• Nenhum resultado encontrado

30 de Maio, Quinta-feira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "30 de Maio, Quinta-feira"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

FESTA VERDE

Locais

Praça da Liberdade e Praça S. João Baptista

Horário

9H30 às 12H30

Organização

Câmara Municipal de Almada, Plano de Ação Cultural

O centro da cidade de Almada acolhe mais uma animada edição da Festa Verde, uma grande celebração feita por milhares de crianças de Escolas, Jardins de Infância e Instituições Particulares de Solidariedade Social de todo o Concelho. Uma manhã colorida e participada onde se mostram, trocam e vendem os produtos que plantaram e colheram nas suas hortas e jardins pedagógicos, ao longo do ano.

Concursos, jogos, oficinas e muita animação fazem parte do programa da Festa.

30 de Maio, Quinta-feira

OFICINAS

“PLANTAR AROMÁTICAS NA CIDADE”

Local

Casa Municipal do Ambiente

Horário

14H00 às 16H30 e 17H00 às 19H30

Organização

Câmara Municipal de Almada

Parceiro

AGROBIO, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica

Um pequeno logradouro ou varanda pode ganhar uma nova vida e utilidade se criar nesse espaço um canteiro de plantas aromáticas. Venha aprender os principais cuidados e recomendações para este seu novo projeto e descobrir as muitas utilizações que estas plantas podem ter na sua cozinha e para o seu bem-estar.

Cada oficina tem 2h30 de duração, está limitada a 20 participantes e requer inscrição prévia.

MERCADO BIOLÓGICO DE ALMADA

Local

Junto ao Chafariz do Largo Alfredo Diniz, Cacilhas

Horário

14H00 às 20H00

Organização

AGROBIO e Câmara Municipal de Almada Um novo mercado de rua que acontece todas as quartas-feiras em Cacilhas e que reúne uma seleção de produtores biológicos da região. Fruta, legumes, ervas aromáticas, azeite, mel, pão e muito mais, tudo de agricultura biológica certificada. Uma ótima sugestão para fazer as compras, depois do dia de trabalho no regresso a casa, se utiliza o terminal de transportes de Cacilhas. Se não usa, apareça na mesma!

(3)

1 de Junho, Sábado,

Dia Mundial da Criança

OFICINA DE CONSTRUÇÃO

DE CAIXAS-NINHO

Local Parque da Paz Horário 9H00 às 12H00 Organização

Câmara Municipal de Almada

Parceiro

SPEA, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Uma manhã diferente e próxima da Natureza para passar com família e amigos.

Nesta oficina prática serão abordadas algumas noções básicas sobre a construção de caixas-ninho que poderão atrair aves como chapins, carriças e trepadeiras para o seu jardim. A iniciativa inclui ainda um passeio guiado pelo Parque da Paz para observação das muitas aves que vivem neste pulmão da cidade.

Traga binóculos e espírito de explorador! Oficina gratuita com inscrição prévia obrigatória. Atividade limitada a 20 participantes.

APRESENTAÇÃO

DE PAINÉIS INFORMATIVOS

“AVES DO PARQUE DA PAZ”

Local

Parque da Paz

Horário

Durante a manhã

Organização

Câmara Municipal de Almada

Ao longo do ano, podem ver-se no Parque da Paz mais de 70 espécies de aves. Entre guarda-rios, garças, peneireiros, chapins e poupas, muitas são as aves que habitam ou ocorrem neste espaço verde da cidade. Para dar a conhecer esta valiosa biodiversidade, a partir deste dia existirão 2 painéis temáticos com informação sobre as aves terrestres e aquáticas mais fáceis de observar neste Parque.

3 de Junho, segunda-feira

CAMINHADA PELOS DIREITOS

DAS CRIANÇAS

Local

Parque da Paz (Ponto de Encontro no Parque de Estacionamento do Chegadinho)

Horário

10H00 às 13H00 e 15H00 às 18H00

Organização

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Almada

Informações e inscrições

CPCJ de Almada, tel. 21 274 46 79

A Caminhada pelos Direitos da Criança pretende ser um grande convívio onde o objetivo é, a par da promoção da vida saudável, alertar a todos para a promoção dos direitos e proteção das crianças e valorizar o seu papel na comunidade. Decorrerão duas caminhadas, uma de manhã e outra de tarde. A ação dirige-se a grupos organizados de crianças dos 3.º e 4.º anos de escolaridade de escolas e instituições do concelho. A participação implica inscrição prévia e cada caminhada está limitada a 75 participantes.

(4)

5 de Junho, Quarta-Feira

FÓRUM 21 DA CRIANÇA

Local

Teatro Municipal de Almada

Horário

10H00 às 12H00

Organização

Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável da Câmara Municipal de Almada

Para participar

Por convite ou contacte a organização. Mais uma edição do Parlamento dos Pequenos Deputados, onde as crianças

de Almada apresentam aos mais altos representantes da Autarquia as suas preocupações, sugestões e desejos para o futuro de Almada e do Planeta.

