• Nenhum resultado encontrado

Palavras-chave: mídia, sociedade de cultura, meios de comunicação de massa.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras-chave: mídia, sociedade de cultura, meios de comunicação de massa."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MÍDIA, IDENTIDADE CULTURAL E SOCIEDADE Viviane L Martins Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP

Resumo

Este artigo visa uma breve análise sobre o modo como a mídia interage com a sociedade de cultura. Com a evolução constante dos meios de comunicação de massa, a sociedade vem se moldando, construindo uma nova identidade cultural. Assim, ao interagir com as mídias, o indivíduo se torna parte deles.

Palavras-chave: mídia, sociedade de cultura, meios de comunicação de massa.

Abstract

This article aims at one brief analysis on the way as the media interacts with the culture society. With the constant evolution of the mass medias, the society comes molding itself, constructing a new cultural identity. So, when interacting with the medias, the individual becomes itself part of them.

Keywords: media, society culture, mass media.

Nós somos a uma extensão grande em contato regular com os meios de comunicação de massa para informação, entretenimentos, idéias, opiniões e muitas outras coisas para tudo de que são conectadas as nossas tentativas encontrar um sentido do que somos.

Nossas experiências culturais são afetadas pelo desenvolvimento de sistemas de comunicação de massa.

Cultura pode ser definida como as convicções, valores, ou outros vigamentos de referência pela qual, nós fazemos sentido de nossas experiências. Meios de comunicação de massa estão centralmente envolvidos na produção de cultura moderna.

Produção de mídia, textos de mídia e recepção de mídia estão como séries de circuitos interligados. O que é produzido é

(2)

influenciado por valores culturais; como os textos são formados e são representados é influenciado da mesma maneira e as leituras dos textos também estão sujeitas a pontos de vista culturais particulares.

Estudar mídia é também estudar como definimos nosso próprio senso de quem somos. O que dizer da 'cultura'? Como um texto midiático molda, constrói ou muda nossa identidade cultural? O que é exatamente 'meios de comunicação de massa' ou 'comunicação de massa'?

Todos nós passamos por situações envolvendo família, amigos, educação, trabalho e assim por diante. Tais elementos formam nossas identidades individuais. Este tipo de cultura é principalmente oral, passada de indivíduo a indivíduo.

Desde metade do século XIX, viemos não só em uma cultura situada, mas em uma cultura de mediação. A imprensa, filme e cinema, televisão e rádio; e mais recentemente a Internet, desenvolveu meios maiores de comunicação pública. A introdução do termo 'aldeia global', em meados de 1960, ilustra quanto mudou nosso mundo e a mudança é quase completamente devida ao desenvolvimento de comunicações de massa.

Então, o que se quer dizer com 'comunicação de massa' ou 'meios de comunicação de massa'?

Pense nisto como a transmissão e recepção de 'mensagens em âmbito grande'.

A maior parte da comunicação é feita face a face, direta, em um contexto cultural situado; é um processo de mão dupla: a mensagem recebida pode ser respondida imediatamente para.

Em termos de avaliação da mídia, com comunicação de massa, há quatro características distintivas principais, como segue: 1. Há uma abertura ou uma fratura institucional entre o remetente da mensagem e o receptor. Os fabricantes dos textos de mídia, o remetente da mensagem, não têm uma relação de avaliação óbvia com a audiência, já que gritar à tela de televisão não conta como avaliação. Respostas de audiência raramente são ouvidas. Isto significa que a cultura tende a ser um processo de mão única. Produtores têm que mirar de maneira imaginária, generalizada ou estereotipada a audiência. Eles fazem suposições baseadas em idéias conceituais de como as pessoas são; sem saber de fato como são. Olhe para qualquer revista de moda e verá o que os fabricantes dos

(3)

textos pensam que os homens e mulheres deveriam estar procurando, por exemplo.

2. Tecnologias especializadas, especialmente a internet, começaram a afetar o sistema de mão única de comunicação descrita acima. Além disso, estas tecnologias tornaram possível capturar mensagens em uma forma muito física (fotografia, filme, fita-gravação), que em troca conduziu a estadia histórica ou registros. Nosso senso de 'história' é assim afetado (e alguns diriam, construído).

3. Podem ser estendidas mensagens de mídia, de forma que eventos que acontecem em lugares mais distantes possam ser visto em tempo real.

4. Mensagens de mídia se tornaram um artigo moderno, uma indústria, um produto. Forças de mercado têm um impacto definido, assim, na produção e distribuição de textos de mídia. Hoje, não só publicidade, mas o jornalismo visa à comercialização da notícia. Quanto mais se fala em determinado assunto, mas vendem-se jornais e revistas.

O que é cultura popular?

Historicamente, até o século XIX, o termo 'popular' era uma real coisa negativa, com implicações de vulgaridade e trivialidade. Algo não 'agradável' ou 'respeitável'. No mundo moderno significa o termo 'difundido'. Também veio significar produção de massa. Porém, alguns o interpretarão como algo 'comercial' ou 'sem muito valor'.

O valor cultural foi tradicionalmente associado com grupos dominantes ou poderosos - esses que têm avaliação de música clássica, arte, balé, ópera e assim por diante. 'Baixo' ou cultura popular é tudo não aprovado de como 'alto'. É vulgar, comum, ou 'fácil'.

