• Nenhum resultado encontrado

TRILHAS DA APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRILHAS DA APRENDIZAGEM"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

1

Prefeitura Municipal de Ituiutaba

Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer

CEMAP – Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores

TRILHAS DA APRENDIZAGEM

BULLYING

BRINCADEIRA

(2)

2 Leia este texto com atenção.

Chiquinho é um menino que gosta de fazer amigos, gosta de jogar bola, desenhar e ir à escola. Seu pai foi transferido de cidade e Chiquinho teve que mudar de escola.

Chiquinho, apesar de ficar triste por deixar seus amigos, estava cheio de expectativas, pois iria conhecer novas pessoas e poderia fazer mais amigos. Chiquinho também é um menino tímido, chegou na nova escola, sala do 4º ano. A professora o recebeu com muita alegria e foi muito carinhosa, mas não foi bem recebido pelos seus novos colegas de sala.

Chiquinho não imaginava que isso pudesse acontecer com ele, ninguém nos primeiros dias quis se tornar seu amigo. Mas algumas pessoas da sala começaram falar coisas que o deixavam muito triste e até com vontade de chorar. Para ele, a pior parte do dia era a hora de ir para a escola, porque lá iria ficar sozinho o tempo todo e também ficaria ouvindo as coisas ruins que falavam para ele.

• Como você imagina o Chiquinho? Use uma folha sulfite para fazer um desenho, representando o menino. Tire uma foto do desenho e mande para sua professora.

• Agora, escreva no desenho que você fez, 6 coisas ruins que os colegas de Chiquinho, na nova escola, falavam para ele. Para representar a tristeza de do garoto ao ouvir essas coisas, amasse o desenho que você fez. Tire uma foto do papel amassado e mande para sua professora.

.

1. Agora responda as questões abaixo.

a) Como Chiquinho estava se sentindo nessa nova escola?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ b) O que você acha dos colegas de sala do Chiquinho?_________________________________________________________

(3)

3 __________________________________________________________________ _________________________________________________________________

c) O que Chiquinho deve fazer nessa situação?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

d) O que você acha que deve ser feito na turma do Chiquinho para que essa situação acabe?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

A professora de Chiquinho que não era boba nem nada percebeu sua tristeza, entendeu também, que ele não brincava. Ficou de olho e teve certeza que tinha algo errado e que precisava ajudá-lo.

A primeira coisa que a professora fez foi conversar com o menino. Ao conversar com Chiquinho teve a certeza que aquela era uma situação de bullying e que deveria fazer algo para não deixar que isso continuasse acontecendo, então resolveu conversar com sua turma sobre o tema e fez várias atividades para explicar o quanto é perigoso e maldoso maltratar uma pessoa.

• Agora desamasse, o máximo que você conseguir, o desenho que você fez e amassou, tente desamassar para que fique o mais “esticado” possível. Tire uma foto e mande para a sua professora.

e) O desenho depois de desamassado ficou como antes?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

f) Por que o seu desenho, depois que você desamassou, não ficou como antes?

(4)

4 __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Você sabia que quando uma pessoa passa pelo que Chiquinho passou ficam marcas no coração dela? Aquilo que falamos para as pessoas ou fazemos para as pessoas sempre deixam marcas. Chiquinho ficou cheio de marcas.

As marcas que deixamos para as pessoas podem ser marcas ruins, quando xingamos, maltratamos ou tratamos com preconceito.

Também podemos deixar marcas boas nas pessoas, quando ajudamos, quando falamos coisas boas, quando nos dispomos a sermos amigos bons e sinceros.

g) Que tipo de marcas você quer deixar nas pessoas? Por quê?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

A professora de Chiquinho fez um trabalho na turma para acabar de vez com o bullying e conscientizar a todos de nunca fazerem isso com ninguém. Mude o final dessa história.

Dinâmica elaborada para trabalhar Bullyng em 2019 por alunos da UFU nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental - CAIC. Adaptação para narrativa: professoras – Dulcinéia Gabriela e Priscila Albino – regentes das turmas dos 4os Anos 1 e 2 do Ensino Fundamental de 2020 – CAIC.

(5)

5 h) Escreva como tudo mudou para Chiquinho depois que seus colegas perceberam que o que estavam fazendo era muito ruim.

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

(6)

6 9) Agora, faça um novo desenho de Chiquinho e sua turma onde não acontece mais o bullying.

2. Para aprender mais! Leia o texto.

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maus-tratos.

(7)

7 3. O objetivo ou a intenção do texto é

a) ( ) criticar o uso de palavras de origem inglesa. b) ( ) explicar o significado da palavra bullying.

c) ( ) orientar a escola sobre como evitar práticas de bullying. d) ( ) apresentar uma definição para a palavra “valentão”.

4. A respeito do bullying, é correto afirmar que a) ( ) a vítima costuma provocar o agressor. b) ( ) o agressor age casualmente, sem pensar.

c) ( ) a palavra designa somente a violência física na escola.

d) ( ) já existem palavras em português para substituir o termo inglês. e) ( ) se trata de situação com o objetivo de humilhar, maltratar alguém.

5. No trecho do texto “Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maus-tratos.” A palavra em destaque é:

a) ( ) paroxítona. b) ( ) polissílaba. c) ( ) oxítona.

d) ( ) proparoxítona

6. Leia o texto

O Diário de Davi Satil: uma Vítima de Bullying

Não sei o que acontece... às vezes me acho

diferente dos meus colegas. Queria sumir, me

esconder dentro de um baú e de lá não sair tão cedo.

Sinto uma dor, e dói mais quando penso que amanhã

(8)

8

terei que voltar lá outra vez e encontrarei aqueles

meninos. Às vezes eu me sinto tão só, mesmo tendo

muita gente por perto de mim. Fico com medo de

chegar na escola, pegar o transporte e ter que ouvir

aquelas palavras. Tudo isso é tão doloroso que

parece que estão espremendo o meu coração... fico

sem letras e palavras para escrever.

Minha mãe diz que eu tenho que falar tudo

para ela, mas para quê falar? Preciso de ajuda

querido diário. Ela não tem tempo para mim. Como

um menino de 13 anos fica assim? Tristonho,

moribundo e com medo. Se eu fosse forte e alto,

quem sabe as coisas seriam diferentes. Sou meio

gordinho e o médico diz que tenho que fazer regime.

Regime é uma lista enorme de coisas que te proíbem

de comer. Eu não como muito, só gosto de chocolate,

torta de maçã, refrigerante, e minha sobremesa

preferida é pudim. Na lista do regime, sou proibido

de comer tudo isso.

Na semana passada, o Pedro e o Daniel

tomaram meu lanche. Fiquei com tanta raiva que se

eu pudesse fazia eles sumirem no mapa. Mas tem

também as gêmeas lá da sala, que ficam me

(9)

9

chamando de baleia orca. Eu até fui no Google ver

como era essa tal orca e não acho que pareço muito

com elas não. As orcas são chamadas de baleias

assassinas e chegam a pesar nove toneladas. Eu só

peso 78 quilos, é pouco considerando o peso das

Orcas.

Já pedi para a minha mãe me tirar desta

escola, mas fico com medo de na outra escola tudo se

repetir. E tem uma outra coisa: gosto muito da

professora e do recreio, porque vou sempre para a

biblioteca e fico lá. Pelo menos ninguém fica me

perturbando. Queria ser diferente do que sou. Quem

sabe assim eles me aceitariam. O João é o único que

não me provoca, ele é meu melhor amigo. Ser

diferente é errado? O que faço para que eles parem

de me perseguir? A professora às vezes vê tudo o que

acontece, reclama e chama a atenção de todo mundo,

mas no outro dia começa tudo de novo. Não posso

ficar sofrendo assim.

Já inventei que estava me sentido mal para

não ir à escola. Sei que isso é errado, mas o que

faço? Fico desanimado e vejo que se a situação

agravar não irei mais ser advogado, pois tirei uma

(10)

10

nota ruim em matemática porque estava chateado.

Os meninos logo na chegada me perguntaram sobre o

lanche de hoje. Qual seria o cardápio? Um dia eles

me pagam. Quando eu for advogado, eles vão ver.

Já olhei tudo, para ser advogado eu tenho que

fazer uma prova chamada de vestibular. Caso eu

passe vou ingressar na Faculdade de Direito. Vamos

ver se com as leis eles vão brincar. Já até sonhei com

tudo isso. Pensar que eles vão ser punidos me alegra.

Mas sabe de uma coisa? Amanhã irei entregar

esta folha do diário a professora e pedir para ela só

ler quando chegar em casa. Ela pode me ajudar a ser

advogado, e prender logo todo mundo que me faz me

sentir tão diferente e triste assim. Sei que vai doer,

mas não se preocupe, a folha vai e volta. Desta

forma, continuaremos amigos.

Ps: Prezada professora, favor após a leitura

me devolver a página do diário, ele vai agradecer.

Ps 2: Não conte para ninguém o que está

escrito aqui. São minhas histórias. Posso confiar em

você?

Ps 3: Você me acha parecido com uma orca?

Tem mais coisas, muito mais, mas o meu diário

(11)

11

ficaria triste se as outras páginas tiverem que sair

dele.

Silvano Sulzart

https://silvanosulzart.blogspot.com/2011/04/o diari-de-devid-uma-vitima-de-bullyng.html?m=1

O texto acima é parte de um diário. Nesse trecho do diário Davi coloca como se sente ao ir para escola.

a) Ao ler os relatos de Davi é possível perceber que ele está sendo vítima de qual tipo de violência?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

b) Copie um trecho (uma parte do texto) que mostra que Davi está sendo vítima dessa violência.

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

c) No trecho “Tudo isso é tão doloroso que parece que estão espremendo o meu coração...”, o sinal de pontuação no final da frase quer dar ideia de

a) ( ) surpresa. b) ( ) afirmação.

c) ( ) pensamento interrompido. d) ( ) uma negação.

7. Retire do texto dois substantivos próprios.

(12)

12 8. Para fugir das provocações dos colegas, Davi pediu a sua mãe que o tirasse da escola. No entanto, o menino parece não ter certeza de que isso seria a melhor solução. Por quê?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

9. Copie do texto uma frase interrogativa.

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

10. Quantos parágrafos há nesse texto?

__________________________________________________________________

• O diário pessoal é um texto que relata acontecimentos e experiências vividos por quem escreve, tem a intenção de registrar fatos e acontecimentos importantes que se quer guardar na memória e expressar sentimentos, desabafos e confidências.

11. Você tem um diário?

_____________________________________________________________

12. Escreva, como se fosse um diário, uma experiência de que você tem saudade. __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

(13)

13 __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ BULLYING, NÃO! Escolas do meu Brasil,

vamos nos mobilizar contra algo perigoso que é o bullying escolar,

pois isso é um crime sério,

em todo e qualquer lugar.

Nestes versos pela paz,

aqui venho registrar, minha indignação, sobre o bullying escolar

e aconselhar a todos

para este mal evitar

O bullying é uma violência

muito comum nesse meio,

uma vez, que o

mais frequente no horário do recreio. O bullying também ocorre em diferentes ambientes, sem motivos que justifiquem atitudes indecentes, trazendo sofrimento e dor à vida de muita gente. Também podemos dizer,´ que bullying é covardia, prejudica o ser humano, trazendo muita agonia, contra aquele que é mais fraco ou que está em

O bullying pode ocorrer de maneira variada e a ofensa às vezes vem, com um simples piada, neste caso é psicológica a violência praticada. Apelidos humilhantes, que machucam e causam dor,

ferem a alma de quem sofre, mas dá prazer ao agressor, isso é chocante demais, pior que filme de terror.

Excluir é outra forma, também de se maltratar, é uma face do bullying, que devemos nos lembrar, para evitar fazer isso, no ambiente escolar Cada ser é diferente e deve ser respeitado, o bullying causa transtorno, deixa o coração machucado, e ninguém nessa vida merece ser rejeitado.

