• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DA BAHIA Prefeitura Municipal de Araçás Praça da Matriz, n 160, Centro, CEP: CNPJ nº /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DA BAHIA Prefeitura Municipal de Araçás Praça da Matriz, n 160, Centro, CEP: CNPJ nº /"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESTADO DA BAHIA

Prefeitura Municipal de Araçás

Praça da Matriz, n° 160, Centro, CEP: 48.108-000 CNPJ nº 16.131.088/0001-10

GABINETE DA PREFEITA 

 

Lei Nº 279, de 09 de janeiro de 2018.

“Autoriza o Poder Executivo a instituir o programa denominado “Bolsa Família Municipal” para conceder ajuda de custo às famílias de baixa renda residentes no Município de Araçás que se enquadram nos requisitos desta lei, e dá outras providencias.”

A PREFEITA MUNICIPAL DE ARAÇÁS, no uso de suas atribuições,

autorizada pelo art. 64 da Lei Orgânica Municipal, faz saber que a Câmara de Vereadores aprova e eu sanciono a seguinte Lei:

Artigo 1° - Fica instituido o "BOLSA FAMÍLIA MUNICIPAL" no

Município de Araçás/BA, Programa de complementação de renda familiar, a ser coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo como objetivos:

I.Garantir a formação intelectual das crianças e adolescentes das famílias, de forma a assegurar-lhes alguns instrumentos que ajudem a romper com o círculo de reprodução da pobreza; II.Complementar a renda das famílias, de modo que estas

possam atender as necessidade básicas de seus membros; III. Garantir a permanência das crianças e adolescentes na rede

escolar para que tenham um desempenho melhor;

IV.Reduzir o número de crianças em situação de rua e/ou das participantes de atividades remuneradas;

V.Melhorar a qualidade da alimentação das famílias beneficiadas.

Paragrafo Único - As famílias integrantes do Programa do BOLSA

(2)

município de Araçás, participarão de atividades socioeducativas nas áreas de saúde, educação, assistência social e capacitação profissional, promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com outras Secretarias, entidades não-governamentais e empresas privadas.

Artigo 2º - Fará jus ao recebimento do BOLSA FAMÍLIA MUNICIPAL

as seguintes famílias:

I. As residentes e domiciliadas no Municipio de Araçás, há no mínimo 02 (dois anos);

II. Cuja renda per capita mensal seja inferior a 1/2 (meio) salário mínimo, excluindo desse cômputo os valores recebidos através do “Programa Bolsa Família Federal”;

III. Que tenham filhos ou dependentes entre 0 (zero) e 16 (dezesseis) anos de idade, desde que estejam matriculados em escolas públicas ou particulares, com frequência escolar igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), mediante comprovação prévia por meio de documentação específica.

§1°- Para efeitos do BOLSA FAMÍLIA MUNICIPAL - Programa de

complementação de Renda no município de Araçás, considerar-se-á como família, o núcleo de pessoas formado por, no mínimo, um dos pais ou responsável legal, filhos e/ou dependentes com idade entre 0 (zero) e 16 (dezesseis) anos, que estejam sob tutela ou guarda, devidamente formalizadas por juízo competente, bem como parentes ou outros individuos que residam com o grupo sob o mesmo teto, por vínculo civil ou afetivo, e que contribuam economicamente para sua subsistência.

§ 2° - Para o enquadramento na faixa etéria, será considerada a idade

da criança em número de anos completados até o primeiro dia do ano em que ocorrer sua participação no Programa de que trata esta Lei.

Artigo 3° - O valor do benefício a ser repassado mensalmente por meio do

Bola Família Municipal será de R$ 80,00 (oitenta reais) por família, devendo esse valor ser anualmente corrigido pelo IPCA-E.

(3)

§ 1° - O pagamento do benefício será feito mediante crédito bancário, em conta da Caixa Econômica Federal do Brasil de titularidade do responsável legal cadastrado no Programa.

Artigo 4º - A comprovação de renda, para fins de participação do

Programa, levará em conta a soma dos rendimentos brutos de todos os membros da família, oriundos do trabalho e/ou de outras fontes de qualquer natureza, excluindo desse cômputo os valores recebidos através do “Programa Bolsa Família Federal”.

