• Nenhum resultado encontrado

ALIMENTANDO O FUTURO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ALIMENTANDO O FUTURO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE

SUSTENTABILIDADE

2011

ALIMENTANDO

O FUTURO

(2)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

ALIMENTANDO

O FUTURO

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2011

CARAMURU

(3)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1 E

06

42

18

26

ECONOMIA

NÚMEROS DE UM CRESCIMENTO CONTÍNUO E CONSISTENTE EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO

FATURAMENTO GLOBAL

NÚMERO DE COLABORADORES / FATURAMENTO POR COLABORADORES FATURAMENTO POR SEGMENTO

EXPORTAÇÃO POR SEGMENTO

PARTICIPAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES NO FATURAMENTO EXPORTAÇÃO DO COMPLEXO SOJA

INVESTIMENTOS

100% DE INVESTIMENTO EM EFICIÊNCIA

PROJEÇÕES: NOSSO MERCADO HOJE E NOS PRÓXIMOS ANOS

GESTÃO DE RISCO: AVALIAÇÃO MINUCIOSA DAS DECISÕES ESTRATÉGICAS QUALIDADE DE GRÃO EM GRÃO

EXCELÊNCIA E VARIEDADE NO PORTFÓLIO DE UMA MARCA PREMIUM

A CARAMURU

UNIDADES INDUSTRIAIS TERMINAIS PORTUÁRIOS TERMINAL HIDROVIÁRIO TERMINAL HIDRO-FERROVIÁRIO TERMINAL HIDRO-RODOVIÁRIO UNIDADES ARMAZENADORAS

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO: NOSSO PAPEL SOCIAL COMPROMISSOS REAFIRMADOS COM O DESENVOLVIMENTO PESSOAL FLORESCENDO EM COMUNIDADE RESPEITO E PROTEÇÃO AO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS PIONEIRISMO RECONHECIDO

BALANÇO SOCIAL

APRESENTAÇÃO

UM PONTO DE PARTIDA PARA O FUTURO

MENSAGEM DO PRESIDENTE: SUSTENTABILIDADE COMPARTILHADA PRINCÍPIOS E VALORES QUE NOS GUIAM

UM GRANDE SONHO, UMA GRANDE MARCA: UMA HISTÓRIA DE PERSEVERANÇA MENSAGEM DO VICE-PRESIDENTE: TRANSPARÊNCIA ACIMA DE TUDO

DIRETORIA DA CARAMURU

GOVERNANÇA CORPORATIVA PAUTADA EM PRINCÍPIOS ÉTICOS COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA

(4)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1 P A R TE 1 - A P R ES EN TA Ç Ã O

UM PONTO DE PARTIDA

PARA O FUTURO

Mais do que uma compilação de dados socioeconômicos e ambientais referentes ao ano de 2011, este Relatório de Sustentabilidade da Caramuru consolida o compromisso da empresa com práticas exercidas desde a fundação, em 1964. Além de partilhar nossos avanços e conquistas com clientes e colaboradores, desejamos obter deles um valioso retorno, capaz de contribuir ainda mais para essa trajetória. É fundamental dividir com a sociedade as iniciativas que estamos desenvolvendo em frentes como educação e meio ambiente, além do investimento constante na excelência de nossos produtos. Tais ações, portanto, nunca estão dissociadas de nosso negócio e de uma visão a longo prazo, que mira uma atuação forte em nível nacional e internacional.

Os valores da Caramuru são sólidos e norteiam o caminho. Mas, ao mesmo tempo, estão em permanente aperfeiçoamento. O presente relatório mostra o nosso estágio, do qual temos orgulho, mas também indica as potencialidades e aponta novas metas, outros desafios a serem alcançados e superados. Podemos afirmar que este é um ponto de partida para o futuro e convidamos o leitor a nos acompanhar nessa trajetória.

(5)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1 TE 1 - M EN SA G EN D O P R ES ID EN TE

‘ PARA NÓS,

SUSTENTABILIDADE

NÃO CONSTITUI

PROPRIAMENTE UMA

NOVIDADE. NOSSOS

EMPREENDIMENTOS

SEMPRE FORAM

MARCADOS POR

UMA MANIFESTA

PREOCUPAÇÃO

AMBIENTAL E SOCIAL,

DESDE OS PRIMEIROS

ANOS DE VIDA DO GRUPO’

CÉSAR BORGES DE SOUZA, VICE-PRESIDENTE

TRANSPARÊNCIA

ACIMA DE TUDO

Sustentabilidade. Esse termo ganhou corpo e visibilidade nos últimos anos, quando empresas, profissionais, organizações governamentais e não gover-namentais – enfim, a sociedade como um todo – passaram a compreender e reconhecer as virtudes decorrentes de uma gestão focada no equilíbrio do desempenho econômico com práticas ambientais e ações sociais.

Para nós, entretanto, sustentabilidade não constitui propriamente uma novi-dade. Nossos empreendimentos sempre foram marcados por uma manifesta preocupação ambiental e social, desde os primeiros anos de vida do grupo. De fato, o crescimento orgânico da Caramuru nesses 48 anos de existência é explicado não apenas pelo tino empresarial de seu fundador, Múcio de Souza Resende, mas também pelos princípios e valores que abraçou e disseminou. Um bom exemplo das equilibradas ações da Caramuru é a erradicação do analfabe-tismo de seus quadros. Desde 1991 o Grupo Caramuru trabalha no desenvolvi-mento de condições em treinadesenvolvi-mento e empregabilidade dos seus colaboradores, introduzindo curso interno de alfabetização de adultos; implantando cursos de suplência, nos moldes do ensino oficial, ministrados por professores treinados pelos órgãos governamentais; introduzindo Telecurso do Primeiro Grau para alunos de 5ª a 8ª séries.

A empresa também patrocina escolas públicas de comunidades onde está inserida e presta assistência técnica a centenas de produtores de perfil de agricultura fami-liar, que produzem, em parceria, soja para o programa de biodiesel da Caramuru. Reconhecido por entidades e até governos estaduais, como o de Goiás, o progra-ma ambiental é outro ponto alto da Caramuru. A empresa não apenas opera os mais modernos e eficientes sistemas de tratamento de efluentes, como organiza e incentiva programas de coleta seletiva em suas unidades e nas comunidades. Até a operação logística da Caramuru é baseada no equilíbrio entre as vertentes econômica, social e ambiental. A empresa investe, desde sua constituição, no modal ferroviário e, desde 1995, no modal hidroviário.

Além de mais competitiva do que o sistema rodoviário, a operação ferro-hidroviária tem menor impacto ambiental e concorre para remover centenas e centenas de caminhões dos centros urbanos, reduzindo a possibilidade de acidentes e congestionamentos.

Finalmente, destacamos a transparência que rege nossas relações com os pro-fissionais da Caramuru, seus clientes e fornecedores, o que concorre para a reafirmação de nossa visão, nossos princípios, nossos valores e nossa missão: fornecer alimentos, insumos, biocombustíveis e serviços com qualidade, aten-dendo às necessidades de clientes e consumidores, gerando valores à sociedade, fornecedores, colaboradores e acionistas.

CÉSAR BORGES DE SOUZA Vice-Presidente

(6)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

PRINCÍPIOS

E VALORES

QUE NOS GUIAM

A filosofia empresarial da Caramuru reflete como a empresa é reconhecida hoje e como quer ser reconhecida no futuro. Criada a partir da sua origem e construída por todos ao longo dos anos, é o norte para acionistas, diretores, lide-ranças e todas as pessoas que trabalham na Caramuru. Esses princípios consolidam um sonho que começou há 48 anos: o de construir uma empresa humana, ética e inde-pendente, que estimule o desenvolvimento das pessoas, de suas famílias e, de forma mais ampla, da sociedade.

MISSÃO

Fornecer alimentos, insumos, biocombustíveis e serviços com qualidade, atendendo às necessidades de clientes e consumidores, gerando valores para a sociedade, fornecedores, colaboradores e acionistas.

P A R TE 1 - A P R ES EN TA Ç Ã O

(7)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

PRINCÍPIOS ÉTICOS E PADRÕES DE CONDUTA

• Zelar pelos interesses da Empresa.

• Cumprir o prometido e não prometer o que não for capaz de cumprir. • Manter a simplicidade e a honestidade nas ações.

• Buscar a lucratividade da Empresa, como resultado de um trabalho honrado e ético. • Ter compromisso com a verdade e com o que é justo.

• Ter na consciência que não existe maneira certa de fazer o que é errado. • Atuar na proteção dos interesses da Empresa e rejeitar as questões de má-fé. • Imparcialidade nas decisões que envolvam pessoas.

• Manter as relações pessoais caracterizadas pela sinceridade e autenticidade.

• Utilizar apenas propagandas que levem o cliente ou consumidor a ter uma imagem clara e fiel dos nossos produtos e serviços. • Estimular o trabalho em equipe, que deve se caracterizar pelo espírito de respeito mútuo e confiança entre as pessoas. • Ter orgulho do que fazemos, humildade diante dos resultados positivos conquistados e coragem para corrigir rapidamente os erros. • Manter relacionamento com o setor público, pautado pelos princípios deste Código e pelo cumprimento das normas legais. • Agir de acordo com os princípios éticos e de boa conduta nos ambientes internos e externos à Empresa.

