• Nenhum resultado encontrado

MATRÍCULA DE CANDIDATO AMPARADO PELO REGULAMENTO DOS COLÉGIOS MILITARES (R-69)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MATRÍCULA DE CANDIDATO AMPARADO PELO REGULAMENTO DOS COLÉGIOS MILITARES (R-69)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO (Casa de Thomaz Coelho/1889)

SECRETARIA ESCOLAR DO CORPO DE ALUNOS Circular Nr 001

MATRÍCULA DE CANDIDATO AMPARADO PELO REGULAMENTO DOS COLÉGIOS MILITARES (R-69)

Rio de Janeiro, RJ, 08 de setembro de 2015. Esta circular é destinada ao responsável pelo dependente do militar que está amparado pelo R-69 para matrícula no ano letivo de 2016.

O processo de matrícula obedecerá a seguinte sequência de procedimentos: 1. Reserva de vaga; 2. Preenchimento do pré-cadastro on-line; 3. Apresentação do requerimento e da documentação para a matrícula; 4. Inspeção de Saúde 5. Teste de nivelamento de língua estrangeira; 6. Avaliação diagnóstica; e 7. Pagamento da Quota de Implantação (QI) e da Quota Mensal Escolar (QME), procedimentos esses descritos a seguir.

1. DA RESERVA DE VAGA

1.1. O responsável deverá remeter, até 30 Dez 15, um documento (Msg Fax ou DIEx) solicitando a referida reserva, no qual deverão constar: nome do candidato a aluno, ano/série a cursar e, em anexo, có pi a da i de n t i da de do re s po ns á ve l pe l o a m pa ro , c e r t i dã o de na s c i m e nt o do candidato a aluno e documento que comprove o amparo da matrícula.

Obs.: A reserva feita não condiciona a efetivação da matrícula, estando a mesma vinculada a observância dos limites decorrentes da capacidade física e dos recursos humanos e materiais do CMRJ, satisfeitas às demais condições do R-69 (Regulamento dos Colégios Militares).

1.2. O militar transferido para a Guarnição do Rio de Janeiro, cujo dependente já se encontra estudando em outro Colégio Militar, deverá solicitar a reserva de vaga através do CM de origem. Não deverá ser utilizado o amparo movimentação e sim transferência de outro CM, cujos procedimentos estão regulados na Circular nº 002, disponível no link INSTITUCIONAL – COMO INGRESSAR – TRANSFERÊNCIA ENTRE CM.

2. DO PRÉ-CADASTRAMENTO

O responsável deverá acessar o site do CMRJ, www.cmrj.ensino.eb.br, no link “Como Ingressar - Matrícula 2016 – amparadas pelo R-69”, realizar o pré-cadastramento on-line e imprimir o nº de Identificação, que deverá ser apresentado, conforme data agendada, na Secretaria Escolar do Corpo de Alunos.

3. DA APRESENTAÇÃO DO REQUERIMENTO E DA DOCUMENTAÇÃO PARA PROSSEGUIMENTO DO PROCESSO DE MATRÍCULA NO ANO LETIVO DE 2016.

3.1. O responsável deverá acessar o link “Como Ingressar - Matrícula 2016 – amparadas pelo R-69”, imprimir os documentos relativos ao seu tipo de amparo (movimentação, missão no exterior, reserva remunerada, órfão, reforma por invalidez, separação/divórcio e outras forças), preencher em letra de forma e assinar a documentação (Requerimento, Informação, Termo de Compromisso, Ficha de Encaminhamento e Escolha de Arma/ Idiomas (candidatos ao ensino médio) e Circular do Círculo de Pais e Mestres), comparecendo na data agendada constante na Listagem de Reserva de Vagas de 07:00 às 11:00 h na Secretaria Escolar do Corpo de Alunos. Nesta data, o responsável deverá comparecer com o candidato(a) para entregar os exames médicos solicitados na Seção de Saúde e comparecer ao Setor financeiro para receber o boleto de pagamento da Quota de Implantação - QI (aluno novo), que deverá ser paga de imediato.

3.2. Toda documentação referente à matrícula deve ser assinada pelo responsável do aluno, ou seja, aquele que gerou o amparo à matrícula no CMRJ, de acordo com o R/69.

