• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS AMBIENTAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS AMBIENTAIS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Bruna Cristina Vieira Lopes

CURITIBA JUNHO, 2013

(2)

BRUNA CRISTINA VIEIRA LOPES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURITIBA 2013

Relatório de estágio apresentado como conclusão do Estágio Supervisionado, do Curso Superior de Tecnologia em Processos Ambientais.

Professora Orientadora: Dra. Valma Martins Barbosa

(3)

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Identificação da empresa: Nutrimental Industria e Comércio de Alimentos S/A Bairro: Centro

CEP:

Endereço Av. Rui Barbosa, 1467 Cidade: São José dos Pinhais Telefone: (41) 3299-1000

Área na empresa onde foi realizado o estágio: Setor de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

Data de início: 01 de janeiro de 2013 Data de término: 12 de abril de 2013 Duração em horas: 400h

Nome do profissional responsável pelo estágio: Gabriela Peralta de Macedo.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Nutrimental Ind e Com de Alimentos S/A foi fundada em 1968, porém iniciou suas atividades em 1969, produzindo feijão desidratado, fornecido para merenda escolar.

Na década de 70 a Nutrimental, além de fornecer alimentos para merenda escolar, começou a fornecer alimentos para alimentação da Forças Armadas, restaurante industriais e hospitais públicos. Ainda na década de 70, a empresa desenvolveu e começou a produzir a Proteína Texturizada de Soja (PTS).

Desde sua fundação seu único cliente era o governo brasileiro, apenas em 1985 iniciou-se a venda de produtos diretamente para o consumidor final.

A Nutrimental é responsável por desenvolver a primeira barra de cereais do pais em 1992, o Chonk, dois anos mais tarde o produto foi reposicionado no mercado com o nome de Nutry.

Hoje a Nutrimenal produz e comercializa diversos alimentos como: barra de cereais, barras de frutas, barras recheadas, farinhas infantis, sucos, gelatinas, cereais matinais, sopas, sobremesas, achocolatados, produtos desidratados etc.

(4)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 4

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 5

2.1 ATIVIDADE...5

2.1.1 O que foi feito... 5

2.1.2 Por que foi feito ... 5

2.1.3 Como foi feito ... 5

2.1.4 Aprendizagem com essa atividade ... 6

2.2 ATIVIDADE...6

2.2.1 O que foi feito... 6

2.2.2 Por que foi feito ... 6

2.2.3 Como foi feito ... 6

2.2.4 Aprendizagem com essa atividade ... 7

2.3 ATIVIDADE...7

2.3.1 O que foi feito... 7

2.3.2 Por que foi feito ... 7

2.3.3 Como foi feito ... 7

2.3.4 Aprendizagem com essa atividade ... 8

2.4 ATIVIDADE...8

2.4.1 O que foi feito... 8

2.4.2 Por que foi feito ... 8

2.4.3 Como foi feito ... 8

2.4.4 Aprendizagem com essa atividade ... 9

2.5 ATIVIDADE...9

2.5.1 O que foi feito... 9

2.5.2 Por que foi feito ... 9

2.5.3 Como foi feito ... 9

2.5.4 Aprendizagem com essa atividade ... 10

2.6 ATIVIDADE...10

2.6.1 O que foi feito... 10

2.6.2 Por que foi feito ... 10

2.6.3 Como foi feito ... 10

2.6.4 Aprendizagem com essa atividade ... 10

3 CONCLUSÃO... 12

(5)

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo relatar as atividades realizadas na Nutrimental Indústria e Comércio de Alimentos S/A, unidade São José dos Pinhais, para a disciplina de estágio obrigatório do curso de Tecnologia em Processos Ambientais da UTFPR.

Durante o estágio foram realizadas atividades como: gerenciamento de resíduos industriais, auxilio nas atividades relacionadas a estação de tratamento de efluentes, renovação do cadastro técnico federal, elaboração de procedimentos, treinamento de colaboradores, integração de novos colaboradores, auxilio nas auditorias internas e externas.

(6)

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1 ATIVIDADE

Gerenciamento de resíduos.

2.1.1 O que foi feito

Gerenciamento dos 31 tipos de resíduos industriais da empresa.

