• Nenhum resultado encontrado

CUIDADOS INTENSIVOS (QUESTÕES DE 01 A 20)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CUIDADOS INTENSIVOS (QUESTÕES DE 01 A 20)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CUIDADOS INTENSIVOS (QUESTÕES DE

01 A 20)

1) Como pode ser definida uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI):

a) Área crítica destinada à internação de pacientes que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, com materiais específicos e tecnologias necessárias para a terapia.

b) Área específica destinada à internação somente de pacientes crônicos que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, materiais específicos e tecnologias necessárias para a terapia.

c) Área crítica destinada à internação de pacientes graves que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, materiais específicos e tecnologias necessárias ao diagnóstico, monitorização e terapia.

d) Área destinada à internação de pacientes que requerem materiais específicos e tecnologias necessárias ao diagnóstico, monitorização e terapia. 2) De acordo com a Resolução para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, podemos afirmar que:

I - Evento adverso: qualquer ocorrência esperada e indesejável, com associação ao uso de produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária, sem necessariamente possuir uma relação causal com a intervenção.

II - Microrganismos multirresistentes são sempre bactérias, resistentes a um ou mais classes de agentes antimicrobianos

III - Paciente grave é todo paciente com comprometimento de um ou mais dos principais sistemas fisiológicos e que necessita de assistência contínua

IV - As manutenções preventivas e corretivas nos equipamentos em uso ou de reserva devem ser realizadas de acordo com periodicidade estabelecida pelo fabricante ou pelo serviço de engenharia clínica da instituição.

a) I e III estão corretas; b) I, II e III estão corretas; c) II e IV estão corretas; d) III e IV estão corretas;

3) Com relação a Unidade de Terapia Intensiva -Adulto (UTI-A) podemos afirmar que:

a) UTI destinada à assistência de pacientes com idade igual ou superior a 18 anos, podendo admitir pacientes de 15 a 17 anos, se definido nas normas da instituição.

b) UTI destinada à assistência de pacientes com idade superior a 18 anos, não podendo ser de idade menor. c) UTI destinada à assistência de pacientes a partir de 15 anos.

d) UTI destinada à assistência de pacientes adultos crônicos.

4) Em relação à Unidade de Terapia Intensiva Especializada:

a) UTI destinada a médicos de diferentes especialidades, como cardiopatas, neurológicos, cirúrgicos, entre outras.

b) UTI destinada à assistência de diversas especialidades de acordo com o contrato na instituição.

c) UTI destinada à assistência a pacientes selecionados por tipo de doença ou intervenção, como cardiopatas, neurológicos, cirúrgicos, entre outras. d) UTI destinada exclusivamente à assistência a pacientes, como cardiopatas ou cirúrgicos.

5) As Unidades de Terapia Intensiva Adulto, Pediátricas e Neonatais devem ocupar salas distintas e exclusivas. Sobre elas, podemos afirmar o seguinte:

A. Caso essas unidades sejam contíguas, os ambientes de apoio podem ser compartilhados entre si.

B. Caso essas unidades sejam contíguas, os ambientes devem ser individuais por UTI.

C. Nas UTI Pediátricas Mistas deve haver uma separação física entre os ambientes de UTI Pediátrica e UTI Neonatal.

D. Nas UTI Pediátricas Mistas não há necessidade de uma separação física entre os ambientes de UTI Pediátrica e UTI Neonatal.

São corretas as seguintes alternativas: a) A e B

b) A e C c) B e C d) B e D

6) Das questões abaixo, coloque V para VERDADEIRO e F para FALSO:

(2)

( ) Os evento adverso (EA) ou queixas técnicas envolvendo a utilização dos produtos para saúde, deve ser notificadas para o fabricante do produto e retirados de uso

( ) Educação continuada em estabelecimento de saúde: processo de permanente aquisição de informações pelo trabalhador, de todo e qualquer conhecimento obtido formalmente, no âmbito institucional ou fora dele.

( ) Humanização da atenção à saúde: desvaloriza a dimensão subjetiva e social, em todas as práticas de atenção e de gestão da saúde, fortalecendo o compromisso com os direitos do cidadão, destacando-se o respeito às questões de gênero, etnia, raça, religião, cultura, orientação sexual e às populações específicas.

( ) Norma preceito, regra; aquilo que se estabelece como base a ser seguida.

a) F, V, V e F b) F, F, V e V c) V, V, F e V d) F, V, F e V

7) A RDC nº 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva com relação aos recursos humanos está INCORRETA afirmar:

a) A equipe multiprofissional deve estar legalmente habilitada, a qual deve ser dimensionada, quantitativa e qualitativamente, de acordo com o perfil assistencial, a demanda da unidade e a legislação vigente.

b) Deve ser designado um Responsável Técnico médico, um enfermeiro coordenador da equipe de enfermagem e um fisioterapeuta coordenador da equipe de fisioterapia, assim como seus respectivos substitutos.

c) Devem ser garantidos, por meios próprios ou terceirizados, os seguintes serviços à beira do leito: assistência nutricional; terapia nutricional (enteral e parenteral); assistência farmacêutica; assistência fonoaudiológica; assistência psicológica; assistência odontológica; assistência social.

d) Atuação exclusiva na unidade de: 01 (um) para cada 10 leitos de Médico diarista/rotineiro, com título de especialista em Medicina Intensiva, habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica e título de especialista em Pediatria para respectivamente atuação, UTI adulto, UTI pediátrica e UTI Neonatal.

8) O hospital em que a UTI está inserida deve dispor em sua própria estrutura, um conjunto mínimo de serviços diagnósticos e terapêuticos. Assinale a alternativa que representa corretamente esses serviços.

a) Centro cirúrgico; serviço de tomografia; serviço de hemodinâmica.

b) Centro cirúrgico; serviço de endoscopia e Ultrassom; serviço de ecodopplercardiografia.

c) Centro cirúrgico; serviço radiológico convencional; serviço de ecodopplercardiografia.

d) Centro cirúrgico; serviço de hemodinâmica; Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

9) Como é classificada uma Queixa técnica em uma Unidade de Terapia Intensiva?

a) Qualquer notificação com alteração somente de produtos relacionados a aspectos técnicos ou legais, e que poderá ou não causar dano à saúde individual e coletiva.

b) Qualquer notificação de suspeita de alteração ou irregularidade de um produto ou empresa relacionada, e que poderá ou não causar dano à saúde apenas individual.

c) Qualquer notificação de suspeita de alteração ou irregularidade de um produto ou empresa relacionada a aspectos técnicos ou legais, e que poderá ou não causar dano à saúde individual e coletiva.

d) Qualquer notificação de suspeita de alteração ou irregularidade de um produto ou empresa relacionada a aspectos técnicos ou legais, que não cause dano à saúde individual e coletiva.

10) O Sistema que permite auxiliar na identificação de pacientes graves por meio de indicadores e índices de gravidade calculados a partir de dados colhidos dos pacientes recebe a denominação de: a) Sistema de Classificação da Gravidade da Doença b) Sistema de Indicadores e Gravidade da Doença c) Sistema de Classificação de Indicadores de Severidade da Doença

d) Sistema de Classificação de Severidade da Doença.

11) Relacione as colunas e assinale a alternativa CORRETA:

(A) Gerenciamento de risco (B) Área crítica

(C) Índice de gravidade

(D) Sistema de Classificação de Necessidades de Cuidados de Enfermagem

(3)

(E) Risco

(C) Valor que reflete o grau de disfunção orgânica de um paciente

(A) Decisões relativas aos riscos ou a ação para a redução das consequências ou probabilidade de ocorrência

(E) Combinação da probabilidade de ocorrência de um dano e a gravidade de tal dano

