• Nenhum resultado encontrado

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários da Unimed Erechim Janeiro de 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pesquisa de Satisfação de Beneficiários da Unimed Erechim Janeiro de 2018"

Copied!
169
0
0

Texto

(1)

Janeiro de 2018

Pesquisa de

Satisfação de Beneficiários da

Unimed Erechim 2017

(2)

ÍNDICE PLANO AMOSTRAL ... 3 PERFIL DO ENTREVISTADO ... 11 ITENS ANS ... 17 Atenção à saúde ... 18 Grau de Satisfação ... 25

Canais de Atendimento da Operadora ... 30

Avaliação Geral ... 37

ITENS ADICIONAIS ... 42

Canais de atendimento da Operadora ... 43

Avaliação Geral ... 74

Consultórios Médicos (atendimento) ... 86

Laboratório Unimed ... 95

Clínica de Fisioterapia da Unimed ... 99

Uniclínica / Hospital da Unimed ... 103

Farmácias Unimed ... 106

Atendimento Domiciliar Unimed ... 110

Medicina Preventiva Unimed ... 113

Clínica de Imagem Unimed ... 117

IMAGEM ... 121

SUGESTÕES... 139

CONCLUSÕES ... 158

(3)

PLANO AMOSTRAL

(4)

INTRODUÇÃO

O objetivo desta pesquisa é o levantamento do grau de satisfação dos beneficiários em relação ao plano de saúde da Unimed Erechim e as possibilidades de aprimoramento de suas atividades.

Neste relatório, serão apresentados o perfil dos beneficiários respondentes e o grau de satisfação de forma descritiva, além de análise inferencial dos resultados.

Serão utilizados métodos estatísticos para a identificação dos itens e peso de cada item associado à satisfação do beneficiário em relação ao plano de saúde.

Será avaliado o grau de recomendação da Unimed Erechim pelos beneficiários do plano de saúde da Unimed Erechim para seus familiares e amigos, através da técnica do Net Promoter Score (NPS).

Através dos comentários e sugestões dos beneficiários serão identificadas oportunidades de aprimoramento para as atividades de aprimoramento.

(5)

UNIVERSO E AMOSTRA

A seguir estão descritos os aspectos relevantes do planejamento e execução da pesquisa de satisfação de beneficiários da Unimed Erechim em relação ao universo de beneficiários e tamanho amostral utilizado.

UNIVERSO

O cadastro de beneficiários que utilizaram o plano de saúde da Unimed Erechim nos últimos 12 meses (ano de 2017) contém 16447 beneficiários. Contudo, somente os beneficiários com idade igual ou superior a 18 anos devem ser elegíveis para contato e posterior pesquisa. Assim como os beneficiários repetidos na base de dados devem ser excluídos. Desta forma, o tamanho da população considerado para efeitos de cálculos de margem de erro e inferências é de 13222.

Universo inicial 16447

Menores de 18 anos 3109

Repetidos (CPF) 116

(6)

AMOSTRA

A partir da população de 13222 beneficiários, foi calculado o tamanho de amostra de 575 beneficiários, com 95% de confiança e erro máximo 4%. A amostra foi definida, utilizando-se a amostragem aleatória estratificada proporcional considerando o estrato tipo de plano de saúde (Familiar ou Empresarial). Manteve-se ainda proporcionalidade aproximada de sexo e faixa etária, garantindo assim características similares entre amostra e população. Os beneficiários foram contatados e responderam à pesquisa por telefone, obtendo-se uma amostra final de 577 beneficiários.

Com nível de confiança definido em 95% o erro de amostragem estimado é apresentado na tabela abaixo, segundo o nível de satisfação em cada item.

Nível de Satisfação Erro Máximo de Estimação para Geral (%) Geral 90% de satisfação 2,40 80% de satisfação 3,19 70% de satisfação 3,66 60% de satisfação 3,91 50% de satisfação 3,99

Dependendo do número de respondentes para cada item do relatório, teremos erros de estimativa diferentes. Esta tabela serve como referência para inferências a respeito dos resultados.

(7)

COLETA DE DADOS

As tentativas de contato telefônico com os beneficiários foram realizadas em horário comercial (8h às 18h, horário de Brasília), utilizando questionário estruturado pela Unimed Erechim e Siqueira Campos Associados que incluiu questões adicionais as recomendadas pela ANS.

A equipe de entrevistadoras passou por treinamento sobre abordagem, objetivo e questionário da pesquisa. Como apoio foram gerados procedimentos escritos, cartões resumo e métodos de gestão visual.

A equipe realizou testes internos para avaliação e consolidação do procedimento e abordagem, além da identificação de potenciais dificuldades práticas na aplicação da pesquisa.

A coleta das informações dos beneficiários foi realizada por telefone utilizando o software Access, posteriormente, os dados foram exportados para o software Excel.

Os períodos de coleta de dados, verificação (auditoria interna) e tratamento de dados foram: COLETA DE DADOS: De 22 de janeiro a 08 de fevereiro de 2018.

VERIFICAÇÃO (AUDITORIA INTERNA): De 14 de fevereiro a 19 de fevereiro de 2018. TRATAMENTO DE DADOS: de 19 de fevereiro a 02 março de 2018.

QUESTIONÁRIO PARA COLETA DE DADOS

O questionário seguiu regras básicas da ANS, utilizando a ordem das questões estabelecidas no anexo I do Documento Técnico, mantendo as mesmas no início do questionário.

(8)

VERIFICAÇÃO (AUDITORIA INTERNA)

Além do acompanhamento diário realizado pela equipe de supervisão da pesquisa, foi realizada auditoria interna de 20% dos questionários respondidos, selecionados utilizando amostragem sistemática no início do turno da manhã e da tarde por canal de contato e dia de coleta, totalizando 121 questionários dos 577 respondidos, para os quais foram ouvidos os áudios e verificadas as respostas coletadas no banco de dados. Neste período, foram identificados e analisados potencias erros não amostrais.

CONTROLE DE TENTATIVAS E REGISTRO DE OCORRÊNCIAS

Quantidade de beneficiários por classificação de Código de Controle Operacional (CCO):

Questionário concluído 603

O beneficiário não aceitou participar da pesquisa 48 Não foi possível localizar o beneficiário 3583

Tentativas de contato 4237

Beneficiários contatados 4102

Os beneficiários foram listados em ordem aletória por estrato (tipo de plano, sexo e faixa etária) e as tentativas de contato realizadas nesta ordem até que se obteve-se o número de respondentes necessário para garantir a proporcionalidade.

Ao final da coleta, foram obtidos 603 questionários respondidos total ou parcialmente, dos quais foram descartados 26 questionários por erros não amostrais como:

1 – aparelho de gravação da pesquisa não captou integralmente a realização da pesquisa, foram eliminados 5 questionários.

2 – ligação caiu durante a realização da pesquisa e mesmo após mais de uma tentativa não se conseguiu novo contato para a finalização, foram eliminados 21 questionários.

Situações onde o beneficiário teve dificuldades de entendimento ou de se posicionar em relação a escala, afirmando dúvida entre dois níveis de satisfação para a mesma questão, como por exemplo “em relação a este item acho bom... muito bom”, optou-se por manter o nível mais baixo como válido.

Apesar do tamanho inicial de amostra ser calculado em 575 respondentes, após a exclusão dos questionários incompletos e retornos de beneficiários que desejaram responder à pesquisa, restaram 577 questionários válidos e todos foram considerados para os resultados. Considerando a população de beneficiários alvo da pesquisa de 13222 beneficiários, foram realizadas tentativas de contatado com 31% dos beneficiários (4102) e destes a taxa de resposta (considerando questionários válidos) foi de 14% (577).

(9)

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS RESULTADOS

Para a elaboração do relatório de resultados da pesquisa foram utilizados métodos estatísticos descritivos através de tabelas e gráficos. O principal parâmetro avaliado nos resultados de cada questão foi o grau de satisfação medido através de percentual de beneficiários que opinaram MUITO BOM e BOM em relação ao total de respondentes para cada item.

Para os demais itens e escalas foram descritos os percentuais de respondentes por nível de resposta.

Também foram utilizados métodos estatísticos inferenciais, como modelos de regressão logística binária, para avaliação do impacto de cada item no grau de satisfação geral com a Unimed Erechim e testes de hipóteses e intervalos de confiança para comparação de resultados entre estratos.

O Net Promoter Score (NPS) também foi analisado de forma descritiva.

As questões abertas, como sugestões e comentários, foram listadas integralmente em tabelas e demonstradas através de nuvem de palavras (quando viável pelo número de respostas), sintetizando a informação apenas como referência.

Para as análises acima foram utilizados além do software Excel, os softwares Tableau para geração dos gráficos e tabelas e MINITAB para as análises estatísticas.

(10)

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A estrutura do relatório foi montada pela Siqueira Campos Associados de modo a atender às necessidades da Unimed Erechim. Obedecendo a ordem de questões do questionário o relatório foi montado em capítulos:

• O capítulo PLANO AMOSTRAL apresenta os aspectos relevantes do planejamento, execução e análise da pesquisa de satisfação de beneficiários da Unimed Erechim.

• O capítulo PERFIL DO ENTREVISTADO apresenta os dados para descrever o perfil dos beneficiários que responderam a pesquisa. • O capítulo ITENS ANS apresenta os resultados de todos os 577 respondentes, geral e por estrato (Tipo de plano), para as Questões

de 1 a 10 do questionário. Os resultados foram separados por bloco (Atenção à saúde, Grau de satisfação, Canais de atendimento da operadora e Avaliação geral).

• O capítulo ITENS ADICIONAIS apresenta os resultados de todos os 577 respondentes, geral e por estrato (Tipo de plano), para as Questões de 11 a 32 do questionário.

• Em IMAGEM, foram apresentados os resultados da Questão 33 (Quando eu lhe digo Unimed, qual é a primeira imagem que lhe vem em mente?).

• Em SUGESTÕES, foram apresentados os resultados da Questão 34 (Sugestões, Reclamações ou Elogios:).

• Nas CONCLUSÕES, são apresentados os resultados de intervalos de confiança 95% para a satisfação geral e dos testes de hipóteses entre ESTRATOS, além do resultado do modelo de regressão logística binária utilizado para verificar quais são as questões significativamente relacionadas com a satisfação geral com o Plano de Saúde da Unimed Erechim.

TABELAS E RESULTADOS

Para as questões de satisfação, quando foi necessário gerar o Grau de satisfação (Satisfeitos) agrupou-se as opiniões de respondentes MUITO BOM e BOM. Considerando ainda como Insatisfeitos os respondentes com opiniões REGULAR, RUIM e MUITO RUIM.

(11)

PERFIL DO ENTREVISTADO

(12)

PERFIL DO ENTREVISTADO

Quantidade de beneficiários por Tipo de plano

Tabela 1.1 – Quantidade de beneficiários. Produto Quantidade Percentual

Empresarial 435 75,39%

Familiar 142 24,61%

Total Geral 577 100,00%

(13)

PERFIL DO ENTREVISTADO

Quantidade de beneficiários por Cidade

Tabela 1.2 – Quantidade de beneficiários por cidade. Cidades Quantidade Percentual

Aratiba 3 0,52%

Áurea 2 0,35%

Barão de Cotegipe 11 1,91%

Benjamin Constant do Sul 2 0,35%

Campinas do Sul 5 0,87% Capinzal/SC 2 0,35% Carlos Gomes 2 0,35% Ciríaco 1 0,17% Erebango 1 0,17% Erechim 425 73,66% Erechim/Passo Fundo 1 0,17% Erval Grande 1 0,17% Estação 14 2,43% Faxinalzinho 1 0,17% Florianópolis/SC 1 0,17% Gaurama 20 3,47% Getúlio Vargas 35 6,07% Ipiranga do Sul 1 0,17% Itapema 1 0,17% Itatiba do Sul 1 0,17% Jacutinga 14 2,43% Machadinho 1 0,17% Marcelino Ramos 8 1,39% Mariano Moro 1 0,17% Maximiliano de Almeida 1 0,17% Panambi 1 0,17% Passo Fundo 3 0,52% Paulo Bento 1 0,17% Ponte Preta 2 0,35% Porto Alegre 1 0,17% Quatro Irmãos 1 0,17% Rio Grande 1 0,17% Sananduva 1 0,17%

São José do Ouro 1 0,17%

São Valentim 2 0,35%

Sertão 1 0,17%

Tapejara 1 0,17%

(14)

PERFIL DO ENTREVISTADO

(15)

PERFIL DO ENTREVISTADO

Quantidade de beneficiários por Gênero

Tabela 1.3 – Quantidade de beneficiários por Gênero. Gênero Quantidade Percentual

Feminino 337 58,58%

Masculino 240 41,42%

(16)

PERFIL DO ENTREVISTADO

Quantidade de beneficiários por Faixa Etária

Tabela 1.4 – Quantidade de clientes por Faixa Etária

.

Faixa Etária Quantidade Percentual 18 a 23 anos 44 7,63% 24 a 28 anos 67 11,61% 29 a 33 anos 84 14,56% 34 a 38 anos 83 14,38% 39 a 43 anos 65 11,27% 44 a 48 anos 49 8,49% 49 a 53 anos 43 7,45% 54 a 58 anos 37 6,41% 59 a 101 anos 105 18,20% Total geral 577 100,00%

(17)

ITENS ANS

(18)

Atenção à saúde

(19)

ATENÇÃO À SAÚDE

1. Nos últimos 12 meses, com que frequência você conseguiu ter cuidados de saúde (consultas, exames ou tratamentos) por meio de seu plano de saúde quando necessitou?

Tabela 2.1 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Sempre 397 69,04%

A maioria das vezes 109 18,96%

Às vezes 68 11,83%

Nunca 1 0,17%

Total geral 575 100,00%

(20)

ATENÇÃO À SAÚDE

1. Nos últimos 12 meses, com que frequência você conseguiu ter cuidados de saúde (consultas, exames ou tratamentos) por meio de seu plano de saúde quando necessitou? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.1a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Sempre 292 67,44%

A maioria das vezes 86 19,86%

Às vezes 54 12,47%

Nunca 1 0,23%

Total geral 433 100,00%

NA - Não se Aplica 2

Gráfico 2.1a

Tabela 2.1b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Sempre 105 73,94%

A maioria das vezes 23 16,20%

Às vezes 14 9,86% Nunca 0 0,00% Total geral 142 100,00% NA - Não se Aplica 0 Gráfico 2.1b

(21)

ATENÇÃO À SAÚDE

2. Nos últimos 12 meses, quando necessitou de atenção imediata, com que frequência você foi atendido assim que precisou?

Tabela 2.2 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Sempre 330 66,80%

A maioria das vezes 115 23,28%

Às vezes 38 7,69%

Nunca 11 2,23%

Total geral 494 100,00%

(22)

ATENÇÃO À SAÚDE

2. Nos últimos 12 meses, quando necessitou de atenção imediata, com que frequência você foi atendido assim que precisou? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.2a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Sempre 252 65,45%

A maioria das vezes 93 24,16%

Às vezes 31 8,05%

Nunca 9 2,34%

Total geral 385 100%

NA - Não se Aplica 50

Gráfico 2.2a

Tabela 2.2b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Sempre 78 71,56%

A maioria das vezes 22 20,18%

Às vezes 7 6,42% Nunca 2 1,83% Total geral 109 100,00% NA - Não se Aplica 33 Gráfico 2.2b

(23)

ATENÇÃO À SAÚDE

3. Nos últimos 12 meses, você recebeu algum tipo de comunicação de seu plano de saúde (carta, e-mail, telefonema, etc.) convidando e/ou esclarecendo sobre a necessidade de realização de consultas ou exames preventivos, tais como: mamografia, preventivo de câncer de colo do útero, consulta com urologista, etc?

