• Nenhum resultado encontrado

MONTES CLAROS, QUINTA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MONTES CLAROS, QUINTA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2021"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ANO XVI - Nº 4.087

MONTES CLAROS, QUINTA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO DE 2021

Galo encerra Série A encarando o Palmeiras hoje, às 21h30, em jogo que pode marcar despedidas dos ídolos Victor e Diego Tardelli. Já o Flamengo joga por uma vitória e o Inter seca o rubro-negro para ganhar a taça.PÁGINAS 8 E 9

Dia de decisões

no Brasileirão

Minas recebe 5º

lote de vacinas

Mais de 357 mil doses chegaram ontem ao Aero-porto de Confins, na Grande BH. Expectativa é a de queimunizantes, daAstra/Zeneca eCoronaVac, co-mecem a ser distribuídos na próxima semana aos municípios.PÁGINA 5

Circulação de pessoas e veículos fica suspensa a partir de hoje, das 22h30 às 5h. Medida foi adota-da para tentar frear avanço do novo coronavírus na cidade, que registrou aumento de casos nos

úl-timos dias e sobrecarga no sistema de saúde. A taxa de ocupação dos hospitais atingiu o nível mais alto desde o início da pandemia. Decreto pu-blicado ontem traz ainda mais restrições, como

fechamento de bares, restaurantes e supermerca-dos às 21h30. Ônibus deixam de rodar às 22h15. Decisão gerou polêmica.

PÁGINAS 3 E 4

MOC decreta toque de

recolher por dez dias

PÁGINA 6

MAIS UMA TENTATIVA- Montes Claros é a sexta cidade mineira a decretar toque de recolher nos últimos dias; as demais estão no Triângulo e Alto Paranaíba

NOVA REMESSA- Quantidade para cada município e público-alvo devem ser definidos nesta sexta-feira

A jornalista mineira Leila Ferreira fala sobre o desafio de levar a vida com mais leveza, tema de livro best-seller

EUDOXIO RABELO

(2)

CAFÉ NA MESA

Fernando Cavendish, da Delta, com muitos con-tratos fraudulentos – em especial no Rio –, fe-chou delação com o MPF, foi condenado a 11 anos de prisão recentemente, e segue em prisão domiciliar.

PASSOU PERTO

Cabral, que chegou a ser cotado para vice na cha-pa de Dilma Rousseff, amarga por ora 17 conde-nações que somam mais de 300 anos de prisão nas costas.

TÔ LONGE

Não havia confirmação até a noite de terça-feira que o presidente do DEM, ACM Neto, fosse ontem à posse do ministro da Cidadania, João Roma (Re-publicanos), seu ex-chefe de gabinete na Prefeitu-ra de Salvador. Estão hoje como água e vinho.

CUSTO CASTELLO

Há anos, nas mãos de diferentes presidentes da República, a Petrobras é a moeda eleitoral mais preciosa no cofre do governo, na política de con-trole de preços dos combustíveis (que por sua vez, claro, seguram a inflação). Desta vez, a conta no mercado chegará alta a médio prazo, porém tão forte como anteriores.

CUSTO BRASIL

A Bovespa está registrando altas retiradas de ca-pitais do Brasil desde a demissão do presidente da petroleira, Castello Branco, decidida pelo pre-sidente Jair Bolsonaro. São multinacionais que confiaram no discurso de Bolsonaro, na sua pas-sagem por Davos, sobre segurança jurídica e no-vos tempos sem ingerência na empresa de capi-tal aberto.

PREVISIB...

Previsibilidade é uma palavra alheia ao vocabulá-rio do dia a dia de Brasília, mas ao citá-la tanto nos

últimos dias, Bolsonaro resgatou a figura de Aécio Neves. A palavra foi o mote da campanha derrota-da do tucano contra Dilma Rousseff em 2014.

CARRO CHEFE

A ministra Damares Alves montou o Grupo de Tra-balho ministerial para análise da vindoura Políti-ca Nacional de Direitos Humanos. Será sua ban-deira da gestão.

ÔH, DONA KÁTIA!

Senadora que sugeriu medidas sanitárias no Sena-do, Kátia Abreu colocou mais de 30 convidados dentro de uma sala de comissão, na terça-feira, mesmo sob aviso da Polícia Legislativa sobre as restrições contra a pandemia. A turma prestigiou sua posse como presidente da Comissão de Rela-ções Exteriores.

OS FISCAIS

Conhecido pelo discurso – e prática – de austerida-de austerida-desausterida-de os tempos austerida-de austerida-deputado, o senador Regu-ffe vai comandar a Comissão de Fiscalização e Controle. O senador Marcos do Val será o vice. Ambos do Podemos.

DEGRADAÇÃO

O centro antigo do Recife, dos mais históricos do país, está degradado, relatam moradores da capi-tal. A antiga sede do Diário de Pernambuco – que deveria se transformar num museu – está destruí-da. Por ali batia ponto o fundador Assis Chateau-briand. Nas ruas do entorno, pedintes de várias nacionalidades: venezuelanos, colombianos, equatorianos e brasileiros.

TERMÔMETRO

A Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, constatou que os gastos com supermercado au-mentaram 28% entre março e dezembro, analisan-do operações de 42 mil usuários analisan-do app. O ticket médio de dezembro foi de R$ 343,98.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Enquanto o Congresso vota leis com o objetivo de facilitar a aquisição de vacinas e, assim, acelerar o ritmo da imunização no país, a população fica na es-perança de receber a tão esperada dose da liberdade. Diante desse cenário, os municípios, que jamais se estruturam de fato para garantir à população um atendimento eficaz quando infectada, pega o cami-nho mais fácil, promovemo fechamento das cidades. Ofechamento,jáficouprovado emoutrasocasiões, ainda mais da forma como tem sido feito em cidades comoMontesClaros,nãotrazumasolução,antespro-moveumcaosaindamaior.Aproibiçãodacirculação de pessoas à noite não impede as festas clandestinas, as recepções de casamentos regadas ao descumpri-mentodas regras sanitárias, semcontar as filas quilo-métricas em bancos, nos pontos de ônibus, dentro dos ônibus que fazem o transporte coletivo. Uma fis-calização eficiente,

am-pla, hospitais de campa-nhafuncionandodefato, ummaiornúmerodeôni-bus circulando seriam a ç õ e si n f i n i t a m e n t e mais efetivas do que sim-plesmente o fechamento dacidadedurante anoite e madrugada.

