• Nenhum resultado encontrado

Guia Didático do Professor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia Didático do Professor"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

G

u

ia D

id

á

ti

co d

o P

ro

fe

ss

o

r

Simulação

Formação de produto gasoso

CONTEÚDOS DIGITAIS MULTIMÍDIA

Química

2ª Série | Ensino Médio

Reações químicas

(2)

C on te úd os D ig it ai s M ul ti m íd ia | G ui a D id át ic o d o P ro fe ss or Objetivo geral:

Compreender a formação de produto gasoso em determinadas reações.

Objetivos específicos:

Identificar os produtos de reações com bicarbonato de sódio e magnésio;

Reconhecer que o magnésio é inflamável.

Pré-requisitos:

Não há pré-requisitos.

Tempo previsto para a atividade:

Consideramos que uma aula (45 a 50 minutos) será suficiente para o desenvolvimento das atividades propostas.

Simulação (Software)

Tema: Formação de produto gasoso Área de aprendizagem: Química Conteúdo: Reações químicas

Conceitos envolvidos: reações químicas e produtos de reações. Público-alvo: 2ª série do Ensino Médio

Coordenação Didático-Pedagógica

Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa

Redação e Revisão Camila Welikson Projeto Gráfico Eduardo Dantas Diagramação Joana Felippe Revisão Técnica

Nádia Suzana Henriques Schneider

Produção

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Realização

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Ministério da Ciência e Tecnologia

(3)

Si m ul ão | R ea çõ es q m ic as | Fo rm ão d e pr od ut o ga so so

Introdução

Este é o guia da simulação intitulada Formação de produto

gasoso e foi elaborado para ser um recurso facilitador na

apresentação do conteúdo desta aula.

Lembre-se que a característica principal da simulação é a interação, portanto, aproveite essa particularidade a seu favor e incentive seus alunos a resolver os desafios propos-tos no software.

Antes de pedir que seus alunos naveguem pelo software, estu-de-o com atenção e pense nas diversas formas de explorá-lo. Fique atento! Algumas telas são divididas em etapas e é preciso observar bem as indicações para não pular nenhuma delas. Aguarde sempre as instruções apresentadas e certifi-que-se de que não há mais informações antes de passar para a tela seguinte.

Agende a sala de informática para o dia da aula e verifique se os computadores possuem os requisitos técnicos para a utilização do software:

Sistema operacional Windows, Macintosh ou Linux. •

Um navegador Web (Browser) que possua os seguintes •

recursos:

Plug-in Adobe Flash Player 8 ou superior instalado; ·

Recurso de Javascript habilitado pelo navegador. ·

professor!

Incentive a interdiscipli-naridade. Pense em ati-vidades que possam ser realizadas em conjunto com outros professores.

(4)

C on te úd os D ig it ai s M ul ti m íd ia | G ui a D id át ic o d o P ro fe ss or 4

Apresentação do Tema

Antes de iniciar esta aula, explique aos seus alunos que há reações químicas ocorrendo constantemente ao nosso redor. Per-gunte a eles se saberiam dar alguns exemplos. Você pode ajudar citando, por exemplo, um ferro que se enferruja, um vinho transformado em vinagre ou uma pilha funcionando.

Lembre que as reações químicas são fenômenos em que uma ou mais substâncias químicas se transformam, formando uma ou mais substâncias diferentes das iniciais. Ressalte que existem formas de perceber se houve uma reação.

Mais uma vez, peça exemplos aos seus alunos. Um deles é a mudança de cor, outro é a liberação de gás. Talvez eles mencionem este último exemplo. Caso não o façam, fale você sobre isso. Explique que ocorre liberação de gás quando os reagentes são substâncias não gasosas, mas pelo menos um dos produtos é gaso-so. Podemos perceber a liberação do gás através da formação de bolhas.

Use os exemplos dados no início da simulação: o gás que é liberado do cano de descarga de um automóvel e os comprimidos efervescentes então, diga para a turma que o assunto da aula é a

formação de produto gasoso.

Atividades – Na sala de computadores

Familiarizando-se com os instrumentos do laboratório

Já na sala de informática, e antes de introduzir o assunto principal da simulação, co-mente com seus alunos sobre os experimentos em laboratório. Diga que a Química é uma ciência experimental e, portanto, para sua compreensão, é fundamental conhecer e saber manejar alguns instrumentos usados frequentemente em laboratório. Destaque a imagem da simulação que mostra alguns destes instrumentos. Peça aos alunos que passem o mouse por cima deles para ler os seus nomes e pergunte se há dúvidas sobre a sua utilização. Fale um pouco sobre cada objeto.

dica!

