• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR

15º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL

PROJETO DE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CAMPO GRANDE-MS 2009

(2)

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

OBJETIVO – Estimular interesse ao desenvolvimento e integração de projetos voltados a questões

ambientais atuais com foco em problemas locais e suas conseqüências para comunidade escolar e aos arredores das escolas, com professores do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. Por meio de palestras sobre as atividades de Educação Ambiental realizadas pelo 15º BPMA, através do Núcleo de Educação Ambiental –NEAM, em escolas da rede municipal na capital e interior. Com isto, buscamos despertar interesse e apoio aos professores participantes a desenvolverem e ampliarem projetos ambientais voltados para escola e comunidade local, com intuito de posteriormente desenvolvermos ações em conjuntas de sensibilização ambiental.

EQUIPE EXECUTORA:

NOME FORMAÇÃO TITULAÇÃO

Ednilson Paulino Queiroz Ciências

Biológicas

Especialista em Perícia Ambiental-UFMS. Mestre em Tecnologias Ambientais-UFMS Doutor em Ecologia e Conservação-UFMS

Gláucio Mendes de Souza Ciências

Biológicas

Especialista em Gestão Ambiental

Especialista em Educação Ambiental –EGEA

Eveny Cristiane Lino Parrela Turismo Especialista em Gerenciamento em Recursos Hídricos-UFMS

Especialista em Educação Ambiental-EGEA

Claudeir Mikoleite Gestão

Ambiental

Especialista em Educação Ambiental-EGEA

Ariane Contine Zanirato Ciências

Biológicas

Especialista em Educação Ambiental-EGEA

Vilson Silva de Souza 2º Grau TAXIDERMISTA

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO 15º BPMA

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A PMA possui um Núcleo de Educação Ambiental - NEAM, que foi criado em 1992, o qual era constituído basicamente por exposição de “banners”, fotografias e um mini-museu com animais empalhados (taxidermizados), além de informações sobre legislações ambientais. O trabalho era praticamente destinado à exposição do material, sendo palestras desenvolvidas esporadicamente.

Desde 1998, o NEAM que é itinerante, além das exposições tem como prioridade a Educação Ambiental nas escolas. Embora a Lei da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei Federal 9.795/99) trace como uma das metas a transversalidade do tema, em todos os níveis de ensino, público privado, formal e não formal, percebe-se que isso não está ocorrendo e as escolas dependem de outras instituições parceiras para conseguir este objetivo. Por esse motivo, A Polícia Militar Ambiental recebe solicitações diárias das escolas públicas e privadas para desenvolver palestras sobre os diversos temas ambientais e temos atendido diversas escolas no Estado.

(3)

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

OFICINAS TEMÁTICAS

Para o desenvolvimento dos temas ambientais são utilizados alguns recursos como: cenários, prática de atividades de reaproveitamento de material, exposição de animais taxidermizados, demonstração de materiais apreendidos na prática de crimes ambientais e atividade lúdica. Toda essa estrutura é montada com intuito de envolver a criança na atividade, buscando melhor aproveitamento e interação, facilitando a compreensão do assunto exposto e estimulando questionamentos.

Cada tema está dividido por oficina, sendo: plantio de mudas nativas, ciclo da água, reciclagem de papel, mini museu de animais taxidermizados e crimes ambientais e teatro de fantoches. Essa forma de trabalho foi desenvolvida através da experiência adquirida nos trabalhos de educação ambiental desenvolvidos com alunos, desde a pré-escola ao ensino médio, ao longo dos 10 anos de Educação Ambiental desenvolvida pelo Núcleo de Educação Ambiental do 15º BPMA, quando se constatou que, somente realizar palestras com slides e fotos, não atinge o aproveitamento ideal. Devido à quantidade de alunos que são atendidos nas escolas ou em outros eventos, normalmente de três a quatro turmas juntas somando aproximadamente 200 alunos, considerando a media das turmas, de 40 a 50 alunos por sala, além do fato de geralmente os locais onde se realizam as atividades são abertos, com pouca acústica, propiciando a dispersão e euforia dos alunos como: quadras de esportes, ginásios de esporte, parques ou clubes, apenas fazer de palestras torna-se inviável.

Com base nestas condições as oficinas atingem melhor o objetivo de sensibilização ambiental, mesmo que a quantidade de alunos em cada oficina não ultrapasse o numero de 50 é possível atender tranquilamente 250 alunos por turno distribuídos nas cinco oficinas. Com as oficinas a forma de trabalhar os temas ambientais são ilustrativas e aplicativas, possibilitando visualização do que é dito e demonstrando a prática da atividade no dia-dia. Dessa forma o aluno entende a importância do ato certo praticado assim como as conseqüências do contrário e como poderá por em prática o que lhe foi passado, e os reflexos dessa mudança como um todo, estimulando a disseminação da idéia entre seus colegas e familiares.

Trabalhando com esta realidade é possível dizer que realmente esta sendo feito um trabalho de sensibilização, porque o aluno entende o que foi passado, acredita no que aprendeu e repassa como verdade. Tal fato é percebido pela equipe de Educação Ambiental do Batalhão, através da interação alcançada com os alunos e informações obtidas com os professores.

