• Nenhum resultado encontrado

SMS Marketing. Manual Clube Turismo JULHO / 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SMS Marketing. Manual Clube Turismo JULHO / 2012"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

JULHO / 2012

Clube Turismo Matriz

Av. Pres. Epitácio Pessoa, 724, Torre CEP 58040-000 João Pessoa / PB

www.clubeturismo.com.br

Manual Clube Turismo

“Mais eficaz do que TV, rádio, panfleto, outdoor ou qualquer mídia criada pelo homem. Nada se compra à praticidade de uma mensagem de celular. Afinal, o celular está no bolso do seu futuro cliente.”

SMS Marketing

(2)

2

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

ÍNDICE

PÁGINA

1. Apresentação ...3

2. Porque usar o SMS Marketing ?...3

2.1 Agilidade ...3

2.2 Alta taxa de leitura ...4

2.3 Fidelização de clientes ...4

2.4 Melhor relação custo x benefício ...5

(3)

3

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

1. APRESENTAÇÃO

O SMS é um meio de comunicação com ligação direta, personalizada, instantânea, interativa e que geralmente está junto aos clientes 24 horas por dia. Estas características credenciam o seu uso como um ferramental importante do Marketing de Relacionamento, absolutamente "1 to 1".

O uso das mensagens curtas no celular (SMS ou Short Message Service) como ferramenta de relacionamento com clientes cresceu significativamente no último ano por conta da descoberta dos benefícios e diferenciais deste novo serviço pelos profissionais de marketing.

A Clube Turismo é uma das pioneiras na área de “viagens e turismo” a utilizar esta ferramenta na fidelização e capacitação de novos clientes. Nos tópicos a seguir, explicaremos como nosso fraqueado poderá utilizar este sistema de maneira eficaz e objetiva, aumentando assim, os índices de sucesso de suas campanhas.

2. PORQUE USAR O SMS MARKETING ?

2.1 Agilidade na comunicação.

O SMS é um dos meios de comunicação mais eficientes nos casos em que a informação transmitida precisa chegar rápido ao seu destinatário (o tempo médio do envio de um SMS até o recebimento no celular é de até 10 segundos).

Exemplo:

Uma promoção de passagens aéreas em que nem sempre temos tempo para ligar pra cada cliente comunicando da promoção. Quando se trata de uma promoção relâmpago, muitas vezes o envio por email nem sempre é lido pelo cliente em tempo hábil para que ele aproveite a promoção ou, na maioria das vezes, a mensagens são bloqueadas pelos programas ANTI SPAM.

(4)

4

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

2.2 Alta taxa de leitura.

Sem desmerecer o uso email marketing como forma de comunicação direta com o cliente, pesquisas já revelaram que as taxas de leitura das mensagens não podem ser comparadas com as do SMS.

Exemplo 1:

Quando compramos listas de milhares ou até milhões de emails para divulgarmos nossas promoções na qual o vendedor destas listas “promete” retorno e satisfação garantidas, o que observamos é que, além dos servidores detectarem a prática de SPAM e bloquearem nossos sites (como já ocorreu algumas vezes devido ao mal uso deste serviço por alguns franqueados), a taxa de abertura destes email é de no máximo 3%. Grande parte dos email são bloqueados pelos programas ANTI SPAM e outra grande parte é simplesmente ignorada pelo internauta pois este não optou em receber o email que enviamos. se atingie precisa ser lida no momento do recebimento (a taxa de leitura de um SMS é de quase 100%).

Exemplo 2:

Ainda falando sobre email marketing, a forma de obter uma maior taxa de abertura são daqueles email dos clientes que voluntariamente se cadastraram em nosso website ou diretamente em nossa loja. Este cliente optou em receber nossos emails e já estabeleceu um vínculo inicial com nossa marca. Mesmo assim, o que observamos quando acompan-hamos a taxa de abertura de emails enviados a nossos clientes, temos uma média de 20% dos emails lidos. Os demais são simplesmente descartados ou passam desapercebi-dos no meio a tantos emails de ofertas e promoções que poluem a caixa de email do cli-ente.

Taxa de leitura do SMS:

Como todos sabem, o celular hoje é um “companheiro” inseparável do seu proprietário, e este, por sua vez, fica atento a qualquer barulho, vibração ou alerta visual em seu apa-relho. Quando um desses sinais é ocorre e assim que é percebido, em uma reação quase que automática e intuitiva, gerada por uma das mais antigas características do homem, a curiosidade, ele pega o celular, abre a mensagem e a lê. Isto faz com que a taxa de leitura de um SMS seja de aproximadamente 97%. Se a mensagem (promoção), naquele mo-mento, for do interesse do cliente, as estatísticas comprovam que o retorno é imediato.