É importante entender o ponto de vista do aluno para ensinar. Para abordar o assunto das reações químicas e a formação de produto gasoso, leia o artigo

Transformações. Con-cepções de estudantes sobre reações químicas,

de MORTIMER, Eduardo Fleury e MIRANDA, Lu-ciana Campos. Química Nova na Escola, no 2, novembro de 1995, p. 23-26. Disponível em http:// qnesc.sbq.org.br/online/ qnesc02/aluno.pdf.

1.

2.

(5)

Si m ul ão | R ea çõ es q m ic as | Fo rm ão d e pr od ut o ga so so

Tubo de ensaio: usado na realização de pequenas reações com pequenas quantidades de reagentes. Lembre que são feitos

com um material que pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen, porém com cuidado.

Balão de fundo chato: feito de vidro, pode ter volumes variáveis e é utilizado em aquecimentos, refluxos, destilação e para a

conservação de materiais.

Funil de adição, também chamado de funil de separação ou de decantação: utilizado, entre outras coisas, quando se deseja

adici0nar aos poucos determinado reagente.

Suporte universal: feito de ferro, possibilita a sustentação de vários utensílios, entre eles, argolas, garras etc.

Garra com mufa: as garras servem para segurar objetos e as mufas são adaptadores do suporte universal e de outros utensílios.

Formação de produto gasoso

Depois de comentar sobre os instrumentos apresentados na simulação, explique que o objetivo do experimento é mostrar que o produto gasoso de uma reação pode nos ajudar a identificar os reagentes utilizados. O produto de uma das amostras do experimento é o hidrogênio (H2) e o produto da outra amostra é o dióxido de carbono (CO2).

É importante que seus alunos entendam a dica fornecida na simulação. Tal dica diz que o hidrogênio é inflamável, ou seja, pega fogo facilmente. Já o dióxido de carbono, não. Ele é, inclusive, utilizado em determinados extintores de incêndio.

O bicarbonato de sódio

Deixe que seus alunos naveguem pelo software e acompanhem o experimento com atenção. Porém, antes, seria interessante dar algumas informações sobre os reagentes deste experimento.

Explique que o bicarbonato de sódio é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água. É usado como antiácido porque é capaz de neutralizar os excessos do ácido clorídrico do suco gástrico.

Outra característica interessante do bicarbonato de sódio é o de possuir capacidade de libertar dióxido de carbono gasoso (CO2), mas esta é uma informação que deve ser percebida pelos seus alunos durante o experimento, portanto, deixe que eles

mais detalhes!

Para que seus alunos conheçam melhor sobre os utensílios utilizados em experimentos, peça que visitem o site do Colégio de Aplicação da UFSC. Há uma página com informações sobre o material de laboratório. Disponível em http:// www.ca.ufsc.br/qmc/ material/material.htm.

mais detalhes!

No Museu Virtual de Química, produzido pela PUC-Rio como parte do projeto CONDIGITAL, há um desafio intitulado

Extintores de incêndio

que estimula os alunos a pensar sobre como usar os diferentes tipos de extintores e por quê. Você pode encontrar este software no Portal do Professor.

(6)

C on te úd os D ig it ai s M ul ti m íd ia | G ui a D id át ic o d o P ro fe ss

or percebam isso ao navegar pela simulação. Porém, depois que esta informação for constatada, diga para a turma que por essa

característica, o bicarbonato é usado em receitas culinárias como um agente levedante, ou seja, como um fermento químico.

O magnésio

Explique que o magnésio é um elemento químico e não um composto como o bicarbonato de sódio. Mostre aos seus alunos a posição do magnésio na Tabela Periódica e fale sobre suas características.

Destaque que ele é bastante resistente e leve, tem coloração prateada, mas perde o brilho quando exposto ao ar porque forma óxido de magnésio. Além disso, é o sexto elemento mais abundante da Terra e o terceiro mais abundante dissolvido na água do mar.

Ao ser pulverizado e em contato com o ar, o magnésio se inflama e produz uma chama branca. Ele reage com a água apenas se a água estiver em ebulição; nesse caso, forma hidróxido de magnésio e libera hidrogênio.

Neste experimento, seus alunos deverão perceber que o magnésio é extremamente inflamável. Quando entra em contato com o ar, reage muito rapidamente com liberação de calor. Lembre que por este motivo, deve haver um cuidado grande duran-te sua manipulação. É importanduran-te explicar que, nesduran-te caso, não se pode duran-tentar apagar o fogo com água.

