• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE ERGONÔMICA FILIAL I / CHAPADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE ERGONÔMICA FILIAL I / CHAPADA"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE ERGONÔMICA

08/2016

5

(2)

Análise Ergonômica do trabalho

Data: 26/08/2016

1

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO...02

2. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA...03

3. OBJETIVOS...04

4. REFERÊNCIAS NORMATIVAS...04

5. ASSISTÊNCIA MÉDICA...04

6. ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO LOCAL...04

7. REFERENCIAL TEÓRICO...05

8. ESTUDO ERGONÔMICO DO TRABALHO...07

9. METODOLOGIA...08

10. RESPONSABILIDADE TÉCNICA...10

11. ANÁLISES ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO ...10

12. ANEXOS ... ...35

a.

Plano de Ação e melhorias ergonômicas

b.

Tabela de riscos ergonômicos das funções

(3)

Análise Ergonômica

do Trabalho

Data: 26/08/2016

2

1. INTRODUÇÃO

Em busca de maior produtividade, qualidade, segurança e conforto na execução de tarefas simples e complexas, a ergonomia vem sendo aplicada cada vez mais nas indústrias como ferramenta fundamental, solucionando problemas encontrados nas áreas do processo industrial, administrativa e principalmente comportamental.

Ergonomia é a ciência que procura o ajuste das condições de trabalho as pessoas. Ela envolve a aplicação dos conhecimentos sobre as características do ser humano para beneficiar seu bem-estar e os resultados de seu trabalho e da empresa. Qualquer atividade industrial pode ser vista como um sistema homem-máquina dentro de certo ambiente. Qualquer sistema existe para atingir objetivos pela consecução de certas funções. Exposição a condições de trabalho adversas pode resultar em dores momentâneas, fadiga e lesões a médio e longo prazo.

Ambientes de trabalho com projetos inadequados contribuem na redução de eficiência, produção, qualidade e pode provocar o aumento do absenteísmo e os custos de produção. A ergonomia preocupa-se em fazer a interface homem-máquina e homem-ambiente tão segura, eficiente e confortável quanto possível, preocupando–se primeiro com a saúde do trabalhador e sua satisfação pelo trabalho e em segundo com o aumento da lucratividade da empresa.

Além da visão prevencionista que deve nortear o trabalho das empresas, a Portaria nº 3.214/78, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece em sua Norma Regulamentadora nº 17 – Ergonomia, parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, e que deve ser observada e implementada pelos empregadores.

Atendendo à solicitação da empresa PANIFICADORA CONDE LTDA

. Através do setor de

Saúde e Segurança do Trabalho, realizamos o levantamento das condições ergonômicas de trabalho, conforme Norma Regulamentadora número 17, visando à elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho.

(4)

Análise Ergonômica

do Trabalho

Data: 26/08/2016

3

2. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

EMPRESA:

Panificadora Conde Ltda.

C.N.P. J.

04.486.759/0002-68

ENDEREÇO:

AV. DRº Theomario Pinto da Costa, Nº 2144, Lote 34 A - Chapada Cep. 69.050-020.

CIDADE: Manaus - Amazonas

RAMO DE ATIVIDADE:

Comércio varejista de produtos de padaria, laticínio, doces, balas e semelhantes.

GRAU DE RISCO: 02

CNAE: 47.21-1-02

MORADIAS E TRAJETO: O LOCAL NÃO DISPÕE DE ROTA PARA A

LOCOMOÇÃO DOS COLABORADORES.

HORÁRIO DE TRABALHO:

De Segunda á Segunda, 05h30min ás 13h30min - 1º Turno – Escala 2x1

De Segunda á Segunda, 13h10min ás 21h30min - 2º Turno – Escala 2x1

DESEJUM: Café, Almoço e Lanche.

CARGA HORÁRIA SEMANAL:

(5)

Análise Ergonômica

do Trabalho

Data: 26/08/2016

4

3. OBJETIVOS

a. Observar e descrever o posto de trabalho e suas funções correspondentes; b. Avaliar a questão da biomecânica nas diferentes atividades;

c. Estudar as condições de trabalho físico e mental dos colaboradores; d. Levantamento do biótipo dos colaboradores;

e. Levantamento das relações interpessoais nos grupos;

f. Identificar situações de risco quanto ao mobiliário, equipamentos, ferramentas e atitudes posturais inadequadas nos setores da empresa;

g. Criar sensibilização para a cultura ergonômica dentro da empresa, através dos resultados da Análise Ergonômica do Trabalho da CONDE DO PÃO LTDA;

h. Sugerir soluções ergonômicas visando redução de queixas e melhora do desempenho e bem estar dos colaboradores da MANAUS CONDE DO PÃO LTDA;;

i. Atender a NR 17 do Ministério do Trabalho e Emprego.

4. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Norma Regulamentadora nº 17 – Ergonomia

17.1 Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

17.1.1. As condições de trabalho incluem aspectos, relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e a própria organização do trabalho.

17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a Análise Ergonômica do Trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho conforme estabelecido nesta Norma Regulamentadora.

5. ASSISTÊNCIA MÉDICA

Não há assistência medica, porém, quando necessário, são realizada avaliação medicas na empresa de medicina ocupacional SASMET, atendendo todos os funcionários no aspecto de prevenção de acidentes e/ ou doenças ocupacionais.

(6)

Análise Ergonômica

do Trabalho

Data: 26/08/2016

5

Fabricação de pães, doces e salgados em geral.

7. QUANTIDADES DE EMPREGADOS

O desenvolvimento do trabalho em todas as suas fases emprega as seguintes funções:

Atendente Caixa Chapeiro Encarregado Supervisor

8. REFERENCIAL TEÓRICO

A utilização inadequada do complexo osteomuscular do corpo humano pode ser combatida através de mecanismos naturais de recuperação e regeneração dos tecidos lesionados. Sendo assim, quando há uma somatória de esforços e traumas repetitivos há necessidade de que o tempo de repouso aconteça para permitir a recuperação muscular, ao contrario iniciará uma lesão.

A produtividade de uma empresa aumenta quando posturas adequadas são adotadas durante a jornada de trabalho, e medidas preventivas como retirada de barreiras que dificultam a movimentação, remoção de corredores estreitos, pisos excessivamente lisos, pontas cortantes sem proteção, tornam-se rotina dentro da empresa.