Tabela 2.3 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Sim 64 11,11%

Não 512 88,89%

Total geral 576 100,00%

Não se Aplica 1

(24)

ATENÇÃO À SAÚDE

3. Nos últimos 12 meses, você recebeu algum tipo de comunicação de seu plano de saúde (carta, e-mail, telefonema, etc.) convidando e/ou esclarecendo sobre a necessidade de realização de consultas ou exames preventivos, tais como: mamografia, preventivo de câncer de colo do útero, consulta com urologista, etc? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.3a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Sim 45 10,37%

Não 389 89,63%

Total geral 434 100,00%

Não se Aplica 1

Gráfico 2.3a

Tabela 2.3b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Sim 19 13,38% Não 123 86,62% Total geral 142 100,00% Não se Aplica 0 Gráfico 2.3b

(25)

Grau de Satisfação

(26)

GRAU DE SATISFAÇÃO

4. Nos últimos 12 meses, como você avalia toda a atenção em saúde recebida (hospitais, laboratórios, clínicas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros)?

Tabela 2.4 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 287 50,09% Bom 261 45,55% Regular 18 3,14% Ruim 4 0,70% Muito ruim 3 0,52% Total geral 573 100,00% Não se Aplica 4 Gráfico 2.4

(27)

GRAU DE SATISFAÇÃO

4. Nos últimos 12 meses, como você avalia toda a atenção em saúde recebida (hospitais, laboratórios, clínicas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros)? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.4a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 217 50,23% Bom 195 45,14% Regular 15 3,47% Ruim 3 0,69% Muito ruim 2 0,46% Total geral 432 100,00% Não se Aplica 3 Gráfico 2.4a

Tabela 2.4b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 70 49,65% Bom 66 46,81% Regular 3 2,13% Ruim 1 0,71% Muito ruim 1 0,71% Total geral 141 100,00% Não se Aplica 1 Gráfico 2.4b

(28)

GRAU DE SATISFAÇÃO

5. Como você avalia o acesso à lista de prestadores de serviços credenciados pelo seu plano de saúde (por exemplo: médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, hospitais, laboratórios e outros) por meio físico ou digital (por exemplo: livro impresso, aplicativo de celular, site na internet)?

Tabela 2.5 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 140 26,97% Bom 302 58,19% Regular 64 12,33% Ruim 10 1,93% Muito ruim 3 0,58% Total geral 519 100,00% Não Sei 58 Gráfico 2.5

(29)

GRAU DE SATISFAÇÃO

5. Como você avalia o acesso à lista de prestadores de serviços credenciados pelo seu plano de saúde (por exemplo: médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, hospitais, laboratórios e outros) por meio físico ou digital (por exemplo: livro impresso, aplicativo de celular, site na internet)? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.5a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 98 24,56% Bom 239 59,90% Regular 51 12,78% Ruim 8 2,01% Muito ruim 3 0,75% Total geral 399 100,00% Não Sei 36 Gráfico 2.5a

Tabela 2.5b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 42 35,00% Bom 63 52,50% Regular 13 10,83% Ruim 2 1,67% Muito ruim 0 0,00% Total geral 120 100,00% Não Sei 22 Gráfico 2.5b

(30)

Canais de Atendimento da

Operadora

(31)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

6. Nos últimos 12 meses, quando você acessou a operadora (SAC presencial, teleatendimento ou eletrônico), como você avalia seu atendimento considerando os quesitos, respeito e acesso às informações ou ajuda que precisava?

Tabela 2.6 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 231 47,24% Bom 235 48,06% Regular 19 3,89% Ruim 3 0,61% Muito ruim 1 0,20% Total geral 489 100,00% Não se Aplica 88

(32)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

6. Nos últimos 12 meses, quando você acessou a operadora (SAC presencial, teleatendimento ou eletrônico), como você avalia seu atendimento considerando os quesitos, respeito e acesso às informações ou ajuda que precisava? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.6a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 166 45,48% Bom 181 49,59% Regular 16 4,38% Ruim 1 0,27% Muito ruim 1 0,27% Total geral 365 100,00% Não se Aplica 70 Gráfico 2.6a

Tabela 2.6b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 65 52,42% Bom 54 43,55% Regular 3 2,42% Ruim 2 1,61% Muito ruim 0 0,00% Total geral 124 100,00% Não se Aplica 18 Gráfico 2.6b

(33)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

7. Nos últimos 12 meses, quando você fez uma reclamação para sua operadora você teve sua demanda resolvida?

Tabela 2.7 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Sim 138 89,61%

Não 16 10,39%

Total geral 154 100,00%

Não se Aplica 423

(34)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

7. Nos últimos 12 meses, quando você fez uma reclamação para sua operadora você teve sua demanda resolvida? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.7a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Sim 99 90,00%

Não 11 10,00%

Total geral 110 100,00%

Não se Aplica 325

Gráfico 2.7a

Tabela 2.7b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Sim 39 88,64% Não 5 11,36% Total geral 44 100,00% Não se Aplica 98 Gráfico 2.7b

(35)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

8. Como você avalia os documentos e formulários exigidos pela operadora do seu plano de saúde quanto ao quesito facilidade do preenchimento e envio.

Tabela 2.8 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 128 27,83% Bom 288 62,61% Regular 38 8,26% Ruim 4 0,87% Muito ruim 2 0,43% Total geral 460 100,00% Não Sei 117 Gráfico 2.8

(36)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

8. Como você avalia os documentos e formulários exigidos pela operadora do seu plano de saúde quanto ao quesito facilidade do preenchimento e envio. – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.8a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 92 27,06% Bom 215 63,24% Regular 27 7,94% Ruim 4 1,18% Muito ruim 2 0,59% Total geral 340 100,00% Não Sei 95 Gráfico 2.8a

Tabela 2.8b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 36 30,00% Bom 73 60,83% Regular 11 9,17% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 120 100,00% Não Sei 22 Gráfico 2.8b

(37)

Avaliação Geral

(38)

AVALIAÇÃO GERAL

9. Que nota você usaria para qualificar o seu plano?

Tabela 2.9 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 223 38,65% Bom 313 54,25% Regular 35 6,07% Ruim 5 0,87% Muito ruim 1 0,17% Total geral 577 100,00% Gráfico 2.9

(39)

AVALIAÇÃO GERAL

9. Que nota você usaria para qualificar o seu plano? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.9a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 175 40,23% Bom 229 52,64% Regular 26 5,98% Ruim 4 0,92% Muito ruim 1 0,23% Total geral 435 100,00% Gráfico 2.9a

Tabela 2.9b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 48 33,80% Bom 84 59,15% Regular 9 6,34% Ruim 1 0,70% Muito ruim 0 0,00% Total geral 142 100,00% Gráfico 2.9b

(40)

AVALIAÇÃO GERAL

10. Você recomendaria o seu plano para amigos ou familiares?

Tabela 2.10 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual Definitivamente recomendaria 84 14,56% Recomendaria 431 74,70% Recomendaria com ressalvas 57 9,88% Nunca recomendaria 5 0,87% Total geral 577 100,00% Gráfico 2.10