Conclusão do experimento

A última etapa do experimento pede que um fósforo seja colocado dentro dos tubos de ensaio onde se encontram os gases (produtos das reações). Seus alunos devem perceber que na primeira amostra, o fogo se apaga e na segunda amostra, não. É dito no início da simulação que o produto de uma das amostras do experimento é o hidrogênio (H2) e o produto da outra

amostra é o dióxido de carbono (CO2). É dito, também, na dica, que o hidrogênio é inflamável e o dióxido de carbono, não.

Portanto, o fósforo aceso na amostra 2 indica que há hidrogênio no produto formado. Ao final do experimento, apresente a equação aos

alu-nos. Ela mostra claramente que o produto da amostra 1 contém dióxido de carbono e o produto da amostra 2 contém hidrogênio.

dica!

Sugira que seus alunos leiam Como funcionam os

extintores de incêndio, de

HARRIS, Tom, publicado no site How stuff works? Brasil. Neste texto, há explicações interessan-tes sobre o uso de cada tipo de extintor, inclusive aquele com dióxido de carbono. Disponível em http://casa.hsw.uol.com. br/extintores-de-incen-dio.htm.

(7)

7 Si m ul ão | R ea çõ es q m ic as | Fo rm ão d e pr od ut o ga so so

Atividades Complementares

Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre os instrumentos utilizados em laboratório. Monte um mural com as informações obtidas e deixe exposto no corredor da escola para apreciação de todos.

Peça para os seus alunos pesquisarem as formas de utilização do bicarbonato de sódio e do magnésio. Eles deverão apresen-tar o que foi descoberto para a turma. Incentive a discussão e a troca de ideias entre os alunos.

Avaliação

Ao aplicar a chamada avaliação formativa, seu trabalho pode ser reorientado, em tempo real, tornando as decisões, altera-ções e reformulaaltera-ções parte do processo de ensino-aprendizagem. Assim, fica mais simples a verificação dos conhecimentos adquiridos e daqueles que precisam ser revistos.

Considere a participação e interesse dos alunos, tanto durante a apresentação do programa quanto nos debates subsequen-tes. Você pode, ainda, propor, informalmente, algumas questões que desafiem o grupo de alunos. Essas questões devem ser elaboradas em função do conteúdo que vem sendo estudado e do avanço do grupo em relação ao tema.

Lembre-se que também é importante avaliar o seu próprio trabalho!

3.

4.

a)

(8)

SIMULAÇÃO - SOFTWARE

EQUIPE PUC-RIO

Coordenação Geral do Projeto Pércio Augusto Mardini Farias

Departamento de Química

Coordenação de Conteúdos José Guerchon

Ricardo Queiroz Aucélio Assistência

Camila Welikson Produção de Conteúdos PUC-Rio

CCEAD - Coordenação Central de Educação a Distância

Coordenação Geral

Gilda Helena Bernardino de Campos Coordenação de Software Renato Araujo

Assistência de Coordenação de Software Bernardo Pereira Nunes

Coordenação de Avaliação e Acompanhamento Gianna Oliveira Bogossian Roque

Coordenação de Produção dos Guias do Professor Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa

Assistência de Produção dos Guias do Professor Tito Tortori

Redação

Alessandra Muylaert Archer Camila Welikson Design Amanda Cidreira Joana Felippe Romulo Freitas Revisão

Alessandra Muylaert Archer Camila Welikson

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho busca reconhecer as fragilidades e potencialidades do uso de produtos de sensoriamento remoto derivados do Satélite de Recursos Terrestres Sino-Brasileiro

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Massinha de Modelar Soft 180g 12 cores Massinha de Modelar Soft 6 cores Massinha de Modelar Soft 150g Massinha de Modelar Soft 500g Registro nº 000321/2011 - cancelar

14- O salmonete vermelhete aconselhou que o melhor era levá-lo para casa e que ele já tinha prevenido a senhora baleia de que o marinheiro era arguto, astuto e resoluto.. 15- a) iii)

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

Para Tagiuri; Davis (1996), uma empresa familiar se dá quando membros da família controlam a direção do negócio em cargos gerenciais ou direito de propriedade;

firmada entre o Sinduscon-AL e Sindticmal e que não tiver nenhuma ausência em cada período de aferição, bem como contar com 3 (três) meses ou mais de vigência de contrato de

 Ambulância da marca Ford (viatura nº8), de matrícula XJ-23-45, dotada com sirene, luz rotativa e equipamento de comunicação (Emissor/Receptor com adaptador);.  Ambulância da