• Nenhum resultado encontrado

1250 ambientalmentesustentable, 2015, (II), 20

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1250 ambientalmentesustentable, 2015, (II), 20"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

A Educação Ambiental no ensino de

Ciências a partir da implementação de

práticas de revitalização em uma

nascente em uma escola brasileira

Environmental education in teaching sciences

from the implementation of revitalization practices

in a nascent in a Brazilian school

Paulo Vitor Teodoro de Souza1 2.

Resumo

Este trabalho objetiva-se em apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma instituição de educação básica brasileira. Para tanto, foi desenvolvido um projeto de revitalização de um lago e uma nascente localizada em uma escola privada na cidade de Fundamental da escola onde a pesquisa foi idealizada. Os alunos tiveram a oportunidade de serem inseridos em momentos em que eles puderam discutir e aprender sobre os conteúdos pedagógica, sobre Educação Ambiental. A pesquisa possibilitou inserir os alunos em um meio de trabalho como agentes principais da proposta pedagógica, na qual os mesmos planejam, estudam para entender a necessidade da sensibilização ambiental, executam, e, ainda, apresentam os resultados alcançados para a comunidade.

Astract

education institution. Therefore, it developed a revitalization project of a lake and a spring located in a private school in the city of Uberlândia / MG - Brazil. The research directly designed. Students had the opportunity to be inserted at a time when they could discuss pedagogical intervention project on environmental education. The survey allowed students to enter into a working environment as key players in pedagogical proposal in which the same plan, study to understand the need for environmental awareness, perform, and also present the results achieved for the community.

Palavras chave

Educação ambiental. Projeto de intervenção. Nascente Key-words

(3)

Considerações iniciais

No ensino praticado na atualidade, princi-palmente em escolas brasileiras de edu -tratégias didáticas diferenciadas daquelas em que os professores apenas expõem os

-plos sobre o meio em que estão inseridos

propostas em que esses sejam os

agen

-“[...] torna-se evidente a necessidade da participação da escola no processo de educação ambiental dos seus alu-nos. Comportamentos ambientalmen-te corretos precisam ser trabalhados desde as séries iniciais pelas crianças e, portanto, fazer parte do seu cotidia-no quando passam a conviver cotidia-no am-biente escolar”.

Diante de tantas agressões ambientais, ocorridas no mundo inteiro -

especialmen-te no Brasil com os exacerbados desmata

-porta mais tantas agressões e, por isso, a

e desastres naturais, consequentemente

Frente a isso, percebe-se que autoridades

“Educação ambiental é uma disciplina bem estabelecida que enfatiza a relação dos homens com o ambiente natu-ral, as formas de conservá-lo, preservá-lo e de administrar seus recursos adequa-damente”

precisa ser ensinada de forma que possa

“A Educação Ambiental deve ser traba-lhada na escola não por ser uma exigên-cia do Ministério da Educação (MEC), mas porque acreditamos ser a única forma de aprendermos e ensinarmos que nós, seres humanos, não somos os únicos habitantes deste planeta, que não temos o direito de destruí-lo, pois da mesma forma que herdamos a ter-ra de nossos pais, deveremos deixá-la

(4)

-cenário, é necessário que os projetos

ine-SOUZA

-por meio de estratégias

interdisciplina-compreender a dimensão ambiental, na

e

projetos que possibilite o aluno ser inse-rido nas estratégias didáticas que promo

-possíveis de se trabalhar a Educação Ambiental, os Parâmetros Curriculares -disciplinaridade essencial ao desen-volvimento de temas ligados ao Meio Ambiente, sendo necessário desfrag-mentar os conteúdos e reunir as infor-mações dentro de um mesmo contexto, nas várias disciplinas”.

- TOZONI

-“[...] a investigação e o estudo na escola e seu entorno podem ser realizados de maneira participativa, pois ela estimula o desenvolvimento de atitudes investi-gativas, instigadora responsabilidade, a organização e a iniciativa necessárias para a realização de trabalhos coletivos pautados na cooperação”.

(5)

-“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvol-vimento da pessoa, seu preparo para o

-ção para o trabalho”.

e saberes para compreensão dos proces-o cuidadproces-o cproces-om proces-o meiproces-o, atualmente, é uma

-Contexto da pesquisa

-solo, dos mares, dos lagos e dos rios e, em seguida, é transportada pelo planeta centrada apenas nos problemas

ambien-SOUZA

escola pode e precisa articular os conte-que acontecem no mundo e no meio conte-que

-Ainda é necessário pontuar que a

educa-“A Política Nacional de Educação Am-biental será executada pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Na-pelas instituições educacionais públi-cas e privadas dos sistemas de ensi-no, pelos órgãos públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, envolvendo entidades não governa-mentais, entidades de classe, meios de comunicação e demais segmentos da sociedade”.

