• Nenhum resultado encontrado

Pedagogia EM GRUPO PTG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pedagogia EM GRUPO PTG"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

INTERDISCIPLINAR

Pedagogia

EM GRUPO – PTG

CURSO: Pedagogia

ADQUIRA ESTE TRABALHO CONOSCO –

TEMOS A PRONTA ENTREGA

WHATSAPP: (91)988309316

(2)

Curso: Pedagogia Semestre: 6º/7º

Disciplinas: • Aprendizagem da Matemática

• Aprendizagem da Língua Portuguesa • Aprendizagem de Ciências Naturais • Aprendizagem da Geografia e da História • Pedagogia em Espaços não Escolares

• Estágio curricular obrigatório III: gestão educacional e espaços não escolares.

Competências: • Articular conhecimentos científicos e culturais, valores éticos

e estéticos inerentes aos processos de ensino e aprendizagem, de socialização e construção do

conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo;

• Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento.

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

• Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos; • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre

temáticas relevantes;

• Desenvolver um trabalho interdisciplinar, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.

Objetivos da A produção textual é um procedimento metodológico de ensino e

Aprendizagem: de aprendizagem que tem por objetivos:

• Interpretar os fundamentos teóricos apresentados nos textos indicados;

(3)

• Refletir sobre a atuação do pedagogo na proposição de vivências em diferentes espaços de aprendizagem;

• Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental e articular as diferentes áreas do conhecimento;

• Entender que as atividades planejadas na produção textual podem ser aplicadas no contexto do estágio curricular.

Prezados alunos,

Sejam bem-vindos a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática A criação

de um Projeto de Intervenção (em uma comunidade) Interdisciplinar com o tema contemporâneo transversal previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ‘Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras’. Escolhemos essa temática para

favorecer o estudo sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares. (BRASIL. Base Nacional

Comum Curricular. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 3 de abril de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021).

A educação brasileira tem passado por significativas alterações, dentre elas, destacam-se as mudanças no processo de ensino e aprendizagem decorrentes da Base Nacional Comum (BNCC), documento que serve de sustentação para a educação básica brasileira e direciona quais conhecimentos e habilidades os alunos têm o direito de aprender durante toda a vida escolar. Além disso, a BNCC norteia para a formação e a promoção de uma educação integral e com desenvolvimento pleno dos estudantes.

Nesse sentido, a BNCC reconhece que a educação básica deve promover o desenvolvimento humano global, assim, distanciando-se da ótica reducionista voltada exclusivamente à dimensão cognitiva do aluno, mas buscando temáticas que afetam a vida em aspectos gerais e sociais, as quais foram incorporados, pela BNCC, com uma abordagem transversal e integradora.

Essas temáticas são colocadas como os Temas Contemporâneos Transversais, os quais contêm aprendizagens indispensáveis a todos os estudantes e, portanto, são uma referência

(4)

obrigatória para elaboração ou adequação dos currículos e demais propostas pedagógicas. É necessário considerar que os componentes curriculares devem articulá-los com aspectos que afetam a vida humana em todas as escalas: global, regional e individual.

Sabendo que a interdisciplinaridade opõe-se à fragmentação dos saberes e, concomitantemente, é capaz de assegurar a interconexão disciplinar, a educação intercultural e multicultural a partir de diferentes olhares, linguagens e percepções, constitui-se como uma estratégia eficaz para abordar os temas emergentes da realidade a qual a sociedade está inserida.

E ao partir dessa recente realidade que lança, diariamente, grandes contendas e desafios, um tema salta aos olhos por causar alvoroço, rebuliço, reflexões e revoltas: o multiculturalismo e a noção de alteridade, ou seja, dentre os Temas Contemporâneos Transversais abordados na BNCC, para esta produção textual, o foco será a ‘Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras’.

Essa temática canaliza a complexidade inerente a todo ser humano, independente do lugar que ele ocupa nesse momento, ou seja, envolve alunos, professores, demais funcionários da escola, família, membros da comunidade nos seus mais diferentes aspectos. Ela faz parte do emaranhado de contextos (social, cultural, familiar, profissional, econômico) que esses sujeitos estão imersos. Logo, é impossível delimitar essa temática a um ou alguns componentes curriculares, o que exige de nós, educadores, uma postura interdisciplinar e, consequentemente, aponta a urgência e a necessidade de pensar em estratégias que contribuam para a atenuar essa lacuna.

Diante de todo esse contexto, destaca-se a importância da estruturação de um projeto atrativo para ser trabalhado com a comunidade escolar e com a comunidade ao entorno da escola.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Situação geradora de aprendizagem

Rute é uma pedagoga que atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de seu município. Bastante engajada com a formação integral de seus alunos, tem se atentado aos Temas Contemporâneos Transversais abordados na BNCC. No entanto, Rute observou que a BNCC pouco se estendeu sobre os temas de abordagem transversal, logo, está com muitas dúvidas e

(5)

questionamentos sobre como fazer a articulação dos temas com os demais conteúdos e, ainda, como trabalhar os temas de forma contextualizada e dentro dos componentes curriculares.

Dentre os temas transversais, Rute está idealizando um projeto de intervenção com seus alunos e com a comunidade ao entorno da escola a partir do tema “Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras”, mas está com bastante dificuldades para organizar as atividades a serem desenvolvidas.

Agora, é com vocês!

Vamos ajudar Rute trabalhar o tema transversal de maneira interdisciplinar, considerando as disciplinas do semestre.