As melhores ideias que saem deste importante Fórum são depois integradas

e materializadas, sempre que possível, no Plano de Atividades anual da Autarquia.

MERCADO BIOLÓGICO DE ALMADA

Local

Junto ao Chafariz do Largo Alfredo Diniz, Cacilhas

Horário

14H00 às 20H00

Organização

AGROBIO e Câmara Municipal de Almada Venha visitar o primeiro mercado biológico regular da margem sul do Tejo e descobrir produtos mais amigos do planeta e da sua saúde.

6 de Junho, Quinta-Feira

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

“LUIS QUINTA: 25 ANOS DE FOTOGRAFIA

NATUREZA EM PORTUGAL |ALMADA,

ENTRE O MAR E O RIO”

Local

Museu da Cidade e Parque da Paz

Organização

Câmara Municipal de Almada

Abertura ao público de uma fantástica exposição de instantes fotográficos únicos que exibe o rico e diversificado património natural de Almada e do país. As fotos são do mais prestigiado fotógrafo de Natureza português, o almadense Luis Quinta. A exposição é composta por dois núcleos: “25 anos de fotografia”, onde é exibida uma seleção de fotos tiradas por todo o território nacional ao longo da sua carreira, e o núcleo “Almada, entre o Mar e o Rio”, onde são revelados momentos naturais captados em Almada pelo autor.

O ato de inauguração, no Museu da Cidade, conta com a presença de Luís Quinta que fará uma visita guiada pela exposição dando a conhecer histórias e segredos escondidos nestas imagens ímpares.

Ecoteca de Almada

Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental da CMA

Rua Bernardo Francisco da Costa, 40 2800-029 Almada Tel. 21 272 25 18 ecoteca@cma.m-almada.pt www.m-almada.pt/ambiente Organização: Informações e inscrições:

(5)

Durante uma manhã, o c

entro de Almada

transforma-se num gr

ande e colorido mer

cado

ao ar livre, f

eito pelas crianç

as do concelho

.

Venha desc

obrir a Festa

(6)

29 de Maio, Quarta-feira

A Festa Verde regressa para a sua 17.ª edição. Almada irá receber mais uma vez esta grande iniciativa de rua dinamizada com a participação de milhares de crianças de Escolas, Jardins de Infância e Instituições Particulares de Solidariedade Social, e Associações de Pais e Encarregados de Educação. Um mercado de troca, venda dos produtos que plantaram e colheram nas suas hortas e jardins pedagógicos, ao longo do ano lectivo, exposições, concursos, desfiles, oficinas e muita animação fazem parte do programa desta grande festa da agricultura, da alimentação saudável e consumo sustentável.

ESTÃO TODOS

CONVIDADOS A APARECER!

FESTA VERDE

Uma iniciativa municipal

… que se constitui como um momento privilegiado de interacção entre a comunidade educativa e a comunidade local.

… que dá visibilidade aos projectos de educação ambiental no domínio das hortas e jardins pedagógicos, dinamizados por escolas, jardins-de-infância da rede pública e instituições particulares de solidariedade social muitos deles integrados e apoiados no âmbito do Plano de Acção Cultural.

… que procura contribuir para a consciencialização da população para a necessidade do consumo equilibrado, baseado em práticas sustentáveis e para promover o contacto intergeracional através de uma actividade dinamizada pela comunidade educativa e diversificar as abordagens a projectos desta natureza.

(7)

Praça da Liberdade 9H30

Venda e troca de produtos

Experimente os produtos locais de hortas e jardins pedagógicos como batatas, salsa, alfaces e limões, doces e produtos manuais feitos por escolas, jardins-de-infância, instituições particulares de solidariedade social e associações de pais e encarregados de educação.

Concurso para a eleição da “Melhor barraquinha e equipa”

Feirinha de usados

Uma oportunidade para trocar e vender brinquedos, livros, brinquedos, jogos e objetos em bom estado, e assim participar na reutilização desses objectos.

Animação de rua

Dinamização: Trupilariante

Seres da floresta voam até à Festa Verde e dão a conhecer a sua beleza e magia.

Praça S. João Baptista 9H30

Exposição e Concurso “Espantalho e Casas-ninho”

Exposição e Concurso “Relógios de Sol” Atelier “O Astro Rei”

Dinamização: NaturAnima

Um atelier que dá a conhecer os mistérios do sol e como fazer um relógio de sol para celebrar o Dia Nacional da Energia.

Atelier”Mãos à Horta”

Dinamização: MadScience

Os mais novos, que irão aprender a conhecer diferentes solos, sementes, plantas, animais e as ferramentas necessárias para ajudar a criar uma bela horta.

Atelier “Biodiversidade”

Dinamização: NaturAnima

Uma espreitadela sobre a biodiversidade através do reconhecimento de elementos do mundo animal e vegetal e de como poderemos contribuir para a conservação das espécies.

