• Nenhum resultado encontrado

COVID-19 CADERNO DE RECOMENDAÇÕES SOBRE HIGIENE E BIOSSEGURANÇA. Ajudando na reabertura de empresas e indústrias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COVID-19 CADERNO DE RECOMENDAÇÕES SOBRE HIGIENE E BIOSSEGURANÇA. Ajudando na reabertura de empresas e indústrias"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

COVID-19

CADERNO DE RECOMENDAÇÕES

SOBRE HIGIENE E BIOSSEGURANÇA

Ajudando na reabertura de

empresas e indústrias

(2)

Saiba o que deve fazer e quais os cuidados para

preservar seus colaboradores após a pandemia

Neste momento que o mundo parou em pânico pela pandemia a preocupação de estar em ambientes saudáveis e o temor pela própria saúde geraram muita tensão e pânico nas pessoas. Seus colaboradores vão querer saber quais as medidas tomadas pela sua empresa para um retorno seguro.

A TAILLER tem 15 anos de experiência em Higiene e Segurança Alimentar e desenhou o programa Saúde 4.0 para ajudar empresas, escolas e indústrias a estruturarem o plano de retorno às atividades protegendo a saúde de pessoas.

O programa trabalha com 02 pilares essenciais para garantia da saúde: Higiene ambiental, verifica os processos de limpeza, produtos aplicados, distanciamento social, higiene pessoal e se demais protocolos

recomendados para o combate ao Covid-19 estão sendo cumpridos. Podemos auxiliá-los na verificação e na capacitação da equipe de limpeza com treinamentos dentro dos novos protocolos.

Alimentação Segura e Saudável o objetivo é reduzir o número pessoas obesas e hipertensas, que de uma hora para outra entraram para um grupo de risco e viram suas vidas serem ameaçadas pelo Covid-19. O cardápio deve ser analisado mensalmente por um especialista para garantir a saudabilidade do alimento oferecido pela empresa, trazendo os parâmetros para correção e melhorias de acordo com o Guia

Alimentar para população brasileira. Também deve ser verificada todas as questões de higiene e segurança alimentar para eliminar o risco de intoxicações e outras doenças.

Temos vários treinamentos e programas de nutrição para os colaboradores.

COVID-19

(3)

Objetivo

O objetivo do Caderno é ajudá-lo a estruturar seu PLANO DE RETONO e elaboração de planos corporativos de contingenciamento à pandemia de COVID-19, listando as atividade necessárias para colocar a operação em funcionamento novamente.

Lembramos que podem haver outras medidas complementares a este caderno em função de legislações locais, orientações corporativas e demais particularidades de cada empreendimento.

Recomendamos reavaliação periódica das medidas de prevenção e

controle por um tempo, até que a pandemia do Covid-19 termine ou esteja completamente sob controle.

É importante que o plano seja implementado antes do retorno da equipe ao local de trabalho, para que os colaboradores voltem a trabalhar sem medo.

Faça um planejamento das ações necessárias, envolvendo as equipes de facilities, produção, recursos humanos, segurança do trabalho, medicina ocupacional, administrativas, entre outras, além de terceirizados e

prestadores de serviços. O plano deve contemplar:

higiene das instalações e equipamentos revisão de processos e protocolos de limpeza e desinfecção nos locais de trabalho, como: escritórios, refeitório e áreas de produção;

distanciamento social e adequação de layout;

afastamento do grupo de risco para proteger pessoas mais sensíveis;disponibilização de produtos de higiene e limpeza;

Uso de máscaras e ações de controle de EPI;

monitoramento da saúde dos colaboradores, terceirizados e visitantes

COVID-19

(4)

Manutenção predial

REVISÃO DOS PROTOCOLOS DE LIMPEZA

Revisar os processos de limpeza e desinfecção de todas as áreas da empresa. Intensifique a higiene nos pontos de contato e locais que ficam mais expostos ao toque das mãos colaboradores. Estabeleça um processo de controle para checar se o novo programa está sendo cumprido

Obs.: Crie um protocolo de limpeza e higienização no caso de haver uma ocorrência de teste positivo de COVID-19 na equipe;

CONTROLE DE PRAGAS

Verifique se há indícios de presença de pragas e certifique-se que o tratamento esteja em dia, caso contrário acione imediatamente a empresa de controle de pragas.