(4)

DESCRIÇÃO DAS OFICINAS

1-PLANTIO DE MUDAS

OBJETIVO – Através desta atividade busca-se chamar a atenção da criança para o problema

desflorestamento do solo. Durante o plantio o policial faz uma palestra rápida sobre a importância vegetação para absorção da poluição do ar através das folhas, infiltração da água no solo, importância da mata ciliar e reservas. Além dos problemas causados pelo desmatamento como: erosão, assoreamento e desertificação do solo.

Sugestão – Revitalização ou arborização dos locais onde são desenvolvidas as atividades de Educação

Ambiental.

Foto- Semana da Árvore 2008 Sede do 15º BPMA

2 – RECICLAGEM DE PAPEL.

OBJETIVO – Utilizando-se do método caseiro de reciclar papel, o policial ao mesmo tempo em que ensina

aos participantes como fazer a reciclagem, realiza palestra sobre a necessidade de reaproveitamento do lixo e problemas gerados pela má destinação dos resíduos sólidos usando como exemplo: doenças, poluição da água, do solo e tempo de decomposição dos materiais na natureza. Também são citados exemplos de opções de reaproveitamento de material para artesanato, moveis, utensílios domésticos, mostrando para o aluno que reciclar ou reaproveitar material pode ser feito em sua casa ou na escola. Desta forma o aluno visualiza que a simplicidade das ações estimulando a prática no dia a dia, além de despertar para o lado financeiro, pois muitos dos materiais feitos podem ser comercializados.

(5)

3-EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS APREENDIDOS E MINI-MUSEU DE ANIMAIS TAXIDERMIZADOS.

OBJETIVO – Durante a visitação ao mini-museu o policial ambiental fala da origem de cada animal que ali

está, e sobre seus hábitos alimentares, assim como a importância da preservação de cada um em seu habitat para manter o equilíbrio ecológico como: controle de pragas, doenças causadas pela ingestão da carne desses animais e do contato em cativeiro. Paralelamente fala-se dos crimes ambientais relacionados à caça, tráfico de animais e pesca predatória. Desta forma o aluno conhece os animais da fauna local, descobre sua importância na natureza e a conseqüência da pratica de crime ambiental. É importante ressaltar que muitas vezes o indivíduo incorre no crime ambiental por desconhecimento da legislação, já que muitos hábitos culturais são considerados crime. Também são expostos materiais apreendidos utilizados na prática desses crimes, buscando a sensibilização dos alunos através da visualização da forma cruel como os animais são tratados ou mortos pelos infratores.

Foto-Semana da Água 2009 Município de Mundo Novo

4 - APRESENTAÇÃO DO TEATRO DE FANTOCHES.

OBJETIVO- Com textos simples, mas bem inseridos no contexto, unifica todos os temas em uma só

atividade. Através da descontração, todos os assuntos que foram comentados nas oficinas são novamente lembrados, como se fosse um teste de memória e reforço do que foi trabalhado anteriormente. Dentro desse clima de descontração o texto mostra como praticar no dia a dia o conhecimento passado, a conseqüência para o meio ambiente dos maus hábitos praticados. Esta atividade talvez seja a de maior aproveitamento pelos alunos, pois atinge todos os níveis escolares, conseguindo praticamente 100% de interação, pela descontração e irreverência.

(6)

Foto- Semana da Água 2009

6- CICLO DA ÁGUA

OBJETIVO – OBJETIVO – Através de cenário montado de forma simples e prática, para que possa ser transportado e montado em diferentes lugares, afinal este trabalho de Educação Ambiental é itinerante, o policial explica o ciclo da água mostrando aos alunos de forma ilustrada, que água é um bem renovável, porém o grande problema em relação à água é a poluição. Demonstrando assim, que todos podem praticar o uso sustentável da água no dia dia, evitando desperdício, incluindo destinação correta do lixo. Possibilitando visualização de todas as fazes do ciclo da água e sua importância.

(7)

7- CASA DA ENERGIA

Como todos os temas são relacionados ao meio ambiente, é debatido sobre a importância do meio ambiente na produção de energia. Para promover este debate é utilizada como forma lúdica e atrativa uma maquete de residência com todos os aparelhos domésticos ligados a pequenas lâmpadas que acendem demonstrando várias maneiras para a economia de energia e consequente preservação do meio ambiente.

Foto – Município de Camapuã – MS em 2010.

Quartel em Campo Grande-MS, 23 maio 2012

EDNILSON PAULINO QUEIROZ – CAP. QOSPMS MAT – 206.071-0

Referências

Documentos relacionados

Portanto, este trabalho visa desenvolver um processo de padronização de condições para fermentação líquida de Trichoderma, adequando a temperatura e o fotoperíodo

Therefore, the analysis of suitability of the existing transportation network for riding bicycle in Coimbra should address two important aspects: (i) identifying

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

Câncer de seios paranasais e rinofaringe Moderador: CARLOS TAKAHIRO CHONE Debatedores: RONALDO NUNES TOLEDO ALEXANDRE FELIPPU NETO JOSE FRANCISCO DE SALES CHAGAS

Os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Na- turais do Estado de São Paulo também têm competência para os atos notariais de reconhecimento de firma, autenticação de cópia

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

uma metragem de tecido ou papel, visando ao melhor aproveitamento. Os moldes são colocados lado a lado o mais próximo possível, de acordo com o comprimento e largura do tecido que vai

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia