• Nenhum resultado encontrado

CIRCUITO DO LABORATORIO ITINERANTE PELA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CIRCUITO DO LABORATORIO ITINERANTE PELA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CIRCUITO DO LABORATORIO ITINERANTE PELA PERIFERIA DE PORTO ALEGRE

1. CARACTERIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA

O Laboratório Itinerante Tecnologia com Ciência tem como princípios dois pilares fundamentais para a consolidação de qualquer sociedade atual: um deles é o reconhecimento do saber e da cultura. Esta última infelizmente muito pouco ligada à figura da Ciência e do cientista no Brasil. Outro, não menos importante, é a valorização das técnicas que levam à utilização deste conhecimento e a sua aplicação em si, que estão na base da concepção da palavra tecnologia. Enquanto o primeiro leva a uma sociedade rica em princípios, exemplos, valores, o segundo a sustenta como nação independente, dinâmica, forte.

Além destes exemplos, os dois marcos fazem a união entre o conhecer e o usar, o teórico e o prático, o potente e o dinâmico, unindo o mundo das idéias com o mundo das experiências numa extensa gama de linguagens, utilizadas como veículo de transporte para o conhecimento.

Este projeto é a germinação de uma idéia e, ao mesmo tempo, a cristalização de um pensamento da sociedade mostrando que não é apenas dentro dos centros formais de educação que se baseia a educação de um povo. É também no lazer e na diversão, com o oferecimento de locais sadios onde se construa uma verdadeira consciência cidadã.

O crescimento explosivo da ciência, as novas tecnologias dela emergentes e o acesso instantâneo a um fluxo aparentemente ilimitado de informação transformaram o conhecimento na verdadeira fonte do progresso econômico e social das nações. Como dito acima, o Brasil enfrenta essa nova realidade com desvantagem, em relação a países que emergiram recentemente da condição de dependência tecnológica, pelas deficiências de acesso aos ensinos médio e superior.

As universidades, cujas atividades de pesquisa e de ensino estão na raiz dessa transformação, são por sua vez profundamente afetadas por elas, vendo-se obrigadas a repensar sua organização, seus métodos educacionais e as atitudes de seus professores. No que se refere ao ensino, seus diplomas são apenas o começo de um processo de educação continuada, abrangendo inclusive o ensino a distância, no qual o estudo acadêmico e o trabalho na vida real se associam ao longo do tempo, de um tempo que já foi caracterizado como de conhecimento descartável e aprendizagem vitalícia. Esse processo de educação continuada deve remontar também às fases iniciais da educação, através do trabalho com os professores do ensino básico; e espraiar-se de maneira informal à 'alfabetização científica', para a população como um todo.

A UFRGS, pela abrangência e nível de suas atividades de pesquisa e pós-graduação, situa-se entre as universidades mais avançadas do Brasil e tem, por isso, maiores responsabilidades junto à nação e aos seus estudantes que vão além da atuação acadêmica tradicional, tendo alcançado notas máximas nos cursos de graduação em Física neste ano.

(2)

O Instituto de Física é desde sua fundação, um centro de Referência para o Ensino de Física incorporou desde 2000 as atividades de melhoria e modernização do ensino do Instituto de Física, atividades essas que incluem as de difusão da ciência e da tecnologia através do ensino formal e informal, presencial e a distância. A técnica de visão explodida para explicar o funcionamento de um aparelho ou máquina é utilizada há muito tempo.

O caráter inovador da presente proposta reside em um conjunto de fatores:

• Mobilidade/ Itinerância do laboratório permitindo levar a cultura científica a públicos diversos;

• Criação dos MacroKits TcC no próprio Centro, por pesquisadores e técnicos dos vários laboratórios do Instituto;

• Ênfase em equipamentos utilizados ou conhecidos pela população;

• Utilização de métodos didáticos avançados para explicação da física subjacente à tecnologia;

• Desenvolvimento de um programa permanente de 'alfabetização científica' no municipio.

No tocante a programas de divulgação científica o instituto de física busca criar vínculos com instituições que através de projetos, visem a promover o desenvolvimento da ciência e da educação como forma de melhorar a qualidade de vida da população e do município em geral.

A carreta palco liga ensino, pesquisa e extensão de forma continuada: usamos os alunos como monitores e professores em suas pesquisas de ensino e de tecnologia para montar a carreta e a levamos a escolas e feiras onde a população e o setor produtivo observam o que a UFRGS tem potencial para produzir de forma qualificada.