(14)

14 colégio, de estudantes está cheio e essa prática é minoria. .

Queremos uma escola harmoniosa

todos os educandos ordeiros,

uma direção comprometida, e um corpo docente

parceiro,

para que o terrível bullying não encontre paradeiro. Sinceramente esperamos que todos possam entender: basta ter uma mente aberta, para o bullying combater e que unindo nossas forças a paz vai prevalecer.

Eva Graça

Recanto das Letras – Uma violência Chamada Bullying

https://www.recantodasletras.com.br/poesias-do-social/5694834

12. Qual é o assunto do poema acima?

__________________________________________________________________

13. Quantas estrofes tem o poema?

__________________________________________________________________

14. Quantos versos tem o poema?

__________________________________________________________________

15. Todo texto, tem uma intenção ou um objetivo. São intenções de um poema, exceto:

(15)

15 a) ( ) Fazer arte com palavras.

b) ( ) Emocionar e sensibilizar. c) ( ) Estimular a imaginação.

d) ( ) Convencer você de alguma coisa.

16. Observe esse gráfico.

Fonte: IBGE (2011)

Em 2011 o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística fez essa pesquisa e mostrou as capitais em que acontecem mais bullying no Brasil

(16)

16 a) Em qual capital o bullying é mais praticado?

__________________________________________________________________

b) A capital do estado em que você mora aparece na pesquisa? __________________________________________________________________

c) Em que ordem a capital do seu estado aparece na pesquisa?

__________________________________________________________________

d) Qual é a capital que está em sétimo lugar na pesquisa?

__________________________________________________________________

e) Qual é a capital que está em último lugar na pesquisa?

__________________________________________________________________

f) Usando números ordinais escreva a ordem em que aparecem as seguintes capitais na pesquisa do IBGE.

Nº de ordem Capital Nº de ordem Capital GOIANIA PORTO ALEGRE

JOÃO PESSOA SÃO PAULO

CURITIBA CAMPO

GRANDE

(17)

17 17. Agora, observando o mapa, escreva de qual estado é a capital abaixo. a) Belo Horizonte: ______________________________________________ b) Curitiba: ____________________________________________________ c) João Pessoa: ________________________________________________ d) Porto Alegre: ________________________________________________ e) Rio Branco: _________________________________________________ f) Teresina: ____________________________________________________ g) São Paulo: __________________________________________________ h) Vitória: _____________________________________________________ 18. A Tabela abaixo mostra a quantidade de estudantes que sofreram bullying ao longo de 3 anos nas escolas de Belo Horizonte.

(18)

18

2017 2018 2019

Meninos 447 251 125

Meninas 439 198 98

Total:

a) Calcule o total de alunos que sofreram bullying em cada ano e registre na tabela.

b) As escolas de Belo Horizonte realizaram campanhas de prevenção do bullying no ano de 2018. Observando a tabela é possível afirmar que as campanhas de prevenção foram positivas? Por quê?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

c) Você acha importante ter campanhas contra o bullying nas escolas? Por quê? __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

d) Quem sofreu mais bullying em 2017?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

e) Qual a diferença dos casos de bullying entre as meninas, comparando 2017 e 2019?

(19)

19 f) Qual a diferença dos casos de bullying entre os meninos comparando 2018 e 2019?

19. A porcentagem representa a quantidade de pessoas em cada grupo de 100.

Observe o gráfico abaixo:

• As pessoas que sofrem bullying na educação física representam 5%. Então 5% em 100 pessoas, representam 5 pessoas.

a) Então se em cada 100 pessoas 53% não sofreram bullying. Quantas pessoas em cada 100 não sofrem bullying?

Fonte:

http://estatico.cnpq.br/portal/pre mios/2012/pjc/pdf/premiados/en sino_medio2_izabel_souza_jesu s_barbosa.pdf

(20)

20 __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

b) Quantas pessoas sofrem bullying? Apresente os cálculos.

c) Quantas pessoas sofrem bullying na sala de aula?

