• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE DOCENTE DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE DOCENTE DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE

DOCENTE DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE– 2017.1

ESAMAZ - Campus II – Trav. da Municipalidade, 5330 – Reduto – CEP: 66053-180 – Belém – PA Fones: (91) 3224-7777 / 3224-7720 – http://www.esamaz.com

1. CRONOGRAMA DE REALIAÇÃO DAS PROVAS O Concurso constará das seguintes etapas:  Prova Didática;

 Entrevista.  Currículo.

A ausência do candidato a qualquer etapa do concurso implicará na sua eliminação.

Os resultados finais dos concursos serão divulgados em até sete dias úteis após a realização da última prova.

Para a realização do sorteio do tema da prova didática, o candidato deverá comparecer ao local de realização de prova 24 (vinte e quatro) horas antes da realização da mesma.

Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada para qualquer uma das provas.

O resultado da homologação das inscrições estará disponível na instituição a partir de 06 de janeiro de 2017.

Local:

Na Coordenação dos Cursos – Unidade Municipalidade

ESAMAZ - Campus II – Trav. da Municipalidade, 5330 – Reduto – CEP: 66053-180 – Belém – PA

Fones: (91) 3224-7720 – http://www.esamaz.com.br Datas e horários da realização da prova Didática e Entrevista:

Prova Didática: O sorteio da temática da prova Didática será realizado no dia 09 de janeiro de 2017 as 09:30 horas.

A Realização da prova didática será nos seguintes dias: Curso de Biomedicina:

- 10/01/2017: Bioquímica Clínica e Imagenologia. HORÁRIO DE ACORDO COM O SORTEIO A PARTIR DAS 09:30 HORAS

- 11/01/2017: Estágio Supervisionado (Análises Clínicas). HORÁRIO DE ACORDO COM O SORTEIO A PARTIR DAS 09:30 HORAS

(2)

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE

DOCENTE DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE– 2017.1

ESAMAZ - Campus II – Trav. da Municipalidade, 5330 – Reduto – CEP: 66053-180 – Belém – PA Fones: (91) 3224-7777 / 3224-7720 – http://www.esamaz.com

-Curso de Enfermagem:

- 10/01/2017: disciplina de Gerenciamento em saúde. HORÁRIO DE ACORDO COM O SORTEIO A PARTIR DAS 09:30 HORAS

- 11/01/2017: disciplina de Enfermagem área hospitalar. HORÁRIO DE ACORDO COM O SORTEIO A PARTIR DAS 09:30 HORAS

O tempo de apresentação será no máximo de 40 minutos e será necessário entregar o plano de aula da disciplina ministrada na prova didática e o material didático a ser apresentado.

Entrevista: A entrevista será agendada de acordo com a aprovação na prova didática e a coordenação do curso entrará em contato para agendamento, conforme disponibilidade e classificação.

Temáticas e bibliografia básica das provas Didáticas  Biomedicina:

1. Bioquímica clínica

EMENTA: Revisão sobre eletroforese, cromatografia, espectrofotometria; garantia e controle de qualidade em laboratório de clínico. Coleta de material biológico e preparo de amostras para analises bioquímicas. Estudo bioquímico clínico dos carboidratos, dos aminoácidos e proteínas, dos lipídeos e de substâncias nitrogenadas não protéicas. Enzimologia clínica. Estudo bioquímico clínico de substâncias nitrogenadas. Provas de funções hepáticas. Controle de qualidade em bioquímica clínica. Avaliação laboratorial do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-base e da função renal, endócrina, hepática, pancreática exócrina e endócrina, das dislipidemias, das doenças cardiovasculares, dos distúrbios ósseos e musculares, dos distúrbios do metabolismo do ferro e das porfirinas. Estudo dos líquidos biológicos extra-vasculares. Estudo dos marcadores tumorais. Automação em bioquímica clínica. Influência dos medicamentos nos exames bioquímicos de interesse clínico-laboratorial.