Parágrafo Único – A aferição da comprovação da renda será realizada no

momento do cadastro inicial da família e em qualquer fase do Programa, a critério da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Artigo 5° - Para se habilitar no Programa, as famílias deverão cumprir os

requisitos previstos no artigo 2° desta lei, cumulativamente, devendo ainda apresentar os seguintes documentos:

I. - Certidão de nascimento e /ou documento de guarda ou tutela, expedido pelo juízo competente, dos dependentes entre 0 ( zero) e 16 (dezesseis) anos, que residam com o responsável;

II. - Comprovação de residência e domicílio no município de Araçás, por no mínimo 02 (dois) anos, através da apresentação de carnê do Imposto Predial e Territorial urbano - IPTU, contas de energia elétrica e água tratada, ou por outros meios julgados aptos pela Secretaria de Assistência Social;

III. - Certidão ou documentos de matrícula de todas os dependentes entre 4 (quatro) e 16 (dezesseis) anos em escolas públicas ou particulares, neste último caso, desde que possuam bolsa de estudo integral;

IV. - Comprovação de rendimentos brutos da família, através da apresentação de recibos, contracheques, carteira profissional, declaração do empregador, do tomador de serviços ou de próprio punho, na hipótese de atividade eventual ou econômica informal e outras, julgados adequados pela Secretaria de Assistência Social; V. - Carteira de identidade ou certidão de casamento do responsável

(4)

pelas crianças e/ou adolescentes e do respectivo companheiro, se houver;

VI. - Termo de compromisso e responsabilidade, no qual o responsável pela família declarará que tem conhecimento das regras do Programa e se sujeitará às sansões decorrentes da falsa informação prestada para fins de obtenção do benefício, previstas no art. 10º desta Lei.

§ 1° - O prazo de validação dos documentos acima mencionados será

estabelecidos pela Secretaria de Assistência Social.

§ 2° - Os cadastros das famílias beneficiárias do Programa e a

documentação comprobatória das informações deles constantes serão mantidas nos arquivos municipais pelo prazo de 10 (dez) anos.

Artigo 6°- O benefício mencionado no artigo 3° desta Lei será concedido

pelo período de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado, desde que mantidas as condições que permitem a inclusão da família beneficiada no Programa e cumprida as cláusulas firmadas no Termo de Compromisso e Responsabilidade.

Parágrafo Único – As famílias estarão sujeitas à avaliação sistemática e

controle periódico, na forma determinada pela Secretaria de Assistência Social.

Artigo 7° - O Programa será implantado gradativamente, observada a

disponibilidade de recursos financeiros, de forma a priorizar as comunidades com maior índice de exclusão social, baseado na conjugação dos seguintes fatores: maior índice de violência, maior taxa de desemprego e menor renda familiar.

Artigo 8º - A implantação do Programa conferirá prioridade às famílias em

situação de extrema pobreza, observando-se os seguintes critérios, pela ordem, sem prejuízo do disposto no caput do artigo 1° desta lei:

I. - Menores faixas de renda per capita;

(5)

em estado de desnutrição;

III. - Filhos ou dependentes menores de 16 (dezesseis) anos e portadores de necessidades especiais;

IV. - Maior número de filhos e /ou dependentes menores de 16 (dezesseis) anos;

V. - Filhos ou dependentes menores de 16 (dezesseis) anos, sob medidas nos artigos, 99 a 112 da Lei Federal n° 8.069/90;

VI. - Dependentes idosos ou portadores de necessidades especiais; bem como as pessoas que façam uso de medicamentos controlados e que comprovem a falta de condições financeiras de adiquirir os medicamentos com recursos próprios.

VII. - Ter parte da renda familiar comprometida com pagamento de aluguel ou morar em área de risco e insalubres.

Parágrafo único – A renda familiar per capita referida no inciso I deste

artigo será determinada pelo resultado da soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família, dividia pelo respectivo número de componentes, excluídos apenas os valores provenientes de Programas Federais.

Artigo 10° - Será excluído do Programa, pelo prazo de 02 (dois) anos, ou

definitivamente, se reincidente, a família cujo o responsável prestar declaração falsa ou usar de qualquer outro meio ilícito para a obtenção das vantagens oriundas do Programa.