Cheque a integridade de fechamento de ralos, de telas milimétricas em aberturas e outros que locais de acessos de pragas estejam

protegidos.

QUALIDADE DO AR (limpeza do ar condicionado)

Verifique se o ar-condicionado está com os filtros limpos, e use pastilhas bactericidas nas bandejas de equipamentos de grande porte, mantenha uma temperatura confortável.

Mantenha os ambientes mais ventilados e janelas abertas, se possível.

Realize a manutenção em dia conforme descrito no PMOC – Plano de

Manutenção, Operação e Controle do sistema de climatização.

COVID-19

(5)

AUDITORIA DE HIGIENE AMBIENTAL E DE PROTOCOLOS

COVID-19

Estabeleça um processo de auditorias periódicas para verificar a conformidade dos processos estabelecidos, novas rotinas e comportamentos, mapeando desvios e a necessidade de novos treinamento e revisão dos processos.

QUALIDADE DA ÁGUA

Certifique-se que o certificado de limpeza dos reservatórios de água esteja dentro da validade. Caso contrário, providenciar o serviço. Se o local ficou fechado, sem uso, realizar drenagem da rede de abastecimento de água em todos os pontos de consumo para eliminar a água que ficou parada nas caixas e tubulações e pode estar potencialmente contaminada (priorizar tubulações que

alimentem locais com manejo de alimentos, bebedouros e sanitários). O recomendável é que nenhuma tubulação passe mais de 5 dias sem renovação da água.

Importante: Faça primeiro a drenagem dos ramais principais da edificação para fornecer água limpa e garantir que o residual de cloro possa manter as tubulações limpas.

BEBEDOUROS

Verificar a necessidade de troca de filtros de bebedouros e de outros equipamentos abastecidos pela rede. Orientar o correto uso dos bebedouros, fornecendo descartáveis ou reutilizáveis de uso individual (garrafa squeeze, caneca, etc).

Convém realizar um novo laudo de potabilidade da água após o processo de drenagem da rede, antes do retorno dos colaboradores.

COVID-19

PREPARAÇÃO PARA O RETORNO

(6)

Recomendações protocolo Covid-19

CONTROLE DE ACESSO

Considere a limitação de acessos, reduzindo o número de entradas, para melhor controle e fluxo. Caso haja leitores biométricos para acesso e/ou marcação de ponto, as mãos devem ser imediatamente higienizadas com álcool gel após o uso do leitor.

USO DE MÁSCARA

Definir protocolo para controle, uso higienização e descarte de máscara, e dar orientações sobre o uso correto. Nos locais onde a legislação determinar uso obrigatório de máscaras, a empresa deve fornecer jogos de máscaras reutilizáveis para trocas diárias ( troca a cada 3 horas) de forma gratuita para colaboradores, garantindo que terceirizados e fornecedores façam o mesmo.

MEDIÇÃO DE TEMPERATURA DAS PESSOAS

Medição de temperatura para acesso à empresa, evitando causar aglomeração. Estabelecer protocolos caso a pessoa apresente febre, considerando visitantes, fornecedores, colaboradores e terceirizados.

DISPONIBILIZAÇÃO DE ÁLCOOL GEL

Planejar e instalar dispensers do produto em pontos estratégicos para que visitantes, fornecedores, colaboradores e terceirizados consigam higienizar as mãos com facilidade e reduzir a contaminnação das superfícies de contato enquanto estiverem na empresa.

NÃO DEIXAR FALTAR PRODUTOS DE HIGIENIZAÇÃO

Nas pias reforçar o abastecimento dos dispensers de sabonete, papel toalha não reciclável e disponibilizar lixeiras sem acionamento

manual.

COVID-19

(7)

Saúde dos colaboradores

CUIDADOS COM GRUPO DE RISCO

Monitorar atentamente a segurança e saúde de seus colaboradores e terceirizados, são de extrema importância e estarão em foco neste momento.

Desenvolva uma política e procedimentos internos para identificação e isolamento de pessoas doentes, bem como de colaboradores que tiveram contato próximo com o doente.