A realização de pausa durante um esforço físico pode ajudar de três maneiras. Durante um esforço estático, possibilita a retirada correta do ácido lático produzido nas contrações, prevenindo lesões. Se o trabalho for de alta repetitividade haverá tempo para que os tendões voltem a sua configuração normal, já que este tipo de estrutura viscoelástica demora um tempo para voltar à sua estrutura normal. Os tendões impõem uma limitação à velocidade dos movimentos, pela sua característica não elástica, que deve ser respeitada. A Produção de liquido sinovial acontece durante a pausa e evita atrito entre as estruturas.

(7)

Análise Ergonômica

do Trabalho

Data: 26/08/2016

6 Outro mecanismo que auxilia na reparação das estruturas lesadas é o sono. Durante o primeiro período de sono há liberação do hormônio somatotrófico que promove reparação tecidual, sendo assim, noites mal dormidas podem prejudicar o processo.

Os fatores biomecânicos mais importantes na origem das lesões compreendem a força excessiva, posturas inadequadas, alta repetitividade, compressão mecânica, o fator determinante é o tempo insuficiente para recuperação dos tecidos. O frio também pode ser um fator contributivo para a ocorrência de lesão porque ocasiona constrição (fechamento) dos vasos sanguíneos na periferia do corpo, diminuindo o aporte sanguíneo, nutrição tecidual, e retirada de metabólitos, dificultando assim os processos de reparação. Ambientes muito quentes geram desprazer favorecendo o componente psíquico das lesões.

Mulheres são mais propensas a desenvolver lesões porque há uma menor resistência das estruturas, devido à relação hormonal com estrógenos que dificultam resolução de processos inflamatórios e a carga extra de trabalho como atividades domésticas. Linha de produção em velocidade excessiva, sem tempo para recuperação dos tecidos é um fator desencadeante de tensão excessiva.

Considera-se como trabalho de alta repetitividade quando o ciclo de trabalho é menor que 30 segundos, ou se maior que 30 segundos, mais que 50% do ciclo é ocupado com apenas um tipo de movimento.

Posturas dos membros superiores e sua relação patológica:

 Braço fletido ou abduzido durante um tempo significativo – contribui para o aparecimento de tendinite do ombro;

 O antebraço fletido sobre o braço, associado à supinação – gera uma sobrecarga tensional sobre o bíceps, com a possibilidade de tendinite do músculo bíceps;

 Movimentação freqüente de supinação e pronação – leva a tendinite de pronador redondo;

 Flexão freqüente do punho – leva a tenossinovite dos flexores, compressão do nervo mediano no túnel do carpo e a epicondilite medial;

 Extensão freqüente do punho – leva a tenossinovite dos extensores, compressão do nervo mediano no túnel do carpo e epicondilite lateral;

 Desvio ulnar freqüente – leva a Tenossinovite de Quervain.

 Cabeça excessivamente estendida – leva a fibromialgia do trapézio e esternocleidomastóideo;

(8)

Análise Ergonômica

do Trabalho

Data: 26/08/2016

7 A figura abaixo demonstra como a postura pode interferir na coluna vertebral, predispondo-a ao aparecimento de problemas como hérnias discais.

Pressões que 3º disco lombar sofre, numa pessoa de 70 Kg, conforme a posição do corpo e, portanto, conforme a postura.

A partir tópicos abordados, entende-se que objetivos de correção ergonômica para a empresa devem abordar a redução das posturas incorretas da cabeça, do tronco e dos membros superiores, reduzir movimentos de alta repetitividade, adequar a altura das máquinas com a altura dos trabalhadores, realizar rodízio de função adequadamente.

9. ESTUDO ERGONÔMICO DO TRABALHO

O Estudo Ergonômico do Trabalho se faz necessário, não só pela exigência da Norma Regulamentadora número 17, mas como ferramenta complementar ao PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional), tornando a empresa uma instituição protegida contra altos índices de doenças ocupacionais e queda de produtividade, conseqüente da falta de adaptações ergonômicas no ambiente de trabalho e manutenção técnica nesta área. Existem várias maneiras de desenvolver um Estudo Ergonômico do Trabalho, e esta é baseada em estudos e resultados obtidos pela metodologia da SASMET.

(9)

Análise Ergonômica

do Trabalho

Data: 26/08/2016

8

10. METODOLOGIA

Dentro do Programa de Análise Ergonômica do Trabalho na CONDE DO PÃO LTDA;

.

foi utilizada a seguinte metodologia:

Consultoria Inicial: Para levantamento dos dados da empresa, colaboradores e prioridades

no levantamento, junto ao serviço de segurança do trabalho e medicina do trabalho.

Observação dos Postos e Postura de Trabalho Descritiva: Observação local detalhada,

em cada posto de trabalho, associada com entrevista e troca de informações com os colaboradores;

Questionários: se utilizar algum para levantamento qualitativo de percepção dos

colaboradores;

Ferramentas:

ROSA: É uma lista de verificação postura baseada imagem projetada para quantificar a exposição ao risco fatores em um ambiente de trabalho de escritório.

ROSA é modelado após checklists baseados outra imagem e sistemas de pontuação de gráfico tal como RULA e REBA.

O objetivo do processo ROSA é servir como uma ferramenta de triagem para identificar áreas de prioridade nas organizações de escritório com base de grande porte.

REBA: (Rapid Entire Body Assessment): Desenvolvido por Hignett & McAtamney (2000), para estimar o risco de desordens corporais a que os trabalhadores estão expostos. É uma ferramenta para avaliar a quantidade de posturas forçadas nas tarefas onde é manipulado pessoas ou qualquer tipo de carga animada, apresentando uma grande similaridade com o método.

P.P.R.A. e P.C.M.S.O. – Utilização dos últimos levantamentos para complemento da Análise;

Fotografias e Filmagens – Vídeos fragmentados em fotos ou fotografias apresentadas nas avaliações dos postos de trabalho são meramente para representar o posto avaliado.

Foram também considerados todos os requisitos da Norma Regulamentadora nº 17 – Ergonomia, sendo elas:

(10)

Análise Ergonômica

do Trabalho

Data: 26/08/2016

9 17.2 - Levantamento, transporte e descarga individual de materiais.