VISÃO 2018

Ser um Grupo Empresarial reconhecido por:

• Atender clientes e consumidores com produtos e serviços de qualidade; • Operar commodities diferenciadas;

• Gerar valor em produtos de consumo com marca forte; • Ter logística forte;

• Investir na capacitação contínua de seus colaboradores e oferecer desafios para o seu desenvolvimento;

• Atuar nacionalmente e internacionalmente;

• Utilizar processos de gestão e produção com tecnologia atualizada; • Manter consistente histórico de rentabilidade e crescimento; e • Atuar a partir de princípios de sustentabilidade ambiental e social.

VALORES

• Ética

• Confiança e respeito mútuo

• Simplicidade e transparência no relacionamento • Valorização e desenvolvimento de colaboradores • Disciplina e profissionalismo

• Ousadia e criatividade • Perseverança

• Respeito ao meio ambiente

TE 1 - A P R ES EN TA Ç Ã O

(8)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

A CARAMURU DE FORMA RESPONSÁVEL

E COM SUSTENTABILIDADE SE FAZ

PRESENTE EM TODA A CADEIA

PRODUTIVA: NO APOIO AO PRODUTOR

AGRÍCOLA, NA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DO

PLANTIO; EM SISTEMAS DIFERENCIADOS

DE LOGÍSTICA; E, NO PROCESSAMENTO

DE MATÉRIAS-PRIMAS, EMPREGADAS

NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO

DE DIVERSOS SETORES.

UM GRANDE SONHO,

UMA GRANDE MARCA:

UMA HISTÓRIA DE PERSEVERANÇA

Em 1964, Múcio de Souza Rezende fundou, na cidade de Maringá (PR), a Caramuru. Determinação e perseverança transformaram o sonhador em empreendedor. O interior do país era, então, ponto de expansão para as fronteiras agrícolas. Hoje é ponto de partida para conquistas mundo afora.

Quarenta e oito anos depois, os resultados desse árduo trabalho trazem motivos para celebrar. Um desses exemplos de sucesso é a marca Sinhá, preferida em derivados de milho e cuja excelência também está em azeites, óleos comestíveis e saborizados, bebidas à base de soja, pipocas para micro-ondas e maionese. A Caramuru também se orgulha de ser a principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, e de contribuir para o desenvolvimento do estado de Goiás, sede da empresa e base de suas principais atividades produtivas. Foi em Goiás que a Caramuru investiu no pioneiro programa de produção e processamento de girassol; investiu no primeiro grande projeto de produção de biodiesel; instalou a primeira indústria de processamento de milho do estado, e, foi pioneira na implantação de uma rede de armazéns graneleiros. Foi também em Goiás que a Caramuru inovou ao iniciar as operações hidroviárias a partir de São Simão. Como parte indissociável de seus valores, a empresa investe em programas educativos, ações ambientais e projetos de lazer e saúde para os colaboradores. Outro traço marcante é a transparência nas informações, fundamental para o compromisso com a sociedade e concretizada na publicação detalhada de nosso Balanço Social.

A história recente da Caramuru aponta para metas ousadas, agregando valor e diversifi-cando a produção. Em 2007 o Grupo expandiu suas atividades, instalando uma unidade industrial de produção de biodiesel em São Simão (GO), com capacidade de 112 milhões de litros por ano. Em 2008, a capacidade foi ampliada para 225 milhões de litros por ano. Uma nova fábrica foi instalada em Ipameri (GO) em 2010, com igual capacidade. Novos investimentos em 2011 resultaram no início do processamento de soja em Sorriso, for-talecendo os negócios no estado do Mato Grosso. Atualmente a empresa tem capacidade anual para processar 1.230 milhão de toneladas de soja por ano, 677 mil toneladas de milho e refinar 230 mil toneladas de óleo de soja, milho, girassol e canola.

Para aumentar a integração, a Caramuru de forma responsável e com sustentabilidade se faz presente em toda a cadeia produtiva: no apoio ao produtor agrícola, na assistên-cia técnica do plantio; em sistemas diferenassistên-ciados de logística; e, no processamento de matérias-primas, empregadas na indústria de transformação de diversos setores. A Caramuru foi a primeira do segmento nacional na exportação independente de produ-tos, por meio de seus terminais XXXIX e XL. Localizados no Porto de Sanprodu-tos, os terminais também são utilizados na prestação de serviços a terceiros e contam com certificação de garantia de qualidade: GMP – Good Manufacturing Practices, OHSAS 18001, Certificação de Segurança Alimentar – HACCP e ISO 9001 e 14001.

Tais conquistas são frutos do sonho de Múcio, concretizados em uma empresa que atua em bases sustentáveis e dinâmicas, totalmente inserida em sua comunidade, mas sem perder de vista as demandas macroeconômicas de seu tempo. Hoje, o sonho apenas se fortalece, crescendo com sua gente, preservando e fortalecendo os valores que nortearam a empresa desde a sua fundação.

P A R TE 1 - A P R ES EN TA Ç Ã O

(9)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1 TE 1 - A P R ES EN TA Ç Ã O

Nosso modelo de governança corporativa está funda-mentado nos princípios éticos e padrões de conduta que norteiam e balizam o comportamento dos acionistas, con-selheiros, diretores, lideranças e colaboradores da empre-sa para a realização da Missão, Visão, Valores Essenciais, Estratégia e Objetivos Empresariais, necessários para posicionar a Caramuru em sua trajetória de crescimento e criação de valor.

Seguindo os princípios e as práticas da boa Governança Corporativa temos o Conselho de Administração, composto por cinco sócios e dois conselheiros externos, que tem como objetivo contribuir na gestão dos negócios e na eficiência geral da empresa, proporcionando aos principais acionistas condições de atuar e monitorar a gestão da empresa. Os nossos diretores executivos são representantes legais da Caramuru e são responsáveis pela execução da estraté-gia de negócios definida pelo Conselho de Administração, pela elaboração de planos e projetos e pelo desempenho operacional e financeiro da empresa. Todos os executivos possuem experiência profissional com centralização admi-nistrativa na matriz em Itumbiara (GO), e respondem pelo Grupo nas suas respectivas áreas de atuação.

GOVERNANÇA

CORPORATIVA

PAUTADA EM

PRINCÍPIOS ÉTICOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO PRESIDÊNCIA SUPERINTENDÊNCIA

DIRETORIA ARMAZÉNS GERAIS DIRETORIA COMERCIAL DIRETORIA COMMODITIES DIRETORIA CONTROLADORIA DIRETORIA FINANCEIRA DIRETORIA INDUSTRIAL DIRETORIA LOGÍSTICA DIRETORIA ORIGINAÇÃO DIRETORIA RECURSOS HUMANOS / ADMINISTRATIVO DIRETORIA TECNOLOGIA INFORMAÇÃO DIRETORIA TRIBUTÁRIA

DIRETORIA NOVOS NEGÓCIOS

(10)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1 P A R TE 2 - A C A R A M U R U

UNIDADES

INDUSTRIAIS

ITUMBIARA – GO

PROCESSAMENTO DE SOJA Armazenagem de grãos: 66.000 t Processamento de soja: 1.700 t/dia Produção óleo refinado: 600 t/dia

Envase linha enchimento – latas 900 ml – capacidade 400 latas/minuto

Sopro e envase garrafas PET – 900 ml – capacidade 600 garrafas/minuto PROCESSAMENTO DE MILHO Armazenagem de grãos: 12.000 t Processamento de milho: 24.000 t/mês Degerminação: 960 t/dia Produção pré-cozido: 5.000 t/mês Indústria clorífico: 400 t/mês

EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESPECIAIS

Soja, milho, girassol e canola – capacidade: 500 t/dia Lecitina de soja – capacidade: 500 t/mês

APUCARANA – PR

PROCESSAMENTO DE MILHO

Armazenagem de grãos: 51.000 t Processamento de milho: 15.000 t/mês Indústria pré-cozido: 1.500 t/mês Degerminação de milho: 600 t/dia

Processamento de gérmen de milho: 12.000 t/mês

(11)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

SÃO SIMÃO – GO

PROCESSAMENTO DE SOJA Armazenagem de grãos: 98.000 t Processamento: 1.800 t/dia

Geração energia elétrica: 2.100 Kw/hora Biodiesel: 225 milhões de litros

Lecitina de soja: 500 t/mês Glicerina: 14.000 t/ano

SÃO SIMÃO E IPAMERI:

CARAMURU INVESTE EM BIODIESEL

A Caramuru investiu R$ 42,8 milhões em 2006 (financiados pelo BNDES) na instalação de sua unidade de produção de biodiesel em São Simão (GO). Em 2008 foram investidos mais R$ 12 milhões na ampliação da capacida-de, totalizando 225 milhões de litros anuais.

Em 2010, com novo financiamento do BNDES, mais R$ 54 milhões em investimentos foram direcionados à implantação de uma unidade indus-trial de produção de biodiesel no município de Ipameri (GO). A unidade produz 625m3 de biodiesel por dia. A capacidade de produção de biodiesel

da Caramuru, a partir dos óleos vegetais, principalmente soja, totaliza 450 milhões de litros por ano, gerando mais de 150 empregos diretos.

SORRISO (MT)

PROCESSAMENTO DE SOJA Armazenagem de grãos: 48.000 t Processamento: 1.000 t/dia Lecitina de soja: 300 t/mês

IPAMERI (GO)

Armazenagem de grãos: 120.000 t

Processamento de biodiesel: 225 milhões de litros Capacidade de produção de glicerina: 20.000 t/ano

TE 2 - A C A R A M U R U

IMPACTOS POSITIVOS COM A PRODUÇÃO

DE BIODIESEL

ECONOMIA

Com o programa B2 a economia de divisas na importação de petróleo foi de US$ 160 milhões e, com o programa B5, iniciado em janeiro de 2010, a Caramuru totaliza 450 milhões de litros por ano de biocombustível.

MEIO AMBIENTE

Combustível com teor de enxofre cerca de 100 vezes menor em compa-ração ao diesel tradicional.

INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR

A inclusão da agricultura familiar no Programa Nacional de Produção do Biodiesel (PNPB) fez com que a Caramuru organizasse sua equipe de engenheiros agrônomos para prestar serviços qualificados a agriculto-res familiaagriculto-res. O objetivo foi o aumento da produtividade por meio de recomendações técnicas e o acompanhamento constante junto às pro-priedades rurais. Em média são atendidas anualmente 1.883 famílias. A assistência técnica abrange uma área total de 81.872,54 hectares de soja. São 13 engenheiros agrônomos da Caramuru e de outras 18 empresas especializadas.

(12)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

TERMINAIS PORTUÁRIOS

INVESTIMENTO EM LOGÍSTICA E CUSTOS DIFERENCIADOS

PORTO DE SANTOS (SP)

Armazém XXXIX / XL

A Caramuru destaca-se pela logística de movimentação de produtos do complexo soja, com fortes investimentos no Porto de Santos, em ferrovias e na Hidrovia Paranaíba Tietê-Paraná, propiciando a utilização de transportes inter-modais e resultando em custos operacionais diferenciados. Em 1999 a Caramuru investiu US$ 4 milhões no Arma-zém XL, no Porto de Santos, com capacidade de 65.000 toneladas por meio de acordo operacional com a empresa Citrosuco/Fischer.

No fim de 2000, a Caramuru concretizou parceria com a ALL, investindo US$ 12,2 milhões no Terminal XXXIX, com participação de 50%. O terminal tem capacidade de armazenar 135 mil toneladas de grãos e/ou farelo de soja. Investimentos como esses contribuem para o crescimento do Porto de Santos nas exportações do complexo soja.

PORTO DE TUBARÃO – VITÓRIA (ES)

Capacidade: 60.000 t P A R TE 2 - A C A R A M U R U

TERMINAL HIDROVIÁRIO

SÃO SIMÃO (GO)

TERMINAL I - FÁBRICA

Hidrovia Paranaíba-Tietê-Paranaíba Carregamento de soja e farelo de soja Capacidade de expedição: 500 t/hora

TERMINAL II - TRANSBORDO

Hidrovia Paranaíba-Tietê-Paranaíba Carregamento de soja e milho Capacidade de expedição: 400 t/hora

CHATA GRANELEIRA

Projeto construtivo e detalhamento: TORQUE Comprimento: 59,5 m Largura: 10,67 m Peso próprio: 290 t Capacidade do porão: 2.000 m3 Capacidade de carga: 1.500 t

EMPURRADOR

Projeto construtivo e detalhamento: TORQUE Comprimento: 19,50 m

Largura: 8,23 m Propulsão: 2 x 470 HP Peso próprio: 140 t

(13)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

TERMINAL

HIDRO-FERROVIÁRIO

PEDERNEIRAS (SP)

TERMINAL HIDRO-FERROVIÁRIO

Sistema ferroviário de carregamento Capacidade: 500 t/hora

Capacidade estática: 60.000 t

SISTEMA DE DESCARGA HIDROVIÁRIO

Capacidade: 500 t/hora 5 locomotivas GE-C30 120 vagões TE 2 - A C A R A M U R U

TERMINAL

HIDRO-RODOVIÁRIO

ANHEMBI (SP)

TERMINAL HIDRO-RODOVIÁRIO

Localizado às margens do Rio Tietê, com capacidade de armazenamento de 20.000 t.

Capacidade de expedição rodoviária: 400 t/hora.

SISTEMA DE DESCARGA HIDROVIÁRIO

Capacidade: 500 t/hora

UNIDADES

ARMAZENADORAS

74 armazéns

(14)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

NÚMEROS DE UM

CRESCIMENTO CONTÍNUO

E CONSISTENTE

O FATURAMENTO GLOBAL

CHEGOU A R$ 2,2 BILHÕES

EM 2011, COM EXPORTAÇÕES

NA CASA DOS US$ 572 MILHÕES.

Nossos 74 armazéns, situados em Goiás, Mato Grosso e Paraná, têm capacidade

total de 2.356.000 toneladas.

A capacidade anual de processamento de soja é de 1 milhão e 230 mil toneladas

ao ano e de 677 mil toneladas de milho.

A participação da Caramuru no processamento de soja é de 3,5% em nível

nacio-nal e de 22% no estado de Goiás.

A empresa tem participação de 8% em nível nacional no processamento de óleo

refinado e de 12% na moagem de milho.

O faturamento global chegou a R$ 2,2 bilhões em 2011, com exportações na casa

dos US$ 572 milhões, com investimentos em torno de US$ 45 milhões.

P A R TE 3 - E C O N O M IA

ECONOMIA

(15)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1 (Em R$ 1.000) 550.000 500.000 450.000 400.000 350.000 300.000 250.000 200.000 150.000 100.000 50.000 2008 2009 2010 2011

EVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO

FATURAMENTO GLOBAL

(Em R$ Milhões) 2.500 2.300 2.100 1.900 1.700 1.500 1.300 1.100 900 700 500 300 100 2008 2009 2010 2011 TE 3 - E C O N O M IA

NÚMERO DE COLABORADORES DO GRUPO

2.500 2.000 1.500 1.000 500 0 2000 2011

1.5

28

30

5.1

55

38

7.6

8

3

45

4.5

72

46

3.7

73

2.5

31

2.4

86

2.5

16

2.1

60

2.2

70

(Em Milhões US$) 750 600 450 300 150 0 2008 2009 2010 2011

48

0

48

0

49

6

57

2

EXPORTAÇÃO

(16)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

100%

DE INVESTIMENTO

EM EFICIÊNCIA

Todos os empreendimentos feitos ao longo dos anos con-tribuíram para que a Caramuru se consolidasse como a principal empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, com um crescimento médio de 20% ao ano.

Sempre planejamos e sistematizamos todas as nossas ações, que abrangem não só a eficiência dos nossos serviços, como também transmitem segurança aos nossos clientes e con-sumidores e melhoram a qualidade do nosso alimento. Tais ações contribuem para aperfeiçoar a segurança do trabalho na empresa e aumentam a competitividade.

OS EMPREENDIMENTOS

FEITOS AO LONGO DOS

ANOS CONTRIBUÍRAM

PARA QUE A CARAMURU

SE CONSOLIDASSE

COMO A PRINCIPAL

EMPRESA DE CAPITAL

NACIONAL NO

PROCESSAMENTO DE

SOJA, MILHO, GIRASSOL

E CANOLA, COM UM

CRESCIMENTO MÉDIO

DE 20% AO ANO.

P A R TE 3 - E C O N O M IA

(17)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

O aumento expressivo das exportações e do faturamento da Caramuru na última década é resultado da estratégia de agregar valor aos produtos em total sinergia com sua atuação no mercado. O Grupo Caramuru, ao longo dos anos, tem concentrado esforços no sentido de diversificar as operações, fortalecer a logística, explorar novos nichos de mercado e otimizar seus processos. Outra prioridade é dar continuidade a seus programas de redu-ção de custos e maximizaredu-ção de resultados, essenciais na consecuredu-ção dos seus objetivos a médio e longo prazos.

Alguns fatores são primordiais nessa estratégia:

• Processamento de soja não transgênica e produção de lecitina, nas unidades de Itumbiara-GO e Sorriso-MT

• Atuação no segmento de biodiesel, nas fábricas de São Simão e Ipameri, no estado de Goiás

• Fortalecimento da marca Sinhá nas vendas de óleos especiais, como: girassol, canola e milho

• No aumento da produção da linha “mix”, como pipocas,condimentos e cereais, através da modernização de nossa área industrial

Diretor Superintendente da Caramuru, Antônio Djair Puzzi projeta as metas de cres-cimento a médio e longo prazos. “Trabalhamos com metas de crescres-cimento orgânico de 10% a 15% ao ano, com atuação em nichos de mercados especiais, principalmente na soja não transgênica, segmento no qual estamos desenvolvendo programas de incentivos ao produtor rural de grãos”.

Algumas diretrizes serão fundamentais para alcançar esses patamares de crescimento. Uma delas é o investimento de R$ 80 milhões no esmagamento de soja, ampliando o pro-cessamento de 1.230 para 1.980 milhão de toneladas. Um crescimento que representará 61%, resultado do arrendamento (2010/2011) de uma unidade industrial de extração de soja, localizada em Sorriso, no Mato Grosso, com capacidade de 300 mil toneladas, e da implantação (em 2012) de uma unidade em Ipameri, com capacidade de 450 mil toneladas. A Caramuru tem um de seus pontos fortes na diferenciação em commodities, com um sólido programa de rastreabilidade de soja não transgênica que, após processada, tem os seus derivados destinados à Europa. A opção da Caramuru é de um projeto em Ipameri de esma-gamento de médio porte, com possibilidade de duplicação da capacidade, potencializando o resultado em logística. Outro aspecto positivo será o crescimento da produção agrícola na região de Ipameri nos próximos seis anos a uma taxa prevista de 5% ao ano.

Eis, portanto, alguns dos tópicos que sintetizam as estratégias de crescimento da Caramuru: • Diversificar o portfólio a partir de produtos que tenham sinergia com o

negócio

• Atingir novos mercados e novos clientes • Agregar valor em commodities diferenciadas • Expansão da capacidade produtiva e investimento

em crescimento orgânico

• Exploração de novos canais logísticos • Otimização de processos

• Aumento da eficiência operacional e redução de custos

PROJEÇÃO: NOSSO MERCADO

HOJE E NOS PRÓXIMOS ANOS

‘ A CARAMURU TEM UM DE SEUS

PONTOS FORTES NA DIFERENCIAÇÃO

EM COMMODITIES, COM UM SÓLIDO

PROGRAMA DE RASTREABILIDADE

DE SOJA NÃO TRANSGÊNICA QUE,

APÓS PROCESSADA, TEM OS SEUS

DERIVADOS DESTINADOS À EUROPA’

TE 3 - E C O N O M IA

(18)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

GESTÃO DE RISCO:

AVALIAÇÃO MINUCIOSA DAS

DECISÕES ESTRATÉGICAS

O nosso Programa de Gestão de Risco Corporativo foi desenvolvido para atender às necessidades de redução do nível de incertezas e avaliar o nível de exposição ao risco por meio de um conjunto de instrumentos que permitem avaliação dos riscos envolvidos em nossas decisões estratégicas e operacionais, contribuindo para o aprimoramento da nossa gestão corporativa e reduzindo os riscos inerentes aos processos decisórios.

Através do Sistema de Gestão de Riscos, o Conselho de Administração deter-mina os objetivos estratégicos e o perfil de risco da empresa. Esse modelo, que envolve o Conselho de Administração, seus Comitês Técnicos e a Diretoria Exe-cutiva, visa identificar os principais riscos em relação aos negócios do grupo, orientar o processo decisório e as ações executivas com relação a eles. A Diretoria Executiva avalia a quais riscos a organização pode ficar exposta, a probabilidade de ocorrência e o impacto financeiro potencial, além de desen-volver procedimentos e medidas para administrá-los.

DECISÕES INTEGRADAS EM NOME DA SEGURANÇA

A Caramuru utiliza o Sistema de Gestão Empresarial SAP ECC 6.0, que pro-porciona uma gestão melhor dos negócios de todas as empresas do Grupo e tomadas de decisões estratégicas antecipadas, integradas e seguras.

AUDITORIA EXTERNA

A qualidade das informações contábeis e os balanços da Caramuru são audita-dos desde 1997. Atualmente a empresa contratada é a Deloitte ToucheTohmatsu, auditores independentes. P A R TE 3 - E C O N O M IA

(19)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA - SGI

A Caramuru investe continuamente em programas de qualidade, planejando e sistematizando todas suas ações. O Sistema de Gestão Integrada (SGI) consiste na tríplice qualificação, um dos mais importantes atestados de qualidade.

OS BENEFÍCIOS DO SGI

As certificações do SGI consolidam a participação da Caramuru no cenário nacional e internacional, assegurando sua condição de competidora no mer-cado, pois apenas as organizações mais reconhecidas mundialmente obtêm certificações desse nível. Elas abrangem não só a eficiência dos serviços, mas também dão segurança a clientes e consumidores; melhoram a qualidade do alimento e a segurança do trabalho; aumentam a competitividade, adequando a legislação nacional às exigências dos mercados interno e externo, além de proteger o meio ambiente.

CERTIFICAÇÕES

As certificações asseguram que seus produtos e serviços atendam aos requisi-tos de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional de seus clientes e consumidores.

QUALIDADE DE

GRÃO EM GRÃO

TE 3 - E C O N O M IA

UNIDADE DE ITUMBIARA – GO

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA-SGI PLANTA INDUSTRIAL DE ÓLEOS VEGETAIS

Pesquisa e desenvolvimento, produção e comercialização de: farelos de soja, girassol, canola e desengordurado de germe de milho; óleos brutos de soja, milho, girassol e canola; óleo degomado de soja; refino e envase de óleos de soja, milho, girassol, canola; óleos degomado de soja; refino e envase de óleos de soja, milho, girassol, canola, óleos compostos e saborizados e lecitina.

SEGURANÇA ALIMENTAR HACCP

EXTRAÇÃO I:

Produção de farelo de soja e óleo degomado de soja, desde a recepção de matéria- prima até a expedição de produtos acabados, com identificação dos perigos relativos à segurança dos alimentos.

EXTRAÇÃO II:

Produção de farelo de girassol, farelo de soja, óleo bruto de soja e óleo bruto de girassol desde a recepção de matéria-prima até a expedição de produtos acaba-dos e farelo desengordurado de milho e óleo bruto de milho desde a recepção do gérmen de milho até a expedição dos produtos acabados com identificação dos perigos relativos à segurança dos alimentos. Refino e envase de óleo de soja, milho, girassol e canola desde o recebimento do óleo bruto e expedição dos produtos acabados com identificação dos perigos relativos à segurança dos alimentos. Recebimento de azeite de oliva, aromas e processo de mistura com óleo de soja para envase de óleos compostos saborizados ou não e expedição de produtos acabados com a identificação dos perigos relativos à segurança dos alimentos.

Produtos de milho ensacados (sacaria de ráfia ou big bag) produzidos nas linhas de milho beneficiado, moagem e granulados desde o recebimento de milho até a expedição do produto final na unidade de Itumbiara-GO

SISTEMA DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS - GMP+B2

Production of soybean meal

COMERCIALIZAÇÃO E EXPORTAÇÃO - GMP+B3

(20)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

UNIDADE DE SORRISO - MT

SEGURANÇA ALIMENTAR HACCP

Produção de farelo de soja, óleo de soja degomado e lecitina de soja, com con-trole dos perigos relativos à segurança dos alimentos.

SEGURANÇA DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS-GMP+B2

Production of soybean meal

UNIDADE DE SANTOS - SP

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA SGI

CARAMURU ALIMENTOS – TERMINAL XL – Operação portuária: recebimento, armazenamento e expedição de produtos de origem vegetal a granel.

TERMINAL XXXIX DE SANTOS S.A – Prestação de serviços de operação portu-ária: recebimento, armazenamento e expedição de produtos de origem vegetal a granel.

SEGURANÇA DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS

HACCP - Operação Portuária: recepção, armazenamento e embarque de soja em grãos, farelo de soja hipro e farelo de polpa cítrica peletizado, com identificação dos perigos relativos à segurança alimentar.

GMP+B3 - Operação Portuária: recepção, armazenamento e embarque de farelo de soja hipro.

UNIDADE DE SÃO SIMÃO - GO

SEGURANÇA ALIMENTAR HACCP

Produção de farelo de soja, óleo de soja degomado e lecitina de soja, com con-trole dos perigos relativos à segurança dos alimentos.

SEGURANÇA DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS-GMP+B2

Production of soybean meal

UNIDADE DE APUCARANA - PR

SEGURANÇA ALIMENTAR HACCP

Fabricação de farinhas de milho, gritz, canjicão, canjicas, fubás, creme, flocos e empacotamento de amido de milho, do recebimento de matérias-primas à expedição de produtos acabados, com identificação dos perigos relativos à segurança de alimentos.

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Desenvolvimento de produto, fabricação e comercialização de farinhas de milho, gritz, canjicão, canjicas, fubás, creme, flocos e empacotamento de amido de milho, produzidos na unidade de Apucarana-PR.