Situação-problema

A professora Rute começou a refletir sobre a elaboração do projeto de intervenção, mas muitas dúvidas permearam seus pensamentos: “Como esse projeto de intervenção alcançará as crianças, seus familiares e a comunidade?” e “Como posso articular as disciplinas com o tema contemporâneo transversal?”.

Para iniciar e, efetivamente, colocar o projeto em ação, Rute precisa estruturá-lo. A partir da informação recebida, a professora começou a elaborar o projeto.

O desafio do grupo, agora, é:

Colocar-se no lugar da professora Rute, refletir sobre as particularidades do trabalho a ser desenvolvido e elaborar um projeto de intervenção voltado às crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e à comunidade ao entorno da escola.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Após análise da situação geradora de aprendizagem e da situação problema, o seu grupo (2 a 7 participantes) deverá:

(6)

Texto 1

BRASIL. Temas contemporâneos transversais na BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporan eos.pdf. Acesso em: 17 dez. 2020.

Texto 2

RODRIGUES, Danielle; GUEDES, Sabrina. Multiculturalismo e suas implicações para a educação. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/1/multiculturalismo-e-suas-implicaes-na-educao. Acesso em: 17 dez. 2020.

Texto 3

BATISTA, Ana Carla Schiavinato; ESTACHESKI, Joice. Pedagogia em espaços não escolares. Londrina:

Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019. Concentrar o estudo nas seções 3.2, 3.3, 4.1, 4.2 e 4.3

b) A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados pelos acadêmicos:

1º) Elaborar a introdução da produção textual. Neste tópico, a equipe deverá fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização.

2º) Para o desenvolvimento do trabalho, deve ser elaborado:

I. Um texto, de duas a três páginas, apresentando uma reflexão sobre a atuação do pedagogo frente ao trabalho desenvolvido em comunidade sobre as concepções de multiculturalismo. II. O projeto de intervenção interdisciplinar a ser aplicado com os alunos dos Anos Iniciais do

Ensino Fundamental e com a comunidade ao entorno, com um viés do tema contemporâneo transversal previsto na BNCC ‘Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras’, considerando a vasta gama de possibilidades dentro do multiculturalismo.

(7)

PLANO PARA O PROJETO

TEMA DO PROJETO: Nome fictício

JUSTIFICATIVA:

Refere-se à explicação sobre a importância do trabalho (projeto).

OBJETIVOS

(Nos objetivos será necessário expor o que se pretende alcançar. Assim, para indicar de forma adequada seus objetivos, é importante saber escolher os verbos. Dica: Ao elaborar seus objetivos tenha em mente a frase “Ao término do projeto o aluno deverá ser capaz de…”. Lembre-se que os objetivos se dividem em geral e específicos.

GERAL

Definição do que se trata a ideia central do trabalho. Deve expressar, de forma clara, qual é a intenção daquele projeto.

ESPECÍFICOS

Refere-se ao que se espera com o desenvolvimento do trabalho realizado com os alunos. Se configura como as metas traçadas para o aprendizado, as quais serão atingidas a partir das atividades desenvolvidas em sala.

METODOLOGIA

São os caminhos percorridos para que os objetivos sejam atingidos. Trata-se de um conjunto de técnicas e métodos que direcionam o modo como os conteúdos serão socializados. Não se esqueçam de descrever as ações que serão realizadas.

RECURSOS

São os materiais e/ou equipamentos que serão utilizados como suporte para a realização das atividades propostas.

AVALIAÇÃO

Modo como o professor irá acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, verificando os avanços e o que ainda necessita de aperfeiçoamento.

REFERÊNCIAS

Indicar os autores e materiais consultados que embasaram a efetivação do projeto. Referenciar conforme as normas da ABNT.

3º) Para finalizar, a equipe deverá fazer suas considerações finais, apresentando a conclusão do seu trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto (até 1 página).

6º) Anexos e apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou registros.

(8)

7º) Referências: não se esquecer de listar todos os autores e materiais que utilizaram para desenvolver o trabalho.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTG)

1. O trabalho será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo.

2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema.

3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

4. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).

5. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.

6. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.

7. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.

A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:

(9)

• Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas.

• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).

• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.

• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.

• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.

Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.

Bom trabalho! Equipe de professores

Referências

Documentos relacionados

Se o Supplemental Trust Deed não for executado antes da conclusão do Aumento de Capital, o disposto no referido parágrafo 1(iii) será considerado como não tendo produzido

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se

Porque a entrega de dados com o software Trimble Access acontece assim que o trabalho de campo é concluído, quaisquer consultas da equipe do escritório podem ser respondidas enquanto

COMPONENTE CURRICULAR TIPO CH TEÓRICA CH PRÁTICA CH TOTAL CRÉDITOS REQUISITO DE CARGA HORÁRIA: Não há Requisito de Carga Horária para esse Componente Curricular. EMENTA:

No Power BI as tabelas são independentes uma da outra, o que significa que uma conexão deve ser criada para que a interface seja interativa entre todas as tabelas de dados.. Para

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco

De cor vermelha profunda apresenta aromas de frutos encarnados e pretos como o morango e amoras, combinados com umas notas de flores selvagens; na boca a sensação desta fruta é

CARROS COM ALTERAÇÕES NO EIXO ORIGINAL NÃO SE ENQUADRAM NESSA CATEGORIA (BALANÇA) PARA ENQUADRAR O VEÍCULO NESSA CATEGORIA É OBRIGATÓRIO QUE ESTE ZERE EM UM DOS LADOS (DIANTEIRO