(B) Área na qual existe risco aumentado para desenvolvimento de infecções relacionadas à assistência à saúde, seja pela execução de processos envolvendo artigos críticos ou material biológico, pela realização de procedimentos invasivos ou pela presença de pacientes com susceptibilidade aumentada aos agentes infecciosos ou portadores de microrganismos de importância epidemiológica (D) Índice de carga de trabalho que auxilia a avaliação quantitativa e qualitativa dos recursos humanos de enfermagem necessários para o cuidado a) E, A, C, B e D

b) A, D ,C, B e E c) C, A, E, B e D d) C, E, A, B e D

12) Qual a melhor definição para o trabalho da Educação continuada em um estabelecimento de saúde:

a) Processo de avaliação de informações adquiridas pelo trabalhador no âmbito institucional.

b) Processo de permanente aquisição de informações pelo trabalhador, de todo e qualquer conhecimento obtido formalmente, no âmbito institucional ou fora dele.

c) Processo de permanente aquisição de informações pelo trabalhador, de todo e qualquer conhecimento obtido formalmente no âmbito hospitalar.

d) Processo de permanente aquisição de informações pelo trabalhador, de todo e qualquer conhecimento obtido formalmente, fora do ambiente de trabalho. 13) A equipe da UTI deve participar de um programa de educação continuada, contemplando, no mínimo:

a) Normas e rotinas desenvolvidas na unidade; Incorporação de novas tecnologias; Segurança de pacientes e Prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.

b) Normas e rotinas técnicas desenvolvidas na unidade; Incorporação de novas tecnologias; Gerenciamento dos riscos associados às atividades desenvolvidas no hospital e segurança de pacientes. c) Normas e rotinas técnicas desenvolvidas na unidade; Incorporação de novas tecnologias; Gerenciamento dos riscos inerentes às atividades desenvolvidas na unidade e segurança de pacientes e profissionais e Prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.

d) Normas da unidade; Incorporação de novas tecnologias; Gerenciamento dos riscos inerentes às atividades desenvolvidas na unidade e segurança de pacientes e profissionais e Controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.

14) Leia o texto a seguir e responda a questão: Tempo em UTI neonatal pode prejudicar comportamento de bebês

O bebê nasceu antes do esperado. É preciso ir imediatamente para a UTI neonatal, pois só assim ele sobreviverá. Como o pulmão ainda não está completamente formado, em minutos ele é entubado. O equipamento indica que o coração bate forte, mas ainda é preciso uma série de procedimentos, alguns dolorosos, para que ele ganhe peso e sobreviva. A cena é muito comum, ainda mais no Brasil que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é o 10º País com a maior taxa de nascimento prematuro. Mas a cena revela também a existência de um paradoxo: ao mesmo tempo que a UTI neonatal é altamente estressante para o bebê, é somente nesse ambiente e com o apoio da equipe multiprofissional especializada em recém-nascidos que ele pode sobreviver. (Noticias Portal R7 - SAÚDE 09/11/2017)

Como poderíamos classificar uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal?

a) UTI destinada à assistência a pacientes admitidos com idade entre 0 e 30 dias

b) UTI destinada à assistência a pacientes admitidos com idade entre 0 e 60 dias

c) UTI destinada à assistência a pacientes admitidos com idade entre 0 e 180 dias

d) UTI destinada à assistência a pacientes admitidos com idade entre 0 e 28 dias

15) Com relação as questões abaixo assinale a alternativa CORRETA:

(4)

I - As assistências farmacêutica, psicológica, fonoaudiológica, social, odontológica, nutricional, de terapia nutricional enteral e parenteral e de terapia ocupacional devem estar integradas às demais atividades assistenciais prestadas ao paciente, sendo discutidas conjuntamente pela equipe multiprofissional II - A evolução do estado clínico, as intercorrências e os cuidados prestados devem ser registrados pelas equipes médica, de enfermagem e de fisioterapia no prontuário do paciente, em cada turno, e atendendo as regulamentações dos respectivos conselhos de classe profissional e normas institucionais

III - O paciente consciente não deve ser informado quanto aos procedimentos a que será submetido e sobre os cuidados requeridos para execução dos mesmos

a) I e II b) I e III c) II e III

d) Todas estão corretas

16) Em relação ao Transporte Intra e Inter -hospitalar, assinale a resposta INCORRETA: a) Todo paciente grave deve ser transportado com o acompanhamento contínuo, no mínimo, de um médico e de um enfermeiro, ambos com habilidade comprovada para o atendimento de urgência e emergência.

b) Em caso de transporte intra-hospitalar para realização de algum procedimento diagnóstico ou terapêutico, os dados do prontuário ficam disponíveis para consulta dos profissionais do hospital de origem. c) Em caso de transporte inter-hospitalar de paciente grave, devem ser seguidos os requisitos constantes na Portaria GM/MS n. 2048, de 05 de novembro de 2002.

d) Em caso de transferência inter-hospitalar por alta da UTI, o paciente deverá ser acompanhado de um relatório de transferência, o qual será entregue no local de destino do paciente.

17) O estabelecimento de saúde deve buscar a redução e minimização da ocorrência dos eventos adversos relacionados aos:

a) Procedimentos de prevenção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação do paciente; medicamentos e insumos farmacêuticos; produtos para saúde, incluindo equipamentos; uso de sangue e

hemocomponentes; saneantes;

outros produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária utilizados na unidade.

b) Procedimentos de prevenção, diagnóstico, tratamento ou reabilitação do paciente; medicamentos e insumos farmacêuticos; equipamentos de saúde; saneantes; outros produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária utilizados na unidade.

c) Procedimentos de tratamento do paciente; medicamentos e insumos farmacêuticos; produtos para saúde, incluindo equipamentos; uso de sangue e hemocomponentes; outros produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária utilizados na unidade d) Procedimentos de prevenção, tratamento e reabilitação do paciente; produtos para saúde, equipamentos; uso de sangue e hemocomponentes; outros produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária utilizados na unidade.

18) De acordo com a Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde podemos afirmar que:

I- Devem ser cumpridas as medidas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) definidas pelo Programa de Controle de Infecção do hospital.

II- Somente a CCIH é responsável pela vigilância epidemiológica das IRAS e o monitoramento de microrganismos multirresistentes na unidade.

III- A CCIH não divulga os resultados da vigilância das infecções e perfil de sensibilidade dos microrganismos à equipe multiprofissional da UTI, visando melhorar a avaliação periódica das medidas de prevenção e controle das IRAS.

IV- As ações de prevenção e controle de IRAS devem ser baseadas na avaliação dos indicadores da unidade.

a) I e III estão corretas b) I, II e III estão corretas c) I e IV estão corretas d) Todas estão corretas

19) Devem ser assegurados, por todos os profissionais que atuam na UTI, os seguintes itens exceto:

a) preservação da identidade e da privacidade do paciente, assegurando um ambiente de respeito e dignidade;

b) fornecimento de orientações aos familiares e aos pacientes, quando couber, em linguagem clara, sobre o estado de saúde e a assistência a ser prestada apenas na alta;

(5)

d) incentivo à participação da família na atenção ao paciente, quando pertinente.

20) Á Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Mista (UTIPm) é:

a) UTI destinada à assistência a pacientes recém-nascidos e pediátricos numa mesma sala.

b) UTI destinada à assistência a pacientes recém-nascidos e pediátricos no mesmo ambiente de UTI Pediátrica e UTI Neonatal.

c) UTI destinada à assistência a pacientes recém-nascidos e pediátricos numa mesma sala, porém havendo separação física entre os ambientes de UTI Pediátrica e UTI Neonatal.

d) UTI destinada à assistência a pacientes de UTI Pediátrica e UTI Neonatal de ambos os sexos.

e) Nenhuma das alternativas.

PSICOLOGIA (QUESTÕES DE 21 A 30)

21) No artigo sobre a percepção da doença cardiovascular e depressão em idosos, consta que:

I – O adoecimento consiste em um abalo narcísico para o sujeito.