(2)

BLOCO Nº 1 - DOCUMENTOS BÁSICOS: a. Requerimento; b. Informação; c. Comprovante de pré- cadastramento; d. Termo de Compromisso; e. Ficha de Encaminhamento e Escolha de Arma/ Idiomas (só para candidatos ao ensino médio); f. Cópia autenticada da carteira de identidade do responsável e do cônjuge ou companheiro(a) ; g. Cópia autenticada de documento que comprove a dependência legal do candidato em relação ao seu responsável, no caso de dependente indireto (Alterações do Militar ou Declaração de Dependentes, Declaração da SIP/1 ou Termo de Guarda expedido pelo Poder Judiciário); h. Cópia do comprovante de endereço (não serve cópia da conta de telefone celular) na cidade do Rio de Janeiro ou nos municípios abrangidos pelo CMRJ, se ainda não possuí-lo, o responsável deverá elaborar, datar e assinar uma declaração de próprio punho, constando o endereço; e i. Documentos comprobatórios do amparo para a matrícula, de acordo com o tipo de amparo abaixo:

1) MOVIMENTAÇÃO: Cópia autenticada do Aditamento ao Boletim da DCEM que publicou a movimentação do militar para a sede do Rio de Janeiro, considerando como prazo para fins de efetivação de matrícula, até quatro anos posteriores ao ano da publicação do ato da movimentação;

2) MISSÃO NO EXTERIOR: Cópia autenticada do DOU ou NE que publicou a designação para a Missão no Exterior, por período igual ou superior a um ano, se, ao deixar seu dependente legal no país, ocorrer mudança de domicílio do dependente para uma localidade assistida pelo CMRJ;

3) RESERVA REMUNERADA: Cópia autenticada do DOU que publicou a passagem para a reserva remunerada, uma vez comprovada a mudança de sede e a fixação de residência em localidade assistida pelo CMRJ; Cópia do comprovante de endereço na área sede do CMRJ, após a publicação da passagem para a reserva remunerada; declaração de residência de próprio punho; Cópia do comprovante de vinculação à SIP (Contracheque ou Declaração) e Cópia do comprovante de mudança de sede.

Obs: O candidato deverá constar como dependente legal do responsável antes da publicação da reserva remunerada em Diário Oficial da União.

4) SEPARAÇÃO/ DIVÓRCIO: Cópia da Carta de Sentença de Separação ou Divórcio (o que ocorrer

primeiro), cujo responsável legal pela guarda do dependente venha, comprovadamente, mudar de sede e fixar residência em localidade assistida pelo CMRJ; Cópia autenticada da Certidão de Casamento homologada; Cópia autenticada do Termo de Guarda Judicial (se não constar da Sentença);Cópia autenticada da carteira de identidade do responsável e c omprovante de mudança de sede (data posterior à separação/divórcio) no nome de quem ficou com a guarda do menor na cidade do Rio de Janeiro ou nos municípios assistidos pelo CMRJ. Obs: A separação/divórcio só gera amparo se o militar estiver na ativa

5) REFORMA POR INVALIDEZ: Cópia autenticada do DOU que publicou a Reforma por Invalidez (obrigatório constar a expressão INVÁLIDO) e Cópia autenticada do comprovante de vinculação à SIP/1 (Contracheque ou Declaração);

6) ÓRFÃO: Cópia autenticada da Certidão de Óbito do genitor(a) e Cópia autenticada do Título de Pensionista ou Declaração da SIP; Cópia autenticada da carteira de identidade do responsável.

Obs: órfão de militar de carreira da ativa ou da reserva remunerada do Exército.

7) OUTRAS FORÇAS: Cópia do Ofício de Apresentação expedido pela Força, constando o nome do candidato como previamente selecionado e obedecendo as demais condições do R-69

BLOCO Nº 2 - DOCUMENTOS DO CANDIDATO(A) A ALUNO(A): 1. Cópia autenticada da Certidão

de Nascimento; e 2. Cópia autenticada do Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade (aceita provisoriamente), constando a aprovação no ano anterior ao pretendido. O Histórico Escolar deverá ser entregue até 7 MAR 16. Cabe ressaltar que o não cumprimento do prazo de entrega do referido documento acarretará no indeferimento da matrícula.

(3)

3.3. Observações:

3.3.1. O “sistema de dependência” não é aceito pelo sistema de ensino do Exército.

3.3.2. Histórico Escolar oriundo de estabelecimento de ensino de outro país necessitará de tradução

juramentada, com a devida equivalência de estudo.

3.3.3. Recomenda-se não entregar documentos originais, mas somente cópias autenticadas. Essas autenticações

poderão ser realizadas na própria Organização Militar ou SIP de vinculação do responsável.