Écertoqueaconscienti-zação da população tam-bém é de fundamental importânciano cenário e na realidade vigentes, mas certamente o que propõe, por exemplo, o novo decreto em Montes

Claros, não traz conscientização, mas apenas a puni-ção para aqueles que estão cumprindo as regras, que estão lutando por sua sobrevivência, como é o caso de bares,restaurantese, ainda,osmúsicos quetentamse manter de pé se apresentando de bar em bar.

Se o vírus é cruel, por levar embora as pessoas que amamos, os decretos insanos não ficam distantes, porque promovem o desemprego, que leva a outro tipo demorte,da qual muitaspessoastambém nunca mais conseguirão retornar. O vírus é irracional, mas os homens por trás dos decretos, imagina-se que não, por isso, se espera deles mais sensibilidade, mais em- patiae,sobretudo,soluçõesmaisinteligentesquepos-sam proteger a população e exterminar o vírus e não o contrário. Esperemos...

EDITORIAL

A proibição da

circulação de

pessoas à noite

não barra festas

clandestinas, filas

enormes em

bancos, nos

pontos de ônibus,

dentro dos ônibus

reportagem@colunaesplanada.com.br

LEANDRO MAZZINI

Esqueceram de mim

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Dos quase 300 réus que foram presos pelas fases da Operação Lava Jato de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, apenas o ex-governador carioca Sergio Cabral continua na cadeia. Para o Ministério Público Federal, manter Cabral na cela é fundamental na guerra de bastidores com a Polícia Federal. Quem conhece o outro lado das portas aponta que os procuradores não engolem o fato de a PF fechar acordo de delação premiada – caso de Cabral – com aval do Supremo Tribunal Federal. O ex-governador teve seu acordo com a PF homologado pelo ministro Edson Fachin, do STF, há um ano. É o único colaborador da Lava Jato que ainda vê o café passar pelas grades toda manhã.

Sociedade dos

decretos mortos

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net Uma publicação da Indyugraf CNPJ 41.833.591/0001-65 Gerente Administrativa: Daniela Mello daniela.mello@funorte.edu.br Editora: Janaina Fonseca Coordenação de redação: Adriana Queiroz (38) 98428-9079 Departamento Comercial: Rodrigo Cheiricatti (31) 3236-8001 (31) 98884-6999 (38) 3221-7215 comercial@onorte.net Relacionamento com o assinante: (31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou processo similar em qualquer forma ou meio mecânico, eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação:

jornalismo@onorte.net

Telefone: (38) 3221-7215 Endereço:

Rua Justino Câmara, 03 - Centro Montes Claros/MG - f/jornalonorte

(3)

PRETO NO

BRANCO

Toque de recolher

ameaça empregos

em Montes Claros

Montes Claros

Medida que começa a valer hoje impacta ainda

mais o faturamento de bares e restaurantes

cadas pela Covid-19, já que cheguei a ser internado Soutestemunhadosriscosecomplicaçõesprovo-pela complicação do quadro. Entretanto, tenho questionadodecretosmunicipaisquenãoapresen-tam critérios convincentes. Agora mesmo, a movi- mentaçãonoperíodonoturnoestárestrita,masdu-ranteo diaestáliberadaaglomeração nasruas, ca-saslotéricas, bancos,hospitais ououtroslocais pú-blicoseprivados.Oresumoéque,porcausademeia dúzia de irresponsáveis, a população inteira está sendo penalizada. Vale o ditado: são os justos pa-gando pelos pecadores. Aliás, perguntar não ofen-de: será que o vírus só ataca no período noturno?

Democracia comprometida

Defendo críticas à atuação de alguns dos inte-grantes do Judiciário brasileiro. Entretanto, sou contrário aos ataques pessoais ou à instituição de forma específica. Se existe naquela Casa decisões contrárias ao que determina a Constituição Fede-ral, existem meios de disciplinar, através do pró-prio Legislativo. Aliás, o silêncio do Executivo e do Legislativo acaba por comprometer a democracia. É preciso que a população tenha orgulho de suas instituições.

Novo grupo atacadista

Acolunamaisumavezsainafrenteetrazinforma-ção de que o Grupo Pão de Açúcar (GPA) deu entra- dacomdocumentaçãonaPrefeituradeMontesCla-ros para implantação no município de um super-mercado. Trata-se do Assaí Atacadista, empresa fundadaem1974nacidadedeSãoPaulo.Atualmen-te, a rede possui 170 lojas no Brasil. A intenção é a construçãodeumatacarejonasaídadeMontesCla-ros, na BR-251, após o Max Min Clube e antes do trevo (Anel).

Caráter político

Nosúltimosdias,oquestionamentoemrelação à votação de parlamentares em matérias importan- tes,sejanaAssembleiaLegislativa,sejanoCongres-so Nacional, tem deixado o eleitor de “cabelo em pé”,numa demonstraçãoclarade insatisfação.Pa- recequeadecisãoétomadaapósconsultaroumbi-go. Entendo que o caráter político do parlamentar, quando das suas decisões, deve estar em sintonia com o pensamento de quem o elegeu.

