• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA. Questões de 01 a 06

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA. Questões de 01 a 06"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

HIS.– 1

GRUPO 3 – TIPO B

HISTÓRIA Questões de 01 a 06

01. Em meados do século XX, o Brasil vivenciou formas de organização das instituições

políticas e do Estado, conhecidas como “populismo”. Identifique o mais importante representante desse fenômeno político e caracterize sua relação com as classes trabalhadoras urbanas.

(2)

HIS. – 2 GRUPO 3 – TIPO B

02. A Grã-Colômbia foi um dos projetos de integração entre os hispano-americanos no

processo de independência da América espanhola. Simon Bolivar e seus exércitos estiveram à frente desse fracassado projeto de unidade crioula.

Explique em que consistia o projeto de unidade americana proposto por Bolivar e quais foram os distintos caminhos seguidos pelos estados da região.

(3)

HIS.– 3

GRUPO 3 – TIPO B

03. Nos conflitos recentes em Honduras, autoridades de governos americanos

solicitaram um posicionamento da OEA (Organização dos Estados Americanos) para a resolução definitiva da crise política instaurada naquele país. Criada em 1948, na IX Conferência Pan-Americana, a OEA teria como um de seus objetivos a defesa dos Estados membros.

Explique o contexto de criação da OEA no continente americano, bem como sua legitimidade e representatividade como mediadora de conflitos na região ao longo dos últimos 61 anos.

(4)

HIS. – 4 GRUPO 3 – TIPO B

04. No século XIX, a historiografia criou o termo “absolutismo monárquico”, com o

qual pretendia representar o tipo de exercício de autoridade promovido nos séculos XVII e XVIII em alguns dos principais Estados europeus. Indique e explique as principais características do chamado “absolutismo monárquico”.

(5)

HIS.– 5

GRUPO 3 – TIPO B

05. No século XIX, vários Estados da Europa Ocidental passaram por um intenso

processo de transformações políticas e sociais relacionadas com o ideal liberal. Caracterize o liberalismo político.

(6)

HIS. – 6 GRUPO 3 – TIPO B

06. O Brasil passou por grandes transformações políticas e sociais no início do século

XIX, que modificaram a sua relação com Portugal e levaram ao término da sua condição de colônia. Quais as principais características ou peculiaridades do sistema político implementado no Brasil a partir da Independência (1822)?

(7)

L.P.L.B.– 7

GRUPO 3 – TIPO B

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Questões de 07 a 12

Leia os textos apresentados a seguir e resolva as questões que se seguem.

Texto 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Zelaya se transforma em um "hóspede" incômodo para o Brasil

Jaime Ortega Carrascal

A permanência do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, que completou hoje uma semana, pôs o país em uma situação incômoda e sem precedentes no mundo da diplomacia. A situação é interpretada dessa forma por diplomatas e políticos que expressaram seu mal-estar pelas dimensões que a crise ganhou desde que Zelaya entrou na embaixada em Tegucigalpa na condição de "hóspede", o que levou o Governo hondurenho a dar um ultimato de dez dias ao Brasil para que defina o status do governante deposto.

"O Brasil foi induzido ao erro. Não foi o país que orquestrou o retorno de Zelaya, mas se deparou com uma situação já criada quando foi informado de que Zelaya estava próximo da embaixada em Tegucigalpa. A alternativa era repeli-lo ou aceitá-lo e o Brasil optou pela segunda opção sem medir a extensão do problema que estava sendo criado", disse à Agência Efe o diplomata aposentado Marcos Azambuja. O especialista, que foi embaixador em Paris e Buenos Aires, diz que a responsabilidade pelo imbróglio diplomático em que está agora o país é da Venezuela, que montou a operação de retorno de Zelaya, mas não o levou a sua própria embaixada, preferindo "usar a credibilidade e respeitabilidade do Brasil". Para Azambuja, o Brasil foi explorado em sua boa fé, porque se transformou em um "refém de Zelaya", que usa a embaixada para "atividades políticas", em uma situação sem precedentes na história das relações diplomáticas. [...]

(Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/09/28/ ult1807u52505.jhtm>. Acesso em: 29 Set. 2009. Texto adaptado.)