Alertamos que a Secretaria Escolar não possui fotocopiadora para cópia de documentos.

4. DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

4.1. A avaliação diagnóstica trata-se de testes de conhecimentos de Língua Portuguesa e de Matemática, a

fim de avaliar os pré-requisitos necessários à matrícula no ano pretendido. Maiores detalhes estão disponibilizados, para consulta no site do CMRJ, no link “Institucional – Avaliação Diagnóstica”.

4.2. A avaliação diagnóstica (AD) será realizada da seguinte maneira:

Grupamento A (candidatos que iniciaram o processo de matrícula, para 2016, no mês dez/15)

- Teste de Português: 15 Dez 15 – das 07:30 às 09:30 h

- Teste de Matemática: 16 Dez 15 – das 07:30 às 09:30 h

Grupamento B (candidatos que iniciaram o processo de matrícula no mês de jan/16)

- Teste de Português: 19 Jan 16 – das 13:00 às 15:00 h

- Teste de Matemática: 21 Jan 1 6 – das 13:00 às 15:00 h

Local: Pavilhão Carlos Barreto (CMRJ)

Durante o teste não será permitido o uso de calculadora, telefone celular ou qualquer dispositivo eletrônico. O candidato deverá portar caneta azul ou preta, régua, lápis e borracha.

4.3. A avaliação diagnóstica não tem caráter eliminatório ou classificatório; o candidato será considerado apto,

apto com restrição ou inapto.

4.4. Até o dia 28 Jan 16, os responsáveis tomarão conhecimento dos resultados.

5. DO TESTE DE NIVELAMENTO LINGUA ESTRANGEIRA

5.1. Para os alunos do Ensino Fundamental, o idioma estrangeiro é o Inglês. Os alunos do Ensino Médio farão

opção pelo idioma Inglês ou Espanhol.

5.2. Haverá um teste de nivelamento de Inglês, que consistirá em sumária entrevista e, quando necessário,

realização de prova escrita, para a adequada inclusão em turma específica de aula. O teste será específico para os alunos dos 7º, 8º e 9º do Ensino Fundamental, e 1º e 2º anos do Ensino Médio. O 6º ano do Ensino Fundamental só oferece um nível de Inglês, o A1A e o 3º ano do Ensino Médio não é organizado por níveis, pois trabalha com currículo voltado para fins específicos. Por esse motivo, os alunos do 6º ano E.F e do 3º ano E.M não realizam o Teste de Nivelamento. Não será emitido grau, pois o objetivo é verificar o nível a ser cursado pelo aluno.

5.3. O teste de nivelamento de Inglês será realizado no Pavilhão Ribeiro Guimarães, nos dias 1 5 de dezembro de 2015, das 10:00 h às 11:00 h, após o teste de português da avaliação diagnóstica (grupamento A), e 18 de janeiro de 2016, das 11:00 h às 12:00 h.

(4)

disponibilizadas para o idioma Espanhol, todos os alunos devem realizar o teste de nivelamento de Inglês.

5.5. O responsável que optou pela matricula de seu responsabilizado no idioma Espanhol deverá aguardar a

confirmação oficial do CMRJ quanto a esta opção.

5.6. Na semana de adaptação (18 a 22 Jan 16) será informado o resultado da opção de idiomas (Inglês ou

Espanhol) e o nível de Inglês.

5.7. Tendo em vista pequenos ajustes que possam ocorrer quanto ao nivelamento, o material didático de idiomas

somente deverá ser adquirido pelos alunos novos após a primeira semana de aula. O Professor informará, oportunamente, o livro a ser adquirido pelo aluno.

Obs: - Vale lembrar que quanto antes forem realizados a avaliação diagnóstica (AD) e o teste de nivelamento

(idioma estrangeiro-Inglês), com mais brevidade o processo de matrícula será finalizado.

6. DA INSPEÇÃO DE SAÚDE

6.1. O responsável deverá acompanhar o seu dependente na revisão médica, portando caneta azul, para

preencher a Ficha Médica do candidato com os seguintes exames do candidato:

a. Tipagem Sanguínea, Fator RH e Hemograma completo; b. Parasitológico de fezes; c. Urina (EAS); d. Radiografia

do tórax com laudo; e. Pareceres Oftalmológico (acuidade visual) e Otorrinolaringológico (audiometria).