17.3 – Mobiliário dos postos de trabalho. 17.4 – Equipamentos dos postos de trabalho. 17.5 – Condições ambientais de trabalho. 17.6.3 – Pausas para descanso.

(11)

Análise Ergonômica

do Trabalho

Data: 26/08/2016

10

11. RESPONSABILIDADE TÉCNICA

O presente documento tem a responsabilidade técnica e é assinado pelos profissionais envolvidos na Análise Ergonômica do Trabalho, Ergonomista, Fisioterapeuta e Médico do Trabalho com registro nos seus respectivos conselhos.

Sendo de responsabilidade da CONDE DO PÃO LTDA;. Programar, monitorar e assegurar o

cumprimento desta Análise Ergonômica.

Manaus, 26 de Agosto de 2016

____________________________ Empresa _____________________________ Médico do Trabalho José Virgílio C. de Castro

CRM 604-MT 13177-AM ____________________________

Fisioterapeuta do trabalho David Pereira de Mello

CREFITO 120374-F

____________________________ Fisioterapeuta do trabalho Viviane Costa Mendes Garcia

(12)

ANÁLISE

ERGONOMICA DO

TRABALHO

(13)

BUFFET CENTRAL ... Encarregado ... pag 11 Supervisora ... pag 15 CAIXA ... Caixa ... pag 19 PRODUÇÃO ... Chapeiro ... pag 23 Atendente - produção ...pag 27 Atendente - balcão ...pag 31

(14)

BUFFET

CENTRAL

(15)

ANALISADOR:

DAVID MELLO

TIPO DE ATIVIDADE:

TEMPO DO CICLO: N/A PRODUÇÃO: ALTURA DA MESA: 82cm ESPAÇO DO TRABALHO: 50cm PROFUNDIDADE: 47cm DISTÂNCIA DO MONITOR: 69 cm TIPO DE MATERIAIS:

PESO DA CARGA: N/A FREQUÊNCIA: N/A DISTÂNCIA: N/A

• Realizar exercícios específicos de cinesioterapia laboral/ ginástica laboral para melhorar o desempenho e prevenir lesões osteomioarticulares; • Disponibilizar treinamento do modo operatório FIT (ficha de instrução de trabalho);

• Disponibilizar mesa com borda arredondada conforme

BUFFET CENTRAL ENCARREGADO --- DATA: 26/08/2016

RESULTADO DA FERRAMENTA UTILIZADA DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Conforme relato do colaborador (a): Abre a loja às 06:00, Liga os caixas, Pega os malotes, Realiza reunião com a equipe, Inicia o atendimento ao público, Coordena a organização da loja.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS A atividade é dinâmica e apresenta mudanças constantes de tarefas e posturas

MEDIÇÕES DO POSTO

ANÁLISE ERGONÔMICA

SETOR: FUNÇÃO: POSTO: Pág. 01

Reba Avaliação Rápida de corpo inteiro

RESULTADO: Risco baixo, intervenção pode ser necessária

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

CONFORME A FERRAMENTA UTILIZADA PARA AVALIAÇÃO: CONCLUÍ-SE QUE A ATIVIDADE APRESENTA GRAU DE RISCO BAIXO INTERVENÇÃO PODE SER NECESSÁRIA.

É VALIDO RESSALTAR QUE AS MELHORIAS CONTÍNUAS DOS POSTOS E MÉTODOS DE TRABALHO, SEMPRE DEVEM SER REALIZADAS VISANDO PREVENIR, RESTAURAR E PROMOVER A SAÚDE DO COLABORADOR E ATENDER AS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.

RECOMENDAÇÕES DESCRIÇÃO FÍSICA

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Computador, Dois telefones fixos, Calculadora, Impressora EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO Luvas.

LAYOUT 80% na posição em Pé e 20% na posição sentado.

INFORMAÇÕES DA ATIVIDADE

Aciclica

N/A

MATERIAIS MANUSEADOS COM CARGA

N/A

(16)

Observa-se flexão de coluna cervical, compressão de antebraços na borda da mesa e extensão de punho direito ao manusear mouse.

Observa-se flexão de joelhos ao sentar-se na cadeira.

Não relatou nenhuma queixa durante a entrevista.

CONDIÇÕES AMBIENTAIS

Os dados das avaliações ambientais podem ser obtidos no PPRA da empresa.

ANÁLISE ERGONÔMICA

SETOR: FUNÇÃO: POSTO: Pág. 02

BUFFET CENTRAL ENCARREGADO --- DATA: 28/08/2015

QUEIXAS DO COLABORADOR MEMORIAL BIOMECÂNICO

(17)

Tronco

Movimento:

Pontuação 2

Correção:

Acrescentar +1 se houver torções e inclinação lateral

Pescoço

Movimento:

Pontuação 1

Correção:

+1 se houver torções e inclinação lateral

Pernas

Movimento:

Pontuação 1

Correção:

+ 1 se houver flexão de joelhos entre 30 a 60°

+ 2 se os joelhos estão flexionados mais 60° (salvo postura sedentária) Carga/Força

Carga:

Pontuação 0

Correção:

+ 1 movimentos rápidos ou bruscos

Braços

Movimento:

Pontuação 3

Correção:

+1 se houver abdução ou rotação +1 elevação de ombro

-1 se houver apoio ou a postura à favor da gravidade Antebraços

Movimento:

Pontuação 1

Método REBA

Avaliação Rápida do Corpo Inteiro

Pág. 03

SETOR FUNÇÃO POSTO

BUFFET CENTRAL ENCARREGADO

---GRUPO A

GRUPO B

(18)

Punhos

Movimento:

Pontuação 1

Correção:

Acrescentar + 1 se houver torção ou desvio lateral

Pega

Pega:

Pontuação 0

2 + 0

3 + 0

+1: Uma ou mais parte do corpo estáticas (mantida mais de 1 min.)