UNIDADES DE PEDERNEIRAS E ANHEMBI - SP

SEGURANÇA DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS GMP+B3

The storage and transhipment of feed materials

P A R TE 3 - E C O N O M IA

(21)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

A marca premium Sinhá da Caramuru está presente nas cozinhas e mesas de todo o Brasil há 30 anos. Sinônimo de qualidade, ultrapassa fronteiras e leva o sabor brasileiro a vários países da África e da Europa. Nossa marca é líder no segmento de empacotados de milho e oferece uma linha completa de óleos comestíveis (soja, milho, girassol e canola), além de saborizados, colorífico, azeites e pipoca de micro-ondas, entre outros produtos que chegam à China, Holanda, Alemanha, Irlanda, Itália, Estados Unidos e Inglaterra.

Com os nossos óleos especiais e azeites, produtos de valor agregado, e conside-rando o crescimento econômico das classes C e D, posicionamos a nossa marca entre as três maiores do país, com crescimento de 20% em 2011.

Estrategicamente, a Caramuru vem apostando no crescimento em volume de vendas de produtos mix, focando no desenvolvimento de itens com valor agrega-do, e no público que busca saúde, reconhecimento e confiança na marca. Assim, garante a fidelização da marca com destaque em vendas no mercado de pipocas micro-ondas e bebidas à base de soja, com crescimento de 10% em 2011. Entre as diversas ações para o fortalecimento da Marca Sinhá, vale destacar o aumento de linha dos farináceos com o Flocão; modernização e adaptação das embalagens; inovação com embalagem diferenciada no mercado de óleo de Soja (750 ml); ações direcionadas aos pontos de venda; ações com ênfase na memória afetiva do consumidor por meio das embalagens retrô de Fubá.

SINHÁ SOY, SABOROSA ALTERNATIVA AO LEITE

A linha Sinhá Soy, também lançada em 2011, funciona como saborosa alterna-tiva para os consumidores na substituição do leite animal. Esse extrato de soja em pó instantâneo é rico em proteína de soja e contém as principais vitaminas e sais minerais necessárias ao bom funcionamento do organismo. Facílimos de preparar, os produtos têm diversos sabores e podem ser consumidos como bebidas ou utilizados no preparo de receitas.

EXCELÊNCIA E VARIEDADE

NO PORTFÓLIO DE UMA

MARCA PREMIUM

COM OS NOSSOS PRODUTOS DE VALOR

AGREGADO, ÓLEOS ESPECIAIS E AZEITES,

E CONSIDERANDO O CRESCIMENTO DAS

CLASSES C E D, POSICIONAMOS A NOSSA

MARCA SINHÁ ENTRE AS TRÊS MAIORES

DO BRASIL, COM CRESCIMENTO DE 20%

EM 2011.

TE 3 - E C O N O M IA

(22)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

A Caramuru acredita que uma empresa socialmente responsável é aquela em que a responsabilidade social e ambiental permeiam as atividades de seus colaboradores, manifestadas nas atitudes dos grandes agentes da trans-formação silenciosa que ocorre na empresa e na comunida-de. O envolvimento de todos da empresa como voluntários e motivadores do processo socioambiental contribui para o resgate da cidadania e investe na prosperidade do cida-dão e na competitividade das empresas.

Com iniciativa e espírito de parceria, a Caramuru Alimen-tos transforma a vida de seus colaboradores e da popula-ção das cidades onde se instala, buscando aliar a excelência de seus produtos e gestão ao desenvolvimento de projetos de responsabilidade social, visando uma melhor qualidade de vida das comunidades onde está inserida.

A responsabilidade social da Caramuru começa com o respeito ao seu público interno, oferecendo condições favoráveis de trabalho num ambiente agradável, criando uma equipe motivada e produtiva, com objetivo de propor-cionar rentabilidade, fomentar a capacitação profissional dos seus colaboradores e desenvolver ações socialmente responsáveis.

AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO:

NOSSO PAPEL SOCIAL

P A R TE 4 - R ES P O N SA BI LI D A D E S O C IA L

RESPONSABILIDADE

SOCIOAMBIENTAL

(23)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1 TE 1 - M EN SA G EN D O P R ES ID EN TE

O ENVOLVIMENTO DE

TODOS DA EMPRESA

COMO VOLUNTÁRIOS

E MOTIVADORES

DO PROCESSO

SOCIOAMBIENTAL

CONTRIBUI PARA

O RESGATE DA

CIDADANIA E INVESTE

NA PROSPERIDADE

DO CIDADÃO E NA

COMPETITIVIDADE

DAS EMPRESAS.

A Caramuru tem compromissos e diretrizes que norteiam suas atividades desde a fundação. Para manter a atualidade e relevância de tais princípios, a empresa desenvolveu, em junho de 2011, aperfeiçoamentos e ajustes para que todos os seus colaboradores se mantenham permanentemente alinhados com a Missão, Visão de Futuro e, sobretudo, a prática dos valores essenciais à Caramuru e ao seu Código de Ética.

Esse processo de aprimoramento foi elaborado pela diretoria e lideranças, com a valiosa parceria da Adigo Consultores, empresa que atua em programas de desen-volvimento organizacional e coaching. Com a participação de várias lideranças da Caramuru, a disseminação de valores foi concluída.

A partir desses ajustes, a Caramuru consolida os compromissos idealizados pelo fundador Múcio de Souza Rezende que, há 48 anos, sonhou com a construção de uma empresa humana, ética e independente.

BENEFÍCIOS VALORIZAM OS COLABORADORES

A Caramuru investe continuamente na valorização dos colaboradores. Para isso, oferece benefícios como treinamentos, estudos, transporte, previdência privada, alimentação, uniforme, seguro de vida, cartão alimentação, planos de saúde e assis-tência odontológica. Em 2011 foram destinados R$ 29.783.466,00 para benefícios.

SISMAQ ESTIMULA A CONSCIENTIZAÇÃO E SEGURANÇA

A qualidade de vida dos colaboradores é uma das prioridades da Caramuru. Por-tanto, a realização da Semana Interna de Prevenção de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SISMAQ) nas unidades de Itumbiara, São Simão, Apucarana, Santos, Ipameri e Sorriso reforça tal compromisso. Esse processo de conscientiza-ção reuniu a quase totalidade dos colaboradores da empresa. Eles têm a oportuni-dade de assistir a várias palestras e aprender mais sobre os riscos e cuidados com ferramentas de trabalho, importância do uso correto dos equipamentos de prote-ção individual e coletivo e a integraprote-ção das equipes para a prevenprote-ção de acidentes.

COMPROMISSOS REAFIRMADOS NA

PROFISSIONALIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO

HUMANA DOS SEUS COLABORADORES

A CARAMURU INVESTE

CONTINUAMENTE

NA VALORIZAÇÃO

DOS COLABORADORES.

EM 2011 FORAM

DESTINADOS CERCA

DE R$ 30 MILHÕES

PARA BENEFÍCIOS.

(24)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

COMEMORAÇÕES INTERNAS

VALORIZAM OS COLABORADORES

A Caramuru tem como um de seus valores o reconhecimento dos colaboradores e parceiros. Portanto, nada mais justo do que homenageá-los em datas especiais. Eis algumas das merecidas celebrações que marcaram 2011:

DIA DA MULHER

As colaboradoras da Caramuru ganharam um presente especial em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Elas receberam um porta-perfume acompanhado de uma bela mensagem celebrando a data.

DIA DO TRABALHO

Todas as unidades da Caramuru prestaram homenagens aos colaboradores no dia 1º de maio. Mais do que uma simples celebração, a empresa manteve a tradição de valorizar aqueles que contribuem diariamente, nas mais variadas funções, pelo êxito da companhia.

Em 2011 os colaboradores ganharam um reconhecimento especial com o filme

O que é trabalhar aqui?, no qual são os protagonistas. Depoimentos como o do

colaborador Luiz Claudio Gonçalves Batista, técnico de segurança do trabalho em Itumbiara (GO), simbolizam o comprometimento dos profissionais. “Tra-balhar na Caramuru é vivenciar oportunidades, é sentir e ver uma empresa buscando a cada dia, com profissionalismo, responsabilidade e simplicidade, o crescimento de sua gente, fazendo com que todos cresçam. É uma relação de paixão e comprometimento que vejo há 17 anos.”

Os colaboradores também foram presenteados com uma mochila personalizada e assistiram a uma apresentação do Coral Caramuru.

GINÁSTICA LABORAL INCENTIVA HÁBITOS SAUDÁVEIS

A Caramuru investe permanentemente na saúde de seus colaboradores. A ginás-tica laboral mostra que hábitos saudáveis estão cada vez mais incorporados ao dia a dia da empresa.

A atividade é realizada logo no início da jornada de trabalho, com o objetivo de dar mais disposição aos colaboradores, como Rodrigo Campanha, de Pedernei-ras (SP), que falou sobre os benefícios dessa prática. “A ginástica é um incentivo para que realizemos mais atividades físicas, tornando a nossa vida cada vez mais saudável.”

De acordo com dados do Ministério da Saúde, empresas que adotaram a Ginás-tica Laboral tiveram aumento de 2% a 5% na produtividade. Os acidentes de trabalho diminuíram em até 25% e as faltas foram reduzidas de 10% a 15%.