(6)

-“Educação Ambiental é uma proposta -res éticos, democráticos e humanistas. Seu objetivo é assegurar a maneira de viver mais coerente com os ideais de uma sociedade sustentável e de-mocrática. Conduz a repensar velhas fórmulas e a propor ações concretas para transformar a casa, a rua, o bair-ro, a escola e a comunidade. Parte de um princípio de respeito à diversida-de diversida-de classe, diversida-de etnia e diversida-de gênero. A educação deve ser o portal para o de-senvolvimento sustentável e essa sus-tentabilidade é o novo paradigma do desenvolvimento econômico e social”.

Isto posto, percebe-se que uma forma do aluno proceder coerentemente com o

-sabedoria de que, a partir de pequenas

-Segundo “a escola

é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de so-cialização, iniciado em casa, com seus familiares”.

sentido, comportamentos ambientalmen-solo enquanto outra escorre sobre a

ter

-a existênci-a de um-a n-ascente, d-a qu-al -a água escoa com destino ao lago

cons

-nos, professores e comunidade escolar

-comunidade escolar para o fomento de práticas mais justas e preocupadas com o

escola, partindo dos problemas locais, di-recionadas a sustentabilidade do meio

(7)

na

-contexto escolar

sala de aula, podemos pensar na

necessi-relacionados com os danos e a degrada

-da água e do solo não foram priori-dades

-Segundo parte do seu cotidiano quando passam a

-Objetivos do artigo

os resultados de uma pesquisa que buscou alunos do ensino fundamental, a partir da

-piciar aos alunos a compreensão do mundo

-temente, o presente artigo busca discutir as

(8)

-sibilitar, por meio das diferentes áreas do pessoas, desta forma é necessário prepa-rar os alunos para atuarem em sociedade

-podem surgir a partir de uma necessida-de que cada comunidanecessida-de escolar tem e, para tanto, se tornar uma forma de aliar a teoria com as práticas buscando de forma -do da forma que for abordada, se relacio

-“Aprender ciências não é uma questão de simplesmente ampliar o conheci-mento dos jovens sobre os fenômenos

-do, e, atualmente, tornou-se uma grande necessidade a ponto de ser inserida nos

-tudar os problemas surgidos a partir das

-de uma temática polêmica que por sua

-“[...] qualidade de vida depende da qualidade do ambiente e está associa-da a formas inéditas de identiassocia-dade, de cooperação, de solidariedade, de par-ticipação [...]. Ela se estabelece através de um processo de reapropriação das condições de vida da população em relação com suas necessidades e seus valores subjetivos”.

(9)

-e fom-ento da autonomia dos participant-es

-colar decorre da necessidade de se entrar

-tendo os alunos como sujeitos do proces -ma interdisciplinar articulados com a

edu

-- uma prática talvez denominada mais apropriadamente como estudo da na-tureza - nem de desenvolver ou orga-nizar o raciocínio do senso comum dos jovens. Aprender ciências requer mais dos alunos, através de eventos discre-pantes. Aprender ciências requer que crianças e adolescentes sejam introdu-zidos numa forma diferente de pensar sobre o mundo natural e de explicá-lo”.

entender os fenômenos naturais, mas,

-forma, as pesquisas escolares podem

pro -auxiliando o estudante a relacionar os

(10)

con-pesquisa parte de uma abordagem

meto-“[...] atitudes problematizadoras e con-textualizadoras das circunstâncias da prática; dentro de uma perspectiva crítica sobre as ideologias presentes na prática, tendo por objetivos a eman-cipação e a formação dos sujeitos da prática.”

-cente que a escola possui para que eles possam interagir com o meio e propor

-nicipal da cidade brasileira, juntamente com alguns alunos, para receber algumas

-SATO

-“Há diferentes formas de incluir a te-mática ambiental nos currículos es-colares, como atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora de sala de aula, produção de materiais locais, projetos ou qualquer outra ativi-dade que conduza os alunos a serem reconhecidos como agentes ativos no processo que norteia a política am-bientalista. Cabe aos professores, por intermédio de prática interdisciplinar, proporem novas metodologias que fa-voreçam a implementação da Educa-ção Ambiental, sempre considerando o ambiente imediato, relacionado a exemplos de problemas atualizados”.

Neste sentido, ainda, seguindo SATO

-Percurso metodológico

-cialmente, se baseou na busca pela inser

(11)

-uma pesquisa1 sobre a importância da -aula, com o intuito de possibilitar os

estu -possui para que eles pudessem interagir

-Nesta etapa, orientou-se os alunos sobre a necessidade do cuidado ambiental com

-ponente da proposta - e dos alunos aos de Uberlândia - Brasil, no Instituto de -xiliassem a determinar a quantidade

monitoradas por, aproximadamente, -ta pedagógica – neste artigo buscamos manter a escrita original das frases

utili

-Desenvolvimento das

atividades pedagógicas

(12)

-as questões p-assad-as pelo professor,

-do lago e da nascente, como garrafas pet,

ressaltar que os discentes também foram

(13)

-e -ensinar aos alunos o proc-edim-ento do

-ensino fora da sala de aula e de maneira

-podem ser medidos por meio de um

apare

-expressão:

(14)

-borado também, um mosaico indicando a

um jardim suspenso sobre a cerca e as

ár

-professora de Artes da escola e os alunos

-ração

-gismo.