Josué Alencar

Durantecampanhapolíticanoanopassado,odi-retor-presidentedoGrupoCoteminas,JosuéGomes (MDB),filhodoex-vice-presidenteJoséAlencar,apa-receu no programa eleitoral do prefeito reeleito, Humberto Souto, tecendo elogios ao chefe do Exe-cutivo e falando do seu amor por Minas e por Mon-tesClaros,cidadeondefoiconstruído opatrimônio da família. Josué tentou navegar no mundo políti- co,usandoafiguradopaieofatodeserumempre-sário bem sucedido, mas não obteve êxito. Hoje, o emedebista abandonou o projeto em solo mineiro, transferindootítulo eleitoralparao Estadoquees-colheu para morar, que é São Paulo.

Justos e pecadores

u

Jornalista, articulista, analista político e empresarial Márcia Vieira

Repórter

Montes Claros en-grossa a lista de cidades mineiras que decidi-ram adotar o toque de recolher como forma de tentar reduzir o nú-mero de pessoas infec-tadaspelonovo corona-vírus. A partir desta quinta-feira (25), está proibida a circulação depessoaseveículospe-las ruas do município entre 22h30 e 5h. O de-creto publicado nesta quarta-feira também traz uma série de restri-ções a estabelecimen-tos comerciais.

A cidade do Norte de Minas é a sexta do Esta-do a aEsta-dotar a restrição durante a noite. Tam-bém optaram pelo to-que de recolher Uber-lândia, Patrocínio, Co-romandel, Patos de Mi- naseLagoaFormosa,ci-dadesdoTriânguloe Al- toParanaíbaquetêmvi-venciado uma explo-são de casos da Co-vid-19 e falta de leitos para atendimento aos pacientes.

A decisão da Prefeitu-ra de Montes Claros causou surpresa e polê-mica na cidade. O De-creto nº 4.176, assinado pelo prefeito Humber-to SouHumber-to, determina a adoçãodas medidas pe-los próximos dez dias. As novas regras são re-s u l t a d o d e r e u n i ã o com integrantes do mitê de Combate à Co-vid, com a participação consultiva de represen-tantes de entidades de classe, polícias e órgãos de saúde.

Os parâmetros para se definir pelo toque de recolhervemdosindica-dores epidemiológicos e da capacidade assis-

tencialdomunicípio.Se-gundo o boletim divulga-do pela prefeitura, em um único dia foram constata-dos 217 novos casos da doença e cinco mortes por Covid-19. A taxa de ocupa-ção dos hospitais atingiu o nível mais alto desde o iní- ciodapandemia.Nestater-ça feira, os dados aponta-vampara 91%deocupação de leitos clínicos e 70% de leitos UTI adulto pelo SUS. Já a ocupação de leitos pa-ra Covid-19 em hospitais particulares e convênios era de 60%.

IMPACTOS

Apesar dos índices cres-centes, novo decreto desa-gradou a muita gente, principalmente a donos de bares e restaurantes, que terão que fechar as portas às 21h30. Há meses elesvêmpedindoaomuni-cípio um recuo nas restri-ções por causa dos impac-tos financeiros que elas provocam. Agora, com es-sa nova medida, já falam em demissão em massa.

O presidente da Abra-sel Norte de Minas, Rodri-go de Paula, se reuniu on-tem com vereadores para pleitear, entre outras me-didas, a anistia de

tribu-tos, o pleno funciona-mento do delivery, sem restrição de horário, e o adiamento da entrada em vigor do decreto.

“A estimativa da Abra-sel é a de que entre 1.300 a 1.500 funcionários devam ser demitidos. Foi consta-tado que não há mais pos-sibilidade de o setor ser cerceado do livre direito de trabalho e conseguir manterosempregos”,afir-ma Rodrigo, acrescentan-do que foi solicitaacrescentan-do ao Le-g i s l a t i v o q u e f a ç a a interlocução com imobi-liárias que tenham clien-tes do setor e com a Cemig e Copasa, para que não ha-ja o corte no fornecimen-to dos serviços, além da criaçãode umcanalexclu-sivo para estes

empreen-dedores parcelarem as dí-vidas.

“Os associados defini- ramquenãofarãomaispe-didos de cervejarias e ou-tros fornecedores por não terem mais a possibilida- dedefaturamentoparapa-gar as compras. A anistia demultas e tributos e isen-ção de IPTU para este qua-se um ano de pandemia é necessária, uma vez que estes trabalhadores prati-camente não puderam de-senvolver suas atividades. Caso não seja considerada essa medida, faremos soli-citação ao Ministério Pú-blico”, pontua Rodrigo, que se reúne nesta tarde com a Câmara de Dirigen-tes Lojistas (CDL) em bus-ca de alternativas. Leia mais na página 4

Aldeci Xavier aldecixavier@gmail.com

RESTRIÇÃO-Estáproibida,a partirdehoje, acirculaçãodepessoas das22h30 às5h LEO QUEIROZ

A cidade do Norte de Minas é a

sexta do Estado a adotar a

restrição durante a noite.

Também optaram pelo toque de

recolher Uberlândia, Patrocínio,

Coromandel, Patos de Minas e

Lagoa Formosa, cidades do

Triângulo e Alto Paranaíba

(4)

Horário limitado também para

supermercados e ônibus

Montes Claros

u

Transporte coletivo em Montes Claros será interrompido das 22h15 às 5h

u REPERCUSSÃO

Márcia Vieira Repórter

Com a imposição do toquede recolher,aPre-feitura de Montes Cla-ros determinou outras restrições, como o fun-cionamento de quais-quer atividades econô- micas,assistenciais,cul-turaise religiosasnope-ríodo entre 22h e 5h. O funcionamento de su-permercados e simila-res, lojas de conveniên-cias, bares, restauran-tes e similares fica res-trito ao período entre 21h30e6h,comtolerân-cia de 30 minutos, exce-tuados os estabeleci-mentos localizados às margens das rodovias.