2. OBJETIVOS E METAS

Objetivo Geral

Ampliar os níveis de conhecimento científico básico inseridos na tecnologia de uso diários dos alunos e professores do ensino médio e fundamental e também dos indivíduos em geral, procurando despertar o interesse pela aprendizagem científica ao longo da vida, indispensável ao cidadão contemporâneo.

Objetivos Específicos

• Sugerir estratégias de complementaridade entre ações educativas formais e não formais, na escola e nos museus e centros de ciência.

Estreitar o relacionamento entre professores, alunos, técnicos, a sociedade em geral e a comunidade de ensino fundamental e médio, mostrando como é possível aprender ciência fora da sala de aula.

(3)

Ressaltar a alternativa de uma abordagem não formal no ensino de ciências.

Afirmar nas ciências exatas a divulgação científica como um mercado promissor presente e futuro.

• Produzir e divulgar material educativo.

Metas

• Realizar 9 eventos em comunidades da periferia de Porto Alegre, atingindo um publico aproximado de 2000 visitantes,

• Promover atividades com o objetivo de ampliar a relação Universidade/Comunidade e contribuir para o enriquecimento cultural e científico do cidadão.

• Apresentar propostas inovadoras do ponto de vista metodológico no ensino de ciências.

• Proporcionar e enriquecer a discussão de métodos de educação científica não formal entre os alunos do Instituto de Física.

• Intensificar a relação com os professores do Ensino Fundamental e Médio com o objetivo de promover a atualização em conteúdos científicos curriculares e não curriculares.

• Incentivar os monitores a participarem de cursos de capacitação onde eles possam aprimorar as técnicas de mediação e exercitar as diferentes formas de linguagem utilizadas nos centros de divulgação de ciência.

• Incentivar os monitores para participar de congressos e simpósios onde eles possam apresentar os trabalhos desenvolvidos junto ao LITcC.

Duração:

O projeto terá a duração de 12 meses após sua contratação.

Administração do Projeto:

O Laboratório Itinerante Tecnologia com Ciência, do Instituto de Física da UFRGS, será contratado via fundação de Apoio através do instrumento legal “Anexo II” cujos dados são os seguintes: FUNDAÇÃO DE APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, FAURGS, fundação de direito privado sem fins lucrativos, fundada em 19 de setembro de 1.994, inscrita no CNPJ/ MF sob o n.º 74.704.008/0001-75, possuidora de Inscrição Estadual n.º 096/2514500 e Inscrição Municipal n.º 14425629, com sede na Av. Bento Gonçalves, n.º 9.500, Prédio n.º 43.609, Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bairro Agronomia, CEP 91.501-970, Porto Alegre/RS, Caixa Postal n.º 15.039, telefones n.os (51) 3308.7178 e 3308.6837, fax n.º (51) 3319.5300,

e-mail faurgs@ufrgs.br, website www.faurgs.ufrgs.br, será representada por seu Diretor Presidente, Professor Sergio Nicolaiewsky, brasileiro, casado, engenheiro agrônomo, inscrito no CPF/MF sob o n.º

(4)

004.315.830-72, portador de cédula de identidade RG n.º 70146617891, expedida pela SSP/RS em 22/03/1993, residente e domiciliado em Porto Alegre/RS, conforme ato constitutivo do magnífico reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Prof. Carlos Alexandre Netto, de 08/10/2008

Este projeto será realizado em três etapas, a saber:

PRODUÇÃO:

Nesta etapa ocorre a elaboração dos materiais a serem utilizados para apresentação dos conceitos de física ao publico durante a realização do evento: banners, macrokits, apostilas dos professores, experimentos, cartazes, folders, vídeos, etc... bem como a montagem das equipes e treinamento dos monitores. O projeto conta atualmente com a participação de grupos de monitores permanente contratado para elaboração/confecção dos materiais na oficina e outro grupo temporário contratado especialmente para os eventos. Todos os monitores são previamente treinados para explicar o funcionamento dos diferentes experimentos e dos pontos de abordagem do LITcC em linguagem acessível ao público em geral.

O treinamento dos monitores será realizado no início do projeto e deverá ser enfatizado o conteúdo científico relacionado com cada Macrokit, o seu funcionamento e a sua relação com a vida cotidiana bem como as temáticas referentes ao comportamento dos monitores: recepção do publico, interatividade, pró-atividade, etc. Será enfatizado não só “o que” explicar, mas também “como” explicar, visando que o público tenha um enriquecimento de conexões entre a utilização racional dos aparelhos em sua vida diária e o conhecimento adquirido na educação formal.