6.2. A Inspeção de Saúde será realizada pelos candidatos na Seção de Saúde do CMRJ, conforme data agendada

constante da listagem de reserva de vagas.

7. DO PAGAMENTO DA QI, QME E DA APM

7.1. O pagamento da Quota de Implantação - QI (quota única destinada a prover as diversas despesas para inserir

o aluno novo), da Quota Mensal Escolar - QME (doze quotas mensais destinadas a prover as despesas gerais de ensino) e da associação ao Círculo de Pais e Mestres – APM (doze quotas mensais para os responsáveis que se

associarem), são previstas no Regulamento dos Colégios Militares. Seus valores variam conforme o nível de

ensino (médio ou fundamental) e são fixados pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

7.2. No dia agendado, os responsáveis deverão comparecer no Setor Financeiro, a fim de receberem o boleto da

Quota de Implantação, que deverá ser paga de imediato. Nenhum candidato poderá participar das atividades previstas ou ser cadastrado no sistema, sem a confirmação do pagamento da Quota de Implantação.

7.3. Os responsáveis que tiverem mais de um dependente matriculado no CMRJ para o ano de 2016, deverão

entregar a Ficha Financeira, devidamente preenchida, no momento em que receberem a Quota de Implantação. Obs. A Ficha Financeira será entregue para preenchimento na Secretaria Escolar.

7.4. Os responsáveis que efetuarem o pagamento da quota mensal escolar (QME) até a data prevista no boleto

bancário fará jus aos descontos por dependentes, conforme preconiza os parágrafos 2º, 3º e 4º do inciso III do art. 82 do R-69.

7.5. Todos os responsáveis deverão entregar no Setor Financeiro, ao receberem a Quota de Implantação, o canhoto da Proposta de Associação ao Círculo de Pais e Mestres, devidamente preenchido e assinado.

7.6. Os boletos de pagamento das QME e APM estarão à disposição dos responsáveis a partir de 07 Jan 16, por

meio do endereço eletrônico www.cmrj.ensino.eb.br no link “Institucional – Financeiro”. 8. DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

8.1. O período de adaptação visa a inserir o candidato a aluno no cotidiano da vida escolar no CMRJ, de acordo

com as peculiaridades do ensino militar. Será realizado no período de 18 a 22 Jan 16, no horário de 08:00 h às

11:30 h. Durante este período, o candidato a aluno receberá instruções necessárias à perfeita adaptação ao

(5)

8.2. Durante o período de adaptação, o candidato a aluno deverá trajar calça jeans azul, camiseta meia- manga branca e tênis preto. O grupamento feminino deverá utilizar “rabo de cavalo” e prendedor de elástico, na cor do

cabelo.

8.3. O primeiro dia da adaptação (18 Jan 16) será destinado a medidas administrativas, sendo imperiosa a

presença dos alunos e de seus responsáveis.

Obs.: - Os candidatos que irão realizar a avaliação diagnóstica e teste de nivelamento de língua estrangeira estarão arranchados para o almoço nos dias 19 e 21 de janeiro de 2016.

9. DAS PRESCRIÇÕES DIVERSAS

9.1 Em caso de restrição de vagas serão atendidos os dependentes de militares de carreira na seguinte ordem de

prioridade estabelecido pelo Regimento Interno dos Colégios Militares (RICM/2011):

I – o responsável que tiver maior tempo de guarnição; II – o responsável que tiver maior número de filhos; e III – sorteio.

9.2 O candidato, dependente de militar de carreira do Exército, que não for matriculado para o ano escolar que ele

esteja habilitado no ano A, por falta de vaga, devido às condições previstas acima e respeitadas as demais condições do RICM, ficará com sua vaga garantida para o ano A + 1.

9.3 Em caso de desistência da matrícula, o responsável deverá comunicar o fato à Secretaria Escolar, para que a

vaga seja liberada a outro candidato. Entretanto, se o CMRJ não receber o Requerimento e a documentação anexa até o dia 30 Jan 16, o Responsável (e o Dependente) será considerado desistente da vaga.

9.4 Cabe ressaltar que, conforme previsto no R/69 (Regulamento dos Colégios Militares) a qualquer tempo, a matrícula poderá ser anulada, caso sejam verificadas situações de erro, fraude ou simulação, sem prejuízo das demais sanções.

9.5 O responsável deverá providenciar para que o futuro aluno esteja com os uniformes completos até o dia 04

Mar 16.

Atenciosamente,

ALEX VANDER LIMA COSTA – Cel

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

[r]

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as