(5)

5

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

2.3 Fidelização de clientes

Receber uma mensagem de texto no celular, informando que seu produto está pronto para ser retirado após um conserto, ou que um documento que você deu entrada está pronto, mostra a preocupação da empresa com o cliente, e agiliza o contato, oferecendo assim maior interatividade entre os serviços hoje prestados pela sua empresa e o cliente final. Agora imagine o que podemos fazer, por exemplo, no nosso segmento de viagens e tur-ismo, em nosso sistema de SMS Marketing é possível agendar uma mensagem para qual-quer data e horário que desejarmos. Imagine agora, no momento em que nosso consultor está finalizando uma venda de um pacote de viagem para uma família que vai viajar ao exterior, ele, obviamente, saberá a data e o horário de retorno de viagem da família, e deve, ao concluir o atendimento, imediatamente agendar um SMS de *pós venda, sem que o cliente precise saber que a mensagem está sendo agendada.

Esta estratégia de não avisar ao cliente que estamos agendando a mensagem, é funda-mental para o “momento do encantamento”, onde após uma longa viagem ao exterior com a família, o cliente se sentirá especial ao sentir que foi lembrado pela agência justa-mente no dia do retorno de viagem ao receber mensagens do tipo:

“Olá Sr. Ricardo, esperamos que tenha feito uma excelente viagem. Estamos a disposição para ouvi-lo e conte sempre conosco nas próximas viagens.”

Outros exemplos de mensagens que podem ser pré-agendadas e que oferecem excelen-tes resultados na fidelização de clienexcelen-tes, são mensagens de: aniversário, feliz natal, feliz ano novo, entrega de brindes, etc.

2.4 – Melhor relação custo x benefício

O serviço de SMS não é grátis, porém, a relação custo x benefício, se compararmos a outras formas de marketing, é bem mais vantajosa. Cada SMS disparado, custa em média

R$ 0,15 centavos, a vantagem é que, na maioria dos casos, já há uma relação prévia entre empresa e cliente, ou seja, as mensagens são disparadas para o público interessado no assunto, que em nosso caso, são promoções em viagens.

(6)

7

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

3. COMO UTILIZAR O SISTEMA SMS CLUBE TURISMO

O sistema de SMS Marketing da Clube Turismo foi desenvolvido sob uma plataforma alta-mente intuitiva e fácil de utilizar, em um ambiente totalalta-mente WEB e personalizado, nosso sistema pode ser acessado de qualquer computador com conexão a internet e as mensa-gens disparadas de forma instantânea.

1º Passo:

O franqueado deve solicitar login e senha através do email:

comercial@clubeturismo.com.br que serão criados em um prazo de até 48h.

2º Passo:

O sistema deve ser acessado através do portal, www.clubeturismo.com.br/portal e no menu principal escolher a opção SMS MARKETING.

(7)

8

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

3º Passo:

Com login e senha criados, o franqueado já pode dar início ao cadastro de clientes, clicando no link “Ferramentas de SMS”

(8)

9

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

É aconselhável que o franqueado cadastre seus clientes em um mesmo grupo, para quando enviar uma mensagem promocional, ela possa ser enviada para todos de uma vez só, agilizando assim, todo o processo.

Cadastrando um contato

O cadastro de clientes deve ser feito um a um, da seguinte forma: • No menu esquerdo deve clicar em “gerenciador de contatos”

(9)

10

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

Deve clicar no botão “NOVO” para abrir uma nova janela onde devem ser preenchidos obrigatoria-mente os campos:

GSM (é o numero do celular do cliente)

Ex:

551199234467 Observe que deve ter obrigatoria-mente o código do país 55, o DDD 11 e o numero do celular 9923-4467. Números inseridos de forma diferente não serão validados pelo sistema.

(10)

11

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

Nome:

Apenas o primeiro nome do cliente com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas.

Obs:

Não é aconselhável inserir o sobrenome do cliente para evitar que o limite de caracteres seja atingido.

Telefone:

deve ser repetido o mesmo numero que foi inserido no campo GSM

(11)

12

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

Após preencher esses dados, deve clicar no botão “CRIAR” e o cadastro deste cliente estará finalizado.

(12)

13

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

4º passo - Criar um grupo

Até então, o novo cliente cadastrado não está inserido em nenhum grupo. Para inseri-lo em um grupo, devemos criar um. Segue as orientações para criar um grupo:

(13)

14

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

• No campo “Nome do novo grupo” devemos criar um nome de acordo com o tipo do grupo.