Referencia Bibliogárfia: GAW, A. et al. Bioquímica Clínica. Espanha: Elsevier, 2000.YT LABORATÓRIO FLEURY. Manual de Exames. São Paulo: Laboratório Fleury, 1999. MOTTA, V. T. Bioquímica Clínica para o Laboratório. São Paulo: EDUCS, 2003.

(3)

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE

DOCENTE DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE– 2017.1

ESAMAZ - Campus II – Trav. da Municipalidade, 5330 – Reduto – CEP: 66053-180 – Belém – PA Fones: (91) 3224-7777 / 3224-7720 – http://www.esamaz.com

NOGUEIRA, D. M.; STRUFALDI, B.; HIRATA, M. H.; ABDALLA, D. S. P.; HIRATA, R. D. C. Métodos de bioquímica clínica. Técnica e Interpretação. Pancast Edit. Com. e Representações Ltda., São Paulo, Brasil, 1990.

RAVEL, R. - O Laboratório Clínico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

TIETZ, N. W. Fundamentos de Química Clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

2. Imagenologia

Ementa: Estudo dos métodos de diagnósticos por imagens de cada órgão ou estrutura. Estudo da radiologia convencional, ultra-sonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética. Reconhecimento prático das principais patologias diagnosticadas por esses métodos. Conceitos básicos sobre radiação e efeitos biológicos. Métodos biofísicos de análise através de registros gráficos e por imagens.

Referência BibIográfica: DURAN, JOSE H. R. Biofísica. Fundamentos e aplicações. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

PAUL & JUHL. Interpretação Radiológica. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2000.

STIMAC, G. K. Introdução ao Diagnóstico por Imagem. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1994.

SUTTON, D. Radiologia e Imaginologia. São Paulo: Manole, 2002. 3. Estágio Supervisionado (Análises clínicas)

Ementa: Atividade de acompanhamento do exercício profissional em Laboratórios de Análises Clínicas, com orientação docente e supervisão técnica do local de Estágio, de acordo com uma programação previamente definida. Preparo de materiais de laboratório, fluxo e logística operacional de laboratórios, com orientação docente e supervisão técnica do local do estágio, de acordo com uma programação previamente definida. Atividade de acompanhamento do exercício profissional no setor de Coleta de Laboratórios de Análises Clínicas, com orientação docente e supervisão técnica do local do estágio, de acordo com uma programação previamente definida. Normas Gerais de Biossegurança em Laboratórios e Normas Internacionais de Coleta de Sangue (OSHA). Atividades no setor de Parasitologia, com orientação docente e supervisão técnica da Instituição, de acordo com uma programação previamente definida. Atividade de acompanhamento do exercício profissional nos serviços de imunologia e uroanálise de Laboratórios de Análise Clínica, com orientação docente e supervisão técnica do local de estágio, de acordo com uma programação previamente definida.

Ementa: Atividade de acompanhamento do exercício profissional nos serviços de bioquímica, hematologia, microbiologia de Laboratórios de Análises Clínicas, com orientação docente e supervisão técnica do local de estágio, de acordo com uma programação previamente

(4)

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE

DOCENTE DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE– 2017.1

ESAMAZ - Campus II – Trav. da Municipalidade, 5330 – Reduto – CEP: 66053-180 – Belém – PA Fones: (91) 3224-7777 / 3224-7720 – http://www.esamaz.com

definida. Atividades em citologia esfoliativa, bioimagem, ou Banco de Sangue ou em outras sub-áreas da Biomedicina, conforme disponibilidade da Instituição, com orientação docente e supervisão técnica do local de estágio, de acordo com uma programação previamente definida.

Referência Bibliográfica: Trata-se de uma disciplina de caráter prático, devendo ser subsidiada por toda bibliografia recomendada ao curso.

 Enfermagem:

1. Hospitalar (gerenciamento e enfermagem)

Ementa: O cuidado ao cliente crítico. Estrutura física e organizacional do CTI. Planejamento, coordenação e avaliação do cuidado de enfermagem. Equipamentos e Procedimentos utilizados na UTI, Previsão, requisição, manutenção e controle de material, Assistência de Enfermagem Sistematizada.

Referência BibIográfica: VIANA, R.et al. Enfermagem em terapia intensiva: Pratica Baseada em Evidências. São Paulo: Atheneu, 2011.

VIANA, R. et al. Enfermagem em Terapia Intensiva: Prática e Vivências. Porto Alegre: Artmed ,2011.

TERRY, C.L; WEAVER, A.L. Enfermagem em terapia intensiva desmistificada – um guia de aprendizado. 1ª ed. McGraw Hill. 2013.

MORTON, P.G; FONTAINE, D.K. Fundamentos críticos em enfermagem – uma abordagem holística. 1ª ed. Guanabara, 2014.

MURAKAMI, B.M; SANTOS, E.R.dos. Enfermagem em terapia intensiva – Manuais de especialização Einstein. 1ª ed. Manole. 2016.

NANDA (North American Association). Diagnósticos de Enfermagem da Nanda 2012/2014: Definições e Classificação - Nanda International. Porto Alegre: Artmed, 2012.

TERRY, C. L.; WEAVER, A. Enfermagem em Terapia Intensiva Desmistificada: Um Guia de Aprendizado. 1ª ed. Artmed, 2012.

POOTER, P.A.; PERRY, A.G. Fundamentos de Enfermagem. 7 a ed. São Paulo: Elsevier, 2010.

FIGUEIREDO N. M. de A.; SILVA C. R. L. da; SILVA R. C. L. da. CTI - Atuação, Intervenção e Cuidados de Enfermagem. 2ª ed. Yendis, 2010.

URDEN, L. Cuidados intensivos de enfermagem. 6ª ed. Elsevier.2013.

EMENTA: Princípios gerais de primeiros socorros em situações de emergência e/ou urgência. Medidas de prevenção de acidentes. Ações imediatas e mediatas em situações de emergências e/ou urgências. Estudo de diversas patologias que envolvem risco de vida relacionadas com a Unidade de Emergência / Urgência: fundamentação fisiopatológica, detecção das manifestações clínicas, configuração do diagnóstico, instituição dos cuidados imediatos emergenciais. Estudos da assistência de enfermagem a pacientes em situações de emergência

(5)

PROCESSO SELETIVO PARA CADASTRO DE RESERVA DE

DOCENTE DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE– 2017.1

ESAMAZ - Campus II – Trav. da Municipalidade, 5330 – Reduto – CEP: 66053-180 – Belém – PA Fones: (91) 3224-7777 / 3224-7720 – http://www.esamaz.com

clínica e cirúrgica em todas as fases do ciclo vital. Técnicas específicas de prevenção, controle e tratamento.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: AEHLERT, B. ACLS Suporte Avançado de Vida em Cardiologia: Emergências em Cardiologia. 4ª Ed. Elsevier, 2012.

CYNTIA, O.P.B. Enfermagem em pronto socorro. 2ª ed. SENAC. 2013.

GOLIN, V.; SPROVIERI, S. R. S. Condutas em Urgências e Emergências Para o Clínico. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 2012.

MENDES, N.T. et al. Manual de enfermagem em emergências. 1ª ed. Atheneu Rio. 2013.

SANTOS, N.C.M. Enfermagem em pronto atendimento- urgência e emergência. 1ª ed. Iátria. 2014.

VOLPATO, A.C.B; ABELHA, C.de.S.V dos S.; MODESTO, M.A. Enfermagem em emergência. 2ª ed. Martinari. 2014.

Referências

Documentos relacionados

Assim, o método dialético visa a apreensão da totalidade social que é, em si e para si, uma totalidade concreta, modo de ser das múltiplas determinações que imbricam o

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo

Não estudei francês – oração subordinante; porque estava doente – oração subordinada adverbial causal. 9- Logo que entrei na sala, o Ricardo pediu-me ajuda

Este incremento tanto no valor de energia como de potência nominais causam um aumento do valor do investimento (um incremento de 15%) mas, por outro lado, permite uma maior