(41)

AVALIAÇÃO GERAL

10. Você recomendaria o seu plano para amigos ou familiares? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.10a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual Definitivamente recomendaria 67 15,40% Recomendaria 327 75,17% Recomendaria com ressalvas 39 8,97% Nunca recomendaria 2 0,46% Total geral 435 100,00% Gráfico 2.10a Tabela 2.10b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual Definitivamente recomendaria 17 11,97% Recomendaria 104 73,24% Recomendaria com ressalvas 18 12,68% Nunca recomendaria 3 2,11% Total geral 142 100,00%

(42)

ITENS ADICIONAIS

(43)

Canais de atendimento da

Operadora

(44)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

11. Qualidade do atendimento na recepção geral

Tabela 2.11 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 270 48,65% Bom 275 49,55% Regular 9 1,62% Ruim 1 0,18% Muito ruim 0 0,00% Total geral 555 100,00% Não Sei 22 Gráfico 2.11

(45)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

11. Qualidade do atendimento na recepção geral – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.11a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 190 45,56% Bom 220 52,76% Regular 6 1,44% Ruim 1 0,24% Muito ruim 0 0,00% Total geral 417 100,00% Não Sei 18 Gráfico 2.11a

Tabela 2.11b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 80 57,97% Bom 55 39,86% Regular 3 2,17% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 138 100,00% Não Sei 4 Gráfico 2.11b

(46)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

12. Qualidade do atendimento nas autorizações

Tabela 2.12 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 256 44,60% Bom 292 50,87% Regular 18 3,14% Ruim 5 0,87% Muito ruim 3 0,52% Total geral 574 100,00% Não Sei 3 Gráfico 2.12

(47)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

12. Qualidade do atendimento nas autorizações – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.12a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 194 44,80% Bom 223 51,50% Regular 12 2,77% Ruim 4 0,92% Muito ruim 0 0,00% Total geral 433 100,00% Não Sei 2 Gráfico 2.12a

Tabela 2.12b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 62 43,97% Bom 69 48,94% Regular 6 4,26% Ruim 1 0,71% Muito ruim 3 2,13% Total geral 141 100,00% Não Sei 1 Gráfico 2.12b

(48)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

13. Qualidade do atendimento da perícia médica

Tabela 2.13 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 156 38,24% Bom 221 54,17% Regular 25 6,13% Ruim 5 1,23% Muito ruim 1 0,25% Total geral 408 100,00% Não Sei 169 Gráfico 2.13

(49)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

13. Qualidade do atendimento da perícia médica – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.13a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 115 37,34% Bom 170 55,19% Regular 20 6,49% Ruim 3 0,97% Muito ruim 0 0,00% Total geral 308 100,00% Não Sei 127 Gráfico 2.13a

Tabela 2.13b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 41 41,00% Bom 51 51,00% Regular 5 5,00% Ruim 2 2,00% Muito ruim 1 1,00% Total geral 100 100,00% Não Sei 42 Gráfico 2.13b

(50)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

14. Qualidade do atendimento no setor ouvidoria

Tabela 2.14 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 110 35,48% Bom 180 58,06% Regular 16 5,16% Ruim 4 1,29% Muito ruim 0 0,00% Total geral 310 100,00% Não Sei 267 Gráfico 2.14

(51)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

14. Qualidade do atendimento no setor ouvidoria – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.14a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 81 35,06% Bom 138 59,74% Regular 10 4,33% Ruim 2 0,87% Muito ruim 0 0,00% Total geral 231 100,00% Não Sei 204 Gráfico 2.14a

Tabela 2.14b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 29 36,71% Bom 42 53,16% Regular 6 7,59% Ruim 2 2,53% Muito ruim 0 0,00% Total geral 79 100,00% Não Sei 63 Gráfico 2.14b

(52)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA 15. Qualidade do atendimento telefônico

Tabela 2.15 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 192 39,10% Bom 275 56,01% Regular 23 4,68% Ruim 1 0,20% Muito ruim 0 0,00% Total geral 491 100,00% Não Sei 86 Gráfico 2.15

(53)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

15. Qualidade do atendimento telefônico – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.15a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 145 39,62% Bom 204 55,74% Regular 17 4,64% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 366 100,00% Não Sei 69 Gráfico 2.15a

Tabela 2.15b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 47 37,60% Bom 71 56,80% Regular 6 4,80% Ruim 1 0,80% Muito ruim 0 0,00% Total geral 125 100,00% Não Sei 17 Gráfico 2.15b

(54)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

16. Qualidade no atendimento da área Comercial

Tabela 2.16 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 153 35,92% Bom 254 59,62% Regular 13 3,05% Ruim 6 1,41% Muito ruim 0 0,00% Total geral 426 100,00% Não Sei 151 Gráfico 2.16

(55)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

16. Qualidade no atendimento da área Comercial – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.16a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 110 35,37% Bom 190 61,09% Regular 7 2,25% Ruim 4 1,29% Muito ruim 0 0,00% Total geral 311 100,00% Não Sei 124 Gráfico 2.16a

Tabela 2.16b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 43 37,39% Bom 64 55,65% Regular 6 5,22% Ruim 2 1,74% Muito ruim 0 0,00% Total geral 115 100,00% Não Sei 27 Gráfico 2.16b

(56)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA 17. Instalações da Unimed Erechim.

Tabela 2.17 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 425 74,69% Bom 132 23,20% Regular 11 1,93% Ruim 1 0,18% Muito ruim 0 0,00% Total geral 569 100,00% Não Sei 8 Gráfico 2.17

(57)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

17. Instalações da Unimed Erechim. – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.17a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 321 74,83% Bom 100 23,31% Regular 7 1,63% Ruim 1 0,23% Muito ruim 0 0,00% Total geral 429 100,00% Não Sei 6 Gráfico 2.17a

Tabela 2.17b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 104 74,29% Bom 32 22,86% Regular 4 2,86% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 140 100,00% Não Sei 2 Gráfico 2.17b

(58)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

18. Comunicação e divulgação de informação da Unimed (na mídia e redes sociais)

Tabela 2.18 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 180 35,16% Bom 258 50,39% Regular 63 12,30% Ruim 10 1,95% Muito ruim 1 0,20% Total geral 512 100,00% Não Sei 65 Gráfico 2.18

(59)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

18. Comunicação e divulgação de informação da Unimed (na mídia e redes sociais) – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.18a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 126 32,31% Bom 200 51,28% Regular 56 14,36% Ruim 7 1,79% Muito ruim 1 0,26% Total geral 390 100,00% Não Sei 45 Gráfico 2.18a

Tabela 2.18b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 54 44,26% Bom 58 47,54% Regular 7 5,74% Ruim 3 2,46% Muito ruim 0 0,00% Total geral 122 100,00% Não Sei 20 Gráfico 2.18b

(60)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

19. Ações, campanhas e projetos de responsabilidade socioambiental (Prevenção ao Câncer de Pele, Descarte Correto de Medicamentos, Semeando Sonhos, Eu Ajudo na Lata)

Tabela 2.19 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 170 39,35% Bom 205 47,45% Regular 46 10,65% Ruim 11 2,55% Muito ruim 0 0,00% Total geral 432 100,00% Não Sei 145 Gráfico 2.19

(61)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

19. Ações, campanhas e projetos de responsabilidade socioambiental (Prevenção ao Câncer de Pele, Descarte Correto de Medicamentos, Semeando Sonhos, Eu Ajudo na Lata) – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.19a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 128 37,54% Bom 164 48,09% Regular 38 11,14% Ruim 11 3,23% Muito ruim 0 0,00% Total geral 341 100,00% Não Sei 93 Gráfico 2.19a

Tabela 219b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 42 46,15% Bom 41 45,05% Regular 8 8,79% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 91 100,00% Não Sei 51 Gráfico 2.19b

(62)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê:

Tabela 2.19c

ID Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê

510 Deveria ser mais divulgado, pois não tenho conhecimento sobre esses projetos.

1254 Eu nunca recebi nenhum documento divulgando prevenção, nada! Nunca vi propaganda desse tipo. 1326 Nunca ouvi falar e isso é muito importante para a comunidade, saber como descartar os medicamentos. 1399 Pois não tive acesso, sei que existe, mas não recebi.