Outro impacto da li-mitação de horários se- ránacirculaçãodosôni-bus que fazem o trans-porte coletivo na cida-de. Após as 22h15 não haverá mais atendi-mento a passageiros, com o serviço sendo re-tomado às 5h.

“Vamosatenderestri-tamente o que está no decreto. Assim que der o horário, vamos parar os ônibus, até porque, vai parar a circulação de pessoas. Não deixa de ser um prejuízo eco-nômico, mas que vai ter queserequacionadode- poisdecalculadoeefeti-vado. Vamos aguardar everoimpacto”,dizVic-torMarcondes, advoga-do da MocBus, conces-sionária do transporte coletivoemMontesCla- ros.Empresasquepreci-sem manter funcioná-rios trabalhando após

esse horário, deverão pro-videnciar o transporte até a casa deles.

MEDIDAS

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)deMontesClaros,Er-nandes Ferreira, partici-pou da reunião do Comitê de Combate à Covid e afir-ma que, na apresentação dos dados, constatou que osíndicesdeCovid-19naci-dade são preocupantes e as medidas necessárias. Entretanto, alertou que a economia deve ser consi- deradacomofatorrelevan-te para evitar o colapso.

“A CDL acreditou na conscientização da popu-lação e trabalhou com fo-co na fo-comunicação, mas, infelizmente, dentro dos deveres e direitos de cada um, quando a gente olha o coletivo, vê que a popula-ção, de um modo geral, re-laxou e a cidade conti-nuou a viver como se não houvesse pandemia. Hou-ve agravamento da situa-ção”, explica Ernandes.

Ele destaca que o setor ouviu as colocações do Co-mitê mas, como represen-tante da área econômica, fez as ponderações. “Va-mos cumprir e colaborar para que o mais rápido possívelvolteànormalida-de, mas tendo cuidado com a dose do remédio que será dada. Todo pa-ciente precisa de remédio, mas dependendo da dose, pode piorar”, diz Ernan-des, ressaltando que vai depositar atenção no se-tor mais vulnerável e maisafetado,queé odeba-res e odeba-restaurantes de fun-cionamento noturno.

“Esse novo decreto veio para prejudicar tanto os trabalhadores informais quanto os formais, como os bares e músicos. Entendo que esse decreto é sem sentido, já que o prefeito está

estipulando um horário e o vírus não tem horário para se propagar. Tenho certeza que seremos bastante prejudicados com esse novo decreto” “Não negamos a existência do vírus, da doença e da

necessidade dos

cuidados que devem ser tomados. Mas não concordamos com o cerceamento do direito tanto de ir e vir quanto o de trabalhar e exercer a profissão e levar o sustento para casa, porque as contas, inclusive da prefeitura, não esperam” Thomas Fernandes 31 anos Músico Talles Fernandes 25 anos Motorista de aplicativo LEO QUEIROZ DIVULGAÇÃO

(5)

CONVERSA

INTELIGENTE

Minas recebe mais

357 mil doses de

vacina contra Covid

Saúde

Depois que a Câmara Municipal de Montes Cla-ros aprovou Projeto de Lei enviado pelo prefeito Humberto Souto, no valor de R$ 30.915.585,36 (re- cursosremanescentesdomandatoanterior),des-tinadosparacombater a Covid-19,fica claro que a atual administração não gastou como deveria na prevenção,preocupadaapenaseminvestirnamo- bilidadeurbana.Resultado!Novamenteapopula-ção será sacrificada.

Bateu o desespero

Como já havíamos alertado há algum tempo, a nova onda da Covid-19 em Montes Claros dese-nha um cenário assustador para os próximos dias. A tendência são os hospitais sofrerem uma pressão maior pela alta da taxa de crescimento dos casos.

Decreto

OdecretoassinadopelogovernoHumbertoSou-to determina OdecretoassinadopelogovernoHumbertoSou-toque de recolher das 22h30 às 5h, durante dez dias. A partir desta quinta-feira (25), fica proibido o funcionamento de atividades eco-nômicas, assistenciais, culturais e religiosas en-tre 22h e 5h.

Desespero

Apesar de todos os avisos feitos diante do avanço dadoença,o prefeitoHumbertoSouto,emcasa,sob cuidadosmédicos,preferiubaixardecretossemava-liaraeficiênciadasmedidas.Agora,teráqueagirde maneira radical. O decreto não será suficiente. O montes-clarense,infelizmente,podeseprepararpa-ra o pior. Os casos vão explodir.

Alerta de emergência!

A cidade vai precisar se precaver. Teremos sé-rias dificuldades com vagas em UTI, CTI, leitos e alta demanda de oxigênio.

Prefeituras podem comprar vacinas

A Frente dos Prefeitos decidiu formar consórcio paraadquirir vacinas contraa Covid-19.A decisão foi tomada após o Supremo Tribunal Federal per-mitirqueestadosemunicípios possamimportare distribuir vacinas contra a Covid, registradas por órgãos reguladores estrangeiros.

Distribuição para as Regionais de Saúde deve

ser feita na próxima semana

u

Prefeitura segurou

milhões da Covid-19

QUINTO LOTE - A nova remessa contém 220 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford e 137.400 do imunizante chinês CoronaVac

Apresentador de TV e observador da cena política Da Redação*

A chegada de 357.400 doses de vacinas contra a Covid-19 para Minas Gerais nesta quarta-fei-ra (24) serve de alento para muitas cidades. O quinto carregamento desembarcou no início da tarde de ontem no Aeroporto Internacio-nal de Confins, na Re-gião Metropolitana de Belo Horizonte.