3 + +1: Movimentos repetitivos (superior a 4 vezes/min.) +1: Mudanças bruscas ou rápidas de posturas ou

Resultados:

1 3 Baixo Pode ser necessário

Resultados

Tabela A Carga/Força

Tabela B Pega

Tabela C

Nível de Ação Escore Reba Nível de Risco Intervenção

(19)

ANALISADOR:

DAVID MELLO

TIPO DE ATIVIDADE: TEMPO DO CICLO: N/A PRODUÇÃO: ALTURA DA PRATELEIRA: 150 cm ESPAÇO DO TRABALHO: N/A PROFUNDIDADE: N/A DISTÂNCIA DO MONITOR: N/A TIPO DE MATERIAIS: PESO DA CARGA: N/A FREQUÊNCIA: N/A DISTÂNCIA: N/A

•Disponibilizar assento com caixa alta a ser posicionado próximo ao posto e que seja compartilhado entre os funcionários;

•Disponibilizar um colaborador da função de serviços gerais para melhor cuidar da higiene e limpeza das dependências do estabelecimento conforme; •Realizar exercícios específicos de cinesioterapia laboral/ ginástica laboral para melhorar o desempenho e prevenir lesões osteomioarticulares;

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

CONFORME A FERRAMENTA UTILIZADA PARA AVALIAÇÃO: CONCLUÍ-SE QUE A ATIVIDADE APRESENTA GRAU DE RISCO MODERADO. É VALIDO RESSALTAR QUE AS MELHORIAS CONTÍNUAS DOS POSTOS E MÉTODOS DE TRABALHO, SEMPRE DEVEM SER REALIZADAS VISANDO PREVENIR,

RESTAURAR E PROMOVER A SAÚDE DO COLABORADR E ATENDER AS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. RECOMENDAÇÕES

Avaliação Rápida de Corpo Inteiro

RESULTADO: Risco Moderado REBA

BUFFET CENTRAL SUPERVISORA --- DATA: 26/08/2016

RESULTADO DA FERRAMENTA UTILIZADA 80% na posição em Pé e 20% na posição sentado.

INFORMAÇÕES DA ATIVIDADE

Aciclica

N/A

MEDIÇÕES DO POSTO

MATERIAIS MANUSEADOS COM CARGA

N/A

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Conforme relato do colaborador (a): Suporte aos outros setores, Verifica os alimentos dispostos no Buffet, Verifica os doces e frios no balcão, Coordena a produção, Verifica a limpeza das

mesas de refeição dos clientes, Coordena a organização da loja.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Realiza treinamento periódico com êxito.

ANÁLISE ERGONÔMICA

SETOR: FUNÇÃO: POSTO: Pág. 01

DESCRIÇÃO FÍSICA

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Caixa, Calculadora, Impressora EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO Luvas.

LAYOUT

(20)

Verifica-se flexão de cotovelo esquerdo ao posicionar bandeja de alimentos em balcão de atendimento.

QUEIXAS DO COLABORADOR

ANÁLISE ERGONÔMICA

SETOR: FUNÇÃO: POSTO: Pág. 02

BUFFET CENTRAL ENCARREGADA --- DATA: 26/08/2016

MEMORIAL BIOMECÂNICO

CONDIÇÕES AMBIENTAIS

Os dados das avaliações ambientais podem ser obtidos no PPRA da empresa.

Colaboradora posiciona louças para serem recolhidas pelo colaborador da cozinha.

Conforme relato: sem dificuldades ou queixas

(21)

Tronco

Movimento:

Pontuação 2

Correção:

Acrescentar +1 se houver torções e inclinação lateral

Pescoço

Movimento:

Pontuação 1

Correção:

+1 se houver torções e inclinação lateral

Pernas

Movimento:

Pontuação 1

Correção:

+ 1 se houver flexão de joelhos entre 30 a 60°

+ 2 se os joelhos estão flexionados mais 60° (salvo postura sedentária) Carga/Força

Carga:

Pontuação 0

Correção:

+ 1 movimentos rápidos ou bruscos

Braços

Movimento:

Pontuação 4

Correção:

+1 se houver abdução ou rotação +1 elevação de ombro

-1 se houver apoio ou a postura à favor da gravidade Antebraços

Movimento:

Pontuação 1

Método REBA

Avaliação Rápida do Corpo Inteiro

Pág. 03

SETOR FUNÇÃO POSTO

BUFFET CENTRAL ENCARREGADA

---GRUPO A

GRUPO B

(22)

Punhos

Movimento:

Pontuação 1

Correção:

Acrescentar + 1 se houver torção ou desvio lateral

Pega

Pega:

Pontuação 0

2 + 0

4 + 0

+1: Uma ou mais parte do corpo estáticas (mantida mais de 1 min.)

4 + +1: Movimentos repetitivos (superior a 4 vezes/min.) +1: Mudanças bruscas ou rápidas de posturas ou

Resultados: 2 7 Médio Necessário Resultados Tabela A Carga/Força Tabela B Pega Tabela C

Nível de Ação Escore Reba Nível de Risco Intervenção

(23)

(24)

ANALISADOR: DAVID MELLO TIPO DE ATIVIDADE: TEMPO DO CICLO: N/A PRODUÇÃO: ALTURA DA BANCADA: 115 cm ESPAÇO DO TRABALHO: 69 cm PROFUNDIDADE: 10 cm DISTÂNCIA DO MONITOR: 55 cm TIPO DE MATERIAIS: PESO DA CARGA: N/A FREQUÊNCIA: N/A DISTÂNCIA: N/A

CAIXA CAIXA --- DATA: 28/08/2016

CONFORME A FERRAMENTA UTILIZADA PARA AVALIAÇÃO: CONCLUÍ-SE QUE A ATIVIDADE APRESENTA GRAU DE RISCO MODERADO. DESCRIÇÃO FÍSICA

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Balança, Monitor, Teclado, Leitor de código de barras, Impressora de cupom fiscal. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

-LAYOUT

ROSA Avaliação rápida de esforço em escritório. RESULTADO: Grau de Risco Moderado.

70% na posição em Pé e 30% na posição sentado.

INFORMAÇÕES DA ATIVIDADE

ANÁLISE ERGONÔMICA

SETOR: FUNÇÃO: POSTO: Pág. 01

Aciclica

N/A

MEDIÇÕES DO POSTO

MATERIAIS MANUSEADOS COM CARGA

N/A

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Conforme relato do colaborador (a): Recebe o produto, Passa no leitor óptico no produto, Recebe o valor em espécie ou cartão, Embala o produto, Entrega ao cliente.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

---RESULTADO DA FERRAMENTA UTILIZADA

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

É VALIDO RESSALTAR QUE AS MELHORIAS CONTÍNUAS DOS POSTOS E MÉTODOS DE TRABALHO, SEMPRE DEVEM SER REALIZADAS VISANDO PREVENIR, RESTAURAR E PROMOVER A SAÚDE DO COLABORADR E ATENDER AS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.

• Realizar exercícios específicos de cinesioterapia laboral/ ginástica laboral para melhorar o desempenho e prevenir lesões osteomioarticulares; • Realizar palestras/treinamento abordando tema sobre a importância da reeducação postural a ser adotada pelo colaborador no seu posto de trabalho. • Orientar a importância da alternância postural a cada hora trabalhada no posto de trabalho conforme ( NR 17.6.1);

• Adequar o espaço debaixo da bancada para melhor posicionamento e movimentação de membros inferiores (NR 17.3.2-c); • Disponibilizar o correto alinhamento do teclado e mouse em frente ao monitor conforme (NR 17.3.1);

• Disponibilizar mesa com borda arredondada conforme (NR 17.3.2);

RECOMENDAÇÕES

(25)

CONDIÇÕES AMBIENTAIS

Os dados das avaliações ambientais podem ser obtidos no PPRA da empresa.

CAIXA CAIXA --- DATA: 28/08/2016

MEMORIAL BIOMECÂNICO

Observa-se flexão de joelhos ao sentar-se com suporte para as os pés na base da cadeira de caixa alta.

QUEIXAS DO COLABORADOR

Conforme relato do colaborador (a): Sente dor na lombar e sugere cadeira com suporte alto para as costas.

Observa-se movimentação dinâmica dos membros superiores ao registrar compras e atender ao clientes.

Observa-se rotação de coluna cervical ao olhar para monitor e ao atender cliente e realização de movimentos de abdução de ombro

direito e dinâmicos de ambas as mãos.

ANÁLISE ERGONÔMICA

SETOR: FUNÇÃO: POSTO: Pág. 02

(26)

Altura do Assento

Profundidade do Assento

Descanso de Braço

Suporte para Costas

DURAÇÃO:

Monitor

DURAÇÃO:

CAIXA OPERADOR DE CAIXA

---Método ROSA

RAPID OFFICE STRAIN ASSESSMENT

Pág. 03

SETOR FUNÇÃO POSTO

Seção A

Entre 30 min a 1 h de forma continua ou entre 1 e 4 h por dia (0)

Seção B

Entre 30 min a 1 h de forma continua ou entre 1 e 4 h por dia (0)

Joelhos à 90° (1) embaixo da mesa (+1)Espaço insuficente ajustável (+1)Altura não

Aprox. 7,5 cm entre joelho e final da

cadeira (1)

Não ajustável (+1)

Suporte do ombro alinhado com cotovelo

-ombro relaxado (1)

Muito Largo (+1) Superfície

escorregadia ou danificada (+1)

Apoio lombar correto -cadeira reclinada entre 95-110° (1)

Área de trabalho muito alta (ombros

abduzidos) (+1)

Apoio lombar sem ajustes (+1) Muito Baixo

-Joelhos < 90° (2) Joelhos > 90° (2)Muito Alto - Pés sem contato com o chão (3)

Muito próximo

-espaço < 7,5 cm (2) espaço > 7,5 cm (2)Muito distante

-Muito alto (ombros abduzidos) / Baixo (braço

sem suporte) (2)

Não ajustável (+1)

Sem apoio lombar OU suporte não corretamente na parte inferior das costas (2)

Muito para trás (>110°) / Muito para frente (< 95°)

(2)

Sem suporte para costas (banco)/ Trabalho de leituras

com tronco para frente (2)

Distância de um braço (40 - 75 cm) / Monitor na altura dos olhos (1)

Muito perto (< 30°) (2) Muito longe (+1)

Muito Alto - cabeça Cabeça rodada

maior que 30° (+1) Brilho na tela (+1) documentos (+1)Sem porta

(27)

Telefone DURAÇÃO: Mouse DURAÇÃO: Teclado DURAÇÃO: SCORE A (Cadeiras) 5 SCORE B (Monitor/Telefone) 4 SCORE (Periféricos) 4 SCORE C (Mouse/Teclado) 1

5

Resultado: Risco Moderado

Entre 30 min a 1 h de forma continua ou entre 1 e 4 h por dia (0)

Seção C

Anexos

Entre 30 min a 1 h de forma continua ou entre 1 e 4 h por dia (0)

Entre 30 min a 1 h de forma continua ou entre 1 e 4 h por dia (0)

Resultados SCORE FINAL Pulsos neutros / Ombros relaxados (1) Desvio de punho ao digitar (+1) Headset / Uma mão

no telefone e pescoço em posição neutra (1)

Muito longe para

atender (> 30 cm) (2) cabeça e ombro (+2)Segurando com Sem opção de mãos livres (handset) (+1)

Mouse alinhado com o

ombro (1) distante da linha do Mouse afastado / ombro (2)

Mouse e teclado em superfícies diferentes

(+2)

Mouse pequeno

(mão em garra) (+1) frente ao mouse (+1)Apoio de punho em

Punhos extendidos / Teclado com angulo

positivo (>15°) (2)

Teclado alto / ombros abduzidos

(+1)

Pegar coisas acima

da cabeça (+1) ajustavél(+1)Mesa não

(28)

(29)

ANALISADOR: DAVID MELLO TIPO DE ATIVIDADE: TEMPO DO CICLO: N/A PRODUÇÃO: ALTURA DA BANCADA: 89 cm ALTURA DA CHAPA+ BANCADA: 120 cm ESPAÇO DE TRABALHO: 60 cm TIPO DE MATERIAIS: PESO DA CARGA: N/A FREQUÊNCIA: N/A DISTÂNCIA: N/A

PRODUÇÃO AUXILIAR DE PRODUÇÃO CHAPEIRO DATA: 28/08/2016

RESULTADO DA FERRAMENTA UTILIZADA DESCRIÇÃO FÍSICA

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Chapa, Espátula, Faca, Garfo. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO N/A

LAYOUT 05% na posição em pé e 95% na posição sentada.

INFORMAÇÕES DA ATIVIDADE

Aciclica

N/A

MEDIÇÕES DO POSTO

ANÁLISE ERGONÔMICA

SETOR: FUNÇÃO: POSTO: Pág. 01

MATERIAIS MANUSEADOS COM CARGA

N/A

DESCRIÇÃO DO MODO OPERATÓRIO

Conforme relato do colaborador (a): Recebe o pedido, Separa os insumos, Liga a chapa, Monta o sanduíche ou tapioca, Põe na chapa espera o tempo, Entrega ao cliente o pedido.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

---REBA

• Realizar exercícios específicos de cinesioterapia laboral/ ginástica laboral para melhorar o desempenho e prevenir lesões guiados por profissionais qualificados. (NR 17.6.3).

•Disponibilizar acento do tipo caixa alta para ser utilizada nos momentos das pausas e ser compartilhado entre os colaboradores do setor;

RECOMENDAÇÕES

• Conceder pausas para descanso adequadamente;

• Realizar palestras/treinamento abordando quanto a melhor postura a ser adotada pelo colaborador;

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

CONFORME A FERRAMENTA UTILIZADA PARA AVALIAÇÃO: CONCLUÍ-SE QUE A ATIVIDADE APRESENTA GRAU DE RISCO MODERADO. É VALIDO RESSALTAR QUE AS MELHORIAS CONTÍNUAS DOS POSTOS E MÉTODOS DE TRABALHO, SEMPRE DEVEM SER REALIZADAS VISANDO

PREVENIR, RESTAURAR E PROMOVER A SAÚDE DO COLABORADR E ATENDER AS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.

Avaliação Rápida de Corpo Inteiro

RESULTADO: Risco Moderado

(30)

Observa-se movimentos dinâmicos de membros superiores e flexão de pescoço ao preparar alimentos.

QUEIXAS DO COLABORADOR

ANÁLISE ERGONÔMICA

SETOR: FUNÇÃO: POSTO: Pág. 02

PRODUÇÃO AUXILIAR DE

PRODUÇÃO CHAPEIRO DATA: 28/08/2016

MEMORIAL BIOMECÂNICO

CONDIÇÕES AMBIENTAIS

Os dados das avaliações ambientais podem ser obtidos no PPRA da empresa.

Observa-se flexão leve tronco ao olhar para chapa para poder melhor alcançar alimento sendo preparado em chapa.

Não relatou nenhuma queixa durante a entrevista.

(31)

Tronco

Movimento:

Pontuação 3

Correção:

Acrescentar +1 se houver torções e inclinação lateral

Pescoço

Movimento:

Pontuação 1

Correção:

+1 se houver torções e inclinação lateral

Pernas

Movimento:

Pontuação 1

Correção:

+ 1 se houver flexão de joelhos entre 30 a 60°

+ 2 se os joelhos estão flexionados mais 60° (salvo postura sedentária) Carga/Força

Carga:

Pontuação 0

Correção:

+ 1 movimentos rápidos ou bruscos

Braços

Movimento:

Pontuação 3

Correção:

+1 se houver abdução ou rotação +1 elevação de ombro

-1 se houver apoio ou a postura à favor da gravidade Antebraços

Movimento:

Pontuação 1

Método REBA

Avaliação Rápida do Corpo Inteiro

Pág. 03

SETOR FUNÇÃO POSTO

CHAPA AUXILIAR DE PRODUÇÃO CHAPEIRO

GRUPO A

GRUPO B

(32)

Punhos

Movimento:

Pontuação 2

Correção:

Acrescentar + 1 se houver torção ou desvio lateral

Pega

Pega:

Pontuação 0

2 + 0

4 + 0

+1: Uma ou mais parte do corpo estáticas (mantida mais de 1 min.)

4 + +1: Movimentos repetitivos (superior a 4 vezes/min.) +1: Mudanças bruscas ou rápidas de posturas ou

Resultados: 2 7 Médio Necessário Resultados Tabela A Carga/Força Tabela B Pega Tabela C

Nível de Ação Escore Reba Nível de Risco Intervenção

(33)

ANALISADOR: DAVID MELLO TIPO DE ATIVIDADE: TEMPO DO CICLO: N/A PRODUÇÃO: ALTURA DA BANCADA: 88 cm ESPAÇO DE TRABALHO: 77 cm TIPO DE MATERIAIS: PESO DA CARGA: N/A FREQUÊNCIA: N/A DISTÂNCIA: N/A

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

CONFORME A FERRAMENTA UTILIZADA PARA AVALIAÇÃO: CONCLUÍ-SE QUE A ATIVIDADE APRESENTA GRAU DE RISCO MODERADO. É VALIDO RESSALTAR QUE AS MELHORIAS CONTÍNUAS DOS POSTOS E MÉTODOS DE TRABALHO, SEMPRE DEVEM SER REALIZADAS VISANDO

PREVENIR, RESTAURAR E PROMOVER A SAÚDE DO COLABORADR E ATENDER AS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.

REBA Avaliação Rápida de Corpo Inteiro RESULTADO: Risco Moderado

PRODUÇÃO ATENDENTE --- DATA: 28/08/2016

ANÁLISE ERGONÔMICA

SETOR: FUNÇÃO: POSTO: Pág. 01

DESCRIÇÃO FÍSICA

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Talheres, Vasilhas, Panelas, Facas, Espátulas EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO N/A

LAYOUT 95% na posição em pé e 05% na posição sentada.

INFORMAÇÕES DA ATIVIDADE

Aciclica

N/A

MEDIÇÕES DO POSTO

MATERIAIS MANUSEADOS COM CARGA

N/A

DESCRIÇÃO DO MODO OPERATÓRIO

Recebe o pedido do gerente, Separa os insumos, Monta o prato, Põe no buffet.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

A função requer a prática de diferentes atividades.

RESULTADO DA FERRAMENTA UTILIZADA

• Realizar exercícios específicos de cinesioterapia laboral/ ginástica laboral para melhorar o desempenho e prevenir lesões guiados por profissionais qualificados (NR 17.6.3).