Caso apresente tosse, gripe ou outro sintoma respiratório, mesmo sem a presença de febre o colaborador deverá ser afastado e orientado a ficar em casa ou entrar em contato com um hospital caso os sintomas se agravem, informando também o cronograma a ser seguido nestes casos (tempo de isolamento, período de retorno etc.). Mapear os colaboradores que pertencem ao GRUPO DE RISCO para COVID-19 e recomendar home office e isolamento social para estes colaboradores como forma de protegê-los, são eles:

✓ doenças crônicas ( hipertensão, diabetes, problemas respiratórios entre outras) ✓ doenças cardiovasculares, ✓ pacientes imunossuprimidos. ✓ gravidez e lactantes. ✓ acima de 60 anos,

COVID-19

Em caso de realização do teste para Covid-19, o colaborador deve permanecer na residência até que seja emitido o resultado do exame ou o parecer médico; o colaborador diagnosticado com

Covid-19 só poderá retornar ao trabalho com autorização médica.

(8)

PREVENÇÃO DE SAÚDE

Defina se é possível para sua empresa fornecer serviço de vacinação contra gripe, para reduzir casos de adoecimentos com mesmos sintomas da COVID19.

Para empresas que ofertam planos de saúde, assegure que as operadoras de saúde estão fornecendo informações necessárias para acesso a serviços de teste e tratamento dos trabalhadores e familiares.

Reduza o número de colaboradores do grupo de risco, garantindo o fornecimento de uma alimentação saudável na empresa e

promovendo programas de conscientização e qualidade de vida. Oriente seus fornecedores sobre as medidas para proteger

trabalhadores terceirizados de acordo com as políticas da sua empresa.

SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES

É importante realizar uma boa gestão emocional do colaboradores pois muitos podem ter perdidos entes queridos, e em meio a tantas notícias, muitas vezes alarmistas, a preocupação com a família, saúde e o emprego dominam o sentimento dos colaboradores face à pandemia.

Estabeleça um programa estruturado para melhoria do clima e para comunicação e divulgação das medidas de Prevenção e Higiene adotadas pela empresa, passando tranquilidade e segurança para a a equipe.

COVID-19

PREPARAÇÃO PARA O RETORNO

(9)

Higienização e desinfecção

LIMPEZA GERAL DE AMBIENTES:

Antes de iniciar as atividades para reabertura, faça uma limpeza e desinfecção completa em todos os ambientes tais como portaria, escritórios, elevadores, escadas, vestiários, sanitários, depósitos, docas, estacionamento, salas de reunião, e todas a áreas de uso comum e de circulação de pessoas. No caso de refeitório, copas e locais de alimentação, este deverá ter uma atenção especial e processos específicos.

Reavaliar o cronograma de limpeza de todos os ambientes da

empresa e intensificar a frequência priorizando os horários de pico de uso e desinfecção pré e pós-turno ou uso.

SUPERFÍCIES DE CONTATO:

Reavaliar o cronograma de limpeza, intensificar a frequência priorizando os horários de pico de uso e desinfecção pré e pós-turno.

Todas as superfícies de contato de uso constante devem limpas e higienizados com álcool 70% frequentemente durante o uso, combinando com o uso do álcool gel pelos usuários.

COVID-19

PREDIAIS MOBILIÁRIOS EQUIPAMENTOS TOUCH

✓ Botões de elevadores ✓ Balcão de atendimento ✓ Botoeiras equipamento operacionais

✓ Corrimãos de escadas ✓ Mesas, cadeiras, bancos e sofás

✓ Leitores biométricos ✓ Torneiras ✓ Estações de trabalho ✓ Teclados e Mouses

✓ Interruptores ✓ Geladeiras e microondas ✓ Ferramentas equipamentos compartilhados

✓ Maçanetas ✓ Lixeiras ✓ Telefones

✓ Puxadores de arquivose e gavetas

✓ Máquinas de Café e Snacks

(10)

Distanciamento Social

ADEQUAÇÃO DE POLÍTICAS E TURNOS DE TRABALHO

Reforçar a aplicação das medidas de distanciamento social mínimo de 1,5m entre pessoas, através de sinais, cartazes, isolamento de mesas e cadeiras, revisão do layout das estações de trabalho, bancadas e bem com realizar marcações no chão nos locais de formação de fila.

Não é recomendado, e em alguns munícipios é proibido, a realização de eventos e treinamentos que causem aglomerações.