2212 Questões 18 e 19: Porque eu não conheço, não tem informação nenhuma.

2224 Preocupação tem que ser com a saúde dos clientes, ser uma empresa mais humanizada do que comercial. Muito Foco capitalista. 2310 Pois não tenho informação sobre.

3024

Questão 16: Eu não só sou usuária como me relaciono na contratação como RH e o contato é bem difícil, muita burocracia, os retornos comerciais demoram muito. A empresa é muito burocrática.

Questão 18: Nunca veio nada de Unimed e me relaciono muito com a rede social.

3259 Aqui é muito demorado o atendimento, e para marcar consulta precisa marcar com 1 mês, 2 de antecedência se não, não é atendido. 3756 No atendimento telefônico faltam algumas informações, principalmente de laboratórios.

4645 Demora muito para o atendimento na perícia médica.

4656 Ruim porque tu chegas lá, eles te marcam 10:30 para fazer a perícia, uma hora e meia depois o médico te atende e mal e mal te olha para fazer a perícia. Parece que está lá fazendo favor pra gente. E estamos pagando. E não é barato.

6299 Questão 19: Pelo tamanho que a Unimed é, ela faz pouca coisa de programas. Podia ser bem mais participativo na comunidade.

6822 Para vender o plano é fácil, o cartão chega em pouco tempo. Mas para marcar consultas ou autorizar exames, é ruim pois tem um deslocamento desnecessário. 7355 Pois nunca recebi.

7376 É muito engessado o atendimento. Tem uma linha definida e não tem negociação.

7528 Em Curitiba, sou tratado de uma certa forma, não pago nada e vem tudo em folha. Em Erechim, qualquer consulta tenho que pagar no ato. Quando faço exame em Curitiba tenho que solicitar em Erechim e isso demora muito. 7893 Sou associado há mais de 15 anos e nunca recebi informações sobre as ações e atividades da Unimed.

(63)

10444 Questão 12: O atendimento é bom, mas é muito demorado.

10445 Questão 12: Todos exames que precisei, sempre estava em estudo e foi muito demorado para conseguir a autorização. 10566 Falam coisas que na realidade não aplicam.

11559 Questão 13: Pedi autorização para 2 sessões de um atendimento e ele acabou dando somente para 1 sessão. A minha reclamação é somente ele não ter me informado com precisão sobre essa possibilidade. 11602 Questões 12 e 13: São coisas simples que acabam sendo complicadas, muita função de burocracia, acaba não sendo prático no dia a dia. 11693 Questão 12: Dificulta o acesso, longe de outros pontos.

11955 Questão 12: O privilégio para gestantes, idosos e afins não deveria existir, mas tinha que respeitar o horário de chegada. 11966 Questão 17: Estacionamento ruim nas instalações

(64)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

20.1 Considerando os canais avaliados, como você avalia a Unimed Erechim em relação a: Agilidade no atendimento / Tempo de espera

Tabela 2.10.1 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 271 47,13% Bom 264 45,91% Regular 35 6,09% Ruim 4 0,70% Muito ruim 1 0,17% Total geral 575 100,00% Não Sei 2

(65)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

20.1 Considerando os canais avaliados, como você avalia a Unimed Erechim em relação a: Agilidade no atendimento / Tempo de espera – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.20.1a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 206 47,47% Bom 198 45,62% Regular 26 5,99% Ruim 3 0,69% Muito ruim 1 0,23% Total geral 434 100,00% Não Sei 1 Gráfico 2.20.1a

Tabela 2.20.1b – Opinião PLANO FAMILIAR Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 65 46,10% Bom 66 46,81% Regular 9 6,38% Ruim 1 0,71% Muito ruim 0 0,00% Total geral 141 100,00% Não Sei 1 Gráfico 2.20.1b

(66)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

20.2 Considerando os canais avaliados, como você avalia a Unimed Erechim em relação a: Cortesia

Tabela 2.20.2 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 296 52,39% Bom 253 44,78% Regular 15 2,65% Ruim 1 0,18% Muito ruim 0 0,00% Total geral 565 100,00% Não Sei 12 Gráfico 2.20.2

(67)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

20.2 Considerando os canais avaliados, como você avalia a Unimed Erechim em relação a: Cortesia – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.20.2a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 216 50,94% Bom 195 45,99% Regular 12 2,83% Ruim 1 0,24% Muito ruim 0 0,00% Total geral 424 100,00% Não Sei 11 Gráfico 2.20.2a

Tabela 2.20.2b – Opinião PLANO FAMILIAR Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 80 56,74% Bom 58 41,13% Regular 3 2,13% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 141 100,00% Não Sei 1 Gráfico 2.20.2b

(68)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

20.3 Considerando os canais avaliados, como você avalia a Unimed Erechim em relação a: Discrição

Tabela 2.20.3 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 274 47,99% Bom 292 51,14% Regular 4 0,70% Ruim 1 0,18% Muito ruim 0 0,00% Total geral 571 100,00% Não Sei 6 Gráfico 2.20.3

(69)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

20.3 Considerando os canais avaliados, como você avalia a Unimed Erechim em relação a: Discrição – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.20.3a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 205 47,67% Bom 222 51,63% Regular 2 0,47% Ruim 1 0,23% Muito ruim 0 0,00% Total geral 430 100,00% Não Sei 5 Gráfico 2.20.3a

Tabela 2.20.3b – Opinião PLANO FAMILIAR Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 69 48,94% Bom 70 49,65% Regular 2 1,42% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 141 100,00% Não Sei 1 Gráfico 2.20.3b

(70)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

20.4 Considerando os canais avaliados, como você avalia a Unimed Erechim em relação a: Informações recebidas

Tabela 2.20.4 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 245 43,59% Bom 280 49,82% Regular 35 6,23% Ruim 1 0,18% Muito ruim 1 0,18% Total geral 562 100,00% Não Sei 15 Gráfico 2.20.4

(71)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

20.4 Considerando os canais avaliados, como você avalia a Unimed Erechim em relação a: Informações recebidas – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.20.4a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 184 43,29% Bom 213 50,12% Regular 26 6,12% Ruim 1 0,24% Muito ruim 1 0,24% Total geral 425 100,00% Não Sei 10 Gráfico 2.20.4a

Tabela 2.20.4b – Opinião PLANO FAMILIAR Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 61 44,53% Bom 67 48,91% Regular 9 6,57% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 137 100,00% Não Sei 5 Gráfico 2.20.4b

(72)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

20.5 Considerando os canais avaliados, como você avalia a Unimed Erechim em relação a: Confiabilidade

Tabela 2.20.5 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 302 52,71% Bom 257 44,85% Regular 13 2,27% Ruim 1 0,17% Muito ruim 0 0,00% Total geral 573 100,00% Não Sei 4 Gráfico 2.20.5

(73)

CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA

20.5 Considerando os canais avaliados, como você avalia a Unimed Erechim em relação a: Confiabilidade – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.20.5a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 230 53,24% Bom 193 44,68% Regular 8 1,85% Ruim 1 0,23% Muito ruim 0 0,00% Total geral 432 100,00% Não Sei 3 Gráfico 2.20.5a