REALIZAÇÃO:

Após definidas as regiões, fazer contato com as escolas da região para definir o local de estacionamento da carreta. Realizar a divulgação e agendamento das escolas para visitação e organização das equipes para apresentação do conteúdos dos Makrokits.

As escolas deverão agendar o horário de visitação durante o período do evento na região. As visitas podem ser individuais ou em grupos. Estes grupos serão divididos em sub-grupos que ficarão sob a responsabilidade de um monitor, que os guiará durante todo o período da visita (cerca de 2 horas). Enquanto um grupo visita a carreta, outro poderá assistir a um vídeo e outro poderá participar de uma oficina de um assunto complementar ou de experimentos que se encontram fora da carreta. Aos professores será reservado um atendimento especial para que com o material

Os eventos serão realizados de segundas à sexta-feiras , das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas , nos locais definidos, e informados com um mínimo de 30 dias de antecedência para que as escolas da região possam agendar-se com tranqüilidade dentro dos horários escolares.

Os eventos devem durar de 7 a 10 dias em cada local. Como há necessidade de um tempo significativo para deslocamento, montagem e desmontagem da carreta reservaremos as dois dias para realizar estas tarefas.

(5)

O publico alvo do projeto são alunos e professores das escolas de ensino médio e fundamental de Porto Alegre, Região Metropolitana e cidades vizinhas. Alunos de graduação de Universidades públicas e particulares do Rio Grande do Sul bem como a população em geral.

MANUTENÇÃO:

Pela natureza de itinerância do projeto, movimentando-se e estacionando em local publico, prestando atendimento especialmente a crianças será necessário que no intervalo entre os eventos seja feito uma manutenção geral na carreta, nos materiais danificados, na reorganização dos conteúdos , na avaliação e revisão dos processos de atendimento, conteúdo e reorganização e reciclagem das equipes.

Estas atividades serão realizadas na atelier do LITcC e também na carreta que deverá ficar estacionada no pátio do Planetário.

Os processos de contratação, seleção e treinamento de novos bolsistas deverão levar em conta as habilidades dos candidatos para realização das seguintes atividades

Resumo de Atividades dos Bolsistas:

• Treinamento para aprimorar os conceitos básicos relacionados com os experimentos e Macrokits expostos e a linguagem adequada a cada tipo de público;

• Reunião e preparação de material didático sobre os equipamentos;

• Execução de projetos de construção de novos experimentos e de novas modalidades de exposição;

• Acompanhamento e orientação do público visitante, bem como apresentação de soluções às perguntas propostas;

• Divulgação do projeto junto às escolas, entidades e formadores de opinião de seus contatos;

• Participação em congressos e simpósios, apresentando o projeto;

• Apoio técnico para manutenção, montagem e desmontagem de equipamentos;

• Divulgação dos eventos;

• Agendamento das visitas;

• Elaboração de Apostilas;

• Elaboração de Cartazes, banners e material de divulgação;

• Elaboração de projetos e submissão a editais;

• Atendimento a interessados no projeto;

• Confecção de tabelas de custo e submissão a interessados no projeto;

• Confecção, aplicação e análise de questionário para avaliação dos visitantes para o projeto;

• Aplicação de cursos para os monitores que trabalharão nas exposições;

• Utilização das ferramentas de atualização do site;

• Avaliação do site – sua forma de expressão, número de acessos, adaptação ao público-alvo, etc.

(6)

Com a realização das missões esperamos contribuir para a ampliação dos níveis de conhecimento da população em geral no uso consciente da tecnologia, do conhecimento científico que a produz e também da aprendizagem científica continuada, que com as inovações contínuas tornaram tarefa indispensável ao cidadão contemporâneo.

B – Dar subsidio e suporte as aulas ministradas pelos professores de ciências/física das escolas localizadas nas regiões visitadas;

C – Elaborar e distribuir material de apoio aos professores de ciências/física das escolas localizadas nas regiões visitadas;

D - Ampliar o acervo de Macrokits , que serão confeccionados e aprimorados e poderão servir de base para futuras publicações tais como:

01 - MacroKit Gravação Magnética: Foram adquiridos peças e equipamentos de gravação de dados em mídia magnética desde os primórdios da tecnologia que foram “dissecados” para a montagem deste MacroKit.

02 - MacroKit Refrigeradores: Um refrigerador já foi dissecado e uma estrutura do layout de uma geladeira já foi remontada de forma que seu funcionamento seja visível e passível de ser analisado pelo público alvo, bem como a pesquisa de material em rede das fontes para reunião de material já foi feita.