BENEFÍCIOS DA PREVENÇÃO

Desde 2002, o projeto de vacinação na Caramuru resulta em uma expressiva redu-ção no índice de absenteísmo. Em maio de 2011, foi realizada uma nova campanha de vacinação contra a gripe comum e o vírus H1N1 (conhecido popularmente como gripe suína), com a imunização de 1.548 colaboradores e 1.286 dependentes.

CONSCIENTIZAÇÃO PELA QUALIDADE DE VIDA

Outra ação relevante que teve continuidade em 2011 foi o Programa Qualidade de Vida no Trabalho, cujo objetivo é alertar para os perigos de uma vida seden-tária. Em parceria com a Unimed, o programa atende aos colaboradores, que recebem informações valiosas para repensar seu estilo de vida. Uma equipe formada por Assistente Social Médico, Nutricionista, Profissional de Educação Física e Psicóloga detecta e orienta os profissionais sobre problemas de saúde como diabetes, colesterol, triglicérides, hipertensão, sobrepeso e hábitos ali-mentares. Em 2011 o projeto passou a ter encontros em grupos aos sábados, com nutricionistas ensinando o preparo de refeições leves e equilibradas.

ESTÍMULO AOS JOVENS ESTUDANTES

A entrega de kits escolares, em janeiro, reafirmou o já tradicional incentivo da Caramuru ao estudo dos filhos dos colaboradores. Foram entregues 320 kits a estudantes dos ensinos básico e médio entre os 5 e 17 anos.

P A R TE 4 - R ES P O N SA BI LI D A D E S O C IA L

(25)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1 TE 4 - R ES P O N SA BI LI D A D E S O C IA L

DIA DAS MÃES

As mães e colaboradoras receberam várias homenagens em seu dia, celebrado pela Caramuru em todas as unidades com flores e presentes.

DIA DO CAMINHONEIRO

Eles são verdadeiros parceiros que contribuem para levar a qualidade da Cara-muru a todo o país. Por isso é que mais uma vez a empresa reservou uma data especial para celebrar o Dia do Caminhoneiro. A programação do dia 25 de julho foi extensa em Itumbiara, incluindo palestras, exames de saúde, corte de cabelo, sorteio de brindes, apresentação do Coral Caramuru e missa.

DIA DOS PAIS

Em Itumbiara, os pais-colaboradores foram homenageados no dia 13 de agosto, no Sesi, com uma programação repleta de atividades. O dia começou com um café da manhã e prosseguiu com ginástica motivacional, hidroginástica, mas-sagem e futebol soçaite.

DIA DA SECRETÁRIA

Elas são responsáveis por um atendimento de qualidade aos clientes. Em seu dia, 30 de setembro, as secretárias das diversas unidades da Caramuru rece-beram presentes por sua dedicação e profissionalismo.

DIA DAS CRIANÇAS

Em outubro, brincar tornou-se o lema na Caramuru. Na comemoração do Dia das Crianças, a unidade de Itumbiara recebeu os pequenos visitantes das escolas muni-cipais Alexandre Arcipretti, Vinícius de Aquino e da Creche CMEI Elvira Dias. A criançada se divertiu com brincadeiras e se deliciou com guloseimas como sorvete e algodão doce, além de participar do sorteio de brinquedos doados pela empresa. Em 2011, a Caramuru distribuiu 1.355 brinquedos aos filhos de colaboradores, que se divertiram com as várias atrações de uma comemoração que sempre busca a integração entre os familiares e a empresa.

FÉ E RESPEITO À DIVERSIDADE NO CULTO ECUMÊNICO

União de diferentes crenças e muita fé. Este é o princípio do culto ecumênico realizado anualmente pela Caramuru nas unidades de Itumbiara, Apucarana, Santos e São Simão. Colaboradores de várias crenças estiveram reunidos para agradecer as conquistas do ano que terminava e orar pelo próximo. Após o fim das cerimônias, celebradas por representantes das religiões, os colaboradores participaram do sorteio de TVs.

CORAL CARAMURU: VOZES PELA INTEGRAÇÃO

Uma das mais felizes expressões do apoio e valorização da organização às mani-festações artísticas de seus colaboradores é o Coral Caramuru. Criado em 2004 a partir das comemorações dos 40 anos da empresa, o conjunto vocal regido pela maestrina Karitas vem brilhando em suas apresentações, obtendo expressivo destaque na mídia e aprovação das comunidades onde se apresenta. Em seu oita-vo ano de atividades, o coral formado por colaboradores destaca-se pelo reper-tório variado, estimulando a integração de profissionais por meio da música.

(26)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

FLORESCENDO

EM COMUNIDADE

APRENDENDO COM VOCÊ:

ELOS COM A SOCIEDADE

Treze anos após sua criação, em 1998, o Programa Apren-dendo Com Você se consolida cada vez mais como uma iniciativa capaz de proporcionar qualidade de vida e inclu-são social. Por meio desse projeto, a Caramuru adotou as escolas municipais Alexandre Arcipretti (1998) e Vinícius de Aquino Ramos (2002), ambas em Itumbiara. O objetivo é promover o desenvolvimento cultural e a recuperação física das escolas, dando aos alunos a oportunidade de participar de atividades culturais e esportivas como aulas de música, dança, Jiu-Jitsu e capoeira.

Dirigentes e colaboradores atuam como voluntários no projeto, levando aos estudantes informações valiosas sobre carreira, negócios, sustentabilidade e ética. O pro-grama também é desenvolvido em unidades como São Simão (GO) e Apucarana (PR).

Em 2011 o Aprendendo Com Você recebeu destaque na revista Cores, da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), primeira publicação especializada em res-ponsabilidade social do estado. O reconhecimento con-firma o êxito de uma ação que estreita os vínculos entre empresa, colaboradores e comunidade.

ARRAIÁ SOLIDÁRIO

Um dos desdobramentos do Programa Aprendendo Com Você é a barraca na praça de alimentação do Arraiá de Itumbiara, cuja sétima edição reuniu milhares de pessoas ao longo de 11 dias e contou com atrações como os canto-res Daniel, Paula Fernandes e Leonardo.

Colaboradores voluntários da Caramuru se empenharam para organizar e gerir a barraca durante a maior festa juni-na do estado. Eles ajudaram a empresa a bater um expres-sivo recorde de arrecadação, alcançando R$ 19 mil que foram divididos igualmente entre as escolas Vinícius de Aquino e Alexandre Arcipretti, beneficiadas pelo projeto.

LIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO

Espírito empreendedor, protagonismo e desenvolvimento pessoal. Palavras que passam a fazer parte da vida de mui-tos jovens estudantes do ensino médio beneficiados pela parceria entre a Caramuru e a Junior Achievement, maior organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo no mundo.

TREZE ANOS APÓS SUA CRIAÇÃO, EM 1998,

O PROGRAMA APRENDENDO COM VOCÊ SE

CONSOLIDA CADA VEZ MAIS COMO UMA

INICIATIVA CAPAZ DE PROPORCIONAR

QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL.

P A R TE 4 - R ES P O N SA BI LI D A D E S O C IA L

(27)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

Ao lado de outras empresas, a Caramuru introduziu a Junior Achievement nas comunidades em que está inseri-da no ano de 2006. Desde então, os jovens têm acesso a programas de educação econômico-prática e experiências no sistema de livre iniciativa por meio da parceria entre escolas e voluntários da classe empresarial que comparti-lham valiosas experiências.

Um índice do sucesso dessa parceria foi a conquista, pela Caramuru, do primeiro lugar em participação voluntária em 2011 no estado de Goiás. O reconhecimento da Junior Achie-vement é resultado de números expressivos, que evidenciam o envolvimento dos colaboradores e seu compromisso com esse projeto. Ao longo do ano foram 126 participações volun-tárias, 2.030 horas doadas e 1.082 alunos atendidos.

INCENTIVO À LEITURA

Para a Caramuru, a interação com a comunidade passa necessariamente pelo incentivo à cultura local. Essa dire-triz se concretizou na participação da empresa no projeto de incentivo à leitura desenvolvido pela escola municipal Vinícius de Aquino Ramos, parceira no projeto Aprenden-do Com Você.

Para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril, todos os alunos do 1° ao 5° ano receberam da Caramu-ru o livro O pássaro e a Lua, do escritor itumbiarense Ricar-do Masson. Os alunos também assistiram a uma palestra e participaram de sessão de autógrafos com o autor. Houve ainda leitura coletiva do livro, durante a aula de Literatura, além de rodas de conversa, recanto do livro e confecção de um móbile de pássaros e luas, temas relacio-nados à obra. TE 4 - R ES P O N SA BI LI D A D E S O C IA L

DOAÇÃO ÀS VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO

RIO DE JANEIRO

A Caramuru está em sintonia com os principais aconteci-mentos do país. A mobilização da empresa no episódio das enchentes no estado do Rio de Janeiro, em janeiro de 2011, demonstrou que os valores éticos da companhia não estão restritos às comunidades em que está inserida. A empresa se solidarizou com as comunidades afetadas pelas chuvas, doando produtos à Cruz Vermelha.