Tabela 2.20.5b – Opinião PLANO FAMILIAR Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 72 51,06% Bom 64 45,39% Regular 5 3,55% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 141 100,00% Não Sei 1 Gráfico 2.20.5b

(74)

Avaliação Geral

(75)

AVALIAÇÃO GERAL

21. Como você avalia a sua satisfação geral com a Unimed Erechim?

Tabela 2.21 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 293 50,78% Bom 260 45,06% Regular 21 3,64% Ruim 2 0,35% Muito ruim 1 0,17% Total geral 577 100,00% Não Sei 0 Gráfico 2.21

(76)

AVALIAÇÃO GERAL

21. Como você avalia a sua satisfação geral com a Unimed Erechim? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.21a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 228 52,41% Bom 191 43,91% Regular 14 3,22% Ruim 1 0,23% Muito ruim 1 0,23% Total geral 435 100,00% Não Sei 0 Gráfico 2.21a

Tabela 2.21b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 65 45,77% Bom 69 48,59% Regular 7 4,93% Ruim 1 0,70% Muito ruim 0 0,00% Total geral 142 100,00% Não Sei 0 Gráfico 2.21b

(77)

AVALIAÇÃO GERAL

21. Como você avalia a sua satisfação geral com a Unimed Erechim? - Agrupado

Tabela 2.21.1 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom e Bom 553 95,84%

Regular, Ruim e Muito ruim 24 4,16%

Total geral 577 100,00%

Não Sei 0

(78)

AVALIAÇÃO GERAL

21. Como você avalia a sua satisfação geral com a Unimed Erechim? – Agrupado – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.21.1a – Opinião PLANO EMPRESARIAL

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom e Bom 419 96,32%

Regular, Ruim e Muito ruim 16 3,68%

Total geral 435 100,00%

Não Sei 0

Gráfico 2.21.1a

Tabela 2.21.1b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom e Bom 134 94,37%

Regular e Ruim 8 5,63%

Total geral 142 100,00%

Não Sei 0

(79)

AVALIAÇÃO GERAL

(80)

AVALIAÇÃO GERAL

22. De 0 a 10, em que grau você recomendaria a Unimed Erechim para seus amigos e parentes?

Tabela 2.22 – Recomendação da Unimed Erechim de 0 a 10.

Nota Frequência Porcentagem

0 0 0,00% 1 1 0,17% 2 2 0,35% 3 1 0,17% 4 2 0,35% 5 7 1,21% 6 5 0,87% 7 24 4,16% 8 165 28,60% 9 192 33,28% 10 178 30,85% Total 577 100,00%

(81)

AVALIAÇÃO GERAL

22. De 0 a 10, em que grau você recomendaria a Unimed Erechim para seus amigos e parentes?

Tabela 2.22.1 – Recomendação da Unimed Erechim de 0 a 10.

* O %NPS é igual a 61,01%.

** %NPS = % Promotores - % Detratores.

Tipo de cliente Frequência %

Promotores (Notas 9 e 10) 370 64,12%

Neutros (Notas 7 e 8) 189 32,76%

Detratores (Notas 1,2,3,4,5 e 6) 18 3,12%

(82)

AVALIAÇÃO GERAL

22. De 0 a 10, em que grau você recomendaria a Unimed Erechim para seus amigos e parentes? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.22a – Recomendação da Unimed Erechim de 0 a 10 – PLANO EMPRESARIAL.

Nota Frequência Porcentagem

0 0 0,00% 1 1 0,23% 2 0 0,00% 3 1 0,23% 4 2 0,46% 5 4 0,92% 6 5 1,15% 7 18 4,14% 8 120 27,59% 9 151 34,71% 10 133 30,57% Total 435 100,00%

(83)

AVALIAÇÃO GERAL

22. De 0 a 10, em que grau você recomendaria a Unimed Erechim para seus amigos e parentes? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.22.1a – Recomendação da Unimed Erechim de 0 a 10 – PLANO EMPRESARIAL.

* O %NPS é igual a 62,29%.

** %NPS = % Promotores - % Detratores.

Tipo de cliente Frequência %

Promotores (Notas 9 e 10) 284 65,29%

Neutros (Notas 7 e 8) 138 31,72%

Detratores (Notas 1,2,3,4,5 e 6) 13 2,99%

(84)

AVALIAÇÃO GERAL

22. De 0 a 10, em que grau você recomendaria a Unimed Erechim para seus amigos e parentes? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.22b – Recomendação da Unimed Erechim de 0 a 10 – PLANO FAMILIAR.

Nota Frequência Porcentagem

0 0 0,00% 1 0 0,00% 2 2 1,41% 3 0 0,00% 4 0 0,00% 5 3 2,11% 6 0 0,00% 7 6 4,23% 8 45 31,69% 9 41 28,87% 10 45 31,69% Total 142 100,00%

(85)

AVALIAÇÃO GERAL

22. De 0 a 10, em que grau você recomendaria a Unimed Erechim para seus amigos e parentes? – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.22.1b – Recomendação da Unimed Erechim de 0 a 10 – PLANO FAMILIAR.

* O %NPS é igual a 57,04%.

** %NPS = % Promotores - % Detratores.

Tipo de cliente Frequência %

Promotores (Notas 9 e 10) 86 60,56%

Neutros (Notas 7 e 8) 51 35,92%

Detratores (Notas 1,2,3,4,5 e 6) 5 3,52%

(86)

Consultórios Médicos

(atendimento)

(87)

CONSULTÓRIOS MÉDICOS (ATENDIMENTO)

23. Nos últimos 12 meses, como você avalia toda a atenção em saúde recebida dos médicos.

Tabela 2.23 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 277 48,77% Bom 242 42,61% Regular 44 7,75% Ruim 1 0,18% Muito ruim 4 0,70% Total geral 568 100,00% Não Sei 9 Gráfico 2.23

(88)

CONSULTÓRIOS MÉDICOS (ATENDIMENTO)

23. Nos últimos 12 meses, como você avalia toda a atenção em saúde recebida dos médicos. – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.23a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 206 47,91% Bom 189 43,95% Regular 31 7,21% Ruim 1 0,23% Muito ruim 3 0,70% Total geral 430 100,00% Não Sei 5 Gráfico 2.23a

Tabela 2.23b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 71 51,45% Bom 53 38,41% Regular 13 9,42% Ruim 0 0,00% Muito ruim 1 0,72% Total geral 138 100,00% Não Sei 4 Gráfico 2.23b

(89)

CONSULTÓRIOS MÉDICOS (ATENDIMENTO)

24. Facilidade/acesso para marcação de consultas / exames complementares.

Tabela 2.24 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 174 30,26% Bom 274 47,65% Regular 105 18,26% Ruim 15 2,61% Muito ruim 7 1,22% Total geral 575 100,00% Não Sei 2 Gráfico 2.24

(90)

CONSULTÓRIOS MÉDICOS (ATENDIMENTO)

24. Facilidade/acesso para marcação de consultas / exames complementares. – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.24a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 132 30,41% Bom 207 47,70% Regular 76 17,51% Ruim 13 3,00% Muito ruim 6 1,38% Total geral 434 100,00% Não Sei 1 Gráfico 2.24a

Tabela 2.24b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 42 29,79% Bom 67 47,52% Regular 29 20,57% Ruim 2 1,42% Muito ruim 1 0,71% Total geral 141 100,00% Não Sei 1 Gráfico 2.24b

(91)

CONSULTÓRIOS MÉDICOS (ATENDIMENTO)

25. Satisfação Geral com o atendimento dos médicos.

Tabela 2.25 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 233 40,88% Bom 288 50,53% Regular 44 7,72% Ruim 2 0,35% Muito ruim 3 0,53% Total geral 570 100,00% Não Sei 7 Gráfico 2.25

(92)

CONSULTÓRIOS MÉDICOS (ATENDIMENTO)

25. Satisfação Geral com o atendimento dos médicos. – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.25a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 167 38,66% Bom 227 52,55% Regular 33 7,64% Ruim 2 0,46% Muito ruim 3 0,69% Total geral 432 100,00% Não Sei 3 Gráfico 2.25a

Tabela 2.25b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 66 47,83% Bom 61 44,20% Regular 11 7,97% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 138 100,00% Não Sei 4 Gráfico 2.25b

(93)

CONSULTÓRIOS MÉDICOS (ATENDIMENTO)

25.1 Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê:

Tabela 2.25c

ID 25. Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê

445 Tem certas especialidades que eu sinto dificuldade em marcar consulta, principalmente endocrinologia e dermatologia, pois faltam profissionais. 476 Não deveria demorar de 3 a 4 dias para conseguir agendamento, o tratamento deveria ser igual a todo mundo.

