• Nenhum resultado encontrado

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA DOCENTES UNIVERSITÁRIOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Daniela da Costa Britto Pereira Lima Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal de Goiás

Juliana  Guimarães  Faria   Universidade  Federal  de  Goiás  

Saber  VII  –  A  ética  do  gênero  humano,  Item  4  

Resumo: Esta pesquisa teve como finalidade analisar o desenvolvimento de um curso de formação continuada de professores, através de um ambiente virtual de aprendizagem como espaço de convivência e transformação, e as suas repercussões no discurso desse professor participante sobre autonomia e relações professor-aluno-sociedade-espécie. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários, análise documental e grupo focal. Teve como objetivo verificar a concepção de autonomia e ética no discurso dos participantes. Acredita-se que o presente estudo possa ser de grande relevância para educadores que buscam a autonomia e queiram formar para a autonomia.

Palavras-Chave: ambiente de aprendizagem; convivência; autonomia.

Na era da informação e do conhecimento, mais do que nunca, a necessidade de se ampliar o trabalho educacional, atingindo cada vez mais pessoas, é uma necessidade. A Educação a Distância (EAD) é hoje uma realidade mundial que pode ser estendida a todos, jovens e adultos, independentemente do nível de escolaridade no qual se encontra e que se deseja alcançar.

Vive-se um período marcado por mudanças radicais, por rupturas de paradigmas e valores. Mas, não se trata de fins, mas de possibilidades de abertura de espaços para a construção, imediata, de um novo tipo de homem e de sociedade para o terceiro milênio. Por suas características intrínsecas, a EAD se destaca na formação deste novo tipo de homem, através de um ambiente virtual de aprendizagem e das relações de convivência e transformação que ali são estabelecidas.

Um dos traços fortes, distintivos e centrais dessa modalidade é a possibilidade de desenvolvimento da capacidade de se organizar para melhor viabilizar ao aprendiz a construção de sua autoformação, de sua autonomia no processo de aprendizagem, da percepção da avaliação nesse processo.

Autonomia, autoformação, auto-aprendizagem, aprendizagem aberta, aprender a aprender, auto-regulação, autopoiéses etc. são terminologias diferentes que remetem a concepções e práticas diferenciadas, mas que têm em comum recolocar o aprendiz,

(2)

dentro da educação, como sujeito, autor e condutor de seu processo de formação, apropriação, reelaboração e construção do conhecimento (PRETI, 2000). Cabe ao ser humano desenvolver, ao mesmo tempo, a ética e a autonomia pessoal (as nossas responsabilidades pessoais), além de desenvolver a participação social (as responsabilidades sociais), ou seja, a nossa participação no gênero humano, pois compartilhamos um destino comum (MORIN, 2000).

Tendo em vista a importância da autonomia e da ética no processo ensino-aprendizagem e na construção de uma educação do futuro, tentando demonstrar uma unidade complexa da natureza humana de forma integrada num curso que não desintegra saberes, esta pesquisa teve dois tipos de objetivo: um focado na pesquisa como um todo e outro de intenção das pesquisadoras ao propor uma pesquisa de formação docente. O objetivo da pesquisa foi verificar a concepção de autonomia e ética (através da construção de concepção sobre as relações que podem ser estabelecidas entre docentes-alunos-sociedade-espécie) presente no discurso dos professores-alunos de uma das turmas do curso de extensão a distância “Formação Pedagógica na Educação Superior”.

O outro objetivo de intenção das pesquisadoras foi de propor um curso de formação e avaliar a sua repercussão sobre os professores cursistas para que ele pudesse contribuir “não somente para a tomada de consciência de nossa Terra-Pátria, mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar a cidadania terrena” (MORIN, 2000, p. 18) enquanto professores, educadores e formadores de novos profissionais e indivíduos participantes da grande comunidade planetária (a própria Humanidade).

A Metodologia e o curso de formação

A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa de coleta e análise de dados, do tipo estudo de caso. A pesquisa teve como instrumentos de coleta de dados: questionários, análise documental (dos conteúdos dos chats, fóruns e atividades desenvolvidas no ambiente virtual), além da utilização da técnica do grupo focal.

O curso “Formação Pedagógica na Educação Superior” teve como objetivo refletir sobre a prática docente no ensino superior, nos elementos e processos que a constituem, numa concepção de que o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer à espécie

(3)

humana emerge a consciência. Trata-se de um curso de extensão para um público constituído de professores, acadêmicos e comunidade interessada.

Como ferramentas didático-pedagógicas do curso, foi utilizado o ambiente de aprendizagem Moodle. O curso em questão foi desenvolvido em cinco módulos, a distância, tendo como obrigatoriedade a participação em dois encontros presenciais.

Para a oferta do curso foi elaborado e escrito um livro, tendo como princípios: trabalhar para a humanização da humanidade; respeitar no outro, ao mesmo tempo, a diferença e a identidade quanto a si mesmo; desenvolver a ética da solidariedade; desenvolver a ética da compreensão e ensinar a ética do gênero humano (MORIN, 2000). As temáticas estudadas foram: construção de conhecimento, mediação pedagógica, métodos e técnicas de ensino e avaliação. Todo o curso foi pensado de forma que pudesse vir a desenvolver nos professores-alunos a autonomia, tão necessária aos processos educativos que acontecem por meio da EAD.