INCENTIVO AO ESPORTE

O apoio ao esporte é outra marca das ações sociais da Caramuru. Programas como Fomentar/Produzir e Atleta do Futuro tiveram continuidade em 2011, patrocinando atletas em várias modalidades e estimulando a prática esportiva entre crianças e jovens.

Por meio do Programa do Governo de Goiás Fomentar/Pro-duzir, a Caramuru patrocina e investe no desenvolvimento de atletas e equipes de esportes olímpicos. Já o Atleta do Futuro desenvolve, em parceria com o SESI, desde 2009, ações socioeducativas que atendem aos filhos de colabora-dores e crianças de escolas parceiras. Os participantes do projeto praticam atividades como vôlei, futsal, handebol e natação.

AQUISIÇÃO DE CARTÕES DO CRER AUXILIA

REABILITAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Solidariedade é uma palavra que norteia as iniciativas sociais da Caramuru. Ela está presente em ações como a aquisição de cartões de Natal produzidos pelo Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), que ajudará na recuperação de milhares de pacientes da instituição. Criada pelo governo do estado de Goiás, o CRER estabelece interface com o serviço social, possibi-litando o tratamento multiprofissional e a reabilitação de portadores de deficiências físicas e/ou auditivas. A verba proveniente dos cartões adquiridos pela Caramuru será utilizada na reforma e manutenção da sede da entidade. Superintendente de Relações Externas do CRER, Fause Musse elogia a ação da Caramuru: ‘Atitudes como essa fortalecem a busca constante pelo aprimoramento dos serviços prestados e o objetivo de atender a um número cada vez maior de pessoas’.

(28)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

A empresa desenvolve e apoia ações relacionadas à proteção do meio ambiente, seja no plano da gestão, a partir de critérios socioambientais, seja no campo da ação social, juntamente com organizações governamentais ou não gover-namentais da área. A preservação do meio ambiente, a educação ambiental e o consumo consciente, entre outros aspectos, estão permanentemente no foco das ações da Caramuru.

A ADESÃO DA CARAMURU AO

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO

PROTERRA, DESDE 2006, REPRESENTA

UM MARCO NA POLÍTICA AMBIENTAL

DO GRUPO.

RESPEITO E PROTEÇÃO

AO AMBIENTE EM QUE

VIVEMOS

PROTERRA: RIGOR E SUSTENTABILIDADE

NA PRODUÇÃO

A Caramuru apoia o produtor rural, seu fornecedor de matéria-prima, por meio do ProTerra. Trata-se de um pro-jeto internacional e multilateral de cooperação técnica, dedicado ao estudo e uso correto do solo. O projeto promo-ve a capacitação e transferência da tecnologia em distintos níveis; buscando o uso racional dos recursos naturais, a sua preservação e recuperação de forma a garantir a sus-tentabilidade do meio ambiente para as gerações futuras. A adesão da Caramuru ao programa de certificação ProTerra, desde 2006, representa um marco na política ambiental do Grupo. Ao aplicar este padrão internacional de ética, responsabilidade social e sustentabilidade a todas as etapas da produção agrícola, a empresa reafirma seu compromisso com o meio ambiente.

A Caramuru foi uma das pioneiras do segmento alimentício na aplicação do programa, desenvolvido pela Cert ID Cer-tificadora LTDA, empresa de certificação norte-americana que o elaborou com base no estudo Critérios de Basiléia para a Produção de Soja Responsável, de 2004. O projeto promove a capacitação e transferência de tecnologia em vários níveis, buscando o uso racional dos recursos natu-rais e sua preservação para as gerações futuras.

O rigor dos procedimentos e normas do ProTerra garante à Caramuru o cumprimento de todos os requisitos de uma agricultura sustentável e, consequentemente, resulta em reconhecimento internacional. P A R TE 4 - R ES P O N SA BI LI D A D E S O C IA L

(29)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

INCENTIVO AO HOMEM DO CAMPO

A Caramuru integra o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), do Governo Federal, fornecendo assistência técnica integral às famílias de agricultores. Uma equipe de engenheiros-agrônomos, próprios e terceirizados, facilita o acesso às linhas de crédito oficiais e promove ganhos de produtividade, emprego e renda na área rural, fixação do homem no campo, estímulo à cultura e qualificação para atividades produtivas limpas, além de aumento de produtividade por transfe-rência de tecnologia.

Junto a cooperativas, a empresa propicia a inserção social e econômica dos assentados pelo Incra – atualmente são 12 assentamentos, onde 118 famílias têm recebido apoio financeiro e de assistência ténica, viabilizando sua produção agrícola.

ETE PROMOVE USO MAIS RACIONAL DA ÁGUA

Projetada para tratar os efluentes líquidos dos complexos industriais das unida-des de Itumbiara, São Simão, Ipameri e Apucarana, a Estação de Tratamento de Efluentes tem capacidade para processar 90 mil litros/hora de água industrial reutilizável, além de processar os esgotos sanitários reduzindo as emissões de resíduos para a rede pública. Com o tratamento de efluentes, a Caramuru deixa de retirar da natureza 90 mil litros de água por hora, com o reaproveitamento total dessa água nas próprias plantas, nas torres de resfriamento, limpeza de pisos e jardinagem.

ITUMBIARA MAIS SUSTENTÁVEL

O lançamento do Programa de Educação Ambiental na Caramuru de Itumbiara, no início de 2011, fortaleceu a cultura sustentável da empresa. Elaborado em parceria com a Katu Gente & Ambiente, consultoria especializada em questões socioambientais, a iniciativa tem três eixos de atuação:

1. Treinamento de todos os colaboradores da unidade para questões ambientais e de desenvolvimento;

2. Realização de eventos temáticos ao longo do ano, nas datas relacionadas ao calendário nacional e internacional;

3. Interface com programas de responsabilidade social, resultando no fortalecimento das atuais ações e estudos para implementação de novos projetos.

O Programa prevê ainda a interação com ações da comunicação interna da empresa e o envolvimento das lideranças em reuniões específicas e workshops gerenciais.

TE 4 - R ES P O N SA BI LI D A D E S O C IA L

PRESERVAÇÃO EM NOME DO FUTURO

Uma semana inteira para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e conscientizar os colaboradores para a importância da preservação ambiental. Vários eventos aconteceram entre os dias 6 e 10, dando continuidade ao Programa de Educação Ambiental em Itumbiara. Aprendizado e lazer deram o tom da programação organizada pela Caramuru e a Katu Gente & Ambiente:

- Circuito Tela Verde, com apresentação dos temas Consumo Consciente e Lixo e Reciclagem;

- Mostra de vídeos ambientais aos universitários e professores da ULBRA, com o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento, seguida de sorteios de brindes e certificados de participação;

- Almoço ecológico nos restaurantes da Caramuru;

- Espaço Meio Ambiente e Vida Saudável na Caramuru, com ginástica laboral, dinâmicas ambientais e um café da manhã saudável;

- Palestras sobre a preservação do ambiente e oficinas temáticas na Escola Vinícius de Aquino Ramos, parceira do Programa Aprendendo com Você. As 175 crianças participantes receberam uma caneca personalizada com o símbolo do Programa Acordar e o mascote Planeta C.

Vale lembrar que os nomes do programa e do mascote foram escolhidos em concurso vencido, respectivamente, pelos colaboradores Jason Evangelista de Carvalho, de Ipameri, e Carla Pereira da Silva, de Chapadão do Céu. Mais de 100 sugestões foram enviadas à comissão julgadora (formada por representantes da Caramuru, Katu Gente & Ambiente e AMMAI - Agência Municipal de Meio Ambiente de Itumbiara), revelando o forte envolvimento dos colaboradores com o tema do meio ambiente.

Planeta C

(30)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1

PRÊMIO ADAPA

O fim de 2010 reservou à Caramuru um importante reconhecimento na área de fornecimento. O título de For-necedor Destaque 2010, concedido pela Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado do Pará (Adapa) foi entregue no dia 11 de dezembro em Belém a represen-tantes da equipe Comercial, que receberam o prêmio e reforçaram o ótimo relacionamento da Caramuru com o representante Vita Broker e os clientes da região.

ARTE EDUCAÇÃO

Parceira no projeto Arte Educação, a Caramuru recebeu prêmio da Organização Jaime Câmara pelo seu apoio ao programa socioeducativo que promove, desde 2000, ativi-dades interdisciplinares para crianças de 6 a 14 anos nos horários fora dos turnos escolares.

EMPREENDEDOR DO ANO

Considerado um dos empreendedores de maior desta-que em 2010, o Presidente da Caramuru, Alberto Borges

de Souza, foi um dos indicados na 13a edição do prêmio

Empreendedor do Ano (categoria Master), promovido pela consultoria Ernst & Young.

A cerimônia de premiação aconteceu em abril de 2011, em São Paulo. Realizada em mais de 50 países, o reconheci-mento é concedido a empresários que estabelecem sua marca no mercado por meio de atributos como ousadia, inovação e sustentabilidade.