03 - MacroKit Forno de Microondas. Um forno de microondas foi cortado em pedaços de forma sistemática e remontado sobre uma mesa de exposição, de forma a dar visibilidade do seu conteúdo técnico/científico e seu funcionamento.

04 – MacroKit Tubo de Raio Catódicos: Um aparelho de televisão foi utilizado para a montagem e representação da pesquisa, bem como foi executada a confecção de todo um aparato de banners, cartazes, vídeos, animações, folders e apostilas, contando inclusive com a confecção de uma apostila sobre o funcionamento da Tv de raios catódicos e da Tv a Plasma, apresentando a tecnologia do passado, do presente e do futuro. (vide www.tecnologiacomciencia.ufrgs.br)

05 - Macrokit Energia. A empresa co-participante do desenvolvimento deste MacroKit esta colaborando com material para levantamento e futuro desenvolvimento do projeto gráfico da exposição.

06 – Macrokit Nanotecnologia. Em virtude do grande número de solicitações, uma exposição sobre Nanotecnologia foi montada, com banners e folders confeccionados.

Além do aprimoramento dos Macrokits também com esse projeto será possível preparar e imprimir o material didático em diferentes mídias.

5. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

Avaliação pelo público:

Os estudantes das escolas vão receber um formulário a ser preenchido depois da visita avaliando se o interesse por ciência e tecnologia aumentou depois da visita. Os professores que acompanharem a escola receberão outro formulário indicando em como a ação da carreta beneficia o ensino de ciência. Avaliação pela equipe de execução:

(7)

A equipe é composta por pessoal permanente e por bolsistas. A avaliação será feita de duas formas. Uma continuada com reuniões após cada dia de atuação junto ao público para identificar problemas e outra realizada a cada semestre para avaliar atuação global.

6. INFRAESTRUTURA

Local das Atividades:

A carreta palco ficará estacionada no pátio de Escolas Municipais ou Estaduais e /ou associações de moradores e ou praças situadas nas regiões definidas para visitação. O local deve oferecer espaço para circulação e estacionamento da carreta-palco, energia elétrica, acesso a rede de dados, água e sanitários. É importante ressaltar que deve haver previsão de apoio publico ou privado para segurança patrimonial da carreta e equipamentos bem como da equipe e participantes do evento durante sua realização.

ATELIER:

O atelier para confecção dos materiais está localizado no prédio 43132 do IF no Campus do Vale, onde os equipamentos de informática, máquinas e ferramentas possibilitam a confecção dos macrokits.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• BUNGE, M. Teoria e realidade. São Paulo: Perspectiva, v. 72. 1974. 243 p. (Debates).

• CARUSO, F.; OGURI. V. Física moderna: origens clássicas e fundamentos quânticos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 605 p.

• EISBERG. R.; RESNICK, R. Física quântica: átomos, moléculas, sólidos, núcleos e partículas. Rio de Janeiro: Campus, 1979. 13a Edição. 928 p.

• JUSTI, R.; GILBERT, J. History and philosophy of science through models: some challenges in the case of “the atom”. International Journal of Science Education, 2000, v. 22, n. 9, p. 993-1009.

• MONTEIRO, L. H. A., Sistemas dinâmicos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2ª Edição, 2006. 625 p.

• PERELMAN, Y. Física recreativa. v. 1, 1983. 231 p.

• PESSOA Jr., O. Conceitos de física quântica. São Paulo: Editora Livraria da Física,v. 1, 2003. 189 p. • SILVEIRA, F. L.; PEDUZZI, L. O. Q. Três episódios de descoberta científica: da

caricatura empirista a uma outra história. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.23, n. 1, p. 26-52, abr., 2006.

Referências

Documentos relacionados

Ainda considerando a procedência dessas crianças, notou-se também que aquelas oriundas de instituição pública e com diagnóstico nutricional de obesidade ou sobrepeso

se poderia partir para questões de cunho mais prático, onde o como.. fazer se constituiria num problema a

• a Epistemologia, a História e a Filosofia da Ciência – uma forma de trabalhar é a utilização de textos originais traduzidos para o português ou não, pois se entende que eles

Pelas análises realizadas, podemos afirmar que: A organização do processo de escolha de LD nas escolas tem sido desencadeada muito mais a partir de ações

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A referida pesquisa está dividida em quatro partes: na primeira, apresentamos uma reflexão sobre o uso do vídeo na sala de aula e os aspectos cognitivos e dificuldades de

Além disso, é relevante informar que os cenários das médias das taxas de captura em função das bandeiras para cada fase de vida são similares, pois as bandeiras que configuram entre