmp . Audiofiles - .mp3

. Flash Movies - .swf

. Videofiles – (o ficheiro tem que ser hospedado noutra aplicação. Por exemplo YouTube)

Existem duas maneiras de inserir conteúdo:

- (1) MyHome, onde pode clicar “Upload Content” no lado superior esquerdo do ecrã - (2) Dentro do “VyewBook”, clique no ícone “Import” na barra de ferramentas à

(5)

(1) MyHome

(6)

7. Para utilizar ferramentas mais avançadas

Depois de clicar “Import”, clique na opção avançada “Janela pop-up”. Uma das opções que nos surge é pesquisar no Google Images, sendo que após a pesquisa ter sido

(7)

A imagem escolhida aparecerá na página 2*!

*Todos os documentos inseridos no Vyew 3.0 irão surgir em múltiplas páginas. O utilizador não se deve preocupar pois todas as páginas ficam ligadas de forma

(8)

automática e se mover uma página de um documento moverá todas as páginas do mesmo.

A aplicação permite inserção de ficheiros até 30MB. É, no entanto recomendado que os ficheiros tenham um peso médio de 10 MB, já que ficheiros mais pequenos são mais rápidos e mais agradáveis para trabalhar.

Se resolver importar PDF com gráficos complexos, deve utilizar o formato “.pdf to .jpg” presente nas definições avançadas. Por outro lado e se apesar da complexidade for um documento com poucas páginas pode utilizar Screenshot.

8. Usar a ferramenta Screenshot

Com a ferramenta Sreenshot localizada perto do botão “Import”, o utilizador pode tirar uma fotografia do seu desktop e de forma automática importá-la para a sua sessão no VyewBook. Pode, se quiser, cortar a imagem para que esta fique mais pequena.

(9)

2. Como é a primeira vez que se utiliza esta parte da aplicação, surge-lhe a seguinte indicação: “requesting screen capture: the first time will take several seconds”. Só depois surgirá a caixa dex texto que diz “Vyew Screen Capture”.

(10)

2.1 Esta é a página que surge depois de capturado o ecrã.

Confirme se este era mesmo o Screen Shot que queria fazer e …aparecerá a seguinte página:

(11)

9. Usar plugins para obter mais funcionalidades

. Calculadora gráfica: elabora gráficos e contém várias funções matemáticas definidas. . Editor de equações: cria e disponibiliza equações matemáticas complexas.

. Calendário simples: é disponibilizado ao utilizador um calendário simples onde é permitido fazer anotações.

. Quiz/Poll: pode criar o seu próprio quizz antes, durante ou depois das suas reuniões. O seu VyewBook ficará sempre disponível, mesmo depois de a reunião ter terminado. . Diagrama – aparecerá um simples diagrama.

. Calculadora matemática – avalia equações e faz cálculos numéricos.

. Mp3 – pode ser utilizado no VyewBooks para todos os participantes ouvirem. . FlashVideo – inserir vídeos de um Host já existente.

. Botão dinâmico – insira um botão para tornar a apresentação mais interactiva. 10. Desenhar/ Anotar e gerir conteúdo

As ferramentas do lado esquerdo do ecrã incluem:

. Ferramenta de selecção: usada para mover ou modificar objectos.

. Ferramenta/caneta: se utilizar o VyewBook como quadro branco pode escrever nele o que quiser, utilizando para explicitar alguma ideia que lhe surja no meio de uma reunião.

. Ferramenta do brilho (highlighter): pode fazer sobressair algumas palavras em vários documentos ou fazer sobressair certas características de uma imagem.

. Ferramenta de texto: pode inserir algo semelhante a uma caixa de texto. . Sticky Note tool – use para fazer comentários ou iniciar uma discussão. . Shape tools (ferramentas para molde): linha, circulo ou rectângulo. . Delete tool: com ela pode apagar qualquer objecto que tenha inserido. 11. Convidar pessoas e partilhar Vyew Books

Existem duas maneiras de fazer convites:

. Colaboração/ Anytime: os convites Vyew permitem aos utilizadores aceder ao

VyewBook sempre que quiserem, até ao momento em que o convite possa ser apagado. . Reuniões marcadas: quando “marca uma reunião” o acesso é limitado à data e ao evento especifico.

(12)

São três as maneiras de colocar um individuo na reunião:

. Convite: ao abrir o convite pode se juntar à reunião sempre que quiser.

. Marcar uma reunião: os utilizadores só se podem juntar numa data e num tempo específico.

. Partilhar URL: qualquer utilizador que tiver o URL da sessão pode passá-lo a outras pessoas e neste caso elas não precisam de convite ou de reunião marcada.

Importante: A VyewBook “in Sync Mode” tira os direitos aos “viewers” de navegar entre páginas. A Vyew Book “UnSyncMode” permite aos Viewers navegar para qualquer página do VyewBook meeting. O utilizador principal pode especificar permissões, como por exemplo permitir a outro desenhar, colocar conteúdo ou simplesmente olhar.

12. Partilhar o desktop

. Permite que as restantes pessoas na reunião vejam o seu desktop. . Permite que um participante da reunião partilhe também o seu desktop. Como fazer?

(13)

2. Seleccione “Start sharing My Desktop”

3. Uma barra de ferramentas irá aparecer no cimo do ecrã e levará o utilizador a perceber que está em broadcasting.

(14)

4. Clique no botão Stop para parar de transmitir.

13. Usar o Vyew para:

. Apresentações: a aplicação possibilita que o Host (anfitrião) conduza uma apresentação em Power Point ou em vídeo tendo o auxílio de uma webcam.

- Preparar uma apresentação - Conduzir uma apresentação . Revisão de documento

- Permite o envio de um documento no qual o utilizador anfitrião esteja a trabalhar, para que os seus colegas possam dar opinião.

- Os colegas podem marcá-lo com uma caneta ou com as restantes ferramentas disponíveis na aplicação (inserir novo texto, notas e notas de voz).

- O conteúdo é guardado e fica disponível para acesso durante um longo período de tempo.

- Os utilizadores podem e devem usar a barra de ferramentas de comunicação para discutir em tempo real mudanças a fazer no documento ou documentos!

. Tutoria e treino

- Os instrutores podem fazer upload de material didáctico para apresentações em tempo real e posteriormente qualquer estudante de qualquer nível de ensino poderá encontrar-se online e colaborar em tempo real com os restantes colegas (poderão também vir a colaborar de forma separada – offline). Por outro lado têm sempre um espaço onde podem estar e aprender.

- Os alunos podem transformar as salas normais de VyewBook (host e

participantes). Assim, é possível começar grupos de estudo, onde os professores podem entrar em qualquer uma das salas e observar as discussões. O sentido normal da

(15)

aplicação muda e o professor visto como activo noutras sessões, passa a ser elemento passivo no processo de aprendizagem.

Referências

Documentos relacionados

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

This infographic is part of a project that analyzes property rights in rural areas of Brazil and maps out public policy pathways in order to guarantee them for the benefit of