• Disponibilizar acento do tipo caixa alta para ser utilizada nos momentos das pausas e ser compartilhado entre os colaboradores do setor; • Conceder pausas para descanso adequadamente;

• Realizar palestras/treinamento abordando quanto a melhor postura a ser adotada pelo colaborador;

RECOMENDAÇÕES

(34)

CONDIÇÕES AMBIENTAIS

Os dados das avaliações ambientais podem ser obtidos no PPRA da empresa.

PRODUÇÃO ATENDENTE --- DATA: 28/08/2016

MEMORIAL BIOMECÂNICO

QUEIXAS DO COLABORADOR

Não relatou nenhuma queixa durante a entrevista.

Observa-se flexão de cotovelo e coluna cervical, ao preparar alimentos.

ANÁLISE ERGONÔMICA

SETOR: FUNÇÃO: POSTO: Pág. 02

(35)

Tronco

Movimento:

Pontuação 3

Correção:

Acrescentar +1 se houver torções e inclinação lateral

Pescoço

Movimento:

Pontuação 1

Correção:

+1 se houver torções e inclinação lateral

Pernas

Movimento:

Pontuação 1

Correção:

+ 1 se houver flexão de joelhos entre 30 a 60°

+ 2 se os joelhos estão flexionados mais 60° (salvo postura sedentária)

Carga/Força

Carga:

Pontuação 0

Correção:

+ 1 movimentos rápidos ou bruscos

Braços

Movimento:

Pontuação 3

Correção:

+1 se houver abdução ou rotação +1 elevação de ombro

-1 se houver apoio ou a postura à favor da gravidade

Método REBA

Avaliação Rápida do Corpo Inteiro

Pág. 03

SETOR FUNÇÃO POSTO

PRODUÇÃO ATENDENTE

---GRUPO A

GRUPO B

(36)

Antebraços Movimento: Pontuação 1 Punhos Movimento: Pontuação 2 Correção:

Acrescentar + 1 se houver torção ou desvio lateral

Pega

Pega:

Pontuação 0

2 + 0

4 + 0

+1: Uma ou mais parte do corpo estáticas (mantida mais de 1 min.)

4 + +1: Movimentos repetitivos (superior a 4 vezes/min.) +1: Mudanças bruscas ou rápidas de posturas ou

Resultados: 2 7 Médio Necessário Resultados Tabela A Carga/Força Tabela B Pega Tabela C

Nível de Ação Escore Reba Nível de Risco Intervenção

(37)

ANALISADOR: DAVID MELLO TIPO DE ATIVIDADE: TEMPO DO CICLO: N/A PRODUÇÃO: ALTURA DA BANCADA + BALANÇA 140 cm ALTURA D0 BALCÃO + FATIADOR 120 cm ESPAÇO DE TRABALHO: 70 cm TIPO DE MATERIAIS: PESO DA CARGA: N/A FREQUÊNCIA: N/A DISTÂNCIA: N/A

ATENDIMENTO ATENDENTE BALCÃO DATA: 28/08/2016

ANÁLISE ERGONÔMICA

SETOR: FUNÇÃO: POSTO: Pág. 01

A função requer a prática de diferentes atividades.

RESULTADO DA FERRAMENTA UTILIZADA

• Adequar a altura da balança e balcão ao atedimento para melhor posicionamento e movimentação de membros superiores (NR 17.4.3-b); • Disponibilizar assento próximo conforme (NR 17.3.5);

RECOMENDAÇÕES REBA Avaliação Rápida de Corpo Inteiro

RESULTADO: Risco Moderado

• Realizar palestras/treinamento abordando quanto a melhor postura a ser adotada pelo colaborador;

• Realizar exercícios específicos de cinesioterapia laboral/ ginástica laboral para melhorar o desempenho e prevenir lesões guiados por profissionais qualificados (NR 17.6.3).

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO

CONFORME A FERRAMENTA UTILIZADA PARA AVALIAÇÃO: CONCLUÍ-SE QUE A ATIVIDADE APRESENTA GRAU DE RISCO MODERADO. É VALIDO RESSALTAR QUE AS MELHORIAS CONTÍNUAS DOS POSTOS E MÉTODOS DE TRABALHO, SEMPRE DEVEM SER REALIZADAS VISANDO

PREVENIR, RESTAURAR E PROMOVER A SAÚDE DO COLABORADR E ATENDER AS NORMAS REGULAMENTADORAS EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.

• Conceder pausas para descanso adequadamente. (NR 17.6.3);

DESCRIÇÃO DO MODO OPERATÓRIO

Verifica a pessagem dos salgados, Fatia os frios para os lanches, Embala com papel filme para viagem, Entrega ao cliente.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS 100% na posição em pé

INFORMAÇÕES DA ATIVIDADE

Aciclica

DESCRIÇÃO FÍSICA

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Balança, Máquina de fatiar, Máquina de embalar. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO N/A

LAYOUT

MATERIAIS MANUSEADOS COM CARGA

N/A N/A

MEDIÇÕES DO POSTO

(38)

Colaboradora realiza flexão de pescoço e de cotovelos ao realizar corte de alimento.

QUEIXAS DO COLABORADOR

ANÁLISE ERGONÔMICA

SETOR: FUNÇÃO: POSTO: Pág. 02

ATENDIMENTO ATENDENTE BALCÃO DATA: 28/08/2016

MEMORIAL BIOMECÂNICO

Colaboradora em pé atrás do balcão retira alimento do balcão de salgados.

CONDIÇÕES AMBIENTAIS

Os dados das avaliações ambientais podem ser obtidos no PPRA da empresa.

Observa-se flexão de ombros ao entregar alimento para cliente.

Não relatou queixas ou dificuldades.