A nova remessa con- tém220mildosesdava-c i n aA s t r a Z e n e tém220mildosesdava-c a / Oxford e 137.400 do imunizante chinês Co-ronaVac. Com a chega-da chega-das 357,4 mil unichega-da- unida-

desnestaquarta,OEsta-do já recebeu um total de 1.528.580vacinasdo gover-no federal.

Sob escolta da Polícia Fe-deral, as doses foram leva-dasparaaCentralEstadual de Rede Frios, da Secreta- riadeEstadodeSaúde(SES-MG), na capital mineira.

Nospróximosdias,asva-cinas serão distribuídas às Unidades Regionais de Saúde (URS). O público-al-voparaapróximaetapada campanhaeoquantitativo que cada prefeitura irá re- ceberserãoanunciadospe- logovernoestadualnapró-xima sexta-feira (26).

Até a manhã de ontem, 530.511 pessoas recebe-ram a primeira dose da vacina contra a Covid-19

em Minas, o que corres-ponde a 68,93% da popu-lação estimada em gru-pos prioritários. Deste to-tal, 220.564 (28,7%) rece-beram a segunda dose do imunizante. Os dados são do Vacinômetro, painel da SES-MG que monitora a campanha em Minas.

MONTES CLAROS

A c i d a d e j á r e c e b e u 26.843 doses do imunizan-te,incluindoprimeira ese-gunda doses. Até terça-fei-ra, foram vacinados 8.800 profissionais de saúde com a primeira parte da proteção, o que equivale a 36,7% do total de 24 mil pessoas desse público. Ou-tros 5.363 já receberam a

segunda dose.

Mais de 4.500 idosos com mais de 85 anos já fo-ram protegidos com a pri-meira dose, o que equivale a 93,8% do total. A aplica- çãodasegundadosecome-çou nos últimos dias.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Dul-ce Pimenta, Montes Cla-ros já conseguiu imunizar 100%dosidososinstitucio-nalizados, com a aplica-ção das duas doses.

O avanço da vacinação na cidade depende da che-gada de novo lote de imu-nizantes, o que deve acon-tecer nos próximos dias com o carregamento que chegou ontem ao Estado. *Com Agência Minas

Will Nunes willnunesjornalonorte@gmail.com

(6)

A gente faz de tudo para

melhorar nossa qualidade de

vida, mas a gente se esquece

da coisa mais importante

que é nossa interação

uns com os outros

Lições para uma vida com mais

leveza: conversa e convivência

DANIEL MAGALHÃES/DIVULGAÇÃO

Jornalista fala do tema do livro que virou best-seller a alunos da Funorte

u

JORNALISTA E ESCRITORA

Leila Ferreira

u

ENTREVISTA

Adriana Queiroz Repórter Levaravidacomleve-za é uma tarefa difícil, principalmenteemmo-mentos como o atual, em que a liberdade de ir evirestálimitadaeahu-manidade vive assom-brada por uma doença que obrigou todos a se recolherem, adiar pla-nos e mudar a rotina diária.

Para falar um pouco sobre isso e dar dicas de comoconquistaraleve-za no caminho escolhi- do,ajornalistaLeilaFer- reiraministrouumapa-lestra, ontem, para os alunosdaFunorte.Essa é a segunda vez que a mineira participa de evento no centro uni- versitário.Noiníciodes-te mês, o baversitário.Noiníciodes-te-papo foi com os professores da faculdade.

“Foimuitointeressan-te, gratificante e teve a parte de interação com os professores. Fui mui-tíssimo bem acolhida e agora tive a alegria de ser convidada nova-mente, desta vez para falar com os alunos. Um duplo desafio, uma duplaprovadeconfian- çadaFunorte.Ficomui-to grata por isso”, conta a jornalista.

Na pauta de ontem, “A arte de Ser Leve”, te-ma que sempre insti-gou a jornalista que es-creveu um livro sobre o assunto que virou um best-seller. São mais de 120milexemplaresven-didos, o que, para ela, comprova a necessida-de necessida-de leveza que todos sentimos.

Dá para ser leve em dias de tanta incerteza, estresse, especialmente neste quase um ano de pandemia?

Quando falo de leve-za, não falo de leveza alienada, nem alienan-te. É uma leveza realis-ta, de pés no chão, que

convivecomnossasangús-tias, nossas dores com a precariedade da condição humana.Falodeumaleve-za possível. Possível quan-do? Nos dias de hoje está difícil. Nós estamos viven-do um tempo que nada nos preparou para viver. Um tempo marcado pelas incertezas,angústia,ansie- dade,porumagamademe-dos impressionante. En-tão, pedir a nós próprios que sejamos leves nesse momento é algo fora da realidade. Mas o que eu acho é que esse momento marcado por tanto sofri-mento é um mosofri-mento de um potencial de aprendi-zado como a gente nunca teve antes. Nós estamos nos revendo em todos os aspectos. Revendo as vi-das que nós temos levado. O que eu acho é que com essa reavaliação na vida de nós próprios, que esse momento está nos forçan-do a fazer, a gente pode construir possibilidades para um estilo de vida mais leve depois. A sensa-ção é a de que a gente está fazendo uma travessia. Nós vamos chegar à outra margem do rio, no pós-pandemia que será um tempo extremamente de-safiador. Acho que a gente pode pensar agora em for- masdecarregarmenospe-so dentro da gente nessa outra margem, porque vi-ver pesa, o mundo é pesa-do, nossos cotidianos são pesados. O que a gente não pode é fabricar um peso adicional e desnecessário dentro de nós, carregando dentro de nós a intolerân- cia,araiva,oestresse,aim-paciência,o egoísmoetan- tascoisasmaisquevêmen-gordando nossas almas. Nossa preocupação é com o peso do corpo, mas o pe-so que deveria nos assus-tar mesmo é o da alma. E a gente não tem prestado atenção a ele.