II – Alguns pacientes apresentaram dificuldades em se adaptarem à internação devido ao incomodo com o lugar, com a quebra da rotina, com a comida servida e com a falta de privacidade.

III – A sintomatologia depressiva no idoso é semelhante a sintomatologia em outras faixas etárias. a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente a afirmativa II está correta. c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

22) Em “A psicanálise e a prática multidisciplinar no hospital, na clínica com adolescentes”, lemos que a intervenção junto à equipe tem efeitos sobre o paciente, destes efeitos alguns são:

a) Maior aceitação da conduta médica e adesão ao tratamento.

b) Maior adesão ao tratamento devido à implicação do sujeito

c) A partir da implicação do sujeito há uma produção de saber.

d) A implicação do sujeito depende da imposição do saber médico.

23) Em “Psicologias e emergências médicas: uma aproximação possível”, as autoras apontam que a relação da Psicologia no Serviço de Emergência se depara com a realidade de que:

I – É permeado por vivências de dor, sofrimento, impotência, angústia, medo, desesperança, desamparo, perdas e morte. É marcado também pela necessidade de cuidar de pessoas poliqueixosas, refratárias à ajuda, agressivas, hostis, autodestrutivas, deprimidas e inseguras e que, muitas vezes, alimentam a fantasia de obterem um tratamento rápido, indolor e que não implique muito investimento pessoal. Além disso, as jornadas de trabalho são extensas e múltiplas e incluem o convívio com limitações técnicas e materiais.

II - O tratamento de traumas requer uma abordagem multidisciplinar, que considere as manifestações clínicas e os aspectos psicológicos relacionados a elas, as quais não afetam os pacientes e seus familiares.

III - No Pronto Socorro o psicólogo, assim como toda a equipe de saúde, não pode prever seu dia de trabalho. a) Somente a afirmativa I está incorreta.

b) Somente a afirmativa II está incorreta. c) Apenas as afirmativas I e II estão incorretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

24 – Algumas condições são necessárias para a realização da psicanálise no hospital, destacam-se três:

I – O campo da realidade psíquica, a transferência e o tempo da ressignificação.

II – A transferência, o adoecimento físico e o vínculo com a equipe de saúde.

III – A transferência, o tempo de ressignificação e o adoecimento físico.

a) Somente a afirmativa I está correta. b) Somente a afirmativa II está correta. c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

25) O idoso é mais vulnerável e suscetível à depressão devido:

a) A presença de fatores estressores são compensados com o convívio familiar e social.

(6)

b) A presença de doenças físicas e uso de medicação, os quais causam prejuízos no convívio familiar e social.

c) A hospitalização e a maior presença de doenças físicas, alterações no sistema orgânico, a presença de doenças crônicas e o uso de medicação para tratá-las. d) Ao uso de medicação para combater o envelhecimento com consequentes prejuízos no convívio familiar e social.

26) No artigo “Psicologia e emergências médicas: uma aproximação possível” apresenta que para intervir no contexto hospitalar, o psicólogo além de suas competências técnicas específicas, deverá também considerar que:

I - A estrutura e o funcionamento do setor II – A dinâmica institucional e o perfil do paciente III - O Pronto Socorro é uma realidade singular a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente a afirmativa II está correta. c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.

27) No artigo “A psicanálise e a prática multidisciplinar no hospital, na clínica com adolescentes” (2011) as autoras afirmam que os impasses do profissional de psicologia inserido no hospital decorrem:

a) da insegurança frente ao inesperado e a morte como fatores cotidianos presentes na realidade hospitalar.

b) do fato de que quando o profissional de psicologia inserido no hospital não tem uma abordagem teórica sólida para articular com a clínica e sustentar um trabalho. O que pode ocorrer muitas vezes é uma dificuldade da equipe, com a qual se trabalha, de discernir qual seria a atribuição do psicólogo diante de tantas psicologias.

c) da angústia frente a impossibilidade de ter que suspender a própria pessoalidade para estar disponível a empreender uma escuta ativa do sofrimento do doente e equipe de saúde.

d) do fato de que quando o profissional de psicologia inserido no hospital não tem uma abordagem teórica sólida para articular com a clínica e sustentar um trabalho. O que pode ocorrer muitas vezes é uma abertura da equipe, com a qual se trabalha, de discernir qual seria a atribuição do psicólogo diante de tantas psicologias.

