DescriçãodaaplicaçãoVyew3.0

Texto

(1)

Vyew – ferramenta de colaboração

1. O que é o Vyew?

O Vyew é uma aplicação colaborativa, distribuída de forma gratuita. Esta permite a realização de Web-conferências, além de possuir também um vasto conjunto de utilidades para o trabalho em grupo.

2. Utilidades

. Apresentações anfitriãs (Host Presentations) – upload de powerpoints e PDF’s para a realização de Web-conferências;

. Revisão de documentos – para que várias pessoas possam rever documentos e imagens é permitida nesta aplicação que se faça o upload dos mesmos, ficando desta forma disponíveis tanto online como offline.

. Trabalho síncrono e assíncrono – discussão em tempo real ou permissão para que a mesma se realize em tempos diferentes, tendo em conta a disponibilidade dos indivíduos.

. Escrever/Anotar – disponibilização de um conjunto completo de ferramentas de desenho e ferramentas de comentários/discussão.

. Comunicar de forma gratuita por teleconferências, VOIP, WebCam e chat. . Partilha de desktop – permite partilhar com outras pessoas o seu desktop. Esta funcionalidade é muito útil para reuniões, onde se verifica um número elevado de participantes.

. Captura instantânea da imagem do ecrã – é permitido tirar fotos do monitor e inseri-las no decorrer das reuniões.

. Publicar – são vários os sítios onde se podem publicar as versões dos documentos, mas estes só podem de leitura. Por outro lado, a publicação é permitida em sites, blogs, emails, entre outros.

3. VyewBook

As reuniões e encontros são guardados de forma automática e têm lugar dentro de um espaço chamado VyewBook. Este é a sala de reuniões online e lá encontram-se disponíveis conteúdos multimédia, páginas diversificadas e ferramentas de desenho. Normalmente esta sala encontrasse disponível para todos os participantes.

A VyewBook apresenta uma lista de ferramentas de comunicação disponíveis. Todo o conteúdo criado é inserido no Vyew, é salvo de forma contínua no sistema e pode ser acedido em qualquer momento pelos utilizadores com acesso às salas.

(2)

4. Comunicar dentro do Vyew

Teleconferência, VOIP (utilizando microfone e auscultadores), WebCam e chat. 5. Criar uma nova reunião

. Aceda à sua conta.

. Em “MyHome” aceda a New Vyewbook/Meeting.

. Uma vez dentro da nova Vyewbook, o utilizador renomear a sala clicando Book > Rename Book.

(3)

. Dentro do VyewBook, a barra de ferramentas destinada às ferramentas de

comunicação está disponível do lado direito (uso da webcam, VOIP, chat e acesso ilimitado a chamadas de conferência).

. À esquerda encontrará ferramentas que lhe permite desenhar, sublinhar, inserir texto, inserir notas (post-its), fazer linhas, círculos, rectângulos, colocar stamps ou apagar objectos.

(4)

. No campo superior esquerdo surge-lhe a opção de abrir novo VyewBook, MyHome e Desktop Share.

6. Inserir conteúdos numa sala VyewBook

A aplicação reconhece ficheiros com vários tipos de formatos: . Microsoft Office - .doc; .ppt; .xls; .docx, .pptx; .xlsx’

. Open Office - .odt; .odf; .ods; .odp . Textfiles - .txt; .rtf

. Adobe PDF - .pdf

. Images - .jpg; .png; .gif; .bmp . Audiofiles - .mp3

. Flash Movies - .swf

. Videofiles – (o ficheiro tem que ser hospedado noutra aplicação. Por exemplo YouTube)

Existem duas maneiras de inserir conteúdo:

- (1) MyHome, onde pode clicar “Upload Content” no lado superior esquerdo do ecrã - (2) Dentro do “VyewBook”, clique no ícone “Import” na barra de ferramentas à

(5)

(1) MyHome

(6)

7. Para utilizar ferramentas mais avançadas

Depois de clicar “Import”, clique na opção avançada “Janela pop-up”. Uma das opções que nos surge é pesquisar no Google Images, sendo que após a pesquisa ter sido

(7)

A imagem escolhida aparecerá na página 2*!

*Todos os documentos inseridos no Vyew 3.0 irão surgir em múltiplas páginas. O utilizador não se deve preocupar pois todas as páginas ficam ligadas de forma

(8)

automática e se mover uma página de um documento moverá todas as páginas do mesmo.

A aplicação permite inserção de ficheiros até 30MB. É, no entanto recomendado que os ficheiros tenham um peso médio de 10 MB, já que ficheiros mais pequenos são mais rápidos e mais agradáveis para trabalhar.

Se resolver importar PDF com gráficos complexos, deve utilizar o formato “.pdf to .jpg” presente nas definições avançadas. Por outro lado e se apesar da complexidade for um documento com poucas páginas pode utilizar Screenshot.

8. Usar a ferramenta Screenshot

Com a ferramenta Sreenshot localizada perto do botão “Import”, o utilizador pode tirar uma fotografia do seu desktop e de forma automática importá-la para a sua sessão no VyewBook. Pode, se quiser, cortar a imagem para que esta fique mais pequena.

(9)

2. Como é a primeira vez que se utiliza esta parte da aplicação, surge-lhe a seguinte indicação: “requesting screen capture: the first time will take several seconds”. Só depois surgirá a caixa dex texto que diz “Vyew Screen Capture”.

(10)

2.1 Esta é a página que surge depois de capturado o ecrã.

Confirme se este era mesmo o Screen Shot que queria fazer e …aparecerá a seguinte página:

(11)

9. Usar plugins para obter mais funcionalidades

. Calculadora gráfica: elabora gráficos e contém várias funções matemáticas definidas. . Editor de equações: cria e disponibiliza equações matemáticas complexas.

. Calendário simples: é disponibilizado ao utilizador um calendário simples onde é permitido fazer anotações.

. Quiz/Poll: pode criar o seu próprio quizz antes, durante ou depois das suas reuniões. O seu VyewBook ficará sempre disponível, mesmo depois de a reunião ter terminado. . Diagrama – aparecerá um simples diagrama.

. Calculadora matemática – avalia equações e faz cálculos numéricos.

. Mp3 – pode ser utilizado no VyewBooks para todos os participantes ouvirem. . FlashVideo – inserir vídeos de um Host já existente.

. Botão dinâmico – insira um botão para tornar a apresentação mais interactiva. 10. Desenhar/ Anotar e gerir conteúdo

As ferramentas do lado esquerdo do ecrã incluem:

. Ferramenta de selecção: usada para mover ou modificar objectos.

. Ferramenta/caneta: se utilizar o VyewBook como quadro branco pode escrever nele o que quiser, utilizando para explicitar alguma ideia que lhe surja no meio de uma reunião.

. Ferramenta do brilho (highlighter): pode fazer sobressair algumas palavras em vários documentos ou fazer sobressair certas características de uma imagem.

. Ferramenta de texto: pode inserir algo semelhante a uma caixa de texto. . Sticky Note tool – use para fazer comentários ou iniciar uma discussão. . Shape tools (ferramentas para molde): linha, circulo ou rectângulo. . Delete tool: com ela pode apagar qualquer objecto que tenha inserido. 11. Convidar pessoas e partilhar Vyew Books

Existem duas maneiras de fazer convites:

. Colaboração/ Anytime: os convites Vyew permitem aos utilizadores aceder ao

VyewBook sempre que quiserem, até ao momento em que o convite possa ser apagado. . Reuniões marcadas: quando “marca uma reunião” o acesso é limitado à data e ao evento especifico.

(12)

São três as maneiras de colocar um individuo na reunião:

. Convite: ao abrir o convite pode se juntar à reunião sempre que quiser.

. Marcar uma reunião: os utilizadores só se podem juntar numa data e num tempo específico.

. Partilhar URL: qualquer utilizador que tiver o URL da sessão pode passá-lo a outras pessoas e neste caso elas não precisam de convite ou de reunião marcada.

Importante: A VyewBook “in Sync Mode” tira os direitos aos “viewers” de navegar entre páginas. A Vyew Book “UnSyncMode” permite aos Viewers navegar para qualquer página do VyewBook meeting. O utilizador principal pode especificar permissões, como por exemplo permitir a outro desenhar, colocar conteúdo ou simplesmente olhar.

12. Partilhar o desktop

. Permite que as restantes pessoas na reunião vejam o seu desktop. . Permite que um participante da reunião partilhe também o seu desktop. Como fazer?

(13)

2. Seleccione “Start sharing My Desktop”

3. Uma barra de ferramentas irá aparecer no cimo do ecrã e levará o utilizador a perceber que está em broadcasting.

(14)

4. Clique no botão Stop para parar de transmitir.

13. Usar o Vyew para:

. Apresentações: a aplicação possibilita que o Host (anfitrião) conduza uma apresentação em Power Point ou em vídeo tendo o auxílio de uma webcam.

- Preparar uma apresentação - Conduzir uma apresentação . Revisão de documento

- Permite o envio de um documento no qual o utilizador anfitrião esteja a trabalhar, para que os seus colegas possam dar opinião.

- Os colegas podem marcá-lo com uma caneta ou com as restantes ferramentas disponíveis na aplicação (inserir novo texto, notas e notas de voz).

- O conteúdo é guardado e fica disponível para acesso durante um longo período de tempo.

- Os utilizadores podem e devem usar a barra de ferramentas de comunicação para discutir em tempo real mudanças a fazer no documento ou documentos!

. Tutoria e treino

- Os instrutores podem fazer upload de material didáctico para apresentações em tempo real e posteriormente qualquer estudante de qualquer nível de ensino poderá encontrar-se online e colaborar em tempo real com os restantes colegas (poderão também vir a colaborar de forma separada – offline). Por outro lado têm sempre um espaço onde podem estar e aprender.

- Os alunos podem transformar as salas normais de VyewBook (host e

participantes). Assim, é possível começar grupos de estudo, onde os professores podem entrar em qualquer uma das salas e observar as discussões. O sentido normal da

(15)

aplicação muda e o professor visto como activo noutras sessões, passa a ser elemento passivo no processo de aprendizagem.

Imagem

Referências

temas relacionados :