(39)

Tronco

Movimento:

Pontuação 2

Correção:

Acrescentar +1 se houver torções e inclinação lateral

Pescoço

Movimento:

Pontuação 1

Correção:

+1 se houver torções e inclinação lateral

Pernas

Movimento:

Pontuação 1

Correção:

+ 1 se houver flexão de joelhos entre 30 a 60°

+ 2 se os joelhos estão flexionados mais 60° (salvo postura sedentária) Carga/Força

Carga:

Pontuação 0

Correção:

+ 1 movimentos rápidos ou bruscos

Braços

Movimento:

Pontuação 4

Correção:

+1 se houver abdução ou rotação +1 elevação de ombro

-1 se houver apoio ou a postura à favor da gravidade Antebraços

Método REBA

Avaliação Rápida do Corpo Inteiro

Pág. 03

SETOR FUNÇÃO POSTO

ATENDIMENTO ATENDENTE / BALCONISTA BALCÃO

GRUPO A

GRUPO B

(40)

Movimento: Pontuação 1 Punhos Movimento: Pontuação 2 Correção:

Acrescentar + 1 se houver torção ou desvio lateral

Pega

Pega:

Pontuação 0

2 + 0

5 + 0

+1: Uma ou mais parte do corpo estáticas (mantida mais de 1 min.)

4 + +1: Movimentos repetitivos (superior a 4 vezes/min.) +1: Mudanças bruscas ou rápidas de posturas ou

Resultados: 2 4 Médio Necessário Resultados Tabela A Carga/Força Tabela B Pega Tabela C

Nível de Ação Escore Reba Nível de Risco Intervenção

(41)

(42)

SETOR:

AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

LEGENDA : PROGRAMADO

Disponibilizar suporte para monitor com ajuste de altura e inclinação (NR 17.3.2-a); Disponibilizar bancada com borda arredondada conforme (NR 17.3.2);

Disponibilizar suporte para os pés com ajuste de altura e inclinação (NR 17.3.4);

CAIXAS ROSA Para colaboradores que trabalham em terminais de computador Realizar ajustes dos assentos de acordo com NR 17.3.3

PLANO DE AÇÃO - MELHORIAS ERGONÔMICAS PANIFICADORA CONDE LTDA.

FERRAMENTAS: MELHORIAS/PROPOSTAS 2016/2017

REPROGRAMADO Responsável pela Empresa

NÃO REALIZADO

Responsável pela coleta de Dados Medico Responsável pela Ergonomia

REALIZADO

Obs. Para todos os postos cujo processo produtivo permita, ajuste da bancada à altura do colaborador evitando curvaturas da coluna e do pescoço, além do revezamento de posto cujas mudanças não puderem ser implementadas.

Nota: Esta avaliação está preservada para as condições ambientais e de trabalho atuais. Quaisquer alterações da edificação, máquina ou processo de trabalho, este estudo deve ser refeito.

Surporte para monitor à frente da colaborador alinhando o campo visual com campo de trabalho (NR17.3.2-a).

(43)

SETOR:

AGO SET OUT NOV DEZ JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL

LEGENDA : PROGRAMADO

PLANO DE AÇÃO - MELHORIAS ERGONÔMICAS PANIFICADORA CONDE LTDA.

FERRAMENTAS: MELHORIAS/PROPOSTAS 2016/2017

BUFFET CENTRAL /

PRODUÇÃO REBA

Para colaboradores que trabalham na área produtiva e com transporte e manuseio de cargas.

Disponibilizar assento para descanso próximos aos locais de trabalho. (NR 17.3.5);

Posicionar os ingredientes em locais de fácil alcance para evitar amplitude inadequada de ombro e tronco conforme (NR17.3.2-b);

Realizar treinamento para manuseio de carga (NR 17.2.3); Disponibilizar pausas para descansos (NR 17.6.3-b);

Disponibilizar puxador ganchoso para facilitar a locomoção da bandeja no forno (NR17.4.1);

Promover exercícios de ginástica laboral com possíveis atualizações periódicas para melhorar o resultado e evitar lesões com movimentos diversos. conforme (NR 17.6.1);

Nota: Esta avaliação está preservada para as condições ambientais e de trabalho atuais. Quaisquer alterações da edificação, máquina ou processo de trabalho, este estudo deve ser refeito.

NÃO REALIZADO REALIZADO REPROGRAMADO

Providenciar palestra de Ergonomia para os funcionários conforme (NR 17.6.1);

Obs. Para todos os postos cujo processo produtivo permita, ajuste da bancada à altura do colaborador evitando curvaturas da coluna e do pescoço, além do revezamento de posto cujas mudanças não puderem ser implementadas.

(44)

-- Encarregada -- -- ---- --Supervisora -- --Caixa -- -- Caixa -- ---- --Chapeiro -- ---- --Atendende - produção ---- --Atendende - balcão -- --PRODUÇÃO BUFFET CENTRAL

TABELA DE RISCO ERGONÔMICOS DAS FUNÇÕES SETORES FUNÇÕES AZUL/ MUITO

BAIXO FUNÇÕES VERDE/ BAIXO

FUNÇÕES AMARELO/

MODERADO FUNÇÕES VERMELHO/ ALTO

FUNÇÕES LILÁS/ MUITO ALTO

(45)

0%

17%

83%

0% 0%

Riscos Ergonômicos por Grupo

AZUL VERDE AMARELO VERMELHO LILÁS

Referências

Documentos relacionados

Este relatório da actividade do Provedor do Cliente incide sobre o período de Junho a Dezembro de 2009, com início a 2 de Junho, data do lançamento oficial do site do

Para esse autor, o termo patriarcalismo serve para o entendimento do sustento de dominações autoritárias e totalitárias, ou seja, o conjunto de relações que articulam de

A Política Nacional de Atenção as Urgências (PNAU) instituída no ano de 2003 pelo Ministério da Saúde teve o intuito de organizar a rede de Urgência e Emergência no

Reperguntas pelo(a) autor(a): nos finais de semana do período de verão em pelo menos um dia de cada final de semana o autor participava da operação.. O pagamento, como já disse,

DIAS D´ÁVILA Foto: Car los Pir es/Acer vo Embasa Embasa e CCR Metrô Bahia atuam juntas para retomar abastecimento em 34.. bairros de Salvador PÁGINAS CENTRAIS PÁGINAS

A utilização da abordagem de Bellman-Zadeh serviu como base para a solução de problemas de alocação multicritério de recursos (ou suas deficiências) e o desenvolvimento de

Accumulated water uptake of gladiolus stems stored at 20° C in vase solutions with different

nistradores dos bens do seu devedor Fernando Joaquim de Mattos, dando-se a este a livre Administração dos mesmos, na fórma representada; e que outrosim protestava em nome dos