• Nenhum resultado encontrado

GERMINAÇÃO DE SEMENTES IMATURAS E CRESCIMENTO VEGETATIVO DE Casearia sylvestris POR Trichoderma spp. 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GERMINAÇÃO DE SEMENTES IMATURAS E CRESCIMENTO VEGETATIVO DE Casearia sylvestris POR Trichoderma spp. 1"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GERMINAÇÃO DE SEMENTES IMATURAS E CRESCIMENTO VEGETATIVO DE

Casearia sylvestris POR Trichoderma spp.

1

AGUIAR, A. R. de

2

; KONIG, F.

2

; MACHADO, D. F. M.

3

; TEDESCO, S. B.

4

;

SILVA,

A. C. F. da

4

1

Trabalho de Pesquisa _Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

2

Curso de Agronomia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

3

Curso de Pós Graduação em Agrobiologia, Universidade Federal Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

4

Professor (a) da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria RS, Brasil E-mail: andiagossi@yahoo.com.br

RESUMO

O objetivo do trabalho foi verificar o potencial de Trichoderma spp. na promoção da germinação de sementes imaturas e no crescimento vegetativo de Casearia sylvestris. O experimento foi desenvolvido na ausência e presença de pó biológico da mistura de isolados de Trichoderma spp. Os tratamentos foram dispostos no delineamento inteiramente casualizado, com dez repetições, sendo dez sementes por repetição. A avaliação constou da porcentagem de emergência de plântulas e da altura das plântulas em centímetros. Verificou-se que a mistura dos isolados de Trichoderma spp. não promoveu a germinação de sementes imaturas de C. sylvestris, mas promoveu o crescimento vegetativo desta espécie.

Palavras-chave: Casearia sylvestris; Trichoderma spp.; Germinação; Crescimento

vegetativo.

1. INTRODUÇÃO

Casearia sylvestris Swartz é uma espécie arbórea de pequeno porte pertencente à

família Salicaceae, nativa de alguns estados brasileiros. No Rio Grande do Sul é conhecida popularmente por café-de-bugre, cafezeiro-do-mato, carvalhinho, guaçatunga, dentre outros. O nome genérico Casearia é em homenagem ao missionário holandês Casearius (CAMARGO, 2007).

A espécie ocorre com grande freqüência nas formações secundárias, como capoeiras e capoeirões, embora seja preferencial dos sob-bosques dos pinhais. Possui de 4

(2)

a 6 m de altura, com tronco de 20 a 30 cm de diâmetro. Folhas persistentes, um tanto assimétricas, glabras ou ásperas, brilhantes em cima, dotadas de glândulas visíveis por transparência em todo o limbo, de 6 a 12 cm de comprimento por 3 a 5 cm de largura (CAMARGO, 2007; LORENZI, 1992).

A espécie é amplamente utilizada na medicina popular brasileira. As folhas são utilizadas principalmente para o tratamento de queimaduras, ferimentos, herpes e pequenas injúrias cutâneas. O chá das folhas é usado no combate à bronquite asmática. Análises fitoquímicas indicam a presença de óleo essencial em suas folhas, o que justifica seu emprego como cicatrizante, anti-séptico, antimicrobiano e fungicida. Tanto as folhas, quanto a casca e as raízes são consideradas tônicas, depurativas, reumáticas e anti-inflamatórias. C. sylvestris é também recomendada nos reflorestamentos destinados ao repovoamento de áreas degradadas (FACANALI, 2007; GLUFKE, 1999; LORENZI, 1992; NETO; MORAIS, 2003; POTT et al., 2004).

A principal forma de propagação da espécie é por meio de sementes, cuja viabilidade germinativa é curta. As sementes não apresentam dormência, não necessitando, portanto, de tratamentos pré-germinativos. A emergência ocorre em 20 a 40 dias, a taxa de germinação geralmente é baixa, estando entre 10 a 50%. A espécie germina tanto na luz, como no escuro alcançando maiores taxas de germinação em temperaturas constantes de 20° ou 25° C. (CARVALHO, 2007; FURLAN, 1996; LORENZI, 1992; ROSA; FERREIRA, 2001;).

Além dos fatores climáticos, como luz, temperatura e umidade, há outros fatores que interferem sobre a germinação e a produção de plantas. A rizosfera, região onde o solo e as raízes das plantas entram em contato, apresenta um número elevado de microrganismos que influenciam o crescimento e a produção das plantas. De acordo com o efeito que causam nos vegetais, os microrganismos são classificados como prejudiciais, benéficos ou neutros (LUCON, 2009).

Dentre os microrganismos benéficos estão aqueles que possuem a capacidade de melhorar a germinação de sementes, o crescimento e a produção de plantas. Eles ocorrem de forma natural nos ecossistemas e, de certa forma, diminuem os efeitos maléficos causados pelos microrganismos prejudiciais às plantas. Dentre os efeitos benéficos estão o biocontrole de fitopatógenos e a promoção de crescimento vegetal (LUCON, 2009).

O biocontrole de fitopatógenos e maior crescimento vegetal podem ser alcançados através de práticas de manejo para favorecer antagonistas nativos e também através da introdução de microrganismos selecionados (MELO, 1998). Os isolados podem ser

(3)

introduzidos antes ou no momento do plantio de forma preventiva. A aplicação pode ser feita nas sementes, no substrato ou no sulco de plantio. A introdução do agente também pode ser feita em matérias orgânicas que serão incorporadas antes do transplante das mudas. Neste caso o objetivo é reduzir, destruir ou inibir as estruturas de repouso de fitopatógenos presentes, reduzindo o seu potencial de inóculo (LUCON, 2009).

Espécies de Trichoderma são os agentes de biocontrole e promotores de crescimento mais estudos no Brasil. Isso se deve ao fato de serem facilmente isolados, cultivados e multiplicados, colonizando com eficiência o sistema radicular de diversas plantas (LUCON 2008; MORANDI; BETTIOL, 2009). Linhagens desse fungo antagonista vêm recebendo grande atenção na pesquisa devido à sua versatilidade de ação, através da associação ou não de parasitismo, antibiose e competição; além da sua ação como indutoras de resistência de plantas contra doenças e como promotoras de crescimento vegetal (MELO, 1998; HARMAN, 2000).

A promoção de germinação e crescimento pela aplicação de Trichoderma spp. foi inicialmente relacionada ao controle de microrganismos prejudiciais presentes no solo. Algumas linhagens aumentam a superfície total do sistema radicular, possibilitando um maior acesso aos elementos minerais. Outras são capazes de solubilizar e disponibilizar para a planta o fósforo, ferro, cobre, manganês e zinco do solo. Também podem melhorar os mecanismos ativos de absorção e aumentar a eficiência da planta para utilizar alguns nutrientes importantes, como o nitrogênio (LUCON, 2009).

Diversos estudos mostram o potencial de Trichoderma spp. na promoção de germinação e crescimento de espécies cultivadas, contudo, existem poucas pesquisas envolvendo espécies florestais nativas. Sob essa perspectiva, a ampliação de pesquisas envolvendo interações entre espécies florestais nativas com interesse ecológico, econômico e social e os microrganismos promotores de crescimento se faz necessária, a fim de reduzir a exploração extrativista de florestas nativas e disponibilizar metodologias visando a reposição de mudas e a conservação de recursos genéticos vegetais.

2. METODOLOGIA

Os experimentos foram realizados no Laboratório de Cultura de Tecidos e Laboratório de Interação Planta-Microrganismos do Departamento de Biologia, Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, em Santa Maria/RS.

(4)

Os frutos foram coletados no campus da Universidade Federal de Santa Maria. Após a extração das sementes imaturas, estas foram armazenadas sob refrigeração a ± 10°C até a montagem dos experimentos. Os isolados de Trichoderma spp. utilizados neste trabalho foram provenientes da micoteca do Laboratório de Interação Planta-Microrganismos da UFSM, sendo pertencente à Trichoderma viride, o isolado TSM 1, e pertencente à

Trichoderma harzianum, os isolados 2B2 e 2B22.

A aplicação de Trichoderma spp. foi realizada através de pó biológico, o qual foi misturado ao substrato antes da semeadura. O preparo do pó biológico foi baseado em Ethur (2002). Discos de meios de cultura BDA (batata-dextrose-ágar) contendo micélio e esporos de cada isolado foram inoculados sobre 50 g de arroz umedecido com 75 mL de água destilada, previamente esterilizados em autoclave a 120 °C por 40 min. em sacos de polipropileno de 500 mL. Os sacos contendo o arroz com os discos de BDA foram mantidos em temperatura ambiente por 15 dias, para a colonização do arroz. Após, realizou-se a secagem deste material, utilizando-se envelopes de papel em estufa a 40ºC (± 5 ), sendo, então, o arroz triturado em liquidificador e peneirado em peneira de 40 meshes separando-se o pó fino. Depois da produção dos pós dos três isolados, separando-separadamente, foi determinado o número de UFC’s (unidades formadoras de colônia), e então se procedeu a mistura dos mesmos, sendo utilizado a mesma concentração de esporos por grama de pó de cada isolado, formando um mix de pó biológico, o qual foi utilizado no experimento.

As sementes foram inoculadas em bandejas contendo 220 g/cubete do substrato, sendo que, tanto a semeadura quanto a inoculação do pó biológico procedeu-se no mesmo dia, sendo a concentração do pó biológico 4g/Kg de substrato. As bandejas foram mantidas em câmara de crescimento com temperatura de ± 25ºC e fotoperíodo de 12 horas. A irrigação foi realizada diariamente, sendo 40 mL de água destilada por parcela. A avaliação constou da porcentagem de emergência de plântulas, nove semanas após a inoculação e da altura das plântulas em centímetros, medida da superfície do solo até o ápice das plântulas ao final de cinco meses.

O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com dez repetições por tratamento e 10 sementes por repetição. Foram avaliados dois tratamentos: T1 – sementes imaturas + Trichoderma spp.; T2 – sementes imaturas sem Trichoderma spp. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade.

(5)

Os resultados referentes à porcentagem de emergência mostram que, para as sementes imaturas, os isolados de Trichoderma spp. não promoveram a germinação, sendo que o tratamento em que foi aplicado o pó biológico obteve uma média de 30% de emergência e o tratamento controle, sem adição do pó, obteve uma média de 24% de emergência. Isso pode ter ocorrido, entre outros fatores, devido a microrganismos patogênicos presentes nas sementes e/ou no substrato, os quais segundo Lucon (2009), podem ser prejudiciais à semente. A ocorrência de fungos prejudiciais em sementes, segundo Kruppa e Russomanno (2008), causa efeitos prejudiciais que vão desde falhas na germinação à morte de plântulas.

O fato do pó biológico ter sido aplicado no momento da semeadura, pode ter sido um dos motivos dos isolados de Trichoderma spp. não terem promovido a germinação de sementes. O curto período de tempo pode não ter sido suficiente para o antagonista desenvolver os seus mecanismos de ação, uma vez que, segundo Bitencourt e Homechin (1998), diversos gêneros fúngicos estão associados às sementes de C. Sylvestris, dentre eles, fungos patogênicos como Alternaria spp. e Periconia spp. Contudo, os isolados de

Trichoderma spp., utilizados neste experimento, não reduziram a germinação das sementes

imaturas de C. sylvestris, como ocorreu em estudos de Ousley et al. (1993), que observaram que alguns isolados de T. harzianum auxiliaram e outros inibiram a germinação de sementes de alface.

Os dados referentes ao crescimento de plântulas de C. Sylvestris, demonstrados na tabela 1, mostram que o tratamento em que foi aplicado os isolados de Trichoderma spp. diferiu estatisticamente do tratamento controle, sem aplicação dos antagonistas. Os isolados de Trichoderma spp., utilizados neste experimento, promoveram o crescimento vegetativo desta espécie, demonstrando a sua eficiência em desenvolver mecanismos que promovam e auxiliem a promoção de crescimento de plantas.

Tabela 1: Média do crescimento de plântulas de Casearia sylvestris

Crescimento médio (cm) Com Trichoderma spp. 15,02 a

Sem Trichoderma spp. 7,48 b

Médias seguidas por letras diferentes diferem entre si a nível de 5% de significância pelo teste de Tukey.

(6)

Em estudo realizado por Fortes et al. (2007) foi observado que a sobrevivência de microestacas de um clone de Eucalyptus sp. aumentou por meio do tratamento com isolados de Trichoderma spp. e também promoveu um aumento na porcentagem de enraizamento. Filho et al.(2008) concluíram que o isolado CEN 262 de T. harzianum proporcionou maior índice de desenvolvimento de partes aéreas de mudas de Eucalyptus

urophilla.

Entretanto, embora haja registros de trabalhos envolvendo a interação entre

Trichoderma spp. e espécies florestais, a maior parte dos estudos está voltada para culturas

agrícolas, a exemplo do milho, feijão, arroz, tomate, pepino, entre outras (ETHUR, 2002; HARMAN, 2004; HOYOS-CARVAJAL, 2009; REZENDE et al., 2004). Sob esta perspectiva, os resultados obtidos com a interação entre isolados de Trichoderma spp. e C. Sylvestris encorajam a realização de pesquisas envolvendo microrganismos e espécies florestais nativas.

4. CONCLUSÃO

A presença dos antagonistas T. viride, isolado TSM1, e de T. Harzianum, isolados 2B2 e 2B22, promove o crescimento vegetativo de plantas de Casearia sylvestris oriundas de sementes imaturas em ambiente controlado.

REFERÊNCIAS

BITENCOURT, L. F.; HOMECHIN, M. Avaliação da qualidade sanitária de sementes de guaçatonga (Casearia sylvestris Swartz – Flacourtiaceae) por três métodos de incubação. Revista Brasileira de Sementes. v. 20, n. 1, p. 233 - 236, 1998.

CAMARGO, J.L.C.; FERRAZ, I.D.K.; PROCOPIO, L.C. Castanha-de-macaco Cariniana micrantha Ducke. Informativo Técnico Rede de Sementes da Amazônia, Manaus, n.15,p.2, 2007.

CARVALHO, P. E. R. Cafezeiro-do-mato - Casearia sylvestris. Circular Técnica 138. Colombo, PR:

EMBRAPA FLORESTAS, 2007. Disponível em:

<http://www.cnpf.embrapa.br/publica/circtec/edicoes/Circular138.pdf>. Acesso em 12 abr 2010.

ETHUR, L. Z. Avaliação de fungos como antagonistas para o biocontrole de Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) de Bary em pepineiro cultivado em estufa. 2002. 100 f. Dissertação (Mestrado no Programa de

(7)

FACANALI, R. Ecologia de populações de espécies prioritárias para conservação e uso: um estudo de caso, usando como modelo a Casearia sylvestris Sw. Monografia. UNICAMP, 2004.

FILHO, M.R.C. et al. Avaliação de isolados de Trichoderma na promoção de crescimento, produção de ácido indolacético in vitro e colonização endofítica de mudas de eucalipto. Boletim de pesquisa e desenvolvimento 226. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2008.

FORTES, F. de O.; ET AL. Promoção de enraizamento de microestacas de um clone de Eucapyptus sp. por Trichoderma spp. Revista Árvore. v.31, n 2, p 221-228, 2007.

FURLAN, M. R. Aspectos agronômicos em plantas medicinais. In: DI STASI, L. C. (Org). Plantas medicinais: arte e ciência. Um guia de estudo interdisciplinar. São Paulo: Editora Estadual Paulista, 1996. p. 157 – 168.

GLUFKE, C. Espécies florestais recomendadas para recuperação de áreas degradadas. Porto Alegre: FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 1999.

KRUPPA, P. C.; RUSSOMANNO, O. M. R. Fungos em plantas medicinais, aromáticas e condimentares – solo e semente. Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Vegetal. Número 93. 2008. Instituto Biológico de São Paulo. Disponível em: <http://www.biologico.sp.gov.br/artigos_ok.php?id_artigo=93>. Acesso em 31 mai 2010.

HARMAN, G. E. Myth and dogmas of biocontrol changes in perceptions derived from research on Trichoderma harzianum T-22. Plant Disease, v.84, p.377-393, 2000.

HARMAN, G.E. et al. Interactions between Trichoderma harzianum Strain T22 and maize inbred line Mo17 and effects of these interactions on diseases caused by Pythium ultimum and Colletotrichum

graminicola. Plant Physiology. v.94, n.2, p.146 - 153, 2004.

HOYOS-CARVAJAL, L. et al. Growth stimulation in bean (Phaseolus vulgaris L.) by Trichoderma. Biological control. v.51. p.409–416, 2009.

LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa, SP: Editora Plantarum, 1992. p. 115.

(8)

Acesso em: 30/7/2011.

LUCON, C.M.M. Trichoderma no controle de doenças de plantas causadas por patógenos de solo. n.77, Ago. 2008. Disponível em: http://www.biologico.sp.gov.br/artigos_ok.php?id_artigo=77. Acesso: 30/07/2011.

MELO, I. S. de. Agentes microbianos de controle de fungos fitopatogênicos. In: MELO, I. S. de. AZEVEDO, J. L. de. (editores). Controle biológico. v. 1. Jaguariúna: EMBRAPA, 1998. p. 17-60.

MORANDI, M.A.B.; BETTIOL, W. Controle biológico de doenças de plantas no Brasil. In: BETTIOL, W; MORANDI, M.A.B. Biocontrole de doenças de plantas: uso e perspectivas (editores). Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente. p.07-14, 2009.

NETO, G. G.; MORAIS, R. G. de. Recursos medicinais de espécies do cerrado de Mato Grosso: um estudo bibliográfico. Acta Bot. Bras. v. 17, n. 4, p. 561-583, 2003.

OUSLEY, M. A.; LYNCH, J. M.; WHIPPS, J. M. Effect of Trichoderma on plant growth: a balance between inhibition and growth promotion. Microbial Ecology. v. 26, p. 277-285,1996.

POTT, A.; et al. Plantas úteis à sobrevivência no Pantanal. IV Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-econômicos do Pantanal, Corumbá – MS. 2004. Disponível em: <http://www.cpap.embrapa.br/agencia/simpan/sumario/palestras/ArnildoPott.PDF>. Acesso em 14 abr 2010.

REZENDE, M. de L. Et al. Inoculações de sementes de milho utilizando o Trichoderma harzianum como promotor de crescimento. Ciênc. agrotec. v. 28, n. 4, p. 793-798, 2004.

ROSA, S. G. T. da; FERREIRA, A. G. Germinação de sementes de plantas medicinais lenhosas. Acta Bot. Bras. v. 15, n. 2, p. 147 – 154, 2001.

Referências

Documentos relacionados

Proposing a complementary approach to attain continuity of the metric entropy map with respect to the dy- namics, we will demand the existence of a dominated splitting that is

Às dispu- tas entre estados são suscetíveis de serem solucionadas por acordos que só deveriam ser decididas pela guerra, instituição que HEGEL considerava ao mesmo tempo

Table 7 presents the 20 features obtained using the GLCM, in which few chosen features have vital information regarding the tumor section, which further can be

Platão, mais fiel observador das leis da natureza, quiz conciliar os dois instinctos que dominam a hu- manidade: o instincto da conservação e o desejo de ser feliz. D'ahi esta

Não se pode portanto concluir por uma relação evidente entre a noção de autonomia destes autores e as teorias liberais (discutidas no caps. 3 e 4), até porque em

Ainda que as formulações femi- nistas sobre linguagem dos anos de 1970 não tenham sido totalmente modifi cadas, é possível dizer, segundo Cameron (1998), que elas não são