A concepção de autonomia e a transformação de pensamento sobre as relações apresentada no discurso dos professores-alunos pesquisados

Para analisar a concepção de autonomia e a transformação sobre o pensamento das relações estabelecidas entre os indivíduos no processo educativo e com a sociedade e espécie apresentada no discurso dos professores-alunos pesquisados, foram aplicados 2 (dois) questionários. Um no início e outro no final. No primeiro questionário, denominado “A”, aplicado no encontro presencial de abertura do curso, os professores-alunos expressaram o que concebiam sobre autonomia.

Neste questionário os participantes não se identificaram e, por isso as respostas foram enumeradas. Dos 21(vinte e um) questionários respondidos, 15 (quinze) apresentaram respostas baseadas na relação autonomia/liberdade, de maneira artificial, como se pode perceber em alguns dos textos dos professores-alunos abaixo:

1: Autonomia é sinônimo de responsabilidade, você tem a liberdade de como transmitir, de como se fazer entender, mas sempre observando preceitos racionais no âmbito de suas competências.

2: Liberdade para executar mudanças de acordo com cada realidade. No processo ensino-aprendizagem, a autonomia ainda é mito, pois, ainda somos obrigados a seguir a hierarquia.

A liberdade, para ser vista na perspectiva da autonomia, precisa de uma dimensão moral, visto que, essa moral é a conformidade da ação com a lei. Liberdade é

(4)

agir moralmente, é agir de acordo com o que realmente somos, agentes morais/racionais. Segundo Kant (1996), a lei da moralidade, em outras palavras, não é imposta de fora. É ditada pela própria natureza da razão no indivíduo. Ser um agente racional é agir por razões, é ser livre.

Talvez, por isso ou, por não ter nítido o conceito de liberdade na perspectiva da autonomia, que um dos professores-alunos deu como resposta a frase: “Não vejo com bons olhos conceder autonomia/liberdade para o docente e, muito menos para o discente”. Nota-se que, ainda lhe faltam subsídios teóricos suficientes para que consiga considerar a autonomia um fator determinante no processo de construção do conhecimento e na relação que se deve estabelecer entre os indivíduos e esses com a própria espécie humana. Precisa haver uma revisão de conceitos e uma conscientização sobre os “buracos negros” para que se estabeleça uma educação da compreensão, como coloca Morin (2000, p. 112):

A sala de aula deve ser um local de aprendizagem do debate argumentado, das regras necessárias à discussão, da tomada de consciência das necessidades e dos procedimentos de compreensão do pensamento do outro, da escuta e do respeito às vozes minoritárias e marginalizadas. Por isso, a aprendizagem da compreensão deve desempenhar um papel capital no aprendizado democrático.

Analisando o questionário “B”, aplicado sem consulta bibliográfica, observa-se que poucos avançaram no entendimento sobre autonomia. Todos os professores afirmaram ter desenvolvido a autonomia por meio do curso, mas, apenas 3 (três) professores-alunos demonstraram ter avançado no entendimento sobre autonomia:

3: Descobrir novas/outras formas de aprender; selecionar e adaptar conhecimentos necessários; adequar tempo/espaço de aprendizagens; aprender com o outro, mas também sozinho.

4: Agora, ampliei um pouco minhas concepções. A autonomia não se restringe somente à possibilidade de fazer minhas escolhas, mas procurar “aprender mais”, “como aprender mais”, “conhecer mais”, para que possa escolher os “melhores caminhos”.

5: É a capacidade de se auto-organizar e buscar as melhores e mais eficazes formas de interação com a pessoa do outro e com o objeto de estudo.

Conseguimos ver no texto dos participantes um avanço com relação a importância de se considerar o outro, como um “co-produtor um do outro” (MORIN, 2000, p. 105), mas não conseguem avançar considerando a tríade proposta por Morin (2000): indivíduo/sociedade/espécie.

(5)

O grupo de professores-alunos pesquisados caracteriza-se, de uma maneira geral, por professores da educação superior, sendo em sua maioria atuantes na UEG. Em relação à concepção de autonomia presente no discurso dos professores-alunos foi possível obter a seguinte análise: verificou-se que possuem certo entendimento sobre autonomia no processo ensino-aprendizagem, porém, seus conceitos são elaborados de maneira superficial, não atribuem tamanha e verdadeira importância a autonomia enquanto professores da educação superior, que precisam formar profissionais autônomos.

O conceito sobre autonomia integra a base de saberes necessários à prática educativa coerente com os padrões éticos que regem a sociedade. Mas, para agir autonomamente e formar para a autonomia é preciso, antes, entender o que é autonomia e sua devida importância no processo ensino-aprendizagem, para que tudo se torne integrado para permitir uma mudança de pensamento, para que se transforme a concepção fragmentada e dividida do mundo, que impede a visão total da realidade, superando o estado de caos e começar, talvez, a civilizar a Terra (MORIN, 2000).

Ter clareza dos elementos responsáveis pelo desenvolvimento da autonomia é imprescindível à prática do educador que queira que seu aluno haja metodicamente, criticamente, estrategicamente, moralmente, socialmente, espontaneamente, teoricamente, enfim, autonomamente, com disciplina e possam juntos na completude da humanidade, com consciência e cidadania planetária, desenvolver autonomias individuais, participações comunitárias e o sentimento de pertencer à espécie humana.

Nesse sentido, acredita-se que esta pesquisa venha ao encontro da realidade de docentes que se mostraram de certo modo inconscientes da importância e relevância da autonomia na sociedade planetária atual.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra, 2000.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora Unimep, 1996.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

(6)

PRETI, Oreste (org.). Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE – UFMT; Brasília: Plano, 2000.

(7)

Esquema do Pôster:

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

Daniela da Costa Britto Pereira Lima Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal de Goiás

Juliana  Guimarães  Faria   Universidade  Federal  de  Goiás  

A Pesquisa:

- Abordagem Qualitativa de coleta de dados - Tipo: Estudo de Caso

- Instrumentos: questionários, análise documental (dos conteúdos dos chats, fóruns e atividades desenvolvidas no ambiente virtual), além da utilização da técnica do grupo focal.

- Objetivo: analisar  o  desenvolvimento  de  um  curso  de  formação  continuada  de   professores,    através  de  um  ambiente  virtual  de  aprendizagem  como  espaço  de   convivência   e   transformação,   e   as   suas   repercussões   no   discurso   desse   professor  participante  sobre  autonomia  e  relações  professor-­‐aluno-­‐sociedade-­‐ espécie.  

O objeto de estudo:

- A concepção de autonomia e as transformações ocorridas pelos professores-cursistas participantes de um curso de formação pedagógica para o ensino superior, a distância, utilizando o ambiente de aprendizagem Moodle, numa concepção de que o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer à espécie humana emerge a consciência.

(8)

- O ambiente de aprendizagem: O curso: Concepção  de   Autonomia   Convivência  no   Ambiente  Virtual   de  Aprendizagem   Transformação   nas  concepções   Começam  a  

considerar  o  outro,   mas  não  percebem  a   importância  da  tríade   proposta  por  Morin  

(9)

- O curso em questão teve o desenvolvimento de cinco módulos, realizado a distância, com a duração de dois meses e meio tendo como obrigatoriedade a participação nos dois encontros presenciais – inicial e final.

O grupo pesquisado:

- A turma é composta por 27 professores-alunos da universidade, entre estes, 21 cursistas são mulheres e 6 são homens.

- Finalizamos a formação com 41%de concluintes e 59% aptos a participarem do último encontro presencial.

Concepção de autonomia e transformação pela convivência:

- Nota-se que, ainda faltam subsídios teóricos suficientes para que professores cursistas e participantes do curso consigam considerar a autonomia um fator determinante no processo de construção do conhecimento e na relação que se deve

(10)

estabelecer entre os indivíduos e esses com a própria espécie humana. Precisa haver uma revisão de conceitos e uma conscientização sobre os “buracos negros” para que se estabeleça uma educação da compreensão, como coloca Morin (2000). - Conseguimos ver no texto dos participantes um avanço com relação a importância

de se considerar o outro, como um “co-produtor um do outro” (MORIN, 2000, p. 105), mas não conseguem avançar considerando a tríade proposta por Morin (2000): indivíduo/sociedade/espécie.

Considerações finais:

Em relação à concepção de autonomia presente no discurso dos professores-alunos foi possível obter a seguinte análise: verificou-se que possuem certo entendimento sobre autonomia no processo ensino-aprendizagem, porém, seus conceitos são elaborados de maneira superficial, não atribuem tamanha e verdadeira importância a autonomia enquanto professores da educação superior, que precisam formar profissionais autônomos.

Acredita-se que esta pesquisa venha ao encontro da realidade de docentes que se mostraram de certo modo inconscientes da importância e relevância da autonomia na sociedade planetária atual.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra, 2000.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora Unimep, 1996.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

PRETI, Oreste (org.). Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE – UFMT; Brasília: Plano, 2000.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Verificada a efetividade da proposta, a Comissão de Licitações declarou vencedor o licitante Francisco Souza Lima Helm, sendo o total do item 14 licitado o valor de

Porém, o §2º impele que o empregador pode transitar o empregado da modalidade de teletrabalho para o trabalho comum (presencial), desde que lhe dê um aviso de pelo

No final do processo o sistema é capaz de retornar ao estado inicial e repetir o mesmo processo novamente, seguindo exatamente os mesmos passos (e manufaturando um

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Fato relevante também, é que as empresas que possuem maior concentração de recursos do BNDES e são as que mais são citadas em investigações de fraudes são empresas

The main purpose was to investigate statistical approaches on clickstream data, as the aggregated sequence of pageview requests executed by a particular user, and other user