Ex:

Se o grupo a ser criado for um grupo com todos os clientes da agência, podemos colocar o nome do grupo de “CLIENTES”. Após inserir o nome do grupo, clicar no botão ”CRIAR”.

(14)

15

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

• Criado o grupo “CLIENTES”. Agora você pode marcar todos os clientes cadastrados no sistema e transferi-los para este grupo da seguinte forma.

(15)

17

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

(16)

18

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

• Clicar no nome do grupo que deseja inserir os contatos;

• Abrirá uma nova janela com todos os conta-tos cadastrados.

Agora é só marcar os contatos que deseja trans-ferir para o grupo e clicar no botão “Adicionar ao grupo”.

(17)

19

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

• Pronto, todos os contatos selecionados foram transferidos para o grupo desejado. Este mesmo procedimento deve ser realizado quando novos cadastros de clientes forem realizados.

5º passo – Enviando mensagens

As mensagens podem ser enviadas de forma individual, ou seja, para um contato especí-fico, ou podem ser enviadas para todo um grupo de uma vez. O processo é praticamente o mesmo para os 2 casos:

(18)

20

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

Envio de mensagem individual

• No menu superior, deve clicar em “Ferramentas de SMS”

(19)

21

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

• No campo “CORPO DO TEXTO” deve ser digitada a mensagem, que deve ser a mais curta e objetiva possível, para que não ultrapasse o limite permitido;

• Logo abaixo, no campo “DESTINATÁRIOS”, você poderá marcar o contato para qual deseja enviar a mensagem;

(20)

22

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

• ou pode digitar o telefone do contato no quadro “Numeros GSM” e clicar no botão abaixo “INSERIR”. Lembre-se que, ao digitar o numero de telefone do contato, este deve seguir o padrão “551199228833”;

• Com a mensagem já escrita e o contato já inserido, o último passo é clicar no bota

(21)

23

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

• Abrirá uma nova janela com os dados para confirmação, após conferir, é só clicar no botão e confirmar o envio;

(22)

24

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

Envio de mensagem para um GRUPO

• No menu superior, deve clicar em “Ferramentas de SMS”

(23)

26

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

• No campo “CORPO DO TEXTO” deve ser digitada a mensagem, que deve ser a mais curta e objetiva possível, para que não ultrapasse o limite permitido.

• Logo abaixo, no campo “DESTINATÁRIOS”, selecionar, no quadro do lado esquerdo, a opção “Grupos”.

(24)

27

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

• Aparecerá a lista de grupos cadastrados pela sua agência. Marque o(s) grupo(s) para os quais deseja enviar a mensagem e clique no botão “Adicionar Grupos”

(25)

28

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

• Pronto, a mensagem está pronta para ser enviada e o último passo é clicar no bota

“ENVIAR”.

• Abrirá uma nova janela com os dados para confirmação, após conferir, é só clicar no botão e confirmar o envio.

(26)

29

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

Obs:

Os grupos podem conter quantos cadastros forem necessários. Quando um grupo é selecionado para envio de uma mensagem, todos os cadastrados neste grupo rece-berão a mensagem.

A vantagem em utilizar o envio em grupo, é que com apenas um clique, todos os con-tatos receberão a mensagem, não importa se o grupo tem 20 ou 3.000 clientes ca-dastrados.

(27)

30

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

4. DICAS IMPORTANTES SOBRE O CADASTRO DE GRUPO

Segue abaixo dicas importantes para uma boa organização do sistema de grupos de sua agência:

• Você pode criar quantos grupos achar necessário

• Os grupos devem ser criados para agrupar contatos que possuem os mesmo interessem em comum.

Por exemplo:

Grupo “CLIENTES” deve ser um grupo com todos os clientes da agência, este grupo, por se tratar de um grupo de clientes generalizados, ou seja, de todas as classes sociais, devem receber mensagens preferencialmente de descontos em passagens aéreas. • Grupo “Excursão Porto de Galinhas”: se sua agência está montando um grupo para uma excursão a um determinado local, você pode criar um grupo específico para cadastrar os clientes que já compraram o pacote e assim estabelecer um canal de co-municação eficaz quando for necessário o envio de informações sobre dados da viagem, como lembrete de horário de saída da excursão, documentos a serem levados, etc.

• Grupo “Empresas”: se sua agencia trabalha com mercado corporativo, pode criar um grupo com todos os contatos das pessoas responsáveis pela compra de passagens de cada empresa, geralmente são as secretárias ou alguém designado para esta função. Com este grupo, você pode enviar mensagens específicas de interesse dos seus clientes empresas, ou pode cadastras todos os funcionários da empresa em um outro grupo chamado “Funcionários da xxxxxx”, com este grupo, você pode criar cam-panhas de incentivo junto a diretoria da empresa e enviar mensagens só para os fun-cionários da empresa, sobre, por exemplo, alguma premiação em viagem que a em-presa esteja oferecendo a seus funcionários.