_________________________________________________________________ d) Se eu dobrar o número de pessoas de 100 para 200, quantas pessoas, sofrem bullying no pátio ou nos corredores?

Analise esse gráfico.

20. Qual é o tipo de bullying que mais acontece? a) ( ) ameaça.

(21)

21 c) ( ) apelidar, xingar, maltratar.

d) ( ) não deixar brincar, não conversar e ficar perto.

A empatia se resume na capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro, ou seja, tentar entender os sentimentos deste para, assim, compreender as suas atitudes, por exemplo.

21. Use sua criatividade! Faça um desenho ou colagem representando o que você entende por empatia.

(22)

22 escreva como o que cada criança está sentido.

FALTA DE EMPATIA NOS FAZ PESSOAS QUE NÃO SE SENSIBILIZAM COM O QUE OS OUTROS SENTEM.

PRECISAMOS TER MAIS EMPATIA E MAIS AMOR POR TODAS AS PESSOAS E COM ISSO O __________________________________ VAI SUMIR DA ESCOLA.

(23)

23

PROPAGANDA

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ .________________________________________________________________.

(24)

24 A Propaganda é o conjunto de técnicas destinadas a influenciar opiniões. É desenvolvida por meio de veículos de comunicação e pode ser de ideias, produtos ou serviços.

Para elaborar uma propaganda, temos de observar os seguintes itens: a. Qual é o produto a ser oferecido.

b. Que linguagem será utilizada? (formal (culta ou padrão), informal (coloquial).

c. Qual é o público-alvo.

d. Qual veículo de comunicação que será usado, TV, rádio, imprensa escrita (revista, jornal) etc.

e. Qual slogan deve ser criado para a propaganda (frase marcante e de fácil memorização que mostra as qualidades de um produto ou de um serviço).

24. Observe a propaganda abaixo:

a) Qual loja ou produto é anunciado na propaganda acima?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

b) Esta propaganda é destinada a qual público-alvo?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

(25)

25 __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

d) Qual veículo de comunicação é utilizado para a divulgação dessa loja ou produto?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Nós vimos muitas coisas sobre o bullying. Aprendemos o quanto esse tipo de violência é prejudicial aquelas que sofrem. É importante sempre combatermos o bullying.

25. Crie uma propaganda bem divertida para combater o bullying, não esqueça do slogan.

(26)

26 BNCC – Base Nacional Comum Curricular

Currículo Referência de Minas Gerais

TRICONINI, A.; Bertin, T.; MARCHEZI, V. Ápis língua portuguesa, 4º ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3. Ed. São Paulo: Ática, 2017.

https://silvanosulzart.blogspot.com/2011/04/o

diario-de-devid-uma-vitima-de-bullyng.html?m=1

https://www.recantodasletras.com.br/poesias-do-social/5694834

Equipe responsável pela elaboração do Material: Pedagógica, Gestores e Professoras do 4º Ano 1 e 2 do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Referências

Documentos relacionados

A FUNDAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA – FUNDEP - torna público, para conhecimento dos/as interessados/as, que estão abertas as inscrições para a apresentação de propostas

Coordenação dos programas das unidades curriculares Os programas das diversas unidades curriculares são coordenados, ao nível de cada Departamento, pelos respectivos docentes,

“ One basis for historical archaeology is the correction of injustice and behind that is the anger that such an injustice has existed and continues” 84 (Idem). A maior

Mesmo quando o narrador nada tem a ver imediatamente com a figura de Miguel, o leitor não consegue se esquecer de que ele está ali: naquela funda grota, aguardando

A presente dissertação é um estudo de caso da Escola Municipal Guimarães Rosa, da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, que possui baixo índice socioeconômico

Belo Horizonte (SMED/BH) um espaço para dialogar sobre a educação de seus filhos. Em cada encontro é indicado um tema para ser debatido com as escolas. A frequência

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

12º Cladson Rodolfo Vieira Pilar do Sul - SP