Caso as reuniões e treinamento presenciais ocorram, convém limitar o número de pessoa para 50% da capacidade do local, manter a sala arejada e realizar a higienização da sala antes e logo após o uso. Defina se é possível estabelecer políticas e práticas de flexibilização do local e do horário de trabalho, por exemplo:

✓ flexibilização de turnos (reduzir uso de transporte coletivo nos horários de pico);

✓ criação de novos turnos (reduzir contato social na empresa). ✓ homeoffice em dias alternados por equipes (reduzir contato social

na empresa);

✓ reduzir o número de pessoas presentes no ambiente laboral ao mesmo tempo e aumentar a distância física entre eles;

Defina se é possível estabelecer políticas e práticas no trabalho com menor aproximação e contato humano, por exemplo:

✓ Redução de reuniões presenciais, deslocamentos e viagens de trabalho

✓ Estímulo de reuniões virtuais mesmo no ambiente da empresa ✓ Restrição de acesso ao público externo.

✓ Diferentes turnos de refeição e uso de vestiário.

COVID-19

(11)

ADEQUAÇÃO DE ÁREAS ADMINISTRATIVAS E ESCRITÓRIOS

Rever o layout de mesas e cadeiras e aumentar a separação e distanciamento das estações de trabalho. Estudar a colocação de anteparos e biombos entre as estações de trabalho.

Escalonar os horários e intervalos de início e término do turno de colaboradores e terceirizados.

Os computadores, telefones, sensores digitais, rádios de comunicação, fones, teclados, ferramentas, e outros equipamentos de uso compartilhado, além de móveis das

estações de trabalho e bancadas devem ser limpos e higienizados pré e pós-turno e na frequência adequada durante o expediente. Disponibilizar álcool gel 70% que os usuários possam higienizar estes equipamentos e seus pertences pessoais e celulares com

frequência.

Avaliar a colocação do lockers (armários) nas áreas administrativas para guarda de bolsas, mochilas e outros objetos, reduzindo ao máximo os objetos potencialmente contaminados nas áreas de trabalho.

Reavaliar o cronograma de limpeza, intensificar a frequência priorizando os horários de pico de fluxo. Reforçar o abastecimento dos dispensers com álcool em gel, sabonete, papel toalha não reciclável e manter as lixeiras sem contato manual para descarte do papel toalha.

COVID-19

Distanciamento Social

(12)

Distanciamento Social

ADEQUAÇÃO DE ÁREAS DE RECEPÇÃO E ALMOXARIFADO

Os cuidados devem ser redobrados na interação com visitantes, no recebimento de matérias-primas, documentos e outros materiais. Restringir ao máximo a circulação dentro da empresa de motoristas, equipes de descarga, entregadores, motoboys, carteiros, entre outros. Avaliar a obrigatoriedade do uso de máscara por estes indivíduos e seus colaboradores, bem como manter o distanciamento social durante o processo de conferência da entrega e atendimento ao público.

Disponibilizar pias ou álcool gel para higienização das mãos nos acessos à empresa e nos balcões de atendimento.

Avaliar a necessidade de higienização das embalagens antes da guarda e distribuição dos materiais recebidos.

ADEQUAÇÃO DE ÁREAS OPERACIONAIS

Convém rever o layout, demarcar piso e intercalar turnos para promover o distanciamento social recomendado.

Os computadores, botoeiras de máquinas, sensores digitais, rádios de comunicação, teclados, ferramentas de uso coletivo, e outros

equipamentos de uso compartilhado, além de móveis das estações de trabalho e bancadas devem ser limpos e higienizados pré e pós-turno e na frequência adequada durante o expediente.

Disponibilizar álcool gel 70% que os usuários possam higienizar estes equipamentos e seus pertences pessoais e celulares com frequência.

COVID-19

(13)

Distanciamento Social

TRABALHO EM HOME OFFICE

Os cuidados devem ser redobrados na interação com visitantes, no recebimento de matérias-primas, documentos e outros materiais. Restringir ao máximo a circulação dentro da empresa de motoristas, equipes de descarga, entregadores, motoboys, carteiros, entre outros. Avaliar a obrigatoriedade do uso de máscara por estes indivíduos e seus colaboradores, bem como manter o distanciamento social durante o processo de conferência da entrega e atendimento ao público.

Disponibilizar pias ou álcool gel para higienização das mãos nos acessos à empresa e nos balcões de atendimento.

Avaliar a necessidade de higienização das embalagens antes da guarda e distribuição dos materiais recebidos.

VIAGENS

Convém rever o layout, demarcar piso e intercalar turnos para promover o distanciamento social recomendado.

Os computadores, botoeiras de máquinas, sensores digitais, rádios de comunicação, teclados, ferramentas de uso coletivo, e outros

equipamentos de uso compartilhado, além de móveis das estações de trabalho e bancadas devem ser limpos e higienizados pré e pós-turno e na frequência adequada durante o expediente.

Disponibilizar álcool gel 70% que os usuários possam higienizar estes equipamentos e seus pertences pessoais e celulares com frequência.

COVID-19

(14)

FRETADOS E TRANSPORTE COLETIVOS E VIAGENS

Recomendar o uso de máscara por todos os colaboradores durante o uso do transporte público, taxi, carros de aplicativo e fretados.

Os prestadores de serviços de fretados devem garantir a higienização constante do veículo, ter disponibilidade de álcool em gel para uso próprio e uso dos passageiros, utilizar máscaras, manter sempre os vidros abertos para facilitar a circulação do ar e manter a maior distância possível uns dos outros enquanto esperam os passageiros. Reduzir a ocupação dos assentos que deve ser feita de forma alternada para manter o distanciamento entre as pessoas;

VEÍCULOS PRÓPRIOS E ENTREGAS

Para os motoristas de caminhões, veículos de serviço ou entrega reforçar das orientações de higiene, disponibilização de álcool em gel e de isolamento social na interação com clientes, fazendo obrigatório o uso de máscara.

Reforçar a frequência da limpeza com álcool 70% das áreas externas e internas dos veículos onde há maior incidências de manuseio, como maçanetas, guidão, câmbio, volantes etc.

ESTACIONAMENTO

Reforce a higienização nas botoeiras das cancelas e se possível elimine-os, privilegiando sistema de acesso automático e virtual. Evite a operação de manobrista nessa fase inicial ou crie regras para restringir ao máximo a contaminação de manobristas e usuários. Disponibilizar álcool gel para colaboradores, visitantes e manobristas.

COVID-19

TRANSPORTE DE PESSOAS E CARGAS

E

(15)

Comunicação

DIVULGAÇÃO

Implementar medidas de comunicação em pontos estratégicos, com orientações sobre higiene pessoal, higiene das mãos e etiqueta da tosse, prevenções de doenças, higienização de superfícies e

informações acerca do uso de máscara e do distanciamento seguro entre pessoas.

Fixar orientações para lavagens de mão nas pias.

CANAIS ON LINE

Utilize de canais on-line para divulgar as medidas e protocolos implantados, realizar treinamentos, realização de reuniões para comunicar as medidas de proteção à saúde implantadas e orientar cliente e colaboradores sobre novos protocolos e horários.

TREINAMENTO DA EQUIPE

Garanta que todos cumpram os novos protocolos e tenha

conhecimento das medidas implantadas para orientar e agir com tranquilidade no relacionamento com os clientes.

Realizar treinamento com os colaboradores dos novos protocolos e diretrizes no retorno ao trabalho e periodicamente para reforçar as informações acerca do distanciamento físico no local de trabalho, e das medidas recomendadas para o ambiente domiciliar.

COVID-19

(16)

Facebook.com/taillersobmedida

@tailler_sobmedida

Tailler soluções sob medida

consultor1@tailler.com.br

Rua Cerro Corá, 585 – Vila Romana,

São Paulo – SP

I

(11) 2626-5632

Referências

Documentos relacionados

apresentaremos, de forma, sucinta, as relações dialógicas de Mikhail Bakhtin e a linguagem como um fenômeno social da interação verbal; na segunda, trataremos dos gêneros

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

O conflito que a obra de Sófocles tem como tema não é apenas um conflito externo entre personagens com convicções, crenças e posições divergentes e antagônicas, que acabam

2001, foi dada ênfase apenas ao alongamento dos músculos isquiotibiais, enquanto o tratamento por meio da RPG alongou todos os músculos da cadeia posterior e, por meio do

Considerando que a criminalização do aborto voluntário no primeiro trimestre da gravidez é uma grave intervenção em diversos direitos fundamentais da mulher e que essa

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Devido às propriedades medicinais que os compostos de prata(I) com ligantes heterocíclicos de nitrogênio e derivados de ferroceno apresentam, serão utilizados

Os indicadores do Balanced Scorecard devem relatar a história durante a implementação da estratégia, começando pelas metas financeiras de longo prazo e relacionando-os