(28)

31

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

• Grupo “Internacionais”: sabemos que nem todos os clientes costumam viajar para fora do país, porém, uma boa parte dos clientes sim. Desta forma, aconselhamos criar um grupo com os contatos dos clientes que tem este perfil para que quando haja promoções de passagens internacionais, as mensagens sejam enviadas para as pes-soas que realmente tem este interesse. Isto evita que sejam gastos créditos para envio de mensagens a clientes que não tem condições em realizar viagens internacionais. Obs: Estes são apenas alguns exemplos de como devem ser organizados os grupos para maximizar os resultados do envio das mensagens e deixar ainda mais personal-izada a relação agência x cliente.

5. CADASTRO DE CLIENTES (QUANTO MAIS, MELHOR).

É importante que o cadastro de novos clientes se torne um hábito constante dentro da rotina da agência.

Por exemplo:

Um potencial cliente pode entrar em contato com sua agência (por telefone ou pesso-almente), solicitar um orçamento, mas não concluir a compra, isto é normal. O que nós recomendamos é que, mesmo que ele não efetue a compra, o cadastro dele no sistema deva ser realizado, pois em uma futura oportunidade, quando surgir uma boa promoção, ele pode ser avisado via SMS e ir até a agência efetuar sua primeira compra, tornando-se assim, de fato, um novo cliente.

6. O QUE NÃO DEVE SER FEITO COM O SISTEMA DE SMS MARKETING

O cliente em geral, gosta de ser avisado de promoções interessantes, porém, ele certa-mente se aborrecerá se ficar recebendo mensagens constantes com anúncios de pa-cotes e produtos da agência em geral.

Lembre-se: uma das principais finalidades do SMS Marketing é enviar conteúdo de real interesse do cliente, promoções com preços realmente baixos, e não o de encher sua caixa de mensagens com anúncios de pacotes em geral.

(29)

32

Manual Clube Turismo - SMS Marketing

7 – CONFIGURAÇÃO DE MENSAGENS

Enviar mensagens via SMS exige alguns cuidados para que a mensagem chegue ao destinatário de forma legível e configurada.

Veja as regras fundamentais que devem ser aplicadas na criação da mensagem: Texto curto e objetivo:

Ao criar uma mensagem, o franqueado deve ser o mais objetivo possível para econo-mizar caracteres e fazer com que a mensagem seja passada de uma única vez. Textos grandes são enviados em mais de 1 mensagem, isto causa uma má impressão ao cli-ente que recebe a mensagem e gera um prejuízo ao franqueado que gastará seus créditos mais rápido. Por isso, quando terminar de escrever a mensagem, o franqueado deve observar na parte superior do quadro da mensagem, o número que aparece. O ideal é que o número 1 apareça ao lado do nome mensagem, isto significa que o anun-cio será enviado em apenas 1 mensagem.

Obs:

Caso o franqueado encontre dificuldade em resumir sua mensagem, deve entrar em contato conosco para que possamos auxiliar na criação da mensagem.

Caracteres proibidos: alguns caracteres não são compatíveis com o sistema de SMS podendo fazer com que a mensagem chegue desconfigurada ou com que o número de caracteres contabilizados aumente, fazendo com que seja cobrado mais de 1 crédito por mensagem.

Os caracteres proibidos são:

• Acentos (´ ` ~ ^) • Cedilha (Ç)

Referências

Documentos relacionados

EPBRPPIPcD - Pessoa com deficiência (PcD) autodeclarada preta, parda ou indígena (PPI), com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, que apresentar

De acordo com recente diretriz da American Society of Clinical Oncology (ASCO) sobre prevenção e monitoramento de disfunção cardíaca em pacientes oncológicos, os

É por este motivo que o Renault Fluence oferece uma condução confortável e uma gama completa de equipamentos concebidos para tornar cada viagem sinónimo de prazer para si e para

O fabricante não vai aceitar nenhuma reclamação dos danos causados pela não observação deste manual ou por qualquer mudança não autorizada no aparelho.. Favor considerar

Este trabalho tem como objetivo geral avaliar a quantidade de água pluvial que pode ser aproveitada após infiltrar em um pavimento permeável de concreto

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

No Hospital Universitário Regional Wallace Thadeu de Mello e Silva, por meio do ambulatório de Angiologia e Cirurgia Vascular e locais públicos como terminal central,

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que