Atelier “Contrução de ninhos para aves do Parque da Paz”

Dinamização: Miguel Barros

Miúdos e graúdos terão oportunidade de participar na construção de ninhos para oferta e instalação no Parque da Paz.

Atelier “Conhecer plantas úteis”

Dinamização: NaturAnima

São muitas as plantas que podemos utilizar, aromáticas, medicinais, para culinária e para cosmética. Como reconhecê-las através do cheiro, da textura, da forma e do sabor?

Atelier “Bicharada reutilizada”

Dinamização: NaturAnima

A partir de materiais usados e muita imaginação podem nascer animais amigos da horta como joaninhas, minhocas, ouriços e abelhas.

Jogo “ABC das Hortas”

Dinamização: Zoia

De A a Z o que sabem os participantes sobre hortas e plantas?

Um jogo de sorte e conhecimento.

Jogos “Qualidade de Vida e Sustentabilidade”

Dinamização: Projeto “Qualidade de Vida e

Sustentabilidade: Educar a Pares”, Escola Secundária Emídio Navarro

Jogos temáticos e atividades demonstrativas sobre recolha seletiva de lâmpadas e outros materiais.

10H30

Animação

Animação musical por escolas e Instituições Desfile de moda “Lixo de luxo – Cria a tua própria Moda”, com o tema

“Os amigos da Horta”

11H30

Atribuição dos prémios

“Melhor barraquinha e equipa” “Melhor Espantalho e Casa-ninho” “Melhor Relógio-de-Sol” Desfile de Moda “Lixo de luxo - - Cria a tua própria Moda”

(8)

AE Anselmo de Andrade - EB1/JI Feliciano Oleiro AE Anselmo de Andrade - EB1/JI N.º 1 Pragal AE D. António da Costa - EB1/JI Cataventos da Paz

AE do Miradouro de Alfazina - Escola Básica Miradouro de Alfazina AE Elias Garcia - Escola Básica Elias Garcia

AE Elias Garcia – EB1 Miquelina Pombo AE Carlos Gargaté- EB/JI Louro Artur AE Carlos Gargaté- EBI Carlos Gargaté AE Costa Caparica - EB1/JI Vila Nova Caparica AE Trafaria - EB1/JI Cremilde Castro e Norvinda Silva

AE Francisco Simões - Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI Maria Rosa Colaço AE Prof. Ruy Luis Gomes - EB1/JI N.º 2 Laranjeiro

AE Vale Rosal - Associação de Pais da Escola Básica de Vale Rosal AIPICA – JI Bento Gonçalves

AIPICA - Creche e Jardim de Infância do Raposo e JI Liberdade Associação Almadense Rumo ao Futuro

Centro Comunitário de Promoção Social Feijó Centro Comunitário de Promoção Social do Laranjeiro CERCISA – Centro Educacional

Centro Paroquial Padre Ricardo Gameiro - Centro Comunitário Centro Paroquial Padre Ricardo Gameiro - Centro Comunitário Renascer

Centro Paroquial Padre Ricardo Gameiro - Creche e Jardim de Infância da Ramalha Centro Paroquial Padre Ricardo Gameiro - Equipamento Bairro

Centro Paroquial Padre Ricardo Gameiro - Jardim Infantil da Romeira Centro Paroquial Padre Ricardo Gameiro - Projeto Agir e Fazer o Futuro Centro Social e Paroquial de Almada

Centro Social e Paroquial de Vale Figueira Centro Social e Paroquial do Cristo Rei

Centro Social e Paroquial do Cristo Rei - Sector Jovem

Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição da Costa da Caparica Creche e Jardim de Infância 1.º de Maio

Creche Popular do Monte de Caparica Escola Secundária Emídio Navarro

GIRA - Grupo de Intervenção e Reabilitação Ativa

Santa Casa da Misericórdia de Almada/Centro Arco-Iris do Centro Comunitário PIA 1 Santa Casa da Misericórdia de Almada/Complexo “A Casinha”

Santa Casa da Misericórdia de Almada/Centro Social da Trafaria

Santa Casa da Misericórdia de Almada/Lar de Crianças e Jovens D. Nuno Alvares Pereira

Colaboração e Apoios:

AGENEAL – Agência Municipal de Energia de Almada Bombeiros Voluntários de Almada

PSP – Polícia de Segurança Pública de Almada

Informações e inscrições:

Câmara Municipal de Almada

Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável Tel.: 21 272 2518 |Fax: 21 272 2519

Almada21@cma.m-almada.pt

www.m-almada.pt/ambiente

Organização conjunta:

Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável Departamento de Educação e Juventude

Departamento de Cultura Departamento de Ação Desportiva Divisão SocioCultural

Referências

Documentos relacionados

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Os substratos que demonstraram maiores IVG foram vermiculita e papel filtro, sendo que a vermiculita também propiciou maior porcentagem de germinação, indicando que esse substrato