Quais as dicas para dei-xar a vida mais leve?

Talvez a coisa mais im-portante seja melhorar a

qualidade da nossa convi-vência. Eu entrevistei um dos maiores especialistas em felicidade do mundo, um sociólogo e psicólogo da Universidade de Roter-dam,na Holanda, para ou-vir dele que talvez a coisa que mais nos aproxime da felicidade seja a qualida-de qualida-de nossos relaciona-mentos pessoais. É o que ele diz. A gente faz de tudo para melhorar nossa qua-lidade de vida, mas a gen-te se esquece da coisa mais importante que é nossa interação uns com os outros. Nossas

convi-vências são cada vez mais marcadas pela intolerân-cia, agressividade, falta de paciência, pressa e pela falta de respeito, que é o pecado mais grave. Onde há falta de respeito e gros-seria não há leveza, não há qualidade de vida e muito menos felicidade. Nessaavaliação que agen-te está fazendo agora, é fundamental que a gente pense na possibilidade de tratarmos melhor uns aos outros, termos mais res-peito, mais delicadeza e ci-vilidade. Sem isso, o teci-do da convivência vai

fi-cando cada vez pior e nos-sas vidas inevitavelmente mais pesadas.

A chegada do corona-vírus no Brasil mudou completamente a rotina: trabalho, vida social e, principalmente, o contato afetivo. A sensação de que estamosperdendo o contro-le de nossas vidas pode nos levar especialmente a qua-dros de ansiedade na pan-demia. Fale um pouco so-bre o assunto.

Entrevistei um profes-sor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo para um vídeo que vou gravar para o YouTube e ele fala isso,queachegadadocoro-navírus desmantelou dois eixos essenciais para nos-sa construção como sujei-tos. Um é o eixo profissio-nal e outro é o eixo social. O que ele diz é que as nos-sas rotinas de trabalho são muito mais do que rotinas de trabalho. Tem todo um horizonte de expectativas em volta dela. E esse hori-zonte foi desconstruído. Para quem perdeu o em-prego, muito mais. Mas, mesmo para quem conti-nuatrabalhando. Todasas variáveis da esfera profis-sional foram alteradas e ainda a esfera social de não poder encontrar os amigos, a família... Então, é inevitável que haja um processo de ansiedade muito grande em torno disso. O vírus sacudiu dois eixos essenciais na nossa construção como pessoas. Eu não daria dicas aqui porque não sou psicóloga, nem médica e psicanalis-ta, não me aventuraria, masaprimeiracoisaéacei-tara ansiedade,nosentido de entender que é um pro-cesso pelo qual nós esta-mos passando. Não negar, não tentar fugir dela e, aci-ma de tudo, não tentar escondê-la.Precisamosho-je falar sobre nossos me-dos, ansiedade e pedir aju-da. Em alguns casos, ajuda profissional, em outros, de amigos e parentes para conversar e desabafar.

Uma coisa que tem ajuda- domuitoaspessoaséame-ditação. Não precisa ser meia hora, uma hora, mas 10 minutos de quietude, como celular desligado, os olhosfechados,numcanti-nho da casa, se existir esse cantinho, talvez seja um bom começo.

Como administrar a ne-cessidade detrabalhar fora de casa (quem não pode fa- zerhomeoffice)comaneces-sidade do isolamento, de forma leve, sem se culpar?

A leveza é um desafio nosdias dehoje. Osdias de hoje servem para a gente construir uma leveza que virá. É muito difícil nos sentirmos leves agora. Quanto à culpa, a culpa é um dos sentimentos mais nefastos que existem. A culpa nos paralisa. Não nos deixa andar. Toda a hora que a gente tiver a tentaçãodesentirumacul-pa muito grande, a gente precisa conversar. As con-versas estão cada vez mais esquecidas. A gente não conversa de verdade, com calma, sobre os sentimen-tos, sobre as questões fun-damentais da vida. Nos-sasconversas sãocada vez mais apressadas e superfi-ciais. E quando um senti-mento como a culpa está gerando uma angústia imensa dentro da gente, ele não pode ser escondi-do. Esse sentimento tem queserdividido,comparti-lhado, porque nós precisa-mos muito falar uns com os outros e ouvir uns aos outros. Quando você fala sobre a sua culpa, seja pa-ra um profissional, um te-rapeuta, uma amiga, um irmão, a sensação é a de que diminuiu o peso desse sentimento dentro de nós. Nãoéhorade agenteassu-mir culpas e nem culpar os outros. A gente só agra-va o momento que esta-mos vivendo. A melhor forma de se defender da culpa é conversando, a ve- lhaeboaconversa,umaes-pecialidade tão cara aos mineiros.

(7)

É difícil acreditar que a felicidade exista de verdade. Eu não ignoro tão rapidamente a sen-sação dos céticos de pensarem que acreditar em coisas desse tipo seja um empreendimento meio sádico. Os céticos são sádicos nesse senti-do. Desacreditar de prazeres reais é fazer a gen-te desconfiar da felicidade.

Vemos tantos desastres e sofremos com tan-tas desilusões nesse mundo que somos tenta-dos a flertar com teorias desse tipo, que desde-nham da existência de valores ou estados pere-nes, como a felicidade, por exemplo. Por isso, alguns a consideram como apenas uma ilusão temporária ou um estado psicológico a partir do qual projetamos não o que somos de verda-de, mas o que desejamos ser, embora isso seja inatingível. Outros a compreenderam como re-sumida a duas coisas básicas: a boa saúde do corpo e a serenidade do Espírito. Assim pensava Epicuro, por exemplo.