2.1.2 Por que foi feito

A Nutrimental possui aproximadamente 960 funcionários na planta de São José dos Pinhais, contabilizando a parte administrativa e fabril juntas. Como o número de funcionários é grande, há a geração de uma grande quantidade de resíduos provenientes de sanitários e orgânicos do refeitório.

Além dos resíduos gerados pelos colaboradores, também há os resíduos provenientes dos processos produtivos, manutenção, escritório, laboratórios, posto médico.

Pelo porte da empresa e a quantidade de resíduos faz-se necessária uma pessoa apenas para cuidar do gerenciamento.

2.1.3 Como foi feito

Na empresa há uma central de resíduos que é gerenciada pelo setor de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (STMA), porém a parte operacional é feita por dois colaboradores do setor da Higiene Industrial (SHIN).

Os colaboradores do SHIN são responsáveis por manter a central de resíduos organizada, limpa e de segregar os resíduos, caso algum venha misturado.

A estagiária do setor de STMA é responsável por fornecer todo o apoio aos colaboradores do SHIN, treinando-os sobre coleta seletiva, agendar as coletas, emitir

(7)

manifestos de transporte de resíduos, acompanhar as coletas, solicitar e arquivar certificados de destinação final de resíduos, renovação e elaboração de novos contratos com os prestadores de serviços na área de resíduos.

Informações como: quantidade de resíduos coletados diariamente, receita gerada mensalmente com a venda de resíduos, custo mensal da destinação, custo mensal de transporte e certificados de destinação final; eram todas compiladas em uma única planilha do Excel para controle interno e monitoramento de variáveis (custo/despesa e quantidade de resíduo gerada).

2.1.4 Aprendizagem com essa atividade

Complementou o conhecimento que eu já havia adquirido durante as aulas de resíduos sólidos industriais, como os tipos de resíduos gerados em um industriais, quais as normas deve-se seguir para o armazenamento, transporte e destinação final dos resíduos, quais os tipos de destinação existentes.

2.2 ATIVIDADE

Estação de Tratamento de Efluentes.

2.2.1 O que foi feito

Auxílio no gerenciamento da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

2.2.2 Por que foi feito

Na ETE há a geração de resíduos, como lodo desaguado, proveniente do decanter e do filtro prensa, e lodo do fundo da lagoa e caixa de recalque.

(8)

Sempre que necessário a técnica de Meio Ambiente solicitava que eu fizesse o agendamento da coleta tanto do lodo desaguado quando do lodo de fundo da lagoa e das caixas de recalque.

Quando era feita a coleta era necessário a emissão de MTRs para o transportador.

2.2.4 Aprendizagem com essa atividade

Adquiri um maior conhecimento sobre tratamento de efluentes, como funciona uma ETE, suas etapas, composição do lodo, quais as análises necessárias, quais os tipos de lodo existentes, quais as destinações finais disponíveis.

2.3 ATIVIDADES

Atualização do Manual de Gestão Ambiental.

2.3.1 O que foi feito

Elaboração de procedimentos e posterior treinamento sobre o mesmo.

2.3.2 Por que foi feito

O manual de gestão ambiental da Nutrimental carecia de procedimentos sobre coleta seletiva, descarte de resíduos específicos (calda de chocolate, mistura líquida de farinha), funcionamento da ETE, responsabilidades do setor de STMA.

2.3.3 Como foi feito

Primeiramente foi feito o levantamento de todos os procedimentos que eram necessários, depois foram classificados em ordem de maior relevância para então dar-se inicio a elaboração.

(9)

Os procedimentos foram separados por setores, pois a empresa possui 7 setores distintos dentro da fábrica (tabletes, nutropi, mistura pós, desidratados, cilindros, envase cilindros e forneados) além do administrativo e áreas de apoio (almoxarifados, laboratórios, higiene industrial, posto médico) e cada um possui características únicas.

Depois de elaborados, os procedimentos foram validados com a coordenadora de STMA e então com a gerente industrial, após a aprovação desta foi feito treinamento com os colaboradores sobre como seguir o procedimento.

2.3.4 Aprendizagem com essa atividade

Como fazer procedimentos, conhecimento mais aprofundado dos processos produtivos da indústria.

2.4 ATIVIDADES

Cadastro Técnico Federal.