§ 1°- Sem prejuízo das sanções penais cabíveis, o beneficiário que gozar ilicitamente do auxilio será obrigado a efetuar o ressarcimento integral da importância recebida indevidamente, corrigida na forma disposta na legislação aplicável.

§ 2° - Ao Servidor Público que concorra para a concessão ilícita do beneficiário, aplicar-se-á, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas cabíveis, multa equivalente ao dobro dos rendimentos ilegalmente pagos, corrigidos na forma prevista na legislação aplicável.

Artigo 11°- A Prefeitura Municipal de Araçás buscará firmar Termo de

Cooperação com a Secretaria Estadual da Educação, visando à implantação de mecanismo semelhante aos estabelecidos no artigo

(6)

anterior, para o acompanhamento mensal dos alunos da rede estadual de ensino.

Artigo 12° - O Programa contará com uma Comissão de Apoio, constituída

pelos titulares ou representantes dos seguintes órgãos governamentais: I. Secretaria de Assistência Social, que a presidirá;

II. Secretaria Educação; III. Secretaria de Saúde.

IV. Um representante do poder legislativo V. Um representante do conselho tutelar;

VI. Um representante do sindicato da Agricultura Familiar

§ 1°- A comissão mencionada neste artigo terá por atribuições o continuo acompanhamento, a realização de avaliação e a formulação de sugestões objetivando o aperfeiçoamento do Programa;

§ 2° - Os membros da Comissão e seus suplentes serão indicados pelos titulares dos órgãos representados.

§ 3°- A comissão reunirar-se-á com a presença da maioria de seus membros, mediante convocação de seu Presidente, ou por solicitação da maioria de seus componentes, dirigida à mesma autoridade.

§ 4° - As decisões da Comissão serão tomadas por maioria simples de votos, cabendo ao seu Presidente o voto ordinário e, no caso de empate, o de qualidade.

§ 5°- As atividades exercidas pelos membros da Comissão serão consideradas como relevantes ao serviço público, não sendo remuneradas.

Artigo 13° - Para fins da implementação, implantação e operacionalização

do Programa Instituído nesta Lei e sua adequação à Lei do Plano

Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentarias e Lei Orçamentária Anual, fica o Poder Executivo autorizado a promover transposições, créditos

suplementar e especial, na forma do disposto no artigo 167 da Constituição Federal e na Lei Federal n° 4.320/64.

(7)

Artigo 14° - As despesas do Programa instituídos nesta lei correrão à conta

das seguintes dotações orçamentárias:

Artigo 15° - O BOLSA FAMÍLIA MUNICIPAL – Programa de implementação

de renda no município de Araçás, instituído no artigo 1° desta Lei, será consignado ao Plano Plurianual, nas Diretrizes Orçamentarias e na lei Orçamentaria, na Unidade Orçamentaria da Secretaria de Assistência Social.

Artigo 16° - O Poder Executivo regulamentará a presente Lei no prazo de 90

(noventa) dias, após a sua publicação.

Artigo 17° - Esta Lei entra em vigor na data de 01 de Janeiro de 2019. GABINETE DA PREFEITA DO MUNICÍPIO DE ARAÇÁS, em 09 de

janeiro de 2019.

Maria das Graças Trindade Leal

Prefeita Municipal UG    021002    021002  FONTE  42  00    ELEMENTO  33.90.48.00  33.90.48.00  ATIVIDADE  8.244.4.2052  8.244.4.2052 

Referências

Documentos relacionados

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Analisando-se os resultados, observou-se que, logo na primeira avaliação aos 8 dias de armazenamento, em ambiente refrigerado, o tratamento testemunha já

Serve o presente relatório para descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante o Estágio Profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

Os Autores dispõem de 20 dias para submeter a nova versão revista do manuscrito, contemplando as modifica- ções recomendadas pelos peritos e pelo Conselho Editorial. Quando

A amostra foi composta por 3.075 idosos do banco de dados do Projeto Fibra UNICAMP, os quais foram avaliados por meio de questionário sociodemográfico,

Em uma amostra de oito indivíduos, observaram, pelas telerradiografias em norma lateral pré-cirúrgica imediata e pós-cirúrgica tardia, alta correlação entre o movimento do ponto