1357 O agendamento demora em torno 2 a 3 meses.

2342 Dificuldade em agendamento das consultas, tendo muitos prazos extensos.

3024 Questão 24: Sempre demora muito, tem que ficar esperando 2 meses por uma consulta. Muitos médicos não atendem mais pela Unimed. 3107 Consulta muito rápida, superficial.

3259 Demora muito para marcar as consultas.

3741 Os médicos conveniados são muito ruins (baixa qualificação), não conseguiram descobrir qual era o problema. Tive que consultar a internet para tentar descobrir. 3833 Todos os exames devem ser autorizados e só há dois centros de autorização que funcionam em um horário restrito.

4623 É muita demora para conseguir agendar um exame ou uma consulta em consultórios. Demora mais de 15 dias. Algumas especialidades tu passas de mês. 6193 Pela demora no atendimento do convenio. Inclusive estou aguardando uma consulta há 3 meses e não dão a atenção que deveriam dar por não

ser particular. Uma questão de profissionalismo e saúde esse tempo de espera.

6211 Demora. Se precisar de uma consulta com mais urgência é mais demorado, é mais difícil de conseguir. 6270

Por que quando a gente precisa eles não dão preferência para quem tem plano. Antes de dizer que dia e o horário tem atendimento eles perguntam qual o plano que a gente tem. Isso mostra que eles estão dando preferência para quem é particular ou para certos planos. Dão preferência para algum outro plano, não sei por quê, ou para particular. Eu não sei por quê eles pedem que plano de saúde que a gente tem antes de falar quais horários tem para consultar.

6304 Não consegue médico as vezes. Se tu precisas um médico é para daqui 1 mês ou 2 meses. Se tu precisas de uma urgência tu não consegue. Só estão atendendo pacientes em tratamento. Um exemplo é o dermatologista. 6775 Questão 23: Tempo de consulta. Sempre 2h depois.

6822 Os médicos evitam fazer pelo plano, se espera o plano demora muito e particular é atendido rapidamente. 7314 Questão 24: Faltam médicos credenciados para atender o plano. Não tendo horário.

(94)

8693 Sempre que a gente quer uma consulta pela Unimed é difícil e demora. Tem que marcar com tempo grande de antecedência, nunca se consegue para logo. Se é particular, pagando, sem ser pelo plano, se consegue logo. 8979 A marcação de consultas com alguns médicos às vezes demora em torno de 7 dias pelo plano, mas quando é atendimento particular, o agendamento é imediato.

9906

Porque tu nunca tens consulta. Não consegue consulta. As datas de consulta são restritas. Se precisa de urgência eles cobram diferença de valor de uma consulta particular mesmo sendo pela Unimed. Quando o atendimento é pelo plano parece que eles estão te atendendo pelo SUS. Quando tu pagas particular parece que o atendimento é melhor.

9907 Às vezes, preciso com urgência e não tem. Demora um pouco. O particular é mais ligeiro que a Unimed. 10433 Agenda muito distante.

10564 Antes, quando precisava exame o médico enviava e agora eu tenho que ir lá.

10774 A gente não consegue marcar, demora 1 mês, 1 mês e meio para conseguir uma consulta. 12126 Muito demorado.

12140 Às vezes, demora muito para conseguir consulta com determinados médicos, principalmente dermatologista 12321 Faltam profissionais de dermatologia dispostos a trabalhar pelo plano.

12351 A avaliação varia para cada médico.

(95)

Laboratório Unimed

(96)

LABORATÓRIO UNIMED

26. Sua satisfação com o ambiente, atendimento e qualidade do serviço prestado.

Tabela 2.26 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 378 68,35% Bom 169 30,56% Regular 4 0,72% Ruim 2 0,36% Muito ruim 0 0,00% Total geral 553 100,00% Não Sei 24 Gráfico 2.26

(97)

LABORATÓRIO UNIMED

26. Sua satisfação com o ambiente, atendimento e qualidade do serviço prestado. – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.26a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 283 68,19% Bom 128 30,84% Regular 3 0,72% Ruim 1 0,24% Muito ruim 0 0,00% Total geral 415 100,00% Não Sei 20 Gráfico 2.26a

Tabela 2.26b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 95 68,84% Bom 41 29,71% Regular 1 0,72% Ruim 1 0,72% Muito ruim 0 0,00% Total geral 138 100,00% Não Sei 4 Gráfico 2.26b

(98)

LABORATÓRIO UNIMED

26.1 Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê:

Tabela 2.26c

ID

26. Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê 3259 Demorado.

11693 Muito distante.

(99)

Clínica de Fisioterapia da

Unimed

(100)

CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIMED

27. Sua satisfação com o ambiente, atendimento e qualidade do serviço prestado.

Tabela 2.27 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 149 62,87% Bom 75 31,65% Regular 12 5,06% Ruim 0 0,00% Muito ruim 1 0,42% Total geral 237 100,00% Não Sei 340 Gráfico 2.27

(101)

CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIMED

27. Sua satisfação com o ambiente, atendimento e qualidade do serviço prestado. – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.27a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 110 61,45% Bom 60 33,52% Regular 8 4,47% Ruim 0 0,00% Muito ruim 1 0,56% Total geral 179 100,00% Não Sei 256 Gráfico 2.27a

Tabela 2.27b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 39 67,24% Bom 15 25,86% Regular 4 6,90% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 58 100,00% Não Sei 84 Gráfico 2.27b

(102)

CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIMED

27.1 Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê:

Tabela 2.27c

ID

27. Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê

2283

Horário comercial, não estou conseguindo agendar.

3803

Não consigo marcar atendimento com a clínica de fisioterapia da UNIMED, pois há dificuldade de horário e a cada atendimento muda o profissional, então eu optei por fazer particular.