(15)

Avaliação das atividades

propostas

Uma das etapas da pesquisa, foi a

apli

-queiram ingressar no ensino superior nas

-nários da escola e aos participantes em

-apresentação das atividades para a

(16)

-sicos sobre indicadores ácido-base,

leitu

-também foi contemplada com uma ques-tão aberta, na qual foi sugerido que os alunos relatassem sobre a opinião deles,

-aos cursos d’água de um determinado rio,

-I – mortalidade de peixes acima do normal no local do derrame de ácido em suas

pro-III – danos permanentes na qualidade de IV – aumento momentâneo da temperatura

(17)

-do primeiro item da questão aberta: “Em

sua opinião, quais foram os objetivos deste projeto? Eles foram alcançados? ”

alunos, propiciar a compreensão do mun-do social em que estão inserimun-dos e

desen-2:

-cação sócio–ambiental para toda a co-munidade e agora o espaço do lagui-nho poderá voltar a ser utilizado pelos alunos e professores em aulas práticas por exemplo” (aluna 1).

como a nascente e o lago, para usufruir do relato, acredita-se que os próprios es-para outros professores, o que possibilitará

-cebe-se que nessa questão, a maioria dos -tão, podemos considerar que os discentes

-percebe-se que esses alunos não compre

(18)

espé -cebe-se que a comunidade escolar precisa

-da escola precisam -dar exemplo de ci-da-

cida-Algumas Considerações

-cendo a complexidade do assunto, abran

-cisa ser entendida como uma importante

uma nascente (da nossa); do impacto ambiental, dos diversos fatores que nascente e de mostrar que se tomar-mos essa iniciativa nós sotomar-mos capazes de realizar algo grandioso. Sim pois alunos revitalizaram o laguinho e du-rante esse processo aprenderam muito sobre sustentabilidade” (Aluno 2).

apresentaram aspectos impactantes no cotidiano dos alunos, como mostra o re-lato seguinte:

“Os objetivos foram alcançados sim, os mobilizar a comunidade sobre a impor-tância da água, cuidar e revitalizar a nascente, e mostrar que nós mesmos podemos mudar o mundo começando

-lidade do projeto:

“Em minha opinião, os objetivos fo-ram mostrar que devemos cuidar do meio ambiente, devemos preservar a nascente, cuidar da nossa água, que se cuidarmos do ambiente onde vive-mos não teria a água pra beber, tomar banho e comida. Para mim os objeti-vos não foram alcançados, pois ainda não acabou, esse projeto durará muito tempo se nós quisermos alcançar o

(19)

-ção Ambiental -te, Holos, -pública Federativa do Brasil.

-diferentes disciplinas ainda é uma barreira -lado o ensino tradicional e se dedicar em

-– autores deste artigo -– na escola em con-tra turnos para orientar os discentes nas

-nem momentos em que os professores se dediquem a projetos de pesquisa e/ou

ex

(20)

-Projeto de Educação -norte.

-Associação dos Geógrafos Brasileiros–Se-ção Três Lagoas

-Boletim TV Es-cola,

Educação Ambiental, São Edu-cação ambiental, uma questão de

“sobre

-Trajetória da constru-em foco a educação ambiental.

de mestrado em ensino de ciências e ma

-Década das Nações Unidas da Educação para um Desenvolvimento Sus-esquema internacional de implementação.

Linhas Críti-cas, Educação ambiental - Princípios e práticas, -Escola, Pedagogia como ciência da educação.

-Pesquisa em educação ambiental, São Car-los,

A dimensão

ambien-tal na educação

-bilidade, racionalidade, complexidade, po-der,

A formação do pro-possibilidades e constatações.

Referências

Documentos relacionados

Light and transmission electron microscopy of generalized dystrophic epidermolysis bullosa (Pasini's albopapuloid subtype). An

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

ATENÇÃO: a Instramed não assume responsabilidade por quaisquer danos causados a indivíduos ou propriedade, ocasionados pelo uso incorreto deste equipamento, seja pela utilização

Conceição de Maria Pereira dos Santos Dayanne Soares Lima dos Santos Francisco Gustavo Borborema Caminha Ivonete da Mota Dias Ramos. Manoel Otoni da Rocha Batista Marcelo

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Cabo Verde é um pequeno Estado insular de vocação atlântica, situado a cerca de 500 km da costa ocidental africana, com uma diáspora espalhada por quase todos os continentes, que

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,