2.4.1 O que foi feito

Renovação do Cadastro Técnico Federal (CTF) do IBAMA.

2.4.2 Por que foi feito

Todo ano o CTF deve ser renovado até o dia 31 de março.

2.4.3 Como foi feito

Foram reunidos todos os certificados de destinação final de resíduos, somados e compilados em uma planilha contendo o nome e CNPJ do destinador final, além do tipo de destinação e qual a classificação do resíduo.

(10)

análises do efluente tratado, quantidade de matéria prima e insumos utilizados no processo.

Após reunir todas as informações, as mesmas foram cadastradas no site do IBAMA e o CTF renovado.

2.4.4 Aprendizagem com essa atividade

Como fazer e renovar o cadastro técnico federal do IBAMA.

2.5 ATIVIDADE

Auditorias.

2.5.1 O que foi feito

Auxilio em auditorias internas e externas.

2.5.2 Por que foi feito

Há a necessidade de se fazer auditorias internas para averiguar se os procedimentos existentes no manual de gestão ambiental estão sendo seguidos corretamente.

Há a necessidade de fazer auditorias externas sempre que houver a contratação de um novo prestador de serviço relacionado à área de meio ambiente ou a renovação do contrato com o mesmo.

2.5.3 Como foi feito

Ambas as auditorias possuem um check list distinto que é usado durante a auditoria.

(11)

áreas de apoio, e em seu check list existiam pontos como: coleta seletiva, desperdício de água, energia elétrica, fácil acesso aos procedimentos. Ao final das auditorias era feita a soma dos pontos gerados pelas não conformidades de cada setor no relatório de auditoria, o mesmo era enviado por email aos líderes dos setores para que houvesse o preenchimento do plano de ação.

Na auditoria externa, o check list era voltado para a parte legislativa, segurança do trabalho, saúde ocupacional e meio ambiente. O prestador de serviço era pontuado por suas não conformidades e deveria preencher o plano de ação antes do fechamento do contrato.

2.5.4 Aprendizagem com essa atividade

Adquirir experiência na área de auditoria, o que é e como realizá-la.

2.6 ATIVIDADE

Inventário Nacional de Resíduos Sólidos 2.6.1 O que foi feito

Elaboração do inventário nacional de resíduos sólidos na empresa.

2.6.2 Por que foi feito

A Nutrimental nunca havia feito o inventário e desde 2002 ele é obrigatório.

2.6.3 Como foi feito

O inventário foi feito de acordo com a resolução CONAMA 313/2002. Após sua finalização foi enviado por email para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

(12)

Aprendi como elaborar o inventário nacional de resíduos sólidos e sobre a resolução CONAMA 313/2002.

(13)

3 CONCLUSÃO

O estágio foi muito produtivo e o agregou muito conhecimento e experiência na vida acadêmica, profissional e pessoal, principalmente sobre como é o ritmo de trabalho em uma indústria, quais os problemas e dificuldades do dia a dia e como resolvê-los.

Pude colocar em prática a maioria dos conhecimentos que obtive na universidade, principalmente os obtidos nas disciplinadas de resíduos sólidos urbanos, resíduos sólidos industriais, auditoria ambiental, tratamento de águas residuárias e licenciamento ambiental.

(14)

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7500: Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de resíduos.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: Resíduos sólidos – classificação.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12810: Coleta de resíduos de serviço de saúde.

RESOLUÇÃO CONAMA 257/1999 - Estabelece a obrigatoriedade de procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada para pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos.

RESOLUÇÃO CONAMA 275/2001 - Estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores, bem como nas campanhas informativas para a coleta seletiva.

RESOLUÇÃO CONAMA 307/2002 - Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.

RESOLUÇÃO CONAMA 313/2002 - Dispõe sobre o inventário Nacional de Resíduos Sólidos Industriais.

Referências

Documentos relacionados

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Um dos FH permanece na sala de trabalho, onde realiza várias tarefas: a validação das prescrições médicas informatizadas e manuais; a impressão dos mapas de

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

Um líder arrojado de pulso firme(infundir respeito e temor aos insubmissos) (infundir respeito e temor aos insubmissos) e. Aos liderados vai a dica de estarem sempre ligados

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre