• Nenhum resultado encontrado

IFC-CAS ONLINE: UM ESTUDO DE ANÁLISE QUANTITATIVA DE PUBLICAÇÕES NO PORTAL DO CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IFC-CAS ONLINE: UM ESTUDO DE ANÁLISE QUANTITATIVA DE PUBLICAÇÕES NO PORTAL DO CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

IFC-CAS ONLINE: UM ESTUDO DE ANÁLISE QUANTITATIVA DE PUBLICAÇÕES NO PORTAL DO CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO

Autores: Laila da Silva SCHEFFER; Matheus dos Santos SALAZAR; Matheus Lorenzato BRAGA.

Identificação autores: Aluno-Campus Avançado Sombrio; Aluno-Campus Avançado Sombrio; Orientador-Campus

Avançado Sombrio. Introdução

Analiticamente, os usuários da Internet demonstram impaciência na busca por informações, se esta não ocorrer instantaneamente com o resultado desejado. Ainda, segundo (NIELSEN, 1997), “se não conseguirem descobrir como usar um website em aproximadamente um minuto, concluem que não vale gastar seu tempo nele”. Sendo assim, um website bem projetado deve conter conteúdos significativos, informações pertinentes e boa navegabilidade, a fim de auxiliar o usuário a encontrar o que procura.

O empenho em analisar a Internet garante a contribuição de um importante meio de comunicação, de modo que busca a melhoria pela gestão da qualidade das informações. A prática de utilizar a Internet como forma de comunicação se tornou tão importante quanto qualquer outra mídia de comunicação existente. Conforme expõe Moran (1997), “cada um pode dizer nela o que quer, conversar com quem desejar, oferecer os serviços que considerar convenientes.”

A forma de representação da atualidade, de um veículo de informação como um website, pode ser identificada pelo usuário mediante a verificação de aspectos como data da última atualização do site como um todo ou data da última atualização de uma página específica que está sendo disponibilizada (Furquim, 2004). Em outras palavras, como propõe Harris (1997) “uma fonte que seja correta hoje (não ontem)”.

Ao longo dos anos, o Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio vem demonstrando dificuldades em manter o website da instituição constantemente atualizado. Esse fato ocorre devido à falta de funcionários disponíveis para a prática de atualização da página, ocasionando na obsolescência e rudimentariedade, não condizendo com a situação real. A divulgação, exposição e publicação de atividades desenvolvidas pelo Campus se dá, principalmente, através de painéis na própria instituição. No entanto, como forma de expor informações referentes às atividades, é disponibilizado um site referenciado no endereço eletrônico http://sombrio.ifc.edu.br/.

Diante deste contexto, o presente trabalho procura descrever o Projeto “IFC-CAS Online” – executado no período de Abril a Novembro de 2016 – existente no

Campus Avançado Sombrio, através da constatação de resultados obtidos em atividades

realizadas por alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, contribuindo à iniciativa dos alunos e ampliando o desenvolvimento do conhecimento tecnológico, sem perder de vista a contribuição dada à comunidade.

Material e Métodos

O IFC-CAS On-line é um projeto de extensão de tecnologia da informação do

Campus Avançado Sombrio, que possui caráter complementar à educação formal e

busca através de atividades práticas de atualização e manutenção do website do

(2)

outros centros acadêmicos. Desta forma, proporcionando ao aluno-bolsista a experiência de uma atividade profissional e a compreensão do saber técnico.

As atividades desenvolvidas no projeto foram divididas em quatro etapas: planejamento, execução, avaliação e resultados.

A etapa de planejamento compreende o processo realizado após a aprovação do projeto, sendo assim, escolhidos os bolsistas e definido o local para a prática das atividades. Além disso, compreende as revisões de materiais bibliográficos e identificação da atual situação do ambiente do website, a fim de facilitar o entendimento por parte dos alunos. Assim, foram apresentadas as ferramentas e linguagens utilizadas na atualização do site institucional. Através de aulas introdutórias, os alunos puderam compreender as linguagens HTML, PHP e CSS. Para a configuração e manutenção do ambiente atual do website do Campus Avançado Sombrio é utilizada a ferramenta WordPress. Esta é um aplicativo de gerenciamento de conteúdo, que visa a criação de blogs e sites via web, se baseia na linguagem de programação PHP com integração ao banco de dados MySQL (WordPress, 2016).

A segunda etapa, a de execução, está inferida no decorrer do período definido no projeto, a qual se baseia na realização das atividades práticas de atualização, com inserção de avisos, editais, notícias e portarias no site do Campus Avançado Sombrio. Para dar praticidade e usabilidade a esta etapa, um endereço de e-mail institucional foi disponibilizado aos participantes, o qual serviu de suporte para centralizar a comunicação entre os envolvidos. Vale ressaltar ainda que, nesta etapa, todas as atividades desempenhadas foram acompanhadas e supervisionadas pelo professor orientador.

A terceira etapa, a de avaliação, compreende considerando todos os aspectos e pessoas envolvidas no decorrer do projeto. Sendo assim, as unidades avaliadas foram: os bolsistas, as atividades de atualização do site e quantitativo de postagens publicadas.

E, por fim, a quarta e última etapa, a de resultados. Esta se baseia reportando os principais resultados obtidos, as avaliações e um balanço das atividades realizadas no decorrer do projeto.

Resultados e discussão

Através do e-mail criado, as informações a serem publicadas eram encaminhadas para posterior inserção no website. Desta forma, auxiliou na troca de informações oferecendo suporte a quaisquer esclarecimentos e comprovou a eficácia e importância dos procedimentos normalmente adotados. Além disso, aderiu a uma padronização do fluxo de informações e mensagens referentes à prática de atualização do website.

A certificação das metodologias utilizadas auxiliaram a lidar com a atividade geral e causaram um impacto significativo. Uma das atividades desempenhadas foi a alteração do layout do website do Campus. No comparativo das Figura 1 e Figura 2, pode-se perceber a mudança visual realizada na página do Curso Técnico em Hospedagem, tornando-a em uma página mais agradável.

(3)

A Figura 3 exibe o total de postagens publicadas no período referente a Janeiro e Setembro, no ano de 2016. É possível observar que, a partir da iniciação do projeto, em Abril deste ano, houve um aumento notável na quantidade de publicações. Entretanto, a queda existente de Março para Abril ocorreu devido a etapa de planejamento. Nesta, ficou definida a prioridade nas alterações do layout apresentados nas figuras anteriores. Em consequência do recesso escolar de inverno pode-se perceber uma diminuição de publicações no mês de Julho.

Figura 1: Antigo layout da página do Curso Técnico em Hospedagem.

Figura 2: Novo layout da página do Curso Técnico em Hospedagem.

(4)

A Figura 4 possibilita realizar uma análise comparativa entre as publicações nos anos de 2014, 2015 e 2016, nos meses de Abril a Setembro. Em todos eles, com exceção do mês de Abril, como já explicado anteriormente, há uma diferença significativa no número de postagens.

Conclusão

Assim, diante desta realidade, o objetivo do presente trabalho foi apresentar um estudo analítico quantitativo resultante do projeto de extensão “IFC-CAS Online”, procurando demonstrar sua efetividade no decorrer do período vigente. A partir dos resultados obtidos foi possível perceber que alcançou resultados satisfatórios, atendendo de maneira organizada e de forma tecnológica, toda a comunidade escolar.

Com o projeto, os bolsistas alcançaram um amplo conhecimento que só receberiam no ano seguinte, já que não faz parte do plano de ensino técnico de 2016. Este também se tornou o desafio do projeto, pois era preciso uma pesquisa de conceitos extraclasse para superar a escassez de conhecimento na área de desenvolvimento web. Além dos conhecimentos teóricos e práticos obtidos, o projeto proporcionou aos alunos

Figura 4: Quantitativo de Publicações nos anos 2014, 2015 e 2016. Figura 3: Publicações entre Janeiro e Setembro de 2016.

(5)

uma contribuição profissional que acarretará em reconhecimento futuro, acompanhado de um complemento no histórico escolar.

Portanto, é possível evidenciar que há uma necessidade de continuação do projeto, pois o mesmo atingiu os objetivos propostos. Além disso, como trabalho futuro entende-se necessário comprovar a efetividade do projeto na visão dos funcionários da instituição.

Referências

FURQUIM, Tatiana de Almeida, 2004. Fatores motivadores de uso de site web: um estudo de caso, 48-54. (http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n1/v33n1a06). Acesso: 16/09/16. HARRIS, R, 1997. Evaluating Internet research sources (http://www.virtualsalt.com/evalu8it.htm). Acesso: 14/09/16.

MORAN, José Manuel, 1997. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, 1-8, ago. 1997. (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-19651997000200006&script=sci_arttext). Acesso: 20/09/16.

NIELSEN, Jakob. 2000. Projetando websites. Designing Web Usability. Elsevier, RJ. 432p.

WORDPRESS, 2016. WordPress.org Brasil. (http://br.wordpress.org/). Acesso: 29/09/16.

Referências

Documentos relacionados

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da