Outra definição de 'popular' é literalmente 'das pessoas', um tipo de 'cultura de povo', e esta é uma área interessante, porque cerca a idéia de uma 'cultura alternativa' que inclui grupos minoritários, talvez com valores subversivos.

(4)

Toda forma de mídia ocupa um papel central, definindo e interpretando a mesma natureza do mundo de acordo com certos valores, princípios culturais e ideologias. No entanto, ainda há preocupações sobre exatamente que efeitos que as mídias estão causando à sociedade.

Há três áreas principais de preocupação, como segue:

1. Meios de comunicação de massa têm um poder político e persuasivo sobre as pessoas. Rádio, televisão, imprensa escrita e filmes podem manipular sociedades inteiras. Podem funcionar como difusão indevida de políticas, inclusive. Ou então, gerar um estado de pavor coletivo, como visto com as calamidades que vinculam na mídia.

2. Desde o século XIX houve a difusão da denominada 'cultura popular', que para alguns humilha ou degrada tradições culturais e padrões. Para muitos, novelas, filmes e personalidades ditam o que é certo ou errado.

3. O assunto mais contencioso interessa os efeitos dos meios de comunicação de massa no comportamento social, em particular em questões de violência e delinqüência. As mídias geralmente são acusadas de contribuir para erupções de desassossego em sociedade. Por outro lado, também podem estabelecer um estado de alerta e medo, algumas vezes exagerado.

Considerações Finais

As mídias têm influência no desenvolvimento de vida moderna, pois representam o aparecimento de amplos sistemas de comunicação pública, tais como:

• Jornais, nos 1850s; • Fotografia, nos 1880s; • Cinema, nos 1900s; • Rádio, nos anos vinte;

• Televisão, dos anos cinqüenta aos anos noventa; • Internet a partir dos anos noventa.

(5)

Aqueles que estão nos bastidores da mídia acabam, muitas vezes, manipulados pelos detentores do poder econômico ou político; e, também são manipuladores, uma vez que difusores de opinião à população em geral por meio de uma censura invisível, estão destinados a divulgarem determinadas notícias ou propagandas, das mais variadas formas para a população em geral.

Com base nesse raciocínio, os meios de comunicação e, especialmente, a televisão apresenta-se como uma fonte perigosa do poder de fazer crer naquilo que ela apresenta como representação da realidade. A televisão torna-se o 'árbitro do acesso à existência social e política' (BOURDIEU, 1997).

Para finalizar, tome como exemplo a manipulação através do jornalismo. Em tempos de violência presente em todos os noticiários, Ciro Marcondes Filho afirma que ao trabalhador (ao homem comum no seu meio ambiente) cada vez mais são direcionadas exigências de produção: não somente na empresa aonde trabalha, mas, também, nas demais atividades sociais, gerando uma extorsão pelas formas de exploração secundária (como aluguéis, cobranças adicionais de pequenos serviços), sofrendo ainda ameaças de assaltos. Para anestesiar eventual demanda por uma situação com efetiva consecução de direitos sociais, cria-se um problema social emergente dito "muito maior" e que passa deter a atenção daquele mesmo trabalhador, impossibilitando que ele se ocupe com a reivindicação de seus direitos. Assim:

[..] o jornal desloca responsáveis e facilita que a justiça se arranje dentro do próprio "universo possível" da classe. Já que os ricos são inatingíveis, já que eles nunca são presos, cabe ao povo justiçar os culpados que lhe aparecem diretamente à frente. Se o roubo vem do desemprego, a prostituição da falta de alimento para os filhos, isso não interessa. O importante é apresentar "criminosos" à opinião pública, aos quais se possam transferir ódios acumulados, preconceitos, sadismos de toda a espécie. Alguém tem de pagar por isso.21

21 MARCONDES FILHO, Ciro. Jornalismo fin-de-siecle. São Paulo: Scritta

(6)

Referências

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003a.

___________. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2003c.

___________. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. MARCONDES FILHO, Ciro. Jornalismo fin-de-siecle. São Paulo: Scritta Editorial, 1997.

Referências

Documentos relacionados

Dos vereadores Carlinho Antonio Polazzo – PROS, Fabricio Preis de Mello – PSD, Rodrigo José Correia – PSC e Ronalce Moacir Dalchiavan - PP, no uso de suas

Assim, este artigo abordará inicialmente a relação entre turismo e território, enfocando os agentes do processo turistificação do espaço e a importância dessa

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

costumam ser as mais valorizadas. B) Uma soma de fatores, como fácil acesso à água, possibilidade de utilizar os rios como meio de transporte e o baixo custo imobiliário devido

Os objetivos desta pesquisa foi conhecer a opinião dos alunos dos cursos de Relações Públicas - RP e Direito do Centro Universitário Newton Paiva Cunp - acerca da prática das

A Confederação Brasileira de Orientação, a Federação Paranaense de Orientação e o Clube de Orientação Gralha Azul têm a honra de convidar Vossa Senhoria para a 1ª Copa Sul

[Informar a data, o nome e a assinatura do dirigente máximo que aprovou o documento Termo de Abertura do Projeto antes deste projeto ser solicitado ao Governador pelo