28) A prática da psicanálise no hospital nos permitiu saber que há uma diferença entre discurso médico e posição do médico, a primeira está associada ao discurso do mestre e exclui a subjetividade, já a segunda é dependente da subjetividade do médico. Sendo assim, a consequência é que:

I - Disso então decorre que sempre haverá médicos que reconhecem os limites de seu discurso, para os quais não é preciso que haja um fracasso de sua atuação para que se abra espaço para a atuação de outros discursos. Há mesmo aqueles que demandam a intervenção do psicanalista a partir de uma verdadeira percepção de não serem capazes de dar conta de tudo.

II - A subjetividade abolida no discurso médico está no centro do discurso psicanalítico, que a tem como fundamental no tratamento de seus pacientes. A dor, antes procurada no corpo, passa a ser escutada de um outro lugar, considerando que por trás há um sujeito em sofrimento. Surge, assim, a possibilidade de articulação entre sintoma e história do paciente. III – Tendo em vista tal posição do médico, faz com que o psicólogo hospitalar fique impedido de promover uma escuta ao sofrimento do paciente internado. a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente a afirmativa II está correta. c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. d) Todas as afirmativas estão incorretas.

29) De acordo com o artigo “Psicologia e emergências médicas: uma aproximação possível” (2004), trata que o Pronto Socorro é um ambiente que envolve a imprevisibilidade também por este motivo pode provocar no paciente atendido em tal ambiente algumas reações emocionais dentre elas:

I - fadiga, estresse pós-traumático, torpor, alucinações e delírios momentâneos.

II - ansiedade, medo, ressentimentos e alteração da autoestima e da imagem corporal.

III - perda de autonomia e autodomínio, sensação de estranheza.

a) Somente a afirmativa I está correta. b) Somente a afirmativa II está correta. c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. d) Todas as afirmativas estão incorretas.

30) A intervenção do psicólogo no Pronto Socorro pode auxiliar:

(7)

I - o tratamento médico na medida em que sensibiliza a equipe para aspectos psicossociais que dificultam a comunicação com o paciente.

II - facilita a implicação do paciente em seu tratamento e reabilitação e oferece um acolhimento para a família.

III - na interação entre equipe de saúde e familiares ao direcionar a tomada de decisão frente a insegurança do paciente, ao invés, de compreender a motivação de tal insegurança.

a) Somente a afirmativa I está correta. b) Somente a afirmativa III está correta. c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. d) Todas as afirmativas estão incorretas.

Referências

Documentos relacionados

clitaxel, Oxaliplatina, Cisplatina e Carboplatina foi es- tabelecida como critérios de inclusão, devido ao elevado número de estudos encontrados que envolviam esses quimioterápicos

Dragagem de aprofundamento da cota de 11,0/12,0m para 14,0m (canal interno/externo) com alargamento do canal de acesso para adequar as instalações do porto de Itajaí ao porte da

Praça Nova Santa Maria Santa Maria RS Praça Rio Grande Shopping Center Rio Grande RS Praia De Belas Shopping Center Porto Alegre RS Prataviera Shopping Caxias do Sul RS

The main objectives of this data analysis are divided into two classes: i) General Statistics: give an overview of structured information on Wikipedia as a whole, showing raw numbers

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Assim, além de suas cinco dimensões não poderem ser mensuradas simultaneamente, já que fazem mais ou menos sentido dependendo do momento da mensuração, seu nível de

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

O presente estudo controlado randomizado comparando duas abordagens para reconstruir o osso vestibular em conjunto com implantes imediatos na presença de