Gosto do que afirmou C. S. Lewis, em Ética para viver melhor, a respeito dos três tipos de pessoas que existem no mundo: as que vivem apenas pa-ra o seu próprio ppa-razer e benefício e considepa-ram o ser humano apenas como matéria-prima para ser usada da forma que bem entender a elas; as que reconhecem alguma autoridade sobre elas – a vontade de Deus, o imperativo categórico ou o bem da sociedade (como os racionalistas, prag-máticos e utilitaristas) e com isso tentam buscar seus próprios interesses; e as que rejeitaram to-das as exigências do ego, revirando,

recondicio-nando e transformando todo o velho egoísmo em algo totalmente novo e que são capazes de dizer, como o apóstolo Paulo, “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1.21).

Eu acredito que essas últimas pessoas são aque-las verdadeiramente felizes. Não porque eaque-las pos-suem algo material ou estejam numa situação fa-vorável, mas porque compreenderam que suas vi-das têm um propósito para além da matéria e da utilidade, para além das circunstâncias e das for-mas, que compreenderam sua própria dimensão e se voltaram para Deus.

Eu acredito que tudo que possui propósito tem valor. Nosso problema, às vezes, é querer encai-xar tudo o que pensamos numa lógica cartesiana e tentar desenhar num gráfico o caminho para a felicidade. Todavia, eu creio que há propósito em tudo, até mesmo naquilo que consideramos sem propósito.

Às vezes, precisamos permitir que o nosso cora-ção seja preenchido por significados que estão fora de nós mesmos, abrindo mão de nossa

arro-gância racionalista. Como afirmou Antoine de Saint-Exupéry em “O pequeno príncipe”, “nós, que compreendemos o que é mais importante na vida, não estamos presos aos números. Aliás, eu gosta-ria de ter começado essa histógosta-ria como se fosse um conto de fadas... para quem compreende o que é mais importante na vida, essas palavras cria-riam um clima muito mais verdadeiro”.

Há significado, ainda que nós não atribuamos significado. Deus existe, ainda que afirmemos que ele não existe. Há salvação, ainda que visualize-mos a desesperança e o inferno. Os sentidos estão para além de nós. O propósito da felicidade não depende de nós, ele está para além de nós. Faze-mos parte do propósito, mas não soFaze-mos, indivi-dualmente, o propósito. As razões não estão em mim. Podemos ser felizes, apesar de nós.

As três pessoas e a felicidade

Traços & Versos

Wendell Lessa

wendell_lessa@yahoo.com.br

Alguns a consideram (a felicidade)

como apenas uma ilusão temporária

ou um estado psicológico a partir do

qual projetamos não o que somos de

verdade, mas o que desejamos ser,

embora isso seja inatingível

(8)

Tchau no salão de festas

X

Esportes

Victor e Tardelli podem ter último jogo pelo Galo diante do Palmeiras, no Mineirão

u

u A FICHA DO JOGO

MOMENTO ESPECIAL– Tardelli e Victor e seus prêmios individuais após final da Copa do Brasil de 2014

Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e

Guilherme Arana; Allan, Jair e Hyoran; Savarino, Eduardo Sasha e Keno. Técnico: Jorge Sampaoli Alexandre Simões @oalexsimoes Henrique André @ohenriqueandre

Não há dois jogadores na história recente do Atlético que tenham maisligaçãocomoMinei-rão que o goleiro Victor e oatacanteDiegoTardelli. Símbolos das grandes temporadas de 2013 e 2014, há outro fato que uneosdoisídolosdaMas-sanestaquinta-feira,pois ambosdevemviveroúlti-mo jogo no Gigante da Pampulha, com a camisa alvinegra, no confronto que fecha a participação doGalo na SérieA. Ojogo será às 21h30, contra o Palmeiras.

Os dois têm contrato com o Galo até domin-go. O vínculo termina-ria em dezembro do ano passado, mas foi prorro-gado por causa da inva-são de 2021 pela tempo-rada 2020, reflexo da pandemia pelo novo co-ronavírus, que deixou a bola parada no país por cerca de quatro meses.

HISTÓRIA

A era mais vitoriosa da história do Atlético, se forem considerados os grandes títulos, foi vi-vida em 2013 e 2014. O Mineirão foi o palco das conquistas, que foram três,eVictoreDiegoTar-delli tiveram destaque em todas elas.

Dos jogadores do gru-po atual, eles são os únicos, pois o zagueiro e capitão Rever, apesar de ter conquistado as três taças, não partici-pou do jogo decisivo em todas elas.

Em 24 de julho de

2013, Victor e Diego Tar-delli entraram para a histó-ria alvinegra participando da maior conquista do clu-be, a Copa Libertadores.

O título em cima do Olimpia, do Paraguai, nos pênaltis, num Minei-rão lotado, teve Victor co-mo o protagonista da

campanha, mesmo que ti-vesse Ronaldinho Gaú-cho como concorrente, e Diego Tardelli como a “ce-reja do bolo” de um time vice-campeão brasileiro em 2012.

Isso na opinião do então presidente atleticano da época, Alexandre Kalil.

2014

Um ano depois de vencer aLibertadores,oGalovolta-vaaoGigantedaPampulha buscando um título inter-nacional, a Recopa Sul-A m e r i c a n a , c o n t r a o Lanús, da Argentina. E car-regava a vantagem de ter vencido a ida, na Grande Buenos Aires, por 1 a 0, gol de Diego Tardelli.

Foi dele também o pri-meiro gol no Mineirão, nos 4 a 3 alcançados pelo Atléti-co na prorrogação.

Em 26 de novembro de 2014, Victor e Diego Tar-delli completaram a trin-ca conquistando a Copa do Brasil numa final 100% mineira, contra o rival Cruzeiro.