(8)

L.P.L.B. – 8 GRUPO 3 – TIPO B

Texto 2

(Amarildo. In: A Gazeta (ES). Disponível em: <http://www.acharge.com.br/index.htm>. Acesso em: 29 Set. 2009.)

07. As charges, como a do texto 2, geralmente têm por finalidade criticar, com humor ou

mesmo ironia, um fato atual. Que elementos do referido texto levam à identificação dessa finalidade?

(9)

L.P.L.B.– 9

GRUPO 3 – TIPO B

08. Por que o termo “hóspede” (linhas 1 e 9) aparece entre aspas no Texto 1?

09. Ambos os textos tratam do mesmo tema: as conseqüências da permanência de

Zelaya na embaixada brasileira em Tegucigalpa, Honduras. No entanto, a avaliação que se faz do tema não é exatamente a mesma. Apresente semelhanças e diferenças que aparecem na avaliação feita pelos autores em relação ao tema.

(10)

L.P.L.B. – 10 GRUPO 3 – TIPO B

10.

“Esses adeuses que caíam pelos mares, declamatórios, a pregar sua amargura, emudeceram; já não há tempos nem ecos.

Perdeu-se a forma dos abraços. De ar é a lousa dos cemitérios: um suspiro momentâneo.

De ar esses mortos – que eram de ar enquanto vivos.

De ar, este mundo, esta presença, este momento, estes caminhos sem firmeza. Dos adeuses

que vamos sendo – ó ramos de ossos, flor de cinzas! –

é que morremos – e num lúcido segredo –

sabemos, ouvindo – atravessados de evidências – que somos de ar, de adeuses de ar...E tão de adeuses

que já nem temos mais despedidas.”

Este último poema de Solombra começa com a evocação da dor da separação pela morte para fixar-se, em seguida, no caráter transitório de toda vida humana. Duas imagens distintas marcadas pelo mesmo traço simbólico repetem-se ao longo das estrofes e são, afinal, reunidas numa só. Identifique essas imagens e seu caráter simbólico, acrescentando um comentário sobre o desenvolvimento que recebem ao longo do poema.

(11)

L.P.L.B.– 11

GRUPO 3 – TIPO B

11. Leia o trecho abaixo, extraído de Os Ratos, de Dyonélio Machado.

“Naziazeno vai como que “a reboque”. Todo o seu corpo tem uma fadiga, um cansaço, um desânimo... Quando se lembra da sua revolta em “transigir”... Ele agora já visa uma coisa qualquer que o salve do vexame de chegar em casa com as mãos abanando [...]” (p. 88).

Nessa passagem, grande parte da ação é descrita no presente do indicativo, tempo que é também o predominante na narrativa do livro como um todo. Explique qual a função desse recurso na organização do romance, articulando-o com a atitude do narrador em relação à busca desesperada do protagonista.

(12)

L.P.L.B. – 12 GRUPO 3 – TIPO B

12. Leia o trecho abaixo, transcrito de Os dous ou o inglês maquinista.

“Alberto: Oh, minha ausência, minha ausência! Negreiro: A mim não me matarás! Safa, em suma. Alberto: A que cenas vim assistir eu em minha casa!”

Explique quem é Alberto no contexto da ação da peça e qual o papel que ele irá desempenhar em seu desfecho.

Referências

Documentos relacionados

Figura 47 - Tipografias utilizadas no aplicativo Fonte: Acervo da autora (2015). Contudo, o logotipo é formado basicamente por elementos estéticos resgatados da identidade

investimentos obedecerá às regras estabelecidas na Constituição Federal, na Constituição do Estado, nas normas de direito financeiro e nos preceitos desta Lei Orgânica. A

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Alguns estudos internacionais vêm demonstrando a associação entre a maturação sexual precoce e obesidade em adolescentes, principalmente no sexo feminino.3,28 O objetivo desse

Figura 38 – Acompanhamento diário de peso dos animais tratados com ENSJ39 via oral e intraperitoneal, LE39 e LBR via intraperitoneal para avaliação da toxicidade aguda.. Dados