(103)

Uniclínica / Hospital da

Unimed

(104)

UNICLÍNICA / HOSPITAL DA UNIMED

28. Sua satisfação com o ambiente, atendimento e qualidade do serviço prestado.

Tabela 2.28 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 147 60,74% Bom 91 37,60% Regular 2 0,83% Ruim 1 0,41% Muito ruim 1 0,41% Total geral 242 100,00% Não Sei 335 Gráfico 2.28

(105)

UNICLÍNICA / HOSPITAL DA UNIMED

28. Sua satisfação com o ambiente, atendimento e qualidade do serviço prestado. – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.28a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 118 62,11% Bom 70 36,84% Regular 1 0,53% Ruim 0 0,00% Muito ruim 1 0,53% Total geral 190 100,00% Não Sei 245 Gráfico 2.28a

Tabela 2.28b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 29 55,77% Bom 21 40,38% Regular 1 1,92% Ruim 1 1,92% Muito ruim 0 0,00% Total geral 52 100,00% Não Sei 90 Gráfico 2.28b

(106)

Farmácias Unimed

(107)

FARMÁCIAS UNIMED

29. Sua satisfação com o ambiente, atendimento e qualidade do serviço prestado.

Tabela 2.29 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 197 49,37% Bom 179 44,86% Regular 16 4,01% Ruim 5 1,25% Muito ruim 2 0,50% Total geral 399 100,00% Não Sei 178

(108)

FARMÁCIAS UNIMED

29. Sua satisfação com o ambiente, atendimento e qualidade do serviço prestado. – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.29a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 149 49,34% Bom 138 45,70% Regular 11 3,64% Ruim 2 0,66% Muito ruim 2 0,66% Total geral 302 100,00% Não Sei 133 Gráfico 2.29a

Tabela 2.29b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 48 49,48% Bom 41 42,27% Regular 5 5,15% Ruim 3 3,09% Muito ruim 0 0,00% Total geral 97 100,00% Não Sei 45 Gráfico 2.29b

(109)

FARMÁCIAS UNIMED

29.1 Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê:

Tabela 2.29c

ID 29. Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê

10 Duas vezes já eu fui lá. Na primeira vez eu fui mal atendida e na segunda deu um problema com a maquininha do cartão e a senhora que me atendeu foi muito mal-educada. Eu sempre digo para minha mãe não ir lá porque fui mal atendida. 1399 Não existe vantagem nenhuma em adquirir produtos na farmácia da Unimed. Não possuem nenhum valor promocional que seja diferente das

outras farmácias. Não tem vantagem de ter a carteirinha Unimed.

2224 Por ser uma farmácia com conveniados, os remédios poderiam ter ofertas melhores, tendo preços mais baixos. 10435 O valor sempre é mais elevado do que as farmácias normais.

10756 Em Santa Catarina pagamos menos que na Farmácia Unimed.

12141 O valor dos medicamentos é alto em comparação com a concorrência. 12356 O preço dos medicamentos é muito alto.

(110)

Atendimento Domiciliar

Unimed

(111)

ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED

30. Sua satisfação com o atendimento e qualidade do serviço prestado.

Tabela 2.30 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 44 38,60% Bom 65 57,02% Regular 4 3,51% Ruim 1 0,88% Muito ruim 0 0,00% Total geral 114 100,00% Não Sei 463 Gráfico 2.30

(112)

ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED

30. Sua satisfação com o atendimento e qualidade do serviço prestado. – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.30a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 29 34,52% Bom 53 63,10% Regular 1 1,19% Ruim 1 1,19% Muito ruim 0 0,00% Total geral 84 100,00% Não Sei 351 Gráfico 2.30a

Tabela 2.30b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 15 50,00% Bom 12 40,00% Regular 3 10,00% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 30 100,00% Não Sei 112 Gráfico 2.30b

(113)

Medicina Preventiva

Unimed

(114)

MEDICINA PREVENTIVA UNIMED

31. Sua satisfação com o ambiente, atendimento e qualidade do serviço prestado.

Tabela 2.31 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 129 45,26% Bom 148 51,93% Regular 8 2,81% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 285 100,00% Não Sei 292 Gráfico 2.31

(115)

MEDICINA PREVENTIVA UNIMED

31. Sua satisfação com o ambiente, atendimento e qualidade do serviço prestado. – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.31a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 98 42,79% Bom 125 54,59% Regular 6 2,62% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 229 100,00% Não Sei 206 Gráfico 2.31a

Tabela 2.31b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 31 55,36% Bom 23 41,07% Regular 2 3,57% Ruim 0 0,00% Muito ruim 0 0,00% Total geral 56 100,00% Não Sei 86 Gráfico 2.31b

(116)

MEDICINA PREVENTIVA UNIMED

31.1 Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê:

Tabela 2.31c

ID

31. Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê

7964

Nunca recebi nada sobre o que é a medicina preventiva.

10709

Falta orientação sobre os efeitos nocivos dos alimentos.

(117)

Clínica de Imagem Unimed

(118)

CLÍNICA DE IMAGEM UNIMED

32. Sua satisfação com o atendimento e qualidade do serviço prestado.

Tabela 2.32 – Opinião

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 215 57,03% Bom 152 40,32% Regular 7 1,86% Ruim 2 0,53% Muito ruim 1 0,27% Total geral 377 100,00% Não Sei 200 Gráfico 2.32

(119)

CLÍNICA DE IMAGEM UNIMED

32. Sua satisfação com o atendimento e qualidade do serviço prestado. – ESTRATIFICADO POR TIPO DE PLANO

Tabela 2.32a – Opinião PLANO EMPRESARIAL Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 158 54,48% Bom 125 43,10% Regular 6 2,07% Ruim 0 0,00% Muito ruim 1 0,34% Total geral 290 100,00% Não Sei 145 Gráfico 2.32a

Tabela 2.32b – Opinião PLANO FAMILIAR

Opinião Quantidade Percentual

Muito bom 57 65,52% Bom 27 31,03% Regular 1 1,15% Ruim 2 2,30% Muito ruim 0 0,00% Total geral 87 100,00% Não Sei 55 Gráfico 2.32b

(120)

CLÍNICA DE IMAGEM UNIMED

32.1 Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê:

Tabela 2.32c

ID

32. Caso tenha atribuído nota com escalas 4 e 5 (Ruim e Muito ruim), indique o porquê

9757

A imagem que eu fiz quando estava grávida, na clínica da Unimed, foi muito ruim. O médico errou mais de uma vez e só depois conseguiu

acertar. Eu tive repertir o exame, pois a médica (minha médica) achou que o peso estava muito baixo.

(121)

IMAGEM

(122)

IMAGEM

33. Quando eu lhe digo Unimed, qual é a primeira imagem que lhe vem em mente?

Tabela 2.33 – Quantidade de clientes por Produto.

ID 33. Quando eu lhe digo Unimed, qual é a primeira imagem que lhe vem em mente?

1 Um hospital. 8 Saúde. Cuidado.

10 Qualidade. Organização. Capricho. 12 Satisfação. 15 A clínica. 24 O logo da Unimed. 26 Hospital 28 Muito bom. 57 Medicina preventiva. 79 Saúde.

82 Exames. Laboratório de exames. 89 Qualidade.

98 Agradecimento.

104 O atendimento deles é muito bom. 109 O símbolo da Unimed.

110 A clínica, o hospital, enfim, aqui de Erechim. 148 Saúde. 149 Saúde. 150 Um bom serviço. 156 Profissionalismo. 160 Saúde. 175 Saúde. 177 Saúde. 201 Saúde. 444 Saúde.

Referências

Documentos relacionados

The thesis work is carried out under supervision and the degree of interaction with the supervisor will depend on the autonomy and skills the student brings to the thesis

1 - Nos casos sujeitos à sua apreciação, o Tribunal de Contas ouve os responsáveis individuais e os serviços, organismos e demais entidades interessadas e sujeitas aos seus poderes

(1997) aplicou no estudo o mesmo protocolo, tendo igualmente um grupo de controlo e um grupo de intervenção e os resultados mostraram que não houve diferenças

A dose de propofol de 20 mg/kg que foi testada é recomendada para procedimentos clínicos e coletas de amostras biológicas em Lithobates catesbeianus, visto que

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

contaminada, a gente mulha só os pés e sua no resto do corpos SE o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim desemanas E se no fim de semana não há muito o que fazer,

O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, os efeitos anti-helmínticos do extrato aquoso das folhas e do extrato metanólico dos frutos de algaroba sobre cultivos de larvas de