Eogolatleticanofoimar-cado exatamente pelo ca-misa 9. Com o 1 a 0 sobre a Raposa, o Galo, que já

ti-nha feito 2 a 0 na ida, no Independência, chegou ao segundo título nacional da sua história.

MARCAS

Tardellipodeterencerra-da hoje sua terceira passa-gem pelo Atlético. Na pri-meira, em 2009 e 2010, foi artilheiro do Brasileirão no primeiro ano e campeão mineiro no segundo. Ele venceu ainda o Estadual em 2013 e 2020.

Victor tem história li-near. Chegou no segundo semestre de 2012 e logo vi-rou santo, pela participa-ção no título da Libertado-res, quando fez defesas me-moráveis, a maior delas o pênalti cobrado por Rias-cos que poderia decretar a eliminação do Galo nas quartas. Venceu o Mineiro em 2013, 2015, 2017 e 2020.

423

CAM

jogos

disputou o goleiro Victor com a camisa atleticana. Ele aparece em nono lugar na lista de quem mais jogou

pelo clube HORÁRIO: 21h30 ESTÁDIO: Mineirão (Belo Horizonte) MOTIVO: 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro ARBITRAGEM: Héber Roberto Lopes, auxiliado por Alex dos Santos e Henrique Neu Ribeiro, todos de Santa Catarina

VAR: Bráulio da Silva Ribeiro (SC) TRANSMISSÃO: Première

PAL

222

Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Alan Empereur e Renan; Danilo, Zé Rafael e Lucas Lima; Esteves, Gustavo Scarpa e Breno Lopes.

Técnico: Abel Ferreira

soma Diego Tardelli com a camisa do Atlético. Ele marcou 110 gols e aparece em 15º na lista de maiores

artilheiros do clube

BRUNO CANTINI/ATLÉTICO

(9)

Brasileirão2020repetefinalde2009

Esportes

Flamengo joga por uma vitória, Inter seca o rubro-negro para ganhar a taça

u

DECISIVO – Gabriel marcou gol nos últimos seis jogos do Flamengo nesta reta final de Série A do Campeonato Brasileiro

LIDERANÇA – Rodrigo Dourado, depois de quase dois anos convivendo com lesões, é destaque do Inter neste Brasileirão

Alexandre Simões @oalexsimoes A Série A do Campeo- natoBrasileirotemaúl- timarodadacomames-ma cara de 2009, com Flamengo e Internacio-nal brigando pela taça, embora há 11 anos o São Paulo também esti-vesse na disputa, mas com menos chances.

Nesta quinta-feira, o mesmo enredo de 2009 se repete, com os rubro-negros na liderança e

precisandodeumavitó-ria para levantarem a taça da Série A.

Os colorados, com dois pontos a menos, precisam vencer e contar pelo me-nos com um empate do concorrente.

O líder Flamengo enca-rao São Paulo, que precisa vencer para assegurar va-ga direta na fasede grupos da Copa Libertadores. O confronto será às 21h30, no Morumbi.

No mesmo horário, o In-ternacional recebe o Co-rinthians, que não briga por mais nada neste

Cam- peonatoBrasileiro.Aparti- daserádisputadanoBeira-Rio, em Porto Alegre.

Os flamenguistas levan-tamataça comduaspossi-bilidades: vencendo ou contando com empate ou derrota do Colorado.

Os gaúchos só podem chegaraotítulo ganhando o seu jogo e contando com pelo menos um empate do Flamengo.

REBAIXAMENTO

Além da briga pelo títu-lo, a última rodada do Brasileirão terá a

confir-mação do último rebaixa-do àSérie B. É muito difícil que o Vasco não faça com-panhia a Goiás, Coritiba e Botafogo na Segundona 2021.

Para evitar a sua queda, oCruzmaltinoprecisaven-cer o Goiás, em São Ja-nuário, contar com derro-ta do Forderro-taleza para o Flu-minense, no Maracanã, e ainda tirar 12 gols de dife-rença no saldo, uma tare-fa quase impossível.

As duas partidas serão disputadas às 21h30, no Rio de Janeiro.

ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Como o Cruzeiro não conseguiu o

acesso na temporada 2020 e o

Botafogo já foi matematicamente

rebaixado, o Vasco pode ser o

terceiro grande clube a disputar a

Série B do Campeonato Brasileiro

em 2021. Caso isso aconteça, o

Cruzmaltino vai participar da

Segunda Divisão nacional pela

quarta vez em 11 anos

(10)

Em nossa página desta quinta-feira, todo o charme e beleza da modelo norte-mineira Alyne Rodrigues para nova coleção cápsula, “Leveza e Luz”, da Maria Antônia Calmon. Produção de Giselle Said, fotos de Marcelo Poleze e make de Paulinho. Para conhecer toda a coleção, basta acessar o Instagram @mariaantoniacalmon.

Moda em alta

Gente que brilha: o coordenador administrativo do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro, Cleriston Lopes, com a médica e diretora técnica do hospital, Luciana Santana

Em nossa página desta quinta, o querido casal William Borges e Gabrielle Mourão. Uma dupla de sucesso e competência com Gabrielle à frente da direção administrativa e William à frente da direção tecnológica do Colégio Indyu Alyne Rodrigues para nova coleção da Maria Antônia Calmon Camisaria

Circulando

Leo Queiroz

queirozleonardo@yahoo.com.br

FOTOS MARCELO POLEZE/DIVULGAÇÃO

FOTOS LÉO QUEIROZ

O artista plástico Tiago Olliver com Vânia Câmara e a filha Danielle em Paris, França

a melhor notícia está no ar

sintonize 104.9

música, informação e entrevistas

Referências

Documentos relacionados

Estudar o efeito da plastificação do ATp com glicerol nas características físico-químicas da blenda PLA/ATp; Analisar a mudança na cristalinidade dos laminados submetidos a

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..