• Nenhum resultado encontrado

Manual do usuário F A CARTO. Explore 3.0

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do usuário F A CARTO. Explore 3.0"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CARTO

(2)

Informação legal

Segurança

Antes de utilizar o sistema laser, consulte o folheto de informações de segurança do laser.

Isenção de responsabilidade

A Renishaw tem feito esforços consideráveis para garantir que o conteúdo deste documento esteja correto na data da publicação, mas não oferece quaisquer garantias ou declarações sobre estas informações. A Renishaw se exime da responsabilidade ou por quaisquer erros neste documento, independente da sua forma ou origem.

Marcas registradas

RENISHAW e o símbolo do apalpador utilizados no logotipo Renishaw são marcas registradas da Renishaw plc no Reino Unido e outros países. apply innovation, nomes e designações de outros produtos e tecnologias Renishaw são marcas registradas da Renishaw plc ou suas filiais.

Todos os outros nomes de marcas e nomes de produtos utilizados neste documento são nomes comerciais, marcas ou marcas registradas de seus respectivos proprietários.

© 2019 Renishaw plc. Todos os direitos reservados.

Este documento não deve ser copiado ou reproduzido no todo ou em parte, ou transmitido para qualquer outro meio ou idioma, por qualquer modo, sem a prévia autorização, por escrito, da Renishaw.

A publicação do material contido neste documento não implica a renúncia dos direitos de patente da Renishaw plc.

Código Renishaw: F-9930-1038-07-A

Edição: 02,2019

A Renishaw reserva-se no direito de alterar este documento e o produto aqui descrito sem obrigação de notificar quaisquer pessoas de tais alterações.

(3)

Conteúdo

Informação legal . . . . 2 Introdução . . . . 4 Tela inicial . . . . 5 Navegador de teste . . . . 5 Procura . . . . 5 Ordem . . . . 5

Exportação para arquivos . . . . 5

Exportar para arquivo de transferência / Importar arquivo de transferência . . . 5

Exportar todos os testes . . . . 5

Excluir . . . . 5 Atualizar resultados . . . . 5 Visualizar resultados . . . . 5 Etiquetagem . . . . 6 Importador . . . . 6 Licenciamento . . . . 6

Visualizar dados dinâmicos e de planeza . . . . 6

Definições . . . . 6

Utilizar formato de data local para relatórios . . . . 6

Exibir retilinidade como média em todas as execuções . . . . 6

Adicionar um logotipo de empresa personalizado para relatórios . . . . 7

Seleção da fonte . . . . 7

Servidores de banco de dados . . . . 7

Revisão e análise de dados . . . . 7

Test explorer . . . 7

Análise . . . . 7

Opções de gráficos . . . . 8

Destaques da característica da análise . . . . 8

Interação gráfica . . . . 8 Gerando relatórios . . . . 9 Copiar e Colar . . . . 9 Criação de um PDF . . . . 9 Relatório combinado . . . . 9 Gerador de relatório . . . . 9

Deslocamento do ponto zero . . . . 9

Aplicação do "deslocamento do ponto zero" . . . . 10

Reverter as definições de volta para o original . . . . 10

Comparar . . . . 10

Comparando arquivos de dados . . . . 10

Compensação de erro . . . . 10

Configuração . . . . 10

Salvar as definições da configuração . . . . 11

Carregar as definições da configuração . . . . 11

Visualização dos arquivos de compensação de erro no Explore . . . . 11

(4)

4

Introdução

A imagem abaixo destaca as principais áreas da interface do Explore. Utilize a página de conteúdo para ir até a respectiva seção.

1 Home

2 Comparação de capturas

3 Relatório combinado

4 Definições

5 Navegador de teste

6 Revisão e análise de dados

5

1

2 3 4

(5)

5

Tela inicial

A tela inicial permite que o usuário prepare um novo teste ou utilize um teste existente a partir do banco de dados. Para retornar à tela inicial a qualquer momento, selecione o ícone Tela Inicial na parte superior esquerda da tela.

Navegador de teste

O "navegador de teste" é uma área utilizada para o manuseio e seleção de resultados. Navegue através dos testes salvos no banco de dados e abra-os para análise ou exportação.

Procura

Rápida – Para o filtro rápido dos resultados de teste, utilize a caixa de procura disponível quando a área de procura não está ampliada.

Avançada – Amplia a área de procura para utilizar a procura avançada. Os resultados podem ser filtrados com base em vários critérios ao mesmo tempo.

Ordem

Clique com o botão esquerdo do mouse em uma categoria (título do teste, nome da máquina, eixo, etc) para organizar os testes com base na categoria escolhida. Clique novamente para alternar entre ordem crescente e decrescente. Para um carregamento rápido, as listas longas de registros de teste são divididas em páginas. O número de registros de teste por página pode ser ajustado em Definições.

Exportação para arquivos

Exporta os registros de teste para arquivos RTL, RTA e ST* selecionando um teste ou um grupo de testes e depois selecionando o ícone "exportar testes". Os arquivos exportados são compatíveis com o software Renishaw XCal-View. Para exportar arquivos que são compatíveis com formatos de arquivo mais antigos, vá para "Definições" > "aplicação" e marque a opção "Utilize as definições de exatidão do LaserXL antigo para exportação dos arquivos".

Exportar para arquivo de transferência / Importar arquivo de

transfe-rência

Para transferir registros de teste para um banco de dados CARTO em um computador diferente, selecione os registros de teste requeridos e selecione o ícone “Exportar para arquivo de transferência” na parte inferior direita da tela.

Exportar todos os testes

Para exportar todos os registros do banco de dados para um único arquivo .CARTO, selecione o botão “Exportar todos os testes” na parte inferior direita da tela.

O arquivo “.CARTO” pode então ser transferido para um computador diferente e em seguida importado para o novo banco de dados CARTO, pressionando o ícone “Importar arquivo de transferência”. Quando importar dados de um arquivo “.CARTO”, os registros de teste serão marcados automaticamente com um nome que diz quando eles foram importados (dd/mm/aa).

Excluir

Selecione um registro de teste e selecione o ícone "excluir" na parte inferior direita da tela. Registros de teste excluídos podem ser restaurados a partir da tela inicial.

Atualizar resultados

Quando os testes são salvos no Capture enquanto o "navegador de teste" está aberto, os novos testes não serão mostrados até que o Explore seja aberto na próxima vez ou o ícone "Atualizar" seja pressionado.

Visualizar resultados

Abra um registro de teste clicando duas vezes sobre ele com o botão esquerdo do mouse ou selecionando o ícone "Visualizar teste selecionado" quando o registro de teste está destacado.

(6)

6

Etiquetagem

As etiquetas podem ser adicionadas selecionando um registro de teste ou grupo de registros de testes e digitando o texto no campo "adicionar etiqueta", em seguida selecionando o ícone "Enter". Para adicionar mais registros de teste a um grupo etiquetado existente, selecione os novos registros de teste e utilize a lista suspensa para atribuir a etiqueta requerida. Quando um registro de teste é selecionado, todos os nomes de etiqueta associados a ele serão mostrados na "janela de etiquetas". Remova a associação entre um registro de teste e um nome de etiqueta deixando a seta do mouse sobre o nome e clicando na cruz vermelha que irá aparecer no lado direito.

Importador

O botão Importador na tela inicial permite que os usuários importem testes baseados em arquivos antigos para o banco de dados do CARTO. Esta

funcionalidade é fornecida para auxiliar o usuário a transferir do software LaserXL ou RotaryXL para o CARTO.

Ao clicar no botão “Pesquisar” no lado esquerdo, será solicitado ao usuário que defina a localização da pasta dos testes a serem importados . Os testes em que o “eixo em teste” esteja faltando serão exibidos em vermelho até que este tenha sido adicionado pelo usuário . Isto é efetuado utilizando o botão “Editar teste” no canto inferior direito da tela e selecionando uma letra na lista suspensa “Eixo em teste” . As etiquetas podem ser adicionadas durante o processo de importação da mesma maneira como descrito na seção “etiquetagem” . Os testes que já foram importados podem ser exibidos ou ocultados através do comutador “mostrar testes importados” .

Licenciamento

A funcionalidade está limitada a um período de 4 semanas. O uso adicional requer uma chave serial; entre em contato com o escritório Renishaw local.

Visualizar dados dinâmicos e de planeza

Os dados podem ser visualizados, mas não importados do software de captura LaserXL.

Podem ser visualizados:

• Dados dinâmicos baseados em tempo (arquivos .rtx) • Dados de deslocamento dinâmico (arquivos .rtd) • Planeza moody e grade (arquivos .rtn)

Definições

A primeira vez que o Explore é executado, a janela "Definições" será aberta automaticamente. Utilize as quatro guias "Definições" para especificar as suas preferências e depois clique em "Salvar". Estas definições podem ser alteradas a qualquer momento voltando a "Definições". Para escolher se os canais de erro serão denominados conforme formatos VDI 2617 ou ISO 230-1, assinale a caixa "exibir nomes dos canais de acordo com a norma ISO 230-1" na guia "aplicação".

Utilizar formato de data local para relatórios

Como padrão, será utilizado o formato de data ISO (AAAA - MM - DD) em relatórios PDF. Para alterar para um formato de data local, vá para a guia “aplicativo” e marque a caixa “utilize formato de data local para relatórios”.

Exibir retilinidade como média em todas as execuções

Para exibir as leituras de retilinidade como uma média em todas as execuções: • Vá para a guia de configuração avançada em definições.

• Marque a caixa “exibir como média em todas as execuções”.

Será exibido o valor médio dos resultados de retilinidade em cada posição em todas as execuções no:

• Gráfico RAW.

• Gráfico “2012 retilinidade Renishaw”. • Gráfico “Comparar”.

(7)

7

Adicionar um logotipo de empresa personalizado para relatórios

Selecione "Definições" > "aplicação" e procure por seu logotipo pessoal Nota: O tamanho do logotipo nos relatórios será 200 × 50 pixels. Se o logotipo não é deste tamanho, o software ajustará automaticamente o logotipo escolhido para caber no relatório.

O logotipo personalizado da sua empresa será exibido no canto superior direito do relatório impresso.

Seleção da fonte

Use o menu suspenso para selecionar a fonte que será utilizada quando forem criados relatórios em PDF.

Servidores de banco de dados

Se os usuários do CARTO estiverem utilizando uma rede compartilhada, é possível visualizar, imprimir, comparar e até mesmo exportar registros de teste (para arquivos) a partir de outro banco de dados CARTO na rede. O método para isto é: "definições" > "configuração do servidor" > "adicionar">. Devem ser inseridos os seguintes detalhes na configuração:

• Um nome para a configuração.

• Endereço de rede do computador ao qual vincular.

• Número de versão do CARTO do computador ao qual vincular. Entradas para a configuração de servidor também podem ser excluídas selecionando-as e pressionando o ícone "Excluir".

Revisão e análise de dados

Test explorer

O painel "test explorer", encontrado no lado esquerdo do software quando um teste é aberto, contém detalhes sobre o teste.

Medições – Exibe o "gráfico" e tabela de "dados em bruto" para o teste

selecionado. Ao visualizar o gráfico “Raw” de um canal de erro, há um comutador abaixo do gráfico para alterar se o canal está organizado em relação à posição ou ao tempo.

Informações sobre o teste – Contém detalhes sobre o teste selecionado. O título, operador, notas e o nome da máquina de um registro de teste podem ser editados (isto é indicado pelo símbolo de caneta junto a estes campos). Para editar o texto, clique com o botão esquerdo do mouse no campo, digite o novo texto e pressione o ícone "Salvar" no canto superior direito.

Condições ambientais – A guia "condições ambientais" resume os dados capturados pela unidade de compensação ambiental durante o teste (quando conectado). Clicar sobre um gráfico fornecerá mais informações e permitirá a impressão ou a criação de um arquivo PDF.

Análise

Abrir uma norma – Uma vez aberto um teste, é possível visualizar os dados utilizando uma das normas de análise internacionais suportadas no Explore. As normas de análise podem ser encontradas na coluna do lado esquerdo.

Normas de análise suportadas – ASME 5.54 1992, ASME 5.54 2005, GB/T 17421.2 2000, GB/T 17421.2 2016, ISO 230-2 1988, ISO 230-2 1997, ISO 230-2 2006, ISO 230-2, 2014, JIS B 6192 1999, ISO 10791-4 1998, JIS B; 6190-2 2008, Renishaw 2012, VDI 3441 1977, VDI 2617 Template 1989.

Alterando a visualização dos dados – Os dados podem ser visualizados em diferentes formatos utilizando as guias na parte superior do gráfico de dados. As opções de formato variam em função da norma de análise selecionada.

(8)

8 Habilitar e classificar as normas de análise – a janela "Habilitar e classificar

as normas de análise" permite aos usuários escolher quais normas de análise devem ser exibidas e alterar a sua ordem. Para alternar entre exibir ou ocultar a norma, selecione o símbolo do olho ao lado de cada norma. Para alterar a posição de uma norma de análise, selecione a norma para que seja destacada e pressione o ícone "mover para cima" ou "mover para baixo".

Opções de gráficos

Alterar o estilo do gráfico – Selecione o ícone "configuração de gráfico". Isso oferecerá ao usuário as seguintes opções:

a) Guia de escala – Selecione o tipo de escala desejado para os eixos X e Y de modo independente. As opções disponíveis são escala automática, manual ou manual centralizado.

b) Guia de exibição:

• Mostrar legenda - exibe as identificações das execuções no lado direito do gráfico.

• Mostrar grade - exibe uma "grade em segundo plano", sobre o gráfico relativo à escala.

• Preto e branco - altera todas as capturas do gráfico para preto e branco. • Espessura da linha - ajusta a espessura das linhas do gráfico.

• Estilo do marcador - selecione o estilo de marcador utilizado nos formatos RAW e gráfico Renishaw.

Destaques da característica da análise

Selecione uma característica de análise nas tabelas de resultados de análises para mostrar o resultado graficamente.

Interação gráfica

Ao analisar um teste no Explore, as seguintes opções estão disponíveis para personalizar o gráfico:

Mais ou menos "zoom" no cursor do mouse:

• Coloque o cursor do mouse sobre o gráfico e use a roda de rolagem. • Mantenha pressionada a tecla "controle", pressione a tecla + ou - para

aumentar ou diminuir o zoom.

Aplicar zoom na escala do eixo – Posicione o cursor do mouse no eixo desejado, clique no botão esquerdo e acione a roda do mouse.

Aplique o zoom em uma área selecionada manualmente:

• Segure a roda de rolagem do mouse e arraste para selecionar uma área para ampliar.

• Mantenha pressionada a tecla "controle", selecione e mantenha pressionado o botão direito do mouse e arraste para selecionar a área para ampliar.

Aplicar "visão panorâmica" para cima e para baixo na escala do eixo: • Posicione o cursor do mouse no eixo desejado, mantenha pressionado o botão

direito e arraste o eixo.

Aplicar "visão panorâmica" no gráfico:

• Posicione o cursor do mouse sobre o gráfico, mantenha pressionado o botão direito do mouse e arraste.

• Coloque o cursor do mouse sobre o gráfico e clique no botão esquerdo do mouse. Em seguida utilize a tecla "controle" e as teclas de seta.

Visualizar coordenadas do ponto e detalhes da série – Posicione o cursor sobre um ponto de captura no gráfico e segure o botão esquerdo do mouse para visualizar as informações.

(9)

9 Retornar para as configurações padrão:

• Coloque o cursor do mouse sobre o gráfico e clique duas vezes na roda de rolagem do mouse.

• Coloque o cursor do mouse sobre o gráfico, pressione a tecla Controle e clique duas vezes o botão direito do mouse.

• Coloque o cursor do mouse sobre o gráfico e selecione "controle-A". • Coloque o cursor do mouse sobre o gráfico e selecione a tecla "home"

Gerando relatórios

Os relatórios podem ser gerados utilizando os seguintes métodos:

• Copiando e colando os respectivos dados para outro aplicativo para edição. • Gerando um PDF formatado a partir do Explore.

Nota: O aplicativo Adobe® Reader ou programa similar deve estar instalado no PC para visualizar os relatórios PDF.

Copiar e Colar

Os dados no software podem ser copiados a partir de qualquer página onde aparece o símbolo de cópia.

Criação de um PDF

Um relatório PDF pode ser gerado a partir de qualquer tela de análise,

selecionando o ícone com o símbolo Adobe® . Isto permite a seleção de outras opções Adobe, como salvar e imprimir. Alternativamente, selecione o ícone "Imprimir" para ir diretamente para a impressão.

Relatório combinado

Pode ser criado um relatório PDF único, exibindo todos os seis canais de erros em um relatório.

1. Vá para o navegador de teste. 2. Selecione um registro de teste

3. Pressione o botão “relatório combinado” na parte superior direita da tela. 4. Marque as caixas relevantes para obter informações dos canais de erro desejados e selecione “visualizar pdf”. (ex. gráfico RAW, estatísticas RAW, GB/T 17421.2 2016 etc)

Gerador de relatório

Para gerar um relatório:

1. Vá para o navegador de teste 2. Abra um registro de teste 3. Selecione “mais”

Nota: para o sistema XM, selecione o grau de liberdade

4. Selecione “gerador de relatório” 5. Selecione “Opções”

6. Selecione “Imprimir” para criar um relatório PDF

Deslocamento do ponto zero

O "deslocamento do ponto zero" permite que os dados sejam deslocados de modo que a posição "0" exibida e efetiva seja diferente daquela definida no momento da captura dos dados. Isto pode ser útil para a compensação de erro de eixos rotativos.

(10)

10

Aplicação do "deslocamento do ponto zero"

1. Na parte inferior do painel "Test explorer" selecione o botão "Deslocamento do ponto zero".

2. A caixa de diálogo "Deslocamento do ponto zero" será exibida. 3. Configure o deslocamento do ponto zero conforme a necessidade.

Reverter as definições de volta para o original

Desmarque a opção "Aplicar deslocamento do ponto zero" para retornar às definições originais.

Comparar

Comparando arquivos de dados

A comparação de registros de teste pode ser útil para aplicações como a

comparação de dados antes e depois da compensação de erro ou a visualização dos efeitos do erro angular no posicionamento linear. Enquanto está na

Comparação de capturas, também é possível aplicar aos dados o deslocamento de ponto zero, remoção de inclinação e inversão do gráfico.

Para comparar arquivos: 1. Vá para o navegador de teste.

2. Selecione um ou mais registros de teste.

3. Pressione o botão “comparação de capturas” na parte superior direita da tela. 4. Na tabela na parte inferior da página, marque as caixas dos canais de erro do seu interesse.

• Podem ser acrescentados registros de teste adicionais à tabela selecionando o botão “Adicionar”.

• Os testes também podem ser removidos, selecionando o botão “redefinir” à esquerda da tabela.

• Para editar a forma como um canal de erro é exibido, selecione o canal de erro na tabela e faça os ajustes utilizando o painel à esquerda.

Nota: Quando são comparados diferentes tipos de erro, tais como linear e angular, será criado um eixo Y adicional para unidades angulares.

Compensação de erro

1. Amplie o painel "Test explorer" utilizando o ícone "expandir" no lado esquerdo da tela.

2. Selecione "Compensação de erro".

Configuração

Tipo de compensação:

• Unidirecional - Uma tabela de valores de compensação com um valor de folga (backlash)

• Bidirecional – Valores separados para os sentidos de ida e volta. Tipo de cálculo:

• Incremental - Fornece valores calculados em relação ao ponto de compensação anterior.

• Absoluto – Fornece valores calculados nos pontos definidos pelo usuário em relação à posição de referência.

Resolução – A resolução dos valores de compensação produzidos.

Convenção de sinal – Configura os valores de saída "Como erros" ou "Como compensação". Inverte o sinal dos valores de compensação produzidos. Tipo:

Há dois formatos de compensação de erro disponíveis: LEC.REN e LEC2.REN. Escolha o formato que melhor se adapta aos requisitos do seu comando de máquina.

(11)

11 Posição de referência – A posição do eixo onde o ponto zero da compensação é

aplicado.

Início – A posição inicial no eixo em que a compensação é aplicada. Fim – A posição final no eixo em que a compensação é aplicada. Espaçamento – O espaçamento entre cada ponto de compensação.

Nº de pontos – Em vez de especificar o espaçamento da compensação, pode ser especificado o número de pontos de compensação.

Salvar as definições da configuração

Se as definições da configuração forem necessárias para futuras aplicações, elas podem ser salvas com o ícone “Salvar”.

Carregar as definições da configuração

O ícone “Carregar configuração” pode ser usado para carregar uma configuração de compensação salva anteriormente.

Visualização dos arquivos de compensação de erro no Explore

Depois de concluídas as definições de configuração, selecione o ícone “Gerar”. Os dados da compensação de erro podem então ser visualizados no formato “Tabela de compensação” ou no formato “Compensação gráfica”.

Na visualização da compensação gráfica, o gráfico exibido mostrará os resultados os dados capturados originais bem como o “desempenho previsto da máquina após a compensação”.

Salvar o arquivo de Compensação de Erro

Depois que a compensação de erro foi gerada, selecione a opção “Exportar” para salvar o arquivo de compensação. Selecione um local para salvar o arquivo de compensação.

(12)

*F-9930-1038-07*

Para contatos em todo o mundo, visite www.renishaw.com.br/contato

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

 Buscar nos manuais pedagógicos, orientações para tentar solucionar o problema de pesquisa do presente trabalho. Ou seja, elucidar que propostas de ensino em

O Alto Estrutural Juruena Teles Pires é separado a sul do Graben do Caiabis por um sistema de falhas normais denominadas de lineamento Apiacás, pois passa próximo a cidade homônima,

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Após a capitulação jurídica e validação por parte do Delegado de Polícia responsável pelo atendimento virtual, o sistema pode viabilizar a inserção de informações