34º FÓRUM DE LÍDERES

O Presidente da Caramuru, Alberto Borges de Souza (representado pelo Diretor Financeiro Júlio César da Cos-ta), foi um dos homenageados em novembro no 34° Prêmio Fórum de Líderes Empresariais, realizada em São Paulo. Concedida desde 1977, a premiação reconhece os empre-sários de maior destaque no país ao longo do ano. Os temas que pautaram o evento em 2011 foram princípios caros à Caramuru: sustentabilidade e liderança empreendedora.

PIONEIRISMO RECONHECIDO

BALANÇO SOCIAL

B A LA N Ç O S O C IA L

(31)

A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1 N Ç O S O C IA L 5 - INDICADORES AMBIENTAIS

6 - USO DE RECURSOS NATURAIS

7 - PROGRAMAS CARAMURU

8 - SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

9 - AGRICULTURA FAMILIAR

10 - TREINAMENTOS DE FERTILIZANTES E CULTURA NO CAMPO

11 - GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA 3 - INVESTIMENTOS

TOTAL DOS INVESTIMENTOS R$ 76.750.941

Pesquisa e Desenvolvimento Melhoria da Produtividade Aumento da Capacidade Produtiva Logística e Distribuição Tecnologia da Informação Outros Investimentos

Investimentos relacionados com a produção /operação da empresa

Investimentos em programas e/ou projetos externos Certificação Ambiental

Escolas adotadas no programa "Parceria Empresa-Escola":

Nº Alunos beneficiados Nº Educadores Nº Voluntários

Programas da Júnior Achievement:

Escolas atendidas Voluntários que atuaram

Horas disponibilizadas por voluntários Alunos beneficiados pelos programas da JA Custos relacionados ao Projeto da Junior Achievement Total de reclamações e críticas

Na Empresa No Procom Na Justiça

Valor total gerado e distribuído

Governo Colaboradores Financiadores Empresa

Produtores familiares atendidos Benefício concedido no preço da soja Assistência Técnica/Análise de solos Fornecimento de EPI's

Treinamento realizado com produtores familiares Palestra Manejo e Conservação do Solo

Divulgação do Programa Agricultura Familiar Paraná Palestra Manejo de Controle dos Nematóides de Soja Palestra Manejo de Herbicidas na Cultura da Soja Consumo anual de energia (Kw/h)

Consumo anual de água (m3) Consumo anual de lenha (m3)

Consumo anual de combustíveis fósseis - Diesel (litros) Consumo anual de combustíveis briquete - (t) Consumo anual de combustíveis cavaco - (t) Consumo anual de combustíveis fósseis - Gás (t) Qtd anual de resíduos sólidos - P/ Aterro - (t) (Lixo Comum) Qtd anual de resíduos sólidos - P/ Compostagem - (t) Qtd anual de resíduos sólidos - P/ Reciclagem - (t) Qtd anual de resíduos sólidos - P/ Incineração - (t) Qtd anual de resíduos sólidos - P/ Recuperação Solo - (t)

R$ 945.662 R$ 92.798 ISO 14001 3 1.085 62 79 6 23 85 2.287 585 R$ 69.954 % de solução 100 0 0 100,00% 19,92% 32,39% 40,21% 7,48% 816 R$ 4.066.843 R$ 1.420.906 R$ 59.948 20 693 692 -1 R$ 336.871.000 R$ 67.104.000 R$ 109.118.000 R$ 135.448.000 R$ 25.201.000 123.516.330 1.053.756 41.291 339.052 800 9.030 418 688 2.617 414 10 6.703 R$ - R$ 41.211.860 R$ 8.352.078 R$ - R$ 95.039 R$ 27.091.964

1 - PERFIL DOS COLABORADORES 1.1 - Perfil

Relação entre a maior e a menor remuneração na empresa 1.1 - Faixa Etária

56,11

1.3 - Tempo de empresa (anos)

2 - INDICADORES SOCIAIS INTERNOS 2.1 - Alimentação

2.2 - Previdência Privada

2.3 - Saúde

2.4 - Educação

2.4.1 - Perfil da Escolaridade dos Colaboradores

2.5 - Cultura

2.6 - Capacitação e desenvolvimento profissional

2.7 - Participação nos lucros ou resultados

2.8 - Outros

Nº de Refeições servidas anualmente Nº de Cartão Cesta Alimentação

Dispêndio com Alimentação

Plano de Saúde Plano Odontológico Seguro de Vida

Segurança e Medicina no trabalho

Dispêndio com Saúde

Certificação Saúde e Segurança Ocupacional Ensino Fundamental / Médio

Graduação Pós-Graduação

Dispêndio com Educação

Colaboradores c/ Ensino Fundamental / Médio Colaboradores Graduados

Colaboradores Pós-graduados Música

Dispêndio com Cultura

Nº Treinamentos realizados

Dispêndio com Capacitação e desenvolvimento

Contempla todos os colaboradores

Dispêndio com PLR

Transporte Uniformes Recreação

Dispêndio com Outros

TOTAL DOS INDICADORES SOCIAIS INTERNOS

Estendida a todos os colaboraradores

Dispêndio com Previdência Privada

460.491 26.669 R$ 7.204.198 R$ 2.869.099 R$ 511.543 R$ 303.281 R$ 1.142.326 R$ 4.826.249 OHSAS 18000 R$ 3.814 R$ 66.592 R$ 411.817 R$ 482.224 2.164 300 67 R$ 58.272 R$ 58.272 568 R$ 1.679.497 R$ 11.895.000 R$ 1.993.499 R$ 609.552 R$ 280.548 R$ 2.883.599 R$ 29.783.466 R$ 754.428

Total de colaboradores ativos em 31/12/11 Nº Colaboradores contratados em 2011 Nº Estagiários

Nº Homens Nº Mulheres Nº Negros / Pardos

Nº Portadores de Deficiência ou Necessidades Especiais % de mulheres em cargos de chefia

% de negros / pardos em cargos de chefia

2.531 818 21 2.069 462 855 62 19,50% 19,08% 149 1.070 726 408 148 30 Até 20 De 21 a 30 De 31 a 40 De 41 a 50 De 51 a 60 Acima de 60 Até 1 De 1 a 5 De 6 a 10 De 11 a 20 De 21 a 34 Acima de 35 489 988 461 431 162 -

4 - INDICADORES SOCIAIS EXTERNOS 4.1 - Contribuções para a sociedade

Educação

Cultura (Música, Teatro) Esporte

Saúde e Saneamento

Combate à Fome e Segurança Alimentar Direito da Criança e do Adolescente Doações Diversas

Tributos (excluídos encargos sociais)*

R$ 126.367 R$ 95.000 R$ 280.215 R$ 182.093 R$ 137.547 R$ 3.527 - R$ 67.104.000

TOTAL DOS INDICADORES SOCIAIS EXTERNOS R$ 67.928.749

294 participantes 243 participantes 361 participantes 76 participantes

(32)

C A R A M U R U - R el at ór io d e S us te nt ab ili da de 2 01 1 P A R TE 1 - M EN SA G EN D O P R ES ID EN TE

EXPEDIENTE

Coordenação: Diretoria Recursos Humanos /Administrativo Edição e Projeto Gráfico: Casa do Cliente Comunicação 360º Fotos: Banco de imagens da Caramuru e Shutterstock Impressão: Gráfica Leograf

Tiragem: 1.000 exemplares

ESTE RELATÓRIO FOI IMPRESSO COM TINTA A BASE DE ÓLEO VEGETAL, PRODUZIDA DENTRO DO PRINCÍPIO DE ECO-SUSTENTABILIDADE, ATÓXICA E NÃO NOCIVA AO MEIO AMBIENTE. ESSA TINTA É SIMILAR ÀS TINTAS COMUNS DE IMPRESSÃO, EXCETO QUE ELA CONTÉM QUANTIDADES VARIÁVEIS DE ÓLEO DE SOJA EM SUBSTITUIÇÃO AOS ÓLEOS DE PETRÓLEO.

(33)

CARAMURU ALIMENTOS S.A.

VIA EXPRESSA JULIO BORGES DE SOUZA, 4.240 (ÀS MARGENS DA BR 153) B. NOSSA SENHORA DA SAÚDE - CEP:75520-900 - ITUMBIARA-GO

TEL.: (64) 3404 0200

Referências

Documentos relacionados

3 Nutrição e Saúde Coletiva: 18 horas de aulas extraclasse - deverá ser enviado relatório final.. FACULDADES

No que diz respeito, especificamente, aos problemas aritméticos, ao analisar Revistas de Ensino e um caderno de aluno no intuito de perceber de que maneira as

(2010), do modelo de qualidade de vida no trabalho de Hackman e Oldham (1974), devido sua a facilidade de interpretação e a proposta de um questionário curto

Neste estudo, a vinculação pré-natal total e a dimensão intensidade da preocupação paternas são significativamente mais elevadas nos homens que não têm filhos.. Nas mulheres

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

A crença que fica sugerida pelas páginas de seu livro, e que se expressa no que chamei de uma “prudência analítica”, é sinteti- zada por Hartog em sua conclusão: “Se há uma